Sei sulla pagina 1di 2

Parquia N.S.

Conceio do Jacupe

CATEQUESE PAROQUIAL SOBRE MARIA


S se ama aquilo que se conhece! Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar (Jo 8,32)

"Ser que a Igreja Catlica no fala demais de Nossa Senhora? O importante no Jesus Cristo? Por que que eu deveria am-la?"
Por que veneramos Maria?
A Santa Igreja venera com particular amor a bem aventurada me de Deus, Maria Maria faz parte do plano salvifico de Deus por meio de seu Filho Jesus. (CIC 1172) O que a f catlica cr acerca de Maria funda-se no que ela cr acerca de Cristo, mas o que a f ensina sobre Maria ilumina, por sua vez, sua f em Cristo (CIC 487). Por causa de Cristo Maria torna-se uma bemaventurada ela previu que por causa de Cristo seria amada e honrada por todas as geraes (Lc 1,48)

Venerao sim, adorao no


A Igreja em momento algum ensina a adorar Maria, no existe nenhum documento da Igreja Catlica que ensino um absurdo destes. A Igreja nos ensina venerar e no adorar, pois s Deus merece nossa adorao aos santos e Maria apenas veneramos (CIC 971). Explicando melhor: Venerar: tratar com respeito, reverenciar, considerar de corao. Um dos 10 Mandamentos Honra teu Pai e tua Me. Voc cr que cumpre honrando seu pai e sua me? Os respeita? So estas coisas que os Catlicos fazem para seus pais e tambm pela Virgem Maria. Adorar: Um amor reverente e devoo concedido a um deus, um dolo ou objeto Voc por acaso adora seus pais? Eles so deuses? Claro que no e nem to pouco os Catlicos adoram seus pais tambm. Todos honramos nossos pais, veneramos e os catlicos veneram do mesmo jeito a Maria. Venerar e adorar so duas coisas diferentes Ns catlicos no fazemos de Maria uma deusa; Adoramos apenas a Deus, Senhor do Cu e da Terra, nosso criador, nico e verdadeiro Deus. Em Maria ns louvamos a glria de Deus, que nela se manifesta de uma forma singular e nica, e a veneramos como Me de Deus, a bendita entre todas as mulheres e a bem-aventurada de todas as geraes (Lc 1,48). Ora, se Deus, o Senhor de todas as coisas, o Infinito e o Absoluto, no se envergonhou de escolher Maria, e a fez Cheia de Graa, para ser a Me de seu Filho, por que haveramos ns, simples mortais, de recusar-nos a ter para com ela uma devoo toda especial? S se no cremos em Jesus Cristo nem o aceitamos como Salvador.

Respeito ao nome de Maria


O segundo mandamento probe o abuso do nome de Deus, Isto , todo uso inconveniente do nome de Jesus Cristo, da Virgem Maria e de todos os santos.

Parquia N.S. Conceio do Jacupe

CATEQUESE PAROQUIAL SOBRE MARIA


S se ama aquilo que se conhece! Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar (Jo 8,32)

Em nossa devoo a Maria devemos:1


a) Honr-la como Cristo a honrou: Jesus desceu com Jos e Maria a Nazar e lhes era submisso. (Lc 2,51). b) Honr-la como o anjo Gabriel a honrou: Disse o anjo a Maria: "Ave, cheia de graa, o Senhor contigo, bendita s tu entre as mulheres. (Lc 1,28). c) Honr-la como Jos a honrou: Jos, seu esposo, que era homem de bem, no querendo difam-la, resolveu rejeit-la secretamente. (Mt 1,19). d) Honr-la como Isabel a honrou: Isabel exclamou em alta voz: Bendita s tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a me do meu Senhor?. (Lc 1,42-43). e) Honr-la como a prpria virgem profetizou: Maria disse: "Eis que doravante me proclamaro bemaventurada todas as geraes, porque fez em mim grandes coisas o Todo-Poderoso, e santo o seu nome. (Lc 1,48-49). f) Honr-la como a mulher do povo a honrou: Enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e disse: "Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos que te amamentaram!". (Lc 11,27).

Nossa devoo a Maria


A nossa devoo a Maria deve fundamentar-se principalmente na imitao de suas virtudes e no seguimento de Cristo. Quando Cristo disse: "Se algum quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga" (Mt 16,24), ele se colocou como o primeiro e principal modelo a ser seguido. Maria vem em segundo lugar. Se imitarmos Maria em sua fidelidade, no seu amor a Deus e aos irmos, com toda a certeza ela nos conduzir pelos caminhos de seu Filho Jesus.

Maria Modelo para ns


Modelo de esperana a exemplo das santas mulheres como Sara, Rebeca, Raquel, Miriam, Dbora, Ana, Judite e Ester tambm manteve viva a esperana a Salvao de Israel (CIC 64) Modelo de obedincia da F (CIC 148, 149; 494) obedecer na f significa submeter-se livremente palavra ouvida visto que sua verdade garantida por Deus, a prpria verdade. Desta obedincia Abrao o modelo que a Sagrada Escritura nos prope e a virgem Maria, sua mais perfeita realizao. Maria foi obediente a Deus (Cf. Lc 1,38; Lc 1,45) Durante toda sua vida e at a sua ultima provao quando Jesus morreu na cruz sua f no vacilou Santo Isidoro nos diz obedecendo, (Maria) se fez causa da salvao tanto para si como para todo o gnero humano - Os Padres da Igreja (sec I-IV) nos ensina: o n da desobedincia de Eva foi desfeito pela obedincia de Maria! Se por Eva veio morte em Maria veio a vida ( Maria modelo de orao (CIC 2617, 2619) e vida interior (Lc 1,38; At 1,14; Jo 19,25-27; Lc 1,46-55). Modelo de Santidade (CIC 2030) Viveu em comunho com seu Filho Jesus e fez o que tudo que ele mandou e lhe foi fiel at o fim devemos aprender a ser santo com ela. Modelo de unio com o Filho (CIC 964) estava unida a Jesus desde a hora da sua concepo virginal at sua morte (Jo 19, 26-27) e depois na ascenso do seu e em Pentecostes. Modelo e testemunha de f (CIC 165) como Abrao Maria manteve a f esperando contra toda a esperana (Rm 4,18) testemunhou sua f at o fim (Hb 12,1-2) acreditou que nada impossvel para Deus (Lc 1, 3) e exultou de alegria quando percebeu que Deus agiu em sua vida (Lc 1,49).
1

OLIVEIRA, F.S. A Bblia em defesa da f. So Paulo: Ave Maria, 2007, p. 345. CIC = Catecismo da Igreja Catlica

Potrebbero piacerti anche