Sei sulla pagina 1di 19

Exmo. Senhor Dr.

Juiz de Direito Do Tribunal Administrativo do Crculo de LEIRIA

Ministrio da Sade, com sede na Avenida Joo Crisstomo, n.9, 1049 062, Lisboa E Administrao Regional de Sade de Lisboa e Vale do Tejo, IP, Pessoa Coletiva, Portadora do NIPC n. 456 789 123, com sede na Avenida Estados Unidos da Amrica, n. 77 1749 096, Lisboa, Coligados ao abrigo do artigo 12., n.2 do CPTA, representados pelo Exmo. Senhor Doutor Cristiano Ronaldo, com domiclio profissional na Rua Antnio Stromp, n.4, 2. Direito, Lisboa Vm apresentar CONTESTAO, Nos termos do artigo 57. do Cdigo de Processo dos Tribunais Administrativos (doravante CPTA, Nos termos e com os seguintes fundamentos,

I - DOS FACTOS

1. Procedeu-se consulta pblica, como se demonstra no documento em anexo (anexo I), nos termos do 133./1 c) do Cdigo procedimento administrativo (doravante CPA). Esta ocorreu antes da tomada da deciso final a 15 de Maro de 2012.

2. Ainda que a Maternidade Alfredo dos Campos seja um estabelecimento reconhecido pela comunidade, existem alternativas de igual valncia.

3. A juntar a este facto, o concelho de Alcobaa apresenta mais do que um centro de sade.

4. A deciso de proceder ao encerramento da Maternidade motivada pelas polticas seguidas pelo Estado na decorrncia da interveno externa a que Portugal est a ser sujeito e da necessria reformulao de servios, no sentido de proceder centralizao de alguns deles, levando a uma melhoria substancial dos mesmos.

5. A cidade de Leiria, sendo capital de Distrito, apresenta, quer taxas de natalidade, quer taxas de crescimento econmico, bastante elevadas, justificando claramente o investimento em estabelecimentos de sade.

6. Em Leiria, a uma distncia razovel de Alcobaa, existe, alm da Maternidade Fernando Noronha, um Hospital.

7. O Hospital de Leiria, a uma distncia razovel de Alcobaa, uma instituio igualmente reconhecida e que concentra todos os servios mdicos. Isto , permite, tal como o recomendado pela grande maioria dos profissionais de sade, uma prtica concertada entre especialistas das diversas reas. Deste modo, em caso de haver complicaes durante o parto, haver uma resposta mais rpida e completa.

8. A Maternidade Fernando Noronha apresenta nveis de desempenho similares aos da Maternidade Alfredo dos Campos, no que toca s especialidades comuns, assumindo ainda a vantagem de incorporar um maior nmero de valncias do que a MAC, como se demonstra no anexo II.

9. A cidade de Alcobaa, de dimenso e populao reduzidas, apresenta uma economia essencialmente ancorada na atividade turstica, sendo que a grande parte dos postos de trabalho ocupada por no residentes.

10. A maioria dos trabalhadores da Maternidade Alfredo dos Campos reside fora da localidade de Alcobaa.

11. Motivado pelas preocupaes financeiras do Estado Portugus na conjuntura econmica atual, o Governo aprovou o Decreto-Lei 30/2011 de 2 de Maro, que permite, no seu artigo 1., alnea e), a fuso de vrios hospitais em centros hospitalares. Este decreto-lei veio a ser alterado pelo decreto-lei 300/2011 de 29 de Dezembro, que, veio a acrescentar o artigo 1.-A, que extingue outros hospitais e centros hospitalares (anexo III).

12. Nos termos do enquadramento legal exposto supra, evidente que a Maternidade Alfredo dos Campos abrangida pelo regime legal que o decreto-lei mais recente consagra.

13. O procedimento administrativo que visa o encerramento da MAC culmina com um ato administrativo devidamente fundamentado. (anexo IV)

II DO DIREITO

Da defesa por impugnao

I - Da Pretensa Desconformidade da Deciso de Encerramento da Maternidade Alfredo dos Campos ao Princpio da Legalidade, na Valncia de Reserva de Lei

14. Tal como apresentado no artigo 11., no h qualquer violao do princpio da legalidade, na vertente de reserva de lei, uma vez que o ato administrativo foi precedido de ato normativo. Desse modo, foram respeitadas as normas inseridas em patamar superior na hierarquia das fontes (anexo IV)

15. Dito isto, no h desconformidade com o artigo 34. do DL 558/99, na sua ltima verso, que obriga extino de entidades pblicas empresariais por DL, pelo que o ato administrativo vlido.

II Da Pretensa Violao do Princpio da Imparcialidade

16. indiscutvel que o princpio da imparcialidade constitui um princpio ordenador do Direito Administrativo portugus.

17. Com efeito, este princpio, consagrado no artigo 266./2 CRP e no artigo 6. CPA, obriga a Administrao a ponderar todos os interesses relevantes na tomada de decises e a ignorar todos os fatores que se mostrem irrelevantes para a deciso concreta.

18. Ainda assim, tendo em conta tanto a sua vertente positiva como a sua vertente negativa, o supra referido principio no se encontra violado.

19. No caso em apreo respeitou-se este ditame constitucional, na medida em que no se visou preterir uma entidade em benefcio de outra, mas zelar pelo bom funcionamento dos estabelecimentos hospitalares da regio de Alcobaa.

20. A deciso de encerrar a MAC no se baseia no interesse privado de cumprimento do clausulado da PPP, mas sim, como referido no artigo 4., no interesse pblico de equilbrio e subsistncia do SNS.

21. Com efeito, foram ponderados todos os interesses relevantes para a boa deciso da causa.

22. O cumprimento do clausulado da PPP nomeadamente, o nmero mnimo de partos a previstos no foi levado em considerao aquando da tomada de deciso de encerramento da MAC, sendo antes uma decorrncia lgica da reestruturao do SNS e da concentrao de servios.

III Da Pretensa Violao do Princpio da Tutela da Confiana

23. Mais uma vez, a tutela da confiana afigura-se como um dos pilares do direito administrativo. No entanto, um princpio que depende de vrios requisitos: uma situao consolidada ao ponto de gerar o investimento de confiana por parte do particular e a posterior frustrao dessa mesma confiana pelo ente que a criou.

24. Relativamente situao dita consolidada facto notrio que os rumores de encerramento da MAC subsistem h algum tempo.

25. Alm disso, o DL 30/2011 que est em vigor desde Maro de 2011 fazia prever uma reestruturao do SNS em que a MAC tambm poderia ser afetada.

26. Assinalou-se tambm a necessidade de Portugal respeitar os constrangimentos econmico-financeiros a que est sujeito

27. Posto isto, no se evidencia nenhuma situao capaz de gerar qualquer expectativa digna de tutela por parte dos particulares pelo que a posterior frustrao da mesma ainda que exista, no juridicamente relevante.

28. Com base no acrdo do Tribunal Constitucional 396/2011, que confirma a no relevncia desta expectativa dos particulares, entendeu-se que admissvel o sacrifcio de interesses privados em prol do interesse pblico superior.

29. No limite, se no atendermos ao interesse pblico de sade financeira do Estado chegaremos a um ponto em que o SNS entra em colapso.

30. A ocorrer esta situao deixaro de existir quaisquer interesses privados que com ele pudessem colidir.

IV Da Pretensa Falta da Audincia dos Interessados

31. Entende-se que esta uma formalidade essencial do procedimento administrativo, nos termos do artigo 100. do CPA.

32. certo que no houve audincia dos interessados, como prescrito no artigo 100. do CPA. No entanto, nos termos da alnea c) do artigo 103. do CPA, h no caso sub judice dispensa desta formalidade.

33. Sendo Alcobaa um Concelho com 56 676 habitantes, parece que se verificam os requisitos da dispensa de audincia, na medida em que o nmero de interessados de tal forma elevado que esta formalidade seria impraticvel.

34. O artigo refere que nestes casos dever haver consulta pblica pela forma mais adequada, o que sucedeu, como foi supra referido (1.).

V Da Pretensa Falta de Fundamentao do Ato Administrativo de Encerramento da Maternidade Alfredo dos Campos

35. O ato administrativo de encerramento da MAC encontra-se fundamentado nos termos dos artigos 268. n. 3 da CRP, 123. n.1 d), 124. n1 a) e 125. n1 do CPA, como demonstra o Anexo IV. 36. Com efeito, o ato no anulvel com este fundamento, nos termos do 135. do CPA.

VI Da Desconformidade da Deciso do Presidente da ARSLVT, de transferncia das grvidas para outras maternidades, ao Direito Sade

37. O direito sade um direito constitucionalmente protegido pelo artigo 64./1 da CRP.

38. Dada natureza principal dos direitos fundamentais, estes compatibilizam-se por imperativo constitucional atravs da sua otimizao.

39. Assim, no vale para o direito sade a invocao da sua violao, uma vez que preservado o seu contedo essencial.

40. A deciso de transferncia das grvidas para a MFN no colide com a fundamentalidade do direito em causa.

41. Quanto invocao da falta de assistncia pr-natal, refira-se que a existncia de um centro de sade em Alcobaa proporciona cuidados mdicos imediatos.

VII - Da Pretensa Violao da Tutela da Confiana

42. Vale aqui o mesmo raciocnio exposto nos pontos 24. a 31..

43. Assim sendo no h no sentido jurdico do termo uma expetativa legtima dos particulares na manuteno da atividade da MAC

44. Considera-se o encerramento da MAC uma medida idnea para fazer face j conhecida necessidade de adoo de politicas de equilbrio financeiro.

45. Tambm se afigura uma medida necessria, pois imprescindvel que o interesse pblico subjacente deciso seja desde j tutelado.

46. Reitera-se a ideia de que tambm este ato no anulvel com este fundamento, nos termos do 135. do CPA

Por estes motivos e os demais de Direito, pede-se a improcedncia de ambos os pedidos de impugnao formulados pelo Autor.

Juntam-se:

Anexo I Documento de consulta pblica Anexo II Estatstica da avaliao do desempenho dos Hospitais do Distrito de Leiria. Anexo III DL 300/2011 de 29/12 Anexo IV Despacho de fundamentao do ato administrativo de encerramento da MAC Anexo V Procurao forense Anexo VI Folha de Reclamao

Testemunhas: Ana Silva, Mdica, portadora do Bilhete de Identificao n. 13591727, residente na Avenida da Cocanha, n. 115, Alcobaa.

Consulta Pblica

O Ministrio da Sade informa, em comunicado, que no mbito da execuo do Programa do XIX Governo e das medidas acordadas no memorando de entendimento entre o FMI, BCE, UE e Portugal, tendo em vista o reforo, no mdio prazo, da sustentabilidade financeira do SNS, atravs de medidas de racionalizao das despesas, iniciativas de conteno de custos e de melhoria de eficincia da organizao dos prestadores e dos recursos utilizados, designadamente com a reorganizao e racionalizao da rede hospitalar, vem disponibilizar para consulta pblica, nos termos do artigo 103 n1 alnea c) Do Cdigo do Procedimento Administrativo, a proposta de encerramento da Maternidade Alfredo dos Campos, EPE. Aps o perodo de 30 dias para consulta pblica e recolha dos contributos, a Proposta de Lei seguir os trmites do processo legislativo, sendo sujeito a aprovao em Conselho de Ministros. Com esta consulta, o Governo pretende que todos os intervenientes e interessados possam ter a oportunidade de participar no processo de tomada de deciso das aes, que considera, fundamentais para sustentar de forma racional e eficiente o SNS, tornando assim todo o processo mais democrtico e transparente.
Os contributos podem ser enviados para: contributos.projeto.mac@minsaude-gov.pt

Lisboa, 2 de Novembro de 2011

Bonifcio Orlando

Avaliao do desempenho dos Hospitais do Distrito de Leiria

Ranking de qualidade dos Hospitais do distrito de Leiria


18 16 14 12 10 8 6 4 2 0 HSA HDP HDCR HS.PGT CHCR MFN MAC 3,8 5,1 4 3,7 5,8 4,4 3,6 1,9 2,1 3,5 2,5 4,6 4,7 4,9 Medida do acompanhamento personalizado 4,9 5,4 4,9

5,2 4,8 Reputao do Hospital na sua comunidade 4,5 Qualidade dos cuidados e servios

3,5

Especialidades mdicas dos Hospitais

Cardiologia Neurologia Pneumologia Psiquiatria Oftalmologia Dermatologia HSA


HDP HDCR HS.PGT CHCR MFN MAC

Neonatologia Pediatria HSA HDP HDCR HS.PGT CHCR MFN

Ginecologia

Obstetrcia

PMA

MAC

Legenda: HSA Hospital de Santo Andr Leiria HDT Hospital Distrital Pombal HDCR Hospital Distrital Caldas da Rainha HS.PGT Hospital So Pedro Gonalves Telmo - Peniche CHCR Centro Hospitalar Caldas da Rainha MFN Maternidade Fernando Noronha - Leiria MAC Maternidade Alfredo dos Campos Alcobaa

Este estudo foi realizado pela escola nacional de sade Universidade Nova de Lisboa com o objectivo de avaliar o funcionamento destas unidades durante os anos de 2010 e 2011, no de um ponto de vista econmico mas do impacto causado pelos servios prestados.

1274

Dirio da Repblica, 1. srie N. 43 29 de Dezembro de 2011

MINISTRIO DA SADE
Decreto-Lei n. 300/2011
De 29 de Dezembro

Nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte:

CAPTULO I
Artigo 1 Aditamento do Decreto-Lei n. 30/2011, de 2 de Maro

aditado ao Decreto-Lei n. 30/2011, de 2 de Maro, o artigo 1.-A, com a seguinte redao:

Artigo 1.-A
Objeto

1 So ainda extintos os seguintes centros hospitalares, que tm a natureza de entidades pblicas empresariais: a) Maternidade Alfredo dos Campos, E.P.E.; b) Maternidade Bero do Menino de Ouro, E.P.E.; c) Centro Hospitalar das Cataratas E.P.E.; d) Hospital do Esprito Santo & Pecador, E.P.E.

CAPTULO II Disposies finais e transitrias Artigo 2 Entrada em vigor O presente decreto -lei entra em vigor no 1. dia do ms seguinte ao da sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 29 de Dezembro de 2011. Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa Emanuel Augusto dos Santos Barack Obama. Promulgado em 10 de Janeiro de 2012. Publique -se. O Presidente da Repblica, PAULO FUTRE. Referendado em 13 de Janeiro de 2011. O Primeiro -Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.

N. 254 15 de Maro de 2012

DIRIO DA REPBLICA II SRIE

7430

MINISTRIO DA SADE Gabinete do Ministro Despacho n 1467/2012 (2 srie) I. Com a aprovao do Decreto-Lei 30/2011, alterado pelo Decreto-Lei 300/2011, foi iniciado um procedimento administrativo no sentido de adoo das diligncias necessrias reestruturao do Sistema Nacional de Sade. II.Tendo em conta o Programa Nacional de Sade Materna e Neonatal actual, a rede de cuidados existente proporciona a Portugal um lugar de destaque no que toca aos valores em que se consubstancia a taxa de natalidade. A razo de ser deste sucesso prende-se com os cuidados que so prestados me e criana na altura do parto. III.No entanto, uma vez que Portugal tem que respeitar os constrangimentos financeiros a que se encontra sujeito, parece que o interesse pblico exige o encerramento de alguns estabelecimentos hospitalares. Esta circunstncia deriva de uma necessidade premente de concentrao de estabelecimentos de sade, pelas referidas motivaes de equilbrio oramental. IV. Parece que imperioso proceder a uma requalificao, pois, pese embora a Maternidade Alfredo dos Campos ser um estabelecimento altamente reconhecido no mbito da obstetrcia, ginecologia, neonatalogia, pediatria e procriao medicamente assistida, existem outros estabelecimentos de renome capazes de assegurar os servios que eram por esta prestados. V.Refere-se ainda que se tem em linha de conta a sade da me e da criana, uma vez que a Maternidade em questo no apresenta uma oferta de todas as especialidades mdicas, o que pode ser problemtico em caso de perturbaes durante o parto. Com isto se denota que o encerramento no arbitrrio e imparcial, ponderando todos os interesses relevantes para a boa deciso da causa. VI.O que implica a necessidade de um equilbrio difcil entre risco obsttrico por razes de menor qualificao do local e risco ocasionado pela dificuldade, perturbao e demora no acesso a outro estabelecimento hospitalar. VII.Quanto ao transporte e aos eventuais riscos para a grvida que da podem advir, as administraes regionais de sade, em colaborao com o INEM e com as corporaes de bombeiros, aperfeioaro o sistema de transporte para garantir a mxima segurana e comodidade, no sentido de providenciar todos os recursos, materiais e humanos, necessrios para o efeito. VIII.Deste modo, determino, por imperativo constitucional de prossecuo do interesse pblico, que a nica deciso consentnea com o mesmo, sem prejudicar obviamente interesses privados que com ele pudessem conflituar, uma vez que foram providenciadas formas de os acautelar, consiste no encerramento da Maternidade Alfredo dos Campos. 15 de Maro de 2012 O Ministro da Sade Bonifcio Orlando

Procurao Forense

Ministrio da Sade, com sede na Avenida Joo Crisstomo, n. 9, 1049-062 Lisboa e a Administrao Regional de Sade de Lisboa e Vale do Tejo, IP, pessoa coletiva de direito pblico, portadora do NIPC n. 456789123, com sede na Avenida Estados Unidos da Amrica, n. 77, 1749096 Lisboa, declara que constitui como sua procuradora bastante a sociedade de advogados CR7 & Associados, RL, com sede na Rua Antnio Stromp, n. 4, 1600-411 Lisboa e na pessoa do advogado Cristiano Ronaldo, cdula profissional n.77777, a quem confere os mais amplos poderes forenses gerais, bem como os especiais de direito para representar juridicamente e assinar quaisquer documentos respeitantes tramitao legal do processo em curso.

O Advogado,

(Cristiano Ronaldo)

Potrebbero piacerti anche