Sei sulla pagina 1di 8

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Registro: 2012.0000186418

ACRDO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelao n 908606365.2006.8.26.0000, da Comarca de Votuporanga, em que so apelantes ITALO CARDANA e PREFEITURA MUNICIPAL DE VOTUPORANGA sendo apelados PREFEITURA MUNICIPAL DE VOTUPORANGA e ITALO CARDANA. ACORDAM, em 4 Cmara de Direito Pblico do Tribunal de Justia de So Paulo, proferir a seguinte deciso: "Negaram provimento aos recursos. V. U.", de conformidade com o voto do Relator, que integra este acrdo. O julgamento teve a participao dos Exmos. Desembargadores OSVALDO MAGALHES (Presidente sem voto), FERREIRA RODRIGUES E RICARDO FEITOSA.

So Paulo, 23 de abril de 2012.

Ana Luiza Liarte RELATORA Assinatura Eletrnica

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

4 Cmara

Seo de Direito Pblico

Apelao c/ Reviso n 9086063-65.2006.8.26.0000 Comarca: Apelantes: Apelados: Votuporanga (4 Vara Judicial Processo n 13295/2003) ITALO CARDANA e PREFEITURA MUNICIPAL DE VOTUPORANGA OS MESMOS Voto n 3490

Responsabilidade Civil do Municpio Instalao de aterro controlado (depsito de lixo) em terreno vizinho propriedade do autor Desvalorizao do imvel que se mostra evidente, devendo o seu grau ser aferido em liquidao de sentena Dano moral configurado Autor e familiares que tiveram que conviver por muito tempo com o odor insuportvel do aterro, com os resduos de lixo que eram trazidos a sua propriedade pelo vento e pela chuva, alm de sofrerem a insegurana de o lenol fretico da regio ser contaminado pelo lixo enterrado, possibilidade aventada em laudo pericial Recursos oficial e voluntrios improvidos.

Trata-se de Ao Ordinria proposta por ITALO CARDANA em face da PREFEITURA MUNICIPAL DE

VOTUPORANGA, objetivando a reparao pelos danos causados em sua propriedade, em decorrncia da instalao de um aterro controlado (depsito de lixo) pela r em terreno vizinho. Pleiteia

Apelao n 9086063-65.2006.8.26.0000 - Votuporanga

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

indenizao por danos materiais (gastos diversos e desvalorizao do imvel) e morais, bem como a paralizao imediata das descargas de lixo, a anlise mensal do lenol fretico para fins de verificao de contaminao e o conserto das vias de acesso s respectivas propriedades.

A r. sentena de fls. 494/498 julgou procedente o pedido, condenando a r ao pagamento de indenizao por danos morais, no valor de cem salrios mnimos, e materiais, em valor a ser definido em liquidao de sentena. Entendeu o Juzo a quo que, por muito tempo, o aterro permaneceu a cu aberto, propiciando o alastramento do mau cheiro e dos poluentes encontrados em depsitos de lixo, o que teria ocasionado danos personalidade do autor. Alm disso, considerou evidente a desvalorizao do imvel deste, deixando para a liquidao de sentena a aferio do respectivo valor econmico perdido.

Inconformado,

apela

autor,

pleiteando

majorao do valor fixado a ttulo de danos morais, bem como a condenao da r a ressarci-lo pelos gastos realizados na tentativa de recuperao ambiental de sua propriedade.

Apelao n 9086063-65.2006.8.26.0000 - Votuporanga

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Inconformada, apela tambm a r, requerendo a reforma do julgado. Aduz no ter havido qualquer desvalorizao na propriedade do requerente, na medida em que testemunhas teriam confirmado a venda de seus terrenos, em rea prxima, por valor de mercado. Insiste que os laudos tcnicos, apresentados pelos rgos competentes, teriam demonstrado a inexistncia de qualquer tipo de contaminao na regio.

Regularmente processados os recursos, vieram aos autos contrarrazes (fls. 523/525 e 527/530).

o relatrio, adotado, quanto ao restante, o da sentena apelada.

D-se conhecimento remessa necessria, uma vez excedente a 60 (sessenta) salrios mnimos a condenao imposta Fazenda Pblica Municipal, e ao recurso voluntariamente interposto pela r, uma vez preenchidos os respectivos pressupostos recursais. No que tange ao mrito de tais recursos, tem-se que no merecem prosperar.

Apelao n 9086063-65.2006.8.26.0000 - Votuporanga

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Veja que a desvalorizao do imvel do autor se mostra evidente. So notrios os contratempos causados por se ter um depsito de lixo prximo a sua propriedade. Alm dos riscos de contaminao do solo e dos lenis freticos, h a proliferao de insetos e outros animais caractersticos de ambientes sujos, o forte odor, os resduos trazidos pelo vento e pelas chuvas, alm de diversos outros aborrecimentos indesejveis. Nesse sentido, o depoimento das testemunhas do autor (fls. 394/398):

As condies eram pssimas, at vendi o imvel, porque no aguentava mais o cheiro, porque o lixo era perto da casa da gente, quem aguenta? (...) veio compradores e compradores e no quiseram (comprar). Teve gente interessada que por saber que era perto do lixo no quis comprar.

Indagada se o depoente apenas havia vendido a sua casa por fora da existncia do lixo, respondeu:

Mais que isso, porque veio um responsvel da

Apelao n 9086063-65.2006.8.26.0000 - Votuporanga

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

CETESB e disse que a situao poderia piorar no futuro.

No que se refere ao lixo, narra a segunda testemunha:

Tinha vez que eles aterravam, tinha vez que no. Quando batia vento espalhava todo o lixo, inclusive no nosso pasto. (...) o mau cheiro era muito e a gente no aguentava. At para a gente dormir. Havia (catadores de lixo na poca). Eles catavam o lixo com a mo, no tinha nada para catarem, nada, nada, catava era com a mo. Sim eu olhava, eles mexiam no lixo e vento acabava trazendo para o meu pasto.

Diante de tais relatos e das condies em que a propriedade se encontra, no h dvidas de que o seu preo ter de ser reduzido no mercado para que eventual alienao seja viabilizada.

Apelao n 9086063-65.2006.8.26.0000 - Votuporanga

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

De todo modo, ressalte-se que o respectivo grau de desvalorizao ser aferido em liquidao de sentena, conforme fixado pelo Juzo a quo, momento em que ser possvel verificar a dimenso exata dessa perda de valor econmico.

Nesse mesmo diapaso, mostra-se indubitvel a ocorrncia de danos personalidade do autor e de seus familiares, ao terem sido forados a conviver em um ambiente sujo e extremamente desfavorvel a uma vida digna e serena. Inmeros foram os depoimentos acerca do odor insuportvel existente na regio, os laudos periciais demonstraram as condies desfavorveis que se encontrava a terra prxima ao local onde o lixo era descartado (colorao diversa), alm de terem alertado para uma possvel contaminao futura dos lenis freticos da regio, o que certamente retirar parte da tranquilidade dos moradores do local para sempre. No obstante tais transtornos, mostra-se razovel o valor fixado pelo Juzo a quo a ttulo de indenizao reparatria (cem salrios mnimos), no havendo falar em majorao.

Por fim, no h falar ainda em reparao de gastos que no foram comprovados nos autos pelo autor (artigo 333, I, CPC).

Apelao n 9086063-65.2006.8.26.0000 - Votuporanga

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Ante o exposto, nega-se provimento aos recursos interpostos.

Ana Liarte Relatora

Apelao n 9086063-65.2006.8.26.0000 - Votuporanga

Potrebbero piacerti anche