Sei sulla pagina 1di 6

SOMBRA DO TODO-PODEROSO SALMO 91 Este salmo no tem ttulo, e no possumos meios de saber ao certo o nome do escritor, nem a data

de sua composio. Charles Haddon Spurgeon diz que em toda a coletnea no h nenhum salmo mais alegre, seu tom elevado e sustentado do comeo ao fim, a f clara e seu texto nobre. Um mdico alemo costumava dizer que ele era a melhor defesa em tempos de clera, e, na verdade, constitui mesmo um medicamento celestial contra pragas e pestes. Aquele que pode viver no esprito do salmo 91 ser destemido, mesmo que as cidades sejam assoladas por pestes e pragas, e os tmulos se encham de carcaas. VERS. 1. 1. O lugar de moradia, de habitao secreta. Existe o habitante do mundo das trevas, da terra favorecida, da cidade santa, do trio exterior; mas o santo dos santos o lugar secreto de comunho, de aceitao. 1. Quem est em comunho ntima, pessoal, secreta e permanente com Deus, habitando junto ao propiciatrio, dentro do vu. Esta pessoa o hspede de Deus, protegida, revigorada e consolada pelo Santo dos santos, e isso at toda a eternidade. Habita na proteo do Altssimo e pernoita (descansa) sombra do Shaddai (do Onipotente, do Deus dos cus, do Todo-Poderoso). A sombra tem muitos significados, alm do sentido literal, de ser o alvio do calor do sol: - Simboliza a brevidade da vida. Davi falou da brevidade da vida terrestre do homem: Como a sombra so os nossos dias sobre a terra, e no temos permanncia (1 Crnicas 29:15). O homem como um sopro; os seus dias, como a sombra que passa (Salmo 144:4). Bildade disse: Porquanto nossos dias sobre a terra so como a sombra (J 8:9).

- Smbolo da morte, do perigo ou das coisas tenebrosas. J falou sobre a terra das trevas e da sombra da morte ...onde a prpria luz tenebrosa (10:21-22). Davi falou do vale da sombra da morte (Salmo 23:4; cf. 102:11; 109:22-23; Jeremias 2:6; 13:16). - Smbolo de proteo e refgio. Joto falou, embora em tom de ironia devido presuno de Abimeleque, da proteo que um rei oferece aos seus sditos (Juzes 9:15). Os judeus procuravam, em vo, refgio na sombra do Egito (Isaas 30:2-3). O rei Nabucodonosor foi comparado a uma rvore dando sombra e proteo (Daniel 4:12). A idia da sombra de proteo vem do alvio e proteo do calor citado acima (cf. Jonas 4:5-6; Isaas 25:45). - Smbolo da ignorncia espiritual. Mateus citou a profecia de Isaas 9:2 quando falou da pregao de Jesus (4:16). Zacarias citou a mesma profecia quando falou do trabalho de seu filho como precursor do Messias (Lucas 1:79). - Simboliza uma imagem imperfeita de uma realidade maior. Paulo disse que as coisas do Velho Testamento eram sombra das coisas de Cristo (Colossenses 2:17; cf. Hebreus 10:1). O tabernculo dos israelitas era uma sombra da aliana de Jesus (Hebreus 8:5-13; cf. 9:23). Vrias vezes, a Bblia fala sobre a sombra de Deus. Em qual desses sentidos devemos entender a sombra do Senhor Deus o Todo-Poderoso? Textos como Salmo 57:1 deixam claro o sentido de proteo oferecida aos homens: Tem misericrdia de mim, Deus,... pois em ti a minha alma se refugia; sombra das tuas asas me abrigo, at que passem as calamidades. Veja Salmos 36:7; 63:7; 121:5; Isaas 4:5-6; 32:1-2; 51:16. sombra do Todo-Poderoso a proteo daquele que estende o seu tabernculo de proteo sobre os fiis (Apocalipse 7:15-17).

VERS. 1-2. Quatro nomes de Deus. 1. Temos comunho com ele reverentemente, pois ele o Altssimo. 2. Descansamos nele como o Todo-Poderoso. 3. Alegramo-nos nele como Jeov ou Senhor. 4. Confiamos nele como EL, o poderoso Deus. VERS. 2. 1. Observe os substantivos aplicados a Deus - refgio de aborrecimentos, fortaleza nas dificuldades, Deus em todo o tempo. 2. Observe os pronomes usados pelo homem eu direi: meu refgio, minha fortaleza (G. R.).

VERS. 2. O poder, excelncia, fruto, justas razes e confisso aberta de f pessoal. VERS. 3. Proteo invisvel de perigos invisveis; sabedoria para enfrentar a esperteza, amor para guerrear contra a crueldade, onipresena para combinar com o mistrio; vida para frustrar a morte. VERS. 3. CERTAMENTE, ou razes para confiar seguramente na proteo de Deus. VERS. 3-7. Pestilncia, pnico e paz (para tempos de epidemias) (Charles A. Davis). VERS. 3, 8-9. 1. Os santos esto seguros Ele te livrar (Sl 91.3). 2. O mal tem limites simplesmente (Sl 91.8). 3.O Senhor tem razes para preservar quem seu sempre que voc fizer do Altssimo o seu abrigo (v. 9). VERS. 4. 1. A compaixo de Deus. 2. A confiana dos santos. 3. A armadura da verdade. VERS. 5-6. 1. A exposio de todos os homens ao medo. (a) Continuamente, dia e noite. (b) Merecidamente: a conscincia faz covardes de todos ns. 2. A iseno de alguns homens do medo. (a) Por causa de sua confiana. (b) Por causa da divina proteo. VERS. 7. Como um mal pode estar perto, mas no prximo. VERS. 8. O que ns realmente temos visto do castigo dos mpios. VERS. 9-10. 1. Deus nossa habitao espiritual. 2. Deus o preservador de nossa habitao terrena. 3. A verdade geral: que o espiritual abenoa o temporal. VERS. 10. 1. A bno pessoal. 2. A bno domstica. VERS. 11-12. Uma Escritura "deturpada" endireitada. 1. A verso de Satans - presunosa. 2. A verso do Esprito Santo - de plena confiana (Charles A. Davis).

VERS. 11-12. 1. O Ministrio de Anjos empregado por Deus. (a) Oficial: ele dar ordens. (b) Pessoal: a seu respeito. (c) Constante: em todos os seus caminhos. 2. Como apreciado pelo homem. (a) Para preservao: o seguraro. Ternamente, mas efetivamente. (b) Sob limites. No podem fazer o trabalho de Deus, ou de Cristo, ou do Esprito, ou da palavra, ou de ministros, para a salvao; no so todos eles espritos ministradores (G. R.). VERS. 12. A preservao de males pequenos - estes so mais preciosos porque muitas vezes so os mais dolorosos, levam a grandes males e envolvem muitos danos. VERS. 13. O amor do crente colocado em Deus. VERS. 13. 1. Todo filho de Deus tem seus inimigos. (a) So numerosos: o leo, a serpente, o leozinho, o drago. (b) Diversificados: sutis e fortes leo e serpente, novo e velho leozinho e cobra. 2. Ele finalmente obter vitria sobre eles Voc pisar; pisotear; O Senhor o livrar (G. R.). VERS. 14-16. As seis vezes que o futuro de determinao usado. (Eu o resgatarei, protegerei, darei resposta, estarei com ele, vou livr-lo, vou cobri-lo de honra). VERS. 14. Aqui temos: 1. Amor por amor: Porque. (a) A razo do amor dos santos em Deus. H primeiro o amor em Deus sem o amor deles, depois o amor pelo amor deles. (b) A evidncia do amor dele para com eles: Eu o resgatarei - do pecado, do perigo, da tentao, de todo mal. 2. Honra por honra. (a) Ele honrando a Deus. Porque conhece o meu nome, diz Sl 91.14 e o fez conhecer; Deus honrando-o; Eu o colocarei no alto (KJV) - alto em honra, em felicidade, em glria (G. R.).

VERS. 15-16. Observe: 1. As promessas tremendamente grandes e preciosas. (a) Resposta a orao: ele clamar.

(b) Consolo em problema: Estarei com ele. (c) Livramento do problema: Vou livr-lo. (d) Maior honra depois do problema: livrar e cobri-lo de honra. (e) Vida longa o suficiente para satisfaz-lo. (f) A salvao de Deus: "e lhe mostrarei a minha salvao"; muito mais do que o homem poderia pensar ou desejar. 2. A quem essas promessas pertencem; quem o ele e lhe a quem estas promessas so feitas. Ele clama a Deus, diz Sl 91.15; ele conhece o meu nome, diz Sl 91.14; ele fez do Senhor a sua habitao, diz Sl 91.9; ele habita no abrigo do Altssimo, diz Sl 91.1. Hannah More diz: Pregar privilgios sem especificar a quem pertencem como colocar uma carta no correio sem endereo. Pode ser muito boa e conter uma quantia valiosa, mas ningum saber dizer a quem endereada. O endereo posto nas promessas deste salmo inconfundivelmente claro e, muitas vezes, repetido (G. R.).

Potrebbero piacerti anche