Sei sulla pagina 1di 6

GUIA DE BENEFICIAMENTO E INSTALAO

BENEFICIAMENTO
CORTAR
Os Painis Compostos de Alumnio (ALUCOBOND, ALUCOBONDeco, DIBOND e DILITE) podem ser facilmente cortados utilizando-se lminas de vdia, serra circular manual ou de mesa de corte, serra vertical, tico-tico, routers e lminas especiais para cisalhamento.

FRESAR PARA DOBRAR


Os materiais podem ser fresados utilizando um dos sistemas abaixo: Routers (ou tupias) - equipadas com brocas "V" modificadas de 90 - 105 (fig. 1) podem ser utilizadas com eficcia a fim de desbastar o material para dobra.

Serras de mesa ou circulares - podem ser equipadas com lmina especial (fig. 2), estas lminas chamadas de lmina "V" modificadas para desbastar ou fresar, produzem tolerncia bastante semelhantes a uma tupia manual mais rpida.

Informaes das serras/discos circulares: Espessura dos dentes: aproximadamente 2 4 mm; Geometria do dente: trapezoidal / liso; ngulo de afastamento : 15; Velocidade do corte: 5,00m/min.;

GUIA DE BENEFICIAMENTO E INSTALAO Pgina 1

DOBRAR
Um raio muito pequeno pode ser obtido, depois do desbaste feito no material com uma fresa. A profundidade do desbaste em "V" muito importante. De maneira geral, uma pequena camada de polietileno dever ficar sobre o alumnio, de modo que fique visvel (ou seja, depois de desbastado, o polietileno deve ficar quase transparente, ao ponto de se ver o alumnio do outro lado); esta aparncia visual dever ser consistente por todo o comprimento do rebaixamento (fg. 3). A profundidade constante do rebaixamento assegura uma dobra perfeita.
Obs.: NUNCA SE DESBASTA O MATERIAL A PONTO DE ATINGIR O ALUMNIO.

Alterando-se o formato da fresa (broca) utilizada, um raio maior pode ser obtido. Um corte mais baixo e mais largo resultar em uma curvatura mais suave.

GUIA DE BENEFICIAMENTO E INSTALAO Pgina 2

CURVAR
Para curvar, utiliza-se um dos trs mtodos abaixo: Calandras: o uso de uma calandra para curvar as chapas um mtodo muito comum para se obter uma boa curvatura. O filme de proteo do painel proteger a superfcie do painel, mesmo assim, deve-se verificar se os cilindros esto livres de impurezas. (fig.5)

Dobra com presso: para se dobrar com presso deve-se utilizar uma matriz (macho) com o raio desejado. A matriz base (fmea) deve ter sempre uma pelcula protetora para no danificar a suerfcie da chapa. O raio da matriz macho ser aproximadamente o raio do painel (fig.6)

Dobradeira Mecnica: tambm pode ser dobrado sobre um cilindro com dimetro apropriado que esteja fixado com segurana a uma mesa. Uma folha articulada fixada na extremidade da mesa flexionar o material com facilidade (fig. 7).

GUIA DE BENEFICIAMENTO E INSTALAO Pgina 3

O cuidado para se previnir o aparecimento de arranhes na superfcie do alumnio, durante o processo de curvarvamento, deve ser redobrado. Verifique que o painel e os cilindros estejam limpos. Os raios mnimos de curvatura (sem desbaste) so: ALUCOBOND = 15 vezes a espessura do material ALUCOBONDeco = 30 vezes a espessura do material DIBOND = 30 vezes a espessura do material
Obs.: Devido s restries dos maquinrios disponveis no mercado, recomenda-se a consulta antecipada da empresa beneficiadora.

INSTALAO
ETAPAS DE CONFORMAO DAS BANDEJAS Os Painis Compostos de Alumnio geralmente so instalados em forma de bandejas , conforme demonstrado abaixo:

Para se obter um bom resultado, recomenda-se a contratao de empresas especializadas na instalao do material.

SISTEMAS DE FIXAO
No Brasil, os sistemas de fixao mais usuais so: Bandejas Parafusadas (Convencional) : as bandejas so rebitadas em cantoneiras e parafusadas na substrutura de alumnio. Utiliza-se juntas de 10-12mm siliconadas para absoro da dilatao.

GUIA DE BENEFICIAMENTO E INSTALAO Pgina 4

Bandejas Penduradas (Pino-Gancho): as bandejas so encaixadas pelo mtodo machofmea nos pinos instalados na substrutura de alumnio. Conhecido como fachada ventilada, esse sistema indicado para retrofits e, proporciona ventilao na fachada (entre revestimento e alvenaria), auxiliando nos aspectos trmicos do edifcio.

* O ALUCOBOND tambm pode ser fixado com a utilizao de fitas adesivas ou dupla face prprias para construo civil. Nessa opo, consegue-se um melhor resultado esttico, pois elimina-se os materiais de fixao visveis (rebites, parafusos, etc).

RECOMENDAES
- Em funo do processo de pintura dos painis (coil-coating) recomenda-se que para instalao dos painis de cores metlicas sejam seguidas as setas de indicao do filme de proteo (todas no mesmo sentido), evitando diferena de tonalidade na fachada. - A fim de evitar que a fachada fique suja curto prazo, deve-se adotar alguns elementos de drenagem (pingadeiras, rufos inclinados, etc) ao projeto (consultar guia de detalhamento tcnico). - Como a fixao do material requer utilizao de rebites, parafusos, pregos, etc., deve-se tomar algumas medidas preventivas afim de evitar corroso de corrente em estria, entre os diferentes tipos de metais, tais como a utilizao de materiais com acabamentos em alumnio e ao inoxidvel ou isolantes como fita vinil. - Ciente de que a boa imagem dos nossos materiais, assim como a satisfao plena do cliente, est relacionada ao um bom processo de beneficiamento e instalao, recomendamos a contratao de empresas especializadas - contate o supervisor de vendas da sua regio.

Observao Uma vez que o projeto, construo, instalao e todas as tecnologias relativas aos produtos a serem feitos com ALUCOBOND, ALUCOBONDeco, DIBOND ou DILITE, esto sob controle do comprador, todas as informaes e referncias acima, relativas a tais assuntos, tem apenas propsito conceitual. Tais assuntos e atividades relativos aos mesmos sero de responsabilidade do comprador e no de responsabilidade da Alcan Composites Brasil S.A.. Nada deste contedo deve ser tomado ou entendido como garantia.

GUIA DE BENEFICIAMENTO E INSTALAO Pgina 5

Potrebbero piacerti anche