Sei sulla pagina 1di 11

Introduo Atualmente, a necessidade de aumento de produo e diminuio de custos, se fez dentro deste cenrio surgir a automao, ainda em fase

inicial no Brasil, com isto uma grande infinidade de equipamentos foram desenvolvidos para as mais diversas variedades de aplicaes e setores industriais , um dos equipamentos mais utilizados nestes processos conjuntamente com o CLP o Inversor de Freqncia, um equipamento verstil e dinmico ,vamos expor agora o princpio bsico do inversor de freqncia.

Aplicaes Bombas centrfugas, bombas dosadoras de processo, ventiladores, exaustores, agitadores, misturadores, extrusoras, esteiras transportadoras, mesas de rolos, granuladores, peletizadoras, secadores, fornos rotativos, filtros rotativos, bobinadores, desbobinadores, mquinas de corte e solda, elevadores, sistemas multibombas, etc.

Inversor de freqncia Conceito dispositivo eletrnico que transforma energia eltrica CA fixa (tenso e freqncia) em energia eltrica CA varivel, controlando a potncia consumida pela carga. No caso especfico, o inversor de freqncia utilizado para controlar a rotao de um motor assncrono (de induo). Isto alcanado atravs do controle microprocessado de um circuito tpico para alimentao do motor composto de transistores de potncia que chaveam rapidamente uma tenso CC, modificando o valor rms e o perodo. Ao controlar a rotao do motor, flexibilizamos a produo da mquina que acionada pelo motor de induo.

Princpios Bsicos O avano da Eletrnica de Potncia permitiu o desenvolvimento de conversores de freqncia com dispositivos de estado slido, inicialmente com Tiristores e atualmente estamos na fase dos transistores, mais especificamente IGBT, onde sua denominao transistor bipolar de porta isolada. Os cicloconversores antecederam de certa forma os atuais inversores, eles eram utilizados para converter 60 Hz da rede em uma freqncia mais baixa, era uma converso CA-CA, j os inversores utilizam a converso CA-CC e por fim em CA novamente. Os inversores podem ser classificados pela sua topologia, esta por sua vez dividida em trs partes, sendo a primeira para o tipo de retificao de entrada, a segunda para o tipo de controle do circuito intermedirio e a terceira para a sada. Independente da topologia utilizada tem agora uma tenso CC em nosso circuito intermedirio e deveremos transformar em tenso CA para acionar o motor AC.

A figura abaixo mostra resumidamente o diagrama em blocos de um inversor de freqncia escalar:

Seo Retificadora Os seis diodos retificadores situados no circuito de entrada do inversor retificam a tenso trifsica da rede de entrada (L1, L2 e L3). A tenso DC resultante filtrada pelo capacitor C e utilizada como entrada para a Seo Inversora. Seo Inversora Na seo inversora, a tenso retificada DC novamente convertida em Trifsica AC. Os transistores chaveiam vrias vezes por ciclo, gerando um trem de pulsos com largura varivel senoidalmente (PWM). Esta sada de tenso pulsada, sendo aplicada em um motor (carga indutiva), ir gerar uma forma de onda de corrente bem prxima da senoidal atravs do enrolamento do motor. Abaixo, a forma de onda na sada do inversor:

Esquema bsico de um Inversor de Freqncia Na rede de entrada a freqncia fixa (60 Hz) e a tenso transformada pelo retificador de entrada em contnua pulsada (onda completa).O Capacitor (filtro) transforma-a em tenso contnua pura.Esta tenso contnua conectada ciclicamente aos terminais de sada pelos transistores do inversor, que funcionam no modo corte ou saturao (como uma chave esttica).O controle desses transistores feito pelo circuito de comando, de modo a obter um sistema de tenso pulsada, cujas freqncias fundamentais esto defasadas de 120. A tenso e a freqncia de sada so escolhidas de modo que a tenso seja proporcional freqncia f para o fluxo , seja constante e o torque tambm o seja.As tenso de sada tm forma de onda senoidal e esta varia de acordo como mtodo de modulao conhecido como PWM senoidal, o que possibilita uma corrente senoidal no motor para uma freqncia de modulao de 2 kHz.

Diferenas e Vantagens dos Inversores de Freqncia O inversor de freqncia possibilita o controle do motor CA variando a freqncia, mas tambm realiza a variao da tenso de sada para que seja respeitada a Caracterstica V/F ( Tenso / Freqncia) do motor, para no produzir aquecimento excessivo quando o motor opera em baixas rotaes. Esta diminuio da tenso produz um aumento do escorregamento, pelo que devem tomar-se algumas precaues quando se trabalha em freqncias baixas. Dependendo do tipo de inversor que utilizado, do tipo de controle de modulao, da freqncia de PWM com que se est operando e das caractersticas do motor, esta limitao de freqncia diminui consideravelmente. Em freqncias de operao acima da nominal, para a qual o motor foi fabricado, tambm se produz perda de torque j que se est trabalhando na regio chamada de enfraquecimento, ou seja, existe aumento da freqncia sem que se possa aumentar a tenso de sada do inversor, devido tenso de sada igualar-se ao valor da tenso de alimentao. Destinados inicialmente a aplicaes mais simples, os inversores de freqncia so atualmente encontrados nos mais diversos usos, desde o acionamento de bombas at complexos sistemas de automao industrial.

Grande parte das aplicaes como bombas, ventiladores e mquinas simples, necessitam apenas de variao de velocidade e partidas suaves, sendo atendidas plenamente com o uso de inversores com tecnologia Escalar ou V/F. Algumas aplicaes entretanto, como elevadores, guinchos, bobinadeiras e mquinas operatrizes necessitam alm da variao de velocidade o controle de torque, operaes em baixssimas rotaes e alta velocidade de resposta, sendo atendidas por inversores com tecnologia Vetorial de Fluxo

Tipos de Inversores de Freqncia Inversor Escalar Em linhas gerais, podemos dizer que os inversores escalares so fontes de alimentao com valores de tenso/freqncia pr-determinados dentro de toda a faixa de variao de velocidade.Existem curvas V/F prontas, destinadas a aplicaes mais comuns, como curvas quadrticas para bombas e ventiladores e curvas com alto torque de partida. Tambm existe a possibilidade de programao dos valores da curva V/F possibilitando a sua adaptao a cargas especiais. Considerando-se que o torque no eixo do motor proporcional relao V/F, os inversores escalares iro disponibilizar ao motor torques pr-determinados, no compensando as necessidades de torques adicionais requeridas por determinadas aplicaes. A compensao de torque principalmente em baixas rotaes normalmente realizada atravs da programao da curva V/F. Se elevamos o valor da relao V/F, elevando-se, portanto a disponibilidade de torque no motor. Tal efeito normalmente denominado de Reforo de Torque para baixas rotaes, ou Torque Boost em ingls.

Inversor "Vetorial" de Tenso Alguns inversores escalares possuem um algoritmo incorporado ao software o qual aumenta a tenso independentemente da freqncia, de forma a compensar "em parte" as solicitaes de torque do motor, este sistema normalmente denominado de Controle Vetorial da Tenso. Apesar da Curva V/F ser pr-fixada, os inversores escalares dispem de funes adicionais capazes de influir sobre a curva V/F, hora sobre o valor da tenso, hora sobre o valor da freqncia, proporcionando melhor performace do motor. Funes como a de compensao de Escorregamento, aumentam a freqncia de sada na mesma proporo da elevao de corrente de motor, acima da corrente de vazio, compensando a queda de velocidade devido ao escorregamento.Funes como a de Economia de Energia, reduzem a tenso de sada do inversor quando a carga reduzida melhorando a eficincia do motor e economizando energia eltrica.

Inversores Vetoriais de Fluxo Os Inversores Vetoriais de Fluxo produzem uma sada trifsica com tenso(V) e freqncia (F) controladas independentemente, no seguindo uma curva V/F pr fixada. A idia manter o fluxo magntico do motor constante e controlar diretamente o torque do eixo do motor controlando-se a corrente rotrica do mesmo. Os Inversores Vetoriais de Fluxo possuem dois controladores, um controla a corrente de magnetizao e o outro a corrente do motor. O torque no motor ser imposto e controlado diretamente, ao contrrio dos Inversores Escalares onde o torque conseqncia do escorregamento do motor. Os inversores Vetoriais de Fluxo esto divididos em duas categorias: com e sem realimentao. A realimentao ou "Feedback", permite "enxergar" o movimento do eixo do motor possibilitando controlar a velocidade com alta preciso e tambm o torque em velocidade zero. A operao com realimentao tambm conhecida como controle de malha fechada e sem realimentao como controle de malha aberta. A realimentao realizada utilizando um gerador de pulsos, tambm conhecido com "Encoder". Alguns equipamentos permitem a utilizao dos dois modos, sendo necessria uma placa opcional para a operao de malha fechada. A operao de malha aberta, ou sem realimentao tambm conhecida como "Sensorless", nesse caso o algoritmo de controle torna-se mais complexo, pois o inversor deve calcular atravs de artifcios matemticos a velocidade real e o escorregamento do motor. A operao sem realimentao possui performace inferior operao com realimentao. Os Inversores Vetoriais de Fluxo necessitam da programao de todos os parmetros do motor como, resistncias eltricas, indutncias, correntes nominais do rotor e estator, dados esses normalmente no encontrados com facilidade. Para facilitar o set-up, alguns inversores dispem de sistemas de ajustes automticos tambm conhecidos como "Auto-tunning", no sendo necessrio a pesquisa de dados sobre o motor

Diferenas entre Inversores Escalares e Vetoriais de Fluxo A principal diferena entre os inversores Escalares e Vetoriais de Fluxo deve-se a capacidade dos inversores vetoriais de fluxo de imporem o torque necessrio ao motor, de forma precisa e rpida permitindo uma elevada velocidade de resposta dinmica a variaes bruscas de carga. Com Inversores Escalares necessria a queda de velocidade para aumento do torque, ou seja, o torque produzido no motor proporcional ao escorregamento. Nos inversores Vetoriais de Fluxo no existe praticamente reduo de velocidade para aumento do torque, visto que o inversor ir impor uma tenso e uma freqncia adequada para compensar a queda de velocidade e impor o torque necessrio carga. Em algumas aplicaes necessrio que o motor trabalhe com folga de tenso visto que os inversores vetoriais de fluxo impem o torque elevando a tenso sobre o motor. Caso a velocidade de trabalho seja a nominal e a regulao seja crtica, necessrio utilizar um motor com tenso nominal menor que a rede, como forma de obterse a folga necessria para a regulao.

PARAMETRIZAO Para que o inversor funcione a contento, no basta instal-lo corretamente. preciso "informar" a ele em que condies de trabalho ir operar. Essa tarefa justamente a parametrizao do inversor. Quanto maior o nmero de recursos que o inversor oferece, tanto maior ser o nmero de parmetros disponveis. Existem inversores com tal nvel de sofisticao, que o nmero de parmetros ultrapassa a marca dos 900! Modelo e fabricante Para escolher o modelo, basta consultarmos os catlogos dos fabricantes, e procurar um que atenda as seguintes caractersticas mnimas necessrias: Quanto ao fabricante, o preo e qualidade desejada devem determinar a escolha. Apenas como referncia ao leitor os mais encontrados na indstria so: Siemens, Weg, Yaskawa, Allen Bradley e ABB. Preos de Mercado Inversor De Frequncia Siemens Sinamics G110 0,5... Inversor De Frequncia 3kw Micromaster 420 Siemens Inversor De Frequncia Siemens Sinamics G110 0,75... Inversor De Frequncia Siemens Sinamics G110 1,5.. Inversor De Frequncia Siemens Sinamics G110 1cv/220v Inversor De Frequncia Siemens Sinamics G110 3 Cv/220v R$ 595 R$ 600 R$ 651 R$ 814 R$ 704 R$ 1.081

Vantagens de se usar Inversores de Freqncia Substituio de variadores mecnicos Substituio de variadores eletro-magnticos Automatizao e flexibilizao dos processos fabris Comunicao avanada e aquisio de dados Eliminao de elementos de partida pesada e complicada Instalao mais simples. Aumento da vida til do maquinrio. Evita choques mecnicos (trancos) na partida. Reduo do nvel de ruido Excelente regulao de presso e vazo Economia de energia (demanda e consumo). Lembramos que 51% da energia eltrica gasta na industria usada para alimentar os motores.Podemos ento ver a importncia de se dimensionar corretamente nossos motores e de reduzir ao mximo a

potncia consumida otimizando os meios de controle e de processo.

Concluso

Bibliografia

http://www.weg.net/br/Produtos-e-Servicos/Automacao http://www.escoladavida.eng.br/mecfluquimica/planejamento_12009/Inversores _de_Frequencia.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Inversor pt.wikipedia.org/wiki/Conversor_de_frequncia www.dca.fee.unicamp.br/~rangel/controle/home.../inversor1.pdf

Tipos de Inversores Inversor monofsico com terminal central Inversor monofsico em ponte Inversor trifsico em ponte Inversor com fonte de corrente constante Inversor a transistor

Inversor monofsico com terminal central

A tenso alternada em uma carga pode ser gerada a partir de uma fonte CC pela utilizao de um transformador com terminal central. Basicamente, pela capacidade de se alternar a conduo de dois tiristores (chaveamento), a fonte CC conectado alternadamente nas duas metades do primrio do transformador, induzindo, assim, no secundrio uma tenso em onda quadrada sobre a carga. O capacitor mostrado na figura necessrio para comutao. Mas, como capacitor efetivamente est em paralelo com a carga via transformador, um indutor L em srie com a fonte CC necessrio para prevenir a descarga instantnea do capacitor C via fonte, quando ocorre o chaveamento dos tiristores. Quando um tiristor est conduzindo, a tenso E da fonte CC est aplicada sobre a metade do primrio do trafo, no qual a tenso total vale 2E. Portanto o capacitor se carrega com 2E. O disparo do outro tiristor agora desliga o primeiro tiristor pelo princpio do capacitor de comutao em paralelo. Se o trafo for considerado ideal, o valor de ampere-espira sempre ser balanceado. Na prtica, a tenso da fonte CC sobre o enrolamento pode ser somente ser mantida pela variao do fluxo, a qual necessita de uma corrente de magnetizao nas espiras, para uma anlise simples de magnetizao. Um melhoramento na forma de onda pode ser conseguido com intuito de aproximar de uma senoide, se cada tiristor for disparado rapidamente quando a tenso na carga atingir o pico aps chaveamento do tiristor anterior.

Potrebbero piacerti anche