Sei sulla pagina 1di 4

Perseu

Perseu com a cabea da Medusa, de Antonio Canova. Perseu, na mitologia grega, foi o heri mtico grego que decapitou a Medusa, monstro que transformava em pedra qualquer um que olhasse em seus olhos. Perseu era filho de Zeus, que sob a forma de uma chuva de ouro, introduziu-se na torre de bronze que prendia Dnae, a filha mortal do rei de Argos, e a engravidou . Acrsio, tinha uma filha Dnae, mas no tinha filhos homens. Quando Acrsio perguntou ao orculo como ele poderia ter filhos homens, a resposta foi que Dnae teria um filho que o mataria. Dnae foi trancada em uma cmara de bronze subterrnea e posta sob guarda, mas ela foi seduzida, por Zeus, que assumiu a forma de uma chuva de ouro. Acrsio, no acreditando que sua filha estivesse grvida de Zeus, colocou-a em um ba, que foi jogado ao mar. O cesto chegou ilha de Srifo, onde foi encontrada por Dctis, que criou o menino. Perseu se tornou um grande homem, forte, ambicioso, corajoso, aventureiro e protetor da me. Polidectes, o rei de Serifo, com medo de que a ambio de Perseu o levasse a lhe usurpar o trono, props um torneio no qual o vencedor seria quem trouxesse a cabea da Medusa, o instinto aventureiro de Perseu no o deixou recusar. Da batalha contra Medusa saiu vitorioso graas ajuda de Atena, Hades e Hermes. Atena deu a ele um escudo to bem polido, que tal qual num espelho, podia se ver o reflexo ao olhar para ele. Hades lhe deu um capacete que torna invisvel quem o usa, e Hermes deu a ele suas sandlias aladas, trs objetos que foram definitivos para a vitria de Perseu.

Perseu e Andrmeda. Ento Perseu, guiado pelo reflexo no escudo, sem olhar diretamente para a Medusa, derrotou-a cortando sua cabea, que ofereceu deusa Atena. Diz a lenda que, quando Medusa foi morta, o cavalo alado Pgaso e o gigante Crisaor surgiram de seu ventre. As outras duas irms de Medusa, Esteno e Eurale, perseguem Perseu, mas este escapa devido ao capacete de Hades, que o torna invisvel s Grgonas.

Passou em seu retorno pelo pas das Hesprides, onde ficava o tit Atlas, que foi condenado a segurar a abbada celeste em seus ombros. Vendo que o lugar era muito bonito, Perseu pediu a Atlas se podia dormir pelos arredores naquele dia, dizendo ao tit: "Se vs uma pessoa pela sua famlia, saiba que sou filho de Zeus e se, porm, valorizas grandes feitos, saiba que matei a grgona Medusa". Atlas responde: "Tu, mortal, mataste a rainha das grgonas? Nenhum mortal teria condies para fazer tal coisa". Muito revoltado por no ter sido acreditado por Atlas, Perseu mostra a cabea de Medusa ao enorme tit, este quando encara os olhos da grgona comea a ter todo seu corpo petrificado, seus ossos se transformam em uma montanha, sua barba em floresta e sua cabea o cume. Continuando sua volta para casa, passou por uma ilha onde viu uma linda mulher acorrentada no meio do mar, no fossem as lgrimas que vertiam de seu rosto, teria confundido-a com uma esttua. Perseu pergunta a jovem o que fez para merecer tal punio, a moa ento diz a ele: "Eu sou Andrmeda, minha me Cassipeia ousou comparar sua beleza com as filhas de Posidon, as ninfas do mar, e fomos castigados por isso. Posidon mandou o monstro Ceto destruir nossa cidade pelo erro de minha me e eu

fui oferecida como sacrifcio". Perseu diz que salvar a bela moa, se esta prometer casar com ele, mas antes de receber a resposta, uma grande onda se abriu no meio e o monstro marinho apareceu, sem pensar duas vezes Perseu vai de encontro ao monstro e, aproveitando sua vantagem de voar, ganha a sangrenta batalha. Os pais de Andrmeda lhe concedem sua mo e Perseu volta para casa com ela. Ao chegar em casa v uma desordem, Polidectes, e seus seguidores.

Perseu transformando Polidectes e seus seguidores em Pedra Dnae, me de Perseu, para violent-la. Perseu convoca seus amigos para lutarem com ele, mas o rei e seus fiis eram em muito maior nmero. Quando a batalha parecia perdida, o heri lembra do que ocorrera a Atlas quando este fixou seus olhos no petrificante olhar da grgona Medusa e diz: "Aqueles que forem meus amigos, que fechem os olhos". Os que acreditaram ento fecham seus olhos e Perseu ergue a cabea de Medusa, todos que estavam contra ele (e inclusive alguns amigos descrentes) so petrificados, menos o rei, que percebera o que ocorreria e vira seu rosto, ele ento pede clemncia a Perseu: "Por favor, Perseu, me deixe viver, eu reconheo que tu s mais forte e que mataste a grgona, ento no me mate tambm". O argiano responde: "Tratarei bem de voc Polidectes, deixarei voc em minha casa para jamais esquecer da covardia que me mostra agora". Perseu vira o rosto de Medusa na sua direo, petrificando-o, na posio de covardia em que ele se mostrava, levando a esttua para casa, jamais esquecendo do ocorrido. Conforme a profecia, Perseu acabou assassinando o av durante uma competio esportiva, em que participava da prova de arremesso de discos. Fazendo um lanamento desastroso, acertou acidentalmente seu av sem saber que ele estava ali. Assim, cumpriuse a profecia que Acrsio mais temia. Apesar disso Perseu se recusou a governar Argos (trocando de reinos com Megapente filho de Preto) e governou Tirinto e Micenas (cidade que fundou), estabelecendo uma famlia de sete filhos: Perseides, Perses, Alceu, Helio, Mestor, Sthenelus, e Electrio, e uma filha, Gorgfona. Seus descendentes tambm

governaram Micenas, de Electrio Euristeu, aps os quais Atreu conquistou o reino, tais descendentes incluam, tambm, o grande heri Hrcules. Seguindo esta mitologia Perseu tambm o ancestral dos persas.

Potrebbero piacerti anche