Sei sulla pagina 1di 42

Prova de Acompanhamento II / 2008

Nome: Escola: Inscrio n:

Lngua Portuguesa Literatura Brasileira Espanhol Ingls Matemtica Geografia Histria Biologia Fsica Qumica

Lngua Portuguesa
Para responder s questes de nmeros 01 a 05, leia o que se apresenta na seo Dito e Feito da revista Aventuras na Histria, edio de julho de 2008.

TEXTO I

Perder as estribeiras
Expresso surgiu nos jogos de cavalaria
1 Quando uma pessoa se descontrola ou fica momentaneamente desatinada, dizemos que ela perdeu as estribeiras. A origem dessa expresso est nos jogos europeus de cavalaria dos sculos 15 a 17. Literalmente, perder as estribeiras significava ficar sem contato com os estribos, aros que pendem de cada lado da sela do cavalo e so utilizados como ponto de apoio para o p do cavaleiro. Nas antigas corridas de argolinhas, torneios 10 em que os cavaleiros a galope precisam atingir com a ponta de uma lana as argolas penduradas em fios, perder as estribeiras desclassificava automaticamente os cavaleiros do preo. J nas corridas de cavalos sertanejas do Brasil, quem 15 cometesse esse erro era zombado e tinha que pagar a bebida dos companheiros como castigo.
Lvia Lombardo

TEXTO II

Da p virada
Era assim que se falava de uma pessoa desocupada
1 Atualmente, a expresso da p virada pode ser usada com vrios significados bem diferentes. Ela serve, por exemplo, para qualificar uma criana travessa e inquieta. Tambm se fala assim de pessoas de m ndole, que so criadoras de casos. Alm disso, a frase ainda pode servir para elogiar indivduos corajosos e competentes. Em sua origem, porm, essa frase tinha um nico significado. Uma p de pedreiro virada, voltada para o solo, um instrumento intil, sem 10 nenhuma serventia. Assim, a construo verbal era utilizada para designar indivduos vadios, sem ocupao, que no trabalhavam e, da mesma maneira que uma p virada, no serviam para nada. De acordo com o historiador Lus da Cmara 15 Cascudo (1898-1986), a expresso brasileira, e provavelmente surgiu no sculo 19.
Lvia Lombardo
1

Questo - 01

Para completar corretamente as lacunas, analise as seguintes estruturas, que, nos textos, seguem imediatamente os ttulos: Expresso surgiu nos jogos de cavalaria Era assim que se falava de uma pessoa desocupada A leitura dessas estruturas permite ao leitor supor que ser feita uma abordagem da linguagem em sua dimenso _____________. A escolha dos verbos no modo ___________ e no _____________ est coerente com a organizao global dos textos, pois a autora seleciona informaes sobre a origem das expresses, esclarecendo o sentido do seu emprego em tempos longnquos, nos sculos 15 a 19. A seqncia correta a) b) c) d) e) normativa - indicativo - futuro do pretrito. scio-histrica - subjuntivo - pretrito. scio-histrica - indicativo - pretrito. normativa - subjuntivo - pretrito. scio-histrica - subjuntivo - futuro do pretrito.

Questo - 02
Considere a contribuio das expresses Perder as estribeiras e Da p virada nas situaes apresentadas a seguir. I. II. III. A psicloga alertou os professores para as dificuldades emocionais dos alunos. Joo, por exemplo, perde as estribeiras com facilidade. Depois de tanto esperar que o gerente da loja resolvesse o problema, ela perdeu as estribeiras e fez um escndalo. Depois daquele barraco todo, ela se convenceu de que as primas eram mesmo da p virada.

Qual(is) dessas situaes se enquadra(m) nos usos previstos nos textos? a) b) c) d) e) Apenas I. Apenas I e III. Apenas II. Apenas II e III. I, II e III.

Questo - 03
Nos textos, os advrbios terminados em -mente expressam noes ou de tempo ou de modo, EXCEO DE a) b) c) d) e) momentaneamente (l. 2, texto I). Literalmente (l. 5, texto I). automaticamente (l. 14, texto I). Atualmente (l. 1, texto II). provavelmente (l. 17, texto II).

Prova de Acompanhamento II / 2008

Questo - 04
Ao esclarecer a origem da expresso Da p virada, a autora afirma: Uma p de pedreiro virada, voltada para o solo, um instrumento intil, sem nenhuma serventia. (l. 09-11) Julgue se verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a organizao dessa parte do texto. ( ) As preposies para e sem agregam ao sentido da explicao as idias de direo e ausncia, respectivamente. ( ) O segmento sem nenhuma serventia refora a avaliao negativa que intil expressa. ( ) A ltima vrgula separa termos de mesma funo sinttica. A seqncia correta a) b) c) d) e) V - V - V. F - V - F. V - F - V. V - F - F. F - F - V.

Questo - 05
No texto II, para introduzir a voz do historiador consultado pela autora, emprega-se a locuo prepositiva De acordo com (l. 15). Com esse mesmo objetivo, pode-se usar uma conjuno conformativa. Qual alternativa apresenta essa possibilidade? a) b) c) d) e) Na opinio de Lus da Cmara Cascudo. Como Lus da Cmara Cascudo declara. Em conformidade com a opinio de Lus da Cmara Cascudo. Para Lus da Cmara Cascudo. Considerada a opinio de Lus da Cmara Cascudo.

Prova de Acompanhamento II / 2008

Literatura Brasileira

H duzentos anos, fugindo invaso napolenica, chegava ao Brasil a corte portuguesa.

Os sons e a gente da capital colonial


UM DIA NO RIO DE JANEIRO QUE RECEBEU O PRNCIPE DOM JOO.
TEXTO MARY DEL PRIORE

uando os Braganas desembarcaram no Rio de Janeiro, a cidade era um dos portos coloniais mais bem localizados do mundo. As facilidades de intercmbio com a Europa, Amrica, frica, ndias Orientais e as ilhas dos mares do sul indicavam um grande elo entre o comrcio das variadas regies do globo. Apesar das fantasias sobre as belezas naturais e riquezas, para quem chegasse a esta parte do planeta a realidade se impunha rapidamente. [...] No Rio, tudo era horrivelmente sujo!, ftido e abandonado. Cercado de mangues e charcos, o burgo sofria com a falta dgua e de higiene. [...] Impressionava o nmero de negros escravos e livres circulando pelas ruas, dando aos forasteiros a impresso de ter desembarcado na frica. [...]

A repetio marcava a construo dos moradores da corte: Bem cedo, s 5 horas, comea o espetculo. Primeiro, um retumbante tiro de canho da ilha das Cobras estremece as janelas e obriga-me a despertar conquanto a escurido ainda seja total. s 5h30, um corneta da guarda policial, vizinha, soa a alvorada de maneira dissonante! Logo a seguir badalam os sinos por toda a cidade, especialmente os da Candelria, to ruidosa e demoradamente como se quisessem acordar os mortos (...). s 6 horas em ponto passam os presos a buscar gua, rangendo as correntes. Os papagaios, de que as redondezas esto cheias, soltam seus gritos estridentes e, antes mesmo das 7 horas, a ral dos cangueiros e vendilhes j est de p a tagarelar e berrar, conta-nos o viajante Ernest Ebel. [...] Sons e gente marcavam o cotidiano do qual os Braganas comearam a fazer parte em 1808.

Revista SuperInteressante, no. 251, abril 2008. p. 67.

Alm dos textos de Histria, tambm a Literatura retrata com verossimilhana o que acontecia no Brasil do sculo XIX, desde a instalao do futuro rei at o Segundo Imprio.

Prova de Acompanhamento II / 2008

Questo - 06
Um importante ofcio, na poca, era o de barbeiro, porquanto este desempenhava tambm outras funes, numa cidade carente de servios sociais. o que se observa abaixo:

No Largo do Pao um marujo que estava sentado em uma pedra junto ao mar chamou-o para que lhe fizesse a barba: mos obra, que j naquele dia no morria de fome. Todo o barbeiro tagarela, e principalmente quando tem pouco que fazer; comeou portanto a puxar conversa com o fregus. Foi a sua salvao e fortuna. [...] mestre! disse o marujo no meio da conversa, voc tambm no sangrador? Sim, eu tambm sangro... Pois olhe, voc estava bem bom, se quisesse ir conosco... para curar a gente a bordo; morre-se ali que uma praga. Homem, eu da cirurgia no entendo muito... Pois j no disse que sabe tambm sangrar? Sim... Ento j sabe at demais. No dia seguinte saiu o nosso homem pela barra fora: a fortuna tinha-lhe dado o meio, cumpria sab-lo aproveitar; de oficial de barbeiro dava um salto mortal a mdico de navio negreiro; restava unicamente saber fazer render a nova posio. Isso ficou por sua conta. Por um feliz acaso logo nos primeiros dias de viagem adoeceram dois marinheiros; chamou-se o mdico; ele fez tudo o que sabia... sangrou os doentes, e em pouco tempo estavam bons, perfeitos. Com isto ganhou imensa reputao, e comeou a ser estimado.

O texto literrio transcrito acima faz parte do romance ___________________________, crnica da coletividade urbana do Rio de Janeiro contemporneo de D. Joo VI. O barbeiro de que se fala _____________________. As palavras mos obra, que j no morria de fome referem-se a ele e so expressas em _________________.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. a) b) c) d) e) Memrias de um sargento de milcias - Jos Manoel - discurso direto Memrias pstumas de Brs Cubas - Leonardo - discurso indireto Memrias de um sargento de milcias - o padrinho de Leonardo - discurso indireto livre Memrias pstumas de Brs Cubas - Vidigal - discurso direto Memrias de um sargento de milcias - o pai de Leonardo - discurso indireto livre

Prova de Acompanhamento II / 2008

Questo - 07
Quando a corte portuguesa desembarcou no Rio de Janeiro, impressionava o nmero de negros escravos e livres circulando pelas ruas, dando aos forasteiros a impresso de ter desembarcado na frica. A literatura documenta amplamente as condies em que viveu durante muito tempo essa populao. Eis o pargrafo inicial de um conto de Machado de Assis:

PAI CONTRA ME A ESCRAVIDO levou consigo ofcios e aparelhos, como ter sucedido a outras instituies sociais. No cito alguns aparelhos seno por se ligarem a certo ofcio. Um deles era o ferro ao pescoo, outro o ferro ao p; havia tambm a mscara de folhasde-flandres. A mscara fazia perder o vcio da embriaguez aos escravos, por lhes tapar a boca. Tinha s trs buracos, dois para ver, um para respirar, e era fechada atrs da cabea por um cadeado. Com o vcio de beber, perdiam a tentao de furtar, porque geralmente era dos vintns do senhor que eles tiravam com que matar a sede, e a ficavam dois pecados extintos, e a sobriedade e a honestidade certas. Era grotesca tal mscara, mas a ordem social e humana nem sempre se alcana sem o grotesco, e alguma vez o cruel. Os funileiros as tinham penduradas, venda, na porta das lojas. Mas no cuidemos de mscaras. O ferro ao pescoo era aplicado aos escravos fujes. Imaginai uma coleira grossa, com haste grossa tambm direita ou esquerda, at o alto da cabea e fechada atrs com chave.

Revela-se a um narrador que I. II. III. IV. se posiciona vivamente contra a escravido, fornecendo detalhes sobre instrumentos de tortura. justifica os detalhes do prprio texto e inclui o leitor em seu ato de narrar. ironiza a moral dos homens e da sociedade escravagista. defende com sobriedade o princpio de que os fins no justificam os meios.

Est(o) correta(s) a(s) alternativa(s) a) b) c) d) e) I e II apenas. I e III apenas. II e III apenas. II e IV apenas. IV apenas.

Questo - 08
No conto Pai contra me, a) b) c) d) e) Cndido Neves desentende-se com a esposa Clara por causa da escrava Arminda. Cndido Neves abandona seu filho recm-nascido na Roda dos Enjeitados. Cndido Neves era o pai do beb de Arminda. o dono da escrava era o pai da criana. pegar escravos fugidos era um ofcio do tempo.

Prova de Acompanhamento II / 2008

Questo - 09
No governo de D. Joo VI, diversas medidas progressistas - a abertura dos portos, a instituio de museu, arquivo, biblioteca pblica, imprensa - contriburam para estimular a emancipao poltica do Brasil. Em meados do sculo, a literatura veio impulsionar a formao da conscincia nacional atravs da valorizao da cor local e do indianismo. Compare os dois poemas a seguir. POEMA 1 POEMA 2

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi; As aves, que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l. Nosso cu tem mais estrelas, Nossas vrzeas tm mais flores, Nossos bosques tm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, noite, Mais prazer encontro eu l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi. Minha terra tem primores, Que tais no encontro eu c; Em cismar sozinho, noite Mais prazer encontro eu l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi. [...]

[...] Minha terra l bem longe, Das bandas de onde o sol vem; Esta terra mais bonita, Mas outra eu quero bem! O sol faz l tudo em fogo, Faz em brasa toda a areia; Ningum sabe como belo Ver de tarde a papa-ceia*! Aquelas terras to grandes, To compridas como o mar, Com suas poucas palmeiras Do vontade de pensar... L todos vivem felizes, Todos danam no terreiro; A gente l no se vende Como aqui, s por dinheiro. [...] * planeta Vnus

Verifique se as afirmaes sobre os poemas so verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) No primeiro poema, o sujeito lrico encontra-se num pas europeu; no segundo, o eu lrico est exilado no continente africano. ( ) Em ambos os poemas, as oposies espaciais so enfatizadas por advrbios de lugar. ( ) Tanto em um quanto em outro, a cor local acentuada por adjetivos de conotaes visuais. ( ) Ufanismo no primeiro e denncia social no segundo situam, respectivamente, os poemas na primeira e terceira fases do romantismo brasileiro. ( ) O primeiro poema de Gonalves de Magalhes e o segundo, de Castro Alves. Ambos os textos so compostos por redondilhas maiores e apresentam rimas cruzadas.

A seqncia correta a) b) c) d) e) V - V - F - V - F. F - F - V - V - F. V - F - V - F - V. F - V - F - V - F. V - V - F - F - V.

Prova de Acompanhamento II / 2008

Questo - 10

Inaugurada em 1o de junho de 1808, com o lanamento do jornal Correio Braziliense, a imprensa estimulou a divulgao do romance em folhetim. O Guarani, por exemplo, foi escrito s pressas para o Dirio do Rio de Janeiro, entre os meses de fevereiro e abril de 1857. Leia a abertura do primeiro captulo:

PRIMEIRA PARTE

Os Aventureiros
1 Cenrio

De um dos cabeos da Serra dos rgos desliza um fio de gua que se dirige para o norte, e engrossando com os mananciais, que recebe no seu curso de dez lguas, torna-se rio caudal. o Paquequer: saltando de cascata em cascata, enroscando-se como uma serpente, vai depois se espreguiar na vrzea e embeber no Paraba, que rola majestosamente em seu vasto leito. Dir-se-ia que, vassalo e tributrio desse rei das guas, o pequeno rio, altivo e sobranceiro contra os rochedos, curva-se humildemente aos ps do suserano. Perde ento a beleza selvtica; suas ondas so calmas e serenas como as de um lago, e no se revoltam contra os barcos e as canoas que resvalam sobre elas: escravo submisso, sobre o ltego do senhor. [...] No ano da graa de 1604, o lugar que acabamos de descrever estava deserto e inculto; a cidade do Rio de Janeiro tinha-se fundado havia menos de meio sculo, e a civilizao no tivera tempo de penetrar o interior. Entretanto, via-se margem direita do rio uma casa larga e espaosa, construda sobre uma eminncia, e protegida de todos os lados por uma muralha de rocha cortada a pique.

Tendo em vista o cenrio e a seleo vocabular, a histria que se inicia, embora date de 1604, parece remontar poca _______________. Figuras como __________________________ conferem expressividade descrio do rio Paquequer. beira desse rio, ergue-se o solar de ______________, pai de ______________________.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. a) b) c) d) e) renascentista - a zoomorfizao e a sindoque - ngelo di Luca - Loredano e Lauriana medieval - a metfora e a prosopopia - Mestre Nunes - lvaro e Ceclia absolutista - a sinestesia e a personificao - Aires Gomes - Diogo e Isabel medieval - a zoomorfizao e a prosopopia - Antnio de Mariz - Diogo e Ceclia barroca - a comparao e a personificao - Mem de S - lvaro e Isabel

Prova de Acompanhamento II / 2008

***

Se voc optou por Ingls, passe para a pgina 11.

***

Espanhol
Leia o texto para responder s questes de nmeros 11 a 17.

El colibr
1 Cuando llegu a la Guayana deseaba vivamente conseguir algunas de las hermosas especies de colibres que se encuentran all. Poco tiempo despus logr ponerme en contacto con un cazador que tena una maa especial para capturar estos pjaros diminutos, y aproximadamente cada quincena me traa una jaula con cinco o seis en su interior, aleteando con tal rapidez que sonaba ms bien 5 como una jaula llena de abejas. Siempre me haban dicho que los colibres eran muy difciles de cuidar, y por lo tanto estaba muy preocupado por los cuatro primeros que consegu. Cuando estn en libertad se alimentan del nctar de las flores; suspendidos en el aire ante la flor, hincan sus largos y finos picos en ella y sorben la sustancia con sus frgiles lenguas. Naturalmente, en cautividad debe enserseles a beber una mezcla de miel y agua, con una pequea cantidad de 10 Bovril y un poco de comida de Melln. Con el calor de los trpicos esta mezcla se corta enseguida, y por lo tanto hay que dar de comer a los colibres tres veces al da. Por supuesto, el asunto consista en ensearles a comer de un tarrito de cristal, pues estaban acostumbrados a obtener su comida de una flor de vivos colores y al principio no se daban cuenta de que los potes contenan el alimento que necesitaban. 15 Cuando llegaron, los saqu uno a uno con mucho cuidado de la jaula y, sujetndolos con la mano, sumerg sus largos picos una y otra vez en un pote de miel y agua, hasta que finalmente el colibr sacaba la lengua, probaba la mezcla y entonces empezaba a soberla vidamente. Una vez bien comido, lo meta en su nueva jaula junto con uno de los potes, y luego coga un hibisco escarlata y lo pona en el pote sobre la superficie de la miel. 20 El colibr, que tena el tamao de un abejorro, se sentaba en su percha, se arreglaba las plumas con el pico y haca pequeos gorgoritos de modo complaciente. Luego despegaba de la percha y ronroneaba como un helicptero vuelta tras vuelta alrededor de la jaula, moviendo las alas tan deprisa que nada ms eran un contorno oscuro sobre su dorso. Mientras volaba acababa por ver la flor de hibisco que haba sobre el pote, se lanzaba sobre ella y acercaba su largo pico. Una vez sorbido todo el nctar de 25 la flor, segua hincando el pico y pronto lo meta entre los ptalos, llegaba a la miel que haba debajo y empezaba a beber rpidamente, suspendido an en el aire. De este modo aprenda en veinticuatro horas que el tarrito de cristal colgado de la pared de su jaula contena una abundante provisin de miel dulce, y a partir de entonces ya no tena que molestarme en ponerle una flor a modo de poste indicador. Estos pjaros diminutos se adaptaron muy bien, y al cabo de dos das se haban vuelto tan 30 mansos que cuando meta la mano en la jaula con el pote de comida no esperaban a que lo colgase de la tela metlica, sino que se arrojaban sobre l y beban mientras se lo estaba poniendo, posndose de vez en cuando sobre mis dedos para descansar y arreglarse sus brillantes plumas. Gerald DURRELL. El nuevo No. Ed. Allanguara.
hibisco: planta originaria de China, de flores grandes y vistosas de color rojo, amarillo o blanco. escarlata: color rojo, como el rojo carmes fino.
Lengua Castellana y Literatura 1. Madrid: SGEL, 2000. p. 98.
Prova de Acompanhamento II / 2008

Questo - 11
Dadas as caractersticas do texto, ele est escrito em ____ pessoa (sing.) e preponderantemente ___________. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. a) b) c) d) e) 1a 3a 1a 3a 1a narrativo descritivo dissertativo narrativo descritivo

Questo - 12
Pode-se afirmar que o autor do texto tem pelos beija-flores principalmente um sentimento de a) b) c) d) e) pena. cuidado. irritao. indiferena. posse.

Questo - 13
No enunciado [... ] y ronroneaba como un helicptero (l. 21-22), tem-se a idia de que os colibres a) b) c) d) e) faziam movimentos bruscos. circulavam desorientados em volta da gaiola. produziam um rudo similar ao de um helicptero. batiam as asas lentamente. colidiam uns com os outros na gaiola.

Questo - 14
a) b) c) d) e)

A palavra Cuando, presente no incio do 1o, 2o e 3o pargrafos, introduz uma idia de condio. tempo. finalidade. concesso. explicao.

Questo - 15
Na forma verbal sujetndolos (l. 15), a partcula destacada um pronome que se refere a a) b) c) d) e) los potes. la jaula. los picos. los colibres. la miel y agua.

10

Prova de Acompanhamento II / 2008

Questo - 16
A palavra miel (l. 9) apresenta o mesmo gnero de a) b) c) d) e) follaje. dolor. puente. viaje. leche.

Questo - 17
Marque a alternativa em que h uma seqncia de palavras que pode substituir, respectivamente, logr (l. 2), soberla (l. 17), al cabo de (l. 29), sem perda de sentido no texto. a) b) c) d) e) consegui - tomarla - al fin de gan - beberla - para gan - tomarla - hacia consegui - beberla - para llegu - tomarlo - al fin de

Prova de Acompanhamento II / 2008

11

Ingls
Para responder s questes de nmeros 11 a 17, leia o texto a seguir.

What Hooks Us. Addiction trends change over time. Heres a look at Americas biggest battles now
Substance and behavioral addictions
About 18.7 million people, or 7.7% of the population, are dependent on or abuse alcohol, and 12,000 more try it for the first time every day. Alcoholics Anonymous has 2 million members - impressive, but only a small fraction of those who need help. An estimated 3.6 million people are dependent on drugs. On average, 8,000 try them for the first time each day, and 700,000 are undergoing treatment for addiction. More than half or first-time users are female and younger than 18. Marijuana, cocaine and pain relievers are the leading drugs of abuse. There are about 71.5 million users of tobacco products in the U.S. About 23.4% of men and 18.5% of women are cigarette smokers, with cigarette use lowest in Western states and highest in the Midwest; 44.3% of young adults ages 18 to 25 use tobacco, the highest rate for any age group. Its the most widely used mood-altering drug in the world and is routinely ingested by about 80% to 90% of Americans, primarily through soda and coffee. A daily brewed cup of coffee, with 100 mg of caffeine, can lead to physical dependence. Withdrawal symptoms are experienced by 40% to 70% of those trying to quit. An addiction to food affects as many as 4 million U.S. adults and is strongly linked to depression. About 15% of mildly obese people are compulsive eaters. Compulsive eating, thought to be the most common eating disorder in America, is considered bulimia when a person induces vomiting to lose weight. Two million American adults, or 0.67% of the population, are thought to be pathological gamblers, betting money regardless of the consequences. Their moods generally follow the arc of their winning and losing. An additional 4 million to 8 million are considered problem gamblers. At least 1 in 20 Americans is a compulsive shopper, according to a Stanford University study. The addiction affects both genders almost equally. Cultural factors, like advertisings emphasis on the happiness products can bring, are thought to fuel addictive buying. About 16 million Americans suffer from compulsive sexual behavior, the least understood of all addictions. A third are women; about 60% of all sex addicts were abused in childhood. An addict is dependent on the neurochemical changes that take place during sex and is consumed by sexual thoughts. Like compulsive gambling, Internet addiction is thought to be an impulsecontrol disorder that can disrupt social relationships. There is disagreement as to whether it should be formally considered a disorder. Though substance abusers strive for abstinence, an Internet addicts goal is often to attain moderation.
Revista TIME September 10, 2007. p. 30. (adaptado)
12
Prova de Acompanhamento II / 2008

10

15

20

25

30

35

Questo - 11
A leitura do texto permite concluir que I. II. III. tanto substncias qumicas quanto determinados comportamentos podem acarretar vcios. o ttulo induz a crer que as tendncias relativas a vcios mudam ao longo do tempo. a sociedade americana pouco afetada por vcios ou hbitos de abuso.

Est(o) correta(s) a(s) alternativa(s) a) b) c) d) e) I e II apenas. I e III apenas. II apenas. III apenas. I, II e III.

Questo - 12
De acordo com o texto, coloque V (verdadeira) ou F (falsa) em cada afirmativa a seguir. ( ) A maioria dos dependentes de lcool busca tratamento ou apoio. ( ) Mais da metade dos novos usurios de drogas so mulheres e menores de 18 anos. ( ) Dentre os fumantes, quase um quarto da populao masculina faz uso de cigarro. A seqncia correta a) b) c) d) e) V - F - V. V - F - F. F - F - V. V - V - F. F - V - V.

Questo - 13
Segundo o texto, analise as afirmativas: I. II. III. Somadas, cerca de vinte mil pessoas a cada dia experimentam lcool e drogas pela primeira vez. A cafena a substncia capaz de alterar o humor mais utilizada pela populao mundial. Sintomas de abstinncia so incomuns nas pessoas que tentam abandonar a cafena.

Est(o) correta(s) a) b) c) d) e) apenas I e II. apenas I e III. apenas II. apenas III. I, II e III.

Questo - 14
Considerando o texto, analise as afirmativas: I. II. III. O vcio do jogo pode afetar, em distintos nveis de gravidade, de 6 a 10 milhes de americanos adultos. Cerca de 60% das pessoas com comportamento sexual obsessivo abusam de crianas. H controvrsia quanto a constituir ou no um distrbio o uso excessivo da internet.

Est(o) correta(s) a) b) c) d) e) apenas I e II. apenas I e III. apenas II. apenas III. I, II e III.
13

Prova de Acompanhamento II / 2008

Questo - 15
As palavras "first" (l. 2), "mildly" (l. 19), "Cultural" (l. 27) e "compulsive" (l. 30) tm em comum a(s) seguinte(s) caracterstica(s): I. II. III. a) b) c) d) e) Alteram o sentido da palavra ou expresso imediatamente subseqente a elas no texto. Expressam relaes cronolgicas ou de seqncia temporal. No tm, na funo que desempenham no texto, formas distintivas de gnero ou de nmero. I e II apenas. I e III apenas. II apenas. III apenas. I, II e III.

(So) verdadeira(s)

Questo - 16
As palavras "it" (l. 2) e "it" (l. 36) referem-se, respectivamente, aos termos: a) b) c) d) e) people (l. 1) - compulsive gambling (l. 34). population (l.1) - impulse-control disorder (l. 34-35). dependent (l. 1) - social relationships (l. 35). alcohol (l. 2) - Internet addiction (l. 34). 12,000 more (l. 2) - disagreement (l. 35).

Questo - 17
As palavras "but" (l. 3), "each" (l. 6) e "leading" (l. 8) podem ser substitudas corretamente, sem prejuzo do sentido que tm no texto, respectivamente, por a) b) c) d) e) however - all - conducting. plus - every - chief. although - every - main. despite - all - commanding. in spite of - a - central.

14

Prova de Acompanhamento II / 2008

Matemtica
Questo - 18
Um observador, com o auxlio de um teodolito (instrumento utilizado para medir ngulos), mede inicialmente o ngulo do p do edifcio A ao topo do edifcio B, como apresenta a figura. Aps, mede o ngulo do p do edifcio B ao topo do edifcio A. Sabendo-se que a distncia entre os dois edifcios de 10 3 m, pode-se afirmar que I. II. III. a soma das alturas do edifcio A e do edifcio B 40 m. a distncia entre os topos dos edifcios de 10 7 m. a altura do edifcio A de 30 m.
Edifcio B

Edifcio A

Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s) a) b) c) d) e) I apenas. II apenas. I e II apenas. III apenas. I, II e III.

30

60 10 3 m

Questo - 19
Sabendo-se que o conjunto imagem da funo f(x) = a + b senx, com b > 0, o intervalo fechado [3, 5], correto afirmar que os valores de a e b so, respectivamente, a) b) c) d) e) 4e1 3e5 5e3 1e4 7e6

Prova de Acompanhamento II / 2008

15

Questo - 20
Um pintor foi contratado para pintar uma casa nos dez dias que antecedem o Natal. O proprietrio da casa ofereceu R$ 2,00 no primeiro dia e, nos dias seguintes, o dobro do que o pintor recebera no dia anterior. O pintor recusou a proposta, pois achou que o valor era muito baixo. Se ele tivesse aceitado a proposta, ele receberia pelos dez dias de trabalho a) b) c) d) e) R$ 110,00 R$ 220,00 R$ 1.024,00 R$ 2.046,00 R$ 2.048,00

Questo - 21
A soma das solues da equao 2 -1 2 1 igual a a) b) c) d) e) -1 0 1/4 1/2 1 3 2 3 -2 x 0 0 0 -2 0 0 4x =-7

Questo - 22
No cdigo Morse, as letras so ponto e trao. Pode-se afirmar que o nmero de palavras de at 5 letras que podem ser formadas, igual a a) b) c) d) e) 10 20 32 41 62

16

Prova de Acompanhamento II / 2008

Geografia
Questo - 23
Observe a figura:
CEI BIRD OMC organizaes econmicas internacionais G8 APEC Mercosul Unio Europia FMI OPEP

As organizaes econmicas internacionais identificadas na figura podem ser agrupadas em: I. II. III. blocos econmicos regionais, cujo objetivo principal a integrao econmica entre os pases membros. agncias especializadas que tm como metas principais prestar assistncia e promover o desenvolvimento econmico e social dos pases membros. organizaes que renem naes com a mesma base econmica, como o caso do petrleo para os pases membros da OPEP e do G8 para os pases mais ricos e industrializados do mundo.

Est(o) correta(s) a) b) c) d) e) apenas I. apenas III. apenas I e II. apenas II e III. I, II e III.

Questo - 24
O ndice de transnacionalidade calculado sobre o patrimnio, as vendas e os empregados fora do pas em relao ao total da empresa. ndice de transnacionalidade das 5 maiores corporaes transnacionais Corporao Vodafone General Eletric Exxon Mobil Vivendi Universal General Motors Pas de origem Reino Unido Estados Unidos Estados Unidos Frana Estados Unidos ndice (%) 81,4 40,3 67,7 59,7 31,2

UNCIAD World Investment Report 2002. (adaptado)

A partir do enunciado e da tabela do ndice de transnacionalidade, possvel inferir: a) b) c) d) e) Quanto mais a empresa concentra suas atividades fora do pas de origem, mais ela transnacionalizada. A transnacionalizao integra o fluxo de capitais e incentiva o crescimento de pequenas e mdias empresas de pases pobres. O mundo globalizado padroniza as relaes comerciais e diminui a competitividade entre pequenas e grandes empresas. A facilidade de deslocamento de mercadorias, capitais e informaes ameniza as desigualdades sociais entre pases ricos e pobres. Os maiores ndices de transnacionalidade concentram-se nas corporaes dos pases emergentes.
17

Prova de Acompanhamento II / 2008

Questo - 25
Leia o texto e observe a charge: A organizao poltica do espao mundial atual uma herana dos episdios ocorridos aps a II Guerra Mundial e dos fatos que marcaram o final dos anos 1980 e 1990, conduzindo os pases a uma reordenao da geopoltica e, conseqentemente, vigncia de uma nova ordem mundial. As mudanas na delimitao espacial verificadas no continente europeu um exemplo de transformao espacial que pode acontecer em qualquer parte do planeta em decorrncia do plano geopoltico dos estados-naes que levam, inevitavelmente, remodelao nos limites fronteirios.

ZIRALDO. As melhores tiradas do Menino Maluquinho. So Paulo: Melhoramentos, 2000. p. 30.

Assinale a alternativa que engloba tanto o pensamento do texto quanto o da charge. a) b) c) d) e) A atual fase de integrao entre as pores ocidental e oriental da Europa eliminou os contrastes socioeconmicos existentes entre elas. Os problemas de delimitao de fronteiras so cada vez mais freqentes entre os pases tanto da parte ocidental como da parte oriental da Europa. A organizao do espao decorre das metas e estratgias poltico-sociais internas concebidas pelos pases dominantes e das suas relaes no mbito internacional em um determinado momento histrico. As fronteiras polticas so estticas, mas o domnio dos EUA sobre os demais pases do mundo ideolgico e econmico. A diversidade tnica que criava impasses regionais na busca de autonomia poltica e na delimitao de fronteiras foi superada pela unidade cultural promovida pelo cinema norte-americano.

Questo - 26
Turbulncia global - medida que a crise vai se tornando mais grave, surgem informaes, em todos os continentes, sobre empresas com problemas devido crise global iniciada nos Estados Unidos.
(Jornal Zero Hora, 11 de outubro de 2008, p. 12.)

Sobre o mercado de capitais, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) nas afirmativas a seguir. ( ) Os investimentos ou capitais produtivos dinamizam a economia e geram benefcios sociedade. ( ) Os capitais especulativos aplicados em fundos de investimentos ou em aes concentram os lucros e geram menos benefcios sociedade, podendo ser transferidos a qualquer momento para outros mercados mais atraentes. ( ) A integrao econmica pode ser percebida tambm sob um ponto de vista negativo, pois crise econmica e aumento dos juros e preos em qualquer pas economicamente importante se refletem, de imediato, no restante do mundo. A seqncia correta a) b) c) d) e)
18

V - F - F. V - V - V. V - V - F. F - V - F. F - F - V.
Prova de Acompanhamento II / 2008

Questo - 27
Leia o texto e observe a charge: Notcias recentes divulgam que a China atua com xito em silvicultura tanto no pas como no estrangeiro. As estatsticas mostram que o reflorestamento artificial desse pas chegou a um total de 53,65 milhes de hectares, gerando milhares de empregos. J o Brasil alcanou, com base no setor florestal, um faturamento de 27,8 bilhes de dlares em 2005, representando 3,5 do seu produto interno bruto (PIB). Estima-se que a oferta de empregos diretos e indiretos beneficiou 6,5 milhes de pessoas. O Estado do Rio Grande do Sul vem incentivando a criao e organizao de uma cadeia produtiva no setor de madeiras. Pretende aumentar para 400 mil os empregos diretos e indiretos no setor, envolvendo o manejo das florestas, a indstria moveleira e de celulose e toda cadeia com origem na silvicultura.
www.ecoeco.org.br e www.portuguese.cri.ch - acessados em 29/10/2008 (adaptado)

www.ufrgs.br/comunicacaosocial/jornaldauniversidade/ N_96_Central1_3.htm - acesso em 12.11.08.

Confrontando-se as informaes do texto com as da charge, conclui-se que a) b) c) d) e) a charge contradiz o texto ao mostrar que, em algumas regies do mundo, a exemplo do Rio Grande do Sul, a silvicultura provoca o xodo rural, enquanto, na China e no restante do Brasil, promove novos empregos. o texto mostra o cotidiano do trabalhador e a charge evidencia a cadeia produtiva da biodiversidade. a charge e o texto abordam, a respeito da silvicultura, realidades distintas, sem relao entre si. a charge mostra a possvel perda da biodiversidade com a introduo da silvicultura e o texto evidencia o ganho social por meio da criao de novos empregos. o texto e a charge defendem a silvicultura para a manuteno da biodiversidade no mundo.

Questo - 28
De recurso infinito, a gua se tornou, no sculo XXI, um bem precioso e, em algumas regies, um recurso escasso. No mundo atual, a disponibilidade de gua potvel tem sido dificultada pelo(a) a) b) c) d) e) uso indiscriminado dos cursos de gua em funo da atividade pesqueira, essencial para a sobrevivncia dos pases tropicais. retirada da cobertura vegetal e impermeabilizao dos solos devido crescente urbanizao que diminui a infiltrao da gua no solo. reduo da evaporao e do aquecimento na atmosfera. sucesso de guerras entre judeus e palestinos, provocadas pelas disputas de regies ricas em recursos hdricos no Oriente Mdio. permanncia da situao colonial nos pases pobres, que consideram irrelevante a preocupao com as questes ambientais.
19

Prova de Acompanhamento II / 2008

Questo - 29
Observe o mapa:

MORAES, P. R. Geografia: Geral e do Brasil. 2a Ed. So Paulo: HARBRA, 2003. p. 625.

Sobre as principais reas na organizao espacial da indstria norte-americana, correto afirmar: I. II. III. A regio dos Grandes Lagos concentra plos de indstrias tradicionais revitalizadas com inovaes e tecnologia. O Sun Belt (Cinturo do Sol) desenvolveu-se pela costa oeste e pelo sul do pas, tendo como base a indstria area, militar e espacial. O Vale do Silcio integra o Sun Belt (Cinturo do Sol) e concentra grande parte da indstria de informtica e eletrnica.

Est(o) correta(s) a) b) c) d) e) apenas I e II. apenas II e III. apenas II. apenas III. I, II e III.

20

Prova de Acompanhamento II / 2008

Questo - 30
Observe o grfico, que representa diferentes condies para o intemperismo.

Com base no grfico, avalie as afirmativas a seguir. I. II. III. O intemperismo fsico predomina nas reas onde a temperatura e a precipitao pluvial so baixas. Quanto menor a disponibilidade de gua (precipitao pluvial), mais completo e mais intenso ser o intemperismo qumico. Temperatura e precipitao pluvial altas favorecem o intemperismo qumico.

Est(o) correta(s) a) b) c) d) e) apenas I. apenas II. apenas I e III. apenas II e III. I, II e III.

TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. So Paulo: Oficina de Textos, 2003. p. 153. (adapatado)

Histria
Questo 31
ASSERO
Na atualidade, a produo do conhecimento histrico caracteriza-se pela utilizao de um conjunto de perspectivas tericas que incluem, fundamentalmente, conceitos, como cincia social, processos, relaes, tempo e espao,

RAZO
o objetivo central da Histria a compreenso dos diferentes processos e sujeitos histricos e o entendimento das relaes que se estabelecem entre os grupos humanos nos diferentes espaos e tempos - sempre a partir de uma efetiva dimenso de contemporaneidade.

PORQUE

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Assero verdadeira, razo verdadeira, mas a razo no justifica a assero. Assero verdadeira, razo verdadeira, e a razo justifica a assero. Assero verdadeira, razo falsa. Assero falsa, razo verdadeira. Assero e razo falsas.

Prova de Acompanhamento II / 2008

21

Questo - 32

Mesoamrica

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/16/Mesoam%C3%A9rica.png

Crescente Frtil

http://1.bp.blogspot.com/_ebt6Fk7zmAI/RwlXZB79JpI/AAAAAAAAACU/OiuYE2iw8Gw/s1600/ CrescenteFertil.png

Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmativas que constituem caractersticas comuns dessas duas importantes regies culturais. ( ( ( ( a) b) c) d) e)
22

) ) ) )

presena de povos sedentrios com regies de grande urbanizao desenvolvimento da agricultura e das tcnicas de irrigao arquitetura monumental com edifcios, templos e pirmides uso generalizado de alfabetos que comprovam as intensas influncias culturais recprocas V - F - F - V. V - F - V - F. F - V - F - F. V - V - V - F. F - V - F - V.
Prova de Acompanhamento II / 2008

A seqncia correta

Questo - 33
Em pleno sculo XXI, as comunidades indgenas brasileiras ainda no tiveram o efetivo reconhecimento dos seus direitos. Em 2008, as discusses e os conflitos em torno da demarcao da reserva indgena Raposa Serra do Sol, em Roraima, demonstram que a) b) c) d) e) o Estado brasileiro e os seus poderes constitudos esto tornando efetivos os princpios da Declarao de Direitos dos Povos Indgenas, aprovada na ONU em 2007. h o reconhecimento nacional de que os indgenas preservam o meio ambiente diante da devastao predatria promovida pelo latifndio e pelo agronegcio. a ocupao privada e indiscriminada de terras para aumentar a produo agrcola e pecuria pode justificar as restries aos direitos dos povos indgenas e a predao ambiental. inexistem desconfianas quanto ao fato de os indgenas serem reconhecidos como brasileiros que defendem a soberania nacional, mesmo ocupando vastas regies de fronteiras. a atual Constituio brasileira no garante o reconhecimento aos ndios de sua organizao social, costumes e tradies, deixando aos antroplogos a tarefa de atestarem o carter de povos originrios.

Questo - 34
Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das alternativas a seguir sobre a Idade Mdia. ( ) O Imprio Bizantino, alm de sobreviver em um milnio queda do Imprio Romano do Ocidente, tinha em sua capital, Constantinopla, um dos principais centros comerciais e culturais do mundo medieval. ( ) O Imprio Carolngio destacou-se por adotar e defender a religio crist na Alta Idade Mdia europia e teve em Carlos Magno o seu mais importante rei que, embora guerreiro, incentivou a atividade intelectual do denominado "Renascimento Carolngio". ( ) O feudalismo foi um sistema de organizao poltica, social e econmica caracterizado pela centralizao do poder na pessoa do rei, pela sociedade cada vez mais concentrada nos ncleos urbanos denominados burgos e por uma classe burguesa em crescente ascenso. ( ) A expanso do Isl no afetou a vida da Europa crist porque, durante dois sculos, os papas promoveram as Cruzadas, guerras para combater os muulmanos e mant-los longe das fronteiras europias. A seqncia correta a) b) c) d) e) F - V - F - V. F - F - V - F. V - V - F - V. V - F - V - F. V - V - F - F.

Prova de Acompanhamento II / 2008

23

Questo - 35

Apoio aos negcios da burguesia

Estado absolutista

O Estado sustenta os nobres pagando-lhes rendas

MEIOS * Barreiras alfandegrias * Estmulo exportao martima e colonial * Aumento da populao * Incentivo s manufaturas
www.colegiosaofrancisco.com.br (adaptado)

OBJETIVOS * Reforo do poder do Estado nacional * Metalismo: entesouramento de metais preciosos * Busca de balana comercial favorvel (exportaes > importaes)

No contexto da Europa do Antigo Regime, a palavra ou expresso que preenche corretamente a lacuna do grfico a) b) c) d) e) Mercantilismo. Revoluo Industrial. Liberalismo. Capitalismo concorrencial. Nacionalismo.

Questo - 36
Nessa representao, em que o Terceiro Estado carrega o Clero e a Burguesia nas costas, h referncia ao contexto revolucionrio da segunda metade do sculo XVIII, que desencadeou a ____________________ na Europa e os movimentos de carter social na Amrica, como a __________________________, que provocou, no Brasil colnia, o enforcamento de quatro lderes negros e mulatos e a rebelio de escravos negros na colnia francesa de So Domingos, que resultou na independncia do(a) _______________________, a segunda repblica da Amrica e a primeira repblica racial, onde os negros negaram-se a admitir a presena dos brancos europeus. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. a) b) c) d) e)
http://upload.wikimedia.org
24
Prova de Acompanhamento II / 2008

Revoluo Inglesa - Conjurao Mineira - Mxico Guerra dos Sete Anos - Revolta de Felipe dos Santos Guiana Francesa Revoluo Burguesa - Insurreio Pernambucana - Quilombo dos Palmares Guerra Franco-Inglesa - Confederao do Equador Repblica Dominicana Revoluo Francesa - Conjurao Baiana - Haiti

Questo - 37
A independncia dos Estados Unidos da Amrica, a emancipao poltica do Brasil, a independncia da Amrica colonial espanhola e o conseqente surgimento dos Estados nacionais hispano-americanos esto relacionados com a) b) c) d) e) a crise do sistema colonial e a construo do sistema capitalista mundial. as presses da Inglaterra para liberalizar o comrcio e libertar os escravos negros. as ameaas de guerra dos Estados Unidos contra as metrpoles europias que haviam perdido suas colnias. o enfraquecimento das metrpoles que no fizeram sua revoluo industrial e burguesa. as necessidades do capitalismo industrial de recolonizar de forma branda as regies recm-emancipadas.

Biologia
Questo - 38
Sobre a organizao morfolgica e funcional dos animais referente estruturao, sustentao e movimento corporal, assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Os Cnidaria apresentam estruturas duras e rgidas no corpo, ou seja, os nematocistos, que possibilitam movimentos rpidos de deslocamento. Platyhelminthes diferem dos Nematoda por apresentarem mesoderma e celoma. Annelida e Arthropoda compartilham caractersticas semelhantes, como a segmentao corporal e o exoesqueleto. Filos com representantes ssseis (fixos em substrato) geralmente apresentam simetria radial. Filos com representantes mveis (de vida livre), como os Mollusca e os Echinoderma, apresentam um sistema ambulacral que auxilia na locomoo.

Questo - 39
Analise as sentenas a seguir, considerando a reproduo dos Chordata. I. II. III. Mamferos e peixes cartilaginosos so grupos de vertebrados que apresentam espcies ovparas, destacandose, no entanto, por apresentar tambm espcies vivparas e/ou ovovivparas. Anfbios, rpteis e aves possuem ovo amnitico. Os filhotes dos mamferos placentrios completam o desenvolvimento embrionrio no interior do tero materno.

Est(o) correta(s) a) b) c) d) e) apenas I. apenas II. apenas I e III. apenas II e III. I, II e III.

Prova de Acompanhamento II / 2008

25

Questo - 40
A respeito da nutrio humana, alimentos e sade, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) nas afirmativas a seguir. ( ) Protenas e aminocidos so nutrientes importantes na estrutura corporal humana, sendo encontrados em abundncia na carne e no leite. ( ) Acares e gorduras so nutrientes essencialmente estruturais, mas podem desempenhar papel energtico s vezes, caso o corpo necessite desses nutrientes. ( ) As vitaminas A, C e D, quando no-ingeridas adequadamente, esto relacionadas com as ocorrncias de cegueira noturna, escorbuto e fragilidade ssea, respectivamente. ( ) O clcio, um sal mineral, importante na composio sangunea, estando presente no sal de cozinha. A seqncia correta a) b) c) d) e) F - F - V - F. V - F - V - F. F - V - F - V. V - V - F - F. V - V - V - V.

Questo - 41
De uma atividade fsica que envolve o ato de elevar a perna participam diferentes sistemas, tecidos e clulas. Considerando essa informao, analise as afirmativas: I. II. III. O encfalo, situado no Sistema Nervoso Central, pode coordenar a ao de elevar a perna atravs de impulsos nervosos que viajam, por meio de nervos motores, at os msculos estriados esquelticos. Independente dessa atividade fsica, as batidas involuntrias do corao so controladas pelo Sistema Nervoso Perifrico autnomo, atravs de nervos motores e gnglios. O reflexo patelar poderia ser responsvel pela elevao da perna, que ocorreria com a participao da medula espinal, atravs de neurnios sensitivos e motores que conduziriam os impulsos nervosos.

Est(o) correta(s) a) b) c) d) e) apenas I. apenas II. apenas III. apenas I e II. I, II e III.

Questo - 42
Analise as afirmativas a seguir, considerando a reproduo humana. I. II. III. IV. O hormnio secretado nos testculos e responsvel por caractersticas, como voz grossa e crescimento de barba no homem, a testosterona. O hormnio secretado principalmente aps a ovulao na mulher, o qual auxilia no desenvolvimento do tero visando gestao, o estrgeno. O uso de preservativo, ou camisinha, um mtodo anticoncepcional eficaz, agindo tambm na preveno de doenas sexualmente transmissveis, como a AIDS. A plula anticoncepcional consiste geralmente de uma mistura de hormnios sintticos (progesterona e estrgeno), que inibem a secreo de FSH e LH pela hipfise, impedindo a ovulao.

Esto corretas a) b) c) d) e)
26

apenas I e II. apenas II e III. apenas I, II e IV. apenas I, III e IV. apenas III e IV.
Prova de Acompanhamento II / 2008

Fsica
Questo - 43
Relacione a propriedade fsica da primeira coluna com o fenmeno descrito na segunda coluna. I. II. III. Tenso Superficial Capilaridade Viscosidade ( ) Um mosquito pousa sobre a superfcie de um lago de guas calmas. ( ) Num tubo em U, um dos ramos tem dimetro interno menor do que 1 mm, e a gua no alcana o mesmo nvel nos dois ramos. ( ) Nas mesmas condies, o escoamento de uma poro de gua se d mais rapidamente que o escoamento de igual poro de mel.

A seqncia correta a) b) c) d) e) III - I - II. I - II - III. III - II - I. II - III - I. I - III - II.

Questo - 44
O calor especfico da gua o dobro do calor especfico do lcool etlico. Se no h perda de energia, a mistura de 100 g de lcool etlico a 80 oC com 200 g de gua a 30 oC tem, no equilbrio, uma temperatura Celsius de a) b) c) d) e) 13,3. 25. 40. 46,7. 70.

Questo - 45
Duas amostras, uma de hidrognio e outra de oxignio, ocupam volumes idnticos, esto mesma temperatura e tm o mesmo nmero de molculas. As duas amostras tm comportamento de gs ideal. Considerando as informaes, analise as afirmativas: I. II. III. O mdulo da velocidade mdia das molculas de hidrognio maior do que o mdulo da velocidade mdia das molculas de oxignio. A energia interna da amostra de oxignio maior do que a energia interna da amostra de hidrognio. As presses dos dois gases so iguais.

Est(o) correta(s) a) b) c) d) e) apenas II. apenas III. apenas I e II. apenas I e III. I, II e III.

Prova de Acompanhamento II / 2008

27

Questo - 46
A figura representa um processo cclico de um gs ideal no diagrama Presso x Volume. Sobre esse processo, so feitas as afirmativas: I. II. III. O ciclo corresponde a um refrigerador se for percorrido de A B C A. A variao na energia interna do gs, quando ele passa do estado A para o estado C, maior no processo direto 1 do que no processo indireto 2. O trabalho realizado pelo gs no processo direto A B de 2 x 105 J.

P (10 N/m )

2 1 1

0
Est(o) correta(s) a) b) c) d) e) apenas I. apenas II. apenas III. apenas I e II. apenas I e III.

V (m )

Questo - 47

20 cm

20 cm

A figura representa uma onda se propagando para a direita ao longo de uma corda com velocidade de mdulo 1 m/s num dado referencial. Nesse mesmo referencial, o mdulo da velocidade instantnea do ponto P da corda, em m/s, a) b) c) d) e) zero. 0,2. 0,5. 1,0. 2,0.

28

Prova de Acompanhamento II / 2008

Qumica
TRANSFORMAES QUMICAS NA ATMOSFERA A atmosfera terrestre pode ser considerada um grande reator qumico. Esse reator contm, alm de oxignio, que um composto altamente reativo, diversos compostos em pequena concentrao, os quais podem atuar como reagentes e/ou catalisadores, e a luz solar, como fonte de energia. A entrada de espcies poluentes na atmosfera, como NO, NO2, NH3 e SO2, modifica suas propriedades fsico-qumicas. Ao chegar atmosfera, estes compostos comeam imediatamente a sofrer reaes qumicas transformando-se em espcies mais solveis em gua, retornando crosta terrestre por processos como a chuva.
ROCHA, J. C.; ROSA, A. H.; CARDOSO, A. A. Introduo Qumica Ambiental. Porto Alegre: Artmed, 2004. (adaptado)

Questo - 48
Na atmosfera, o xido ntrico (NO) um gs presente prximo de reas em que ocorrem os processos de combusto. A reao que representa a formao do NO (g), a partir do N2 (g) e O2 (g), :

N2 (g)

O2 (g)

2NO (g)

As constantes de equilbrio Kp foram determinadas em duas temperaturas e so apresentadas na tabela Temperatura (oC) 25 1.727 Kp 5,0x10-31 3,2x10-5

Sobre o equilbrio da reao citada acima, so feitas as seguintes afirmaes: I. II. III. A reao endotrmica. A quantidade de NO (g) formada maior na temperatura de 25C do que na de 1.727C. O aumento da presso sobre o sistema desloca o equilbrio no sentido de formao do NO (g).

Est(o) correta(s) a) b) c) d) e) apenas I. apenas II. apenas III. apenas I e II. apenas I e III.

Prova de Acompanhamento II / 2008

29

Questo - 49
Uma importante cidade do Brasil responsvel pela emisso, a cada segundo, de 9,2 kg de NO2 (g) para a atmosfera, proveniente de veculos automotores. O nmero de molculas de NO2 (g) liberadas para a atmosfera, por segundo, aproximadamente a) b) c) d) e) 0,03x1023 6,02x1023 0,03x1026 6,02x1025 1,20x1026

Questo - 50
Na atmosfera, as molculas de NO (g) tm um tempo de vida curto, pois reagem rapidamente com o O2 (g) produzindo dixido de nitrognio (NO2 (g)), segundo a reao

NO(g)

1 O 2 2 (g)

NO2 (g)

Substncia NO (g) NO2 (g) O2 (g)

Hof, 25oC
(kJ mol-1) 90,25 0,00 33,20

A reao acima _______________, e a variao de entalpia padro (H) da reao, em kJ mol-1, ________. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. a) b) c) d) e) exotrmica exotrmica exotrmica endotrmica endotrmica ; - 114,10 ; - 57,05 ; - 5,70 ; + 57,05 ; + 114,10

Questo - 51
O poluente dixido de enxofre (SO2 (g)) pode causar chuva cida na atmosfera, devido formao de cido sulfrico (H2SO4 (aq)). Uma amostra de 25 mL de soluo de H2SO4 foi titulada com 25 mL de soluo 1M de NaOH:

2 NaOH

H2SO4

Na2SO4

2 H2O

A massa, em gramas, de H2SO4 que deve ser utilizada para se prepararem 2 L da soluo cida mencionada acima , aproximadamente, 9,8 19,6 49 98 196
Prova de Acompanhamento II / 2008

a) b) c) d) e)
30

Questo - 52
O cido sulfuroso (H2SO3) reage com o oxignio na atmosfera produzindo cido sulfrico:

H2SO3 (g)

1 O 2 2 (g)

H2SO4 (g)

A velocidade dessa reao aumentada 100 vezes na presena do catalisador Fe+3, presente na matria particulada da atmosfera. Analise o grfico que representa a reao citada:

Entalpia I II H2SO3 1 O 2 2 H2SO4 Caminho I - Sem Fe


+3 +3

Caminho II - Com Fe

Caminhos da reao

Sobre os caminhos I e II, so feitas as seguintes afirmaes: I. II. III. Tm os mesmos complexos ativados. Possuem diferentes energias de ativao. Tm diferentes entalpias de reao.

Est(o) correta(s) a) b) c) d) e) apenas I. apenas II. apenas III. apenas I e II. apenas I e III.

Prova de Acompanhamento II / 2008

31

32

Prova de Acompanhamento II / 2008

Prova de Acompanhamento II / 2008

Nome: Escola: Inscrio n:

Alemo
Leia o texto para responder s questes de nmeros 11 a 17.

Selbst gemacht
Ein Kleid nhen, ein Sportgert bauen, einen Tisch schreinern - wer kann das schon? Sina, Felix und Sven zum Beispiel! An ihren Schulen wird das Interesse fr ein Handwerk untersttzt. Selbst genht Sina, 18 Jahre, mchte Modedesignerin werden. Seit 4 Jahren interessiert sich die Schlerin fr Mode. Das Nhen hat sie sich selber beigebracht. Unter dem Dach ihres Elternhauses hat Sina sich ein kleines Atelier eingerichtet. Neben der Nhmaschine hngen einige Skizzen an der Wand: Zeichnungen von Modellen in eleganten Kleidern mit raffinierten Details. In einer anderen Ecke des Raumes steht ein Garderobenstnder. Dort hngen Abendkleider, die als Jahresarbeit an der Schule entstanden sind. Die Kleider tragen so schne Namen, wie "Ein Hauch von Venedig, "Indische Klnge oder "Das Feuer von Brasilien. 1

10

Selbst gebaut Die Spitze war das schwerste. Dort, wo sich das Holz an einem Ende leicht nach oben krmmt, ist die schwchste Stelle der Konstruktion. "Damit man das Holz biegen kann, muss man es sechs Stunden in Wasser trnken. Dann kommt es in eine Rhre und wird mit Wasserdampf erhitzt. Den Rest macht eine Schablone. Sie bringt das warme und weiche Holz in Form, erzhlt Felix, 18 Jahre. Der Schler baute sich Telemarkskier. Der Telemarkski ist ein besonders breiter Ski. Eine Urform der heutigen Modelle, die aus Norwegen stammt. "Als Jahresarbeit an meiner Schule wollte ich unbedingt etwas Praktisches machen. Etwas, an dem ich auch spter noch Spa habe, erklrt er sein Projekt. Selbst geschreinert "Nein, Tischler wollte ich nicht werden, obwohl mir das Schreinern Spa macht, sagt Sven, 22 Jahre. Ausprobieren konnte er das Handwerk an seiner Schule. Dort gehrt das Schreinern von Mbelstcken zum Stundenplan. Aus dieser Zeit stammt auch der Couchtisch, den Sven selbst entworfen und gebaut hat. Heute hat das moderne Mbelstck einen Ehrenplatz in seinem Zimmer. Natrlich ist es einfacher, einen Tisch in einem Geschft zu kaufen, sieht er ein. Doch wenn man etwas Spezielles sucht, ist es meistens schwer, dieses auch zu finden.
http://www.juma.de/2006/j1_06/druck/dselbst.htm - acesso em 10/07/2008. (adaptado)

15

20

25

30

Questo - 11
De acordo com o texto, coloque V (verdadeira) ou F (falsa) nas afirmaes a seguir. ( ( ( ( ) ) ) ) Sina aprendeu a costurar na escola. Felix construiu um relgio de madeira. Sven tornou-se um marceneiro de sucesso. Das Feuer von Brasilien o nome dado a um vestido de gala.

A seqncia correta a) b) c) d) e) F - F - F - F. F - V - F - V. V - F - V - F. V - V - V - F. F - F - F - V.

Questo - 12
O objetivo principal do texto a) b) c) d) e) divulgar a alta costura realizada por alunos nas escolas. divulgar alguns trabalhos finais dos alunos por meio de exposies. analisar o efeito das disciplinas extracurriculares. incentivar o interesse dos alunos por uma profisso. relatar o sucesso e o fracasso dos projetos de alguns alunos.

Questo - 13
Na frase "Den Rest macht eine Schablone" (l. 17-18), a palavra sublinhada refere-se a uma espcie de a) b) c) d) e) mquina. madeira. modelo. chapa. cano.

Questo - 14
Na frase "Die Spitze war das schwerste (l.14), a palavra sublinhada significa a) b) c) d) e) difcil. pesado. fraco. importante. demorado.

Questo - 15
Segundo o texto, analise as afirmaes: I. Na escola de Sven, marcenaria disciplina obrigatria. II. Sina instalou um ateli de costura na casa dos pais. III. Felix especializou-se na construo de aparelhos de esporte de inverno. Est(o) correta(s) a) b) c) d) e) apenas I. apenas I e II. apenas III. apenas II e III. I, II e III.
2

Questo - 16
Na frase "Dort, wo sich das Holz an einem Ende leicht nach oben krmmt" (l.14-15), a palavra sublinhada pode ser substituda, sem alterao de sentido, por a) b) c) d) e) zielt. bewegt. beugt. zeigt. spaltet.

Questo - 17
Assinale a alternativa que apresenta a relao INCORRETA das formas do comparativo ou do superlativo. a) b) c) d) e) leicht - leichter - am leichsten schwer - schwerer - am schwersten warm - wrmer - am wrmsten einfach - einfacher - am einfachsten hoch - hcher - am hchsten

Prova de Acompanhamento II / 2008

Nome: Escola: Inscrio n:

Francs
Leia o texto I para responder s questes de nmeros 11 a 13.

TEXTO I

qui appartient la Lune?


1 Il existe un Trait de lespace qui stipule que les nations ne peuvent pas sapproprier les astres situs au-del de latmosphre terrestre. Un autre trait, le Trait de la Lune, interdit lexploitation 5 des ressources que recle notre satellite naturel. Les chantillons ramens par les astronautes des missions Apollo ont rvl que la Lune est parseme dhlium-3. Rarissime sur Terre, cet hlium est constitu de particules provenant du Soleil. Selon bien 10 des scientifiques, lhlium-3 pourrait tre le combustible de lavenir : ses atomes permettraient de produire des quantits phnomnales dnergie. Mais la technologie permettant deffectuer cette fusion nest pas encore au point.
www.cybersciences.com

21 juilet 1969, lhomme marche sur la Lune

Questo - 11
pergunta qui appartient la Lune? a melhor resposta a) b) c) d) e) misso Apollo. Ao Tratado do espao. Aos americanos. A ningum. Ao Tratado da Lua.

Questo - 12
O segmento notre satellite naturel (l. 5) refere-se a a) b) c) d) e) Lune (ttulo e l. 4). espace (l. 1). Terre (l. 8). atmosphre terrestre (l. 3). Soleil (l. 9).

Questo - 13
O hlio-3 tem sua origem no(a) _______. Ele pouco comum no(a) ________ e muito presente no(a)______. Complete as lacunas. a) b) c) d) e) Terre Soleil Terre Soleil Lune Soleil Lune Lune Terre Soleil Lune Terre Soleil Lune Terre

Leia o texto II para responder s questes de nmeros 14 a 17.

TEXTO II

Une fte, une histoire et un gteau


1 Epiphanie est un mot dorigine grecque qui signifie "apparition". Epiphanie est aussi une fte. Elle symbolise larrive de Melchior, Gaspar et Balthazar tout prs de lEnfant Jsus. Ces hommes taient 5 des mages, et ils observaient les toiles. Un jour, ils ont vu une toile diffrente des autres et elle les a conduit l'table o Jsus est n. Cette fte chrtienne, qui a lieu le 6 janvier, fait allusion la prsentation de Jsus aux trois rois 10 mages... Pour la clbrer, les franais mangent la galette des rois qui peut tre trouve dans les boulangeries seulement pendant cette priode : ce gteau est traditionnellement vendu et consomm quelques 15 jours avant et aprs cette date. Cette tradition remonte lpoque de la Rome antique.
http://fr.wikipedia.org/

Questo - 14
Observe os fragmentos seguintes: I. II. III. IV. Ces hommes taient des mages (l. 4-5) ils observaient les toiles (l. 5) ils ont vu une toile diffrente des autres (l. 6) o Jsus est n (l. 7)

NO faz(em) referncia a Melchior, Gaspar e Balthazar (l. 3): a) b) c) d) e) I e II apenas. II e III apenas. III apenas. I e IV apenas. IV apenas.
2

Questo - 15
Segundo o texto, durante a Epifania, pode-se encontrar la galette des rois (l. 11-12) a) b) c) d) e) na padaria. na Grcia. no cu. em Roma. no estbulo.

Questo - 16
Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmativas a seguir. A Epifania ( ( ( ( ) ) ) ) um jogo de origem crist. simboliza a partida dos reis magos. uma palavra de origem grega. ocorre no incio do ano.

A seqncia correta a) b) c) d) e) F - V - F - V. V - V - F - F. F - V - V - F. F - F - V - V. V - F - V - F.

Questo - 17
Un jour (l. 5) indica, no texto, a) b) c) d) e) direo seguida pelos reis magos. acontecimento ocorrido luz do dia. tempo passado e indefinido. saudao matinal em lngua francesa. momento que pode ser identificado com preciso.

Prova de Acompanhamento II / 2008

Nome: Escola: Inscrio n:

Italiano
Leia o texto para responder s questes de nmeros 11 a 17.

Perch in classe non tutti discutono?


Nelle ore di italiano nascono delle discussioni; i compagni che partecipano maggiormente sono quattro. A un certo punto questi si sono domandati perch gli altri non partecipavano mai. Carla ha esposto a tutti unidea, quella di fare uninchiesta per sapere le ragioni per cui i colleghi non parlano, e noi abbiamo accettato. Nella prima parte dellinchiesta, i nostri compagni hanno detto il motivo per cui non parlavano: la paura di sbagliare, la difficolt di esprimersi, linsicurezza di aver capito. Poi abbiamo discusso su cos la paura di esprimersi; da cosa pu derivare; quali potrebbero essere i modi per superarla. E siamo arrivati alle seguenti conclusioni. Che cos la paura? La paura causata dalla timidezza, inoltre dallabitudine a non parlare, questo provocato dal fatto che i bambini non sono abituati a parlare con i propri genitori di cose serie. A volte causata anche dal sentirsi rifiutati, un esempio questo: quando un ragazzo parla in dialetto e il professore lo rimprovera dicendo: - Stai zitto, non hai capito niente! -, il ragazzo rimane demoralizzato e non gli viene pi spontaneo parlare. Una persona pu avere paura perch crede che la sua idea non interessi agli altri.
MANCINI, Giorgio; CORAZZA, Sandro. Il quaderno di Italiano. Brescia: La Scuola, 1994. (adaptado)

10

15

Questo - 11
So fatos colocados pelo texto: I. Todos os colegas de Carla participam dos debates em sala de aula. II. A proposta da pesquisa foi apresentada por quatro colegas de Carla. III. H algum aluno que fala dialeto em sala de aula. Est(o) correta(s) a) b) c) d) e) apenas I. apenas II. apenas III. apenas II e III. I, II e III.

Questo - 12
Indique se verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas, levando em conta as causas por que os colegas de Carla no falam durante os debates em sala de aula. ( ) Medo de errar. ( ) Dificuldade de se comunicar. ( ) Insegurana na compreenso dos assuntos. A seqncia correta a) b) c) d) e) F - F - V. V - V - V. F - F - F. V - F - V. F - V - F.

Questo - 13
Assinale a alternativa que NO est correta, seguindo rigorosamente o texto. a) b) c) d) e) Existe professor que repreende seus alunos por falarem em dialeto. H pessoas que no falam porque acham que suas idias no so interessantes. O hbito de no falar e a timidez provocam medo na hora de participar das discusses. Sentir-se rejeitado inibe a participao nos debates. Apenas Carla participa dos debates nas aulas de italiano.

Questo - 14
a) b) c) d) e)

A melhor traduo para a palavra "rimprovera" (l. 14) surpreende. repreende. inibe. desafia. desmoraliza.

Questo - 15
a) b) c) d) e)

O pronome "lo" (l. 14) refere-se a professore (l. 14). dialetto (l. 14). esempio (l. 13). ragazzo (l. 13). questo (l. 13).

Questo - 16
a) b) c) d) e)

A palavra que apresenta circunstncia de tempo Poi (l. 7). per (l. 4). su (l. 7). inoltre (l. 10). dal (l. 13).

Questo - 17
a) b) c) d) e)

Apresentam uma relao de causa e efeito os seguintes segmentos: [...] rimprovera (l. 14) - [...] rimane demoralizzato (l. 14-15). Nelle ore (l. 1) - [...] delle discussioni (l. 1). E siamo arrivati (l. 8-9) - [...] seguenti conclusioni (l. 9). Una persona (l. 16) - [...] avere paura (l. 16). [...] che i bambini (l. 11) - [...] sono abituati (l. 11).
2

GABARITO OFICIAL
PEIES II / 2008
Lngua Portuguesa 01 02 03 04 05 C E E A B 23 24 25 26 27 28 29 30 Geografia E A C B D B E C 43 44 Histria 31 32 33 34 35 36 37 B D C E A E A 48 49 50 51 52 45 46 47 Qumica A E B D B 38 39 40 41 42 Fsica B C D E A Biologia D C B E D

Literatura Brasileira 06 07 08 09 10 C C E D D

Matemtica 18 19 20 21 22 C A D B E

Santa Maria, 14 de dezembro de 2008. Visto: Prof. Edgar Csar Durante Presidente da COPERVES

LNGUA ESTRANGEIRA

PEIES II / 2008
Alemo 11 12 13 14 15 16 17 E D C A B C E Espanhol 11 12 13 14 15 16 17 A B C B D E A Francs 11 12 13 14 15 16 17 D A D E A D C 11 12 13 14 15 16 17 Ingls A E A B B D C Italiano 11 12 13 14 15 16 17 C B E B D A A

Potrebbero piacerti anche