Sei sulla pagina 1di 5

Rock anos 60 e 70.

Voc pode teorizar o quanto quiser sobre o rock and roll, mas ele essencialmente uma coisa no intelectual. msica e s! (WENNER apud FRIEDLANDER, 2006, p.13). A frase, do editor e fundador da revista Rolling Stone, aponta para o hiato que h entre a teoria, as tentativas acadmicas de entender o rock, e a prtica de ouvir e tocar rock. Nessa monografia no ser teorizado o rock em si. No entanto, vejo a necessidade de entender as relaes entre o rock, seu pblico (fundamentalmente as juventudes das dcadas de 60 e 00), a comunicao e a cultura de massa e por isso sero abordados, essencialmente, aspectos do conceito de indstria cultural, formulado por Adorno e Horkheimer. A Escola de Frankfurt ser fundamental nesse estudo por ter formulado a teoria mais influente no que se trata dos produtos da cultura de massa e da influncia da indstria cultural na produo musical. Para Adorno e Horkheimer (1985), o modo de produo burgus capitalista faz erigir um novo tipo de produo cultural, a indstria cultural .Nesse sentido, a arte se tornou alienada e ideologizada. Benjamin (1994) define essa transio como perda do valor de culto em detrimento do valor de exposio. Para ele, o que antes era uma arte reservada, com uma funo ritual, passou a ter um valor pela sua proximidade de um grande pblico. Esse contexto, que Benjamin chama de poca de reprodutibilidade tcnica, fez com que a obra de arte perdesse sua aura, seu aqui e agora, sua autenticidade:
Mesmo na reproduo mais perfeita, um elemento est ausente: o aqui e agora da obra de arte, sua existncia nica, no lugar em que ela se encontra. (...) O que se atrofia na era da reprodutibilidade tcnica da obra de arte a sua aura. (...) A tcnica d a reproduo destaca do domnio da tradio o objeto reproduzido [grifo do autor]. Na medida em que ela multiplica a reproduo, substitui a existncia nica da obra por uma existncia serial (BENJAMIN, 1994, p.167-168)

A indstria cultural se caracteriza pela tecnificao e pela padronizao do que produzido: A igualdade dos produtos oferecidos, que todos devem aceitar, mascara-se no rigor de um estilo que se proclama universalmente obrigatrio; a fico da relao de oferta e procura perpetuase nas nuanas pseudo-individuais (ADORNO, 1980, p.174).De acordo com Adorno e Horkheimer (1985).

O esquematismo do procedimento mostra-se no fato de que os produtores mecanicamente diferenciados acabam por se revelar sempre como a mesma coisa. (...) As vantagens e desvantagens que os conhecedores discutem servem apenas para perpetuar a iluso e concorrncia e da possibilidade de escolha (ADORNO &HORKHEIMER, 1985, p.102) Atrelado padronizao, vem o empobrecimento e esvaziamento do que produzido e, consequentemente, o adestramento do consumidor cultural. A indstria cultural, por meio do consumo, leva atrofia da imaginao e da espontaneidade do consumidor cultural e probe a atividade intelectual do espectador (ADORNO &HORKHEIMER, 1985, p.104). nesse contexto que a cultura e a comunicao de massa surgem como instrumentos de dominao e alienao da burguesia em relao massa. A cultura como entretenimento e da a difuso do entretenimento pelos meios de comunicao de massa , no entanto, nada mais que a reproduo do trabalho alienado e necessidades produzidas. A indstria cultural permanece a indstria da diverso. Seu controle sobre os consumidores mediado pela diverso (...). Sua ideologia o negcio. A verdade em tudo isso que o poder

da indstria cultural provm de sua identificao com a necessidade produzida (...). A diverso o prolongamento do trabalho sob o capitalismo tardio. Ela procurada por quem quer escapar ao processo de trabalho mecanizado, para se por de novo em condies de enfrentlo (ADORNO & HORKHEIMER, 1985, p.102) Nesse contexto de produo cultural capitalista-burguesa, Adorno (1980) defende que a msica moderna uma regresso da audio por ter parado de buscar o peculiar e ter se contentado com o homogneo e com o padro. Ele relaciona a massificao da msica sua degenerao. A audio, para ele, o sentido que possibilita o conhecimento e reflexo, mas tambm um alvo fcil da alienao (1) da a preocupao com o que a indstria fonogrfica produzia. Adorno critica a msica popular (2) e, mais especificamente, o jazz (1). A msica constitui, ao mesmo tempo, a manifestao imediata do instinto humano e a instncia prpria para seu apaziguamento (ADORNO, 1980, p.165) (2) Apesar de Adorno no ter estudado especificamente o rock, enquadro esse gnero na indstria cultural e, consequentemente, dentro de sua anlise, por trs motivos: primeiro porque o rock um tipo de msica popular; segundo porque a produo do rock determinada pela indstria fonogrfica, apesar de, em seu incio e em determinados momentos de sua histria, se recusar a se atrelar produo capitalista em detrimento da contracultura; e, terceiro, porque o rock tem ampla influncia do prprio jazz e, sendo assim, segue seus moldes de criao e se insero no mercado o que Adorno fala sobre o jazz serve tambm para analisar o rock. No entanto, isso no quer dizer que essa monografia concorde com as crticas de Adorno em relao ao jazz e ao rock.

Constata-se uma regresso quanto possibilidade de uma outra msica, oposta a essa. Regressivo , contudo, tambm o papel que desempenha a atual msica de massas na psicologia das suas vtimas. Esses ouvintes no somente so desviados do que mais importante, mas confirmados na sua necessidade neurtica, independentemente de como as suas capacidades musicais se comportam em relao cultura especificamente musical de etapas anteriores. (...) A msica de massas e o novo tipo de audio contribuem para tornar impossvel o abandono da situao infantil geral (ADORNO,1980, p.180) Nesse trecho, Adorno ainda destaca a criao de gosto e a msica como mercadoria, que tem seu lugar no mercado como objeto de consumo. A msica popular, diferentemente da arte sria, tem carter de dominao e conformao, e destoa da idia de arte e cultura como possibilidade de emancipao. Com efeito, a msica atual, na sua totalidade, denominada pela caracterstica de mercadoria: os ltimos resduospr-capitalistas foram eliminados (ADORNO, 1980, p.172). Em suma, a msica se tornou um locus privilegiado para ao da burguesia.No de se estranhar, portanto, a proposta da inexistncia do gosto individual. Para Adorno (1980, 1985), o indivduo foi aniquilado em favor da criao da massa, aopasso que a indstria cultural prev algo para cada necessidade. A posio de Adornopoderia der identificada, na dcada de 60, na medida em que existia o rock para o rebelde (rockabilly) e para os filhinhos de papai (mod ); atualmente, h o rock para os sentimentais (emo) e para os cults (indie). Para todos algo est previsto; para que ningum escape, as distines so acentuadas e difundidas (ADORNO &HORKHEIMER, 1985, p.101).A partir da dcada de 50, terminada e, ao menos economicamente, superada a2 Guerra Mundial, se consolidava uma sociedade de consumo cuja consequncia principal foi o destaque que a juventude passou a ter como classe estudantil, como consumidores e como molde da cultura de massa (SARMENTO, 2006, p.5). Segundo Sarmento (2006), a emergncia dos jovens (tema que muito interessa a esse estudo) e o movimento feminista foram duas novidades que deram mpeto a essa nova fase do capitalismo-burgus. nesse contexto que criada a contracultura baseada fundamentalmente na cultura rock. Mesmo antes disso, o rock j havia surgido como movimento de contestao negra, derivado do gospel, blues e jazz e, consequentemente, do rhythm and blues, com elementos da msica folk e country.

A adolescncia atual est profundamente desmoralizada pelo tdio burocrtico que emana da sociedade adulta: e mais ainda, talvez, pela inconsistncia e hipocrisia do svalores estabelecidos (...). Encontra, contudo, na cultura de massa, um estilo esttico-ldico que se adapta a seu niilismo, uma afirmao de valores privados que corresponde a seu individualismo, e a aventura imaginria, que mantm sem saci-lo, sua necessidade de aventura (MORIN, 1967, p.161 apud SARMENTO, 2006, p.11) No entanto, o mercado rapidamente percebeu que a juventude estava setornando um grupo de atores conscientes de si mesmos e no perdeu a oportunidadede oferecer-lhe produtos, servios e bens de consumo (SARMENTO, 2006, p.7). Assim como faz com todos os movimentos contestatrios, a indstria cultural destituiu de contedo o rock ao agreg-lo ao seu modo de produo e consumo. A comunicao de massa foi fundamental nesse processo, uma vez que a via de difuso desse estilo devida e do prprio rock: Os jovens no queriam mais simplesmente assistir demonstraes de prazer, liberdade e felicidade oferecidos pela sociedade do sonho, criao da indstria cultural. Queriam eles mesmos experiment-los na vida real(SARMENTO, 2006, p.15). A juventude acabou por construir algo semelhante sociedade do outro (que tinha sido excluda do imaginrio da nossa sociedade) e, consequentemente, uma sociedade que e aproxima muito da sociedade dentro dos produtos da comunicao de massa(ROCHA, 1995 apud SARMENTO, 2006) a que entra a diferenciao que Friedlander (2006) fez entre o rock e o pop e de extrema importncia compreender que o objeto de estudo dessa monografia justamente o pop/rock e, mais ainda, a passagem do rock para o pop/rock. A msica compreendida nesse livro [Rock and roll Uma histria social] o pop/rock.Isto reflete uma natureza dupla: razes musicais e lricas derivadas da era clssica dor o c k ( r o c k ) e seu status como mercadoria produzida sob presso para se ajustar indstria do disco (pop) (FRIEDLANDER, 2006, p.12) O rock continua como contestao, e a cada poca, a cada renovao, prope e reflete novos questionamentos da sociedade, novas formas de percepo esttica e novos valores aos jovens. Cabe aqui, ento, definirmos gnero musical: uma conversa silenciosa que acontece entre o consumidor, que sabe aparentemente o que quer, e o vendedor, que trabalha copiosamente para imaginar o padro dinmico dessas demandas (FRITH, 1998, p.77 apud JANOTTI, 2003, p.3); gnero musical tambm um modo de definio da msica em relao ao mercado, do potencial.

A adolescncia atual est profundamente desmoralizada pelo tdio burocrtico que emana da sociedade adulta: e mais ainda, talvez, pela inconsistncia e hipocrisia do svalores estabelecidos (...). Encontra, contudo, na cultura de massa, um estilo esttico-ldico que se adapta a seu niilismo, uma afirmao de valores privados que corresponde a seu individualismo, e a aventura imaginria, que mantm sem saci-lo, sua necessidade de aventura (MORIN, 1967, p.161 apud SARMENTO, 2006, p.11). No entanto, o mercado rapidamente percebeu que a juventude estava se tornando um grupo de atores conscientes de si mesmos e no perdeu a oportunidade de oferecer-lhe produtos, servios e bens de consumo (SARMENTO, 2006, p.7). Assim como faz com todos os movimentos contestatrios, a indstria cultural destituiu de contedo o rock ao agreg-lo ao seu modo de produo e consumo. A comunicao de massa foi fundamental nesse processo, uma vez que a via de

difuso desse estilo devida e do prprio rock: Os jovens no queriam mais simplesmente assistir demonstraes de prazer, liberdade e felicidade oferecidos pela sociedade do sonho, criao da indstria cultural. Queriam eles mesmos experiment-los na vida real(SARMENTO, 2006, p.15). A juventude acabou por construir algo semelhante sociedade do outro (que tinha sido excluda do imaginrio da nossa sociedade) e, consequentemente, uma sociedade que se aproxima muito da sociedade dentro dos produtos da comunicao de massa(ROCHA, 1995 apud SARMENTO, 2006). a que entra a diferenciao que Friedlander (2006) fez entre o rock e o pop e de extrema importncia compreender que o objeto de estudo dessa monografia justamente o pop/rock e, mais ainda, a passagem do rock para o pop/rock. A msica compreendida nesse livro [Rock and roll Uma histria social] o pop/rock.Isto reflete uma natureza dupla: razes musicais e lricas derivadas da era clssica do rock (rock) e seu status como mercadoria produzida sob presso para se ajustar indstria do disco (pop) (FRIEDLANDER, 2006, p.12). O rock continua como contestao, e a cada poca, a cada renovao, prope e reflete novos questionamentos da sociedade, novas formas de percepo esttica e novos valores aos jovens. Cabe aqui, ento, definirmos gnero musical: uma conversa silenciosa que acontece entre o consumidor, que sabe aparentemente o que quer, e o vendedor, que trabalha copiosamente para imaginar o padro dinmico dessas demandas (FRITH, 1998, p.77 apud JANOTTI, 2003, p.3); gnero musical tambm um modo de definio da msica em relao ao mercado, do potencial mercadolgico presente na msica (FRITH, 1998, p.76 apud JANOTTI, 2003, p.4). No entanto, Janotti (2003) frisa a diferena entre os aspectos mercadolgicos e o padro homogeneizante da indstria fonogrfica 3 : A mundializao da cultura pressupe segmentao e circulao dos produtos musicais (JANOTTI, 2003, p.4).Essa diferenciao dos gneros musicais (e aqui penso nas vrias vertentes dentro do prprio rock) feita pelo gosto, pelos valores individuais e investimentos afetivos. O gosto da ordem da seleo, manifestando-se como gnero, condicionando um modo de portar-se diante do mundo e de produzir sentido diante do mundo e de produzir sentido diante de determinados produtos musicais (JANOTTI,2003, p.7).

mercadolgico presente na msica (FRITH, 1998, p.76 apud JANOTTI, 2003, p.4). Noentanto, Janotti (2003) frisa a diferena entre os aspectos mercadolgicos e o padrohomogeneizante da indstria fonogrfica 3 : A mundializao da cultura pressupesegmentao e circulao dos produtos musicais (JANOTTI, 2003, p.4).Essa diferenciao dos gneros musicais (e aqui penso nas vrias vertentesdentro do prprio rock) feita pelo gosto, pelos valores individuais e investimentosafetivos. O gosto da ordem da seleo, manifestando-se como gnero, condicionando um modo de portar-se diante do mundo e de produzir sentido diante domundo e de produzir sentido diante de determinados produtos musicais (JANOTTI,2003, p.7).

Potrebbero piacerti anche