Sei sulla pagina 1di 3

A fase de instruo

37 As caractersticas gerais da fase de instruo 37.1 O art. 32, n4 da CRP e a fase de instruo. A interpretao dada pelo legislador ordinrio ao preceito constitucional. Fase de instruo e actos de competncia de um juiz. Remisso. 37.2 A fase de instruo como fase de controlo jurisdicionalizado da deciso do MP tomada em fim de inqurito. 37.2.1 O sentido da fase de instruo: controlo por parte de um juiz quanto ao contedo das decises do MP. A recusa de uma fase de instruo como fase de investigao e de alargamento do objecto do processo. Deciso solicitada pelo arguido, ou pelo assistente, quanto ao objecto da deciso do MP. 37.2.2 A jurisdicionalizao da fase de instruo. Sentido aplicao limitada dos princpios essenciais e constitutivos da funo jurisdicional.: princpio do juiz legal; contraditrio, continuidade do debate instrutrio. Limitaes destes princpios apenas ao momento do debate instrutrio.

38 Finalidade da fase de instruo; Requerimento de sujeitos processuais A fase de instruo como fase facultativa e de controlo das decises do MP. 38.1 Requerimento pelo arguido, quanto a crimes por que o arguido tenha sido acusado (por acusao ou privada). Justificao desta possibilidade. 38.2 Ou requerimento pelo assistente quanto a crimes por que o MP tenha arquivado. Explicitao da hiptese, rara, de s com o requerimento de abertura de instruo se verificar a constituio como arguido. O caso do procedimento dependente de acusao particular.

39 Estrutura: actos instrutrios e debate instrutrio; direco pelo juiz de instruo e debate oral e contraditrio. Segredo e publicidade. 39.1 A fase de instruo como fase de autnoma comprovao da deciso do MP. O juiz investiga autonomamente embora subordinado aos limites do objecto tendo presente os requerimento de prova ou de diligncias contidos na abertura de instruo. 39.2 A forma de recolha de prova investigaes ou encargo aos rgos de polcia criminal que actuam sob a direco do juiz. 39.3 O debate instrutrio, como elemento essencial da fase de instruo. Debate oral e contraditrio as regras do contraditrio. O conceito de contraditrio para efeitos de fase de instruo.

40 A deciso instrutria 40.1 O objecto da pronncia: os factos da acusao requeridos apreciao do juiz e/ou os factos requeridos pelo assistente, por que o MP arquivou. 40.2 A vinculao temtica do juiz alteraes substanciais e no substanciais. 40.3 As decises do juiz de instruo e seus critrios

- Pronncia e no pronncia: o critrio dos indcios suficientes. As


alternativas ao despacho de pronncia: arquivamento no caso de dispensa de pena e suspenso provisria do processo. 40.4 Recurso de deciso instrutria. Regras gerais. As excepes: a dupla conforme entre acusao e despacho de pronncia; o alargamento introduzido em 2007 pela Reviso do CPP no art 310. O problema de nulidade e questes de provas proibidas; a dupla conforme e o procedimento dependente de acusao particular (cf. Art. 285) 40.4..2 O problema da sustentao, em audincia de julgamento, do despacho de pronncia. A discusso sobre o futuro da instruo.

Objectivos: Germano Marques da Silva; artigos de Jorge de Figueiredo Dias (sobre os sujeitos processuais) e ainda Nuno Brando ( RPCC, fase de instruo e Reviso de 2007) ler atentamente os preceitos do CPP

Potrebbero piacerti anche