Sei sulla pagina 1di 8

ESSG

ESCOLA SECUNDRIA DE SEBASTIO DA GAMA


Modalidade: Ensino Regular X Artes Visuais Histria da Cultura e das Artes I N Ano Docente: E. Educao: 10 Turma F Profissional CEF EFA Curso: Disciplina/ Mdulo/UFCD: Nome: Classificao: Observaes:

Nvel de ensino Bsico Secundrio X Teste N 5 Verso 30 Abril 2011/2012

GRUPO I I.1 Refira a conjuntura econmica dominante, durante os sculos XII a XIII, na Europa Crist.
[1 valores]

Renascimento econmico, renovao das tcnicas agrcolas, excedentes produtivos, crescimento da populao, florescimento das cidades, expanso das atividades artesanais, reflorescimento do comrcio monetrio e dos mercados e das feiras, aparecimento de atividades ligadas s finanas - cmbio ... desestruturao do antigo sistema feudo-senhorial dos sculos anteriores...)
I.2 Identifique o grupo social que apareceu ligado aos burgos novos e suas actividades. [1
valores]

(Burgo/burgus, artesos, mercadores, lojistas, letrados, livres da redes pessoais feudo-vasslicas, burgueses que tm relaes de solidariedade e coeso como: corporaes de artesos, as companhias de comerciantes, os crentes de um santo padroeiro, as confrarias, as hansas de comerciantes de uma regio e guildas de artesos de uma regio, formaram tambm comunas de luta contra o poder senhorial com o apoio do rei ...)
I.3 Caracterize a nova poltica das monarquias medievais e o novo tipo de vida corts, surgido a partir do sculo X. [1 valores]

(Centralizao, organizao administrativa central, formao de uma elite cortess/ de corte com novos gostos e hbitos: danas cantigas trovadorescas de amigo, amor e de escrnio e maldizer, civilidade e cortesia, torneios, cdigos de cavalaria, romances ...)
I.4 Refira a reorganizao do espao urbano nesta poca de renascimento medieval. [1
valores]

(espaos fechados e vigiados com cinturas de muralhas, a planta depende de objetivos militares e/ou comerciais, depende ainda da topografia/relevo, tem duas praas nevrlgicas da vida urbana, e associadas a edifcios da cidade; catedral e o palcio administrativo/comunal ou cidadela -pelourinho, mercado, disposio radio concntrica, nas duas praas, das habitaes agrupadas, em bairros ou mesmo por ruas labirnticas, dependendo das profisses, no h planeamento nem saneamento...) Pg 92 (2 parte) 1

I.5 Mencione o significado da catedral para os habitantes da cidade medieval. [1 valores]

(smbolo e orgulho dos burgueses das comunidades, construo coletiva que deriva das doaes de reis e de grandes senhores como afirmao do seu poder, catedral advm de cathedra, casa de Deus - assento do bispo - reflete o Paraso e a possibilidade de todos poderem ascender ao cu, Suger e o novo estilo gtico de luz /volumetria leve, elevao em altura, vitrais coloridos, ambiente harmonizador do racionalismo clssico e do misticismo cristo...)
I.6 Indique os elementos arquitectnicos inovadores utilizados na catedral gtica. [2 valores]

Arco ogival /quebrado, surgido na Borgonha, devido necessidade de elevar os 4 arcos (principais e formeiros) mesma altura, o que s se poderia fazer agudizando os arcos dos lados menores (abbada cruzada simples e abbada cruzada sexpartida) - Vantagens: exercida menos presso lateral, permitindo uma melhor articulao de foras /Atravs das nervuras estruturais dos arcos em ogiva, as foras eram desviadas para os pilares de sustentao e para os contrafortes no exterior / Permitiu aumentar as reas de construo e a verticalidade dos edifcios - Consequncias: necessidade de reforar os apoios exteriores com contrafortes mais esbeltos e elegantes; introduo dos arcobotantes, espcie de meios arcos construdos por cima da cobertura das naves laterais, e dos botarus, elementos macios verticais adossados s paredes exteriores das naves laterais. - Aumentou a altura das abbadas / Pilares e colunelos mais delgados / Acentuao da verticalidade / Espaos internos mais amplos / Paredes libertas do seu papel de suporte, passando a delimitar e proteger espaos / Interiores iluminados (melhor aproveitamento da luz) devido aos vitrais A altura das abbadas aumentou, Os pilares e colunelos adelgaaram-se de modo a acentuar a verticalidade. As paredes ficaram reduzidas delimitao e proteo dos espaos interiores, sendo em grande parte substitudos por amplas aberturas preenchidas por vitrais coloridos e consequente entrada abundante de luz. Verificou-se a introduo de alteraes significativas quanto forma e dimenso da estrutura dos edifcios (a horizontalidade do romnico substituda pela verticalidade). Criam-se novas tipologias na arquitetura civil (castelos senhoriais, palcios urbanos e casas comunais

I.7 Indique algumas das mais importantes catedrais gticas europeias. [2 valores]

Inaugurando um novo estilo arquitetnico que acabou por se espalhar por toda a Europa a partir do sculo XII, a abadia de Saint-Denis foi a primeira catedral gtica do velho continente. Em 1137, por iniciativa do abade Suger, o principal idealizador do estilo gtico, a igreja onde tinham sido enterrados os reis franceses sofreu sua terceira reconstruo. A reinaugurao, em 1144, marcou o incio de uma nova maneira de se olhar Deus, com a substituio do estilo romnico, escuro e pesado, por uma construo que evoca a ideia de ascenso por sua amplitude e altura at ento impensveis, e por onde a luz exterior penetra facilmente, filtrada pelo colorido de grandes rosceas e muitos vitrais.
Abadia de Saint-Denis, Paris

A Catedral de Chartres teve a sua construo iniciada em 1145 e foi reconstruda aps um incndio de 1194. A vasta nave, em puro estilo ogival, os adornos com esttuas finamente esculpidas de meados do sculo XII e as magnficas janelas com vitrais dos sculos XII e XIII. O interior impressiona tanto pelos 37 m de altura que alcana a nave central como pela harmonia e elegantes propores. A fachada ocidental, chamada Prtico Real, especialmente importante graas a uma srie de esculturas de meados do sculo XII; o prtico principal contm um magnfico relevo de Jesus Cristo glorificado; a do transepto (ou nave transversal) meridional (c. 1224-1250) organiza-se em torno a imagens do Novo Testamento, que narram o Juzo Final; enquanto que o prtico oposto, situado no lado norte, est dedicado ao Antigo Testamento e ao advento de Cristo e se destaca pela impressionante qualidade do grupo escultrico dedicado Criao. No total, o edifcio conta com mais de 150 janelas medievais com vitrais, a maioria delas do sculo XIII, que proporcionam um magnfico efeito luminoso ao interior do templo
Fachada do sul da Catedral de Notre-Dame de Chartes. A catedral foi uma das primeiras a serem construdas com estilo gtico durante o sculo XIIna Frana e em todo o Continente Europeu.

A Catedral de Notre-Dame de Amiens uma catedral gtico francesa, edificada em Amiens. Comeou a ser construda em 1220, inspirada nas catedrais de Notre-Dame de Chartres e Paris. uma das maiores catedrais gticas em Frana. As abbadas de aresta da nave central medem 42,30 metros de altura, e so as maiores abbadas de uma nave de todas as catedrais francesas cuja construo foi terminada, medidas passadas somente pela Catedral de Beauvais. Esta monumental catedral localiza-se em Amiens, a maior cidade da Picardia, no vale do Rio Somme, 100 km a norte de Paris.
Fachada principal da Catedral de Amiens, Frana.

A Catedral de Notre-Dame de Paris uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gtico. Iniciada sua construo no ano de 1163, dedicada a Maria, Me de Jesus Cristo (da o nome Notre-Dame Nossa Senhora), situa-se na praa Parvis, na pequena ilha le de la Cit em Paris, Frana, rodeada pelas guas do Rio Sena. A catedral surge intimamente ligada ideia de gtico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspiraes da sociedade da altura, a uma nova abordagem da catedral como edifcio de contacto e ascenso espiritual.

A arquitetura gtica um instrumento poderoso no seio de uma sociedade que v, no incio do sculo XI, a vida urbana transformar-se a um ritmo acelerado. A cidade ressurge com uma extrema importncia no campo poltico, no campo econmico (espelho das crescentes relaes comerciais), ascendendo tambm, por seu lado, a burguesia endinheirada e a influncia do clero urbano. Resultado disto uma substituio tambm das necessidades de construo religiosa fora das cidades, nas comunidades monsticas rurais, pelo novo smbolo da prosperidade citadina, a catedral gtica. E como reposta procura de uma nova dignidade crescente no seio de Frana, surge a Catedral de Notre-Dame de Paris.

Catedral de Estrasburgo, Frana

Catedral de Beauvais / Inacabada, Frana

GRUPO II II.1 Legende os nomes das estruturas construtivas da Ilustrao 1. [2 valores]

Arcobotante Abobada de cruzaria de ogivas e os respetivos pilares de sustentao repare-se como o peso da abbada descarrega nos pilares de sustentao Pinculo Botaru Nave Lateral

Ilustrao 1 - Construo catedral gtica

II.2 Legende a Ilustrao 2. [2 valores] Vista do interior, com as arcadas formadas pelos arcos quebrados encimados pelo trifrio e este pelas janelas clerestricas; repare-se como o peso da abbada descarrega nos pilares de sustentao. Janelas clerestricas Trifrio

Ilustrao 2 corte transversal numa catedral gtica

II.3 Observe as figuras 3 e 4 e aponte a evoluo da planta romnica para a gtica. [2 valores]

Fig. 3 Planta Catedral de Santiago de Compostela

Fig. 4 Planta Catedral de Amiens

Pg. 108, 112 do Manual 2 parte Com o gtico, a arquitetura ocidental atingiu um dos pontos culminantes da arquitetura pura. As abbadas cada vez mais elevadas e maiores, no se apoiavam em muros e paredes compactas e sim sobre pilastras ou feixes de colunas. Uma srie de suportes que eram constitudos por arcobotantes e contrafortes possuam a funo de equilibrar de modo externo o peso excessivo das abbadas. Desta forma, imensas paredes espessas foram excludas dos edifcios de gnero gtico e foram substitudas por vitrais e rosceas que iluminavam o ambiente interno. Como o estilo arquitetnico romnico era formado por pouca iluminao, os europeus buscaram o estilo francs (que uma evoluo arquitetnica da romana) para construir as novas catedrais e igrejas. Foram desenvolvidos alguns elementos que ajudaram nas construes gticas, como o arco de ogiva e a abbada de cruzaria, que tornaram-se as principais caractersticas do estilo arquitetnico. Geralmente, a fachada das estruturas gticas busca seguir a verticalidade e a leveza e no interior, busca um ambiente iluminado. 6

A planta de uma catedral com arquitetura gtica pouco diferente de uma catedral encontrada antes do surgimento do estilo gtico. Geralmente, as catedrais possuem a aparncia semelhante a uma cruz latina (crucifixo), onde situa-se a nave, os transeptos e o coro; na parte inferior da "cruz" fica localizada a nave central circundada por naves laterais; na faixa horizontal havia os transeptos e o cruzeiro; na base da nave tinha-se uma fachada principal. Existem tambm torres, porm localizadas em partes variadas. Mantm-se a planta tipo basilical, em cruz latina - cabeceira virada para este - Corpo geralmente com 3 naves - Transepto quase to largo como o corpo principal mas, em compensao, pouco ou nada saliente - A cabeceira tornou-se mais complexa, ocupando cerca de um tero da rea da igreja - os pilares das arcadas interiores aumentam em nmero e so colocados mais prximos uns dos outros pois os tramos eram retangulares (e no quadrados); - em contrapartida, ficam mais finos e altos, o que, juntamente com a maior altura dos tetos, criava a noo de verticalidade. - Nova ordenao nas paredes laterais: devido ao desaparecimento da galeria, passam a ter 3 nveis (arcadas, trifrio e janelas clerestricas); alongamento das arcadas e do clerestrio, sublinhando as linhas verticais - as janelas, mais alongadas, ocupavam toda a largura das paredes - as rosceas tornam-se imponentes, permitindo uma melhor iluminao - Alteraes nos portais: - portais talhados num corpo saliente da fachada, o qual avanava at espessura da base dos contrafortes - as arquivoltas ogivais tornam-se mais esguias, acentuado pelos gabletes (empenas decorativas, de forma triangular, que servem de moldura e remate), em que, em alguns casos, estavam contidas - Acentuao da verticalidade pelas torres sineiras, elevando-se em relao ao cruzeiro, terminando em telhados cnicos ou em flechas rendilhadas e prolongando-se em pinculos e agulhas - Decorao exterior abundante (estaturia e relevos): tmpanos, arquivoltas, colunelos, mainis, cornijas, grgulas, botarus, arcobotantes, pinculos - Interligao da catedral com o espao que a rodeia: os contrafortes afastados das paredes parecem prolongar a igreja pelo espao circundante, enquanto, no alto das torres e telhados, pinculos e flechas se perdem no cu.
GRUPO III III.1 Caraterize o gtico portugus e refira alguns modelos. [5 valores]

Introduzido no sculo XIII, domina no Sul do pas, permanecendo ligado s ordens monsticas, pelo que se implantou sobretudo nas zonas rurais e se caracteriza pela sobriedade e austeridade. - as linhas e formas so modestas e simples: igrejas de 3 naves, central mais alta, separada das colaterais por arcadas de pilares finos; a cobertura de madeira; abbadas nervuradas apenas cabeceira; 3 ou 5 capelas; abside com deambulatrio, cobertura com abbadas de arcos ogivais; frontaria de portal nico e com roscea 7

sobreposta, abrindo sobre o corpo central; transepto saliente; exteriores compactos e fechados; austeridade na decorao exterior; abside com deambulatrio; - primeiras construes gticas em Portugal: Mosteiro de Alcobaa, Claustro da S Velha de Coimbra; - Mosteiro da Batalha grande realizao arquitetnica gtica portuguesa do sc. XV (perodo mais importante do gtico portugus): Planta convencional; as naves do corpo central e do transepto so abobadadas, divididas por arcadas ogivais, apoiadas em grossos pilares, de colunelos ininterruptos da base ao capitel; uso de arcobotantes laterais, construdos sobre os telhados da cabeceira Estilo Manuelino ARQUITECTURA - Surge no reinado de D. Manuel I, a partir do sc. XV-XVI. - Estilo arquitetnico, tipicamente portugus, associado s Descobertas e Expanso Martima portuguesa. Integra-se no Gtico Final, distinguindo-se pelos elementos decorativos exuberantes (nacionalistas, martimos e naturalistas). Mantm o essencial das estruturas gticas: novos pretextos decorativos escultura gtica (sobretudo nos portais e fachadas). Afirma-se principalmente ao nvel da decorao da arquitetura: ornamentao [decorao] exuberante (quase barroca); tudo aparece representado: - nas fachadas em ornatos de ombreiras - arquivoltas dos portais - ou em arcos e pilares interiores - motivos decorativos: - naturalistas: troncos, cachos de uvas, folhas de loureiro; - de origem martima: redes, conchas, cordas, ns, algas - nacionalistas; esfera armilar, Cruz de Cristo, escudo de D. Manuel - arcos quebrados desaparecem, sendo substitudos por arcos polilobados (ferradura ou redondo) PINTURA - politica de proteo s artes, seguida por D. Manuel I. - fatores que contriburam para a evoluo da pintura no inicio de Quinhentos: importao de obras da Flandres; fixao em Portugal de pintores flamengos ou a experiencia de alguns portugueses em oficinas estrangeiras - grande produtividade; escolas regionais: Viseu, Coimbra, vora - as obras eram realizadas de forma coletiva entre mestres, artfices e aprendizes (parcerias) - especializando-se cada um no tratamento especfico de determinados elementos do quadro: a figura humana, as roupagens, os ambientes interiores, as formas arquitetnicas ou paisagens tratamento realista do retrato e das paisagens - aplicao de coloridos intensos representao minuciosa dos tecidos, tapetes, peas de ourivesaria (todo o tipo de acessrios que refletiam o requinte e cosmopolitismo/elegncia da sociedade cortes da poca) - apuramento do olhar, interesse pelo sensvel e observvel - contexto cultural: emergiu um renovado interesse no homem e na sua relao com o mundo influncia flamenga ESCULTURA Papel predominante que a ornamentao desempenhou na arte manuelina Diversidade formal e plstica no domnio da escultura. Favorveis condies de trabalho/aumento da encomenda.

Potrebbero piacerti anche