Sei sulla pagina 1di 6

Educao e Filosofia

RESENHA DA OBRA DELEUZE E A EDUCAO GALLO, Slvio. Deleuze e a Educao. Belo Horizonte, Autntica, 2003. 118 pg. Coleo Pensadores e Educao. Mrcio Danelon* A obra Deleuze e a Educao, de Slvio Gallo, o terceiro volume da coleo Pensadores e Educao. O objetivo da coleo trazer para a reflexo educacional filsofos que, a partir de suas obras e conceitos, possam trazer elementos para a reflexo da educao enquanto um saber multifacetrio, dinmico e inacabado. O texto Deleuze e a Educao corrobora positivamente com o objetivo desta coleo, na medida em que traz os conceitos deleuzianos como chave de reflexo para o problema da educao. Corresponde, neste caso, a um projeto desafiador conforme as prprias palavras do autor e tambm, diria eu, tambm inovador. Desafiador pela prpria essncia do texto, e inovador porque Slvio Gallo se prope a trazer para a educao um filsofo cujo objeto de pesquisa nunca foi a educao. Com uma escrita acessvel, porm nem um pouco superficial, o autor nos introduz, de forma competente, no universo dos conceitos daquele que define a filosofia como a arte de criar conceitos. Deleuze e a Educao est dividida em duas partes. Na primeira, intitulada Deleuze e a Filosofia, Slvio Gallo discorre sobre algumas das principais idias do filsofo francs de forma rigorosa, porm bastante clara. Isto se constitui numa virtude importante deste livro, j que Deleuze, alm de ser reconhecido pela sua vasta produo filosfica, tambm o por ser um filsofo hermtico, de difcil

Doutor em Educao pela UNICAMP e Professor de Filosofia da Educao da Faculdade de Educao da Universidade Federal de Uberlndia.

Educ. e Filos., Uberlndia, v. 20, n. 40, p. 263-268, jul./dez. 2006.

263

Educao e Filosofia

compreenso ou somente compreensvel para os iniciados na filosofia. No primeiro captulo, o autor situa o pensamento de Deleuze no concorrido cenrio da filosofia francesa do sculo XX. Este cenrio marcado, por um lado, pela filosofia da vida de Bergson e por outro, pela fenomenologia de Husserl. Porm, se Bergson e Husserl tiveram papel decisivo na constituio do pensamento de Sartre aquele que, talvez, tenha sido o principal filsofo francs do sculo XX no foram eles que marcaram o pensamento de Deleuze. Pertencente chamada gerao de 68, Deleuze, segundo Slvio Gallo, recebeu a influncia decisiva do pensamento de Nietzsche, o filsofo maldito que marcaria, decisivamente, a gerao de pensadores do gabarito de Foucault, Derrida, Lyotard. tido como um clssico a leitura deleuziana da filosofia de Nietzsche, demarcada, fundamentalmente, em Nietzsche e a Filosofia. No segundo captulo, o autor nos apresenta Deleuze como o filsofo da multiplicidade. A multiplicidade se manifesta, conformem as palavras de Slvio Gallo, na inspirao nietzschiana de
[...] inverter o platonismo. Em lugar de buscar as formas puras expressas numa nica idia, atentar para as mirades de detalhes da sensibilidade; em lugar de buscar a contemplao do Sol, divertir-se com as mltiplas possibilidades do teatro de sombras no interior da caverna. (p. 36)

O terceiro captulo discorre sobre o conceito deleuziano de Filosofia. Trazendo para a reflexo a ltima grande obra de Deleuze, escrita juntamente com Guattari O que a Filosofia? , o autor realiza uma explanao bastante adensada, com comentadores inclusive, sobre a definio da Filosofia como criao de conceitos. O conceito ,
[...] na viso dos filsofos franceses, [...] uma aventura do pensamento que institui um acontecimento, vrios
Educ. e Filos., Uberlndia, v. 20, n. 40, p. 263-268, jul./dez. 2006.

264

Educao e Filosofia

acontecimentos, que permitam um ponto de visada sobre o mundo, sobre o vivido. O conceito mais como um sobrevo, como um pssaro que sobrevoa o vivido. (p. 45)

O conceito um dispositivo, uma ferramenta, algo que inventado, criado, produzido, a partir das condies dadas e que opera no mbito mesmo destas condies. na segunda parte do livro Deleuze e a Educao que Slvio Gallo realiza sua escrita-inovadora em torno da filosofia de Deleuze. Como um pssaro que sobrevoa os conceitos do filsofo francs, pinando aquilo que lhe importante, transforma-os numa caixa de ferramenta, para novos sobrevos em terrenos que no foram explorados por Deleuze. Nessa parte do livro, talvez, Slvio se revele um deleuziano convicto, ou revele Deleuze como seu personagem conceitual. O que queremos dizer com isso que Slvio Gallo apropriou-se dos conceitos de Deleuze para pensar seus prprios problemas no campo da educao, ou seja, com Deleuze, seu personagem conceitual ir [...] pensado a implicaes de certos conceitos seus para o campo educacional. (p. 11) Ora, Deleuze produziu conceitos, conceitosferramenta que nos permitem reler, reinterpretar, ressignificar o mundo, resolver novos problemas ou problemas mal resolvidos; produziu conceitos-dispositivos, operadores do mundo. Slvio roubou, deleuzianamente falando, os conceitos do filsofo da multiplicidade para criar seus prprios conceitos e reler, reinterpretar ou resolver seus problemas com a educao. Para o termo roubo conceitual, que empreguei acima, Slvio Gallo opera com o conceito de deslocamento, ou seja, de [...] tomar os conceitos de Deleuze e desloc-los para o campo, para o plano de imanncia que a educao. (p. 64) a partir do conceito de Filosofia como criao conceitual que o autor produz seu primeiro deslocamento, com o ttulo de Filosofia da Educao como criao conceitual. A proposta trazida pelo autor fiel ao conceito da filosofia como criao de conceitos, na medida em que o papel da filosofia da educao tambm criar conceitos que, nesse caso, dizem respeito educao. De fato, o papel do filsofo da educao como aquele que cria conceitos, o de pensar filosoficamente a educao,
Educ. e Filos., Uberlndia, v. 20, n. 40, p. 263-268, jul./dez. 2006.

265

Educao e Filosofia

o que significa instaurar, com seus conceitos, a instabilidade das verdades e certezas presentes no campo da educao. No segundo deslocamento, o autor parte do conceito deleuziano de Literatura Menor, forjando o conceito de Educao Menor. Entendendo o conceito de literatura menor como aquilo que uma minoria faz em uma lngua maior (p. 75), Slvio Gallo prope uma Educao Menor, em oposio a uma Educao Maior, assim caracterizada por ele:
A educao maior aquela dos planos decenais e das polticas pblicas de educao, dos parmetros e das diretrizes, aquela da constituio e da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, pensada e produzida pelas cabeas bem-pensantes a servio do poder. (p. 78)

Em oposio a isso, uma educao menor seria:


[...] um ato de revolta e de resistncia. Revolta contra os fluxos institudos, resistncias s polticas impostas; sala de aula como trincheira, como a toca de ratos, o buraco do co. Sala de aula como espao a partir do qual traamos nossas estratgias, estabelecemos nossa militncia, produzimos um presente e um futuro aqum ou para alm de qualquer poltica educacional. (p. 78)

Com este referencial conceitual cedido por Deleuze, possvel ao autor de Deleuze e a Educao propor a idia de uma educao menor como mquina de resistncia contra as verdades e as certezas governamentais criadas em gabinetes muito distantes das relaes reais e existenciais entre educandos e educadores. O terceiro deslocamento parte do conceito de rizoma, fazendo interface com a educao, sob o ttulo de Rizoma e Educao. Situando a produo do conhecimento, desde a criao da escrita, como um processo analtico da realidade, ou seja, para a compreenso da realidade, faz-se necessrio a especializao por meio da disciplinarizao do saber. A metfora que ilustra a
Educ. e Filos., Uberlndia, v. 20, n. 40, p. 263-268, jul./dez. 2006.

266

Educao e Filosofia

estrutura deste conhecimento analtico a arbrea. Em oposio ao paradigma arborescente, Slvio Gallo faz uso do conceito deleuziano de rizoma para pensar a produo do conhecimento, no mais em forma hierarquizada, mas em multiplicidade:
Diferente da rvore, a imagem do rizoma no se presta nem a uma hierarquizao nem a ser tomada como paradigma, pois nunca h um rizoma, mas rizomas; na mesma medida em que o paradigma, fechado, paralisa o pensamento, o rizoma, sempre aberto, faz proliferar pensamentos. (p. 93)

Na forma rizomtica de produo do conhecimento, a sua transmisso no pode ser mais vertical ou mesmo horizontal: Ao romper com essa hierarquia estanque, o rizoma pede, porm, uma nova forma de trnsito possvel por entre seus inmeros devires; podemos encontr-la na transversalidade. (p. 95) Em oposio interdisciplinaridade, conceito recorrente nas escolas atuais e que no rompe com o paradigma arborescente, o autor prope, a partir do conceito de rizoma, a produo de um saber de forma transversal:
[...] podemos apontar para uma transversalidade entre as vrias reas do saber, integrando-as, seno em sua totalidade, pelo menos de forma muito mais abrangente, possibilitando conexes inimaginveis por meio do paradigma arborescente. (p. 96)

O ltimo deslocamento operado por Slvio Gallo trabalha com o conceito de controle e educao. Usando o referencial terico de Foucault, vai mostrando como a escola se tornou um mecanismo importante e eficiente de exerccio de controle e de subjetivao, desde sua arquitetura, at as estruturas curriculares passando, necessariamente, pelo ordenamento burocrtico/vertical. Na perspectiva de Deleuze, desde a segunda metade do sculo XX, a sociedade vem se transformando de sociedade da disciplina para sociedade do controle:

Educ. e Filos., Uberlndia, v. 20, n. 40, p. 263-268, jul./dez. 2006.

267

Educao e Filosofia

[...] estamos transitando das sociedades disciplinares analisadas por Foucault que deram origem priso e escola como conhecemos hoje para as sociedades de controle, que certamente engendraro novas instituies, assim como provocaro agudas transformaes nas que conhecemos. (p. 104)

Essas sociedades de controle possuem como caractersticas instituies mais abertas, com uma aparente autonomia individual. Na sociedade de controle, a escola vai assimilando-se ao mundo do capitalismo, no mais para fornecer mo-de-obra qualificada, mas para refletir o modo de organizao empresarial, ou o que Deleuze chama de formao contnua do operrioaluno e do executivo-universitrio:
As reformas propostas pelos governos estaduais e pelo federal no so movidas apenas por um desejo e uma necessidade de uma educao de qualidade, ou, dito de outra maneira, o paradigma de qualidade assumido por eles o da qualidade total, este totem do neoliberalismo que insiste em instaurar uma nova ordem mundial, sob seu absoluto e transparente controle. assim que se prope a avaliao contnua, a formao permanente, a parceria com as empresas e esses mecanismos para melhorar a qualificao do operariado brasileiro, a diminuio dos ndices de reprovao e evaso escolar. (p. 110)

A partir da digresso em torno dos conceitos de Deleuze e dos deslocamentos efetuados por Slvio Gallo, acreditamos que Deleuze e a Educao constitui-se num timo livro para pesquisadores sejam de Filosofia, Pedagogia ou mesmo de outras licenciaturas adentrarem na discusso em torno da Filosofia da Educao sob a tica desse importante pensador francs.
Data de Registro 08/06/06 Data de Aceite 14/09/06

Educ. e Filos., Uberlndia, v. 20, n. 40, p. 263-268, jul./dez. 2006.

268

Potrebbero piacerti anche