Sei sulla pagina 1di 8

CIPA

Histria e composio

O que ...
}

A Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA) , segundo a legislao brasileira, uma comisso constituda por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores, de forma paritria, em cada estabelecimento da empresa, que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador.

Histria no mundo
}

A Comisso Interna de Preveno de Acidentes surgiu a partir da Revoluo Industrial, segunda metade do sculo XVIII, na Inglaterra, em decorrncia da chegada das mquinas, do aumento do nmero de acidentes, da adaptao do homem ao trabalho, bem como da necessidade de um grupo que pudesse apresentar sugestes para a correo de possveis riscos de acidentes. A Organizao Internacional do Trabalho - OIT aprovou, em 1921, instruo para a criao de comits de segurana para indstrias que tivessem em seus quadros funcionais pelos menos 25 trabalhadores.

Histria no Brasil
}

A CIPA surgiu quando a sociedade e alguns empresrios j tinham detectado a necessidade de se fazer alguma coisa para prevenir acidentes do trabalho no Brasil. Em 1941, no Rio de Janeiro, foi fundada a Associao Brasileira para Preveno de Acidentes (ABPA). Outras experincias tambm j existiam como das empresas estrangeiras de gerao e distribuio de energia eltrica, Light and Power, em So Paulo e no Rio de Janeiro, que h anos j possuam Comisses de Preveno de Acidentes. A CIPA tem sua origem no artigo 82 do Decreto-Lei 7.036, de 10 de novembro de 1944. Apesar do tempo de existncia e da tradio da sigla, a CIPA ainda no adquiriu estabilidade organizacional e funcional. Isto em razo dos avanos e recuos, dos altos e baixos resultantes das diversas regulamentaes a que foi submetida em meio sculo de vida. Amparada por uma legislao especfica a partir de 1944 e contemplada nos direitos sociais constitucionais, a segurana do trabalho no Brasil desdobra-se nas atividades das Comisses Internas de Preveno de Acidentes (CIPA), disseminadas no cenrio empresarial, e na fiscalizao realizada por funcionrios de setores da administrao pblica.

Caractersticas
} }

A CIPA tem suporte legal no artigo 163 da Consolidao das Leis do Trabalho e na Norma Regulamentadora n 5 (NR 5), aprovada pela Portaria n 08/99, da Secretaria de Segurana e Sade no Trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego. A NR 5 trata do dimensionamento, processo eleitoral, treinamento e atribuies da CIPA. As empresas devem constituir Comisso Interna de Preveno de Acidentes nos estabelecimentos que se enquadrem no Quadro I da NR 5, de acordo com a atividade econmica e o nmero de empregados. A CIPA dever ter mandato de um ano, e ser assim constituda: igual nmero de representantes do empregador (indicados pela empresa) e de representantes dos empregados (eleitos); o presidente da CIPA deve ser escolhido pela empresa, dentre os membros por ela indicados; o vice-presidente da CIPA deve ser eleito dentre os representantes eleitos titulares, em eleio de que participam todos os representantes eleitos, inclusive os suplentes; o secretrio da CIPA pode ser escolhido entre os membros da Comisso ou at mesmo ser um funcionrio que dela no faa parte, mas seu nome precisa ser necessariamente aprovado por todos os cipeiros, eleitos e indicados. Cabe ao presidente e ao vicepresidente da CIPA mediar conflitos, elaborar o calendrio de reunies ordinrias e constituir Comisso Eleitoral para a regular o processo de eleio da CIPA subsequente. Cabe ao secretrio da CIPA elaborar as atas das reunies ordinrias da Comisso. Quando o estabelecimento no se enquadra na obrigatoriedade de constituio de CIPA, exigida a designao de uma pessoa com o treinamento especfico, para desempenhar as atribuies da Comisso.

Atuao
}

O objetivo da CIPA "observar e relatar as condies de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir at eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos..." Sua misso , portanto, a preservao da sade e integridade fsica dos trabalhadores. Seu papel mais importante o de estabelecer uma relao de dilogo e conscientizao, de forma criativa e participativa, entre gerentes e empregados, em relao forma como os trabalhos so realizados, objetivando sempre melhorar as condies de trabalho, visando a humanizao do trabalho. No obstante, a CIPA um rgo supracorporativo e independente, no subordinado a nenhuma rea da empresa nem a nenhum funcionrio desta.

Garantia de emprego
}

A Consolidao das Leis do Trabalho e a Constituio Federal brasileira garantem aos membros titulares da CIPA eleitos (os representantes dos empregados) dois anos de estabilidade no emprego, durante os quais s podero ser desligados atravs de demisso por justa causa. O perodo de estabilidade, na verdade, tem uma durao um pouco maior do que dois anos: vai do momento de registro da candidatura do empregado CIPA at um ano aps o trmino de seu mandato. Hoje reconhecida tambm a estabilidade do suplente eleito, conseguida atravs de jurisprudncia.

Atribuies
} } } } } } } } } }

} } } } }

Identificar os riscos do processo de trabalho; Estabelecer um plano de trabalho de cunho preventivo; Participar da implementao, controle e avaliao de tais medidas, segundo prioridades estabelecidas; Realizar inspees de segurana nos ambientes de trabalho; Divulgar aos demais trabalhadores informaes relativas segurana e sade no trabalho; Participar das discusses promovidas pelo empregador para avaliar os impactos de alteraes no ambiente e processo de trabalho, no contexto da segurana e sade dos trabalhadores; Interagir com o Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho - SEESMT, quando houver; Requerer ao empregador a paralisao de mquina, setor ou atividade onde considere haver risco grave e iminente segurana e sade dos trabalhadores; Discutir nas Atas de Reunies Ordinrias e colaborar no desenvolvimento e implementao do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO) e Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA); Participar das investigaes e analises de acidentes. Requisitar cpias das comunicaes de acidentes do trabalho - CATs, emitidas; Promover anualmente a SIPAT Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho; Participar, em conjunto com a empresa, da campanha de Preveno da AIDS; Elaborar o Mapa de Riscos Ambientais por setor.

Potrebbero piacerti anche