Sei sulla pagina 1di 3

1

Processos de Fabricao I Lista de Exerccios n 1


o

1. Os processos de fabricao, ou de conformao, de semiprodutos e de produtos metlicos, podem ser classificados em dois grupos, ou seja: processos mecnicos e processos metalrgicos; assim sendo, pedese distinguir os critrios tcnicos que levam a essa classificao geral. Apresentar ainda, a caracterizao dos processos que se enquadram em nvel de subgrupos, citando os que so comumente utilizados industrialmente. 2. As figuras abaixo esquematizam as fases tpicas no fenmeno de solidificao de um material metlico, o qual vai originar uma pea fundida chamada lingote; ou seja: nucleao, desenvolvimento dos gros cristalinos e a estrutura granular solidificada. Considerando-se as fases envolvidas e a obteno de lingotes com estruturas diferentes, como as evidenciadas pelas seces transversais dos lingotes 1 e 2, pede-se: a) Descrever os mecanismos que ocorrem no fenmeno de solidificao, desde o vazamento do material metlico lquido, at a solidificao do lingote. b) Quais as implicaes tcnicas decorrentes das formas estruturais, resultantes nesses lingotes.

lingote 1 a) Clula cristalina unitria ou Ncleo e Dendrita solidificada


[

lingote 2

b) Estruturas granulares resultantes

3. Na fabricao de lingotes e/ou de peas fundidas metlicas, haver sempre a ocorrncia natural da
contrao do material ao passar do estado lquido ao slido; sendo assim, pergunta-se: a) Quais os conseqentes efeitos causados pela contrao slida nos produtos fundidos? b) Esses efeitos podem ser controlados ou eliminados, seja no caso de lingoteiras, seja no caso de moldes? Em caso afirmativo, quais os recursos e ou as tcnicas que devem ser utilizadas? 4. De um modo geral, as ligas de ferro-carbono comumente empregadas para a fabricao de lingotes e peas fundidas, apresentam teores de impurezas (como o Fsforo e o Enxofre) que ao se solidificarem concentramse em regies preferenciais, dando origem ao que se denomina Segregao de Impurezas, e que pode comprometer a qualidade desses produtos. a) Quais os mecanismos de gerao desse fenmeno? b) Quais as conseqncias e implicaes que podem comprometer a qualidade dos lingotes e das peas fundidas? Como podem ser controladas ou eliminadas? 5. Considerando-se o fenmeno de desprendimento de gases, que ocorre durante a fuso e solidificao, notadamente, de ligas ferro-carbono, pergunta-se: a) Como se processa o mecanismo de gerao desse fenmeno? b) Quais as conseqncias que o mesmo causa qualidade dos produtos fundidos? Como podem ser atenuados ou eliminados?

Disciplina: Processos de Fabricao I / 1 sem.2012 / Prof. F.A.C.N.

2 6. A fundio abrange diversos processos, cada um dos quais apresentando caractersticas prprias. Entretanto, quaisquer que seja o processo adotado, devem ser consideradas as seguintes etapas: desenho da pea fundida; projeto do modelo; modelagem (construo do modelo); moldagem (construo do molde); fuso do material metlico; vazamento no molde; solidificao; desmoldagem; limpeza e rebarbao; controle de qualidade final.

Com relao etapa desenho da pea fundida, justificar a adoo das seguintes recomendaes tcnicas:

a) Estabelecer variao gradual de seces transversais. b) Considerar dimenses mnimas de espessuras de paredes e dimetros de orifcios. c) Prever ngulo de sada para permitir a desmoldagem (ngulo de inclinao da superfcie externa).

Com relao etapa projeto do modelo, justificar a adoo das seguintes recomendaes tcnicas:

a) Considerar a contrao do material metlico ao solidificar. b) Prever sobremetal para usinagem. c) Estudar adequadamente a diviso do modelo. d) Estudar adequadamente a localizao de canais de vazamento. e) Prever a colocao de machos. f ) Evitar rebaixos. g) Considerar o volume de produo. 7. Com relao confeco de Moldes em Areia, pede-se: a) Relacionar os componentes bsicos, as propriedades e as caractersticas gerais, que devem apresentar a areia de fundio. b) Relacionar os requisitos de qualidade (como propriedades mecnicas, etc.), construtivos e funcionais, que devem apresentar um molde e a respectiva caixa de moldagem. c) Descrever a etapas necessrias confeco de um molde. 8. Descrever os princpios bsicos dos seguintes processos de Moldagem: a) Moldagem em areia verde. b) Moldagem em areia seca. c) Moldagem em areia cimento. d) Moldagem pelo processo CO2. e) Processo de moldagem plena. 9. Com relao ao processo de Fundio sob Presso, pergunta-se: a) Quais as vantagens que justificam sua utilizao? E as limitaes? b) As mquinas para fundio sob presso so comumente fabricadas em dois tipos bsicos, ou seja : de cmara quente e de cmara fria . Quais as justificativas para utilizao de cada tipo? E quais so os componentes bsicos construtivos e a seqncia operacional, necessria a obteno da(s) pea(s) fundida(s)? (utilize ilustraes auxiliares). 10. Com relao ao processo de Fundio por Centrifugao, pergunta-se: a) Quais os princpios bsicos desse processo? b) Quais as vantagens que justificam sua utilizao? E as limitaes? c) Como aplicao desses princpios, descreva as tcnicas envolvidos na produo de tubos de ferro fundido (sistema horizontal de centrifugar) e para outros tipos de peas (sistema vertical de centrifugar)? (utilize ilustraes auxiliares).
Disciplina: Processos de Fabricao I / 1 sem.2012 / Prof. F.A.C.N.

11. Com relao ao processo de fundio de preciso por Cera Perdida, pede-se: a) Quais os princpios bsicos desse processo? b) Quais as vantagens que justificam sua utilizao? E as limitaes? c) Descrever a seqncia operacional, necessria obteno da(s) pea(s) fundida(s)? (utilize ilustrao auxiliar). 12. Com relao ao processo de fundio de preciso em Casca (ou Shell Molding), pede-se: a) Quais os princpios bsicos desse processo? b) Quais as vantagens que justificam sua utilizao? E as limitaes? c) Descrever a seqncia operacional, necessria a obteno da(s) pea(s) fundida(s)? (utilize ilustrao auxiliar). 13. Com relao ao processo de Fundio Contnua, pede-se: a) Quais os princpios bsicos desse processo? b) Quais as vantagens que justificam sua utilizao? E as limitaes? c) Descrever a seqncia operacional, necessria a obteno da pea fundida? (utilize ilustrao auxiliar). 14. Justificar a adoo das seguintes etapas de processamento de fundio. a) Desmoldagem. b) Corte de canais/Limpeza. c) Rebarbao. 15. Justificar a adoo dos seguintes procedimentos de controle de qualidade de peas fundidas. a) Inspeo visual. b) Inspeo dimensional. c) Inspeo metalrgica.

.)oamrofnoC ed sossecorP sod oacifissalC( 91-71 .pp ,1991 ,sanipmaC ,PMACINU ad arotidE ,oidE a4 ,siateM sod acitslP oamrofnoC ).drooC( .E ,oF INAICSERB .)meganisU( 391 .pp ;)megadloS( 161 .pp ;)P od aigrulateM( 631.pp ;)oidnuF ed sossecorP ( 45-1 .pp .8991 ,oluaP ,,ac nceM a go onceT ac nceM a go onceT oS ,skooB morkaM ,otnematarT e oacirbaF ed sossecorP :II .loV ,oidE a2 ,,aciiiinceM aiiiigollllonceT .V ,INIREVAIHC ac nceM a go onceT
)2102/.vef me osseca( fdp.oacidnuF/6olcic/acinacem/rb.atnasinu.sosruc//:ptth )2102/.vef me osseca( mth.oacidnuf/lmth_tnoc/oacamrofnoC/sossecorp/moc.segrobmm//:ptth )2102/.vef me osseca( fdp.30latemopurg/sdaolnwod/snegami/rb.moc.latemopurg.www//:ptth )2102/.vef me osseca( ten.oacidnuf.www//:ptth )2102/.vef me osseca( 5763/ocitadid_lairetam/latrop/rb.moc.mmic.www//:ptth :setiS
Disciplina: Processos de Fabricao I / 1 sem.2012 / Prof. F.A.C.N.

:atlusnoc arap adiregus aifargoilbiB

Potrebbero piacerti anche