Sei sulla pagina 1di 24

(RE)CONSTRUINDO GUAS DE SO PEDRO,

uma cidade-jardim
1

Ricardo Trevisan
Professor de Arquitetura e Urbanismo da UEG e doutorando da FAU-UnB / cole d'Architecture Paris-Malaquais.

Ricardo Siloto da Silva


Professor de Engenharia Civil da UFSCar e doutor em Histria pela UNESP.

Resumo
Este artigo apresenta um estudo histrico sobre o planejamento da cidade nova de guas de So Pedro (So Paulo) e sua relao com os conceitos da garden-city inglesa, elaborados por Ebenezer Howard em fins do sculo XIX. Historicamente, o incio do processo de urbanizao do territrio de guas de So Pedro situa-se na dcada de 1930, quando, devido ao intuito de determinados empresrios de aproveitar inmeros poos de guas medicinais existentes na regio, ocorreu a instalao do primeiro balnerio medicinal e a implantao, em 1939, do plano urbano desenhado pelo engenheiro civil Jorge de Macedo Vieira, defensor da utilizao dos conceitos howardianos no projeto da cidade. Assim, esta pesquisa agrega-se a outras que estudam a utilizao desta tipologia urbana no Brasil, contribuindo para ampliar os conhecimentos sobre uma escola que se fez presente na histria do urbanismo nacional. Palavras-chave: histria do urbanismo; cidade-jardim; estncia hidromineral de guas de So Pedro.

Abstract
This paper presents a historical study about the urban planning of guas de So Pedro (a new town located in the state of So Paulo) and its relation to the garden-city concepts, elaborated by Ebenezer Howard at the end of XIX Century. Historically, the town planning process begun in guas de So Pedros territory during the 1930s, when some lucid businessmen showed the interest to take advantage of the high amount of mineral water sources in the area which served for disease treatment. Later, the place turned into a bathing-town. In 1939, the project about which it is possible to identify major influences from the garden-city movement designed by the urban engineer Jorge de Macedo Vieira , was implemented. This research, therefore, intends to add to other studies related to the use of the garden-city urban typology in Brazil, contributing, thus, to enhance the knowledge about a school that performed an active role in the history of Brazilian urbanism. Keywords: urban history; garden-city concepts; guas de So Pedro; bathing-town.

n. 33 2008 p. 77-100

77

Introduo: um olhar histrico e suas especificidades (Re)Construindo guas de So Pedro, uma cidade-jardim um estudo histrico inserido num contexto de relaes e interconexes socioculturais, no qual, para uma abrangente leitura do projeto urbanstico de guas de So Pedro (ASP), procurou-se desvendar seus mltiplos significados. Para essa empreitada, seguiu-se a orientao de Hall (1995), quando afirma que
[] penetrar no mundo cultural e social em que o mesmo viveu, j desvanecido, e de onde tirou o material essencial s suas percepes, com costumes diferentes e uma viso diferente da condio humana, investir na tentativa de reconstruo do universo mental que povoava as aspiraes desses 'construtores de cidades' do princpio do sculo.

A (re)construo de um objeto a partir de uma investigao histrica das partes que o compem consiste numa construo analtica provisria nunca definitiva , permeada de riscos dados no-verdicos e realizada sobre um percurso labirntico de incertezas , segundo Tafuri (1984). Do mesmo modo, deve-se ressaltar que o agente responsvel por essa jornada, utilizando-se de um conhecimento interpretativo dos fatos, ter influncia direta sobre os resultados obtidos, uma vez que seu repertrio e seu universo temporal so nicos. Ainda para Tafuri, o trabalho histrico d-se num campo de tenses pela busca de respostas para os acontecimentos (projeto de uma crise). Essas tenses so geradas pela diversidade e especificidade dos instrumentos utilizados para a desconstruo da realidade captada: disciplinas, tcnicas, linguagens, instrumentos analticos e estruturas de largo perodo de tempo. A desconstruo, passo a passo, da linearidade e dos dados, dos vestgios e dos sinais existentes a partir desses instrumentos permite ter-se uma nova apreenso acerca do elemento em estudo, entendendo-se que essa apreenso no ser nunca a resposta definitiva, pois novas e diferentes leituras podero ser feitas. Assim, o reconhecimento das incertezas, das lacunas, do distanciamento temporal entre sujeito e objeto de anlise, da incapacidade de se obter a verdade universal e definitiva, da insegurana que o trabalho histrico revela possibilita ao investigador no somente criar uma leitura aberta sobre o tema como tambm incentivar outros agentes a reformular suas concepes, propor novos caminhos de discusso, criticar as argies elaboradas, enfim estimular a produo de informaes sobre o objeto em estudo. Sabe-se que a reconstruo do universo que se fez presente numa determinada poca necessariamente parcial, no entanto ela pode ser feita de modo coerente e relevante, como Thompson (1981) certifica:
O conhecimento histrico , pela sua natureza, (a) provisrio e incompleto (mas no, por isso, inverdico), (b) seletivo (mas no, por isso, inverdico), (c) limitado e definido pelas perguntas feitas evidncia (e os conceitos que informam essas perguntas), e, portanto, s 'verdadeiro' dentro do campo assim definido.

Consciente dessa pluralidade de significados, das limitaes e da fragilidade das estruturas que compem a pesquisa histrica, da transformao que a histria exerce sobre si mesma e da desconstruo que faz sobre o real consolidado, esta pesquisa se debruou sobre o universo histrico do perodo de criao da estncia hidromineral de ASP, buscando responder a questes que pudessem aproximar-nos ao mximo de sua realidade. Dentre essas indagaes, algumas consideradas centrais, instigadoras e delimitadoras do problema de pesquisa so apresentadas a seguir: 1) O que cidade-jardim? Qual a sua origem, suas caractersticas e suas dissonncias?; 2) Como ocorreu, no Brasil, a

78

n. 33 2008 p. 77-100

incorporao dos princpios e das diretrizes que compuseram a proposta original de cidade-jardim? Qual o contexto econmico, poltico, social, cultural e urbanstico do perodo em que isso ocorreu (incio do sculo XX)?; 3) Qual o papel desempenhado pelo engenheiro Jorge de Macedo Vieira nesse processo e como ele recebeu e articulou o conceito de cidade-jardim?; 4) Quais os agentes/sujeitos envolvidos na criao da estncia hidromineral de ASP?; e 5) Como foi a utilizao do modelo cidade-jardim na estncia? Certamente, para a obteno das respostas s perguntas formuladas, a pesquisa utilizou fontes e mtodos, por vezes, no usuais na historiografia clssica. A propsito disso, recorrendo s palavras de Burke (1992):
Os maiores problemas para os novos historiadores so certamente aqueles das fontes e dos mtodos. J foi sugerido que quando os historiadores comeam a fazer novos tipos de perguntas sobre o passado, para escolher novos objetos de pesquisa, tiveram de buscar novos tipos de fontes, para suplementar os documentos oficiais. Alguns se voltaram para a histria oral; outros evidncia das imagens; outros estatstica. Tambm se provou possvel reler alguns tipos de registros oficiais de novas maneiras. [] H tambm a cultura popular e a cultura material, instrumentos para a leitura da histria de uma nova forma.

Diferentes objetos, tempos, mtodos e fontes permitem a construo de vrias histrias histria social, histria cultural, histria material, histria das mentalidades, histria econmica, histria regional e histria urbana. Nesse sentido, Mumford (1982) salienta:
[] situaremos em bases falsas todo problema da natureza da cidade, se procurarmos apenas estruturas permanentes, amontoadas por trs de muralhas. [] Se quisermos identificar a cidade, devemos seguir a trilha para trs, partindo das mais completas estruturas e funes urbanas conhecidas, para os seus componentes originrios, por mais remotos que se apresentem no tempo, no espao e na cultura [].

Articulando essa multiplicidade histrica como mtodo de desconstruo e de leitura do objeto de estudo e de sua domada reconstruo, o olhar histrico deste ensaio se focou, ento, na escolha do recorte temporal. Lepetit (2001) trabalhou a questo temporal para estudos urbanos atravs de mtodos que sobrepunham diferentes genealogias, pertencentes a uma mesma cidade e seu espao. Essa sobreposio de layers temporais, ancorados num espao comum, produziria, portanto, uma trama histrica mais prxima do processo de conformao exata sobre a cidade focada. Neste trabalho, porm, esse artifcio metodolgico se deu de forma diferenciada, pois o objeto emprico apresenta uma distinta particularidade: a marca de um ponto temporal inicial a inaugurao da cidade. ASP surgiu como uma cidade nova, em fins dos anos 1930, tendo sua materialidade fixada sobre um espao at ento in natura (ocupado apenas por matas ou fazendas), uma tbula rasa que ganhou forma num nico golpe dado por seus empreendedores. Sendo assim, a sobreposio genealgica prevista por Lepetit (2001), nesta pesquisa, foi criteriosamente deslocada no espao, lanando ncoras a outras regies de interesse, para que se pudesse alcanar, pela leitura histrica dessas espacialidades, a origem e os motivos que proporcionaram a criao da estncia e suas caractersticas projetuais. Le Corbusier (1993), quando se referiu historiografia, em A Carta de Atenas, na dcada de 1930, ponderou:
A histria inscrita nos traados e nas arquiteturas das cidades. Aquilo que dela subsiste forma o fio condutor que,

n. 33 2008 p. 77-100

79

juntamente com os textos e os documentos grficos, permite a representao de imagens sucessivas do passado.

Mas o que fazer quando uma cidade no apresenta traado, quanto mais arquitetura? Que recorte temporal se deve adotar, nesse caso, para uma leitura mais adequada do objeto emprico? Quanto delimitao do perodo estudado, a pesquisa se diferencia dos trabalhos histricos que focam cidades constitudas ao longo de dcadas, sculos, milnios. Embora uma cidade nova planejada tenha um marco temporal preciso, isso no significa que sua histria se inicie somente a partir desse ponto. A cidade sem passado utpica, mesmo tendo sido gerada num curto espao de tempo. Sabe-se que, para qualquer nascimento, existe um estgio fetal e os antecedentes que levaram a sua concepo. Declarar que uma cidade no tem passado restringir-se apenas ao seu aspecto fsico, aquilo que se coloca como humanamente visvel. Aqui a busca foi alm da materialidade fsica, encontrando na sociedade da virada do sculo XIX e nas trs dcadas subseqentes uma trama de fenmenos que permitiram a montagem de um quadro histrico para a devida anlise de ASP. A seguir, as atenes sero direcionadas para as estruturas que conformaram os alicerces de sustentao dessa cidade nova, como tambm sero pontuados, ao longo do artigo, aspectos que fizeram desse plano urbanstico um exemplar da tipologia urbanstica inglesa cidade-jardim, formulada por Ebenezer Howard em 1898.

A origem de guas de So Pedro A estncia hidromineral de guas de So Pedro (Figura 1), projetada e construda a partir do final da dcada de 1930 no interior do estado de So Paulo, tornou-se referncia nacional pela sua excelente qualidade de vida (Buchalla, 2000). Fruto capitalista de uma pequena elite, esse balnerio atrai turistas de vrias partes do Brasil, principalmente provenientes da grande So Paulo, quadruplicando sua populao em finais de semana, feriados prolongados e frias escolares. A qualidade teraputica das guas minerais, que jorram de suas trs principais fontes Gioconda, Juventude e Almeida Salles (Figura 2), a paisagem campestre (Figura 3) e a tranqilidade oferecida no ambiente desse balnerio estabelecem os atrativos principais para pessoas que buscam fugir do cotidiano estressante das grandes cidades, revitalizando suas energias.
Figura 1. Planta elaborada por Jorge de Macedo Vieira para a estncia de ASP na dcada de 1930. Parque municipal com o Grande Hotel (esquerda); loteamento residencial, comrcio e servios, com crrego Bebedouro (centro); e entrada da cidade e parque (direita).

80

Fonte: Acervo famlia Moura Andrade, 2001.

n. 33 2008 p. 77-100

Figura 2. Logotipo promocional da Fonte Gioconda.

Fonte: SENAC, 1995.

Figura 3. Vista da estncia com Grande Hotel So Pedro em 1 Plano.

Fonte: SENAC, 1995.

Mas nem sempre foi assim. As terras onde esse ncleo urbano se situa configuravam-se, em fins da dcada de 1920, como vastos campos de plantao de caf, a qual, nessa poca, j apresentava sinais de enfraquecimento, tanto por problemas na economia de exportao quanto pelo desgaste sofrido pelo solo com esse tipo de produo (Figura 4). Impulsionada pela busca de petrleo, como um dos produtos a substituir o caf no contexto econmico nacional, a regio do municpio de So Pedro sofreu as primeiras inspees, tendo, porm, como resultado apenas a obteno de guas minerais em grande quantidade (Rodrigues, 1985).
n. 33 2008 p. 77-100

81

Figura 4. Vista da rea escolhida para implantao da futura cidade de ASP: campo devastado pela plantao cafeeira.

Fonte: Acervo famlia Moura Andrade, 2001.

A idia de transformar a rea desses poos em balnerios medicinais e, posteriormente, numa cidade balneria coube a uma sociedade formada por empresrios e donos de terras locais, da capital paulista e da cidade de Santos, liderados pelos irmos Antnio Joaquim de Moura Andrade e Octvio de Moura Andrade. A criao, em 1935, da empresa guas Sulphdricas e Thermaes de So Pedro S/A por esse restrito grupo representava uma forma de aplicar o grande excedente de capital, gerado no auge da economia cafeeira, em novas oportunidades seguramente rentveis. Nesse sentido, alm de fatores j explicitados (a produo cafeeira desestimulada e a busca por novos produtos para substitu-lo no cenrio econmico), outros aspectos apontavam para a consolidao lucrativa do empreendimento. De um lado, a existncia de balnerios como os de Poos de Caldas e de Arax, ambos no estado de Minas Gerais, erguidos com finalidades teraputicas, atraa inmeros turistas de diversos estados, inclusive de So Paulo, que para l se dirigiam em busca de lazer e que por l deixavam suas reservas econmicas em hospedagem, banhos termais, jogos de azar, restaurantes etc. Por outro lado, os incentivos fornecidos pelo governo federal, na poca sob o comando de Getlio Vargas, promoviam a colonizao e ocupao do interior brasileiro atravs da implantao de novas cidades e instigavam a criao de atividades de lazer, como a abertura de cassinos, em todo o territrio nacional (Neiva, 1942). Portanto, traado o perfil do empreendimento a partir de bases economicamente viveis e rentveis, bastava empresa coloc-lo em prtica. Para a elaborao do projeto urbanstico dessa nova cidade, com fins teraputicos e recreativos, foi contratado, em 1939, o engenheiro civil Jorge de Macedo Vieira (Figura 5), responsvel por planejar loteamentos residenciais nas cidades de So Paulo, Campinas e Atibaia e desenhar cidades novas Maring e Cianorte no norte do estado do Paran, todos permeados pelos conceitos do iderio urbanstico ingls de cidade-jardim. Todavia, a criao do balnerio tambm contou com a participao de uma equipe multidisciplinar, a saber: o Escritrio Saturnino de Brito (Figura 6) responsvel pelo plano de saneamento , o engenheiro civil Luiz Camerlingo (Figura 7) autor do programa projetual da estncia e do projeto arquitetnico do Grande Hotel So Pedro , o mdico Jorge Aguiar Pupo designado para avaliar as qualidades e potencialidades teraputicas das guas minerais , e o botnico suo Julius Borchard autor do projeto paisagstico. Assim, o planejamento urbano agregou, de forma pioneira no pas, uma mo-de-obra especializada em diversas reas, trabalhando em conjunto na construo de uma cidade.
n. 33 2008 p. 77-100

82

Figura 5. Eng. civil Jorge de Macedo Viera, autor do projeto urbano de ASP.

Fonte: Arquivo Prefeitura So Paulo.

Figura 6. Logotipo do Escritrio Saturnino de Brito, responsvel pela infra-estrutura de ASP.

Fonte: ESB, 1939.

Figura 7. Eng. civil Luiz Camerlingo, projetista do Grande Hotel.

Fonte: Jornal CSP.

n. 33 2008 p. 77-100

83

A cidade-jardim de Ebenezer Howard O iderio garden-city ou cidade-jardim, assim como propostas e modelos urbansticos datados de fins do sculo XIX e incio do sculo XX, surgiu como resposta situao de crescimento autoderrotador na qual cidades dos pases industrializados estavam nesse perodo (Hall, 1995). Os conceitos da garden-city tornaram-se pblicos no ano de 1898, com a obra To-morrow: a peaceful path to real reform, do ingls Ebenezer Howard. Os pressupostos howardianos foram aceitos e prontamente colocados em prtica. No ano de 1903, ocorreu a primeira concretizao do modelo proposto por Howard, por meio da cidade de Letchworth (Inglaterra), elaborada pelos arquitetos Richard Barry Parker e Raymond Unwin. O segundo exemplar foi realizado anos mais tarde, em 1919, com o projeto para Welwyn Garden City (Inglaterra), de Louis de Soissons. O conceito de cidade-jardim no ficou, entretanto, restrito ao campo do urbanismo de cidades novas. Como exemplo, em 1907, Parker e Unwin derivaram a escala de cidade-jardim em subrbio-jardim (um loteamento residencial com elementos caractersticos da garden-city) no plano de Hampstead, periferia de Londres (Choay, 1997). Os conceitos inseridos nesse iderio foram amplamente difundidos ao longo do sculo XX e aplicados em planos urbanos de diversos pases, como Blgica, Alemanha, Rssia, Frana, Estados Unidos da Amrica, Japo e Brasil. Mas quais caractersticas delimitam essa tipologia urbanstica, a qual fincou marco na histria do urbanismo do sculo XX, mostrando-se como corrente paralela ao urbanismo racionalista e funcionalista do arquiteto Le Corbusier? A origem do iderio cidade-jardim situa-se na publicao do livro Tomorrow: a peaceful path to real reform (Para o amanh: um caminho tranqilo para a reforma autntica), no ano de 1898, de autoria de Ebenezer Howard. Reeditado em 1902, com o ttulo Garden cities of tomorrow (Cidades-jardins de amanh), esse documento tornou-se cone para o urbanismo moderno ao apresentar um novo modelo urbano uma cidade diferenciada em seus aspectos fsicos e em sua organizao econmica, poltica e social. Tanto para Hall (1995) como para Beevers (1988), a preocupao de Howard em sua obra estava direcionada mais para os processos sociais do que para os aspectos fsicos de sua nova cidade. A falta de conhecimento tcnico levou Howard a criar diagramas e esquemas urbansticos primrios, que deveriam ser adaptados conforme o local de implantao da cidade. A ateno maior foi dedicada a temas econmicos e financeiros com os quais o autor argumentava em prol da possvel concretizao de seu ideal. Em termos gerais, a proposta de Howard surgiu como resposta s exigncias peculiares do final do sculo XIX e foi fundamentada na juno das qualidades existentes no campo com as qualidades existentes na cidade (representada por diagramas [Figura 8]), reaproximando o homem da natureza por meio de reformas (social e da terra), como o prprio autor expe em sua obra (Howard, 1996):
A questo universalmente considerada como se agora fosse (e assim devesse permanecer para sempre) completamente impossvel para os trabalhadores viver no campo e apesar disto dedicar-se a atividades outras que no a agricultura; como se cidades superpovoadas e malss fossem a ltima palavra em cincia econmica e como se fosse necessariamente permanente nossa atual forma de produo, na qual linhas cortantes separam as atividades agrcolas das industriais. Essa

84

n. 33 2008 p. 77-100

falcia aquela muito comum de ignorar por completo a possibilidade de outras alternativas alm daquelas apresentadas mente. Na verdade, no h somente duas alternativas, como se cr vida urbana ou vida rural. Existe tambm uma terceira, que assegura a combinao perfeita de todas as vantagens da mais intensa e ativa vida urbana com toda a beleza e os prazeres do campo, na mais perfeita harmonia.

Figura 8. Diagrama dos trs ms de Howard. A possibilidade de unir em um s m o que atrai as pessoas para o campo e para a cidade.

Fonte: Beevers, 1988.

A soluo dos problemas socioculturais da cidade industrial estaria no retorno do homem ao campo, onde o contato com a natureza seria capaz de manter seu bem-estar fsico e moral. Para Ward (1992), Howard acreditava
[...] na superioridade da vida rural e encorajava o interesse em preservar o campo ingls das conseqncias do crescimento urbano e industrial descontrolados. [] O proletariado das cidades congestionadas, argumentava, precisa urgentemente do contato com a natureza para seu bem-estar moral e fsico (traduo livre).

Para as estruturas do modelo da cidade ideal, o taqugrafo ingls2 traou um minucioso plano englobando questes econmicas, polticas e sociais. Nesse
n. 33 2008 p. 77-100

85

Condensando esse ideal, a concepo howardiana apresentou-se como o mais adequado plano de construo do espao eutpico de Geddes (1994). Longe da cidade gigante vitoriana e de seus problemas poluio, cortios e especulao imobiliria , Howard propunha cidades de pequena e controlada dimenso, no interior da Inglaterra, habitadas por pessoas vindas da capital ou de outras cidades com as mesmas dificuldades.

sentido, tratou de temas como a compra e o financiamento das terras e a forma de gerenciamento delas. Para isso, propunha a gesto pelo governo municipal, retirando de cena os proprietrios privados e especuladores imobilirios. Tratavase de uma resposta cidade comercial do sculo XIX, quando o espao urbano no era visto como uma instituio pblica, e sim como uma aventura comercial privada. A efetiva representatividade da autoridade pblica era essencial para o sucesso da forma unificadora e autnoma proposta na sua estrutura urbana (Mumford, 1982). A auto-suficincia da cidade foi outro ponto trabalhado pelo ingls, devendo fundar-se num equilbrio harmnico entre indstria e agricultura (Benevolo, 1976). Quanto estrutura fsica da cidade, a concepo howardiana foi esquematizada tambm sob a forma de diagramas. O contato mais intenso de Howard com cidades como Londres, Paris, Chicago e Nova Iorque certamente contribuiu para a formulao de seu referencial urbanstico, principalmente quanto disposio e dimenso dos espaos. O autor estipulou uma comunidade para 32 mil habitantes unidade experimental , sendo 30 mil, na cidade, e dois mil, no campo, distribuda em uma rea total de 2.400 hectares, cuja parte urbanizada ocuparia uma rea central de 400 hectares, pertencendo o restante zona rural. Entre as funes da zona rural, estaria a de conter a expanso urbana por meio de um cinturo verde formado por parques, bosques e pequenas e mdias propriedades agrcolas. Segundo Mumford (1982),
Howard reintroduziu no urbanismo o antigo conceito grego de limite natural de crescimento de qualquer organismo ou organizao, restabelecendo, ao mesmo tempo, a medida humana da nova imagem da cidade.

Alm de propriedades voltadas produo agrcola, que abasteceria os mercados da cidade, a rea rural tambm seria base de instituies relacionadas s doenas, como cegueira, epilepsia, alm de internatos, prises etc.
Figura 9. Diagrama n.3 detalhe de 1/6 da cidade-jardim. Do centro para a periferia: os edifcios pblicos, o Central Park com a arcada, duas quadras residenciais, avenida central com escola e igreja, duas quadras residenciais, faixa com indstrias e comrcio e a ferrovia.

86

Fonte: Beevers, 1988.

n. 33 2008 p. 77-100

Na rea urbana (desenhada em uma circunferncia de 1.130 metros de raio) (Figura 9), todos os espaos foram pensados e alocados para que todos os cidados da cidade pudessem deles usufruir sem dificuldade de acesso. Seriam dispostos, do centro para a periferia: o centro pblico, com os principais edifcios pblicos e o parque central; o Palcio de Cristal, uma espcie de mercado coberto para lazer e compra de produtos artesanais; as habitaes, construes implantadas em lotes espaosos e ajardinados; a avenida central com 125 metros de largura, na qual estariam localizadas as escolas e igrejas dos mais variados credos; e, por fim, as instalaes industriais e os mercados estariam alocados no anel perifrico da cidade, por onde passaria a ferrovia. O transporte ferrovirio (uma nova tecnologia da poca) foi adotado para facilitar o deslocamento de mercadorias excedentes e a comunicao com as outras cidades. Toda a infraestrutura urbana (abastecimento de gua, esgoto, telefone e energia eltrica) foi pensada segundo as tecnologias mais modernas do perodo, sendo dispostas sob os bulevares que cortariam a cidade. A liberdade do cidado e sua conduta perante o restante da comunidade configuram-se como outra parte de sua obra. A liberdade de cada habitante da cidade-jardim deveria ser garantida, mas com certa disciplina e coerncia (Creese, 1992). Benevolo (1976) resumiu os deveres dos moradores da seguinte maneira:
[...] cada um ser livre para regular sua prpria vida e seus negcios como achar melhor, submetendo-se somente ao regulamento da cidade e recebendo, em troca, os benefcios de uma convivncia regulada.

Howard tambm discutiu o futuro das cidades-jardins. A expanso de seu modelo dar-se-ia pela construo de outro exemplar. Os esquemas por ele apresentados configuram uma rede de sete cidades interligadas pela ferrovia, sendo seis cidades menores perifricas (com 32 mil habitantes) e uma central chamada de cidade social (com 58 mil habitantes). Esta centralizaria um nmero de atividades maior do que as demais, demonstrando, assim, uma hierarquia funcional e de importncia entre elas. Em relao natureza, o plano de Howard solucionaria os males da sociedade capitalista industrial. Esse ponto fez elevar a aceitao de seus valores pelas pessoas na virada do sculo XIX, dando natureza o mesmo valor de beleza atribudo s artes (Geddes, 1994). Na proposta de Howard, da cidade seria ocupado por parques e jardins residenciais, sem contar as vias arborizadas. Os controles paisagsticos adotados nos modelos de cidade-jardim foram amplos: [...] regulamento de cercas, culturas, arvoredo, manuteno de espaos pblicos, variaes admitidas e no admitidas de construo, rudos a serem evitados (Benevolo, 1976). Desse modo, Benevolo (1976) elegeu outra maneira de interpretar a cidade howardiana,
mais simples e talvez mais justo, deixando de lado a teoria da auto-suficincia e considerando somente o desejo ruskiniano de viver em um ambiente fsico mais agradvel e repousante, com muito verde e o campo a poucos passos de distncia.

Apesar das crticas, embasadas ou displicentes, o iderio de Ebenezer Howard criou razes na urbanstica moderna e tornou-se uma forma de habitar a cidade do homem contemporneo. Sob a perspectiva histrica, a cidade-jardim revelou-se mais realista e frutfera que os demais modelos de sua poca (exceto o sucessor modelo de urbanismo funcionalista de Le Corbusier). O modelo de cidade ideal de Howard tomou forma seis anos aps a primeira publicao, no projeto da cidade de Letchworth, Inglaterra. Os conceitos de cidade-jardim, portanto, no ficariam somente no campo ideolgico. Como previu seu autor, talvez alm de sua imaginao, refletiram-se em planos urbansticos, em diversos pases europeus e em pases de outros continentes, como sia, Oceania e Amricas.

n. 33 2008 p. 77-100

87

A ressonncia dos conceitos de cidade-jardim no Brasil O Brasil, na passagem para o sculo XX e nas dcadas posteriores, estava em plena mudana, assim como a Europa e os Estados Unidos aps a Revoluo Industrial. Ao buscar assemelhar-se economicamente s transformaes que ocorriam nos pases industrializados, ou pelas necessidades que a produo cafeeira impunha, o pas iniciou um processo mais intenso de urbanizao do territrio. A falta de uma escola prpria de urbanismo, decorrente de uma deficincia do perodo colonial, fez de nossa urbanstica uma colagem de modelos externos, porventura adaptados ao contexto local, quando o profissional tinha tal preocupao. Esses modelos alteraram as cidades existentes ou foram aplicados na criao de novas cidades, feitos decorrentes de aes governistas ou de iniciativa do capital privado. Distantes dos plos de origem portanto sem uma necessidade de seguir risca os mandamentos estipulados , esses modelos abraaram o vasto campo de experimentao que o pas se tornou, mostrando, em certos momentos, solues hbridas que resultaram em planos urbansticos mpares. Assim, construiu-se o urbanismo moderno brasileiro. Cidades existentes foram reformadas, cidades novas foram construdas sob os olhos de Estados paternalistas ou pela ao especulativa de agentes imobilirios. A segregao social do espao se fez presente, dando s classes mais abastadas melhores condies de vida, enquanto a massa proletria era empurrada para regies desqualificadas. O urbanismo moderno brasileiro nascia trazendo consigo as inovaes urbansticas trabalhadas no estrangeiro somadas s mazelas decorrentes da evoluo social do pas. Leme (1999) exps que as referncias urbansticas estrangeiras adentraram por nossas fronteiras, repercutindo no desenho e no planejamento urbano nacional, mediante a circulao de idias que compunham as principais tipologias da poca. A maneira como tais transferncias e tradues ocorreram nesta parte do hemisfrio sul foi justificada pela autora como proveniente: da contratao de tcnicos, arquitetos e urbanistas estrangeiros feita por empresas privadas ou pelo prprio governo; dos estudos expostos em congressos; da formao de nossos profissionais em academias alm-mar; de viagens realizadas para estudos ou para enriquecimento do repertrio profissional; e da divulgao em peridicos e jornais. A assimilao de conceitos importados, dos quais nossos profissionais se apropriaram para criar seu repertrio de trabalho, possibilitaram que diversas vertentes urbansticas (higienismo, city beautiful, company towns, cidade-jardim, cidade funcionalista etc.) ressoassem em planos e intervenes elaborados para nossas cidades na primeira metade do sculo XX. Dependendo do profissional, essas tipologias recebiam uma contextualizao ao serem implementadas, respeitando os princpios originais, contrastando-se com o mero rebatimento das idias ou apenas do nome para qualificar o espao urbano. Ao focar este estudo sobre a apreenso do iderio da cidade-jardim pela urbanstica nacional (tendo como referncias obras como Andrade, 1998; Kawai, 2000; Steinke, 2002; e Wolff, 2001), verifica-se que o modo como esse iderio foi introduzido e o modo como ele se difundiu pela ao de profissionais e empresas privadas, que queriam fazer dele um novo modo de habitar a cidade, ocorreu de forma semelhante s possibilidades descritas acima. Salienta-se que a maneira como tal incorporao ocorreu nem sempre foi condizente com os conceitos elaborados por Ebenezer Howard na sua concepo de cidade ideal. Muitas vezes, sendo aplicados de forma parcial, esses conceitos foram meramente refletidos, deturpando o sentido real pensado em sua criao, dando origem polissemia do termo cidade-jardim.

88

n. 33 2008 p. 77-100

A variao proposta por Unwin (subrbio-jardim), juntamente com os interesses de agentes imobilirios urbanos, produziu a descaracterizao do modelo original no apenas em relao a seu dimensionamento e funcionalidade como tambm pela forma de controle social da terra. O arrendamento do solo onde iria ser construdo o empreendimento no era mais gerenciado por uma cooperativa de futuros moradores, mas por empresas imobilirias. A sociabilizao do solo da cidade cedeu espao comercializao deste. A atratividade que o nome possibilitava a uma obra desse tipo havia por parte dos empreendedores o interesse comum em apropriar-se do nome cidade ou subrbio-jardim para qualificar positivamente sua obra levava os especuladores da terra urbana a supervalorizarem seus lotes, destinando-os, assim, s classes mais abastadas da populao. Porm, alguns profissionais, como o engenheiro civil Jorge de Macedo Vieira, levaram o modelo howardiano s reas intersticiais das cidades existentes (fundos de vales, encostas ngremes, terrenos alagadios etc.), dando a essas regies desvalorizadas o espao para que classes mais baixas da sociedade pudessem ter acesso a um modo de vida mais digno. Assim, a transio desse ideal ou de suas adaptaes (mutaes) para a urbanstica nacional sofreu influncias tanto do contexto como dos atores envolvidos. Dessas interferncias, surgiram algumas propostas projetuais que mantinham as premissas defendidas por Howard; outras que criavam uma nova linguagem; e as que desconfiguravam o ideal por completo. Embora os meios disponveis na poca no permitissem uma interao mais rpida entre profissionais e novas propostas conceituais, dados revelam que a aplicao dos conceitos de cidade-jardim em planos urbanos nacionais data de 1915, doze anos aps a construo da primeira cidade-jardim Letchworth e quatro anos antes da construo da segunda cidade Welwyn Garden City, na Inglaterra. Com as informaes obtidas ao longo da pesquisa, foi possvel encontrarem-se dois pontos marcantes que possibilitaram aos nossos profissionais tomarem conhecimento dos conceitos howardianos. Em ordem cronolgica, o primeiro momento data do ano de 1915, quando a City of So Paulo Improvements and Freehold Land Company Limited contratou o escritrio dos arquitetos ingleses Raymond Unwin e Richard Barry Parker para elaborarem o projeto do bairro Jardim Amrica na capital paulista. O segundo momento est relacionado vinda do urbanista francs Donat Alfred Agache ao Rio de Janeiro, em 1927, o qual, em palestras conferidas nessa cidade, exps os conceitos elaborados por Howard para diversos profissionais e meios de comunicao impressa, acarretando uma proliferao desse ideal por diversos estados do pas. Ao direcionarem-se as atenes para as cidades novas, estas se transformaram num campo propcio para insero dos mais variados modelos. Mais do que uma forma de expanso urbana (visto que as cidades no Brasil ainda no apresentavam as mesmas dimenses que as capitais europias), esse processo se configurou como meio de transferir ou conduzir mo-de-obra de reas econmica ou politicamente desestabilizadas (Nordeste, Minas Gerais ou pases europeus e asiticos em crise) para regies onde esta se fazia necessria, como as lavouras cafeeiras do interior de So Paulo e Paran. A criao de cidades novas como controle da expanso da cidade industrial conforme proposto por Howard em seus diagramas ou como subsdio ao desenvolvimento econmico e proteo das divisas fronteirias no caso brasileiro julgou-se serem formas semelhantes de urbanizao do territrio. Dessas intenes ou execues, tidas por alguns tericos como aes anti-urbansticas, o resultado final apresentava-se como o surgimento de uma rede urbana densa e compacta composta de cidades de mdio e pequeno porte (e.g., o noroeste do estado de So Paulo e o norte do Paran).

n. 33 2008 p. 77-100

89

Sendo as cidades novas criadas para atender funes diferentes (administrativa, de colonizao, recreativa, relocao etc.) e incentivadas pelos interesses do poder pblico, cada uma delas destacou a aproximao com um dos iderios urbansticos em voga. Essa aproximao se dava pela interao entre as necessidades funcionais pr-estabelecidas e os conceitos ditados em cada tipologia. Em alguns exemplares se pode verificar o urbanismo culturalista caracterstico do modelo cidade-jardim: na reformulao do plano de Attlio Corra Lima para Goinia, elaborado por Armando Augusto de Godoy (1941); nos planos de Maring (1945) e Cianorte (1955), de Jorge de Macedo Vieira; ou mesmo no projeto de Lcio Costa para Braslia (1957). No caso da cidade nova de ASP, sua funo direcionada ao recreio e reabilitao da sade dotou o balnerio de um plano singular e pioneiro, realizado pelo engenheiro Vieira em 19393, como se ver a seguir.

A cidade-jardim no projeto de guas de So Pedro ASP caracterizou-se como pertencente rede de cidades novas voltadas para o turismo, direcionadas a uma funo especfica. Geradas no entorno de atrativos naturais, esses ncleos eram destinados reabilitao fsica e mental do homem moderno, oferecendo-lhe condies e atrativos para recreao e tratamento mdico, bem como uma fuga temporria dos males da cidade grande (Figura 10).
Figura 10. rea de lazer (piscina) do Grande Hotel So Pedro.

Fonte: Acervo famlia Moura Andrade, 2001.

Assim, essas estncias em muito se aproximaram dos conceitos howardianos ao tentar unir as qualidades da cidade com as qualidades do campo. Prover a cidade nova com elementos trazidos da cidade industrial (os avanos tecnolgicos, o conforto, os meios de transporte, as formas de entretenimento etc.) alm dos recursos naturais presentes nessas reas (a tranqilidade, o sossego, a liberdade, a natureza etc.) foi a frmula encontrada pelos empreendedores da estncia para garantir seu sucesso, e, com isso, o retorno dos investimentos aplicados. ASP, no entanto, no apresentou apenas essa conexo com o iderio da garden-city. Tanto na biografia de Howard como na dos irmos Moura Andrade, o desejo de conquistar um mundo novo se fez presente. Howard, ao mudar-se para os Estados Unidos, adquirindo terras nas pradarias americanas, tomou contato

90

n. 33 2008 p. 77-100

com os incentivos dados pelo Estado norte-americano para ocupao do territrio. O mesmo ocorreu com os bandeirantes modernos (os irmos Moura Andrade), que, aps lucrativos anos trabalhando no comrcio cafeeiro, decidiram aplicar capital na compra de terras virgens no oeste do estado de So Paulo. Esse esprito aventureiro e desbravador, em ambos os casos, possibilitou a aquisio de um repertrio significativo de idias e planos, aplicado, posteriormente, na elaborao de projetos urbanos: a cidade-jardim, para Howard, e as cidades novas de Andradina e guas de So Pedro, para os irmos Moura Andrade.

Figura 11. Implantao do traado urbano. Fbrica e balnerio em construo s margens do bulevar central.

Fonte: Acervo famlia Moura Andrade, 2001.

Figura 12. Implantao do traado urbano. Vias residenciais se adaptam topografia irregular.

Fonte: Acervo famlia Moura Andrade, 2001.

n. 33 2008 p. 77-100

91

Figura 13. Traado urbano da cidade nova de Andradina (SP). Quadricula adotada por sua facilidade e rapidez de implantao.

Fonte: Arquivo pessoal de Ricardo Trevisan.

Figura 14. Traado urbano da cidade nova de ASP. Malha sinuosa adotada segundo a geomorfologia local e atendimento s necessidades de lazer e cio.

Fonte: Arquivo pessoal de Ricardo Trevisan.

Na estncia, o projeto urbano idealizado por Vieira em muito se assemelhou aos princpios howardianos ou com os primeiros exemplares de cidade-jardim. A fase de reconhecimento da rea demonstrou isso. Por meio de tomada das curvas de nvel sobre o terreno irregular e do levantamento dos principais aspectos locais (visuais, elementos naturais, formas de chegar cidade, condies climticas etc.), o engenheiro teve em mos informaes necessrias para projetar um plano coerente com o esprito do lugar (genius loci), como bem defendia Camillo Sitte (1992) em sua cidade artstica (uma das referncias de Ebenezer Howard).
n. 33 2008 p. 77-100

92

A adequao do plano topografia local, colocada em prtica por Barry Parker tanto na Inglaterra (Letchworth) como no Brasil (bairro do Pacaembu, e.g.), foi similarmente trabalhada pelo engenheiro brasileiro em ASP. Esse projeto, podendo ser, comparativamente, considerado um referencial dentre os existentes, regulou-se geomorfologia da rea escolhida, que possibilitou ao autor tirar partido de ruas curvas e sinuosas e, consecutivamente, do carter buclico e pitoresco que essa tipologia viria proporcionava (Figura 15).
Figura 15. Carter buclico e pitoresco dos espaos pblicos.

Fonte: Arquivo pessoal de Ricardo Trevisan.

Fisicamente, outras caractersticas apresentaram-se como condizentes com os preceitos howardianos defendidos para a cidade-jardim. A insero da estncia numa gleba rural destacada do municpio de So Pedro, por um lado, impediu que houvesse uma expanso desmesurada de seus limites, por outro resultou na formao de um cinturo verde, cercando a cidade e dotando-a de um horizonte campestre. Metaforicamente, a linha de contorno (linha frrea) proposta por Howard, circundando sua cidade, fez-se espelhar no partido para guas, pela incluso de uma via expressa para veculos (o meio de transporte em voga na poca), implantada sobre o espigo que envolvia a bacia do crrego Bebedouro e o loteamento construdo (Figura 16). rea rural e rea urbana definidamente separadas, porm contnuas em virtude da vegetao presente em ambas.
Figura 16. Linha em cinza claro: delimitao do municpio de ASP, marcado por uma via de contorno.

Fonte: Arquivo pessoal de Ricardo Trevisan.

n. 33 2008 p. 77-100

93

Figura 17. Linha escura: parques de ASP, que, somados a praas e park-way, proporcionam 70% de rea verde cidade.

Fonte: Arquivo pessoal de Ricardo Trevisan.

Enquanto a porcentagem prevista no programa ingls delineava da rea total destinada a reas verdes, no projeto nacional esse nmero saltou para quase 70% (Figura 17). Mais que um jardim dentro da cidade, o plano de Vieira se caracterizou como uma cidade dentro de um imenso jardim. Parques, praas, esquinas e caladas ajardinados, reas de proteo de mananciais, matas ciliares, jardins particulares etc. assumiram o compromisso de dar cidade do lazer e da sade o verde de que ela necessitaria. Alm de um ambiente direcionado a prticas sociais, interagindo, de certa forma, com as pessoas da comunidade, esses locais permitiram a constituio de um microclima especial para a regio. Ocupando uma rea urbana de 282 hectares (cidade-jardim de Howard: prevista para 400 hectares), a estncia teria uma populao de 10 mil habitantes (cidade-jardim de Howard: prevista para 32 mil habitantes) e um adensamento baixo, com 282 m de rea para cada habitante (cidade-jardim de Howard: 114 m para cada habitante). Tendo aproximadamente 3,5 km de extenso ao longo do crrego Bebedouro (cidade-jardim de Howard: sua circunferncia teria 2,26 km de dimetro), o centro dessa cidade (zona comercial e local de acesso aos principais equipamentos) poderia ser alcanado por qualquer habitante numa simples caminhada a p. Tanto Howard como Vieira dispuseram de nomes de projetos norteamericanos, em especial daqueles realizados pelo paisagista Frederick Law Olmsted, para denominar certos locais de suas cidades como: Central Park (projeto de Olmsted para Nova Iorque) ou park-way (projeto do norte-americano para Chicago). A park-way, com seus 100 metros de largura (cidade-jardim de Howard: Avenida Central com 125 metros de largura), juntamente com o bulevar, formariam a linha divisria e o espelhamento da cidade em duas partes, uma em cada margem do crrego Bebedouro (Figura 18).

92

n. 33 2008 p. 77-100

Figura 18. Park-way: via de entrada da cidade de ASP, centralizada por uma rea verde e pelo crrego Bebedouro.

Fonte: Arquivo pessoal de Ricardo Trevisan.

Figura 19. Bulevar central: agrega edifcios comerciais, de servios e institucionais.

Fonte: Arquivo pessoal de Ricardo Trevisan.

No bulevar, delimitado por duas rotatrias e caracterizando-se como centro geogrfico da estncia, foi alocada a pequena zona comercial e a nica indstria da cidade (Figura 19) (cidade-jardim de Howard: o centro de sua cidade disposta de forma circular abrigaria os principais edifcios pblicos, o parque central e o Palcio de Cristal, uma espcie de mercado coberto para lazer e compra de produtos artesanais). O restante do terreno foi destinado a reas verdes ou aos amplos lotes residenciais de 600 m, abrigando, no mximo, duas casas geminadas (tanto em Letchworth como em Welwyn Garden City foram encontradas at cinco moradias numa nica construo, cercada por amplos jardins). Esse zoneamento funcional e o modo de ocupao do solo urbano foram meios encontrados tanto pelo taqugrafo ingls como pelo engenheiro civil de disciplinar a organizao da cidade e ter controle sobre essa organizao. Incluise, ainda, no caso de ASP, a produo de habitaes para operrios como um instrumento regulador de suas vidas (Figuras 20 e 21).
Figura 20. Vila Bela em ASP. Casas para os trabalhadores do Grande Hotel e do Balnerio, construdas pela empresa guas Sulphdricas e Thermaes de So Pedro S/A.

Fonte: Jornal CSP.

n. 33 2008 p. 77-100

95

Figura 21. Vila Operria em ASP. Casas fornecidas aos trabalhadores instrumento de controle social.

Fonte: Jornal CSP.

As novidades tecnolgicas da poca tambm estavam presentes nas duas propostas. As inovaes ocorridas nos setores de infra-estrutura (comunicao, saneamento, energia eltrica etc.) foram adotadas de modo a oferecer uma cidade moderna independente de esta situar-se fora do centro ativo da economia. Do mesmo modo, os meios de transporte mais avanados de cada poca estavam devidamente inseridos, como o trem para a cidade de fins do sculo XIX ou o veculo automotivo e o avio para a cidade da dcada de 1930 (Figuras 22 e 23).
Figura 22. Estrada de acesso ASP, com pavimentao.

Fonte: Jornal CSP.

Figura 23. Inaugurao do aeroporto de ASP.

96

Fonte: Jornal CSP.

n. 33 2008 p. 77-100

Se o estressado habitante da cidade industrial inglesa poderia pegar um trem e mudar-se para Letchworth ou Welwyn Garden City, um burgus brasileiro poderia desfrutar de seu tempo livre ou buscar a recuperao de sua sade debilitada viajando de carro ou de avio para guas de So Pedro. Colocava-se a natureza, em ambos os casos, como forma de resgate das necessidades fsicas e mentais, corrompidas pelo modo alienante que a mquina havia introduzido na vida das pessoas (Figuras 24 e 25).
Figura 24. Vista do bulevar central de ASP. Espao para footing dirio.

Fonte: Jornal CSP.

Figura 25. Vista do Balnerio e do Parque Municipal. Equipamentos para o lazer e o cio.

Fonte: Jornal CSP.

Sendo assim, esta pesquisa revelou que, mesmo apresentando lacunas em relao ao iderio da garden-city inglesa, a estncia hidromineral de ASP se
n. 33 2008 p. 77-100

97

Alm do diferenciado modo de arrendamento da terra urbana, a estncia se distanciou do conceito howardiano de auto-sustentabilidade. Para Howard, toda cidade-jardim deveria ser auto-sustentvel e, somente em casos de excedentes na produo, estes poderiam ser trocados ou vendidos para outros ncleos. No caso de ASP, tal procedimento seria invivel, uma vez que suas funes restringiram-se s atividades de lazer e de sade. Por no apresentar rea rural suficiente (as antigas produes agrcolas destinavam-se ao abastecimento exclusivo do Grande Hotel), a economia da estncia ficou baseada somente na explorao dos servios de lazer ou de tratamento de enfermidades. Tudo que era necessrio para o consumo da comunidade era importado de outros municpios ou regies.

constitui em um exemplar singular e pioneiro desse movimento na urbanstica moderna brasileira. A incorporao de conceitos dessa tipologia, de modo direto ou indireto, no planejamento urbano do balnerio foi devidamente contextualizada, revelando um modelo de cidade por vezes melhor solucionado do que seus exemplares originais. A ao de profissionais especializados, a possibilidade fornecida por seus empreendedores (questionando-se suas reais intenes) e os resultados obtidos mostram-nos como uma cidade pde cristalizar-se num ambiente receptivo e qualificado para seus habitantes e seus visitantes dele usufrurem, naquele ou em perodos posteriores.

Consideraes Finais O jogo puzzle pode ser considerado como um processo de ordenamento dos fragmentos de uma nica imagem, dispersos aleatoriamente no espao. Para construir essa imagem, o jogador dever passar por uma longa fase de tentativas (erros e acertos), em que a perplexidade, a multiplicidade e a similaridade entre as peas dificultaro seu objetivo. Conforme passa o tempo, o jogador estabelece um entendimento maior sobre sua figura, tornando-se suas aes cada vez mais rpidas e certeiras. Ao final, a imagem se faz presente integralmente, revelando, alm de sua totalidade, os detalhes camuflados pela desintegrao inicial. Pensando-se a historiografia como o ato de construir a imagem ou o significado de determinado objeto a partir de fragmentos soltos no tempo e no espao, possvel aproxim-la da frmula do puzzle. As peas desse jogo assumem o carter de fatos, dados e relatos que so disponibilizados atravs de pesquisas, anlises e levantamentos. O jogador se transforma em historiador, pesquisador ou estudioso. Diferente da racionalidade colocada no quebra-cabea, com nmero exato de peas e local especfico para cada uma delas, a historiografia, entretanto, se depara com as incertezas, as variaes, as imprecises impostas pelo tempo. Nos estudos histricos, um mesmo objeto pode ser construdo atravs de vrias verses, como Tafuri (1984) pontuou na introduo de seu livro. A multiplicidade de fatos acolhidos por um intrprete pode ser agrupada conforme o repertrio individual e o contexto (espacial e temporal) onde este se situa. Cada intrprete ser responsvel pela criao de um objeto nico, porm efmero, pois ser reformulado pelas variaes temporais, pelo acrscimo de peas recmdescobertas e pelas diferentes manipulaes realizadas por outros agentes. Sendo assim, a diversidade de resultados proporcionar uma construo historiogrfica, que, com sobreposies e contraposies, tende a enriquecer a apreenso e construo de um mesmo objeto. Desse modo, esta pesquisa procurou contribuir para a historiografia do urbanismo brasileiro, ao se somar a outras pesquisas que focam os temas aqui apresentados. Com o objetivo central de analisar a incorporao do iderio da garden-city inglesa na urbanstica moderna brasileira pelo estudo do planejamento urbano para a estncia hidromineral de ASP, este trabalho foi buscar, num campo mais amplo, elementos sobre o contexto desse empreendimento, juntando as peas necessrias para a construo dessa verso de um quebra-cabea provisrio. A manipulao da documentao levantada, embora tenha sistematizado determinado nmero de peas, pode ter deixado outras de fora, as quais, num novo desdobramento, podero ser encaixadas dando ao objeto analisado uma nova configurao.

98

n. 33 2008 p. 77-100

NOTAS
1 Artigo resultante de dissertao de mestrado intitulada Incorporao do iderio da garden-city inglesa na urbanstica moderna brasileira: guas de So Pedro, defendida pelo autor Ricardo Trevisan e orientada pelo autor Ricardo Siloto da Silva, em outubro de 2003, no Curso de Ps-Graduao em Engenharia Urbana da Universidade Federal de So Carlos. 2 Filho de pai pastor, autodidata e com personalidade inventiva, Howard trabalhou como taqugrafo no Parlamento ingls, onde comeou a ter uma educao poltica e se aproximou dos ideais do movimento socialista. 3

No ltimo ano de faculdade, na Escola Politcnica de So Paulo, Vieira iniciou seus trabalhos profissionais como estagirio na City of So Paulo Improvements and Freehold Land Company Limited. Estagiando de junho de 1917 a janeiro de 1919 na Companhia City, teve a oportunidade de vivenciar de perto as idias e produes urbansticas de Barry Parker (Jardim Amrica, Parque do Trianon, Pacaembu, Alto da Lapa etc.) e, principalmente, de se aproximar dos princpios howardianos da cidade-jardim. Posto que se desconhea o grau de contato de Vieira com os pressupostos defendidos por Howard, sua produo urbanstica revelou fortes indcios dessa influncia, demonstrados nos traados e nos partidos adotados.

REFERNCIAS
ANDRADE, Carlos Roberto Monteiro de. Barry Parker um arquiteto ingls na cidade de So Paulo. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de So Paulo. So Paulo, 1998. BEEVERS, Robert. The garden city utopia: a critical biography of Ebenezer Howard. Londres: Macmillan; Nova Iorque: St. Martin's Press, 1988. BENEVOLO, Leonardo. Histria da arquitetura moderna. So Paulo: Perspectiva, 1976. BUCHALLA, Anna Paula. Cidade das crianas. Veja n.20, dez., 2000. BURKE, Peter. A escrita da histria nova perspectiva. Marlia: EdUNESP, 1992. CHOAY, Franoise. O urbanismo. 5 ed. So Paulo: Perspectiva, 1997. CORBUSIER, Le. A carta de Atenas. So Paulo: Hucitec; EdUSP, 1993. CREESE, Walter. The search for environment: the garden city before and after. New Haven: M.I.T. Press, 1992. ESCRITRIO SATURNINO DE BRITO. Relatrio de oramentos para o saneamento das termas de So Pedro. Rio de Janeiro: Escritrio Tcnico Saturnino de Brito, 1939. GEDDES, Patrick. Cidades em evoluo. Campinas: Papirus, 1994. HALL, Peter. Cidades do amanh. So Paulo: Perspectiva, 1995. HARDY, D. From garden cities to new towns. Campaigning for town and country planning, 1899 1946. Londres: Chapman & Hall Press, 1991. HOWARD, Ebenezer. Cidades-jardins de amanh. So Paulo: Hucitec, 1996. JORNAL CALDAS de So Pedro. Ano I IV (29/01/1936 16/10/1940); ns. 1 106. Dirio. KAWAI, Clia S. Os loteamentos de traado orgnico realizados no municpio de So Paulo na primeira metade do sculo XX. Dissertao (Mestrado em Geografia). Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo. So Paulo, 2000. LEME, Maria Cristina da Silva. (Coord.). Urbanismo no Brasil 1895-1965. So Paulo: Studio Nobel; FAUUSP; FUPAM, 1999. LEPETIT, Bernard. Por uma nova histria urbana. So Paulo: EdUSP, 2001. MARX, Murilo. Cidade brasileira. So Paulo: EdUSP; Comp. Melhoramentos de So Paulo, 1980. MUMFORD, Lewis. A cidade na histria: suas origens, transformaes e perspectivas. So Paulo: Martins Fontes; EdUnB, 1982. NEIVA, Arthur Hehl. Getlio Vargas e o problema da imigrao e da colonizao. Revista de Imigrao e Colonizao, n.1, ano 3, abr., 1942.

RODRIGUES, Adyr Apparecida Balastreri. guas de So Pedro estncia paulista. Uma contribuio geografia de recreao. Tese (Doutorado em Geografia). Departamento de Geografia, Faculdade de

n. 33 2008 p. 77-100

99

REIS FILHO, Nestor Goulart. Urbanizao e teoria. So Paulo: Laboratrio de Artes Grficas da FAU-USP, [s/d].

Filosofia, Letras e Cincias Sociais, Universidade de So Paulo. So Paulo, 1985. SENAC. Grande Hotel So Pedro: 25 anos de administrao SENAC. So Paulo: EdSENAC, 1995. SITTE, Camillo. A construo das cidades segundo seus princpios artsticos. So Paulo: tica, 1992. STEINKE, Rosana. Ruas curvas versus ruas retas. Na histria das cidades, trs projetos do Eng. Jorge de Macedo Vieira. Dissertao (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo. So Carlos, 2002. TAFURI, Manfredo. Introduccin: el proyecto histrico. (5-28). In: La esfera y el laberinto vanguardias y arquitectura de Piranesi a los aos setenta. Barcelona: Gustavo Gili, 1984. THOMPSON, Edward P. A misria da teoria ou um planetrio de erros. Uma crtica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. VIEIRA, Jorge de Macedo. Memorial. So Pedro, 15-12-1939. WARD, Stephen V. (Org.). The garden city: past, present and future. Londres: Chapman & Hall Press, 1992. WOLFF, Slvia F. S. Jardim Amrica. So Paulo: EdUSP, 2001.

100

n. 33 2008 p. 77-100

Potrebbero piacerti anche