Sei sulla pagina 1di 14

TERMINOLOGIADESENVOLVIMENTO

GLOSSRIO
ACINESIA: Impossibilidade para realizar movimentos. Sintoma que acompanha diferentes processos patolgicos dos gnglios basais. ADIADOCOCINESIA: Incapacidade para realizar movimentos continuados de alternncia rpidos como pronao-supinao ou flexo-extenso devido disfuno cerebral. AFASIA: Perda da fala secundria a leso cortical motora ou sensorial (Afasia Motora ou de Broca e Afasia Sensorial ou de Wernicke). AFERENTE: Impulso nervoso sensorial, estmulo vem da periferia para o centro do SNC. AGNOSIA: Perda da capacidade de reconhecer objetos e pessoas. AGRAFIA: Incapacidade de escrever provocada pela leso dos centros nervosos que controlam gestos grficos. Geralmente aparece junto com a Afasia. ALEXIA: Cegueira verbal, impossibilidade de compreender o sentido das palavras escritas. AMBLIOPIA: Diminuio da acuidade visual, devido a uma causa orgnica ou funcional. ANARTRIA: Perda da capacidade de articular palavras por leso do SNC. ANOXIA: Falta total de oxignio ao nvel dos diferentes tecidos do corpo humano, altamente prejudicial ao SNC. APRAXIA: Perda da capacidade de realizar movimentos coordenados com uma determinada finalidade. APRAXIA IDEATRIA: Perda da capacidade de idealizar o gesto. APRAXIA IDEOCINTICA: Perda da capacidade de executar o gesto. APRENDIZAGEM: Processo de integrao neurosensorial das experincias vivenciadas pelo ser humano durante seu desenvolvimento. APTIDO FSICA: Capacidade de realizar um movimento neuromuscular, est relacionada ao vigor fsico e sade de um indivduo. Tem como elementos bsicos: fora, resistncia, flexibilidade, agilidade, potencial aerbio e anaerbio, etc. APTIDO MOTORA: Capacidade de realizar um movimento motor intencional (prxis motora), atravs da integrao e maturao do sistema nervoso central. Est relacionada ao equilbrio neuropsicomotor nas diferentes etapas evolutivas. Tem como elementos bsicos: motricidade fina, global, equilbrio, esquema corporal, organizao espacial, temporal, lateralidade e linguagem. ATITUDE OU POSTURA: Posio ou postura do corpo pela maturidade do SNC e controlada pela sensibilidade proprioceptiva.

ProfDrFranciscoRosaNetoWWW.motricidade.com.br

Pgina1

TERMINOLOGIADESENVOLVIMENTO
ATO MOTOR INVOLUNTRIO: Ao motora que mantm o tono, postura e o equilbrio controlado pelo Sistema Motor Extrapiramidal e sem controle voluntrio. ATO MOTOR VOLUNTRIO: So movimentos precisos e coordenados que so da vontade do indivduo. Controlados pelo Sistema Motor Piramidal. ATO REFLEXO: Ato ou Ao Motora processada automaticamente pelo Sistema Nervoso com base no processo estmulo resposta. REA CORTICAL (Crtex Cerebral): Superfcie delimitada do crtex cerebral que abriga as clulas neuronais (substncia cinzenta), responsveis pelas funes mentais superiores, funes sensoriais, motoras e de associaes. REA DE BROCA: rea cortical responsvel pela execuo motora da fala. REA DE WERNICKE: rea que se relaciona com a capacidade de compreender a linguagem falada e se localiza no lbulo parietal esquerdo perto da zona auditiva primria. REA MOTORA: rea onde nasce o feixe piramidal responsvel pelos movimentos voluntrios. REA DE BRODMANN: Mapeamento funcional do crtex cerebral feito por Brodmann em 1909. ASSIMILAO: Processo mediante o qual um organismo transforma uma substncia exterior em sua prpria substncia; integrao de dados novos e dados antigos e conhecidos segundo Piaget. ASTEREOGNOSIA: Impossibilidade de reconhecer os objetos a partir do tato sem visualizar. ATAXIA: Falta de coordenao na marcha, devido leso no SNC. ATETOSE: Movimentos involuntrios flexoextensor ou pronosupinador em mos e dedos e s vezes nos ps, devido leso do Sistema Extrapiramidal (Leso do ncleo da base do encfalo; putmen, caudado e plido). ATONIA: Estado caracterizado por falta de tono muscular. Estado de flacidez. AXIAL: Prximo ao eixo do corpo. AXNIO: Fibra nervosa longa que traz ou leva os estmulos ao corpo neuronal. BALISMOS: Movimentos violentos de grandes amplitudes, inesperados localizados em um Hemicorpo devido a uma disfuno Extrapiramidal. BRADICINESIA: Reduo da intensidade do movimento. CEREBELO: Poro pstero-inferior do encfalo situada debaixo do crebro e encima do bulbo e protuberncia. Consta de um lbulo mdio vermiforme e dos laterais.. Desempenha um importante papel no controle da atividade motora voluntria, tanto na planificao do ato motor como na correo do mesmo durante sua realizao.

ProfDrFranciscoRosaNetoWWW.motricidade.com.br

Pgina2

TERMINOLOGIADESENVOLVIMENTO
CINESTESIA: Percepo sensorial que capacita o indivduo para avaliar, sem controle visual, a direo e a velocidade do movimento e a posio das extremidades e tronco. (sentido pelo qual se percebem os movimentos musculares, o peso e a posio dos membros). CIRCADIANO: Flutuaes fisiolgicas e comportamentais que tem um perodo em torno de 24 horas. CLNO(US): Contraes ritmadas de um msculo, provocadas por seu estiramento brusco. Geralmente significa leso do neurnio motor superior. CONDICIONAMENTO CLSSICO: Processo de condicionamento estudado originalmente por Pavlov em que um estmulo supostamente neutro (o estmulo condicionado, geralmente um som ou uma luz) juntamente com outro estmulo evoca uma resposta. CONDUTA: Qualquer ao bem sucedida e observvel do organismo. CONSCINCIA: Estado de viglia que permite o reconhecimento de si prprio e do ambiente que o cerca. CONTROLE DO PRPRIO CORPO: Interiorizao das sensaes relativas a uma ou outra parte do corpo. CONVULSO: a manifestao motora (objetiva) de um distrbio da atividade eltrica neuronal. COORDENAO DE MOVIMENTOS: Funcionamento harmonioso dos diferentes grupos musculares para a execuo de movimentos complexos. COORDENAO (OU ADAPTAO) SENSORIOMOTORA: Coordenao das sensaes e gestos com vistas a realizar um ato completo e determinado. CORIA: Movimentos bruscos, sem coordenao, involuntrios geralmente da raiz do membro devido leso extra-pirmidal. CRTEX CEREBRAL: Capa externa dos hemisfrios cerebrais, de cor cinza, que envolve essencialmente os corpos celulares dos neurnios e suas ramificaes. CORTICAL: Atividade ligada as clulas do crtex cerebral. CRESCIMENTO: um fenmeno biolgico caracterizado por aumento do nmero e tamanho das clulas do organismo. CRIANA: um ser humano em acelerado processo de Desenvolvimento. CRIANA DE ALTO RISCO: Toda criana com risco de Dano Neurolgico no perodo pr-peri-ps-natal. CRIANA DE ALTO RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO: a criana susceptvel a desvio no DNPM devido a causas Biopsicossociais. O Risco ser reproduzvel sempre que houver um contnuo de aes agressivas sobre o Sistema Nervoso Central (SNC). CRIANA DE RISCO ESTABELECIDO: Toda criana com dano neurolgico caracterizado por sndrome ou enfermidade conhecida.
ProfDrFranciscoRosaNetoWWW.motricidade.com.br Pgina3

TERMINOLOGIADESENVOLVIMENTO
CRIATIVIDADE: Funo inventiva de imaginao criadora, dissociada da inteligncia. CRISE CONVULSIVA: Manifestao Motora (Objetiva) de um Distrbio da Atividade Eltrica Neuronal atravs de movimentos clnicos/tnicos com uma durao determinada. DANO NEUROLGICO (Leso Neurolgica/Dano Cerebral): Perturbao fsica, funcionais ou ambas determinada por agentes nocivos sobre o Sistema Nervoso. DEFEITO (IMPAIRMENT): Diz respeito a uma anomalia da estrutura do corpo humano ou de alteraes funcionais de um rgo ou sistema. Anormalidade fsica ou funcional: m formao, aberrao cromossmica; defeito gentico; leso congnita; agenesia de um membro; traumatismos, etc. (OMS 1980). DEFICINCIA (Disability, Disabilidade): Limitao no desenvolvimento das habilidades pertinentes ao Ser Humano (Falar, ler, andar, cantar, etc) Ex.: deficincia mental, fsica, auditiva, visual, outras. DEFICINCIA AUDITIVA: Limitao na capacidade auditiva em carter permanente, mas no irreversvel devido a dano anatmico ou funcional de origem neurolgica ou no aparelho de conduo sonora rea. DEFICINCIA FSICA: Limitao na capacidade fsica em carter permanente mas no irreversvel devido a dano anatmico ou funcional de origem neurolgica, muscular ou esqueltica. DEFICINCIA MENTAL: Limitao na capacidade intelectual para solucionar problemas, em carter permanente, mas no irreversvel devido a dano anatmico ou funcional de origem neurolgica ou psicossocial, ocorrido na etapa de desenvolvimento crtico do Sistema nervoso central. DEFICINCIA MLTIPLA: a ocorrncia de mais de uma deficincia. DEFICINCIA VISUAL: Limitao na Capacidade Visual em carter permanente, mas no irreversvel devido a dano anatmico ou funcional de origem neurolgica no aparelho ocular. DESENVOLVIMENTO: representa a aquisio de funes cada vez mais complexas. Ocupa-se de fenmenos que indicam a diferenciao progressiva dos rgos e de suas especializaes, no amadurecimento de sua funo. Atualmente representa duplamente crescimento fsico e funcional. DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR (DNPM): o incremento organizado das funes neuropsicomotoras cada vez mais complexas. O DNPM tem substrato orgnico e depende da integridade do SNC; maturao (mielinizao) a qual depender da nutrio adequada, estimulao psicomotora e Afetiva. DESMIELINIZAO: Processo patolgico no qual as fibras nervosas mielinizadas perdem sua capa de mielina e gradativamente sua capacidade funcional. DESTRO: Que usa com preferncia a mo direita. Corresponde com predominncia o hemisfrio cerebral esquerdo.

ProfDrFranciscoRosaNetoWWW.motricidade.com.br

Pgina4

TERMINOLOGIADESENVOLVIMENTO
DIAGNSTICO: Processo pelo qual se avalia o fator determinante de uma patologia bem como seus sinais e sintomas. Processo de avaliao de uma determinada patologia enquanto fatores predisponentes, determinantes e suas manifestaes clnicas. (O processo diagnstico se compe: histria clnica; antecedentes pessoais, e familiares; exame fsico; exames complementares). DICOTOMIA: Diviso binria, em dois grupos. DISARTRIA: Distrbio na coordenao motora da fala por leso do SNC. DISGRAFIA: Distrbio na escrita em que se observam substituies, omisses e inverses de letras e de slabas, assim como funes de palavras. DISFONIA: Alterao no timbre ou tom da voz. DISLALIA: um distrbio da pronncia das palavras. Podendo ser de troca ou supresso. DISLEXIA: Distrbio na leitura, caracterizado por um nvel de leitura inferior ao que corresponde ao nvel de idade intelectual do indivduo, que no parece associado a transtornos sensoriais nem a retardo mental. A leitura lenta e as palavras freqentemente adivinhadas. DISPRAXIA: Distrbios da capacidade de coordenar os movimentos. Discordncia entre o ato querido e o realizado. DISTAL: Parte de um membro mais separada de sua raiz; extremidade de um membro. DISTONIA: Postura anormal com alteraes do movimento do tipo generalizado, focal ou segmentar. DOMINNCIA HEMISFRICA: Conceito que se refere a lateralizao das funes nos hemisfrios cerebrais, particularmente na linguagem, localizado principalmente no hemisfrio esquerdo. DOMINNCIA OCULAR: Maior efetividade de um olho sobre o outro. ECOLALIA: a repetio involuntria e mecnica de uma palavra ou frases dita por outra pessoa. EDUCAO ESPECIAL: Designa todos os aspectos da educao escolar ou no, de deficientes e inadaptados. Engloba, por uma parte, o ensino especial com um sentido estrito referido ao domnio da instruo; e por outra, a pedagogia especial ou teraputica que constitui o conjunto sistemtico de procedimentos e tcnicas apropriadas que se utilizam na educao especial e na base cientfica que a sustenta. Visa promover o desenvolvimento neuropsicomotor de crianas portadoras de deficincia. EDUCAO PSICOMOTORA: Ao pedaggica e psicolgica que utiliza o movimento com o fim de normalizar ou melhorar o comportamento da criana. EFERENTE: Resposta motora, atravs de um impulso nervoso que vai do SNC para os msculos.

ProfDrFranciscoRosaNetoWWW.motricidade.com.br

Pgina5

TERMINOLOGIADESENVOLVIMENTO
ENCFALO: Todo o SNC menos a medula. ENCEFALOPATIA: Doena ou afeco do Encfalo de carter agudo ou crnico. ENDORFINAS: Pptideos neurotransmissores de cadeia longa (16 a 31 aminocidos). Localizam-se preferenciamente na hipfise anterior, lbulo mdio hipofisrio e ao redor do ncleo arqueado hipotalmico. A principal endorfina a beta-endorfina. Possui funo analgsica. EGOCENTRISMO: Ausncia de distino entre a realidade pessoal e a realidade objetiva. uma atitude psicolgica normal nos jovens. ELETROENCEFALOGRAMA (EEG): Registro das variaes de potencial eltrico entre os eletrodos (registro bipolar) ou entre um eletrodo e outro indiferente (registro monopolar) situados no couro cabeludo. Exame solicitado para esclarecimento do tipo de crises convulsivas ou epilpticas. ELETROMIOGRAMA (EMG): Registro grfico das correntes eltricas de um msculo. EPILEPSIA: Distrbio da atividade eltrica cerebral (Neuronal). EPIDEMIOLOGIA: o estudo dos fatores que determinam uma patologia. EPISTEMOLOGIA: Disciplina filosfica que estuda os princpios materiais do conhecimento humano. ESPASMO: Contrao muscular involuntria que se produz por estmulo do neurnio motor inferior e que pode ser clnico (contraes e relaxamento alternados) ou tnico (contraes contnuas). ESPASTICIDADE: Estado de hipertonia ou tono muscular aumentado que se produz quando h uma contrao simultnea de grupos musculares agonistas e antagonistas. ESQUEMA CORPORAL: Organizao das sensaes relativas ao prprio corpo em conexo com os dados do mundo exterior (utilizao da imagem do corpo). ESTEREOGNOSIA: Percepo das formas e dos volumes dos objetos. ESTEROCEPTOR: Receptor sensitivo que recebe a informao do meio exterior. ESTEREOTIPO: Coordenao de movimentos obtida por hbito ou por treinamento. ESTMULO: Agente externo que provoca uma sensao determinada sobre o nosso corpo. ESTRUTURAO: Combinaes de elementos para formar um todo. ESTRUTURAES ESPAO-TEMPORAL: a percepo das estruturas especiais e temporais. ESQUEMA CORPORAL: Organizao das sensaes relativas ao prprio corpo em conexo com os dados do mundo exterior.
ProfDrFranciscoRosaNetoWWW.motricidade.com.br Pgina6

TERMINOLOGIADESENVOLVIMENTO
ETAPA PR-NATAL: Etapa que vai da concepo at 37 semana de gestao. ETAPA PERI-NATAL: Etapa que vai da 37 semana at o 28 dia de vida do neonato. ETAPA PS-NATAL: Desde o 30 dia de vida ps-natal at o momento presente (neonato, lactente, pr-escolar, escolar, adolescente e adulto). ETIOLOGIA: Estudo das causas de inadaptaes e enfermidades. EXTRAPIRAMIDAL: Sistema motor em que as fibras nervosas no atravessam as pirmides bulbares e que tomam essencialmente a origem nos gnglios da base e dos ncleos bulbares. FEEDBACK: Retroao. Efeito de retorno exercido em um organismo por seu prprio funcionamento. FENTIPO: Conjunto de caracteres individuais que resultam de uma realizao do gentipo em um meio dado. FILOGNESIS: Formao das espcies e seu desenvolvimento no curso da evoluo. FISURA PALATAL: Fissura congnita ou adquirida da boca interna superior afetando bem o palato duro (constitudo dos ossos maxilares e palatinos). FRONTAL: Plano paralelo e que corta o corpo em duas partes, uma anterior e outra posterior. GNGLIOS BASAIS (Ncleos da base): Massa cerebral situada na base dos hemisfrios cerebrais. GLIA: Termo genrico para referir-se as clulas de sustentao do sistema nervoso central. HABILIDADE FSICA: Capacidade funcional do organismo humano, expressa pela qualidade do movimento executado, num plano funcional (aerbio, anaerbio, etc.); e fsico (flexibilidade, fora, etc.). HABILIDADE MOTORA: Capacidade motora do organismo humano, expressa pela qualidade do movimento executado, num plano perceptivo (organizao espacial e temporal); manipulativo (motricidade fina); projetivo (esquema corporal), neuromotor (coordenao e equilbrio). HEMIPARESIA: Debilidade das extremidades de uma metade do corpo. HEMIPLEGIA: Paralisia de uma metade lateral do corpo. HEMISFRIO CEREBRAL: Cada um dos grandes lbulos anterodorsais do telencfalo do crebro dos vertebrados, incluindo a substncia branca e os ncleos da base. HEMISFRIO DOMINANTE: Hemisfrio cerebral responsvel pela capacidade lingstica, categorizao e simbolizao. tambm responsvel pelo controle das extremidades (mos e ps) usados nos movimentos de habilidades.
ProfDrFranciscoRosaNetoWWW.motricidade.com.br Pgina7

TERMINOLOGIADESENVOLVIMENTO
HIDROCEFALIA: Transtorno devido a obstruo das vias emissrias, permitindo o acmulo do lquido encfalo-raqudeo que se acumula produzindo uma dilatao dos ventrculos cerebrais com compresso do tecido cerebral e separao dos ossos do crnio. HIDROPSICOMOTRICIDADE: Baseado numa viso global do ser humano, o termo utiliza o meio lquido para integrar as interaes cognitivas, emocionais, simblicas e motoras na capacidade de ser e de se expressar num contexto biopsicossocial. A mesma desempenha um papel fundamental no desenvolvimento harmnico da personalidade. HIPERTNICO: Aumento do tono muscular. HIPERATIVIDADE: Estado crnico de instabilidade psicomotora; comportamento impulsivo; falta de ateno; e que geralmente se acompanha de baixo rendimento escolar. HIPERMETROPIA: Estado do olho no qual os raios luminosos paralelos formam um foco alm da retina; existe dificuldade para ver os objetos. HIPOTONIA: Diminuio ou perda do tono muscular que produz uma menor resistncia a mobilizao passiva. um sintoma caracterstico de certas enfermidades cerebelosas. HIPOACUSIA: Denomina assim os indivduos que sofrem dficits auditivos at 80 decibis. IMAGEM CORPORAL: Sinnimo de esquema corporal. a representao cerebral de todas as sensaes corporais organizadas no crtex parietal. Representa o conceito que a pessoa tem de seu prprio corpo. INADAPTAO: Denomina-se assim aos desajustes familiares, escolares ou sociais que desencadeiam as perturbaes ou transtornos da vida afetiva, emocional de um sujeito ao longo de seu desenvolvimento psicolgico e social. INADAPTAO SOCIAL: Incapacidade em grau varivel de aceitar as normas e estruturas da sociedade em que se vive e de comportar-se em conseqncia. INCAPACIDADE (HANDICAP): Refere-se as limitaes nas relaes do Homem com o seu meio ambiente em funo de um defeito ou deficincia. Inadequao as demandas do meio ambiente. Dificuldade em usufruir os bens e servios da comunidade em que vive. Ex.: Incapacidade de realizar trabalho produtivo. INCLUSO: Processo pelo qual se prepara a sociedade para admitir em seu seio os portadores de deficincia. INTEGRAO: Processo pelo qual se prepara o indivduo para participar dos bens e servios da sociedade em que ele vive. INTELIGNCIA: Capacidade de utilizar a informao que um determinado sistema ou organismo possui para atuar com eficcia em seu meio ambiente, e de utilizar a informao nova que recebe, de tal maneira que aumente a informao e a capacidade que possui.

ProfDrFranciscoRosaNetoWWW.motricidade.com.br

Pgina8

TERMINOLOGIADESENVOLVIMENTO
INVALIDEZ: Denomina-se assim a todo impedimento ou diminuio da perda da capacidade de trabalho. INVLIDO: Pessoa com um defeito fsico ou sensorial suficientemente grave para dificultar ou tornar difcil o desenvolvimento da vida cotidiana. ISOCORTEX: Parte do crtex cerebral que tem seis camadas celulares. LBIO LEPORINO: Nome que se d a todas as ms formaes da face que provm de um defeito de soldadura dos arcos braquiais (embriologia). Fissura congnita ou adquirida do lbio superior e podendo tambm ocorrer no lbio inferior. LATERALIDADE: Preferncia lateral, direita ou esquerda, dos seguimentos: corporal, sensorial e neurolgico (mo, p, olho, ouvido e hemisfrio cerebral). A maturao ocorre durante o processo evolutivo do ser humano, depende de fatores genticos e ambientais. Por volta dos seis anos um escolar tem condies de manifestar, com segurana, sua preferncia lateral. LATERALIDADE CRUZADA: Preferncia lateral cruzada, isto : mo lado direito, olhos lado esquerdo, e ps lado direito (90% dos casos). LATERALIDADE INDEFINIDA: Preferncia lateral no definida, isto , o indivduo no apresenta uma dominncia para as mos, ps ou olhos, na execuo de tarefas da vida diria (abrir uma porta, escrever, pintar, chutar uma bola, etc.). LATERALIDADE CONTRARIADA: Preferncia lateral contrariada em funo de situaes culturais, religiosas, fsicas, etc. O indivduo apresenta uma preferncia lateral com um seguimento corporal (mo, olho e p) e por condies internas ou externas obrigado a desenvolver habilidades com o outro seguimento, contrariando suas caractersticas genticas e ambientais. LESO CEREBRAL: uma alterao fsica ou funcional do crebro determinado por um agente nocivo sobre o SNC. LESO ENCEFLICA ou dano enceflico: Manifestao neurolgica devida a leso orgnica ou funcional do encfalo. LESES MEDULARES: Manifestaes neurolgicas devidas a agresso fsica ou funcional da medula espinhal. LINGUAGEM: Empregado no sentido amplo, este termo designa a funo geral de expresso do pensamento e de comunicao verbal. MATURIDADE: Refere-se ao nvel de desenvolvimento que em um dado momento alcana um rgo ou sistema no indivduo que est crescendo. MATURIDADE NERVOSA: Mielinizao associadas ao desenvolvimento funcional. progressiva das fibras nervosas

MEMRIA: A capacidade de evocar respostas aprendidas previamente. MEMRIA ASSOCIATIVA: Capacidade de recordar um fato em que est associada a varivel do espao, tempo e aspecto simblico do mesmo. Leses do Hipocampo produzem dficit destas caractersticas.
ProfDrFranciscoRosaNetoWWW.motricidade.com.br Pgina9

TERMINOLOGIADESENVOLVIMENTO
MEMRIA - CURTO PRAZO: Memria que retm temporariamente informaes (minutos - horas). MEMRIA - LONGO PRAZO: Memria duradoura, em alguns casos por toda vida. MENTE: um conceito impreciso que refere ao conjunto de atributos da pessoa durante a experincia consciente como pensar, sentir e a mesma conscincia de si. Para muitos pensadores cientficos atuais sua natureza material e refere a expresso da funo cerebral. Para outros, sua natureza espiritual (relacionada com a rea frontal do crebro). MIELINA: Substncia que forma uma envoltura que rodeia certas fibras nervosas, compostas por capas regularmente alternadas de lipdeos 80% e protenas 20%. Esta substncia se encontra quase exclusivamente nos vertebrados, o que apia a teoria de sua relao como elemento essencial para as funes nervosas superiores. Tambm permite a eficincia da conduo de sinais nervosos ao longo de grandes distncias (encontra-se nos axnios dos neurnios). MIELINIZAO: Processo de aquisio e desenvolvimento do tecido mielnico no sistema nervoso. MIOPIA: Defeito visual em que a maior refrao do olho tem que a imagem dos objetos distantes se forme antes de chegar a retina. MOTRICIDADE: Conjunto de funes que permitem os movimentos. NEUROMOTRICIDADE: Aspecto da motricidade relacionados com o sistema nervoso, sua maturidade e suas perturbaes. NEUROSES: Transtorno psquico ou mental que no acompanhado de nenhuma mudana estrutural ou orgnica, porm provoca uma desorganizao da personalidade e da funo mental. NEURGLIA: Tecido conjuntivo que sustenta as clulas nervosas e as assegura a nutrio. NEUROTRANSMISSOR: Substncia qumica endgena (acetilcolina, noradrenalina, serotonina), que se encontra armazenada na terminal axnico de um neurnio, capaz de ser liberada por potenciais de ao e alterar a polaridade do neurnio com a que est em imediato contato. O neurotransmissor sintetizado pelo terminal pr-sinptico, corpo neuronal ou ambos desagregado ou recaptado imediatamente depois da sua liberao. NISTAGMO: Oscilaes rtmicas involuntrias dos olhos que sobrevm muito freqentemente durante as fixaes laterais. Movimentos mioclnico dos globos oculares. ORGANIZAO PERCEPTIVA: Educao das sensaes e condizentes ao conhecimento dos objetos e da relao entre eles. percepes

ORGANIZAO ESPACIAL: Desenvolvimento das capacidades vinculadas ao esquema corporal e organizao perceptiva tendentes ao domnio progressivo das relaes espaciais.

ProfDrFranciscoRosaNetoWWW.motricidade.com.br

Pgina10

TERMINOLOGIADESENVOLVIMENTO
ORGANIZAO SOMATOTPICA: Representao sensorial e motora de todas as partes do corpo no crtex cerebral. ORGANIZAO TEMPORAL: Desenvolvimento das capacidades de apreenso e utilizao dos dados do tempo imediato (tempo fsico). PARALISIA: Perda ou diminuio da funo motora voluntria ou involuntria de um msculo ou grupo de msculos. PARALISIA CEREBRAL: Encefalopatia crnica no progressiva com alteraes no tono, postura e movimento, determinada por dano neurolgico ocorrido nas primeiras etapas da vida. PARATONIA: Perturbao da contrao muscular na qual o msculo fica em estado de hipertonia ao invs de relaxar-se voluntariamente. PARESTESIA: Transtorno da sensibilidade que provoca a percepo de sensaes anormais. Anomalia da sensibilidade ttil que se experimenta em certas enfermidades do sistema nervoso ou circulatrio (adormecimento, ardor, etc.). PERCEPO: Processo mediante o qual se toma conscincia do mundo exterior. Neste processo h uma parte objetiva e outra subjetiva. O estudo da relao entre ambas constitui o campo da Psicofsica. PERCEPO MOTORA: Acordo entre as percepes auditivas, visuais, etc, e as e as aes sucessivas; igual a sensoriomotora de sincronizao. PERODO ESCOLAR: um amplo perodo que se estende desde os seis anos at onze. As funes maiores desenvolvidas, so as de aprendizagem superior. PERODO NEONATAL: o tempo necessrio para a readaptao do ser ao ambiente extra-uterino. Dura uns vinte e nove dias e inclui um perodo de maior risco, chamado perodo neonatal precoce, que tem uma durao de uns sete dias. Desde este stimo dia at o final do perodo neonatal, existe o perodo neonatal tardio, que estende desde o stimo dia at o vigsimo nono. PERODO DE LACTENTE: Vai desde o vigsimo nono dia de vida at o 2o ano de vida. Neste perodo ocorre aceleradamente a etapa sensoriomotora. PERODO PR-ESCOLAR: Perodo de aprendizagem, que se estende desde os dois anos de idade o stimo ano exclusive. PERODO ESCOLAR: Compreende a etapa da escolaridade de 1o grau dos 7 a 12 anos exclusive. PUBERDADE: Define-se como a culminao do crescimento que vem determinada pela aquisio da capacidade reprodutiva e do crescimento fsico. A culminao do crescimento fsico, vem determinada pela consolidao ou a concluso das cartilagens de crescimento (liberao hormonal - estrgenos). PERODO SENSRIO-MOTOR: Segundo PIAGET, refere ao perodo at os dois anos de idade em que a criana aprende que o mundo contm objetos estveis pelo seu desenvolvimento cerebral no o permite realizar operaes que supem simbolismo ou princpios de classificao, nmero ou quantidade.

ProfDrFranciscoRosaNetoWWW.motricidade.com.br

Pgina11

TERMINOLOGIADESENVOLVIMENTO
PERSONALIDADE: O que determina a individualidade de uma pessoa. O elemento estvel da conduta de uma pessoa; seu modo habitual de ser; o que a distingue de outra. PIRAMIDAL: Sistema motor em que os corpos celulares dos neurnios se encontram no crtex cerebral e cujos axnios atravessam as pirmides bulbares. PLASTICIDADE: Mudanas produzidas no sistema nervoso como resultado da experincia (aprendizagem), leses ou processos degenerativos. POSTURA: Ajustes motores capazes de permitir ao homem uma postura ereta contra a gravidade. PREVENO: Ato ou procedimento de evitar enfermidades em carter primrio, secundrio ou tercirio. PROPRIOCEPO: Conceito definido por Sherrington para expressar a capacidade de perceber a posio das extremidades do corpo no espao e a de detectar a fora dos movimentos e a resistncia que se ope a estes. PROPIOCEPTORES: Receptores sensoriais localizados nos msculos, tendes, articulares e ouvido interno que proporcionam a informaes sobre o movimento e a posio das partes do corpo. PROJETIVO (ESPAO): Estudo das relaes dos objetos entre si a partir de pontos de vista diferentes do observador e tendo em conta a perspectiva. PROJEO: Transposio por parte de um sujeito, de estados afetivos que lhe so prprios, ao mundo exterior ou aos demais. PSICOMOTRICIDADE: Interao das diversas funes neurolgicas, motrizes e psquicas. essencialmente a educao do movimento, ou por meio do movimento, que provoca uma melhor utilizao das capacidades psquicas. REABILITAO: Ao que visa restaurar uma funo perdida ou no adquirida. REABILITAO NEUROLGICA: Processo dinmico que possibilita a recuperao gradativa e contnua de funes neurolgicas perdidas ou no emergentes. REFLEXO: Ato motor mais simples como resposta a um determinado estmulo. Todo reflexo consta de cinco elementos: receptor; neurnio aferente (sensorial); processamento central; neurnio eferente (motor); ao muscular (msculo). REFORO: Programa ou procedimento pelo qual uma resposta seguida de uma recompensa ou um castigo (neste caso altera a probabilidade de que tal resposta volte a repetir). A gua ou o alimento um reforo positivo (aumento) e o choque eltrico negativo (diminuio). RELAXAMENTO: Termo genrico que se refere a soltar ou diminuir a contrao muscular. RETARDO MENTAL: O retardo mental se caracteriza por um funcionamento da capacidade intelectual geral inferior a mdia, que se manifesta durante o curso do

ProfDrFranciscoRosaNetoWWW.motricidade.com.br

Pgina12

TERMINOLOGIADESENVOLVIMENTO
desenvolvimento comportamento. e est associado a uma deteriorao adaptativa do

RETROALIMENTAO OU FEED-BACK: Processo de autocorreo em que a sada de um sistema o circuito neural afeta ou corrige a entrada. Todo processo de retroalimentao permite ao organismo o mecanismo de regular de sua prpria atividade. RIGIDEZ: Hipertonia muscular ou aumento da resistncia que opem um msculo e seu alongamento. A rigidez um grau mais elevado que a espasticidade. SAGITAL: Plano perpendicular a frente e que corta o corpo em duas partes laterais direita e esquerda. SADE: Bem estar fsico, psquico e social (OMS). SENSAO: Percepo consciente de um estmulo fsico ou qumico com suas caractersticas de espao, tempo, modalidade e intensidade. SENSAO CONSCIENTE OU INCONSCIENTE: Depois da excitao de um receptor sensorial eles acontecem a uma srie de potenciais eltricos. A informao chega codificada ao sistema nervoso central onde se d lugar a uma sensao consciente decodificada (exteroceptores) ou inconsciente (proprioceptores ou visceroceptores). SENSIBILIDADE PROPRIOCEPTIVA: Informaes recolhidas pelos rgos dos sentidos sobre as atitudes e movimentos, que permitem a postura e o ajuste dos atos. SINAPSE: Termo definido por Sherrington para significar a unio ou contato entre os neurnios. Podem ser eltricas e qumicas. SINCINESIA: Perturbao da execuo de um gesto voluntrio que se acompanha de da execuo de outro gesto no controlado pelo sujeito. SINERGIA: Ao coordenada de vrios msculos a vista de uma ao nica. SINESTESIA: Provocao por um estmulo de uma sensao determinada. SISTEMA LMBICO: Conceito genrico de delimitaes anatmicas e funcionais imprecisas. Refere aquele conjunto de reas cerebrais a que se supe formando circuitos que codificam o mundo pessoal da emoo (prazer, raiva, agressividade, etc.) e a motivao (ingerir gua e alimentos, atividade sexual, etc.). SISTEMA MOTOR EXTRAPIRAMIDAL: Conceito que refere a todas as reas cerebrais e faces de fibras motoras fora do sistema motor piramidal, at mesmo quando a nvel cortical, por exemplo, so sobrepostos ambos os sistemas. No sistema extrapiramidal participam reas dos lbulos frontal e parietal, gnglios basais, tlamo, cerebelo, sub-tlamo e tronco do encfalo. SISTEMA NERVOSO CENTRAL: Parte do sistema nervoso que inclui o encfalo e a medula espinal. SOMTICO: Referido ao corpo com exceo das vsceras.

ProfDrFranciscoRosaNetoWWW.motricidade.com.br

Pgina13

TERMINOLOGIADESENVOLVIMENTO
SUBCORTICAL: Atividade ligada as clulas situadas debaixo do crtex, isto , nos ncleos da substancia cinza. SUBSTNCIA BRANCA: Parte do tecido nervoso de aparncia branca, composta fundamentalmente por fibras nervosas cobertas de mielina e que ocupa a parte central do encfalo e a parte perifrica da medula espinal. SUBSTNCIA CINZENTA: So as regies do sistema nervoso central que aparecem de cor cinza devido a grande concentrao de corpos neuronais. Ocupa a regio superficial do encfalo (crtex), na parte central da medula espinal e substancia cinza central. SUPERDOTADO: Pessoa cuja capacidade e destreza so mentalmente superiores aos parmetros da normalidade em relao a sua idade cronolgica. GAGUEIRA: Transtorno da linguagem falada, caracterizada por uma dificuldade na fluncia de sons ou de palavras. TREMOR: Sucesso regular de movimentos musculares oscilatrios do tipo involuntrio. Produz de modo essencial (espontneo) ou secundrio a diversas enfermidades neurolgicas. TETNIA: Transtorno que resulta em contraes musculares tnicas intermitentes acompanhadas de tremor fibrilar, parestesias e dores musculares. Existe uma resposta irritativa a estmulos eltricos e mecnicos. TONO MUSCULAR: Estado de tenso ativa e involuntria do msculo. O tono muscular o determinante da postura do indivduo nos diferentes decbitos. TRANSTORNO DA APRENDIZAGEM: So os obstculos que apresentam algumas crianas na aquisio da aprendizagem especfica. Eles podem manifestar por um ou vrios processos psicolgicos indispensveis para a compreenso ou utilizao da linguagem falada, ou escrita no se fazendo normalmente. Estas dificuldades podem apresentar ao nvel da ateno, do pensamento, da palavra, da leitura, escrita ou clculo. TRANSTORNOS DA FALA: Qualquer anomalia da linguagem falada (gagueira, disartria, dislalia, etc). TRANSTORNOS DA LEITURA E ESCRITA: Expresso genrica que compreende quaisquer anomalias na leitura e escrita (dislexia, disgrafia, etc.). TRANSTORNOS DA LINGUAGEM: Transtornos que se manifestam as vezes nos aspectos sensoriais e motores da linguagem oral e escrita. Estes transtornos se situam ao nvel da percepo ou da expresso e no so devidos a deficincias perifricas (afasia, disfasia). VIVNCIA (CORPORAL): Conscincia das sensaes vinculadas o prprio corpo, com ou sem segmentos e deslocamentos, experimentados por um sujeito numa ou em outra situao. VISOMOTOR: Ato motor guiado essencialmente pela viso.

ProfDrFranciscoRosaNetoWWW.motricidade.com.br

Pgina14

Potrebbero piacerti anche