Sei sulla pagina 1di 6

ONDAS RENOVATRIAS

Como afirma Bobbio (2004, p.24), o problema fundamental em relao aos direitos do homem, hoje, no tanto o de justific-los, mas o de proteg-los. Trata-se de um problema no filosfico, mas poltico. Nessa perspectiva de proteo e efetivao dos direitos, Mauro Cappelletti organizou um profundo estudo sobre as diversas tentativas feitas em vrios pases de se atribuir populao o acesso justia. (CAPPELLETTI; GARTH, 2002) Concomitantemente, Cappelletti observou o movimento de aprimoramento do acesso justia, que denominou de ondas renovatrias. So trs as ondas renovatrias. A primeira retrata a assistncia judiciria gratuita, especialmente voltada aos pobres. A segunda enfatiza a representao dos interesses difusos. A terceira prioriza uma reforma interna do processo, na busca da efetividade da tutela jurisdicional. Considerando que o prprio conceito de acesso Justia j um desafio aos juristas e aplicadores do Direito, haja vista a dificuldade de sua delimitao, extenso e efeitos, pode-se elencar como caracterstica essencial a existncia de uma estrutura jurdica estatal voltada soluo dos problemas apresentados pelos indivduos. (CAPPELLETTI; GARTH, 2002, p.8) A primeira onda de acesso justia, iniciada em 1965, volta-se para a prestao da assistncia jurdica aos pobres. Fatores como elevado valor das custas processuais, falta de representao de um advogado e, at mesmo, falta de informao sobre o que direito da pessoa impedem o acesso dos menos abastados mquina judiciria. Alm do mais, notrio que quanto mais capacitado e competente o advogado, mais cara a contraprestao por seus servios. A desvantagem dos pobres no acesso justia , portanto, inquestionvel. Nessa perspectiva, noticia Cappelletti a existncia de trs importantes modelos jurdicos voltados assistncia aos indivduos de baixa renda. O primeiro pelo mestre chamado de sistema judicare. A seu ver, a maior de todas as reformas voltadas assistncia gratuita. Instaurado na ustria,

Inglaterra, Holanda, Frana e Alemanha Ocidental (CAPPELLETTI; GARTH, 2002, p.35), este sistema consiste na contratao pelo Estado de advogados particulares para prestar assistncia jurdica aos pobres. O objetivo desse sistema conceder a mesma qualidade jurdica para o litigante pobre e para aquele que poderia pagar um procurador particular. A crtica que se faz a esse mtodo que a assistncia no extensiva a todos os tribunais especiais, principalmente no tocante postulao dos novos direitos".1 A despeito de tal limitao, o sistema judicare tem atingido um nmero considervel de indivduos de baixa renda ao longo dos anos. Outra crtica dirigida ao sistema que ele se volta para a defesa eminentemente individual do assistido, desconsiderando a importncia do enfoque de classe na conquista de mais direitos. Alm disso, no h a preocupao com a formao de uma conscincia dos direitos cabveis s pessoas, que ficam prejudicadas por sequer saber identific-los. O segundo modelo identificado por Cappelletti, ainda na primeira onda de assistncia judiciria aos pobres, refere-se ao advogado remunerado pelos cofres pblicos. (CAPPELLETTI; GARTH, 2002, p.39-43) Por esse sistema, escritrios localizados dentro da comunidade ou prximo dela encarregam-se de prestar-lhes a assistncia judiciria, transcendendo o sistema anterior (judicare), uma vez que o objetivo maior a ser atingido atribuir um enfoque de classe s demandas, de modo que se forme uma conscientizao na comunidade a respeito de seus direitos. No mesmo sentido, a atuao dos advogados volta-se a ampliar o rol dos direitos da comunidade enquanto classe, por meio de casos-teste, lobby e tentativas de reformas legislativas. A desvantagem desse sistema que o atendimento individual pode se ver preterido em relao aos casos-teste de maior repercusso, alm do que corre-se o risco de o advogado subestimar o potencial dos pobres ao assumir integralmente a tentativa de soluo de seus problemas, conferindo-lhes um tratamento paternalista, ao invs de instigar-lhes a busca de seus direitos. Acresa-se, ainda, a este fator um ainda mais grave, que a incongruncia entre
1

Expresso utilizada por Mauro Cappelletti para retratar os direitos de terceira dimenso, quais sejam, os direitos difusos, coletivos e individuais homogneos.

o fato de os escritrios de vizinhana serem financiados pelo governo ao mesmo tempo em que combatem vrias das polticas estatais. Outros pases optam pela combinao dos dois modelos anteriores, como a Sucia e a Provncia Canadense de Quebeque, o que muito contribui para o aprimoramento contnuo dos sistemas de acesso justia. (CAPPELLETTI; GARTH, 2002, p.43-47) A segunda onda renovatria de peculiar importncia, pois tem como foco principal a questo da representao dos interesses difusos e de grupos, justamente porque a primeira onda exclusivamente voltada para a assistncia aos pobres. O cunho eminentemente individualista do processo, traduzido nas chamadas demandas-tomo2, limitava muito a representatividade dos interesses de um grupo mais amplo, por falta de instrumentos jurdicos adequados. Foi preciso, ento, que se criassem mecanismos de viabilizao dos direitos difusos, de forma que o processo acompanhasse uma tendncia de coletivizao da tutela, a partir de demandas-moleculares, ou seja, que envolvem uma gama maior de sujeitos tutelados numa mesma ao. As dificuldades enfrentadas com o advento da segunda onda renovatria refletem o despreparo tanto do Estado quanto do Ministrio Pblico em lidar com a nova questo dos direitos difusos. Se, de um lado, o Estado era desprovido de uma legislao voltada para a proteo dos interesses coletivo e difuso, de outro, o Ministrio Pblico no se encontrava suficientemente preparado para lidar com o carter ampliativo de tais conflitos. A terceira onda de acesso justia relaciona-se reforma interna do processo, que percorre, nas palavras de Cappelletti, do acesso representao em juzo a uma concepo mais ampla de acesso justia. (CAPPELLETTI; GARTH, 2002, p.67) Um dos enfoques principais desta terceira onda est em conceder representao a todos os tipos de direitos, sejam eles individuais, coletivos,

Expresso de Kazuo Watanabe.

difusos, privados, pblicos ou de tutelas de urgncia, preenchendo os chamados vazios de tutela. Nas palavras de Mauro Cappelletti (CAPPELLETTI; GARTH, 2002, p.67), esse enfoque:
[...] encoraja a explorao de uma ampla variedade de reformas, incluindo alteraes nas formas de procedimento, mudanas na estrutura dos tribunais ou a criao de novos tribunais, o uso de pessoas leigas ou paraprofissionais, tanto como juzes quanto como defensores, modificaes no direito substantivo destinadas a evitar litgios ou facilitar sua soluo e a utilizao de mecanismos privados ou informais de soluo dos litgios. Esse enfoque, em suma, no receia inovaes radicais e compreensivas, que vo muito alm da esfera de representao judicial.

De crucial e decisiva importncia mostra-se igualmente a superao da barreira da viso conservadora do processo civil, arraigada em suas origens da tutela individual. Cndido Dinamarco (2005, p.841) explica que a reforma do Cdigo de Processo Civil brasileiro:
[...] com a tnica na deformalizao dos atos processuais e agilizao do procedimento, antecipao de tutela, aprimoramento das decises e zelo pela efetividade dos julgados, uma revisitao dos institutos processuais visivelmente sugerida pela terceira das ondas renovatrias do direito processual (aprimoramento interno do sistema).

Marcada esta mesma onda pela busca do aprimoramento do mecanismo processual, os processos civil e do trabalho no poderiam seguir tendncia outra seno a de coletivizao das demandas, por meio, dentre outros fatores, da ao civil pblica, da ao coletiva e da ao popular, nas quais os direitos metaindividuais realizam-se de forma mais intensa. Nesse sentido, o trinmio adequao-tempestividade-efetividade, de Kazuo Watanabe, revela o pragmatismo com que devem ser tratados os direitos metaindividuais: o surgimento dos novos interesses transindividuais deve vir acompanhado de mecanismos processuais adequados, que lhes possibilitem a real concretizao no menor tempo possvel e da maneira menos dispendiosa e sacrificante para ambas as partes.

A tentativa de melhorar qualitativamente a prestao jurisdicional avana para ganhar uma perspectiva de funcionalidade. Pe-se em voga o conceito de efetividade, como a aptido de um instrumento para produzir os fins a que se prope.3 Sobre o direito moderno, Dinamarco (2005, p.798-799) discorre que este:
[...] no se satisfaz com a garantia da ao como tal e por isso que procura extrair da formal garantia desta algo de substancial e profundo. O que importa no oferecer ingresso em juzo, ou mesmo julgamentos de mrito. Indispensvel que, alm de reduzir os resduos de conflitos nojurisdicionalizveis, possa o sistema processual oferecer aos litigantes resultados justos e efetivos, capazes de reverter situaes injustas desfavorveis, ou de estabilizar situaes justas. Tal a idia da efetividade da tutela jurisdicional, coincidente com a da plenitude do acesso justia e a do processo civil de resultados.

A terceira onda renovatria uma resposta aos clamores da sociedade por um processo vanguardista focado em quatro objetivos principais: simplificao dos procedimentos; reduo dos custos advindos da demora da tramitao da ao; aprimoramento da qualidade do provimento jurisdicional; e efetividade da tutela. (DINAMARCO, 2005, p.798-799) Diversas minirreformas processuais foram e continuam sendo implementadas, principalmente pela escola instrumentalista do direito processual, numa permanente modernizao e coletivizao do acesso justia, ideais impulsionadas graas terceira onda renovatria. H quem sustente a existncia de uma quarta onda renovatria: a formao acadmica, ressaltando o papel dos ncleos de prtica jurdica. (PADILHA GERA, 2004, p.67-71) A quarta onda investe esforos na educao e na formao humanista do profissional da rea do Direito. Prima pela conscientizao dos jovens estudantes sobre a realidade e os problemas sociais, preparando-os de forma a se tornarem profissionais atentos e sensveis a toda a estrutura econmico-poltico-social que os rodeia.

Conceito de Jos Carlos Moreira Barbosa.

Juristas, aplicadores do direito e advogados devem aguar suas vises crticas sobre os contornos do sistema, propondo solues e mudanas para o seu constante aprimoramento, especialmente porque so pontes de acesso lei e justia. Tambm a prestao graciosa da assistncia jurdica pelos alunos das faculdades aos clientes, proporcionando o contato direto com o pblico mais carente, faz com que aqueles vivenciem, mesmo que tangencialmente, as principais dificuldades enfrentadas no acesso justia pelos menos favorecidos socialmente e incorporem o esprito de socialidade to propagado nos ltimos tempos. As ondas renovatrias no acesso justia no dispensam a mudana de mentalidade dos operadores do direito nem a pragmtica alterao legislativa para intensificar o movimento processual que ento se opera. preciso coragem para romper com as posturas conservadoras, essencialmente porque grande parte das mudanas encontra-se nas mos dos que aplicam o direito, sendo estes quem do lei a interpretao reacionria ou visionria da questo. Para a exata compreenso da observao feita, conclui-se com o retrato da questo traado por Mrcio Tlio Viana (2000, p.181-182) de que:
Toda lei tem uma parte visvel, acabada, expressa por suas palavras. Mas tem uma parte inacabada, em potncia, que ainda est por ser escrita. que, na verdade, a norma jurdica se faz em vrios momentos. H o momento do legislador, que a formula, mas h tambm o momento do aplicador, que a (re) interpreta. E como o seu aplicador no apenas o juiz, mas tambm os seus destinatrios, tambm eles participam, de certo modo, de sua construo.

Potrebbero piacerti anche