Sei sulla pagina 1di 4

Simples Nacional Excluir ou Multar Interessante pergunta fez um assinante do Consultor Municipal.

. Disse ele que h uma sadia discusso entre os Fiscais sobre o caminho a ser adotado quando se fiscaliza empresa do Simples Nacional. Quando se apura, por exemplo, uma fraude comprovada, parte dos Fiscais entende que se deve autuar o contribuinte conforme a lei municipal, e, ao mesmo tempo, faz-se o termo de excluso do programa. O valor da multa se reporta lei municipal e no legislao do Imposto de Renda, conforme estabelece a Lei Complementar n. 123/06. Outro grupo de Fiscais entende que a excluso consequncia e no a causa da autuao fiscal. Sendo assim, a irregularidade constatada deve ser punida conforme determina a Lei Complementar n. 123/06. A nossa resposta: notrio que a Emenda Constitucional n. 42/2003 incluiu na competncia de lei complementar a definio de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e empresas de pequeno porte (alnea d, inciso III do art. 146 da CF). Com esse permissivo, foi aprovada a Lei Complementar n. 123/2006 que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e estabeleceu regras a serem obedecidas pelos entes polticos no tratamento tributrio de tais empresas. Se normas certas ou erradas, e enquanto o Supremo Tribunal Federal no invalid-las, somos obrigados a cumpri-las e adot-las em face da prpria estrutura tributria nacional. Ocorre que a redao da LC 123/06 deixou lacunas, em razo de lamentveis falhas na tcnica de legislar, que provocam interpretaes dbias e conflitantes em diversos dos assuntos apresentados. A piorar, ou por consequncia, o Comit Gestor teve dificuldades ao redigir suas Resolues, procurando corrigi-las com emendas ou alteraes, que dificultam sua leitura e entendimento. Todavia, e mesmo assim, d-se para extrair algumas concluses de certo modo definitivas e sem contradies. Vamos, ento, analisar a parte referente s penalidades e excluses de ofcio de empresas no programa do Simples Nacional. Da redao da LC 123/06, extramos algumas regras: A) caso a empresa do Simples Nacional no pagar os seus tributos at a data do vencimento, estar sujeita incidncia de encargos legais na forma prevista na legislao federal do Imposto de Renda. A Resoluo n 30 do Comit Gestor identifica, atravs dos artigos 13 e 14, as espcies de infraes, e, atravs dos artigos 15 e 16, as respectivas penalidades.

www.consultormunicipal.adv.br Rua Comendador Manuel Azevedo Falco, 112, Niteri, RJ CEP 24.358-390 Telefax: 21 2709-8329

O citado art. 13 define infrao como toda ao ou omisso, voluntria ou involuntria que importe em inobservncia das normas do Simples Nacional. J o art. 14 considera, tambm, como infrao: I omisso de receitas; II diferena de base de clculo; III insuficincia de recolhimento. O art. 15 manda aplicar aos tributos devidos as normas relativas aos juros e multa de mora e de ofcio conforme previso na legislao do Imposto de Renda, inclusive, quando for o caso, em relao ao ICMS e ao ISS. E o art. 16 discrimina as multas que devero ser impostas quando ocorrer descumprimento da obrigao principal, da seguinte forma: I 75% sobre a totalidade ou diferena do tributo no pago ou recolhido; II 150% sobre a totalidade ou diferena do tributo no pago ou recolhido, nos casos de sonegao, fraude e conluio, independentemente de outras penalidades administrativas ou criminais cabveis; III 112,50% sobre a totalidade ou diferena do tributo no pago ou recolhido, nos casos de no atendimento, no prazo marcado, de intimao para prestar esclarecimentos ou para apresentar arquivos ou documentao tcnica referentes aos sistemas eletrnicos de processamento de dados utilizados para registrar negcios e atividades econmicas ou financeiras, escriturar livros ou elaborar documentos de natureza contbil ou fiscal; IV 225% sobre a totalidade ou diferena do tributo no pago ou recolhido, nos casos de sonegao, fraude e conluio, e caso se trate ainda de no atendimento de intimao para prestar os esclarecimentos indicados no inciso III. Apenas para acrescentar, o art. 17 da Resoluo 30 estabelece os percentuais de multa pela no apresentao da DASN, ou apresent-la com incorrees ou omisses. Como se v, as penalidades esto claramente indicadas na Resoluo 30 ora comentada. Em tais casos, entendemos incabvel descumprir a norma de impor as penalidades sem a aplicao dos percentuais indicados, e adotar aquelas definidas na lei municipal. Em princpio, a regra tem razo de ser, pois, em se tratando de guia nica, com tributos federais e tributo municipal ou estadual, deu-se preferncia a unificao dos encargos de uma s legislao. Outro assunto a tratar referente excluso de ofcio: B) a excluso do Simples Nacional pode ser feita de ofcio pela Receita Federal, Estadual ou Municipal, esta ltima se for caso de prestao de servios. So motivos de excluso, ao que nos interessa: I - verificada a falta de comunicao de excluso obrigatria;
www.consultormunicipal.adv.br Rua Comendador Manuel Azevedo Falco, 112, Niteri, RJ CEP 24.358-390 Telefax: 21 2709-8329

II - for oferecido embarao fiscalizao, caracterizado pela negativa no justificada de exibio de livros e documentos a que estiverem obrigadas, bem como pelo no fornecimento de informaes sobre bens, movimentao financeira, negcio ou atividade que estiverem intimadas a apresentar, e nas demais hipteses que autorizam a requisio de auxlio da fora pblica; III - for oferecida resistncia fiscalizao, caracterizada pela negativa de acesso ao estabelecimento, ao domiclio fiscal ou a qualquer outro local onde desenvolvam suas atividades ou se encontrem bens de sua propriedade; IV - a sua constituio ocorrer por interpostas pessoas; V - tiver sido constatada prtica reiterada de infrao ao disposto na LC 123/06; VI - a empresa for declarada inapta; VII - houver falta de escriturao do livro-caixa ou no permitir a identificao da movimentao financeira, inclusive bancria; VIII - for constatado que durante o ano-calendrio o valor das despesas pagas supera em 20% (vinte por cento) o valor de ingressos de recursos no mesmo perodo, excludo o ano de incio de atividade; X deixar de emitir documento fiscal de acordo com as normas do Comit Gestor. Observa-se que h casos de excluso que tambm so motivos de imposio de penalidades, como os incisos II, III, V, VII e X. Importante ressaltar que o descumprimento de outras obrigaes acessrias, especficas do ente federativo e no indicadas na referida Resoluo 30, sero penalizadas conforme os termos da legislao local. A Resoluo do Comit Gestor que trata de excluso do Simples Nacional a de nmero 15. Em seu art. 4, 1, diz que o termo de excluso ser expedido pelo ente federativo que iniciar o processo de excluso de ofcio. A notificao ao sujeito passivo obedecer a legislao do prprio ente ( 3), ou seja, o formato do documento ser aquele usualmente utilizado pelo rgo fiscal que determina a excluso. A notificao obrigatria, dando, assim, ao sujeito passivo o direito de impugnar o termo de excluso. No caso de impugnao, o contencioso ser decidido pelo prprio ente federativo. Parece-me claro que agora estamos tratando de excluso e no de imposio de penalidades. Alis, e salvo melhor juzo, a excluso no se resolve com o pagamento de multa, resolve-se com a excluso. Em outras palavras, quaisquer das infraes cometidas, acima identificadas, so motivos peremptrios de banimento da empresa do programa. A excluso tratada de imediato, mediante procedimento administrativo regular e justificado, e dando todos os direitos de defesa ao infrator. O art. 32 da LC n. 123/06 esclarecedor:

www.consultormunicipal.adv.br Rua Comendador Manuel Azevedo Falco, 112, Niteri, RJ CEP 24.358-390 Telefax: 21 2709-8329

Art. 32. As microempresas ou as empresas de pequeno porte excludas do Simples Nacional sujeitar-se-o, a partir do perodo em que se processarem os efeitos da excluso, s normas de tributao aplicveis s demais pessoas jurdicas. Este artigo d a entender que as normas tributrias locais passam a ser aplicadas somente a partir da excluso, o que significa a sua no imposio antes de transitado administrativamente o procedimento fiscal. Antes de seus efeitos, permanecem em vigor as regras do programa. Em outras palavras, a imposio de multas deve obedecer s normas do Simples Nacional. Temos, porm, que interpretar essa regra com outra indicada no art. 6 da Resoluo 15, conforme dico do art. 31 da LC 123/06. Este artigo define o momento a partir do qual a excluso produzir efeitos. H situaes, como, por exemplo, quando o valor limite foi ultrapassado, em que a excluso se dar desde o incio da atividade. No resta dvida que em tais casos, as regras dispostas nas leis locais vo retroagir quele momento. Deste modo, entendo que estamos tratando de situaes distintas: uma delas a de punir o contribuinte por atrasos de pagamento ou desobedincia ao cumprimento de obrigaes acessrias. Em tais casos, aplica-se a LC 123/06, com o uso da legislao do Imposto de Renda. A outra a de excluir, quando ocorre uma das transgresses expressamente previstas na LC 123/06. Vale ressaltar o cumprimento do disposto na Seo XI Dos Acrscimos Legais da LC 123/06. Entendemos ser claro tal dispositivo.

Roberto Tauil Agosto de 2011

www.consultormunicipal.adv.br Rua Comendador Manuel Azevedo Falco, 112, Niteri, RJ CEP 24.358-390 Telefax: 21 2709-8329

Potrebbero piacerti anche