Sei sulla pagina 1di 69

COBRE

Cssio Barbosa
Engenheiro Metalrgico (UFRJ), M.Sc. e D.Sc. (COPPE/UFRJ)

Histria do Cobre

O cobre foi o primeiro metal usado pelo homem. Acredita-se que por volta de 13.000 a.C. ele foi encontrado na superfcie da Terra em forma de cobre nativo, um metal puro em seu estado metlico.Usado inicialmente para substituir a pedra como ferramenta de trabalho e na confeco de armas e objeto de decorao, o cobre foi uma descoberta fundamental na histria da evoluo humana. Os historiadores concordam que as primeiras descobertas importantes do cobre foram na rea compreendida entre os rios Tigre e Eufrates, ao Norte do Golfo Prsico. Nesta rea, considerada como o lugar da primeira civilizao do mundo, foram encontrados objetos de cobre de mais de 6.500 anos. O cobre sempre desempenhou um papel predominante na evoluo da humanidade, sendo utilizado em todas as fases das revolues tecnolgicas pelas quais o ser humano j passou. O fato de se ter encontrado objetos de cobre to antigos em diversos lugares do mundo prova da importncia das propriedades do metal: durabilidade, resistncia corroso, maleabilidade, ductibilidade e facilidade de manejo. Os Romanos designaram o cobre com o nome de "Aes Cyprium" (o metal de Cyprus), j que a Ilha de Cyprus (Chipre) foi uma das primeiras fontes do metal. Com o tempo, o nome se transformou em Cyprium e depois em Cuprum, originando o smbolo qumico "Cu". J o smbolo grfico que identifica o cobre uma forma modificada do antigo hierglifo Ankh, usado pelos egpcios para representar a vida eterna. As minas de cobre mais importantes do mundo, esto localizadas no Chile, Estados Unidos, Canad, Rssia e Zmbia. No Brasil sua histria comercial no muito antiga mas est em desenvolvimento. Em 1874, foi descoberta a mina Caraba, no serto da Bahia. Somente aps 70 anos que foram iniciados os trabalhos de prospeco. Em 1969, 25 anos mais tarde, o empresariado brasileiro, sob a liderana do Grupo Pignatari, estabeleceu uma planta de metalurgia em Dias D'vila (Bahia) para a produo de cobre eletroltico, que comeou a produo no incio da dcada de 80. No final da dcada, em 1988, ocorreu o desmembramento entre a mina e a planta de metalurgia, com a privatizao desta ltima, que adotou o nome de Caraba Metais.

Propriedades Bsicas

O cobre um elemento metlico com nmero atmico 29 e peso atmico de 63,57. O seu smbolo qumico Cu, e suas valncias so +1 e +2. No magntico e pode ser utilizado puro ou em ligas com outros metais que lhe conferem excelentes propriedades qumicas e fsicas.

Densidade: 8,96 g / cm3 (20C) Ponto de fuso: 1083C Ponto de ebulio: 2595C Coeficiente de dilatao trmica linear: 16,5 x 10 -6 cm/cm/C (20C) Resistividade eltrica: 1,673 x 10 -6 ohm.cm (20C) Presso de vapor: 101 mm Hg 20C Condutividade eltrica: 101 % IACS 20 C Calor latente de fuso: 50,6 cal/g Calor especfico: 0,0912 cal/g/C (20C) Forma cristalina: cbica de faces centradas

Minerao e Metalurgia

As minas de cobre so classificadas de acordo com o sistema de explorao. As minas cu aberto so aquelas cujo mineral se encontra prximo da superfcie e as minas subterrneas so aquelas em que o mineral se encontra em profundidade, necessitando de explosivos para sua extrao. Da mina sai o minrio contendo de 1% a 2% de cobre. Depois de extrado, britado e modo, o minrio passa por clulas de flotao que separam a sua parte rica em cobre do material inerte e converte-se num concentrado, cujo teor mdio de cobre de 30%. Este concentrado fundido em um forno onde ocorre a oxidao do ferro e do enxofre, chegando-se a um produto intermedirio chamado matte, com 60% de cobre. O matte lquido passa por um conversor e, por meio de um processo de oxidao (insufla oxignio para a purificao do metal), transformado em cobre blister, com 98,5% de cobre, que contm ainda impurezas (como resduos de enxofre, ferro e metais preciosos). O cobre blister, ainda no estado lquido, passa por processo de refino e moldado, chegando ao nodo com 99,5% de cobre. Aps resfriados, os nodos so colocados em clulas de eletrlise. So ento intercalados por finas chapas de cobre eletroltico, denominadas chapas de partida. Aplicando-se uma corrente eltrica, o cobre se separa do nodo e viaja atravs do eletrlito at depositar-se nas placas iniciadoras, constituindo-se o ctodo de cobre, com pureza superior a 99,99%.Este ctodo moldado em suas diferentes formas comerciais para ser processado e transformado em fios, barras e perfis, chapas, tiras, tubos e outras aplicaes da indstria. Normalmente, o produto final originrio dos produtores de cobre (mineiros) so os ctodos refinados e os vergalhes de cobre, cuja produo vendida quase que inteiramente para a indstria de transformao do cobre. Os ctodos ou os vergalhes passam por processos de laminao, extruso, forjagem, fundio e metalurgia do p dando origem a uma larga variedade de produtos tais como fios e cabos eltricos, chapas, tiras, tubos e barras que so usados nos mais diversos segmentos da indstria. .

Custo X Benefcio

Existem alguns fatores que contribuem para a reduo de custos em componentes de cobre. Tolerncias pequenas (apertadas) podem ser empregadas durante a manufatura, minimizando o custo final do produto. Custos com ferramentas podem ser significantemente mais baixos que para outros materiais e processos. A facilidade em se trabalhar com o metal pode minimizar os custos de produo. A boa resistncia corroso pode garantir custos com acabamentos para proteo menores que para muitos outros materiais. O alto valor residual (sucata) tambm pode ser usado para reduzir os custos de produo. A longa vida til de um componente de cobre bem projetado diminui os custos com manuteno. Cobre comercialmente puro e cobre ligado (Srie C 1XX)

O cobre possivelmente o metal h mais tempo utilizado pela humanidade. Registros histricos citam a utilizao do bronze (liga cobre-estanho) nos primrdios da civilizao, anterior mesmo descoberta e ao uso do ferro. Entretanto, atualmente o cobre apenas o terceiro metal mais usado, atrs do ferro e do alumnio, sendo que este ltimo ultrapassou o cobre somente nas ltimas dcadas, aps a Segunda Guerra Mundial. Diversos fatores podem explicar esse fenmeno, mas provavelmente o mais consistente est relacionado com o custo, uma vez que o cobre est presente na crosta terrestre em quantidades muito menores do que os dois metais mais utilizados. Entretanto, para determinadas aplicaes, o cobre comercialmente puro e as ligas de cobre ainda so insuperveis, devido s suas caractersticas fsicas e qumicas muito peculiares. O cobre puro um metal de transio cuja densidade (massa especfica) 8,96 g/cm3, o que permite dizer que um metal ainda mais pesado do que o ferro e muito mais denso que o alumnio. Seu ponto de fuso de 1083 C, mais baixo do que o do ferro e mais alto do que o do alumnio. Mas sua propriedade fsica mais importante , sem dvida, sua elevada condutibilidade eltrica, que tomada como referncia e estabelecida como sendo 100 % IACS (International Annealed Copper Standard), uma vez que o cobre puro, no estado recozido, tem uma resistividade eltrica de apenas 0,15328 ohm.g/m2 a 20 C. Esse valor bem mais alto do que o do alumnio comercialmente puro no mesmo estado e incomparavelmente mais alto do que o ferro puro no mesmo estado. Dentre os metais conhecidos, somente a prata poderia superar a condutibilidade eltrica do cobre, porm seu elevado custo comercial inviabiliza seu uso industrial na mesma escala em que o cobre atualmente usado. O sistema da Copper Development Association (CDA), tambm adotado pela ASTM, divide as ligas de cobre segundo a seguinte classificao: Srie CDA/ASTM C 1XX C 2XX C 3XX C 4XX C 5XX C 6XX C 7XX Tipo de liga Cobre comercialmente puro e cobre ligado Lato binrio (cobre-zinco) Lato com chumbo (Cu-Zn-Pb) Lato com estanho (Cu-Zn-Sn) Bronzes (cobre-estanho, com e sem fsforo) Cobre-alumnio, cobre silcio Cupronquel e alpaca

Obs.: as sries 8XX e 9XX so reservadas s ligas fundidas. Neste sistema pode-se identificar, por exemplo, a liga C 110 como um cobre comercialmente puro, mais especificamente o cobre eletroltico ETP, a liga 260 como o lato para cartucho (70 % de cobre e 30 % de zinco), a liga 521 como um bronze fosforoso (8 % de estanho) e a liga 757 como uma alpaca (65 % Cu 23 % Zn 12 % Ni), entre outros. O primeiro algarismo identifica o grupo da liga, enquanto os demais identificam uma determinada liga especificamente. Uma variao deste sistema admite at 5 algarismos de identificao, ao invs de 3. Neste caso, a liga C 260 conhecida como C 26000, podendo variar os dois ltimos algarismos devido a uma pequena alterao de composio qumica.. Entretanto, vale ressaltar que comercialmente o mais utilizado o sistema de 3 algarismos, devido sua maior praticidade. a) Cobre comercialmente puro Para ser considerado como cobre, e no liga de cobre, o metal deve conter 99,3 % ou mais do elemento cobre, incluindo-se nesse total o teor de prata, geralmente proveniente do minrio, ao qual no se adiciona nenhum outro tipo de elemento, exceto o que tenha sido adicionado para fins de desoxidao [1].

Tipos de cobre comercialmente puro: Cobre eletroltico (ETP ou 110): o cobre inicialmente fundido (em placas ou tarugos) tendo como matria-prima o cobre eletroltico geralmente produzido sob a forma de anodos (chapas grossas), com um teor mnimo de cobre de 99,90 % (e prata contida at 0,1 %), contendo um certo teor (admitido, porm controlado) de oxignio) com o objetivo de se conseguir no molde uma superfcie plana. A norma ASTM B 224 estabelece um teor de oxignio entre 0,02 e 0,07 %, que tambm depende do teor de enxofre presente, sendo o restante cobre (99,95 %), exceto um teor residual de impurezas de cerca de 0,01 % [1]. O cobre eletroltico tem assim a estabilidade das suas fases indicada pelo diagrama Cu- No intervalo desse diagrama que corresponde ao interessa comercial a liga sofre uma reao euttica a 1066 C (para um teor de oxignio de 0,39 %), formando, com o resfriamento, as fases alfa (cobre praticamente isento de oxignio) e Cu2O. No estado slido a solubilidade do oxignio no cobre muito baixa, praticamente nula, de modo que praticamente todo o oxignio est contido na fase xido. A estrutura fundida do cobre eletroltico constituda basicamente por dendritas de fase alfa (matriz) com segregao do euttico de cobre e Cu2O nos contornos da matriz. Entretanto, aps intensa deformao plstica resultante de processos de fabricao, como extruso, trefilao e laminao, a microestrutura se modifica bastante, aparecendo ento os xidos como partculas isoladas distribudas aleatoriamente na matriz. O efeito dessas incluses de xidos sobre as propriedades mecnicas da matriz relativamente pequeno, pelo menos em comparao com outros tipos de cobre comercialmente puro, como o oxygen free high condutivity (OFHC ou C 102). A presena de oxignio pouco afeta a tenacidade do cobre eletroltico, mas o teor de oxignio deve ser baixo o suficiente para garantir boa trabalhabilidade durante os processo de fabricao/conformao. O teor de oxignio depende do grau de refino do cobre durante a fundio. Pode ser reduzido mediante o uso de fsforo como desoxidante, caso do cobre com fsforo (C122 e C 123) ou de fornos de fuso a vcuo (C102). Alm da restrio quanto trabalhabilidade, o cobre com oxignio no pode ser utilizado em atmosferas que contenham gases redutores em alta temperatura, que modificariam a microestrutura do material [2]. Oxygen free high condutivity copper (OFHC ou C 102): o cobre eletroltico que no apresenta partculas de xido, porm produzido sem o uso de agentes qumicos desoxidantes [3]. Tambm no apresenta em sua composio qumica resduos de agentes desoxidantes, como o fsforo [1]. Seu teor mnimo de cobre de 99,95 a 99,99 %. Cobre desoxidado com fsforo, com baixo teor de fsforo (DLP ou C 122): o cobre fundido e vazado em molde, que no contm xido cuproso (Cu2O) e que obtido atravs do uso do fsforo com desoxidante no metlico (metalide), com um teor mnimo de cobre (e prata) de 99,90 % e teores residuais de fsforo entre 0,004 e 10,12 %. Com esses teores de fsforo o decrscimo de condutividade eltrica ainda muito pequeno. Cobre desoxidado com fsforo, com alto teor de fsforo (DHP ou C 123), obtido pelo mesmo processo empregado para a fabricao do DLP, porm com um teor residual de fsforo bem mais alto, entre 0,015 e 0,040 %. O teor mnimo de cobre (e prata) est entre 99,80 e 99,90 % [1]. Estes teores do fsforo j acarretam uma queda de condutividade eltrica mais significativa [3]. Existem outros tipos de cobre comercialmente puro, como o refinado a fogo (FRHC) e o refinado a fogo tenaz (FRTP), entretanto os que foram mencionados anteriormente representam a parcela mais significativa dos tipos de cobre comercialmente puros utilizados na indstria em geral. Aplicaes dos diferentes tipos de cobre comercialmente puro: Alm da sua principal aplicao, em fios e cabos condutores de transmisso de energia eltrica, o cobre comercialmente puro pode ser usado na conduo de energia trmica,

conduo de fluidos e na construo civil. Suas principais caractersticas so as altas condutividade trmica e eltrica, elevada resistncia corroso, alta trabalhabilidade (podem atingir 90 % de deformao sem recozimentos intermedirios) e aspecto adequado para aplicaes arquitetnicas e decorativas. O cobre com alto grau de pureza o mais indicado para aplicaes na transmisso de energia eltrica e calor, enquanto o cobre que contm teores residuais de fsforo mais indicado para a fabricao de tubos para a conduo de fluidos e de um modo geral na construo civil. O cobre eletroltico (ETP ou C 110) utilizado na fabricao de: cabos condutores para estradas de ferro e linhas telefnicas, motores geradores, transformadores, bobinas de instrumentos, fios esmaltados, barras coletoras, contatos eltricos, fios para instalaes domsticas e industriais, peas de aparelhos de rdio e televiso, interruptores, peas para trocadores de calor, radiadores de automveis, equipamentos de indstrias de processamento qumico (caldeiras, destiladores e alambiques), equipamentos para processamento de alimentos, construo civil e arquitetura (telhados, fachadas, calhas, pra-raios, painis e revestimentos). O cobre isento de oxignio (OFHC ou C 102) usado na fabricao de componentes para aparelhos eletro-eletrnicos em geral, e na fabricao de peas para servio em elevadas temperaturas e atmosferas redutoras. O cobre desoxidado com fsforo com baixo teor de fsforo (DLP) usado para a fabricao de tubos (para gua quente e fria e para lquidos e gases pouco corrosivos), de chapas e em geral de peas soldadas, de um modo geral para a fabricao de equipamentos que conduzem fluidos, trocadores de calor, construo mecnica, equipamentos de uso na indstria qumica (destiladores, caldeiras e autoclaves), tanques e reservatrios. Suas aplicaes eltricas restringem-se a lonas coletoras devido sua condutividade relativamente baixa (85 a 98 % IACS). O cobre desoxidado com fsforo, com alto teor de fsforo (DHP) pode ter aplicaes semelhantes s do DLP (construo mecnica, indstria qumica, construo civil e arquitetura), mas no que se refere s aplicaes eltricas ainda mais limitado, restringindo-se aos anodos de eletrodeposio e eletroconformao a partir de banhos com soluo cida de sulfato [1]. b) Cobres ligados a denominao que se aplica s ligas de cobre com baixo teor de liga, ou seja, aquelas nas quais os teores de todos os elementos de liga somados no ultrapassam 1 %. A funo desses elementos, como o cdmio e o cromo, aumentar a resistncia mecnica do cobre sem reduzir muito sua condutividade eltrica. Em alguns casos so necessrios tratamentos trmicos para aumentar a resistncia mecnica dos cobres ligados. Podem ser divididos em trs grupos: a) cobres ligados de alta condutividade trmica e eltrica, b) cobres ligados de alta resistncia mecnica, c) cobres ligados de alta usinabilidade. No primeiro grupo (a) encontra-se o cobre-prata tenaz (Cu-Ag IP) e o cobre-prata isento de oxignio (Cu-Ag OF). O cobre-prata tenaz contm de 0,02 a 0,12 % de prata, que pode ser adicionada intencionalmente ou estar naturalmente contida na matria-prima, e possui uma estrutura homognea, j que para esses teores a prata permanece totalmente solubilizada no cobre. Este cobre ligado possui resistncia mecnica e fluncia (em temperaturas relativamente elevadas) mais altas do que a maioria dos cobres de alta condutividade (90 a 100 % IACS). A adio de prata no afeta a condutividade eltrica e assim, na construo eltrica, na qual alm de boa condutividade, exige-se alta resistncia ao amolecimento pelo aquecimento e tambm a manuteno em altas temperaturas da resistncia mecnica obtida pelo encruamento, pois essas temperaturas elevadas podem ser atingidas tanto devido s condies de funcionamento da pea, como devido aplicao de processos de soldagem. Devido a essas caractersticas esse cobre ligado pode ser usado na construo mecnica, especificamente na fabricao de aletas de radiadores de automveis e outros trocadores de calor. J o cobre-prata isento de oxignio possui caractersticas muito semelhantes s do cobre-prata tenaz, com a diferena de que pode ser aquecido em ambientes com atmosferas

redutoras sem sofrer fragilizao pelo hidrognio. Esse tipo de cobre ligado produzido por um processo de fuso especfico que elimina a possibilidade da presena de xidos e desoxidantes. Entre os cobres ligados de alta resistncia mecnica (b) encontram-se o cobre-arsnio desoxidado com fsforo (Cu-As DHP), o cobre-cromo e o cobre-zircnio (Cu-Zr). O cobrearsnio contm arsnio em teores de 0,013 a 0,050 %, que tanto pode ser adicionado intencionalmente como estar presente como impureza proveniente da matria-prima. A presena do arsnio favorece o aumento da resistncia mecnica em temperaturas elevadas, como tambm aumenta a resistncia corroso em determinados ambientes. utilizado na construo qumica, para a fabricao de equipamentos e tubulaes industriais que esto em contato com lquidos e gases relativamente pouco corrosivos e a temperaturas no muito elevadas. Na construo mecnica usado em trocadores de calor, entretanto, sua baixa condutividade eltrica (35 a 45 % IACS) inviabiliza seu uso na construo eltrica. O cobrecdmio (Cu-Cd) contm teores de cdmio de 0,6 a 1,0 %, o qual fica totalmente solubilizado no cobre. usado nas aplicaes nas quais se deseja que um condutor eltrico possua tambm boa resistncia mecnica em geral, e particularmente ao desgaste e fadiga. Embora sua resistncia ao amolecimento durante aquecimento seja elevada, por outro lado sua condutividade eltrica de cerca de 80 % IACS. Sendo assim, usado na construo eltrica, na fabricao de cabos condutores areos sujeitos a esforos mecnicos, molas de contato, linhas de transmisso de alta resistncia mecnica, conectores e componentes de chaves eltricas e outras aplicaes como lamelas de coletores e eletrodos de soldagem eltrica. O cobre cdmio possui uma variante que o cobre-cdmio-estanho (Cu-Cd-Sn), com cerca de 0,8 % de cdmio e 0,6 % de estanho e que possui caractersticas de fabricao muito semelhantes s do Cu-Cd, sendo usado na construo eltrica, na fabricao de molas e contatos eltricos, cabos condutores areos e eletrodos para soldagem eltrica. O cobre cromo (Cu-Cr), com teor de cromo por volta de 0,8 %, pode ter suas propriedades mecnicas melhoradas por tratamento trmico de solubilizao e envelhecimento, endurecendo por precipitao. Apesar disso, sua condutividade eltrica relativamente elevada, entre 80 e 85 % IACS, possuindo resistncia ao amolecimento quando sujeito a temperaturas de at 400 C. usado na construo eltrica em eletrodos de soldagem por resistncia eltrica, chaves comutadoras e conectores. Na construo mecnica usado na fabricao de moldes e em geral em aplicaes nas quais se exige resistncia mecnica e condutividade eltrica. O tratamento trmico de solubilizao e envelhecimento pode ainda ser combinado com deformao plstica (encruamento): so os chamados tratamentos termomecnicos, que permitem a obteno de dureza e resistncia mecnica ainda mais elevadas do que as obtidas com o tratamento trmico tradicional sem deformao. No cobre-cromo semimanufaturado aquecido por 15 minutos a 1000 C e resfriado em gua, assim solubilizado pode se aplicar a deformao plstica a frio (encruamento). Posteriormente realiza-se o envelhecimento mediante aquecimento entre 400 e 500 C, por tempos que dependem da temperatura (para 470 C, por exemplo, o tempo ideal de cerca de 4 horas) de tal modo que o cromo se precipita em pequenas partculas finamente dispersas pela matriz de cobre. O cobrezircnio (Cu-Zr) contm de 0,1 a 0,25 % de zircnio, sendo isento de oxignio e, portanto, no suscetvel fragilizao pelo hidrognio. Este cobre ligado possui propriedades semelhantes s do Cu-Cr, porm nveis de resistncia mecnica mais elevados, particularmente no que diz respeito resistncia ao amolecimento e fluncia. O limite de solubilidade do zircnio no cobre chega a 0,24 %, sendo possvel a aplicao do tratamento trmico de solubilizao e envelhecimento, que proporciona o chamado endurecimento por precipitao. A solubilizao realizada em temperaturas da ordem de 900 a 980 C e, aps resfriamento rpido, o envelhecimento realizado em temperaturas de 400 a 450 C em tempos de 1 a 2 horas, sendo que entre a solubilizao e o envelhecimento pode ser realizada a deformao a frio em nveis de at 90% de reduo em rea ou em espessura. O tratamento trmico aumenta a condutividade eltrica do Cu-As, que neste caso pode atingir 90 % IACS. Na construo eltrica este tipo de cobre ligado usado na fabricao de lamelas de comutadores sujeitas a solicitaes severas, enrolamentos de motores eltricos severamente solicitados, bases de diodos, chaves comutadoras e eletrodos para soldagem eltrica. Entre os cobres ligados de alta usinabilidade (c), podem ser relacionados o cobre- telrio (CuTe), o cobre-enxofre (Cu-S) e o cobre-chumbo (Cu-Pb). O cobre-telrio, assim como o cobreenxofre e o cobre-selnio (Cu-Se), combina alta condutividade eltrica com boa usinabilidade.

O telrio, assim como o enxofre e o selnio, forma com o cobre compostos estveis, que ficam distribudos na matriz de cobre como partculas finamente dispersas. A presena destas partculas no provoca aumento acentuado de dureza e nem a diminuio sensvel da condutividade eltrica, porm facilita muito a usinagem do cobre, na medida em que as partculas dispersas de telureto de cobre (Cu2Te) na matriz de cobre favorecem a quebra do cavaco durante o corte do metal, reduzindo o atrito entre o cavaco e a ferramenta. O telrio adicionado em teores de 0,30 a 0,80 % ao cobre tenaz ou desoxidado com fsforo. O cobretelrio tenaz apresenta condutividade eltrica de 96 a 98 % IACS, enquanto no cobre-telrio desoxidado com fsforo a condutividade eltrica atinge entre 92 e 94 % IACS. Por causa de uma limitada dissoluo do telrio no cobre ocorre um aumento de resistncia ao amolecimento em temperaturas da ordem de 250 C no mximo. Na construo eltrica o CuTe usado na fabricao de terminais de transformadores e de interruptores, contatos, conexes e em geral peas de circuitos que precisam simultaneamente de elevada condutividade eltrica e alta usinabilidade. O cobre um metal de difcil usinagem, mas a adio de telrio permite a fabricao de peas usinadas em tornos automticos. Na construo mecnica em geral o Cu-Te pode ser usado na fabricao de parafusos, porcas e pinos, entre outros tipos de peas fabricadas em mquinas automticas. O cobre-selnio (CuSe) possui caractersticas muito semelhantes s do cobre telrio. O cobre-enxofre (Cu-S) contm de 0,20 a 0,50 % d enxofre e suas aplicaes so semelhantes s do cobre-telrio. A condutividade eltrica do Cu-S da ordem de 93 a 95 % IACS e o ndice de usinabilidade de 85. O cobre-chumbo (Cu-Pb) apresenta teores de chumbo entre 0,8 e 1,2 % com o objetivo de aumentar a usinabilidade do cobre, pois alm de favorecer a fcil quebra dos cavacos, as partculas de chumbo distribudas no cobre possuem a capacidade de atuar como lubrificantes entre o cavaco e a ferramenta, reduzindo o desgaste da ferramenta por atrito. Este cobre ligado possui alta conformabilidade a frio, porm baixa conformabilidade a quente. Este material usado na fabricao de componentes da construo eltrica que necessitam de elevada condutividade eltrica conjugada com alta usinabilidade como conectores, componentes de chaves e motores, parafusos e outros componentes usinados de alta condutividade eltrica [1]. Lato: binrio, com chumbo e com estanho

As ligas de cobre mais utilizadas na indstria e em aplicaes comerciais so os chamados lates, denominao tradicionalmente aplicada s ligas do sistema cobre-zinco. Neste tipo de liga os teores de zinco variam entre 5 (lato C 210) e 40 % (lato C 280), sendo que uma simples regra permite identificar o teor de zinco da liga: dividindo-se por 2 a dezena do nmero da liga, chega-se ao teor de zinco da mesma: no caso da liga 260 (o chamado lato para cartuchos de munio), por exemplo, 60 : 2 = 30, o que significa dizer que o lato 260 contm 30 % de zinco. Alm dos lates binrios (cobre-zinco) cuja numerao (centena) comea por 2, existem tambm os lates ternrios cobre-chumbo-zinco, cuja numerao comea por 3 (como o caso do lato com chumbo 360) e os lates ternrios cobre-zinco-estanho, cuja numerao comea por 4 (como o 436, por exemplo). Entretanto, inicialmente neste tem aborda-se somente os lates binrios (Cu-Zn), relatando-se ento, posteriormente, os demais tipos de lato (Cu-Zn-Pb e Cu-Zn-Sn). a) Lates binrios (Cu-Zn) Os lates binrios so ligas cobre-zinco nas quais os demais elementos somente esto presentes em teores muito baixos, sendo considerados como impurezas. So ligas que apresentam razovel resistncia corroso (em ambientes no muito agressivos) e boa conformabilidade, porm simultaneamente possuem resistncia mecnica e dureza bem mais elevadas do que a dos cobres comercialmente puros e cobres ligados. Como o zinco possui reticulado cristalino hexagonal compacto, ao contrrio do cobre, que possui reticulado cristalino cbico de face centrada, a solubilidade do zinco no cobre limitada, porm como a diferena entre os dimetros dos tomos de cobre e de zinco relativamente pequena, de cerca de 4 %, existe uma certa solubilidade, chegando a 35 % na temperatura de 20 C e atingindo 38 %, seu valor mximo, a uma temperatura de 456 C. Enquanto grandes diferenas entre os dimetros dos tomos dos elementos solvente e soluto favorecem o endurecimento, por outro lado

reduzem a solubilidade. Assim sendo, o endurecimento por soluo slida favorecido quando essa diferena pequena, ao passo que grandes diferenas favorecem outros mecanismos de endurecimento, como o que ocorre por precipitao, ou pela restrio recristalizao e ao crescimento de gro devido formao de partculas de intermetlicos. E exceto o ouro, que muito caro, o zinco o metal que apresenta a melhor combinao entre solubilidade e diferena de dimetros atmicos no que se refere ao cobre. O efeito de endurecimento por soluo slida do zinco no to significativo como o de outros elementos solutos no cobre, mas sua elevada solubilidade permite que o endurecimento seja considervel em teores da ordem de 30 % [2]. Um dos principais usos do cobre est na fabricao de peas com formato complexo por deformao mecnica, como no assim chamado processo de embutimento. O lato alia a vantagem de ser facilmente deformado com uma resistncia mecnica mais alta do que a do cobre comercialmente puro. Alis, o lato com teores de zinco entre 20 e 30 % apresentam maior dutilidade (alongamento) do que o cobre comercialmente puro e do que os lates com teores de zinco mais baixos. Embora os lates sejam mais duros que o cobre comercialmente puro, so ligas que endurecem por deformao a uma taxa muito mais baixa do que o cobre comercialmente puro, e assim o chamado empescoamento (reduo de seo reta causada pela deformao) somente ocorre para uma deformao bem maior. Deste modo, ao se deformar uma dessas ligas numa matriz, a mesma pode se deformar consideravelmente antes que ocorra o empescoamento, o qual leva a uma mudana dimensional indesejada e finalmente fratura. As ligas que mais mantm essa caracterstica para maiores graus de deformao a frio so os lates que contm de 20 a 30 % de zinco, bem mais do que os lates com menores teores de zinco, embora de um modo geral ocorra perda de ductilidade em todos os lates com o aumento da deformao a frio. Outro aspecto importante dos lates a grande influncia do tamanho de gro inicial sobre as caractersticas de deformao durante os processos de fabricao. Quando o gro grosseiro o suficiente para igualar, ou mesmo exceder, a espessura da chapa (ou do corpo-de-prova de ensaio de trao) ento praticamente quase no h contornos de gro para inibir o deslizamento e contribuir para o encruamento, e medida que o gro cresce o lato apresenta menor alongamento at a fratura. Sendo assim, o controle do tamanho de gro antes da deformao a frio muito importante, e os recozimentos anteriores devem ser rigorosamente controlados, quanto ao tempo e temperatura, para produzir gros finos [2]. Nos lates com teores de zinco mais elevados, acima de 35 % e chegando at 40 %, ocorre a presena de fase beta, ou seja, ao contrrio dos lates com menos de 35 % de zinco, que so monofsicos (contm somente a fase alfa), os lates com teores de zinco mais elevados so bifsicos (contm fases alfa e beta). Estes lates bifsicos apresentam transformaes de fase mais complexas, que do origem a uma maior variedade de microestruturas e, conseqentemente, de propriedades. Esse tipo de liga utilizado industrialmente basicamente devido sua excelente trabalhabilidade a quente e excelente usinabilidade. Dentre estas ligas sobressai-se o lato com 40 % de zinco, tambm conhecido comercialmente como metal de Muntz. A fase beta conhecida como um composto intermetlico com estequiometria aproximada de CuZn, ou seja, proporo entre os nmeros de tomos de cobre e zinco em torno de 50% cada, ao contrrio da fase alfa, que possui estrutura cbica de face centrada na qual parte dos tomos de cobre substituda por tomos de zinco. Entretanto, a faixa de variao da composio da fase beta depende da temperatura. A fase beta cbica de corpo centrado e acima de 470 C torna-se desordenada, com tomos de zinco e cobre ocupando posies aleatrias, devido vibrao dos tomos associada energia trmica. Em baixa temperatura essa vibrao no existe e o conseqente ordenamento leva formao da chamada fase beta linha. Essa fase ordenada reduz a ductilidade do lato bifsico a temperaturas relativamente baixas (abaixo de 470 C), sendo responsvel por esse caraterstica de menor ductilidade a frio do que a quente (temperaturas na qual s se forma a fase beta desordenada). Por este motivo os lates bifsicos so indicados para extruso (a quente), porm no so recomendados para laminao a frio. A fase beta linha pode ter sua dureza aumentada mediante tratamento trmico de envelhecimento em temperaturas da ordem de 200 a 500 C. A coexistncia das fases alfa e beta garante uma dutilidade reduzida temperatura ambiente, mas nem mesmo esta seria possvel se a microestrutura fosse constituda totalmente por faz beta. E o trabalho a quente da liga bifsica (alfa e beta) fcil nas temperaturas altas o suficiente para que a fase beta desordenada substitua a fase beta

linha ordenada. Uma das poucas vantagens da liga bifsica com 40 % de zinco sobre a liga monofsica com 30 % a sua melhor usinabilidade, devido presena da fase beta linha frgil [2]. A numerao dos lates binrios ba classificao CDA-ASTM comea pelo algarismo 2, como por exemplo o lato C 260, que contm cerca de 70 % de cobre e 30 % de zinco. b) Lates com chumbo (Cu-Zn-Pb) Os lates com chumbo so ligas cobre-zinco-chumbo nas quais o chumbo adicionado com o propsito principal de aumentar a usinabilidade. O chumbo no se combina com o cobre, nem com o zinco, nem com qualquer elemento de liga secundrio e est presente nessas ligas sobre a forma de partculas (glbulos) que se distribuem aleatoriamente na microestrutura do lato. Essas partculas de chumbo lubrificam a ferramenta de corte durante a usinagem e ao promoverem uma fragilizao localizada, favorecem a retirada do cavaco. Nos lates com chumbo em geral o teor de zinco superior a 35 %, fazendo com que, do ponto de vista microestrutural, estas ligas sejam bifsicas (alfa e beta) nas quais, adicionalmente, as partculas de chumbo se distribuem. Entretanto, estas mesmas partculas de chumbo causam problemas quanto deformao plstica [4]. Por este motivo, os lates com chumbo so mais empregados para a fabricao de parafusos e peas usinadas a partir de barras e perfis extrudados, e no so usados para processos de deformao plstica considervel a frio. O teor de chumbo varia entre 0,3 e 3,5 % para os chamados lates de corte fcil. Os lates com chumbo na classificao CDA-ASTM so designados por nmeros iniciados pelo algarismo 3, como a liga C 360 (61 % de cobre, 36 % de zinco e 3 % de chumbo) por exemplo. Uma alternativa ao uso do chumbo para melhorar a usinabilidade dos lates o uso do selnio e do telrio, que no prejudicam tanto as propriedades de deformao plstica do lato, mas por outro lado so elementos mais caros e de menor disponibilidade. Alm dos lates bifsicos, algumas outras ligas de cobre como o lato monofsico, a alpaca (Cu-Zn-Ni) e o cobre em si podem conter considerveis teores de chumbo, mas seu uso no to difundido quanto o do lato bifsico com chumbo [4]. c) Lato com estanho (Cu-Zn-Sn) Os lates com estanho so lates nos quais uma pequena parte do zinco substituda pelo estanho, ou seja, so ligas cobre-zinco-estanho. O objetivo da utilizao do estanho neste tipo de lato melhorar a resistncia corroso em ambientes particularmente agressivos, como gua do mar e ambientes contendo cloretos e m geral [1]. Entre os lates com estanho encontram-se exatamente o lato do almirantado (70 % de cobre, 29 % de zinco e 1 % de estanho) e o lato naval (60 % de cobre, 39 % de zinco e 1 %) ambos para aplicaes na construo naval [4]. A numerao os lates com estanho na classificao CDA-ASTM inicia pelo algarismo 4, como por exemplo a liga C 464 (61 % de cobre, 38 % de zinco e 1 % de estanho). d) Aplicaes dos lates Os lates so aplicados na indstria para os mais diversos fins, dependendo de sua composio qumica. A seguir faz-se uma breve descrio das principais aplicaes de alguns tipos de lates mais utilizados. Lato C 210 (95 % de cobre e 5 % de zinco) Esta liga, que no suscetvel dezincificao, tipo de corroso mais freqente nos lates com maiores teores de zinco, na qual o zinco atacado preferencialmente e eliminado da liga, muito utilizada na fabricao de moedas, medalhas, emblemas, jias e placas, sendo tambm usada como base para aplicao de ouro e de esmaltes vtreos.

Lato C 220 (90 % de cobre e 10 % de zinco) Possui caractersticas bem semelhantes do C 210, sendo usada em arquitetura (ferragens, condutos e peas ornamentais) e na fabricao de objetos decorativos. Alm disso, usada em algumas aplicaes especficas na fabricao de munio, porm em escala muito inferior ao freqente uso do lato C 260 (30 % de zinco) para a fabricao desse tipo de produto. Lato C 230 (85 % de cobre e 15 % de zinco) Juntamente com os lates C 210, C 220 e C240, consitui o chamado grupo dos lates vermelhos (tambm conhecido como tombacks), ligas monofsicas (fase alfa) que possuem caractersticas muito semelhantes entre si, marcadamente sua elevada resistncia corroso e dezincificao em particular, tendo porm como desvantagem seu maior custo, associado ao maior consumo de cobre, metal bem mais caro do que o zinco, na sua fabricao. Provavelmente sua mais freqente aplicao a fabricao de zper para vestimentas, muito embora tambm seja utilizado na fabricao de bijuteria e de alguns componentes eletro-eletrnicos. Lato C 240 (80 % de cobre e 20 % de zinco) Como os demais lates vermelhos no, apresenta dezincificao e possui elevada resistncia corroso sob tenso. Sua principal aplicao consiste na fabricao de objetos decorativos (estojos e componentes de relgios) obtidos pelos processos de conformao mecnica e brasagem. Lato C 260 (70 % de cobre e 30 % de zinco) Ainda uma liga monofsica, mas j possui caractersticas bem diferentes dos lates vermelhos, comeando por sua colorao amarelada. Pode apresentar problemas de dezincificao, dependendo do ambiente na qual est sendo utilizada, mas em compensao apresenta a mais favorvel combinao de resistncia mecnica e dutilidade (elevadas) entre todos os lates, razo pela qual muito indicada para processos de conformao em geral, particularmente a estampagem e o embutimento profundo. Sua principal aplicao est na fabricao de cartuchos para munio (esta liga popularmente conhecida como lato para cartucho), mas tambm pode ser utilizada para as mais diversas aplicaes, como tubos de trocadores de calor para gua no poluda, evaporadores e aquecedores de produtos alimentcios, cpsulas e roscas de lmpadas, instrumentos musicais de sopro, radiadores de automveis, metais sanitrios, extintores de incndio, rebites, pinos e parafusos. Lato C 268 (66 a 67 % de cobre, 33 a 34 % de zinco) Esta liga possui propriedades mecnicas ligeiramente inferior s do lato C 260, porm seu custo de fabricao menor, sendo utilizada como alternativa ao uso daquela liga, em aplicaes nas quais os requisitos de propriedades mecnicas no so to importantes e o custo de fabricao um fator determinante. Lato C 272 (63 a 64 % de cobre, 36 a 37 % de zinco) Esta liga j pode apresentar uma pequena quantidade de fase beta. No pode ser usada em ambientes corrosivos. Pode ser trabalhada a frio e a quente, porm sua dutilidade um tanto inferior das ligas C 260 e C 268, embora suporte condies de conformao mecnica relativamente severas. utilizada para fabricao de peas por estampagem no profunda como componentes de lmpadas e chaves eltricas, recipientes para instrumentos, componentes de radiadores, rebites, pinos e parafusos. Lato C 280 (60 % de cobre e 40 % de zinco) Esta uma tpica liga bifsica (alfa e beta) com excelente trabalhabilidade a quente, relacionada com a presena da fase beta, que por outro lado dificulta a conformao a frio. Suas aplicaes tambm esto limitadas a ambientes no muito corrosivos. Possui melhores propriedades de conformao a frio e de soldagem do que as do lato C 370 (61 % de cobre, 38 % de zinco e 1 % de chumbo), porm usinabilidade inferior. usado na fabricao de placas, barras e perfis, na arquitetura em sees estruturadas e painis espessos, na indstria qumica em placas de tubos de condensadores e trocadores de calor e componentes mecnicos fabricados por forjamento. Lato C 340 (65 % de cobre, 34 % de zinco e 1 % de chumbo) Possui partculas de chumbo dispersas em uma matriz de fase alfa, podendo no entanto conter uma pequena quantidade de fase beta. Apresenta elevada usinabilidade e pode ser conformada para a fabricao de parafusos, rebites, porcas, componentes de instrumentos e de relgios.

Lato C 353 (62 % de cobre, 36 % de zinco e 2 % de chumbo) Apresenta uma estrutura bifsica (fases alfa e beta) e com partculas dispersas de chumbo. Possui aplicaes semelhantes do lato C 340, porm apresenta menor trabalhabilidade. utilizada para a fabricao de terminais de baterias eltricas e de velas de ignio de motores, e de peas gravadas mecanicamente. Lato C 360 (61 % de cobre, 36 % de zinco e 3 % de chumbo) Apresenta microestrutura muito semelhante do lato C 353. conhecido como lato de usinagem fcil (free cutting brass). muito utilizada sob a forma de barras extrudadas que so posteriormente usinadas para a fabricao de diversos produtos, entre os quais porcas, parafusos, pinos, buchas, mancais, afastadores e peas tubulares com extremidades abertas ou fechadas. Lato C 370 (61 % de cobre, 38 % de zinco e 1 % de chumbo) Apresenta o mesmo tipo de microestrutura presente nas ligas anteriormente citadas, porm alm da elevada usinabilidade, possui boa trabalhabilidade a quente. fornecida geralmente sob a forma de tubos usados para a fabricao de peas tubulares em mquinas operatrizes de usinagem. Lato C 442 (71 % de cobre, 28 % de zinco e 1 % de estanho) Esta liga monofsica (fase alfa) contm, alm de estanho uma pequena adio de arsnio para aumentar a resistncia dezincificao. O estanho adicionado com o objetivo de proporcionar boa resistncia corroso em gua de rios e mares no poluda, paradas ou em movimento de baixa velocidade (at cerca de 2m/s). muito usada na fabricao de tubos e placas para equipamentos de trocadores de calor, principalmente de refinarias de petrleo e de centrais de produo de energia. Lato C 464 (61 % de cobre, 38 % de zinco e 1 % de estanho) Esta liga, entre as ltimas da srie dos lates, possui uma microestrutura bifsica (alfa e beta), mas contm estanho e at mesmo chumbo em pequenos teores para aumentar a usinabilidade. usada na forma de placas, chapas e barras utilizadas na fabricao de placas de condensadores, parafusos, porcas, peas forjadas e usinadas para uso em locais submersos em gua ou equipamentos usados na construo naval. Esta liga pode conter inibidores contra corroso, como o arsnio, o antimnio e o fsforo, porm limitados em teores de 0,02 a 0,10 % [1]. E) Propriedades mecnicas dos lates A tabela 2.1 apresenta algumas propriedades mecnicas de alguns lates [1]. Limite de Limite de Composio resistncia Alongamento escoamento Qumica trao (%) (MPa) (MPa) 95Cu 5Zn 270-550 100-380 45-3 90Cu 10 Zn 270-570 90-420 50-4 85Cu 15Zn 310-600 100-420 50-4 80Cu 20Zn 310-640 120-480 52-3 70Cu30Zn 330-850 120-540 62-3 66Cu 34 Zn 340-860 130-550 60-3 65Cu35Zn 64Cu 36Zn 340-860 130-550 56-5 60Cu 40Zn 380-600 160-450 40-4 65Cu34Zn1Pb 330-550 120-460 45-8 62Cu36Zn2Pb 340-700 150-460 45-2 61Cu36Zn3Pb 360-520 150-450 40-12 61Cu38Zn1Pb 380-580 180-520 40-8 71Cu28Zn1Sn 340-400 130-180 65-50 61Cu38Zn1Sn 395 160-390 40-20 Dureza Brinell (HB) 65-120 55-125 60-135 65-155 65-160 65-165 65-165 85-145 65-135 70-125 75-135 80-150 65-85 90-145 Limite de resistncia fadiga (MPa) 70-160 105-170 100-185 75-200 85-155 95-210 110-130 100-195 140 160-185 150-230

Liga (ASTM) C210 C220 C230 C240 C260 C268, C270 C272 C280 C340 C353 C360 C370 C442 C464

Bronze: com estanho e fosforoso

a) Microestrutura dos bronzes Os bronzes, ligas cobre-estanho, so as ligas metlicas utilizadas h mais tempo pela humanidade, pois a chamada Idade do Bronze antecede a Idade do Ferro. Entretanto, ao longo do tempo foram substitudas em muitas de suas antigas aplicaes por outras ligas metlicas de menor custo, e atualmente, mesmo entre as ligas e cobre, so menos utilizadas do que os lates, por exemplo. Mesmo assim, para determinados tipos de aplicaes continuam sendo os materiais mais adequados, o que garante sua permanncia no grupo dos materiais de engenharia mais utilizados na indstria. Os tomos de estanho so relativamente grandes em comparao com os tomos de cobre, mas apesar disso possuem solubilidade relativamente elevada no cobre, e esses fatores conjugados proporcionam considervel resistncia mecnica e dureza s ligas cobre-estanho, muito superior s dos lates com baixo teor de zinco. E mesmo o lato com 30 % de zinco (C 260) possui resistncia mecnica e dureza inferiores s do bronze com 8 % de estanho (C 521). Por outro lado, ao contrrio da resistncia mecnica, a dutilidade (alongamento em trao) diminui com o aumento do teor de estanho, e embora o bronze com 8 % de estanho seja bastante dtil, no apresenta trabalhabilidade comparvel do lato com 30 % de zinco. A solubilidade do estanho no cobre cai acentuadamente com o decrscimo da temperatura, mas abaixo de cerca de 300 C a taxa de precipitao da fase psilon lenta, de modo que ligas que contm at 10 % de estanho sero monofsicas (fase alfa) aps homogeneizao adequada e resfriamento at 25 C. Termodinamicamente estas ligas poderiam ser endurecveis por precipitao, j que a fase delta possui elevada dureza, porm a cintica de precipitao muito lenta, o que faz com que o tempo necessrio para atingir um valor de dureza seja excessivamente longo, inviabilizando a aplicao industrial deste tratamento trmico para estas ligas. Por exemplo, o envelhecimento do bronze com 10 % de estanho a 315 C por 5 h no produz aumento significativo de dureza e resistncia trao. O amplo intervalo entre as temperaturas liquidus e solidus fazem essas ligas susceptveis segregao durante a solidificao, mesmo as ligas com teores de estanho to baixos como 8 %, que contm fase delta como conseqncia da capacidade da regio imediatamente externa s dendritas de fase alfa (matriz) conterem at cerca de 13,5 %. A fase alfa reage com a fase lquida para formar uma certa quantidade de fase beta atravs de uma reao perittica. A fase beta assim formada decompe-se por uma reao eutetide em fase alfa e fase gama. Por sua vez a fase gama decompe-se em fase alfa e fase delta. Esta seqncia pode ser bastante complexa e depende da taxa de resfriamento. Os bronzes com 10 % ou mais de estanho so usados em aplicaes para mancais, que exigem elevada resistncia mecnica para poder suportar pesadas cargas e o desgaste mecnico, o que s possvel devido ao significativo efeito de endurecimento por soluo slida (resistncia mecnica) e presena da fase delta, muito dura (resistncia ao desgaste). Freqentemente estas ligas so usadas na condio fundida, sem tratamento trmico subseqente, para a fabricao de mancais, de modo que as propriedades iniciais dependem do desenvolvimento da fase delta durante o processo de solidificao. Se a liga for utilizada na condio fundida, as propriedades obtidas resultam unicamente das condies do processo de fundio. O fator principal o tamanho do gro de fase alfa primria e a distribuio da fase delta na microestrutura da liga. Este tamanho de gro da fase alfa primria pode ser reduzido atravs do aumento da taxa de nucleao na fase lquida, tanto por inoculao como pelo controle adequado da taxa de resfriamento. Quanto mais rpido o resfriamento, mais finas sero as dendritas de fase delta [2].

b) Propriedades dos bronzes Os bronzes mais utilizados na indstria possuem teores de estanho variando entre 2 e 10 % para as ligas trabalhadas e entre 5 e 11 % para as ligas fundidas. medida que o teor de estanho aumenta, tambm aumenta a resistncia mecnica da liga at 15 % de estanho, porm a dutilidade diminui sensivelmente, principalmente a partir de 5 % de estanho. Entretanto, as propriedades mecnicas podem ser melhoradas com a adio de at 0,4 % de fsforo, o qual tambm atua como desoxidante, originando o chamado bronze fosforoso. A microestrutura do bronze que contm at entre 8 e 16 % de estanho (dependendo das condies de resfriamento), monofsica (fase alfa) e assim constituda por uma soluo slida de estanho em cobre. Acima desses teores inicia-se a precipitao de uma fase intermetlica, denominada delta, a qual rica em estanho e possui dureza elevada. A associao desta fase delta com uma matriz alfa dtil resulta em um material com excelentes propriedades antifrico, o qual muito usado para a fabricao de mancais. Outra propriedade importante dos bronzes a sua elevada resistncia corroso, o que faz com que muitas de suas aplicaes baseiem-se nesta propriedade. Em teores limitados o chumbo pode ser adicionado para melhorar as propriedades antifrico, a usinabilidade e a estanqueidade no caso de peas fundidas, enquanto a adio do zinco importante para desoxidao (tambm no caso de peas fundidas) e para melhorar a resistncia mecnica. No prximo segmento ser feita uma anlise individual das propriedades e aplicaes dos bronzes mais utilizados industrialmente [1]. c) Aplicaes dos bronzes Bronzes trabalhados (dteis) Bronze C 505 (98 % de cobre e 2 % de estanho) uma liga monofsica (alfa) que contm pequenos teores de fsforo, sendo a primeira liga da srie dos bronzes na classificao CDAASTM. Esta liga possui uma condutividade eltrica relativamente alta (cerca de 40 % IACS), principalmente quando os teores de estanho e fsforo esto prximos aos limites inferiores da especificao. Possui resistncia mecnica ligeiramente superior do cobre, porm mantm uma boa trabalhabilidade a frio. Apresenta boa resistncia corroso em geral e particularmente corroso sob tenso. Esta liga muito utilizada em aplicaes eltricas, como contatos de aparelhos de telecomunicaes, molas condutoras, e na construo mecnica em tubos flexveis, parafusos encabeados por recalque a frio, rebites e varetas de soldagem. Bronze C 511 (96 % de cobre e 4 % de estanho) Mantm a estrutura monofsica alfa e tambm contm pequenos teores de fsforo, apresentando uma boa combinao de trabalhabilidade a frio e resistncia mecnica e dureza. Apresenta boa resistncia corroso, inclusive corroso sob tenso. utilizado em aplicaes arquitetnicas como ganchos de chapas de revestimento, em aplicaes eltricas como molas, componentes de interruptores, chaves, contatos e tomadas, e na construo mecnica como molas, diafragmas, parafusos encabeados por recalque a frio, rebites, porcas e escovas metlicas. Bronze C 510 (95 % de cobre e 5 % de estanho) Possui microestrutura e propriedades bem semelhantes s das duas ligas anteriores, apresentando, porm, uma resistncia mecnica ligeiramente superior do bronze C 511. produzido sob a forma de barras, chapas e fios, sendo usada na fabricao de ganchos de chapas de revestimento, tubos para conduo de guas cidas, componentes para a indstria txtil, qumica e de papel, molas condutoras e componentes de interruptores e tomadas, molas e diafragmas, parafusos, rebites, porcas, escovas, tubos de manmetros, varetas e eletrodos de soldagem. Bronze C 519 (94 % de estanho e 6 % de bronze) Esta liga ainda possui microestrutura monofsica e pequenos teores de fsforo, mas possui maior resistncia fadiga e ao desgaste

do que os bronzes mencionados anteriormente. Possui propriedades mecnicas, trabalhabilidade e resistncia corroso muito elevadas. produzida sob a forma de chapas, barras, fios e tubos. Na indstria qumica utilizada usada na fabricao de tubos de conduo de guas cidas, componentes para as indstrias qumica, txtil e de papel, na construo eltrica para molas condutoras e componentes de interruptores, e na construo mecnica em molas e membranas, escovas, tubos de manmetros, engrenagens, componentes de bombas e eletrodos de soldagem. Bronze C 521 (92 % de cobre e 8 % de estanho) uma liga monofsica (fase alfa), que contm, dependendo das condies de fabricao, pequenas quantidades de fase delta. Como possui elevados teores de estanho e de fsforo, apresenta elevadas resistncia fadiga e ao desgaste e propriedades antifrico, alm de boa resistncia corroso. Este bronze produzido sob a forma de chapas, barras, fios e tubos. Na indstria qumica destinado ao mesmo tipo de aplicao que o bronze C519, do mesmo modo que nas aplicaes eltricas e na construo mecnica, mas no caso de molas, uma liga mais adequada para condies de solicitaes mais severas, alm de ser muito apropriada para a fabricao de discos de frico. Bronze C 524 (90 % de cobre e 10 % de estanho) uma liga bifsica (contm as fases alfa e delta), que possui elevada resistncia fadiga e ao desgaste, o que recomenda seu uso como material antifrico. Entre os bronzes trabalhados o que apresenta maior resistncia mecnica e dureza, sendo produzido sob a forma de chapas e fios. Suas principais aplicaes esto na construo de instalaes da indstria de papel e na fabricao de molas para servios pesados. Bronzes fundidos Cu 89 Sn 11 Usado para a fabricao de engrenagens diversas. Cu 88 Sn 10 Zn 2 Utilizado em conexes de tubos grandes, engrenagens, parafusos, vlvulas e flanges. Cu 88 Sn 6 Zn 4,5 Pb 1,5 Usado em vlvulas para temperaturas de at 290 C, bombas de leo e engrenagens. Cu 87 Sn 11 Pb 1 Ni 1 Usado em buchas e engrenagens diversas. Cu 85 Sn 5 Pb 9 Zn 1 uma liga usada em mancais e buchas pequenas. Cu 80 Sn 10 Pb 10 Bronze usado na fabricao de mancais para altas velocidades e grandes presses e mancais para laminadores. Cu 78 Sn 7 Pb 15 Bronze aplicado na fabricao de mancais para presses mdias e mancais para automveis. Cu 70 Sn 5 Pb 25 Usado em mancais para altas velocidades e pequenas presses. Cu 85 Sn 5 Pb 5 Zn 5 uma liga especial que apresenta alta fundibilidade, sendo utilizada na fabricao de peas de resistncia mdia, mas com boa estanqueidade e usinabilidade. usada em geral na fabricao de vlvulas para pequenas presses e engrenagens de pequeno tamanho, entre outras aplicaes [1]. d) Propriedades dos bronzes A seguir apresentado um resumo de faixas de valores tpicos das principais propriedades de alguns bronzes mais utilizados na indstria [1]. Tabela 3.1 Propriedades mecnicas dos bronzes trabalhados

Liga (ASTM) 505 511 510 519 521 524

Limite de Limite de resistncia Alongamento Composio escoamento trao (%) (MPa) (MPa) Cu98 Sn2 280-650 110-500 45-2 Cu96 Sn4 330-900 130-580 50-2 Cu95 Sn5 350-950 130-620 55-2 Cu94 Sn6 370-1000 150-760 60-2 Cu92 Sn8 420-1050 170-820 65-2 Cu90 Sn10 440-1000 190-850 65-3

Dureza Brinell (HB) 60-150 70-195 75-205 80-225 85-240 95-245

Limite de resistncia fadiga (MPa) 115-225 210-540 85-265 195-210 120-230 120-225

Tabela 3.2 Propriedades mecnicas dos bronzes fundidos Liga (Composio) Cu 89 Sn 11 Cu 88 Sn 10 Zn 2 Cu 88 Sn 6 Zn 4,5 Pb 1,5 Cu 87 Sn 8 Zn 4 Pb 1 Cu 87 Sn 11 Pb 1 Ni 1 Cu 85 Sn 5 Pb 9 Zn 1 Cu 80 Sn 10 Pb 10 Cu 78 Sn 7 Pb 15 Cu 70 Sn 5 Pb 25 Cu 85 Sn 5 Pb 9 Zn 1 Limite de resistncia trao(MPa) 200 220 240 210 200 170 180 170 100 200 Alongamento (%) 8 16 17 14 8 25 28 24 15 16 Dureza Brinell (HB) 80 76 68 70 78 63 69 57 50 62

Cobre-alumnio, cobre-silcio e cobre-berlio

a) Ligas cobre-alumnio Essas ligas tambm so conhecidas como bronzes de alumnio, entretanto neste texto evitamos a denominao bronze para evitar confuses com as ligas cobre-estanho, que so conhecidas como bronzes desde a chamada Antiguidade. O diagrama de fases Cu-Al de um modo geral apresenta muitas semelhanas com o diagrama Cu-Zn. A solubilidade do alumnio no cobre relativamente alta e para teores mais elevados de alumnio se formam diversos tipos de compostos intermetlicos, alguns dos quais possuem a mesma estrutura cristalina e estequiometria de alguns compostos intermetlicos do sistema Cu-Zn. Como a diferena entre os tamanhos dos tomos grande e a solubilidade mxima do alumnio no cobre relativamente alta, espera-se boa resistncia mecnica para as ligas Cu-Al mesmo como solues slidas. De fato o alumnio um eficiente agente de endurecimento e existem duas ligas comerciais, com teores de 5 e 8 % de alumnio, que so solues slidas, ento seu tratamento trmico resume-se homogeneizao convencional da liga fundida e o recozimento da liga trabalhada. No sistema Cu-Al as fases estveis a 500 C so praticamente as mesmas presentes em temperaturas mais baixas, a no ser que tempos de recozimentos extremamente longos sejam empregados. As ligas com teor de alumnio acima de 8 % em temperatura relativamente alta

apresentam a formao de fase beta, que durante o resfriamento lento sofre uma transformao eutetide para formar uma mistura de fases alfa e gama 2. Por esse motivo a seguir ser dada uma certe nfase a essa transformao eutetide. A fase beta das ligas Cu-Al cbica de corpo centrado (CCC) como a fase beta do sistema CuZn, enquanto a fase gama 2 semelhante fase gama. A composio qumica do ponto eutetide corresponde a um teor de alumnio de 11,8 %, e durante o resfriamento lento (50 C/h, por exemplo) da liga com essa composio, aps homogeneizao adequada (por exemplo 1h a 800 C), as fases alfa e gama 2 formam-se em camadas alternadas, de forma semelhante perlita das ligas ferrosas, sendo que o mesmo termo (estrutura perltica) pode ser aplicado a essa microestrutura eutetide das ligas Cu-Al. O resfriamento rpido a partir do campo monofsico beta deveria suprimir a reao eutetide e resultar em fase beta retida temperatura ambiente. Essa fase se decomporia muito lentamente e praticamente seria estvel a essa temperatura, de modo que as propriedades da fase beta poderiam ser utilizadas para o desenvolvimento dessas ligas. Entretanto, do mesmo modo que nas ligas ferrosas, na prtica a fase beta sofre uma transformao de no equilbrio para uma outra fase (beta), mesmo quando o resfriamento extremamente rpido. Essa fase, que no de equilbrio e, portanto, no aparece no diagrama de fases, possui uma estrutura cristalina hexagonal (HCP) e ordenada. Do mesmo modo que ocorre com os aos, a fase beta se forma por uma transformao martenstica, com a decomposio da fase beta em longas agulhas. Durante o resfriamento rpido, ao se atingir uma temperatura da ordem de 380 C (temperatura de incio da transformao martenstica, tambm conhecida como MS), as agulhas comeam a aparecer em grande velocidade na fase beta e medida que o resfriamento at a temperatura ambiente prossegue, a fase beta remanescente se decompe nessas finas agulhas. Entretanto, enquanto nos aos a martenista a estrutura mais dura, muito mais do que a perlita, nas ligas Cu-Al acontece fenmeno inverso, j que a fase beta martenstica (70 HRB) sensivelmente mais macia do que a mistura alfa e gama 2 perltica (80 HRB). Essa diferena de dureza reflete a influncia da fase gama 2 muito dura, que confere maior dureza estrutura perltica. Tambm de forma surpreendente, em comparao com os aos, o aquecimento da fase beta martenstica a uma temperatura inferior temperatura eutetide (565 C), leva ao endurecimento da liga, ao contrrio do que ocorre durante o revenimento dos aos. O aquecimento a 500 C por 30 minutos, por exemplo, aumenta a dureza da fase beta de 70 HRB para 90 HRB. No caso da liga Cu-Al com 10 % de alumnio, o aquecimento a uma temperatura superior a 850 C resulta numa microestrutura constituda unicamente por fase beta, e o resfriamento rpido leva formao de uma microestrutura totalmente martenstica, com dureza Brinell de cerca de 250. Ao ser mantida a uma temperatura inferior a 850 C essa liga passa a conter crescentes quantidades de fase alfa coexistindo com a fase beta, e como a fase alfa menos dura, a dureza Brinell da liga cai para valores em torno de 120. Se em vez do resfriamento rpido for feito um resfriamento lento (em forno, por exemplo) na mesma liga Cu-10Al, uma grande quantidade (cerca de 50 %) de fase alfa primria se forma, e o restante da microestrutura constituda por perlita eutetide. Embora no caso dessas ligas a microestrutura perltica proporcione maior dureza do que a microestutura martenstica, a grande quantidade de fase alfa presente faz com que a liga seja relativamente macia nesse caso. Ou seja, medida que o resfriamento torna-se mais lento, aumenta a presena de fase alfa macia e diminui a presena da martensita dura, fazendo com que se reduza a dureza da liga. O revenimento da liga Cu10Al temperada resulta em aumento de dureza se esse tratamento for feito em temperaturas em torno de 350 C, mas resulta em decrscimo de dureza quando feito em temperaturas mais elevadas. O aumento de dureza se deve formao de uma fina disperso de fase gama 2 dura na fase alfa mais macia. Porm, quando a temperatura suficientemente alta (ou seja, acima de 400 ), o tempo de revenimento suficiente para promover o coalescimento das partculas de fase gama 2, promovendo o decrscimo de dureza.

A dureza dessas ligas Cu-Al mxima quando se forma a microestrutura alfa + gama 2 dispersa ou quando se forma a martensita pelo resfriamento rpido. Entretanto, ainda no foi esclarecido o motivo que leva reduo da formao da martentista quando o teor de alumnio da liga aumenta. De qualquer modo, a dureza da liga mxima quando se minimiza a presena da fase alfa macia e se maximiza a presena da martensita. necessrio tomar cuidado quanto fragilizao que pode resultar do recozimento dessas ligas, levando a uma queda de tenacidade considervel. Para evitar esse problema, a liga Cu-10 Al deve ser recozida temperatura de 650 C, e de um modo geral as ligas Cu-Al devem ser recozidas a uma temperatura igual ou superior a 570 C, sendo que tambm deve ser evitado o resfriamento muito lento a parir da temperatura de recozimento. As propriedade mecnicas das ligas Cu-Al que contm fase alfa dependem muito da forma e do tamanho dos gros de fase alfa., que por sua vez dependem muito das condies de resfriamento. Do mesmo modo, as condies de resfriamento influem muito na decomposio da fase beta. Evidentemente, quanto mais finos os gros de fase alfa, maior a resistncia mecnica e a dutilidade, embora a dureza seja menos afetada. O resfriamento lento tambm favorece a decomposio da fase beta em uma mistura de alfa e gama 2, que embora dura, tambm frgil [2]. Aplicao das ligas cobre-alumnio Liga 95 cobre 5 alumnio uma liga com microestrutura monofsica (fase alfa), que contm pequenos teores de arsnio, nquel ou mangans, que so adicionados com o objetivo de melhorar a resistncia corroso e a resistncia mecnica. uma liga que apresenta boa resistncia corroso, mesmo em ambientes agressivos, alm de boa conformabilidade a frio. Em geral produzida sob a forma de semimanufaturados planos e tambm tubos. utilizada na indstria qumica, em peas que esto em contato com gua, cidos e solues salinas, em tubos de condensadores, evaporadores e trocadores de calor, componentes de equipamentos usados na indstria de papel, em caixas dgua e reservatrios. Liga 92 cobre 8 alumnio Esta liga bifsica e pode conter pequenas adies de nquel, ferro ou mangans. Possui boa resistncia oxidao e boa conformabilidade a quente. utilizada na forma de produtos planos e barras em aplicaes na indstria qumica, semelhantes s da liga 95-5, e, alm disso, em recipientes para a indstria qumica, em autoclaves, instalaes criognicas, recipientes e ganchos para instalaes de decapagem, componentes de torres de resfriamento, em instalaes para tratamento de esgoto urbano, sendo tambm usada para a fabricao de moedas e medalhas, eletrodos de soldagem, em componentes usados na indstria naval, como instrumentos no magnticos para bssolas girostticas, em revestimentos protetores e em tubulaes para gua do mar. Liga 89 cobre 8 alumnio 3 ferro Possui a mesma microestrutura bifsica, porm o ferro adicionado para inibir o crescimento de gro, melhorando a resistncia mecnica da liga. Pode conter pequenas adies de nquel ou de mangans. uma liga que apresenta alta resistncia corroso e boa conformabilidade a quente, sendo produzida em geral sob a forma de chapas e barras. utilizada em placas de tubos de condensadores, evaporadores e trocadores de calor nas indstrias qumica e naval, em instalaes criognicas e de decapagem e em ferramental antifaiscante para a indstria de gs, de petrleo, de carvo e de explosivos. Liga 89 cobre 9 alumnio 2 mangans uma liga bifsica (fases alfa e beta) que contm mangans para aumentar a trabalhabilidade a quente e tambm a soldabilidade. Pode conter tambm pequenos teores de fero ou nquel. usada na forma de produtos planos, barras e forjados, sendo utilizada em instalaes criognicas, filtros e placas perfuradas, componentes de mquinas da indstria alimentcia, engrenagens helicoidais, elementos de fixao de mquinas e ferramentas de conformao de plsticos. Liga 87 cobre 10 alumnio 3 ferro Esta liga apresenta microestrutura bifsica, sendo o ferro adicionado para inibir o crescimento de gro e melhorar a resistncia,

contendo tambm nquel ou mangans. Possui alta resistncia corroso e oxidao, mantendo a resistncia mecnica temperatura ambiente a temperaturas relativamente altas. Sob a forma de barras, perfis e forjados usada em instalaes criognicas e de decapagem, como componentes de bombas, acessrios e elementos de fixao na construo naval, em ferramentas antifaiscantes, engrenagens, peas resistentes ao desgaste, peas forjadas para mquinas, peas forjadas para mquinas e linhas eltricas, ferramentas de conformao de plsticos e diversos componentes conformados. Liga 80 cobre 10 alumnio 5 ferro 3 nquel Esta liga quaternria tambm possui estrutura bifsica (fases alfa e kappa), podendo adicionalmente conter pequenos teores de mangans. A presena de nquel e de ferro confere liga uma boa combinao de resistncia corroso e oxidao, resistncia mecnica, fadiga e ao desgaste. Alm disso, possui boa conformabilidade a quente e mantm a resistncia mecnica a temperaturas razoavelmente altas. Produzida sob a forma de barras e forjados, usada em componentes de equipamentos trocadores de calor, de decapagem, de tratamento de guas, esgotos e cidos, na construo naval, em ferramentas antifaiscantes e em acessrios mecnicos diversos. Liga 82 cobre 9 alumnio 6 nquel 3 ferro Possui microestrutura bifsica (fases alfa e kappa), contendo pequenos teores de mangans, sendo assim uma alternativa para aplicaes semelhantes s da liga 80-10-5-3 anterior. Ligas cobre-alumnio para fundio: so fundidas em areia e usadas em cestos de decapagem, sapatas de laminador, engrenagens internas, bombas resistentes a lcalis, assentos de vlvulas, hastes, hlices navais, mancais, buchas e peas em geral que necessitam de boa resistncia corroso [1]. Propriedades mecnicas de algumas ligas cobre-alumnio: A tabela 4.1 apresenta valores de algumas propriedades mecnicas de algumas ligas cobrealumnio [1] Limite de Limite de Composio resistncia Alongamento escoamento quminca trao (%) (MPa) (MPa) 95Cu5Al 380-530 150-450 55-15 92Cu8Al 420-580 170-430 45-15 89Cu8Al3Fe 480-650 250-470 40-20 89Cu9Al2Mn 500-650 200-400 35-15 87Cu10Al3Fe 620-700 300-450 18-10 80Cu10Al5Fe5Ni 750-800 420-500 15-12 82Cu9Al6Ni3Fe 600-750 320-500 15-8 Limite de Dureza resistncia Brinell fadiga (HB) (MPa) 85-140 110-135 90-160 170 115-165 150-210 120-160 160-180 200-245 180-215 160-200 175-295

Liga (ASTM) 606 614 623 632 628

b) Ligas cobre-silcio Tambm conhecidas como bronzes de silcio, as ligas Cu-Si de interesse industrial contm de 1 a 4 % de silcio e pequenos teores de outros elementos de liga, como o estanho, o zinco, o mangans, o nquel e o ferro. A solubilidade mxima do silcio no cobre de cerca de 4 % temperatura ambiente e sendo assim essas ligas so monofsicas (apresentam em sua microestrutura somente a fase alfa), de modo que s podem ter sua resistncia mecnica elevada por meio de encruamento. A liga Cu-Si com cerca de 1 % de silcio e 2 % de estanho possui elevada dutilidade e mantm boa dutilidade mesmo aps trabalho mecnico (encruamento, deformao) severo, o que faz com que seja um material adequado para a fabricao de parafusos e porcas, uma vez que suportam bem a estampagem e usinagem mesmo encruado, no exigindo, portanto, tratamentos trmicos de recozimento antes ou aps

a deformao, mantendo assim a resistncia mecnica obtida no material deformado [4]. Alm disso, a adio de silcio aumenta a resistncia a corroso, particularmente em meios cidos, e tambm melhora a soldabilidade, por permitir a desoxidao do metal fundido durante a operao de soldagem. As ligas trabalhadas contm at 3 % de silcio, podendo conter cerca de 1 % de mangans, enquanto as ligas fundidas contm de 4 a 5 % de silcio, podendo conter tambm pequenos teores de zinco, fero e mangans. As principais aplicaes das ligas Cu-Si trabalhadas ou fundidas esto na construo de instalaes de indstria qumica e de papel, em tanques, tubulaes e cestos de decapagem; na construo mecnica em eletrodos de soldagem, parafusos, porcas, rebites, buchas e ganchos; na construo naval em eixos de hlices e na construo aeronutica em linhas hidrulicas e de presso [1]. A resistncia trao das ligas Cu-Si trabalhadas pode variar de 370 a 700 MPa, a resistncia ao escoamento de 270 a 390 MPa, e o alongamento (em 50 mm) de 45 a 6 %. c) Ligas cobre-berlio A diferena entre o dimetro atmico dos tomos de cobre e de berlio comparvel que existe entre os tomos de cobre e alumnio ou entre os tomos de cobre e de estanho. A solubilidade do berlio no cobre muito limitada, reduzindo-se de 2,1 % a 864 C para menos de 0,25 5 temperatura ambiente, o que faz com que o efeito de endurecimento por soluo slida seja pouco eficiente. Entretanto, o efeito de endurecimento por soluo slida significativo, j que temperatura de 800 C uma liga com cerca de 1,5 % de berlio praticamente monofsica (fase alfa) e uma temperatura mais baixa bifsica (alfa + beta), de modo que a faz beta se precipita a partir da fase alfa, sendo que a temperaturas ainda mais baixas (abaixo de 575 C) , se precipita a fase gama. O endurecimento por precipitao considervel e permite a esta liga atingir 40 unidades Rockwell C, um valor de dureza compatvel com o de muitos aos. As ligas Cu-Be apresentam comportamento de endurecimento por precipitao semelhante ao que se observa para as ligas Cu-Al. Para que se atinja a dureza mais alta possvel, o teor de berlio deve ser da ordem de 1,8 a 2,0 %, a temperatura de envelhecimento deve ser da ordem de 350 C e o tempo de 3 a 5 horas, permitindo se obter valores de dureza de 40 a 45 Rockwell C. Como ocorre no processo de precipitao de muitas ligas, a formao do precipitado de equilbrio gama precedida pela formao de uma fase metaestvel e o endurecimento ocorre devido formao de precipitados extremamente finos e dispersos de fase gama, que possuem a forma de discos com cerca de 200 a 400 tomos de dimetro e cerca de 50 tomos de espessura, todos muito prximos. Com o prolongamento do envelhecimento a liga sofre superenvelhecimento e os precipitados tornam-se grosseiros, atingindo o equilbrio. A temperatura de recristalizao dessas ligas igual ou superior a 500 C, mas se essas ligas forem solubilizadas e trabalhadas a frio antes do envelhecimento na faixa de 300 a 385 C, a precipitao ocorre antes da recristalizao (e assim o amolecimento) possa ocorrer. A dureza do material submetido a este ciclo no muito diferente da dureza do material envelhecido sem trabalho mecnico prvio, mas o efeito do trabalho mecnico sobre a resistncia mecnica e sobre a resistncia ao escoamento bem mais pronunciado (maior ganho de resistncia). Por outro lado, na condio envelhecida a liga Cu-Be apresenta dutilidade muito menor, tanto com ou sem trabalho mecnico. Alm do berlio estas ligas contm outros elementos, como o cobalto que forma um composto insolvel Be-Co, o qual inibe o crescimento de gro durante a solubilizao, o que tambm pode ser obtido com a adio de outros elementos de liga. Durante a solubilizao deve ser evitada uma temperatura muito alta (acima de 800 C) que possa causar fuso parcial, alm de favorecer a formao de fase beta que dificilmente se dissolve no recozimento posterior. Por outro lado, a temperatura de solubilizao no deve ser muito baixa (abaixo de 760 C) justamente para evitar a formao de fase beta, j que com isso reduz-se o teor de berlio da fase alfa, reduzindo o efeito de endurecimento. Alm disso, o resfriamento deve ser rpido o suficiente para evitar a formao de fase beta, usando-se gua para o resfriamento rpido [2]. A liga mais comum a CuBe2 que contm 1,60 a 2,05 % de berlio, nquel e/ou cobalto (no mnimo 0,20 % cada) e/ou ferro (mximo de 0,60). O limite de resistncia trao desta liga

da ordem de 1230 a 1490 MPa, o limite de resistncia ao escoamento vai de 1090 a 1370 MPa, o alongamento varia de 6 a 1 %, a dureza Brinell est entre 38 e 41 HB, ao passo que a resistncia fadiga atinge valores entre 250 e 310 MPa, quando a liga est tratada termicamente. As ligas Cu-Be, com boa resistncia mecnica, e fadiga em particular, alm de boa condutividade eltrica e trmica, so usadas, na forma de tiras, arames, tubos e barras e tambm peas fundidas para a fabricao de molas de instrumentos, diafragmas e cabos flexveis, componentes de chaves eltricas, de rels, de bombas e de mquinas de soldagem por resistncia eltrica. Ferramentas anitfaiscantes so bons exemplos de aplicao de peas fundidas.

Cupronquel e alpaca

a) Cupronquel A denominao de cupronquel aplica-se s ligas constitudas essencialmente por cobre e nquel. Essas ligas se caracterizam por apresentarem, em qualquer temperatura solubilidade slida total, ou seja, em qualquer temperatura o nquel completamente solvel no cobre, tanto no estado slido como no estado lquido e a variao do teor de nquel apenas acarreta modificao no valor das temperaturas solidus (abaixo da qual a liga totalmente slida) e liquidus (acima da qual a liga totalmente lquida), havendo no diagrama de fases to somente um campo bifsico slido (alfa) + lquido. Essa peculiaridade se deve entre, outros fatores, proximidade do dimetro atmico do cobre e do nquel como tambm de seus nmeros atmicos (29 e 28, respectivamente). As propriedades mecnicas dessas ligas atingem seu valor mximo para cerca de 65 % de nquel, enquanto a resistividade eltrica atinge seu valor mximo para cerca de 55 % de nquel. Embora tanto o cobre como o nquel apresentem elevado coeficiente de aumento da resistividade eltrica com o aumento da temperatura, a liga Cu-Ni que contm 45 % de nquel possui a particularidade de ter esse coeficiente praticamente nulo, e, sendo assim, conhecida pelo nome comercial de constantan largamente utilizada para a fabricao de resistncias eltricas, termopares eltricos e instrumentos eltricos em geral. Embora os teores de nquel das ligas Cu-Ni variem entre 2,5 e 30 %, na prtica industrial so mais usadas as que contm de 20 a 30 % de nquel. Como tanto o cobre como o nquel so dois elementos que se caracterizam por apresentarem alta resistncia corroso, os cupronqueis tambm apresentam essa caracterstica, sendo que a adio de nquel ainda melhora essa propriedade. Tanto a liga com 20 % de nquel como a liga com 30 % de nquel resistem bem a qualquer tipo de atmosfera, a guas industriais e salgadas, assim como a muitos cidos minerais e orgnicos. A liga com 20 % de nquel pode ser usadas em lminas de turbina e em geral em peas que necessitem de boa resistncia corroso e abraso. Quando o ambiente corrosivo for ainda mais agressivo, passa a ser recomendvel o uso da liga com 30 % de nquel, que usada em aplicaes martimas e em tubos de condensadores, alm de possuir a caracterstica de impedir na gua salgada o crescimento de fungos e organismos marinhos em geral, sendo que essa caracterstica estende bastante o seu uso na construo naval [4]. Aplicao dos cupronqueis Ligas Trabalhadas Liga (C 704) 95 % de cobre e 5 % de nquel (contendo ainda ferro e mangans) constituda unicamente pela fase alfa. A adio de ferro e mangans tem a finalidade de aumentar a resistncia corroso-eroso pela ao do fluxo lento da gua do mar no poluda. Possui razovel resistncia corroso sob tenso e boas propriedades para conformao a frio e a quente. produzida na forma de placas, chapas e tubos. Na construo naval usada em tubos condutores de gua do mar para mangueiras

dos equipamentos de preveno de incndio, circuitos de refrigerao a gua e servios sanitrios nos navios. Liga (C 706) 90 % de cobre e 10 % de nquel (contendo ainda ferro e mangans) Tambm apresenta microestrutura monofsica (fase alfa), contendo pequenos teores de ferro e mangans para melhorar a resistncia corroso-eroso pela ao de guas, inclusive a gua do mar. uma liga que possui boa resistncia corroso sob tenso, boa conformabilidade a frio e a quente e boa soldabilidade. produzida geralmente na forma de placas, chapas e tubos. Na indstria qumica usada em tubos e placas de tubos para condensadores em servios leves, aquecedores e evaporadores de sistemas de alimentao de gua de usinas de energia, de acar e de dessalinizao de gua do mar. Na construo naval esta liga usada em aplicaes bem semelhantes s da liga mencionada anteriormente e na construo mecnica tem como aplicao mais comum a fabricao de cabos de tubos usados em linhas hidrulicas e pneumticas. Liga 80 % de cobre e 20 % de nquel: Tambm uma liga monofsica (fase alfa) que possui boa resistncia corroso eroso pela ao de gua a baixa velocidade. Possui boa resistncia corroso sob tenso, elevada conformabilidade a frio e a quente, alm de ser ter tima soldabilidade. fabricada como chapas e tiras e usada na construo eltrica, resistores, recipientes de transistores, guias de onda de radar, na construo mecnica em recipientes resistentes corroso e conformados por estampagem profunda ou por repuxamento, em aquecedores de gua domsticos , moedas e medalhas cunhadas. Liga (C 710) 80 % de cobre e 20 % de nquel, contendo mangans e ferro: Tambm uma liga monofsica (fase alfa) com pequenos teores de ferro e mangans para elevar a resistncia corroso-eroso pela ao das guas (inclusive gua do mar) com velocidades de 1 a 4 m/s. uma liga pouco sensvel corroso sob tenso, que possui boa conformabilidade e que facilmente soldvel. produzida na forma de placas, chapas e tubos, sendo usada na indstria qumica e na indstria naval, em tubos e placas de tubos para condensadores de sistemas de alimentao de gua. Liga 75 % cobre e 25 % de nquel: mais uma liga monofsica e que apresenta boa resistncia corroso, ao desgaste e ao embaciamento, alm de possuir excelentes caractersticas de conformao a frio e cunhagem. produzida na forma de chapas e tiras e usada na fabricao de moedas e como fios para a fabricao de resistores eltricos. Liga (C 715) 70 % de cobre e 30 % de nquel com mangans e ferro: Outra liga monofsica que contm ferro e mangans para elevar a resistncia corroso pela ao de guas em altas velocidades (1,5 a 4,5 m/s), inclusive gua do mar poluda. Esta liga praticamente insensvel corroso sob tenso, mantm suas boas propriedades mecnicas em temperaturas relativamente elevadas, possui boa conformabilidade a frio e a quente facilmente soldvel. produzida na forma de placas, chapas, barras e tubos para condensadores em servios pesados, aquecedores e evaporadores de gua usados em vrios tipos de instalaes, inclusive sistemas de dessalinizao de gua do mar. Liga 55 % de cobre e 44 % de nquel com mangans: Possui estrutura monofsica e pequenas quantidades de mangans e ferro, sendo caracterizada por uma resistividade eltrica razoavelmente alta e um baixo coeficiente elevao da resistividade eltrica com o aumento de temperatura. uma liga que pode ser facilmente conformada e soldada, sendo produzida na forma de tiras e fios. usada na fabricao de componentes eltricos como resistores de controle que operam em temperaturas elevadas e fazem parte de instrumentos de preciso, de termopares componentes de vlvulas eletrnicas, elementos de aquecimento, termostatos bimetlicos e chaves de controle.

Ligas cobre-nquel fundidas Liga 90 % de cobre e 10 % de nquel com mangans e silcio: Usada na fabricao de peas em geral que devem ter boa resistncia corroso pela gua do mar. Liga 80 % de cobre e 20 % de nquel com nibio, mangans e silcio: Utilizada em buchas de eixos de guias fundidas por centrifugao. Liga 70 % cobre e 30 % de nquel com nibio, ferro, mangans e silcio: Empregada em Usada em vlvulas, corpos de bombas, flanges, conexes que devem ter resistncia corroso pela gua do mar. Liga 70 % de cobre e 30 % de nquel com ferro, berlio e silcio: Usada em peas de alta resistncia mecnica e com resistncia corroso pela gua do mar. Liga 97 % de cobre e 3 % de nquel contendo silcio: utilizada na fabricao de peas de alta condutividade trmica e eltrica como eletrodos para soldagem por resistncia eltrica [1]. Propriedades dos cupronqueis trabalhados [1]: Limite de Limite de resistncia Alongamento Composio escoamento trao (%) (MPa) (MPa) 93,5Cu 5Ni 280-320 90-350 45-10 1Fe 0,5Mn 88,5Cu 10Ni 320-420 120-380 38-12 1Fe 0,5Mn 79,7Cu 20Ni 340-460 150-420 40-12 0,3Mn 78,3Cu 20Ni 340-470 150-420 40-14 1 Mn 0,7 Fe 74,7Cu 25Ni 370 160 42 0,3Mn 68,7Cu 30Ni 360-520 150-450 42-16 1Mn 0,3Fe 54,7Cu 44Ni1Mn 480-700 200-550 45-5 0,3Fe Dureza Brinell (HB) 60-100 65-120 80-135 80-130 85 85-145 95-165 Limite de resistncia fadiga (MPa) 95-190 95-150 240 120-235 275 140-245 290

Liga (ASTM) 704 706 710 715 -

b) Alpacas Alpacas so ligas ternrias cobre-zinco-nquel, que eventualmente podem conter teores significativos de outros elementos, como o chumbo, por exemplo. Estas ligas contm de 10 a 30 % de nquel, porm comercialmente em geral at 18 % de nquel, 45 a 70 % de cobre e o restante de zinco. As alpacas so solues slidas homogneas que podem ser deformadas a frio e a quente, alm de serem resistentes corroso. As alpacas possuem uma colorao esbranquiada, semelhante da prata, e o aumento do teor de nquel confere a essas ligas uma tonalidade mais metlica. Quando polidas essas ligas so muito usadas para finalidades decorativas, sendo que antes da popularizao do ao inoxidvel eram muito usadas para a fabricao de talheres. Muitos objetos decorativos fabricados em alpaca recebem um revestimento de prata. Outras aplicaes importantes das alpacas esto na fabricao de zper e de contatos de equipamentos eltricos e telefnicos, componentes de aparelhos ticos e fotogrficos, assim como arames de resistores eltricos. A adio de chumbo, alm de aumentar a usinabilidade, permite o uso das alpacas para a fabricao de materiais para gravao com fins decorativos. Alm de serem trabalhadas na forma de produtos planos,

arames e barras, as alpacas podem ser fundidas para outras aplicaes, como vlvulas hidrulicas. As alpacas com chumbo fundidas em areia podem ser usadas na fabricao de equipamentos para a indstria de laticnios e de soda, vlvulas e assentos de vlvulas para temperaturas elevadas, instrumentos musicais, chaves, acessrios de construo naval, peas ornamentais e outros tipos de aplicaes [1]. Propriedades das alpacas trabalhadas [1]: Limite de Limite de Composio resistncia Alongamento escoamento Dureza (HRB) qumica trao (50 mm) (%) (MPa) (MPa) 70Cu 10Ni 20Zn 65Cu 10Ni 340-910 130-530 50-1 22-92 25Zn 63Cu 10Ni 27Zn 64Cu 12Ni 370-650 130-560 48-2 22-92 24Zn 59Cu 12Ni 29Zn 65Cu 18Ni 410-730 180-630 40-3 40-78 20Zn 62Cu 18Ni 20Zn 55Cu 18Ni 420-1020 190-630 40-2 55-99 27Zn 45Cu 10Ni 45Zn 65Cu 15Ni 370-650 130-560 43-2 22-90 20Zn

No da Liga (ASTM) 740 745 760 757 762 752 764 770 774 754

Propriedades das alpacas fundidas (em areia) [1]: Limite de resistncia trao (MPa) 280 220 210 190

Liga 66Cu 25Ni 5Sn 2Zn 2Pb 64Cu 20Ni 8Zn 4Sn 4Pb 60Cu 16Ni 16Zn 3Sn 5Pb 57Cu 12Ni 20Zn 2Sn 9Pb

Alongamento (%) 12 6 16 6

Dureza Brinell (HB) 135 80 55 65

Fundio e Metalurgia do p

a) Fundio O cobre e suas ligas, na condio de produtos fundidos, apresentam grande variao de propriedades como a resistncia mecnica, a resistncia corroso e as condutividades

trmica e eltrica. O processo de fundio exige que a liga apresente alta fundibilidade para a obteno de formas complexas e boa qualidade (ausncia de defeitos de fundio). Entretanto, em funo dos requisitos de desempenho das peas fundidas em servios, outras caractersticas so importantes, como a resistncia corroso (causada pela atmosfera, guas, solos e produtos qumicos), resistncia ao desgaste (particularmente quando a pea usada como mancal de deslizamento), resistncia compresso, fadiga, condutividade trmica e eltrica, deformabilidade, estanqueidade (para evitar o vazamento de fluidos atravs das paredes da pea fundida) e resistncia mecnica a temperaturas relativamente elevadas (no mximo 300 C) ou a baixas temperaturas. As ligas de cobre podem ser fundidas por processos que permitam obter uma grande variedade de formas geomtricas, como a fundio em areia, a fundio em casca, o processo por cera perdida e a fundio sob presso. Mesmo os processos que permitem obter peas de boa qualidade, porm com limitao na variedade de formas, tambm podem ser aplicados s ligas de cobre, como a fundio contnua, a fundio centrfuga e a fundio em coquilha. Para a escolha de um processo de fundio fundamental determinar o tamanho e a forma das peas a serem fundidas, a quantidade de peas a serem produzidas e os requisitos de projeto, as tolerncias dimensionais e a qualidade desejada. A seguir os diversos tipos de processo de fundio recomendados para ligas de cobre so relacionados, levando em condio o grau de fundibilidade (alto ou baixo): Fundio em areia: alta fundibilidade para lates (Cu-Zn) e bronzes com chumbo e zinco; e fundibilidade razovel para bronzes fosforosos (com e sem chumbo), Cu-ZnSn, bronzes com chumbo, cobres de alta condutividade, lates de alta resistncia mecnica, ligas cobre-cromo, cobre-alumnio, cupronquel e Cu-Mn-Al. Fundio sob presso: alta fundibilidade para lates e ligas cobre-alumnio e fundibilidade razovel para bronzes fosforosos, bronzes fosforosos com chumbo, bronzes com zinco, cobres de alta condutividade, lates e alta resistncia mecnica, ligas cobre-cromo, ligas cobre-alumnio, cobre berlio e cobre-mangans-alumnio. Fundio contnua: alta fundibilidade para bronzes fosforosos, bronzes com zinco, bronzes com chumbo e bronzes com zinco e chumbo. Fundibilidade razovel para bronzes fosforosos com chumbo, cobres de alta condutividade, ligas cobre-alumnio, cobre nquel e cobre-mangans-alumnio. Fundio centrfuga: alta fundibilidade para bronzes fosforosos, e fundibilidade razovel para bronzes fosforosos com chumbo, bronzes com zinco, bronzes com chumbo, lates e lates de alta resistncia mecnica, cobres de alta condutividade, ligas cobre-cromo, cobre-alumnio, cupronqueis, cobre-berlio e cobre-mangansalumnio. Fundio em coquilha: alta fundibilidade para bronzes fosforosos e bronzes fosforosos com chumbo, alm de bronzes com chumbo. Fundibilidade razovel para bronzes com chumbo e zinco e bronzes com zinco. As ligas de cobre podem ser classificadas, no que se refere fundio, em dois grupos distintos, de acordo com a maneira pela qual se solidificam. Determinadas ligas, como as ligas cobre-alumnio, por exemplo, se solidificam em um estreito intervalo de temperaturas, de modo que durante a solidificao estas ligas se transformam rapidamente do estado lquido para o estado slido. Por outro lado, outras ligas, como os bronzes fosforosos e os bronzes com chumbo se solidificam num amplo intervalo de temperaturas, permanecendo um certo tempo num estado pastoso, ou seja, numa mistura de fases lquidas e slidas. Essas diferenas de velocidade de solidificao tm que ser consideradas ao se projetar a pea fundida e os canais de alimentao. Entre as ligas com estreito intervalo de solidificao encontram-se os cobres de alta condutividade e as ligas cobre-cromo (0 C), cobre-alumnio (5 a 15 C), cobre-alumnio mangans (20 a 50 C), lates (20 a 50 C) e lates de alta resistncia mecnica (10 a 20 C).

No grupo das ligas com amplo intervalo de solidificao esto os bronzes fosforosos com e sem chumbo, bronzes com chumbo, bronzes com zinco e bronzes com zinco e chumbo (todas essas ligas tm intervalo de solidificao da ordem de 100 a 180 C). Para as ligas do primeiro grupo necessrio prever na pea aumentos progressivos das sees pequenas para as sees grandes, sendo tambm necessrio prover alimentadores para todas as duas sees. J as ligas do segundo grupo, devido ao estado pastoso em que se encontram durante a solidificao, apresentam menores problemas de alimentao de material pea, e assim fundidos de melhor qualidade podem ser obtidos quando se consegue uma solidificao rpida quando essa for possvel, atravs da implementao de sees com pequena espessura. A qualidade da pea fundida depende do metal utilizado como matria-prima, e a qualidade deste depende basicamente de sua composio qumica, particularmente o seu nvel de impurezas e da sua microestrutura, que influenciada tanto pela composio qumica como pelas condies de resfriamento e do processo de fundio em geral. A matria-prima tanto pode ser material de prima fuso (metal primrio) como metal secundrio (reciclado), contudo, cuidados especiais devem ser tomados no que se refere aos teores mximos de impureza permitidos. Quanto s impurezas so importantes as seguintes informaes sobre os principais grupos de ligas: Ligas cobre-estanho (bronzes): A influncia que o antimnio, o arsnio, o bismuto e o ferro podem ter nas propriedades mecnicas, justificam as severas restries que as normas impem aos teores desses elementos nas ligas de cobre fundidas. necessrio ressaltar que o enxofre acima de 0,1 % afeta as propriedades de trao, enquanto o alumnio, mesmo em pequenos teores (acima de 0,01 %) provoca reduo da estanqueidade e prejudica as propriedades de trao. O silcio causa esses mesmos efeitos nos bronzes sem chumbo, alm de acarretar reaes metal-molde mais intensas, mesmo nos limites de 0,02 % especificados, para as ligas com chumbo. Excesso de fsforo alm do necessrio para desoxidao acarreta reao metal-molde e aumenta a porosidade da pea de seo espessa: cerca de 0,04 % de fsforo um teor adequado para sees finas e cerca de 0,015 % para sees espessas. Ligas cobre-zinco (lates): de um modo geral significativa a tolerncia quanto aos teores de impurezas nos lates comuns para fundio em areia., porm se necessrio que a pea apresente grande estanqueidade (resistncia ao vazamento por fluidos atravs de suas paredes por presso interna), o teor de alumnio dever ser mantido em nveis muito baixos, para evitar a formao de pelculas de xido de alumnio, que ficam retidas atravs das paredes da pea fundida, embora esse problema possa ser contornado atravs de cuidados especiais, principalmente no que diz respeito ao vazamento de metal lquido no molde. Outro elemento nocivo acima de determinados teores o estanho. Alm dessas impurezas, o silcio acima de certos teores pode provocar o aparecimento de pontos duros que dificultam a usinagem. Ligas cobre-berlio: na fundio dessas ligas devem ser controlados os teores de estanho e silcio (0,01 % no mximo), magnsio (0,0 5 % no mximo) e chumbo (0,05 % no mximo).

b) Metalurgia do P Diversos tipos de produtos base de ligas de cobre podem ser fabricados atravs do processo de metalurgia do p: filtros, mancais porosos, materiais para frico, contatos eltricos e peas estruturais. Os bronzes so ligas muito usadas na fabricao de filtros sinterizados por apresentarem elevada resistncia mecnica e corroso, porm tanto a resistncia mecnica quanto a dutilidade do material dependem da sua densidade. Geralmente se utiliza uma liga com cerca de 11 % de estanho, mas os lates e as alpacas tambm podem ser utilizados para a

fabricao de certos filtros sinterizados. Esses filtros so utilizados para a filtragem de gua, lquidos em geral e gases na indstria qumica e farmacutica, lquidos combustveis e fluidos hidrulicos de sistemas de comando. Ao contrrio dos mancais porosos, os filtros so fabricados a partir de ps constitudos de ligas, de maior granulao e forma esfrica, e quando a operao de compresso realizada durante a fabricao, so utilizadas presses muito baixas. Os mancais porosos feitos com bronze apresentam um variado campo de aplicaes, porm se destaca o seu uso na fabricao de eletrodomsticos e de autopeas. A elevada porosidade faz com que esses mancais sejam capazes de reter uma considervel quantidade de lubrificantes, cerca de 25 % do volume total da pea, fazendo com que assumam a caracterstica de autolubrificantes. Nesse tipo de pea o teor de estanho pode variar entre 5 e 12 %, podendo adicionalmente conter de 1 a 2 % de grafite, assim como ferro e chumbo em pequenos teores. Os materiais para frico sinterizados, que so utilizados nos sistemas de embreagem ou de freios em automveis, contm cobre (de 60 a 85 %), estanho (2 a 10 %) e outros materiais metlicos e abrasivos (at 20 %). A finalidade do uso do cobre criar uma matriz para os demais ps e atuar como um componente que, devido sua alta condutividade trmica, dissipa calor gerado durante a frico em servio. J os contatos eltricos so constitudos essencialmente de ps de cobre que apresentam alta condutividade trmica, e ps de tungstnio ou molibdnio (40 a 85 %), que apresentam boa resistncia ao calor e ao desgaste. Essas caractersticas, conferidas pela presena desses dois metais reunidos num produto sinterizado, permitem o seu uso como elementos de contatos eltricos de chaves, interruptores, comutadores de transformadores, motores e outros equipamentos eltricos. Sendo um processo alternativo aos chamados processos convencionais, a metalurgia do p tambm permite, em alguns casos, a fabricao de peas e componentes estruturais em condies economicamente mais vantajosas [1]. A tabela 1 apresenta propriedades mecnicas de alguns componentes estruturais sinterizados em ligas de cobre [5]: Liga (densidade em g/cm3) 90 Cu 10 Sn (7,2) 90 Cu 10 Zn (8,1) 85 Cu 15 Zn (8,2) 70 Cu 30 Zn (8,1) 68,5 Cu 30 Zn 1,5 Pb (7,7) 64 Cu 10 Ni 18 Zn (7,9) Resistncia trao (MPa) 140 210 220 266 242 230 Resistncia ao Dureza Rockwell Alongamento (% escoamento (alpaca: HBR, em 25 mm) (MPa) demais HRH) 140` 21 3 20 20 21 29 12 65 HRH 77 HRH 82 HRH 87 HRH 71 HRH 83 HRB

Trabalhos: mecnico; a quente e a frio

a) Trabalho mecnico nas ligas de cobre Os principais processos de fabricao de ligas de cobre envolvendo trabalho mecnico so a laminao, a trefilao, a extruso e o forjamento. Os limites de composio qumica (teores mximos e mnimos exigidos pelas normas ASTM) esto dentro de intervalos mais estreitos no caso das ligas trabalhadas quando comparadas com as ligas fundidas, ou seja, determinadas composies qumicas que so adequadas para fundio em areia ou em molde permanente, so totalmente inaceitveis para ligas a serem trabalhadas mecanicamente, quando a dutilidade ou maleabilidade no for suficiente. Dependendo do tipo de liga o produto resultante da conformao da liga de cobre pode ser placa, chapa, tira, barra, vergalho, arame ou tubo sem costura. Os principais elementos de liga com o cobre so o zinco, o estanho, o chumbo, o nquel, o silcio ou o alumnio, e em menor grau de importncia o mangans, o cdmio, o ferro, o fsforo, o arsnio, o cromo, o berlio, o selnio e o telrio. As faixas de composio qumica de ligas de cobre trabalhadas so periodicamente modificadas para se ajustarem s prticas de conformao, no que diz respeito s necessidades dos consumidores. Efeitos dos elementos de liga: o zinco o mais importante elemento de liga no caso das ligas de cobre, sendo usado no apenas em diferentes tipos de lates, mas tambm nas alpacas. A maioria dos lates est contida no campo monofsico alfa, apresentando assim boa conformabilidade a frio. Os lates com teores de zinco mais elevados, em torno de 40 %, so indicados somente para o trabalho a quente. A adio de zinco reduz a temperatura de fuso, a densidade, as condutividades trmica e eltrica e o mdulo de elasticidade. Por outro lado, aumenta o coeficiente de expanso trmica, a resistncia mecnica e a dureza. A capacidade de encruamento aumenta com o teor de zinco, mas o lato monofsico binrio C 260 (70 % de cobre e 30 5 de zinco) possui a melhor combinao de resistncia mecnica e dutilidade. Nas ligas nas quais o zinco no adicionado propositalmente como elemento de liga, ele uma impureza que deve ser controlada para no ultrapassar um limite mximo especificado. O chumbo adicionado em cerca de 1/3 das ligas de cobre em teores que vo at 4 % no mximo, que o limite para manter boas caractersticas de trabalhabilidade. No estado slido este elemento no se dissolve na liga de cobre, mas fica distribudo como partculas de chumbo livre. Sua principal funo aumentar a usinabilidade, ou seja, favorecer as operaes de corte. O chumbo aumenta a densidade e reduz a condutividade. Nas ligas nas quais no est presente como elemento de liga adicionado propositalmente, o chumbo uma impureza que deve ser bastante restrita para no prejudicar a trabalhabilidade da liga. No lato para cartuchos o teor de chumbo deve ser inferior a 0,01 % para o trabalho a quente, enquanto nas alpacas no deve ser superior a 0,02 % para no afetar a trabalhabilidade. O estanho um elemento de liga essencial no grupo dos bronzes fosforosos. As ligas que so trabalhadas a frio podem conter estanho no mximo at 10 %, pois at esse teor tais ligas so monofsicas (somente fase alfa). A adio do estanho ao cobre aumenta significativamente sua resistncia mecnica e sua dureza, enquanto reduz seu ponto de fuso, densidade e condutividades trmica e eltrica. O estanho tambm adicionada a alguns lates em teores de at 1 % com o objetivo de melhorar a resistncia corroso por dezincificao em gua do mar, alm de aumentar o limite de escoamento, a resilincia e a resistncia fadiga necessrios s molas feitas com bronze fosforoso. Entretanto, o efeito da adio de estanho menor nos lates de alto teor de cobre. O nquel modifica a colorao da liga de cobre de modo que o cupronquel praticamente branco. A adio do nquel ao cobre aumenta a resistncia mecnica e a dureza, mas a capacidade de encruamento dos cupronqueis inferior de outras ligas de cobre. O nquel reduz significativamente as condutividades trmica e eltrica, e reduz ligeiramente o coeficiente de expanso trmica. Por outro lado, aumenta substancialmente o mdulo de elasticidade. Como tem densidade semelhante do cobre, o nquel no afeta esta propriedade. Embora o nquel e o cobre sejam mutuamente solveis em qualquer proporo, por motivos de ordem tcnica no processamento das ligas, o teor de nquel comercial costuma ser limitado no mximo em 30 %. Acima desse teor o ponto de fuso e a temperatura de recozimento tornam-

se muito altas para os fornos industriais, e a resistncia ao trabalho a frio fica muito elevada para os laminadores comuns. Os cupronqueis so particularmente adequados para aplicaes em altas temperaturas. Nas alpacas as diversas combinaes de nquel e zinco produzem uma grande variedade de ligas com colorao prateada, com propriedades de trabalho mecnico que se aproximam s dos lates comerciais. O silcio pode estar presente nas ligas de cobre em teores de at 3 %, que o limite para a obteno de ligas monofsicas alfa com boa trabalhabilidade. A adio de silcio aumenta a taxa de encruamento rapidamente, embora na tmpera macia a dutilidade seja muito elevada. O silcio reduz o ponto de fuso, a densidade e as condutividades trmica e eltrica. A excelente soldabilidade das ligas cobre-silcio favorece a aplicao comercial dessas ligas. O alumnio, nas ligas cobre-alumnio, deve ser limitado em at 10 % nas ligas trabalhadas, embora o trabalho a frio exija teores inferiores a 8 % para que seja possvel obter uma microestrutura monofsica (fase alfa) que garanta suficiente dutilidade. O trabalho a quente favorecido quando os teores de alumnio esto entre 8 e 10 %, devido presena de fase beta, que facilita a laminao a quente, a extruso e o forjamento. O alumnio reduz o ponto de fuso, a condutividade eltrica e trmica, alm da reduzir a densidade de modo muito significativo. O mangans um elemento secundrio que favorece o refino dos gros n as ligas Cu-Mn e Cu-Al. Em pequenos teores adicionado aos cupronqueis e alpacas para favorecer a laminao e nas ligas Cu-Si, alm refinar os gros, aumenta a soldabilidade. Como reduz muito a condutividade eltrica bastante til nas ligas Cu-Mn de alta resistividade. O uso do fsforo nas ligas de cobre praticamente se resume aos bronzes fosforosos, nos quais est presente em teores de at 0,50 %. Sua funo bsica a de agente desoxidante nos bronzes fosforosos, nos quais seu teor residual tambm melhora as propriedades mecnicas. No lato do almirantado e no lato contendo alumnio o fsforo ajuda a inibir a dezincificao. Seu efeito na reduo da condutividade eltrica muito forte. Em combinao com pequenos teores de nquel forma o fosfeto de nquel, que mediante tratamento trmico produz o efeito de endurecimento por precipitao, alm de, por no estar em soluo slida, no ter um efeito to negativo sobre a condutividade trmica, sendo pelos mesmos motivos usado em ligas cobre-zinco-estanho com alto teor de cobre. Como impureza no lato o fsforo afeta o crescimento de gro, alterando o resultado do recozimento. O ferro usado como elemento de liga apenas em pequenos teores da ordem de at 2,5 % e mesmo assim somente em poucas ligas de cobre. Quando presente no bronze de mangans (Cu-Mn) ou nas ligas Cu-Al e Cu-Si, em teores no muito altos, favorece o refino de gro e aumenta a resistncia mecnica. Tambm em pequenos teores aumenta a resistncia corroso do cupronquel em guas marinhas. Est presente como impureza em todas as ligas de cobre e quando a contaminao do lato alfa excessiva, alm do limite usual de 0,05 %, esse efeito no tamanho de gro pode afetar o efeito desejado para os tratamentos trmicos, alm de afetar a susceptibilidade magntica das ligas de cobre, normalmente no magnticas, quando o teor de ferro excessivo. O arsnio usado em ligas de cobre apenas como inibidor da dezincificao em lates do almirantado e lates com alumnio em ambientes corrosivos, porm o teor de arsnio no deve ultrapassar valores da ordem de alguns centsimos percentuais. O cdmio pode ser adicionado ao cobre em teores de at 1 por cento, de modo que se obtenha uma composio que resulte em suficiente dutilidade e maleabilidade para operaes de laminao. Esse elemento bastante til para aumentar a resistncia mecnica e a resistncia ao desgaste do cobre com menor diminuio da condutividade eltrica do que a causada pela adio de outros elementos. Por esse motivo o cobre-cdmio indicado para aplicaes em cabos de trlebus, linhas de energia de longo alcance e outras aplicaes semelhantes. As mesmas vantagens fazem com que essas ligas sejam indicadas para a fabricao de eletrodos de soldagem por resistncia eltrica.

O berlio adicionado ao cobre em teores de at 2 % com o objetivo de se obter o efeito de endurecimento por precipitao, que proporcionam dureza e resistncia mecnica muito superiores s das demais ligas de cobre. A liga Cu-Be bem dtil devido ao amolecimento causado pelo recozimento/solubilizao e resfriamento rpido que antecedem as operaes de trabalho a frio, s quais se seguem o envelhecimento em temperaturas relativamente baixas. Em alguns casos o cobalto utilizado juntamente com o berlio em algumas ligas. Tanto o selnio como o telrio podem ser adicionados em pequenos teores para a obteno de uma liga de baixos teores e alta usinabilidade e trabalhabilidade a quente, ao mesmo tempo mantendo boa resitncia mecnica e condutividade eltrica. Propriedades como densidade, coeficiente de expanso trmica, condutividades trmica e eltrica, temperaturas solidus e liquidus, entre outras, so consideradas propriedades fsicas das ligas de cobre, porque dependem basicamente da composio qumica das ligas, ao passo que propriedades como dureza, resistncia mecnica, resistncia fadiga, tenacidade, entre outras, so fortemente dependentes das condies de tratamentos termomecnicos, razo pela qual so consideradas como propriedades mecnicas das ligas. O coeficiente de expanso trmica varia com a temperatura e ligeiramente com a composio qumica. A resistividade eltrica e sua recproca condutividade trmica variam bastante com a variao da composio qumica, embora tambm sejam afetadas pelo trabalho mecnico (a condutividade reduzida). O mdulo de elasticidade em trao e o mdulo de rigidez so afetados pela variao de composio qumica at certo grau. A razo de Poisson para as ligas de cobre trabalhadas de aproximadamente 0,33. Define-se como tira o material laminado com at 4,775 mm de espessura e at 508 mm de largura. Chapa o material com at 4,775 mm de espessura e largura superior a 508 mm. Barra o material com espessura acima de 4,775 mm e largura at 304, 8 mm. E placa o material com mais de 4,7775 mm de espessura e largura superior a 304,8 mm. O recozimento definido em diferentes graus (tmperas) de acordo com o tamanho de gro nominal definido em mcron: 100, 70, 50, 35, 25 e 15. Tmperas de laminao ou trefilao (trabalho a frio): 1/8 duro, 1/4 duro, 1/2 duro, duro, extraduro, mola e extramola. Tmperas de trabalho a quente (acabado a quente) incluem como laminado a quente e como extrudado. A resistncia trao a propriedade mecncia bsica como referncia para produtos laminados e a resistncia ao escoamento a 0,5 % de extenso ou alongamento sob carga geralmente aceita para ligas de cobre. A reduo em rea sob ensaio de trao um indicativo de trabalhabilidade a frio e embora muitas vezes no seja um requisito especificado, de interesse geral e freqentemente determinada. Dentro de certos limites, dependendo da composio qumica e da tmpera do material, a resistncia ao cisalhamento apresenta certa correspondncia com a resistncia trao. Tambm dentro de certos limites a dureza Rockwell pode ser correlacionada com o tamanho de gro e com a resistncia trao. A resistncia fadiga, determinada por ensaios cclicos em bastes ou tiras tambm relevante para certas aplicaes, bem mais do que a resistncia compresso, por exemplo. A resistncia fluncia adquire certa importncia em aplicaes em altas temperaturas. A entidade responsvel pela regulamentao dos requisitos (composio qumica e propriedades mecnicas) para diversos tipos de aplicaes de diferentes tipos de ligas de cobre a ASTM (American Society for Testing Materials). No caso das ligas ligas de cobre essas normas da ASTM geralmente iniciam pela letra B, como a B 122, por exemplo [3]. b) Trabalho a quente das ligas de cobre Define-se como trabalho a quente a deformao (elstica e plstica) realizada acima da temperatura de recristalizao, que geralmente a primeira etapa no processo de fabricao de produtos base de liga de cobre, por ser o mtodo mais econmico de reduzir grandes espessuras. O trabalho a quente no resulta em encruamento no cobre ou nas ligas de cobre quando feito o resfriamento at a temperatura ambiente. Entretanto, ocorrem algumas transformaes de fase durante o trabalho a quente: alguns constituintes sofrem transformao

trmica como conseqncia do resfriamento e estas transformaes podem produzir considervel endurecimento, mas de um modo geral o trabalho a quente se diferencia do trabalho a frio por no envolver encruamento. A dificuldade experimental de analisar metais em alta temperatura desfavorece o estudo das caractersticas do trabalho a quente, mas de um modo geral possvel dizer que grandes deformaes podem ser obtidas com o emprego de menores foras durante o processamento e sem encruamento significativo no metal ou liga. Uma vez obtida boa qualidade no produto fundido, como um tarugo, uma placa, ou qualquer outra forma, a qualidade do produto final depende diretamente da qualidade do produto trabalhado a quente, como um vergalho, uma chapa grossa ou qualquer outro, uma vez que praticamente impossvel eliminar nas etapas seguintes de trbalho a frio, defeitos originados durante o trabalho a quente. Assim, de fundamental importncia o projeto e todas as demais caractersticas dos equipamentos para trabalho a quente de metais e ligas, desde os equipamentos de transporte e manuseio at os de aquecimento e de deformao a quente propriamente dita. As deformaes que correm durante operaes como laminao a quente e extruso so to complicadas que o projeto de um equipamento para tais operaes mais uma arte do que uma cincia. O cobre e as ligas de cobre em geral podem ser trabalhados a quente por um ou mais dos seguintes processos: laminao, extruso, perfurao, forjamento e compresso, ou dobramento e conformao. A capacidade do cobre resistir deformao plstica acima da temperatura de recristalizao sem trincar o critrio bsico para avaliar a adequao de cada um desses processos. O metal ou liga que trinca excessivamente considerado como um material que apresenta fragilidade a quente e considerado inadequado para o trabalho a quente. Impurezas e elementos secundrios constituem um importante fator que afeta as caractersticas de trabalho a quente do cobre e das ligas de cobre. O principal motivo desse efeito que pequenas quantidades de certos elementos ou compostos intermetlicos levam formao de fases frgeis de baixo ponto de fuso, que segregam-se, durante a fundio, nos contornos de gros, reduzindo as foras de coeso entre os cristais da fase matriz. Conseqentemente, o metal fragilizado pela presena desse tipo de fase pode ser inadequado ao trabalho a quente ou ter seu processamento a quente limitado a algumas condies especficas. Alguns tipos de processos de fabricao exigem que o metal resista a condies mais severas de rasgamento, tracionamento ou alongamento do que outros, como o caso da perfurao em comparao com a laminao. Sendo assim, a escolha do processo a ser empregado depende em grande parte das especificaes do produto acabado como tambm da capacidade do metal se adequar a outros tipos de processo que estejam disponveis. Temperatura de Trabalho a Quente e seus Efeitos Existe um intervalo limitado de temperaturas no qual o metal ou liga apresenta as melhores caractersticas para o trabalho a quente em um equipamento, dependendo do tipo e processo de fabricao empregado. A tabela 7.1 mostra os intervalos de temperaturas adequados para a laminao a quente de certas ligas de cobre. Temperatura inicial de laminao ( C) 704 - 871 704 - 871 760 - 871 760 - 871 788 - 899 Alongamento percentual em 50 mm 50 50 45 50 50

Liga Cobre eletroltico Cobre desoxidado Tomback 95-5 Tomback 90-10 Lato vermelho

% de cobre 99,92 99,95 95 90 85

Resistncia trao (MPa) 227 227 248 248 276

Lato 80-20 Lato para cartuchos 70-30 Metal de Muntz Lato naval Bronze fosforoso Bronze de baixo silcio Bronze de alto silcio

80 70 60 62 98,7 97,7 96

788 - 871 732 - 816 677 - 788 677 - 788 788 - 871 732 - 843 732 - 843

310 331 379 379 276 276 379

55 55 50 45 45 50 60

As temperaturas mostradas na tabela 7.1 servem apenas como referncia, j que foram obtidas empiricamente na prtica industrial e no possuem carter cientfico, podendo variar at certo ponto em funo do tipo de equipamento utilizado e das condies operacionais. Quando o cobre e suas ligas so aquecidos em fornos a gs ou leo obtm-se boas combinaes de temperatura e de controle de atmosfera. Recomenda-se trabalhar com atmosfera neutra ou ligeiramente redutora, de modo a evitar ou minimizar a formao de xidos na superfcie o produto laminado. Tambm importante evitar a fragilizao do cobre eletroltico com gases redutores. A homogeneizao de ligas de cobre deve ser uma prtica limitada a determinadas circunstncias, j que o aquecimento prolongado ou em temperaturas excessivamente altas pode levar formao de xidos superficiais, ou mesmo modificar a composio qumica da liga, como no caso da dezincificao do lato e da formao do euttico Cu-Cu2O presente entre os gros do cobre eletroltico. A formao dese tipo de euttico prejudica o desempenho do material em operaes subseqentes de conformao, alm de gerar defeitos no produto acabado. O xido de cobre coalescido durante o aquecimento para a laminao a quente pode causar quebras excessivas no arame trefilado e o surgimento de orifcios em chapas finas ou tiras. Entretanto, algumas transformaes de fase importantes ocorrem durante o aquecimento normal em condies operacionais convencionais de trabalho a quente. Por causa do resfriamento rpido uma grande quantidade de fase alfa produzida a partir de produtos fundidos contendo uma quantidade varivel de fase beta. Durante o aquecimento e o trabalho a quente a fase beta, geralmente presente em ligas contendo entre 65 e 70 % de cobre, absorvida pela fase alfa majoritria, produzindo-se uma liga monofsica (alfa). Tambm no trabalho a quente do cobre eletroltico (ETP) os gros de cobre relativamente grandes e o euttico posicionado entre eles so deformados e fraturados, de modo que a recristalizao do cobre a partir dos ncleos ocorre imediatamente. Durante este processo o euttico desaparece como tal, sendo as pequenas partculas de xido absorvidas pelos gros de cobre na vizinhana, ou coalescidos em novos cristais de cobre, distribuindo de modo praticamente uniforme as partculas de xido (Cu2O) ao longo do material. O enxofre no cobre fundido est presente sob a forma de um euttico Cu-Cu2S, que tambm desaparece durante o trabalho a quente. As partculas resultantes de Cu2O e Cu2S tm a mesma aparncia quando observadas em microscpio tico com iluminao convencional, embora possam ser diferenciadas com luz polarizada, pois neste caso as partculas do xido aparecem avermelhadas, enquanto as partculas de sulfetos so bem escuras. Embora o teor de oxignio das amostras trabalhadas e fundidas possa ser o mesmo, ou bem prximo, prefervel descrever o material fundido em termos do teor do euttico Cu-Cu2O, ao passo que o metal trabalhado deve ser descrito em funo do teor de xido (Cu2O). A mudana que ocorre na fase xido durante o trabalho a quente melhora as propriedades fsicas (mecnicas), porm reduz a preciso na determinao do teor de xido durante observao em microscpio tico. O cobre sem xido (OFHC) e o cobre desoxidado (DHP e DLP) no contm euttico Cu-Cu2O, porm todos os tipos de cobre comercial contm uma pequena quantidade de enxofre, em

mdia de 0,0015 %. Esse enxofre est presente como sulfeto cuproso, formando um euttico semelhante ao xido, e modificado do mesmo modo. Alguns outros constituintes secundrios das ligas de cobre podem sofrer transformao de fase dependendo da temperatura de trabalho a quente. Por exemplo, a solubilidade do chumbo no cobre no estado slido de cerca de 0,04 % na temperatura habitual de trabalho a quente (800 C), mas de aproximadamente 0,003 % a 600 C. Portanto, uma quantidade substancial de chumbo pode precipitar durante a operao de trabalho a quente, ou mesmo durante o resfriamento subseqente. O arsnio e o antimnio se comportam de modo semelhante. importante controlar a temperatura de trabalho a quente e a velocidade de resfriamento, de modo a minimizar a precipitao de determinados constituintes secundrios por causa de seus efeitos sobre a temperatura de recristalizao. Em geral o trabalho a quente num intervalo de temperatura que garanta o mximo de solubilidade dos constituintes secundrios resultar em menor trincamento, e, quando seguido por um resfriamento rpido, resultar na maior temperatura de recristalizao possvel para o produto acabado. O arame de cobre trefilado a frio aps o trabalho a quente nessas condies resistir a temperaturas mais elevadas sem amolecer e por perodos mais longos de tempo. A densidade de praticamente todas as ligas de cobre (e do cobre comercialmente puro) trabalhadas a quente maior do que a do mesmo tipo de material fundido, devido ao fato de que as cavidades resultantes da contrao durante o resfriamento ps-fundio e a porosidade, gerada pela presena de gases, so reduzidas em volume pela compresso associada ao trabalho mecnico. Esse efeito mais pronunciado nos produtos fundidos por processos tradicionais, como os que utilizam moldes de areia, por exemplo, que so muito menos densos do que os que resultam da fundio contnua. Entretanto, o efeito de eliminao de cavidades e porosidade resultantes da fundio durante o trabalho a quente apenas parcial, e esses defeitos podem permanecer como bolhas no material trabalhado. A presena de xidos e outros tipos de incluses remanescentes da fundio tambm podem resultar no aparecimento de defeitos no material laminado. Mtodos de inspeo, como ensaios no destrutivos, por exemplo, podem ser aplicados ao material fundido de modo que o material defeituoso possa ser descartado antes da etapa de trabalho a quente, minimizando a ocorrncia de defeitos no material trabalhado. Evidentemente defeitos muito pequenos, em escala microscpica, podem ser tolerados, dependendo do tipo de aplicao do produto. A microestrutura dendrtica do cobre e das ligas de cobre fundidos muitas vezes apresenta como caracterstica o encontro de cristais que cresceram a partir de superfcies opostas do mole de fundio, gerando uma interface planar que se constitui numa discontinuidade e portanto numa regio frgil, que pode gerar problemas durante o trabalho a quente subseqente. A presena de trincas originrias da fundio em produtos trabalhados a quente muitas vezes no pode ser completamente eliminada por melhorias no processo de fundio, mas muitas vezes essas trincas, sendo muito pequenas, superficiais e localizadas nas extremidades da pea, podem ser eliminadas pelo descarte de parte do material fundido, muito embora tal procedimento deva ser realizado com muito cuidado, pois muitas vezes no to simples determinar com exatido a extenso e profundidade do trincamento. Fundamentalmente trincas superficiais em produtos fundidos so causadas pela contrao durante a solidificao, que resulta em tenses internas ou atrito com a superfcie interna do molde devido ao movimento do metal no mesmo. Durante a solidificao algumas peas fundidas trincam na superfcie por causa da presso interna causada pelo metal solidificado superficialmente em torno de um ncleo ainda lquido, assim aumentando a presso interna acima da resistncia mecnica da casca de metal solidificado na superfcie, ou devido ao acrscimo de presso interna causado pelo gs liberado pelo metal lquido do ncleo da pea. No caso do cobre eletroltico (ETP) o ncleo lquido enriquece-se em euttico medida que a solidificao avana, de modo que esse excedente de metal lquido acaba por se deslocar para o alto e para fora, formando a exsudao conhecida como lgrimas na superfcie do produto fundido. Esse problema pode ser minimizado por um projeto adequado das dimenses da pea fundida e do molde e seu revestimento interno, de modo que haja um melhor controle da taxa de resfriamento e das condies de transmisso de calor do metal ao molde, permitindo que a parte mais alta do metal lquido permanea neste estado, ou que escoe devido presso interna, porm de

maneira que a casca superficial de metal lquido tenha se tornado espessa o suficiente para resistir s presses internas sem trincar. Exsudaes so comuns em produto fundidos de bronze (ao estanho e ao silcio). uma prtica industrial comum descartar o metal exsudado, porm placas fundidas para laminao a quente freqentemente trincam nestes locais, produzindo defeitos superficiais. Trincas produzidas pelo atrito com o molde em geral se devem ao empenamento deste, a irregularidades nas paredes do molde que evitam, ou dificultam, o movimento do metal lquido, ao comprimento excessivo do mesmo, ou devido fragilidade inerente do metal lquido a uma temperatura prxima do seu ponto de fuso. Este tipo de trinca pode variar em tamanho de uma linha quase invisvel a uma abertura totalmente visvel que se estende por vrios centmetros de comprimento. Em alguns casos, produtos fundidos com trincas muito pequenas e superficiais podem ser processados satisfatoriamente para a produo de material trabalhado a quente, principalmente em alguns casos, como o da extruso. Porm no caso de laminao a quente as tenses trativas resultantes do prprio processamento levam ao agravamento do trincamento, geralmente resultando em produtos defeituosos. Efeito da Composio Qumica no Trabalho a Quente Cobre Comercialmente Puro e Cobres Ligados Produtos fundidos em escala piloto com dimenses relativamente pequenas apresentam menor tendncia ao trincamento do que peas fundidas com grande dimenses em escala industrial, principalmente no caso do cobre eletroltico, que muito sensvel presena de impurezas. E a presena de determinados tipos de impureza exerce grande influncia sobre o limite de tolerncia especificado para outros tipos de impureza, como por exemplo a presena do xido cuproso no cobre eletroltico (ETP), que determina a tolerncia para o chumbo, o bismuto e outras impurezas no caso de laminao a quente. Outros fatores, como o grau de deformao nos passes de laminao iniciais e as relaes de tenses na borda das placas, que, caso sejam excessivos, podem produzir o abaulamento das bordas que se tornam convexas, tambm influem nas prticas de laminao a quente. Em vista de todos esses fatores, no h um valor nico especificado como tolerncia para impurezas em ligas de cobre trabalhadas a quente, mas sim vrios nveis de tolerncia, definidos empiricamente, dependendo do tipo de produto ou processo/equipamento utilizado. Entretanto, de um modo geral, o processamento a quente do lato monofsico e do cobre comercialmente puro muito afetado pela presena de bismuto e de chumbo e sendo assim os teores destes elementos devem ser os mais baixos possveis. Por outro lado, o lato bifsico alfa+beta, de mais fcil processamento a quente, pode tolerar, sem efeitos adversos, maiores teores de chumbo e de outras impurezas. O trincamento mais comum na laminao a quente e na perfurao do que em outros processos de deformao a quente e assim os produtos fundidos destinados a estes processos devem ser mais puros e fisicamente mais perfeitos do que os que so destinados extruso, por exemplo. Todos os tipos de cobre comercialmente puros podem ser facilmente trabalhados a quente na faixa de 800 a 900 C por qualquer tipo de equipamento ou mtodo convencionais. Entretanto, o cobre de alta condutividade (OFHC) laminado a quente geralmente na faixa de 650 a 750 C, pois neste intervalo ocorre menor oxidao superficial durante o aquecimento da placa e conseqentemente chapas e tiras de melhor qualidade superficial so produzidas nesta faixa de temperaturas. O cobre-cdmio geralmente laminado a uma temperatura ainda mais baixa ou deliberadamente resfriado aps as rdues de espessura iniciais e mais intensas, de modo a ser acabado com uma microestrutura prxima do que resultaria do trabalho a frio, de modo a se obter uma resistncia trao mais alta do que a que seria obtida mediante uma laminao a quente convencional. Os cobres ligados ao arsnio e ao cromo so laminados em geral na faixa de 800 a 900 C, porque o cobre-cromo pode endurecer por precipitao se for laminado abaixo de 700 C e o cobre-arsnio fragiliza-se entre 600 e 700 C. Ambos esses cobres ligados tm uma tendncia maior ao trincamento do que o cobre OFHC em qualquer

temperatura, mas podem ser trabalhados a quente desde que observados os cuidados necessrios nesse processamento. O teor de oxignio dos cobres eletroltico, refinado em fogo e do cobre-arsnio varia entre 0,015 e 0,05 % e dentro desta faixa no apresenta efeitos negativos no trabalho a quente. Contudo, a presena do oxignio altera as caractersticas qumicas e a solubilidade de outros elementos, afetando desta forma a trabalhabilidade a quente, particularmente no caso da laminao a quente e da perfurao. O grau de fragilizao causado pelo arsnio varia com o teor de xido cuproso (Cu2O), sendo que o metal mais frgil aquele que apresenta a maior razo entre os teores de oxignio e arsnio, isto , o teor de arsnio mais baixo (0,05 %) com teor de oxignio mais alto (0,05 %) o que mais dificulta a laminao a quente. O efeito fragilizante do chumbo, do bismuto e do antimnio tambm influenciado pelo teor de oxignio, sendo a quantidade mxima permitida aumentada pela presena do oxignio. Estes elementos, assim como o ferro, o nquel, o enxofre, o selnio e o telrio, no tm efeito significativo na prtica industrial de laminao a quente, desde que seus teores estejam dentro das especificaes do cobre, independentemente da presena de oxignio. Todavia, o cobre refinado a fogo pode conter uma quantidade muito maior de um ou mais destes elementos e conseqentemente pode trincar no trabalho a quente. Embora o xido cuproso aumente o teor mximo admissvel para a presena da maioria das impurezas no cobre trabalhado a quente, por razes de ordem prtica impossvel aceitar um teor de oxignio acima de 0,05 % no cobre comercial, porque acima desse nvel dimui muito a dutilidade dos produtos acabados. Ligas Cobre-Zinco (Lates) Todos os lates contendo de 33 a 46 % de zinco podem ser trabalhados a quente por um ou mais dos processos convencionais. Os lates beta contendo de 44 a 46 % de zinco e os lates bifsicos alfa + beta contendo de 38 a 44 % de zinco so algumas das ligas de cobre mais facilmente trabalhadas a quente, porm a maior parte dos lates bifsicos e todos os lates beta so extrudados. O trabalho a quente dos lates alfa, abaixo de 38 % de zinco, tem aumentado crescido continuamente desde que o zinco de alta pureza (baixo teor de chumbo) tornou-se comercialmente mais disponvel. Um dos motivos o fato de que estas ligas apresentam fragilidade a quente mesmo se contaminadas por quantidades muito pequenas de chumbo e de bismuto. O trabalho a quente de lates alfa produzidos a partir de cobre e zinco de alta pureza no complicado, porm a necessidade econmica de refundir sucata pode levar a uma pequena, porm significativa, contaminao, de modo que a maioria das indstrias do ramo especificam com rigor um teor mximo de chumbo e de outras impurezas, com base em sua experincia no processamento destes materiais. Entretanto, como no caso do cobre comercialmente puro e do cobre ligado, essas especificaes podem variar significativamente de um fabricante para outro. A experincia prtica e mesmo o trabalho de vrios pequisadores demonstram que o chumbo uma das impurezas mais nocivas no lato alfa e em geral se aceita como limite mximo um teor da ordem de 0,02 %. Contudo, com um controle preciso de temperatura e de outras variveis de processamento possvel ultrapassar ligeiramente este limite. Por outro lado, a maioria das indstrias procura trabalhar com limites mximos de chumbo da ordem de 0,015 % ou mesmo menos do que isso, de modo obterem uma margem de segurana em suas operaes. No caso de extruso possvel trabalhar com teores significativamente mais altos, da ordem de 0,05 % para lates alfa. Do mesmo modo, pequenos teores de bismuto tambm causam fragilidade a quente nos lates alfa, mesmo milsimos de 1 % causam efeitos muito nocivos. O arsnio, o antimnio e o fsforo podem ser adicionados ao lato como inibidores da dezincificao. Nos teores recomendados (no mximo 0,05 %) esses elementos no apresentam efeitos nocivos no trabalho a quente, principalmente no caso de extruso de tubos. Os limites de teores de ferro nos lates so determinados por seu efeito no tamanho de gro e outras caractersticas de acabamento superficial de produtos e por essas razes no ultrapassam o valor de 0,05 % nos lates alfa. Outras ligas sem chumbo contendo muito mais ferro, como os lates de alta resistncia trao, que contm 1 % de ferro, apresentam boa trabalhabilidade a quente em

um amplo intervalo de temperaturas. O ferro e o alumnio neutralizam um pouco o efeito fragilizante do chumbo. O lato 60-40 com 1 % de chumbo apresenta trincamento severo nas bordas quando comparado com o lato 60-40 puro, porm a adio de 1 % de ferro mesma liga reduz significativamente este efeito nocivo. A presena de outros elementos residuais provenientes da matria-prima (cobre e zinco primrios) durante a fundio dos lates, como selnio, telrio, enxofre e outros, tem efeito desprezvel no trabalho a quente dessas ligas. Quase no ocorre mudana na resistncia do lato deformao em altas temperaturas devido a variaes na composio qumica, no havendo necessidade de alterar equipamentos nem seqncias de redues, embora a temperatura de pr-aquecimento deva ser variada entre 650 e 850 C para a obteno de melhores resultados, dependendo da composio qumica do lato, do processo empregado (laminao, extruso ou perfurao) e das propriedades fsicas desejadas no produto final. De um modo geral as ligas com maior teor de cobre so processadas em temperaturas mais elevadas. Ligas Cobre-Nquel (cupronqueis) Todas as ligas binrias de cobre e nquel, conhecidas como cupronqueis), contendo de 4 a 30 % de nquel, so trabalhadas a quente por laminao e extruso, porm necessitam de melhor controle de temperatura e a aplicao de maiores cargas (presses) do que o cobre comercialmente puro. Essas ligas so fragilizadas por pequenas quantidades de chumbo, bismuto e outras impurezas, sendo o limite mximo para o teor de chumbo de aproximadamente 0,05 %. A contaminao por bismuto pode ser evitada pelo uso de cobre e nquel de elevada pureza, resultando em teores de bismuto inferiores a 0,001 % na prtica industrial. Pequenas quantidade de enxofre, da ordem de 0,01 % ou menos, inviabilizam o trabalho a quente do cupronquel devido presena do euttico Ni-Ni3S2 com baixo ponto de fuso (664 C), o qual se segrega nos contornos de gros. O mangans adicionado para converter esse composto em sulfeto de mangans, o qual se separa em glbulos, no produzindo efeito fragilizante no trabalho a quente do cupronquel. O magnsio adicionado aos cupronqueis para desoxid-los, resultando porm apenas em pequenos teores residuais, ao contrrio do mangans, que tambm pode ser adicionado em teores mais elevados como elemento de liga. O enxofre e o oxignio no costumam acarretar problemas no trabalho a quente dos cupronqueis, devido prtica industrial usual de usar cobre comercialmente puro como matria-prima e adicionar magnsio e mangans. O carbono, impureza proveniente da contaminao da sucata usada como matria-prima por graxas e outros tipos de sujeiras, deve ser limitado em aproximadamente 0,05 % ou menos, devido ao seu efeito adverso em ambas as operaes de laminao a quente e a frio. Pra determinados tipos de aplicaes, o ferro, o mangans, o cromo, o silcio e o alumnio so adicionados, em teores variveis, porm no costumam acarretar dificuldades na laminao a quente nem na extruso. Outro grupo importante de ligas contendo cobre e nquel o das alpacas, ligas ternrias de cobre, zinco e nquel, que contm em geral de 10 a 20 % de nquel e 44 a 70 % de cobre, sendo o remanescente principalmente zinco, podendo haver no entanto pequenas adies de mangans. As alpacas podem ser monofsicas (fase alfa) ou bifsicas (alfa+beta) dependendo da proporo entre os teores dos principais elementos de liga. As alpacas monofsicas contendo 58% ou mais de cobre so menos dteis e mais sensveis aos efeitos da temperatura do que os lates monofsicos. Por conseqncia essas alpacas so pr-aquecidas em temperaturas mais elevadas, da ordem de 900 C. Essas ligas tambm so afetadas negativamente pela presena de pequenos teores de chumbo e de outras impurezas, do mesmo modo que ocorre com os cupronqueis, como mencionado anteriormente. E do mesmo modo que ocorre com o lato alfa, o teor mximo de chumbo limitado em 0,02 %, ou menos, porque a mairoira dessas ligas laminada a quente para a produo de chapas ou tiras. As alpacas bifsicas alfa + beta, contendo 6 a 18 % de nquel e 38 a 45 % de zinco, como os lates correspondentes, podem ser trabalhadas a quente por extruso e forjamento em um

amplo intervalo de temperaturas. A liga contendo 45 % de zinco possui boas caractersticas de trabalho a quente, mas o aumento do teor de nquel torna a liga menos extrudvel. O fsforo prejudica a trabalhabilidade a quente dessas ligas, devendo ser evitado o uso de sucata contendo cobre desoxidado com fsforo como matria-prima na fundio. O chumbo no afeta a extrudabilidade, mas prejudica seriamente o comportamento da liga em forjamento. Outros elementos como mangans, silcio e ferro, dentro dos limites especificados na prtica industrial, no apresentam efeitos adversos na extruso nem no forjamento. Bronze de estanho e bronze fosforoso A maioria das ligas cobre-estanho produzidas industrialmente e, entre essas, praticamente todas as que so produzidas por trabalho mecnico, contm fsforo em teores de 0,02 a 0,35 %, e por este motivo so conhecidas como bronzes fosforosos. Se o estanho for adicionado ao cobre que contm xido cuproso, desoxidar o cobre, mas formar xido de estanho, que permanece como incluses no material fundido. Por isso, uma quantidade suficiente de fsforo adicionada ao cobre para desoxid-lo antes da adio de estanho, deixando um teor mnimo de 0,015 % de fsforo em excesso. Entretanto, um excesso bem maior freqentemente utilizado para se obter maior resistncia trao e dureza, dependendo da aplicao. A maior parte das ligas destinadas ao trabalho a quente contm de 1,5 a 11 % de zinco, porm j foram trabalhadas a quente ligas com at 16 % de estanho. A fase alfa, que o principal constituinte das ligas comerciais, relativamente frgil em altas temperaturas e, adicionalmente, podem estar presentes complexos cobre-estanho-fsforo metaestveis com baixo ponto de fuso. Outras impurezas, como chumbo, bismuto e antimnio, mesmo em pequenos teores possuem um efeito adverso nas propriedades dessas ligas. Como resultado de todos esses fatores os bronzes fosforosos so considerados as ligas de cobre mais dificilmente trabalhadas a quente. Os bronzes com menor teor de estanho, da ordem de 1,5 a 7 ou 8 %, podem ser trabalhados a quente mais facilmente do que os bronzes com maior teor de estanho, mas necessitam de cuidadoso e prolongado pr-aquecimento em um intervalo estreito de temperaturas para que se obtenha bons reultados no trabalho a quente. Os bronzes fosforosos podem ser laminados a quente, forjados e extrudados, desde que com os cuidados necessrios, porm a exigncia de altas presses de extruso e laminao leva obrigatoriamente ao uso de equipamentos com grande capacidade. Na extruso o bronze fosforoso se comporta de maneira muito diferente do lato e da maioria das outras ligas de cobre e alm da elevada presso, necessita de uma boa combinao de temperatura e velocidade, por um lado, e de composio qumica e formato, por outro, de modo a se evitar o trincamento a quente ou mesmo a desintegrao do produto extrudado. Em especial as temperaturas e velocidades de extruso muito elevadas so particularmente nocivas. A yemperatura mxima de trabalho a quente determinada essencialmente pelos teores de estanho e de fsforo, que quanto mais baixos permitem temperaturas mais altas. Uma faixa de temperaturas adequada para a laminao de um bronze contendo 1,25 % de estanho e 0,1 % de fsforo de cerca de 800 a 850 C, enquanto para o bronze contendo 7 % de estanho e 0,1 % de fsforo j seria necessrio um intervalo de temperaturas muito inferior. Por causa da alta presso necessria, vantajoso operar o mais prximo possvel do valor mximo permitido para cada liga e formato. Devido s dificuldades impostas por teores crescentes de estanho e fsforo, atualmente o proceso se limita a ligas com no mximo 8 % de estanho e 0,25 % de fsforo. Os bronzes de baixo teor de estanho, at 5 %, e abaixo de 0,1 % de fsforo, podem ser extrudados com velocidade controlada entre 800 e 850 C, aproximadamente. Na prtica industrial os limites mximos permitidos para o chumbo e o bismuto geralmente so os mesmos estabelecidos para o cobre desoxidado de alta pureza, e, adicionalmente, apenas estanho de mais alta pureza utilizado como matria-prima, de modo a minimizar a presena de elementos nocivos como antimnio, arsnio e outros. Bronzes de silcio (Cu-Si)

Os bronzes de silcio so ligas monofsicas contendo de 1,5 a 3,25 % de silcio e de 0,15 a 1,25 % de mangans e podem ser trabalhados a quente por laminao, extruso e forjamento. Pequenas adies de zinco e de estanho podem ser feitas para aplicaes especiais sem efeito adverso nas caractersticas de trabalho a quente. Estas ligas possuem alta resistncia mecnica em elevadas temperaturas e por isso so trabalhadas a quente em temperaturas mais prximas possveis ao limite superior do intervalo no qual so dteis. As temperaturas de pr-aquecimento variam de 850 a 900 C. Pequenos teores de impurezas causam fragilidade a quente, do mesmo modo que ocorre com as ligas monofsicas alfa contendo zinco e nquel, por isso adota-se os mesmos limites empregados para estas ligas. O teor mximo de chumbo permitido de 0,02 % ou menos, embora na extruso possa ser tolerado um teor bem mais alto. Bronzes de alumnio (Cu-Al) As caractersticas de trabalho a quente dos bronzes de alumnio so muito semelhantes s dos lates (Cu-Zn). As ligas beta, contendo de 9 a 11 %, com variadas combinaes de teores de nquel, manans e ferro, possuem boas caractersticas de trabalho a quente, como os lates beta, podendo ser laminadas, extrudadas e forjadas num amplo intervalo de temperaturas, sem apresentar fragilidade at cerca de 950 C no mximo. Assim como ocorre no caso dos lates, as ligas alfa e alfa + beta podem ser laminadas a quente ou extrudadas se os teores de chumbo e bismuto forem baixos. O nquel, o mangans e o ferro so adicionados a essas ligas sem efeito adverso nas caractersticas de trabalho a quente. O chumbo pode ser adicionado como elemento de liga no caso da produo de peas forjadas para serem usinadas, embora tais peas no possam ser laminadas a quente devido incidncia de trincamento severo, que no corre de modo to significativo na extruso. Caractersticas do Processo de Laminao a Quente A maior parte dos produtos laminados a quente processada a partir de placas pesando entre 300 kg e 1 ton, apenas uma pequena parte do total laminada a partir de placas pesando at 5 ton. Exemplos de resumos de procedimentos operacionais de laminao a quente: Cobre comercialmente puro: placas fundidas com 102 x 610 x 838 mm3 pesando cerca de 454 kg so reduzidas para cerca de 9,65 mm de espessura em 13 passes de laminao. Lato 70-30: placas fundidas com 114 x 635 x 1500 mm3 pesando cerca de 907 kg so reduzidas para cerca de 9,65 de espessura em 13 passes de laminao. O laminador duplo preferido para operaes de desbaste, porque neste caso porque placas de espessura mais uniforme podem ser produzidas a uma velocidade maior, e, quando o equipamento dispe de rolos especficos para bordas, a quantidade de perdas de processo menor (menor gerao de aparas/sucata). necessria a refrigerao por gua para evitar o superaquecimento dos rolos e manter o contorno dos mesmos. Tambm necessrio o uso de leo solvel (emulso de leo em gua) para amenizar o contato entre os rolos e o metal que est sendo processado, de modo a evitar que o xido que se formou na superfcie do metal saia desta e fique aderido superfcie dos rolos. Como a escala de produo das ligas de cobre bem menor do que a dos aos, para superar a limitao de nmero de diferentes larguras de placas torna-se necessria a realizao de laminao cruzada (laminar primeiro em uma direo e em seguida na direo perpendicular) para obter uma maior variao de larguras de chapas laminadas. Aps o ltimo passe de laminao as chapas so decapadas em soluo cida, lavadas em gua e escovadas, sendo ento niveladas em uma operao contnua, aps o que so enviadas para os equipamentos de laminao a frio. Laminao de Produtos No Planos

Esses tipos de laminadores utilizam rolos cncavos que permitem reduzir as dimenses padronizadas de vrios tipos de vergalhes ou barras. Nos rolos de desbaste as barras passam completamente por uma concavidade antes de entrarem na prxima concavidade numa direo reversa. As redues em rea para cada concavidade devem estar cuidadosamente proporcionadas de modo a evitar que o metal entre em excesso nas mesmas, causando problemas. Por este motivo o tamanho das concavidades dos rolos modificada para a laminao de certas ligas, especialmente o metal de Muntz, o lato naval e o cobre OFHC, j que estes se espalham mais do que o cobre eletroltico (ETP). O resfriamento dos rolos feito por jatos d gua, que so direcionados para as concavidades dos rolos em velocidade suficiente para remover qualquer partcula de xido formado nos vergalhes ou nos rolos. Extruso O processo de extruso consiste em aquecer o tarugo cilindrco metlico em um intervalo de temperaturas nas quais o mesmo apresenta elevada plasticidade, colocar este tarugo no container cilndrico de uma prensa hidrulica de alta presso e forar este tarugo atravs de um ou mais orifcios de uma matriz. Entre os motivos para o crescimento da produo de extrudados est a qualidade superficial dos produtos superior quela obtida por laminao ou perfurao, a produo de formatos mais complexos e a maior facilidade de extrudar ligas que apresentam fragilidade a quente durante laminao ou perfurao. As dimenses dos tarugos destinados extruso variam de 117 de dimetro e 178 mm de comprimento a 25 mm de dimetro e 762 mm de comprimento (pesando 363 kg) nas grande prensas horizontais. H vrios tipos de fornos para aquecimento de tarugos em uso, todos com capacidade suficiente para aquecer o material a uma temperatura uniforme, porm em muitos casos a temperatura do tarugo verificada pelo uso de um pirmetro de radiao laser antes de ser colocado no container da prensa de extruso. A capacidade das prensas fica, em geral, entre 2500 e 7500 toneladas. Prensas verticais so usadas exclusivamente para a produo de tubos com paredes finas, pois permitem fabricas mais facilmente tubos concntricos. Entretanto, com manuteno adequada e o uso de tarugos perfurados no centro, possvel produzir tubos com paredes finas em prensas horizontais, com tolerncias entre 10 e 15 % de espessura. Existem dois tipos bsicos de mtodos de extruso: direta e inversa. Na extruso direta o tarugo impelido, em uma de suas extremidades, por um mbolo que fora o metal atravs do orifcio (ou orifcios) de uma matriz colocada na extremidade oposta. Nesse mtodo o tarugo move-se para frente medida que a extruso ocorre. Na extruso inversa a matriz e o mbolo so posicionados na mesma extremidade da prensa, de modo que no h movimento do tarugo em relao ao container. Neste mtodo o metal escoa atravs da matriz e para fora da prensa por meio de uma abertura no mbolo. O mtodo direto preferido e mais usado para cobre e ligas de cobre, embora as diferentes caractersticas do mtodo indireto possam favorecer seu uso com o objetivo de reduzir as perdas causadas por defeitos como canal e segregao, assim como devido aos requisitos menos exigentes de capacidade (presso) da prensa, j que neste caso no existem cargas friccionais causadas pelo atrito da superfcie lateral do tarugo com as paredes internas do container. Na extruso direta a partir de tarugos slidos o bloco de contato (pesa usada entre a superfcie da extremidade do mbolo e a superfcie da extremidade do tarugo) deve ser cerca 6 mm menor em dimetro do que o interior do container, de modo que essa pea possa cisalhar atravs do tarugo, deixando livre a casca superficial oxidada do tarugo.

Na extruso o escoamento do metal ocorre de um modo que depende de alguns fatores tais como o projeto da matriz e do bloco de contato, o teor de cobre da liga, a lubrificao e outras variveis, porm numerosos estudos comprovaram que o metal escoa primeiro da posio central do tarugo, emergindo da matriz com uma microestrutura razoavelmente semelhante do tarugo fundido. O atrito na parede do container retarda o escoamento na superfcie externa lateral do tarugo, resultando em um perfil de escoamento caracterizado por maior avano na regio central do material. Durante a extruso a microestrutura do material gradualmente refinada, resultando em variao do tamanho de gro ao longo do comprimento do tubo ou perfil extrudado, variao essa que acompanhada por correspondentes variaes de propriedades fsicas/mecnicas. Por conseqncia algumas ligas extrudadas necesitam de trabalho a frio e recozimento para a obteno uniformidade de propriedades fsicas/mecnicas. O escoamento do metal ao longo do orifcio da matriz pode ocorrer de duas maneiras distintas, dependendo da permanncia, ou no, da casca superficial do tarugo no local, de encontro parede cilndrica do container. Num container no lubrificado ligas como o lato e o cupronquel escoam diagonalmente para o orifcio da matriz, enquanto as partes perifricas do tarugo so arrastadas no corpo do tarugo e levadas para baixo entre as paredes do tubo extrudado. Num container lubrificado o metal escoa do final do tarugo atravs da matriz e as partes perifricas do tarugo no so arrastadas para o corpo do tarugo do mesmo modo que ocorre no outro caso. Na prtica industrial todos os tipos de cobre escoam como descrito no caso do container lubrificado, independentemente da aplicao ou no de lubrificante, devido presena de uma camada superficial de xido que atua como lubrificante para o cobre, enquanto que no caso do cobre sem essa camada superficial de xido o escoamento se assemelha ao do lato. J o escoamento do lato revestido por cobre oxidado se assemelha ao deste, uma vez que este fenmeno puramente superficial. O tipo de escoamento importante, porque determina a quantidade, a localizao e o tipo de defeitos de extruso encontrados no produto final. A lubrificao (com grafite e leo na matriz e no mandril, por exemplo) no aplicada no container quando a extruso tem por objetivo deixar uma casca, porque tem por objetivo manter a camada circunferencial do tarugo no local, enquanto o bloco de contato cisalha para fora e extruda o metal situado embaixo. A extruso com gerao de casca a prtica mais comum, uma vez que a camada superficial de xido no tarugo e defeitos menos importantes so minimizados significativamente no produto final extrudado. Nas extremidades de todo produto extrudado aparecem defeitos e por esse motivo essas extremidades devem ser cortadas, de modo que, aps inspeo visual, o produto final no apresente tais defeitos. Quando no feita a lubrificao o defeito mais comum a segregao na extremidade do produto slido ou delaminaes na parede do tubo como resultado da oxidao superficial do tarugo que escoa para o interior no bloco de contato e finalmente para o interior do produto extrudado. Quando feita a lubrificao os defeitos mais comuns so bolhas ou incluses de impurezas na superefcie. No escoamento do lato em container lubrificado e do cobre com ou sem lubrificao esses defeitos do tarugo aparecem na superfcie externa do produto extrudado e no entre as paredes. A presso necessria para a extruso varia com a temperatura, com a razo de extruso, com o formato da matriz, com a composio da liga metlica que est sendo extrudada e com outras variveis menos significativas, porm as variveis mais importantes para uma liga especfica so a temperatura e a razo de extruso. Na prtica industrial essa presso pode variar entre 170 e 965 MPa, sendo o valor mais alto o necessrio para extrudar bronze fosforoso e Cu-Si. O ciclo de presso comea no valor mximo e cai gradualmente at o final, quando ocorre um sbito acrscimo. Neste momento a extruso interrompida porque necessitaria de uma imensa presso para forar uma pequena quantidade de material remanescente atravs da matriz, e, alm disso, esse material, como comentado anteriormente, teria que ser sucateado devido excessiva presena de defeitos. A velocidade de extruso tem um efeito relativamente

pequeno sobre a presso na prtica industrial, j que economicamente a operao de extruso necessita da velocidade mais alta possvel, porm compatvel com a qualidade do produto final. Geralmente a velocidade limitada pelo formato do produto extrudado, por causa do surgimento de trincas transversais em pequenos intervalos da superfcie do produto extrudado, que podem ser evitadas com a diminuio da temperatura dos tarugos, embora tambm possam ser causadas por defeitos na matriz ou por velocidade excessiva. Caractersticas comuns a vrios tipos de matrizes de extruso so um adoamento na entrada da matriz (para evitar que o tarugo fique preso), um formato angular na entrada e um alvio angular na extremidade posterior. Essas caractersticas fundamentais variam dependendo do formato do produto extrudado, da composio qumica da liga, e da experincia prtica no tipo de processo empregado. Forjamento O forjamento a quente definido como a conformao do metal por um nico golpe, ou vrios golpes repetidos, de um martelo ou prensa numa matriz com formato definido. Muitas ligas de cobre, especialmente as do tipo beta ou alfa + beta podem ser forjadas, concentrando-se a maior demanda em lates particularmente os de alto teor de chumbo destinados usinagem posterior. Os lates de alta resistncia mecnica, as alpacas e os bronzes de alumnio tambm podem ser trabalhados a quente por forjamento. A maioria das peas forjadas possuem pequenas dimenses e so fabricadas a apartir de aparas geradas em outro processos como, por exemplo, a extruso. O processo de forjamento consiste basicamente em aquecer a matria-prima em pequenos fornos de pr-aquecimento prximos ao martelo ou prensa, colocar a matria-prima dentro da matriz (de ao endurecido) e submeter esse material a um ou mais golpes do martelo ou da prensa de alta capacidade, de modo que o metal escoe sob compresso e preencha todos os contornos da matriz. Qualquer excesso de metal, denominado rebarba, posteriormente cortado, assim como perfurado para gerar cavidades. Este processo muito usado para a fabricao de cpsulas de munio, peas de refrigerao, de automveis, de avies, de encanamentos e outros componentes. Estas peas geralmente tm formato irregular e cavidades num plano e geralmente necessitam de usinagem para a eliminao das rebarbas. um processo mais econmico (menor gerao de sucata) do que a fundio e geralmente produz uma microestrutura mais favorvel do ponto de vista das propriedades mecnicas do material. Os martelos de forjamento variam de 450 a 2270 kg, enquanto as prensas variam de 90 a 1135 kg. Prensas de parafuso e de manivela so usadas para formatos simtricos que combinam forjamento e pequenas extruses na mesma operao. O forjamento por martelamento especialmente til para formatos assimtricos ou quando se necessita de dobramento e conformao. As matrizes tm que dispor de inclinaes suaves, com ngulo entre 1 e 7 que permitam a retirada da pea forjada e essa inclinao maior no caso do martelamento. Matrizes de impresso mltipla so usadas por motivos econmicos quando o projeto e o tamanho da pea permitem. Deve ser prevista no projeto da pea forjada a contrao volumtrica associada ao resfriamento. O nmero de peas que podem ser forjadas numa nica matriz depende de vrios fatores, como, por exemplo, o tipo de ao usado na matriz e as tolerncias permitidas nas dimenses da pea. A vida til de uma matriz de forjamento de ligas de cobre varia em geral entre 5.000 e 100.000 peas. As matrizes so lubrificadas com leo e grafite de modo a facilitar o escoamento do metal e evitar a aderncia e o superaquecimento da matriz. As peas forjadas podem ter tolerncia dimensional estreita, da ordem de + 0,127 mm, embora quanto mais estreita a tolerncia, menor a vida til da matriz, ento na prtica trabalha-se com tolerncias da ordem de 0,254 mm [3]. c) Trabalho a frio das ligas de cobre O trabalho a frio das ligas de cobre aquele realizado em temperaturas mais baixas, ou seja, desde a temperatura ambiente at temperaturas inferiores temperatura de recristalizao do metal. Em geral verifica-se que a quantidade de deformao frio que pode ser imposta ao material limitada, uma vez que com o acmulo da deformao plstica (encruamento) o

material torna-se cada vez mais frgil, aproximando-se do ponto no qual ocorre a falha por fratura. O metal pode ser restaurado para uma condio em que esteja adequado ao trabalho a frio posterior somente se for feito um tratamento trmico de recozimento, para a eliminao do encruamento atravs da recristalizao. Durante a deformao a frio os gros do metal tornam-se mais alongados e progressivamente mais distorcidos. Quando o grau de deformao elevado at mesmo a visualizao em microscpio complicada por causa da pequena variao do efeito do ataque metalogrfico. Quando h contato entre a superfcie da ferramenta e a superfcie do metal, esta torna-se lisa, porm quando no ocorre esse contato, pode haver uma certa rugosidade na mesma, porque cada cristal individual deforma-se de um modo diferente. O grau de rugosidade depende do tamanho do gro e essa rugosidade afeta o acabamento superficial de peas polidas para aplicaes especficas. Quando se analisa a possibilidade de trabalhar a frio um determinado metal ou liga, deve-se levar em conta os efeitos do trabalho a frio em sua dutilidade e resistncia mecnica, havendo uma correlao entre as variaes de cada propriedade mecnica. Em geral as propriedades diretamente relacionadas com a resistncia mecnica, como a dureza, a resistncia trao e a resistncia ao escoamento, aumentam com o aumento do grau de deformao a frio, ao passo que diminuem as propriedades diretamente relacionadas com a utilidade, como a reduo em rea e o alongamento. As propriedades relacionadas com a dutilidade so mximas e as que esto relacionadas com a resistncia mecnica so mnimas quando o material est totalmente recozido. As taxas de encruamento, indicadas por curvas tenso x deformao e similares, so bons indicativos das propriedades de embutimento profundo. Com poucas excees a taxa de encruamento varia proporcionalmente com o estado inicial de recozimento de uma liga. As ligas que apresentam taxa de encruamento mais elevadas so as ligas de maior resistncia mecnica e mais refratrias como o bronze de alumnio e o bronze de silcio. Uma das excees a esta regra geral o cupronquel, que embora seja uma das ligas de cobre mais duras, no caso do cupronquel 70 % Cu 30 % Ni encrua a uma taxa inferior dos lates amarelos. Embora tenha havido muito progresso tanto na laminao a quente como na laminao a frio de ligas de cobre nas ltimas dcadas, permanecem alguns problemas de trincamento no que se refere ao desbaste de certas ligas como lates com chumbo e bronzes fosforosos, que ainda no pode ser feito a quente, devendo ser feito obrigatoriamente a frio, uma vez que, para serem desbastadas a quente, determinadas ligas devem apresentar teores mais baixos possveis de determinados elementos como o chumbo. Como a mxima reduo possvel de espessura no desbaste de ligas de cobre limita-se a 50 ou no mximo 65 %, recozimentos intermedirios devem ser feitos para evitar o surgimento de trincas. Em geral o desbaste conclui-se quando a placa original teve sua espessura reduzida para um valor em torno de 10 mm, quando ento comea a preocupao com o acabamento superficial da chapa laminada, que s no existe para poucas aplicaes, como, por exemplo, o uso de chapas de cobre em telhados. A operao de desbaste exige que o metal seja fresado na superfcie em cerca de 0,25 a 0,50 mm da espessura, garantindo a remoo dos xidos formados durante a laminao a quente. Laminadores de desbaste tpicos trabalham com chapas de at 625 mm de largura e velocidades de at 210 m/min. Valores tpicos de dimetro dos rolos dos laminadores esto entre 11 e 60 mm. Alm da laminao propriamente dita, outras operaes complementares so realizadas no produto laminado a frio, tais como o achatamento, o nivelamento, e o corte (no somente de aparas descartadas, mas tambm para a produo de fitas a partir das chapas finas). O corte feito em tesouras de cisalhamento automatizadas, que devem ter capacidade suficiente para garantir um corte reto e em ngulos retos. O encruamento resultante da operao de corte muito pequeno. Para reduzir a distoro e efeitos de dobramento, alargamento e enrolamento, so utilizados carretis que bobinam e rebobinam as tiras, cuja espessura pode ser no mximo 6 mm.

Alm da laminao de produtos planos, a laminao a frio de produtos no planos (barras, vergalhes e etc) igualmente importante, e uma alternativa ao processo de trefilao no caso de bitolas mais estreitas. Entretanto, em qualquer caso, a deformao a quente (extruso ou laminao a quente de no planos) antecede a deformao a frio. Algumas ligas de cobre, como os bronzes fosforosos com teor de estanho superior a 4 %, bronzes fosforosos com chumbo, as alpacas (com e sem chumbo) e as ligas Cu-Be, s podem ser processadas a frio, desde o desbaste at o acabamento. Ento a laminao desses produtos no planos muito usada como operao de desbaste a frio destas ligas. Operaes tpicas de desbaste reduzem espessuras da ordem de 19 mm para cerca de 6 mm. A velocidade de sada do arame atinge um valor mximo de 55 m/min numa bobinadora de 600 mm instalada na sada do laminador. Podem ser obtidas redues de espessura de at 80 % na maioria das ligas de cobre, embora naquelas que contm chumbo o valor mximo fique em torno de 70 %. O mtodo mais comum de acabamento de vergalhes e arames de ligas de cobre a operao de trefilao. O material inicialmente extrudado, laminado a quente ou a frio, submetido a um ou mais passes de trefilao para acabamento, com recozimentos intermedirios. Aps o acabamento as bobinas so retificadas e cortadas no comprimento ideal. Na trefilao so usados lubrificantes como sabo, sebo e gordura animal em geral. As fieiras (matrizes de trefilao) podem ser feitas de ao trabalhado e endurecido ou de carbetos sinterizados, no caso de processamento de ligas mais duras. O acabamento a frio fundamental para que se atinja as tolerncias dimensionais exigidas para determinadas peas. Os equipamentos de trefilao em geral possuem de 5 a 17 fieiras. As velocidades de sada dos arames atingem de 450 a 2400 m/min, valores mais altos no caso de arames mais finos. A trefilao inicial reduz a espessura de 6 para at 1,3 mm, envolvendo redues da ordem de 25 a 30 %. Em geral, para determinadas ligas reduz-se a espessura em at 90 % antes do recozimento, embora em outras esta reduo limite-se a 25 %, dependendo das caractersticas de encruamento da liga. O cobre comercialmente puro suporta maior grau de deformao, o lato um grau menor, e o bronze um grau ainda menor. O cobre e muitas de suas ligas, como por exemplo os lates, so adequadas operao de embutimento. O cobre apresenta alta dutilidade, porm tenacidade relativamente baixa e uma taxa de encruamento tambm baixa, o que pode ser nocivo em alguns casos. um metal que suporta elevados graus de deformao antes do recozimento, porm requer um certo nmero de recozimentos no caso do embutimento profundo com o objetivo de gerar peas com paredes muito finas. Para aplicaes que exijam embutimento muito profundo o cobre OFHC, por permitir maior reduo em rea do que o ETP (eletroltico), deve ser preferencialmente utilizado, diminuindo a necessidade de um recozimento intermedirio. A reduo de rea deve ser minimizada no caso de cobre e lates com baixos teores de zinco (5 a 10 %), uma vez que o recozimento tambm deve ser controlado rigorosamente para evitar crescimento excessivo de gro. No recozimento do cobre eletroltico deve ser evitado o uso de atmosferas que contenham hidrognio, que apresenta um considervel efeito fragilizante sobre este tipo de cobre comercialmente puro. J no embutimento do lato amarelo, com maiores teores de zinco e maior resistncia mecnica, possvel obter maiores redues de rea/espessura de parede antes de que seja necessrio fazer um recozimento, da ordem de 30 a 45 % de reduo em rea entre cada recozimento, embora a razo de reduo seja decrescente, do tipo 3,5 3,5 3 2. importante que a reduo de dimetro seja acompanhada por uma considervel reduo de espessura, uma vez que esta ltima fundamental para garantir a diminuio das tenses residuais, o que essencial para minimizar a ocorrncia de corroso sob tenso, principalmente quando no feito um recozimento final para alvio de tenses. As ligas mais duras, como os bronzes fosforosos e de silcio, tambm podem ser submetidas ao embutimento. Entretanto, um bom controle de bitola nessas ligas requer que sejam aplicadas menores redues do que as aplicadas nos lates, assim como cuidados para evitar a formao de xidos abrasivos durante o recozimento.

A operao de formao de copos no embutimento deve ser feita num prensa de dupla ao onde a ferramenta externa corta a chapa e aplica a presso necessria para segur-la, ou numa prensa de ao nica, na qual a presso necessria para segurar a chapa fornecida por suportes de borracha. Copos de maior bitola, como os de cartuchos de munio, so feitos em prensas de ao nica sem seguradores de chapa, e a presso aplicada deve ser suficiente para evitar o enrugamento, mas no to forte para resistir ao natural engrossamento do flange que ocorre durante a formao do copo, uma vez que isso levaria diminuiria a espessura do fundo do copo, levando a uma eventual fratura. Os raios da matriz e da ferramenta de puno no podem ser muito pequenos (agudos) e as matrizes devem permanecer razoavelmente polidas. Os raios da matriz devem ser aproximadamente 5 a 10 vezes superiores espessura da chapa. As ferramentas de puncionamento no devem ser polidas e sim speras o suficiente para manter o controle do metal. O segundo estiramento/embutimento feito em prensas de ao nica, com redues da ordem de 30 %. Estas podem incluir grandes redues de espessura de parede e pequenas redues de dimetro ou vice-versa, comeando a partir de chapas grossas ou finas apropriadas. Geralmente o embutimento envolve uma combinao dessas duas condies. No embutimento leve e nas operaes e segundo embutimento os melhores lubrificantes so os sabes com vrias concentraes. No embutimento profundo necessrio o uso de pastas de sabo contendo partculas slidas, como, por exemplo, talco. A facilidade de remoo uma caracterstica importante para o uso desses lubrificantes [3]. Tratamentos trmicos e recristalizao

a) Tratamentos Trmicos Os tratamentos trmicos abordados a seguir compreendem somente aqueles ciclos de aquecimento e resfriamento que produzem mudanas de estado de tenses ou alteraes microestruturais significativas, que resultam em mudana de propriedades fsicas em geral e mecnicas em particular, as quais definem o campo de aplicao do material. Sendo assim, esto excludos do escopo deste texto os ciclos de aquecimento e resfriamento relacionados nica e exclusivamente com o trabalho a quente. Os principais tipos de tratamentos trmicos aplicados ao cobre e suas ligas so os seguintes: (1) Recozimento com o propsito de amolecer um material encruado como conseqncia do trabalho mecnico. Alm da recuperao inicial, resulta em recristalizao, e, em casos de tempo prolongado e/ou temperatura elevada, crescimento de gro. (2) Tratamento trmico de alvio de tenses para evitar corroso sob tenso acarretada por tenses residuais. realizado em temperaturas inferiores temperatura de recristalizao, portanto abaixo da temperatura na qual ocorre significativo amolecimento no material. (3) Homogeneizao para dissolver segregao de elementos em determinados locais e promover, por difuso, sua distribuio de modo mais uniforme por todo o material. As ligas que exigem esse tipo de tratamento contm nquel e estanho. (4) Tratamento de solubilizao e endurecimento por precipitao: aplica-se a um determinado grupo de ligas de cobre, as ligas cobre berlio (Cu-Be). Estas ligas contm at 2 % de berlio e podem apresentar tambm pequenos teores de nquel, cobalto ou cromo Recozimento O recozimento com o propsito de amolecer o material encruado por deformao mecnica pode produzir diferentes graus de amolecimento, dependendo do tempo e da temperatura nos quais este material tratado. Quanto maior a temperatura e mais longo o tempo, maior o

amolecimento obtido. O parmetro mais utilizado para avaliar o grau de amolecimento obtido pelo recozimento a mensurao do tamanho de gro. Valores de dureza Rockwell tambm podem ser utilizados como referncia, porm como informao complementar e aproximada. Isso se deve ao fato de que o tamanho de gro uma varivel mais sensvel variao das condies de tmpera do que outras caractersticas metalrgicas como as propriedades determinadas por ensaios mecnicos tais como resistncia trao, alongamento, reduo em rea ou dureza Rockwell. A tabela 8.1 apresenta a relao entre tamanho de gro e trabalhabilidade a frio para o cobre e suas ligas. Essa tabela mais adequada no caso dos lates com maior teor de zinco, como o 65-35 e o 70-30, uma vez que lates com menores teores de zinco so mais dteis e no encruam to rapidamente com o trabalho a frio. Em geral o tamanho de gro de 0,035 mm (35 m) considerado aceitvel para o embutimento profundo de ligas de cobre com teor de cobre mais alto.
Tabela 8.1 Tamanho de Gro de Ligas de Cobre Recozidas x Tipo de Operao de Conformao Recomendada.

Tamanho de Gro Nominal (mm) 0,015 0,025 0,035 0,050 0,070

Operao de Conformao Recomendada Operaes de conformao muito leves Embutimento no profundo Embutimento mais profundo combinado com razovel qualidade de acabamento superficial Operaes de embutimento profundo Embutimento muito profundo com bitolas espessas

A tabela 8.2 apresenta uma correlao entre tamanho de gro e dureza.


Tabela 8.2 Tamanho de Gro x Dureza.

Tmpera Recozimento total


Embutimento profundo (0,025 mm nominal)

Tamanho de Gro (mm) Mnimo Totalmente recristalizado


Totalmente recristalizado

Mximo
0,050

Dureza Rockwell Superficial Escala F (15-T) Mnimo Mximo Mnimo Mximo


30 65 75 44 68 73

A tabela 8.3 apresenta os requisitos de tamanho de gro para placas, chapas e tiras de diferentes tipos de lates.
Tabela 8.3 Tamanho de gro em funo da liga.

Liga 210

Nominal 0,050 0,035 0,025 0,015 0,050 0,035 0,025 0,015

95 Cu 5 Zn 220

90 Cu 10 Zn

Tamanho de Gro (mm) Mnimo Mximo 0,035 0,090 0,025 0,050 0,015 0,035 Totalmente 0,025 recristalizado 0,035 0,090 0,025 0,050 0,015 0,035 Totalmente 0,025 recristalizado

230

0,070 0,050 0,035 0,025 0,015 0,070 0,050 0,035 0,025 0,015 0,120
0,070 0,050 0,035 0,025

85Cu 15Zn 240

80Cu 20Zn 260 e 270

0,050 0,035 0,025 0,015 Totalmente recristalizado 0,050 0,035 0,025 0,015 Totalmente recristalizado 0,070
0,050 0,035 0,025 0,015

0,100 0,070 0,050 0,035 0,025 0,120 0,070 0,050 0,035 0,025
0,120 0,070 0,050 0,035

70Cu-30Zn e 65Cu-35Zn

0,015

Totalmente recristalizado

0,025

Tabela 8.4 Dureza Rockwell em funo do tamanho de gro.


Tabela 8.4 Dureza Rockwell em funo do tamanho de gro.

Tamanho de Gro Nominal Resultante do Recozimento (mm) 0,050 0,035 0,025 0,015 0,050 0,035 0,025 0,015 0,070 0,050 0,035 0,025 0,015 0,070 0,050 0,035 0,025 0,015

Dureza Rockwell somente valores aproximados de referncia Escala F Escala 30-T superficial Mnimo Mximo` Mnimo Mximo

Liga 210 (95Cu 5Zn) 52 54 61 1 65 7 Liga 220 (90Cu 10Zn) 50 60 1 54 64 7 58 70 13 62 75 19 Liga 230 (85Cu 15Zn) 53 60 6 56 63 10 58 66 13 60 72 16 62 79 19 Liga 240 (80Cu-20Zn) 53 64 2 57 67 8 61 72 16 63 77 20 66 83 25 Ligas 260 (70Cu-30Zn) e 270 (65Cu-35Zn) 40 47 50 54

4 7 17 23 16 21 31 39 16 20 24 34 48 21 27 35 42 50

0,120 0,070 0,050 0,035 0,025 0,015

50 52 61 65 67 72

62 67 73 76 79 85

3 20 25 27 33

21 27 35 38 42 50

Tratamento de Alvio de Tenses As ligas de cobre trabalhadas a frio so suscetveis corroso sob tenso mesmo em temperaturas e atmosferas/ambientes comuns. Esse tipo de degradao acelerado em ambientes que contm amnia e mais comum em ligas que contm mais de 10 % de zinco. O lato naval e o lato com alumnio so especialmente suscetveis. O alvio de tenses obtido mediante aquecimento adequado ou flexo mecnica. Freqentemente uma combinao de aquecimento e de ao mecnica o mtodo mais efetivo para aliviar tenses. O aquecimento para alvio de tenses feito de maneira lenta e uniforme e em temperaturas inferiores temperatura de recristalizao da liga. A flexo mecnica feita ao se submeter o material encruado ao endireitamento ou achatamento em mquinas que realizam esses tipos de operao em vergalhes, tubos, placas e chapas. Homogeneizao Homogeneizao o tratamento trmico que consiste em aquecer um pea por longo tempo (horas) em temperaturas relativamente elevadas para eliminar ou minimizar a presena de segregao (de determinados elementos qumicos ou fases) atravs da difuso de tomos. Os lates comuns acima de 70 % de cobre no apresentam segregao significativa, porm os lates entre 58 e 70 % de cobre apresentam razovel quantidade de fases secundrias segregadas nos produtos fundidos. Os bronzes de estanho com teor de estanho de at 8 % apresentam considervel segregao, que se forma durante o resfriamento atravs do intervalo de temperaturas que corresponde solidificao. Sendo assim, necessrio um rigoroso tratamento de homogeneizao destas ligas por vrias horas a 760 C antes de submeter estes materiais fundidos ao trabalho a frio, de modo que seja evitado o surgimento de trincas. Tambm necessrio homogeneizar cupronqueis e alpacas, ligas tambm suscetveis segregao em produtos fundidos. Durante o trabalho a frio de lates comuns so necessrios repetidos recozimentos at se chegar ao produto acabado. Estes recozimentos repetidos removem qualquer trao de segregao no produto final. Solubilizao e Endurecimento por Precipitao Muito comum entre diversos tipos de ligas de alumnio, entre as ligas de cobre este tipo de tratamento praticamente se restringe s ligas cobre-berlio. Padres de Qualidade Superficial O critrio bsico para o acabamento superficial do material resultante do tratamento trmico a economia do acabamento do material. Por exemplo, uma chapa de metal com tamanho de gro de 0,050 mm apresentar efeito casca de laranja, que a rugosidade resultante de tamanho de gro grosseiro semelhante a uma casca de laranja, a qual inviabiliza o uso da chapa em operaes de estampagem e embutimento destinadas produo de peas cujas aplicaes exigem excelente acabamento superficial (superfcie mais lisa possvel). O mesmo tipo de chapa com tamanho de gro da ordem de 0,025 mm j no apresenta esse efeito indesejvel, necessitando de menor trabalho de acabamento superficial para atingir a qualidade superficial desejada. Como a operao de acabamento geralmente mais custosa do que a obteno de gro mais fino, normalmente opta-se pela reduo do tamanho de gro para uma faixa ideal.

Outro aspecto importante a ausncia de manchas, que podem exigir a realizao de limpeza, a qual ataca ligeiramente a superfcie do material, exigindo maior trabalho de polimento para atingir a qualidade superficial necessria para certas aplicaes. Uma importante fonte causa do surgimento de manchas o uso de lubrificantes durante as operaes de conformao mecnica do material, os quais causam manchas durante o tratamento trmico posterior. Normalmente o custo final menor quando se realiza uma operao de limpeza antes do tratamento trmico, ou mesmo uma limpeza adicional aps o tratamento. A presena de xidos, em geral formados durante a fundio ou durante o tratamento trmico, tambm compromete a qualidade superficial do material, podendo resultar em diversos tipos de defeitos no produto final. Entretanto, a realizao de operaes de usinagem, como fresagem, por exemplo, evita, ou pelo menos minimiza a presena de defeitos oriundos da presena de xidos. Fatores que afetam o Tratamento Trmico O primeiro requisito a uniformidade da tmpera. J foi mencionado que o tamanho de gro a grandeza padro para determinar a tmpera. Outro aspecto a ser considerado o acabamento superficial, que determina o tipo de forno, combustvel, atmosfera protetora e limpeza a ser realizada antes e aps o aquecimento. A temperatura especificada determina o tipo de forno, se de construo leve ou pesada, o tipo de combustvel e o tipo de controles necessrios. A temperatura tambm afeta o acabamento. Lubrificantes usados no processamento do metal podem ser queimados em temperaturas elevadas, deixando um depsito que adere superfcie, enquanto baixas temperaturas no permitem a queima completa dos leos, exigindo a limpeza do metal antes do tratamento trmico. O recozimento em baixa temperatura se constitui em uma ajuda considervel ao recozimento limpo de ligas contendo zinco. O tempo durante o qual o material mantido no forno determinado pela massa a ser aquecida e pelo mtodo de carregamento. De um modo geral quanto menos tempo o material permanece no forno, mais limpo ele estar ao trmino do aquecimento. O uso de ventiladores, que promovem a circulao forada de ar em cmeras de aquecimento e de resfriamento, pode reduzir o tempo dessas operaes em at 30 %. Atmosferas Protetoras Atmosferas protetoras para o recozimento limpo so utilizadas no forno para evitar/minimizar a oxidao do material recozido durante os ciclos de aquecimento e resfriamento. Cobre comercialmente puro e ligas de cobre que no contm zinco podem ser facilmente recozidas de modo limpo (sem deixar manchas). Devido ao fato de que o cobre e suas ligas no so facilmente oxidados por vapor d gua nem por CO2, tm sido usadas atmosferas protetoras de vapor, de gs parcialmente queimado e de carvo de lenha parcialmente queimado por muitos anos. Ligas de cobre e zinco necessitam de decapagem mesmo aps o uso de atmosferas protetoras, porque o zinco difunde para a superfcie, causando descolorao e um depsito que aumenta o desgaste da ferramenta em operaes de conformao subseqentes. Essa dificuldade aumentada pelo alto teor de zinco, pelas altas temperaturas de recozimento e por longos perodos de aquecimento e de resfriamento. O lato para cartuchos apresenta grande dificuldade para ser recozido sem deixar manchas. prtica usual hoje em dia fazer um recozimento sem manchas de cobre, cupronquel, bronze fosforoso ou outra liga que no contm zinco sem posterior decapagem e limpeza. A alpaca contendo 20 % de zinco uma exceo e pode ser recozida sem manchas em fornos contnuos nos quais os ciclos de aquecimento e resfriamento so de curta durao. O enxofre provoca o surgimento de manchas nessas ligas e portanto deve ser mantido em teores muito baixos. Se o material apresentar uma superfcie suja como decorrncia de oxidao prvia, decapagem insuficiente ou queima de lubrificantes, certamente tambm

apresentar uma superfcie suja aps o recozimento. Os melhores resultados so obtidos quando o material submetido a uma limpeza antes do recozimento. Cloretos provocam o surgimento de manchas e embora no sejam encontrados usualmente, podem aparecer como resultado do uso de algumas solues de limpeza usadas antes ou depois do recozimento. O material deve ser inserido no forno a uma taxa constante e razovel de modo a assegurar que os produtos de combusto sejam suficientes para carrear todo o ar no queimado. Geradores de atmosferas protetoras para suplementar gases dos queimadores do forno constituem-se em uma expressiva ajuda operao desse tipo de forno, particularmente durante o carregamento ou esvaziamento do forno. De um modo geral, a maneira pela qual o material deve ser aquecido depende da liga, da forma, da quantidade, da uniformidade e do acabamento requeridos para o produto e do tipo de forno no qual o mesmo aquecido. Critrios para a Seleo de Novos Fornos, Equipamentos e Combustveis Na escolha do tipo de forno mais adequado ao tratamento trmico das ligas de cobre o fator mais importante de todos o tipo de combustvel a ser utilizado, pois envolve economia, disponibilidade, controle automtico e teor de enxofre. Ligas com alto teor de cobre so manchadas pelo contato com o enxofre proveniente do combustvel. Em geral o leo apresenta maior disponibilidade do que o gs, mas, por outro lado, acarreta problemas relacionados presena de enxofre. um combustvel insatisfatrio para fornos com controle automtico, porque os queimadores so mais suscetveis a problemas, necessitando de ateno e manuteno constantes. Para temperaturas inferiores a 600 C complicado manter um controle de chama quando se usa esse tipo de combustvel, sendo a fumaa resultante uma autntica fonte de perturbaes. A ASTM (American Societey for Testing and Materials) especifica um limite mximo de teor de enxofre de 0,50 % para leos destinados ao uso como combustveis em fornos para aquecimento de tarugos e barras, e de 0,20 % para leos usados como combustveis em fornos utilizados para recozimento final. O gs um combustvel mais satisfatrio que o leo, por causa da menor necessidade de manuteno de queimadores e do melhor controle automtico, especialmente para temperaturas mais baixas. O tratamento de alvio de tenses de ligas de cobre realizado freqentemente em temperaturas to baixas como 200 C. O enxofre tambm acarreta problemas quando presente no gs manufaturado, e quanto menor o teor de enxofre, melhor o acabamento superficial. Acredita-se que o enxofre, quando completamente queimado num forno aberto, no manche o cobre e suas ligas. Muitos fornos utilizam chama aberta em suas cmeras. O propano e o butano liqefeito podem ser usados com resultados relativamente satisfatrios. Queimadores com tubos radiantes podem ser usados em fornos cujo combustvel o gs, porm necessria a conveco forada para garantir a uniformidade do aquecimento. O custo pode ser inferior ao da energia eltrica e praticamente o mesmo dos fornos que utilizam gs diretamente queimado. A eletricidade usada no aquecimento de modo muito satisfatrio, porm a um custo em geral mais elevado do que o do leo e o do gs. Apresenta como inegvel vantagem a inexistncia dos problemas relacionados presena de enxofre. No caso do forno aquecido por energia eltrica essencial o uso de ventiladores para garantir a conveco forada necessria para assegurar a uniformidade do aquecimento. O calor em geral fornecido por barras (resistores) colocadas no interior do forno. H vrios sistemas de aquecimento que utilizam o prprio tubo ou arame fino de lato para promover o aquecimento destes materiais, usando a prpria resistncia eltrica dos mesmos. Porm o aquecimento por induo de cobre e lates geralmente limitado a algumas aplicaes especficas, como a brasagem e a soldagem de estruturas. Determinao do Tratamento Trmico para Usos Especficos

S h um modo seguro para determinar o tempo, a temperatura e o volume de carga necessrios para garantir uniformidade de tratamento, que o registro dos intervalos de tempo e de temperaturas relacionadas entre a superfcie e o interior das peas aquecidas. Para qualquer temperatura final ocorre pouco crescimento de gro aps a primeira hora de aquecimento. Pequenos objetos apresentam pouca diferena de temperatura entre a superfcie e o interior, de modo que a uniformidade de aquecimento pode ser obtida ao ser manter a temperatura por perodos relativamente curtos. Variaes devido a composio, impurezas, lubrificantes, emissividade trmica superficial, bitola, balano trmico no forno e outros fatores, so todas causas de no uniformidade quando o tempo de aquecimento curto. Evidentemente ciclos trmicos mais longos, minimizam esses efeitos. A uniformidade do tratamento trmico deve ser considerada conjuntamente com o custo necessrio para mant-la. Os tratamentos trmicos de menor custo so realizados com altos gradientes trmicos, cargas pesadas e ciclos curtos. Esse tipo de tratamento requer menor investimento na capacidade do forno por unidade de massa de material tratado, produzindo maior rotatividade de material. Entretanto, esperado que o custo da uniformidade de tratamento e da qualidade superficial sejam compensados pela economia alcanada durante as operaes de conformao e de acabamento [3]. Recristalizao e Controle do Tamanho de Gro no Cobre e suas Ligas A rugosidade da superfcie do material aumenta com o crescimento do gro. Outra propriedade afetada pelo tamanho de gro a resistncia fluncia (deformao eme elevadas temperaturas), que aumenta com o aumento do tamanho de gro. A resistncia fadiga e corroso sob tenso tambm so afetadas pelo tamanho de gro. O tamanho de gro pode ser determinado por diferentes mtodos de metalografia quantitativa. Um deles o mtodo comparativo, pelo qual uma imagem microgrfica da amostra comparada com um padro estabelecido pela ASTM. Outro mtodo utilizado com a mesma finalidade o dos interceptos, no qual o tamanho de gro definido a partir do nmero de intersees que os contornos dos gros fazem com uma linha horizontal com comprimento definido na norma relativa a esse tipo de ensaio. Embora seja um mtodo mais lento, costuma ser mais preciso do que o mtodo comparativo. Alm disso, atualmente, com o avano dos sistemas de processamento digital de imagens, o uso de programas computacionais especficos permite ainda melhorar essa preciso simultaneamente com uma reduo acentuada do tempo de determinao do tamanho de gro. Os valores nominais dos tamanhos de gros no cobre monofsico (alfa) usualmente variam entre 0,015 e 0,120 mm, porm em geral o tamanho de gro mximo de uma mesma amostra atinge cerca de duas vezes o tamanho de gro mnimo. Tamanho de Gro dos Lates (Ligas Cobre-Zinco) De um modo geral entre os lates a dutilidade sempre aumenta com o aumento do tamanho de gro, porm esse efeito ainda mais intenso nas ligas com maior teor de zinco, ao contrrio do cobre comercialmente puro, que no mostra esse aumento de dutilidade com o tamanho de gro, podendo at mesmo apresentar decrscimo de dutilidade para valores mais altos de tamanho de gro. A resistncia fadiga e a razo entre resistncia fadiga e resistncia trao aumentam com o decrscimo do tamanho de gro. Entretanto, para nveis de deformao da ordem de redues de espessura em laminao entre 37 e 60 % a razo entre resistncia fadiga e resistncia trao praticamente no varia com o tamanho de gro prvio. Os lates com maior teor de zinco so suscetveis corroso sob tenso e essa susceptibilidade varia com o tamanho de gro, sendo maior quando o tamanho de gro menor.

A condutividade eltrica das ligas de cobre monofsicas recozidas praticamente no afetada pelo tamanho de gro e conseqentemente pela temperatura de recozimento, porm o mesmo no corre com cobres comercialmente puros, como o eletroltico e em geral cobres contendo oxignio: a condutividade tima obtida ao se realizar o recozimento numa determinada faixa restrita de temperaturas. A condutividade eltrica do cobre recozido aumenta com a temperatura de recozimento at aproximadamente 500 C e em seguida diminui. Isso no exatamente um efeito do tamanho d gro, mas sim da variabilidade da solubilidade do oxignio e de impurezas em geral no cobre. Ao contrrio dos lates, para outras ligas de cobre, como os bronzes ao estanho e fosforosos, no h tanta necessidade de rigoroso controle do tamanho de gro. Estas ligas base de cobre e estanho so usadas freqentemente na condio de trabalhadas a frio. No importando o teor de estanho do bronze, quanto maior o tamanho de gro, no intervalo de 0,015 a 0,050 mm, menor a resistncia trao e maior o alongamento (medida de dutilidade). Entre os cobres comercialmente puros, o eletroltico (ETP ou C110) o que apresenta a mais baixa temperatura de recristalizao, o que esperado devido ao alto grau de pureza e o efeito do oxignio sobre outras impurezas. A presena de prata, mesmo residual, provoca aumento na temperatura de amolecimento. O cobre OFHC (C102, de alta condutividade e sem oxignio) apresenta maior temperatura de amolecimento do que o ETP, devido ao fato de que, na ausncia de oxignio, as impurezas residuais, mesmo desprezveis no que concerne s aplicaes do material, causam um pequeno efeito de endurecimento por soluo slida, elevando a temperatura de amolecimento. Este efeito ainda mais pronunciado nos cobres que contm fsforo, como o DLP e o DHP (C 120 e C122). Em geral os cobres comercialmente puros sofrem recristalizao completa em temperaturas relativamente baixas, porm a taxa de crescimento de gro com o aumento da temperatura de recozimento baixa. Em temperaturas intermedirias comum aparecerem gros com diferentes tamanhos misturados. Isso torna o controle de tamanho de gro dos cobres comercialmente puros bem mais complicado do que o dos lates, nos quais o crescimento de gro mais consistente em todo o intervalo de temperaturas de recozimento. Quanto maior o grau de deformao, mais alta ser a temperatura na qual ocorrer o crescimento rpido de gro. O cobre de elevada pureza que submetido a um grau de deformao muito elevado (95 a 97,5 % de reduo em espessura) recristaliza temperatura ambiente aps longo tempo. Por exemplo, o cobre eletroltico trefilado 84 % recristaliza em cerca de 50 % aps aproximadamente 6000 horas a 150 C e recristaliza completamente a 200 C em poucas horas. O cobre sem oxignio severamente deformado apresenta caractersticas muito semelhantes s do cobre eletroltico no que diz respeito recristalizao e s caractersticas de amolecimento (ao contrrio do mesmo cobre recozido), devido variabilidade das pequenas porm importantes quantidades de impurezas nesse tipo de cobre. O cobre com fsforo severamente deformado apresenta caractersticas de recristalizao e amolecimento intermedirias entre s do cobre com arsnico e os cobres eletroltico e sem oxignio. Os lato monofsico (alfa) com 67 % de cobre e 33 % de zinco ao ser laminado em diferentes graus de deformao, de 13 a 75 %, no amolece abaixo de 200 C. A aproximadamente 200 C o mesmo material laminado com reduo de espessura de 75 % apresenta um certo amolecimento. Para uma reduo de 56 % o amolecimento inicial ocorre a 250 C. As curvas individuais de amolecimento coincidem a cerca de 330 C e mantm essa mesma relao em temperaturas mais elevadas, concluindo-se assim que a condio final resultante do recozimento independente da deformao prvia. Quando o lato 70-30 laminado em 50 % e recozido por 20 minutos a 800 C e ento laminado em vrios graus diferentes e recozido por 30 minutos num certo intervalo de temperaturas, verifica-se que a recristalizao pode ser constatada em temperaturas cada vez mais baixas medida que o grau de deformao aumenta, sendo que os gros primeiramente recristalizados tornam-se cada vez menores. O tamanho de gro em temperaturas mais baixas diminui medida que o grau de deformao a frio prvio aumenta. Em temperaturas mais altas este efeito desaparece.

No lato 68-32 ocorre significativa disperso nos valores finais de tamanho de gro resultantes de temperaturas de recozimento mais baixas. No intervalo mais baixo o tamanho de gro final aumenta com o aumento do tamanho de gro inicial, dificultando a obteno de gros finos ao final do processo quando os gros iniciais so muito grandes. Outro fator importante para o resultado final de tamanho de gro a taxa de aquecimento. O tamanho de gro do lato aumenta com o aumento do tempo de recozimento, porm a temperatura final atingida no recozimento de maior importncia do que o tempo de manuteno da temperatura. O tamanho de gro mdio pode ser aproximadamente dobrado por um aumento de 25 vezes no tempo de recozimento numa dada temperatura. A temperatura para incio de recristalizao ou amolecimento de uma ampla variedade de lates contendo de 5 a 35 % de zinco apresenta pouca variao para diferentes condies de processamento. Entretanto, a temperatura de amolecimento de ligas contendo de 0 a 40 % de zinco aumenta at atingir um valor mximo para 5 % de zinco e depois cai suavemente com o aumento do teor de zinco. A temperatura necessria para produzir um dado tamanho de gro aumenta com o teor de cobre at 90 %. Efeito das Impurezas no Recozimento do Lato A solubilidade, no estado slido, do ferro no lato pequena, porm varia muito para um dado intervalo de temperaturas: 0,05 % a 500 C, 0,15 % a 600 C e 0,3 % a 700 C. O efeito do ferro no tamanho de gro do lato depende essencialmente da condio em que este elemento se encontra: em soluo slida ou formando uma segunda fase (partcula intermetlica) que restringe o crescimento de gro. At um teor de ferro de no mximo cerca de 0,012 % esse efeito de restrio no ocorre no lato 70-30. Acima desse limite ocorre uma acentuada restrio no tamanho de gro, principalmente quando a temperatura de recozimento inferior a aproximadamente 650 C. No lato 65-35 ocorre diminuio do tamanho de gro at um teor de ferro de 0,05 %. Entretanto, deste valor at 0,08 % ocorre uma substancial recuperao do tamanho de gro e um acentuado decrscimo do tamanho de gro para teores de ferro mais elevados, a no ser que o recozimento seja efetuado em temperaturas muito altas. A acentuada restrio ao crescimento de gro, que ocorre nas temperaturas mais baixas se deve ao efeito das partculas que contm ferro e atuam como obstculos ao movimento dos contornos de gros e a inexistncia deste efeito em temperaturas mais altas se deve dissoluo dessas partculas (solubilizao do ferro) nestas temperaturas mais elevadas. Deste modo, com o aumento da temperatura reduz-se o efeito do ferro como inibidor do crescimento de gro do lato. O material destinado ao embutimento ou estampagem deve apresentar teor de ferro de no mximo 0,02 %, uma vez que teores da ordem de 0,03 % j so suficientes para inibir fortemente o crescimento do gro. O cromo pouco solvel no cobre e nas ligas de cobre no estado slido e assim apresenta um pronunciado efeito de inibir o crescimento do gro de lato, principalmente em teores inferiores a 0,01 %. O fsforo tambm outro inibidor do crescimento de gro nos lates, porm acima de 770 C esse efeito pode ser reduzido, mesmo quando o teor de fsforo elevado. No lato 70-30 um teor de fsforo de 0,005 % j reduz o tamanho de gro de 0,100 para 0,060 mm. O alumnio em teores de at 0,13 % quase no influi no tamanho de gro, no amolecimento ou na recristalizao. Acima de 0,13 % o alumnio j passa a atuar como inibidor do crescimento de gro no lato. O chumbo pouco afeta o amolecimento inicial, porm retarda consideravelmente o crescimento de gro dos lates, mesmo para teores to baixos como 0,06 %. Como o limite de solubilidade do chumbo no lato muito baixo em diferentes temperaturas, inferior a 0,02 %, a restrio ao crescimento de gro se deve s partculas de chumbo que atuam como obstculos ao movimento dos contornos de gros.

O mangans, quando presente em teores de at 0,13 %, apresenta um efeito insignificante no amolecimento inicial e na recristalizao. Quando o gro maior, esse efeito menos insignificante. O nquel tambm em teores de at 0,13 % no apresenta nenhum efeito no amolecimento inicial, na recristalizao nem no crescimento de gro subseqente. O silcio, mesmo em teores to baixos como 0,017 % apresenta um acentuado efeito de retardamento do amolecimento inicial e da recristalizao dos lates. O grau de retardamento desse amolecimento inicial parece ser diretamente proporcional ao teor de silcio, embora acima da temperatura de recristalizao completa no haja efeito significativo. O estanho, quando presente em teores de at 0,096 % no apresenta efeito no amolecimento e no crescimento de gro em temperaturas baixas e moderadas. A 610 C perceptvel um efeito de retardamento, porm modesto e no significativo, com o aumento do teor de estanho. Quando o ferro e o fsforo esto presentes em teores significativos nos lates, os efeitos de retardamento do amolecimento, da recristalizao e do crescimento de gro so ainda mais acentuados dos que ocorrem com cada elemento isoladamente. Isso se deve formao de compostos qumicos pelos elementos (impurezas) como o Fe2P. A solubilidade deste fosfeto de ferro muito pequena em muitas temperaturas, entre as quais as temperaturas de recozimento dos lates. O crescimento de gro j sofre uma considervel restrio para teores to baixos como 0,01 % Fe e 0,03 % P. Acima de 0,018 % Fe e 0,05 % P no ocorre aumento do efeito de inibir o crescimento de gro com o aumento do teor dessas impurezas. A combinao Fe-P, embora pouco afete o amolecimento, retarda significativamente a concluso da recristalizao. O fsforo adicionado intencionalmente a alguns lates de alto teor de cobre, como o 90-10, por exemplo, para melhorar a qualidade dos produtos fundidos, mas isso simultaneamente introduz dificuldades no recozimento do mesmo material trabalhado a frio. O efeito restritivo ao crescimento de gro torna-se pronunciado medida que o teor de ferro cresce acima de 0,004 % para a temperatura de recozimento de 566 C. A 649 C o efeito restritivo menor, porm se desenvolve uma microestrutura de gros mistos quando o teor de ferro de 0,05 % e o de fsforo de 0,02 %, devido parcial solubilizao do ferro e do fsforo. Outras ligas de cobre tambm apresentam no uniformidade de tamanho de gro devido presena de ferro e fsforo. O nquel e o fsforo juntos, do mesmo modo que ocorre com o ferro e o fsforo, podem ser adicionados a ligas de cobre com o propsito de obter o efeito de endurecimento por precipitao, sendo que a solubilidade desses elementos em temperaturas de recozimento moderadas baixa. Nos lates o crescimento e gro significativamente retardado pela presena simultnea desses dois elementos., sendo esse efeito mais pronunciado do que o causado pela presena do fsforo somente, principalmente em temperaturas mais baixas, e os resultados so semelhantes aos alcanados com a presena de ferro e fsforo nos lates. Embora a presena do nquel sozinho no acarrete nenhum efeito de restrio ao crescimento de gro nos lates, quando adicionalmente o silcio est presente (em teores de at 0,07 % conjuntamente com teor de nquel da ordem de 0,014 %), ocorre significativo retardamento do amolecimento e do crescimento de gro. Esse efeito pode ser atribudo formao de uma segunda fase do tipo siliceto de nquel, que se dissolveria em temperaturas acima de 650 C. Entretanto, o recozimento a 540 C produz uma microestrutura com tamanhos de gros mistos. A presena simultnea do berlio (0,041 %) e do ferro (0,062 %) afeta o amolecimento, aumenta a temperatura de recristalizao e restringe acentuadamente o crescimento de gro. Como o teor de ferro da ordem de 0,062 % no suficiente para aumentar a temperatura de recristalizao significativamente, e seu efeito de restrio ao crescimento de gro apenas moderado, o efeito observado quando ambos os elementos esto presentes nestes teores pode ser atribudo tanto presena do berlio somente como tambm combinao berlioferro. Prtica Comercial de Recozimento das Ligas de Cobre

Os fornos normalmente utilizados no recozimento das ligas de cobre so classificados como fornos de batelada, semicontnuos e contnuos. A energia trmica fornecida a esses fornos por meio de eletricidade ou combusto de gs ou leo. Este ltimo combustvel mais usado para o recozimento de metais nas etapas iniciais do processamento. Atualmente a maior parte dos recozimentos feita com controle de atmosfera, de modo a se obter superfcies com excelente acabamento, do tipo brilhante, semibrilhante ou limpo, sendo muito pequena a necessidade de decapagem. Materiais como cobre e cupronquel podem ser recozidos para se obter acabamento brilhante sem necessidade de limpeza ou decapagem. J os lates com maiores teores de zinco so mais freqentemente acabados com superfcie semibrilhante ou limpa, necessitando de uma leve etapa de decapagem. O recozimento brilhante do cobre contendo oxignio (C110 = ETP, por exemplo) realizado em temperatura igual ou inferior a 480 C. Esta restrio de temperatura necessria para evitar a fragilizao por hidrognio desse tipo de cobre, que ocorre em temperaturas mais altas devido presena de hidrognio na atmosfera redutora do forno. O tempo necessrio para aquecer uma pea metlica num ciclo de recozimento varia consideravelmente de acordo com o tipo de forno e do seu modo de operao, podendo variar de alguns poucos minutos no caso de fornos contnuos a vrias horas no caso de alguns fornos de batelada. Alm desses limites esto os poucos segundos necessrios para o aquecimento por resistncia eltrica de tubos condensadores individuais de lato e a curta imerso de alguns tipos de materiais em banhos de sais fundidos. A taxa de aquecimento nos equipamentos comerciais comuns no de grande importncia para atingir um determinado tamanho de gro final, mas deve ser tomado cuidado para garantir um aquecimento o mais uniforme possvel. A transferncia de calor facilitada, particularmente em baixas temperaturas, pelo uso de ventiladores e sopradores. Muitas das peas tratadas no atingem a temperatura nominal do forno, principalmente em fornos contnuos, e essa diferena entre temperatura do forno e temperatura mxima do metal varia de acordo com as condies do forno, porm controlada. Para um efetivo controle do tamanho de gro essencial que o forno de tratamento trmico esteja suficientemente calibrado, ou seja, que a temperatura nominal do forno, o tipo e o peso da carga, o tempo de aquecimento , a liga e o tamanho de gro estejam correlacionados. A tabela 8.5 apresenta valores de temperaturas de recozimento para as ligas de cobre mais utilizadas na prtica industrial.
Tabela 8.5 Temperaturas de Recozimento de Ligas de Cobre

Nome da Liga Cobre Eletroltico (ETP) Cobre Desoxidado com Fsforo Tomback 95-5 Tomback 90-10 Lato Vermelho 85-15 Lato Vermelho 80-20 Lato para Cartuchos Lato Amarelo Metal de Muntz Lato Comercial com Chumbo Lato com Baixo Chumbo (Tubo) Lato com Baixo Chumbo Lato com Mdio Chumbo

Composio Qumica Nominal (%) 99,92 Cu 0,04 P 99,94 Cu 0,02 P 95 Cu 5 Zn 90 Cu 10 Zn 85 Cu 15 Zn 80 Cu 20 Zn 70 Cu 30 Zn 65 Cu 35 Zn 60 Cu 40 Zn 89 Cu 1,75 Pb 9,25 Zn 67 Cu 0,5 Pb 32,5 Zn 64,5 Cu 0,5 Pb 35 Zn 64,5 Cu 1 Pb 34,5 Zn

Temperatura de Recozimento (C) 370 - 650 370 - 650 425 - 790 425 - 790 425 730 425 705 425 760 425 705 425 - 595 425 - 650 425 - 650 425 - 595 425 - 595

Lato com Alto Chumbo 67 Cu 1,6 Pb 31,4 Zn (Tubo) Lato com Alto Chumbo 62,5 Cu 1,75 Pb 35,75 Zn Lato com Chumbo Extra Alto 62,5 Cu 2,5 Pb 35 Zn Lato de Corte Fcil 61,5 Cu 3 Pb 35,5 Zn Metal de Muntz com Chumbo 60 Cu 0,5 Pb 39,5 Zn Metal de Muntz de Corte Fcil 60,5 Cu 1,1 Pb 38,4 Zn Lato para Forjamento 60 Cu 2 Pb 38 Zn Lato Arquitetnico 57 Cu 3 Pb 40 Zn Lato do Almirantado 71 Cu 1 Sn 28 Zn Lato Naval 60 Cu 0,75 Sn 39,25 Zn 60 Cu 1,75 Pb 0,75 Sn Lato Naval com Chumbo 37,5 Zn 58,5 Cu 1 Fe 1 Sn 0,3 Lato com Mangans Mn 39,2 Zn Lato com Alumnio 76 Cu 2 Al 22 Zn Bronze Fosforoso 5 % 95 Cu 5 Sn + P Bronze Fosforoso 8 % 92 Cu 8 Sn + P Bronze Fosforoso 10 % 90 Cu 10 Sn + P Bronze Fosforoso 1,25 % 98,75 Cu 1,25 Sn + P
Cupronquel 70-30 Alpaca 65-17-18 Alpaca 55-27-18 Bronze de Alto Silcio Bronze de Baixo Silcio 70 Cu 30 Ni 65 Cu 17 Zn 18 Ni 65 Cu 27 Zn 18 Ni 94,8 Cu (mnimo) 3 Si 96 Cu (mnimo) 1,5 Si

425 - 595 425 - 595 425 - 595 425 - 595 425 - 595 425 - 595 425 - 595 425 - 595 425 - 595 425 - 595 425 - 595 425 - 595 425 - 595 480 - 675 480 - 675 480 - 675 480 - 650
650 815 595 - 815 595 - 815 480 705 480 - 675

O recozimento aplicado em geral ao metal no processo de fabricao aps trabalho a frio com reduo em espessura da ordem de 35 a 75 %. necessrio cuidado para evitar indesejvel ocorrncia orientao preferencial de gros na chapa ou tira, e parcialmente por esse motivo em muitos casos a reduo de acabamento mantida entre 35 e 50 %. uma prtica industrial generalizada realizar recozimentos sucessivos seguindo um padro de decrscimo do tamanho de gro. Um procedimento tpico de laminao e recozimento de lato (70 Cu 30 Zn) segue o seguinte esquema: 1 Laminao da placa fundida com 57 mm de espessura para 25 mm. 2 Recozimento at atingir tamanho de gro de 0,105 mm. 3 Laminao at 9,9 mm de espessura. 4 Recozimento at tamanho de gro de 0,150 mm. 5 Laminao leve de correo/reviso at 9, 14 mm. 6 Laminao at 2, 79 mm. 7 Recozimento at tamanho de gro de 0,010 mm. 8 Laminao at 1,32 mm. 9 Recozimento at tamanho de gro de 0,050 mm. 10 Laminao at 0,762 mm. 11 Recozimento at tamanho de gro de 0,030 mm. Evidentemente o procedimento de laminao e recozimento de outras ligas de cobre apresentam valores de temperatura, tamanho de gro e espessura diferentes, porm seguem o mesmo tipo de esquema [6]. Soldagem e Corroso

a) Soldagem O principal fator a ser considerado na soldagem do cobre sua elevada condutividade trmica, que, se for menosprezada, pode levar ao surgimento de diversos tipos de defeitos de soldagem. Se no forem tomadas medidas adequadas para contrabalanar o rpido fluxo de calor a partir da solda, no ser possvel obter boas caractersticas de fuso, dificultando, por exemplo, a obteno de plena penetrao na raiz da solda e de fuso lateral adequada, gerando um cordo de solda defeituoso. temperatura ambiente a condutividade trmica do cobre aproximadamente 7 vezes superior do ao, porm a 1000 C, a condutividade do cobre atinge um valor 10 vezes superior condutividade do ao na mesma temperatura. Por esse motivo torna-se essencial o praquecimento do cobre antes da operao de soldagem, quando a espessura for superior a cerca de 6 mm. As temperaturas de pr-aquecimento recomendadas variam de 150 a 700 C, dependendo da espessura, do gs de proteo, da corrente de soldagem e do prprio tipo de processo de soldagem aplicado. Um elevado valor de corrente de soldagem no exime o material da necessidade do praquecimento, embora neste caso o pr-aquecimento necessrio possa ser menos intenso. Por outro lado, uma corrente de soldagem excessiva pode causar turbulncia anormalmente intensa na poa de fuso, levando ao surgimento de defeitos de soldagem, como poros e trincas. Por esta razo o valor de corrente de soldagem deve ser ajustado, levando em considerao a espessura do material. Uma vez estabelecido o valor adequado de corrente de soldagem, define-se o nvel de intensidade do pr-aquecimento de modo a garantir um adequado grau de penetrao na raiz e de fuso lateral, estabelecendo-se assim o tamanho ideal da poa de fuso para uma dada posio de soldagem. Outra propriedade fsica do cobre que influi bastante nas condies de soldagem a sua elevada expanso trmica. Essa expanso provoca o fechamento dos espaos da raiz medida que a soldagem prossegue, motivo pelo qual necessrio calcular corretamente o posicionamento das partes a serem soldadas, levando em conta essa expanso. De um modo geral uma tolerncia da ordem de 15 mm por m deve ser considerada no caso de juntas geometricamente mais simples, porm no caso de geometrias mais complexas, alm de um clculo mais preciso, necessria a experincia do soldador. Quando a tolerncia no bem calculada podem ocorrer problemas como distores, empenamento e, no caso, de tolerncia muito pequena levando ao completo fechamento dos espaos, penetrao incompleta na raiz do cordo de solda. Os efeitos da elevada contrao trmica, que ocorre durante o resfriamento aps o trmino da operao de soldagem, tambm devem ser levados em conta, podendo exigir uma reduo artificial na taxa de resfriamento, de modo a permitir que, num intervalo de tempo adequado, essas tenses possam ser acomodadas. Os fatores metalrgicos que afetam a soldabilidade so aqueles que se manifestam principalmente durante a soldagem do cobre eletroltico (ETP), j que na condio de material deformado esse cobre apresenta partculas de xido cuproso distribudas aleatoriamente, e, portanto, sem efeito significativo nas propriedades mecnicas, ao passo que na condio de material fundido o mesmo cobre apresenta segregao dessas partculas nos contornos de gros, evidentemente prejudicando as propriedades mecnicas do material. Sendo assim, o cobre eletroltico no deve ser soldado em processo autgeno e sim com metal de adio que contenha poderosos desoxidantes, de modo a garantir a produo de um cordo de solda isento de xidos. Na zona termicamente afetada (ZTA) as temperaturas so elevadas o suficiente para permitir a dissoluo das partculas de xidos, liberando oxignio que migra para os contornos, onde se forma uma rede quase contnua de xidos durante o resfriamento. Evidentemente esse processo depende de temperatura e tempo, de modo que na soldagem do cobre eletroltico necessria ma maior rapidez possvel, tambm para restringir o aquecimento generalizado do componente que est sendo soldado J a soldagem do cobre isento de oxignio (OFHC) e desoxidado com fsforo (DHP e DLP) no apresenta as mesmas dificuldades encontradas na soldagem do cobre eletroltico (ETP). Apesar da presena do fsforo no DHP e no DLP, tanto nesses tipos de cobre como no OFHC h uma certa tendncia de formao de porosidade na poa de fuso e na ZTA devido inevitvel contaminao atmosfrica e pela difuso de hidrognio e oxignio do metal de base

para a zona de soldagem. Como tambm no caso do ETP, metal de adio com desoxidantes deve ser utilizado sempre que possvel, embora haja aplicaes para as quais soldas de boa qualidade so obtidas no caso do OFHC e DHP/DLP sem o uso de desoxidantes no metal de adio. Nestes casos a proteo garantida pelo uso de uma atmosfera de gases protetores inertes, cujo fluxo deve ser cuidadosamente observado. O segredo da soldagem bem sucedida de ligas de cobre reside basicamente na rapidez e na eficincia. Demora excessiva na operao de soldagem, temperaturas de pr-aquecimento desnecessariamente altas, pausas para a remoo de defeitos de soldagem enquanto o componente ainda est quente e o descuido que permite a oxidao causada pela atmosfera, deteriorando permanentemente o metal de base e exausto dos desoxidantes do metal de adio. Soldagem TIG de Cobre/Ligas de Cobre Trs tipos de gases protetores so utilizados na soldagem TIG de cobre e suas ligas: argnio, hlio e nitrognio. O hlio um gs mais comum nos Estados Unidos do que em outros pases, razo pela qual mais usado naquele pas, ao passo que o argnio mais usado na Europa, no Brasil e em outros pases e regies. O nitrognio o gs mais barato dos trs, porm s permanece inerte em temperaturas no muito elevadas, e na prtica pouco usado na proteo da poa de fuso durante a soldagem do cobre e de suas ligas. A quantidade de oxignio e de umidade misturados a cada um desses gases protetores deve ser controlada em nveis muito baixos. O nitrognio exige que o comprimento do arco seja de cerca de 12 mm: acima desse valor o arco pode ser extinto e abaixo ocorre excessiva turbulncia na poa de fuso. No caso do argnio e do hlio o comprimento ideal do arco bem menor: cerca de 3 mm. Para o mesmo valor de corrente do arco, o nitrognio o gs para o qual a voltagem do arco, conseqentemente sua potncia e o aporte trmico, so os mais elevados, sendo cerca de 4 vezes superior aos mesmos valores para o argnio. No caso do hlio esses valores no so to elevados como no caso do nitrognio, mas mesmo assim atingem o dobro dos mesmos valores obtidos com o argnio. Entretanto, com menores valores de corrente no arco mais difcil iniciar o arco no caso do hlio, devido ao seu maior potencial de ionizao. A soldagem com proteo de nitrognio mais complicada devido ao maior comprimento do arco e baixa fluidez da poa de fuso (quando comparada proteo com hlio ou argnio), que favorece a ocorrncia de defeitos de soldagem, devido ao aprisionamento de gases durante uma solidificao rpida de uma poa de fuso estreita, como, por exemplo, porosidade. Na soldagem do cobre no se utiliza muito misturas gasosas, entretanto, misturas de argnio com at 30 % de nitrognio ou hlio oferecem como vantagens o maior aporte trmico e velocidades de soldagem mais altas, em comparao com o argnio puro. Os desoxidantes utilizados nos metais de adio apresentam maior afinidade pelo oxignio, quando comparados com o cobre, como, por exemplo, o silcio, o mangans, o alumnio, o boro e o titnio, presentes em teores muito baixos, entre 0,02 e 0,35 %. Quando a condutividade eltrica uma propriedade muito importante para uma dada aplicao, utiliza-se o boro como desoxidante no metal de adio, uma vez que este elemento afeta menos a condutividade eltrica do cobre. O metal de adio contendo silcio e mangans como desoxidantes foi inicialmente desenvolvido para aplicaes nas quais o hlio e o argnio so usados como gases protetores, porm mais recentemente tem sido usado tambm quando a proteo gasosas feita com nitrognio, j que atualmente este gs tem sido produzido com nveis de pureza mais elevados, prescindindo assim do uso de desoxidantes mais fortes como alumnio e titnio. Sendo assim, atualmente os metais de adio com desoxidantes silcio e mangans so usados com qualquer um dos trs tipos de proteo gasosa. Antes de iniciar o processo de soldagem TIG de cobre e suas ligas pode ser necessrio calcular as folgas que compensem a expanso trmica decorrente do aquecimento gerado pela soldagem, de modo a minimizar distores e desalinhamento das peas soldadas. Na soldagem de materiais com espessura muito fina (inferior a cerca de 1,5 mm) deve ser feita preferencialmente uma soldagem autgena (sem metal de adio), ao contrrio da soldagem de material com maior espessura. Em ambos os casos recomendvel o uso de aparas da mesma liga posicionadas ao lado das peas a serem soldadas de modo que a soldagem seja

iniciada nessas aparas, pois eventuais defeitos associados ao incio da operao de soldagem (abertura do arco) ficariam restritos a estas aparas. Entretanto, aps a soldagem essas aparas soldadas devem ser removidas, pois poderiam levar propagao de trincas para as peas efetivamente soldadas. Do mesmo modo, aps a soldagem deve ser feito uma limpeza com escova de arame para a remoo de xidos. O pr-aquecimento ajuda a obteno de uma poa de fuso mais fluida, que de outro modo poderia se muito mais difcil de se obter. Normalmente no necessria nenhuma operao de acabamento no cordo de solda, e a deformao a frio ou a quente do mesmo pode levar ao surgimento de trincas. Um cuidado especial deve ser tomado durante e aps o depsito do passe de raiz, que no pode ser muito pequeno, devendo ter as dimenses mnimas necessrias para no trincar devido s restries trmicas impostas pela deposio dos passes posteriores, os quais deve suportar. Adicionalmente, aps a soldagem deve ser feita uma cuidadosa limpeza para a remoo de xidos da superfcie do cordo do passe de raiz sobre a qual sero depositados os passes posteriores. O processo TIG pode ser aplicado a qualquer tipo de posio de soldagem, com exceo da posio vertical, porm a facilidade com a qual a operao de soldagem nas demais posies realizada depende de alguns fatores como a habilidade do operador e a espessura do material, que por sua vez determina o tamanho da poa de fuso. Soldagem MIG de Cobre/Ligas de Cobre Argnio o gs convencional para a proteo durante a soldagem MIG de cobre e suas ligas, porm existem vantagens significativas com o uso de misturas gasosas de argnio com hlio ou nitrognio. Essas adies aumentam o aporte trmico, resultando em maior velocidade de soldagem, penetrao mais profunda, melhor perfil do cordo de solda e melhor qualidade de deposio do mesmo. Alm disso, o uso dessas misturas reduzem a intensidade do praquecimento necessrio. Porm, para espessuras inferiores a 12 mm a proteo com argnio puro satisfatria. Metais de adio contendo boro s devem ser evitados quando a proteo gasosa contm nitrognio, pois neste caso o nitrognio reage com o boro. A soldagem MIG pode ser feita tanto em direo direita como em direo esquerda, porm a preferncia recai no primeiro caso, uma vez que assim se reduzem os riscos aprisionamento de incluses de xidos no metal de solda. Quando a soldagem feita para a direita, o arco atinge a poa de fuso de maneira contnua, dando mais tempo para ocorrer a desoxidao. O ngulo de posicionamento da pistola de soldagem tambm importante e deve ser de 70 a 80 da vertical para evitar o risco de deslocamento da poa de fuso para longe do arco e de sua proteo gasosa, o que pode acontecer durante a soldagem em direo esquerda. O comprimento do arco durante a soldagem MIG deve ser mantido entre 3 e 6 mm para todos os tipos de proteo gasosa para que se obtenham as melhores propriedades possveis na junta soldada. A voltagem do arco deve estar entre 24 e 30 V para permitir o comprimento adequado para o arco eltrico. Um comprimento de arco mais curto provoca turbulncia na poa de fuso e falta de penetrao com acmulo de respingos no bocal da pistola. Um arco muito longo permite intensa oxidao e falta de fuso lateral e na raiz. A soldagem MIG convencional adequada a todas as posies de soldagem com exceo da posio sobre-cabea, pois nesse caso, como no caso da soldagem TIG, difcil estabelecer um balano de condies de soldagem para resultar num perfil de cordo de solda satisfatrio. Sendo assim, a soldagem do cobre na posio sobra-cabea deve ser evitada sempre que possvel. A posio ideal para soldagem MIG, assim como TIG, e a posio plana, de modo a minimizar as dificuldades de controle da poa de fuso. H poucas referncias sobre a soldagem MIG com arame fino e soldagem MIG com corrente pulsada no caso de posies complicadas, porm deve ser dada alguma ateno a esses processos. A soldagem com corrente pulsada permite um certo controle do aporte trmico e do tamanho da poa de fuso em relao taxa de deposio de metal, enquanto a soldagem com arame fino permite melhor acesso a determinadas regies da pea que est sendo soldada, particularmente quando a espessura do material muito pequena.

Soldagem de Cobre/Ligas de Cobre com Eletrodo Revestido A maior diferena entre a soldagem de ligas de cobre e a soldagem do cobre comercialmente puro o menor aporte trmico e a menor necessidade de pr-aquecimento no caso das ligas, o que facilita muito a operao de soldagem ao tornar as condies muito mais favorveis. Isso se deve menor condutividade trmica das ligas de cobre em comparao com o metal comercialmente puro. Como no caso destas ligas raramente surgem problemas relacionados com o aporte trmico, a soldagem com eletrodo revestido feita geralmente com argnio como gs protetor, embora o uso do argnio apresente algumas vantagens, que posteriormente sero abordadas. Apesar da eliminao de muitos problemas relacionados com o aporte trmico, podem surgir outros problemas relacionados com outros fatores, como a contaminao pela atmosfera ou por impurezas presentes tanto no metal de base como no metal de adio, por exemplo. Em geral as ligas de cobre mais facilmente soldadas so os bronzes de alumnio (Cu-Al), os cupronqueis (Cu-Ni) e os lates (Cu-Zn), desde que as variveis do processo sejam razoavelmente controladas e que o metal de base e o metal de adio atendam s especificaes de composio qumica, principalmente no que concerne ao nvel de impurezas. Metais de adio: A tabela 9.1 apresenta algumas faixas de composio qumica de metais de adio para soldagem de ligas de cobre, de acordo com a British Standard (BS 2901: Parte 3 [7]):
Tabela 9.1 Composio qumica de metais de adio

Tipo de metal de adio Bronze de silcio Bronze de estanho fosforoso

Classificao BS C9 C10 C12 C12 Fe C13 C20 C16

Composio qumica (% em massa) Cu-0,75 a 1,25 Mn-2,75 a 3,25 Si Cu-4,5 a 6,0 Sn 0,02 a 0,40 P Cu-6,0 a 7,5 Al 1 a 2,5 Fe + Ni + Mn Cu-6,5 a 8,5 Al 2,5 a 3,5 Fe Cu-9,0 a 10,0 Al 0,75 a 1,5 Fe Cu-8,0 a 9,5 Al 1,5 a 3,5 Fe 3,5 a 5,0 Ni 0,5 a 2,0 Mn Cu-0,2 a 0,5 Ti 1,5 a 1,8 Fe 10,0 a 12,0 Ni 0,5 a 1,0 Mn Cu-0,2 a 0,5 Ti 0,4 a 1,0 Fe 30,0 a 32,0 Ni 0,5 a 1,5 Mn Cu-7,0 a 8,5 Al 2,0 a 4,0 Fe 1,5 a 3,0 Ni 11,0 a 14,0 Mn

Bronze de alumnio

Cupronquel C18 Bronze de alumnio e mangans C22

Em geral a composio qumica do metal de adio se aproxima razoavelmente da composio qumica do metal base, porm no caso de ligas de cobre endurecveis por precipitao, como cobre-cromo e cobre-berlio, no existe uma composio ideal de metal de adio, devendo se usar basicamente no metal de adio a mesma composio qumica do metal base, quando disponvel. Uma das funes importantes do metal de adio a de desoxidar o metal de solda, e isso obtido mediante o uso da capacidade desoxidante dos elementos j presentes no metal de adio, ou pela incorporao de desoxidantes especficos no metal de adio. No primeiro caso enquadram-se os bronzes de alumnio, j que o alumnio um poderoso desoxidante por si s. No segundo caso esto os cupronqueis, que necessitam da incorporao de desoxidantes especficos ao metal de adio. Soldagem do Bronze de Silcio (Cu-Si)

A condutividade trmica do bronze de silcio cerca de 1/12 da condutividade do cobre desoxidado com fsforo., portanto um valor comparvel ao da condutividade do ao baixo carbono, no apresentando assim problemas relacionados com requisitos de aporte trmico para soldagem. Apenas com peas muito espessas, raramente encontradas na prtica industrial, necessrio algum grau de pr-aquecimento. O principal fator a ser considerado durante a soldagem deste material a existncia de um intervalo de temperaturas, entre 800 e 950 C, no qual ocorre fragilidade a quente. Esse fenmeno pode levar ao surgimento de trincas no metal de solda e na zona termicamente afetada em condies de restries na pea, particularmente durante o resfriamento aps a soldagem. O resfriamento dentro deste intervalo deve ser o mais rpido possvel. Outra considerao importante, particularmente durante a soldagem MIG deste material , principalmente com altas velocidades de soldagem e altas taxas de deposio, a possibilidade de formao fases frgeis de no equilbrio no metal de solda durante a solidificao rpida. Novamente, em condies de restrio na pea pode ocorrer trincamento no metal de solda, o qual pode ser evitado pela reduo da velocidade de soldagem pelo ajuste adequado dos parmetros de soldagem. Na soldagem TIG geralmente se utiliza polaridade negativa em corrente contnua, sendo esse processo mais adequado para soldagem de peas com espessura de at 12 mm. Se a manipulao da poa de fuso se tornar complicada, devido formao de uma camada de slica refratria sobre a poa, o uso de uma tcnica com corrente alternada pode melhorar a manipulao. A corrente alternada exerce uma ao de limpeza do arco, que efetivamente dispersa a camada de xido. A soldagem MIG convencional pode ser usada para materiais acima de 4 mm de espessura. Abaixo desse valor o efeito de aquecimento pelo arco excessivo. Entretanto, a soldagem MIG com arame fino pode ser usada para materiais com espessuras da ordem de 1 mm. Se altas velocidades de soldagem MIG originam trincas, a velocidade de soldagem deve ser reduzida e as condies de soldagem ajustadas. Como sempre na soldagem de cobre e suas ligas deve ser feita uma limpeza adequada com escova de arame para eliminar todo tipo de contaminao superficial, principalmente quando mais de um passe de soldagem depositado. Na soldagem TIG a tcnica com movimento para a esquerda empregada, soldando-se na posio plana sempre que possvel. Entretanto, possvel soldar em outras posies, pois sendo um material de condutividade trmica relativamente baixa, a poa de fuso pode ser mantida em pequenas dimenses, em comparao com a soldagem do cobre comercialmente puro, por exemplo. Soldagem do Bronze de Alumnio (Cu-Al) At cerca de 7 % de alumnio essas ligas Cu-Al so monofsicas, porm acima desse teor e at 11 % as ligas desse sistema so bifsicas. A soldagem afeta a microestrutura destas ligas (6 a 8 % de alumnio e 2 a 3,5 % de ferro), geralmente utilizadas em trocadores de calor e que podem sofrer fragilizao na raiz no caso de soldagem multipasse autgena. Essa fragilizao provavelmente causada pela decomposio da fase beta retida em fase frgil gama 2 durante o reaquecimento do metal de solda, o qual rapidamente resfriado aps o passe na raiz. O problema de trincamento na raiz da solda geralmente resolvido pelo uso de metal de adio com composio qumica diferente da liga bifsica. A fase beta do metal de adio bifsico pode, sob determinadas condies, sofrer um tipo de corroso conhecido como desaluminificao, podendo ser necessrio depositar um revestimento final de metal de solda com composio qumica semelhante a do metal base para evitar esse tipo de corroso eletroqumica. O fenmeno amplamente divulgado de trincamento no metal base pode ser evitado pelo controle cuidadoso dos procedimentos de laminao e reaquecimento durante a fabricao das chapas. Em comum com outro tipos de ligas de cobre os bronzes de alumnio apresentam perda de dutilidade num certo intervalo de temperaturas particularmente crtico durante a soldagem,

dificultando este processo. Devido aos problemas de soldagem apresentados pelas ligas Cu-Al foram desenvolvidas as novas ligas Cu-Al-Si, contendo cerca de 6 % de alumnio e 2 % de silcio, que mostraram ser alternativas bastante viveis s aplicaes tradicionais do bronze de alumnio, tanto como metal base quanto como metal de adio nas aplicaes em que mdia resistncia mecnica solicitada. Outro grupo de ligas que deve ser considerado o do sistema Cu-Al-Mn, que contm at cerca de 9 % de alumnio, 12 % de mangans e adies de ferro e nquel, sendo que essas ligas so destinadas basicamente produo de peas fundidas. So ligas que apresentam excelente soldabilidade e no sofrem fragilizao em temperaturas intermedirias, embora necessitem de tratamento trmico ps-soldagem para restaurar as propriedades mecnicas e a resistncia corroso. Todos os bronzes de alumnio, mesmo com a melhor proteo gasosas possvel, formam o xido refratrio alumina (Al2O3) devido oxidao da poa de fuso. De modo a se obter boa fluidez na poa e evitar o aprisionamento de incluses de xidos, essas camadas de xidos devem ser dispersas, o que obriga ao uso de corrente alternada na soldagem TIG, de modo a se aproveitar a ao de limpeza proporcionada pelo uso da corrente alternada. Argnio o gs normalmente usado como proteo. Na soldagem MIG possvel se obter uma ao de limpeza contnua do arco atravs do uso de polaridade positiva. Em ambos os processos TIG e MIG o fluxo de gs deve ocorrer a uma taxa que seja suficiente para evitar oxidao excessiva da zona de soldagem e evitar defeitos de falta de fuso e de aprisionamento de incluses de xidos. A proteo gasosa com hlio na soldagem TIG tambm vantajosa, pois a corrente contnua com polaridade negativa proporciona satisfatria ao de limpeza da poa de fuso. O uso de hlio tambm proporciona melhor penetrao e mais altas velocidades de soldagem. O pr-aquecimento deve ser evitado sempre que possvel e as temperaturas interpasse devem ser mantidas num valor mnimo, e modo a evitar um superaquecimento que poderia causar perda de dutilidade e problemas de trincamento. essencial a limpeza com escovas aps a deposio de cada passe de soldagem para se obter boa qualidade na junta soldada. Soldagem do Bronze de Estanho (Cu-Sn) Os bronzes de estanho trabalhados contm at 8 % de estanho com um teor de fsforo sempre inferior a 0,05 % e mesmo dentro dessa faixa so denominados bronzes fosforosos. As ligas fundidas podem conter at 12 % de estanho. Os bronzes de estanho utilizados na fabricao de canhes contm tambm zinco (at 9 %) e chumbo (at 5 %) e este ltimo elemento prejudica consideravelmente a soldabilidade dessas ligas, de modo que a brasagem com prata prefervel para a juno de peas destas ligas. As partculas de chumbo presentes de forma dispersa nestas ligas fundem nas temperaturas usuais de soldagem, provocando trincamento a quente tanto no metal de solda como na zona afetada pelo calor. Outra caracterstica nociva soldagem destas ligas o seu amplo intervalo de solidificao, que causa porosidade por contrao trmica e induz o trincamento de solidificao medida que o metal de solda se solidifica, principalmente em condies de restries fsicas a esta solidificao. Tambm possvel, em condies de resfriamento rpido ps-soldagem e especialmente em ligas com alto teor de estanho, a formao da fase delta dura e frgil, que prejudica as propriedades mecnicas da junta soldada. Isso pode ser evitado por um resfriamento ps-soldagem mais lento e controlado, ou, se a fase delta j est formada, pela sua remoo atravs de tratamento trmico ps-soldagem a cerca de 600 C. A soldagem destas ligas leva formao de vapores de zinco, embora em geral isso no seja prejudicial. A soldagem TIG deve ser realizada com corrente contnua em polaridade negativa, tanto com argnio quanto hlio como proteo gasosa. A soldagem MIG tambm satisfatria. Como a condutividade trmica destas ligas muito menor do que a do cobre comercialmente puro, no h necessidade de pr-aquecimento. Existem metais de adio com composio prxima dos bronzes de estanho comuns, mas o mesmo no ocorre com os bronzes destinados fabricao de canhes. Estes so soldados com metais de adio compostos por bronze de estanho comum ou por ligas muito diferentes como bronzes de alumnio, por exemplo. Mais recentemente foi desenvolvido um metal de adio para soldar bronzes para canhes que consiste basicamente num bronze de estanho com certas adies de nquel e silcio e um teor de fsforo relativamente mais alto.

Soldagem do Cupronquel (Cu-Ni) Os cupronqueis comerciais contm de 10 a 30 % de nquel. Adies de mangans e de ferro podem ser feitas com o intuito de melhorar a resistncia corroso e cavitao em certos ambientes, particularmente na gua do mar. O cobre e o nquel so mutuamente solveis em qualquer proporo de composio qumica e em qualquer temperatura e a adio de ferro e de mangans no afeta substancialmente a microestrutura destas ligas, ou seja, no ocorre a formao de fases secundrias. Estas ligas so utilizadas principalmente na condio de trabalhadas, mas tambm podem ser fundidas. O principal problema encontrado na soldagem dos cupronqueis so aqueles associados presena de elementos residuais que podem levar ao trincamento do metal de solda e da zona afetada pelo calor, e a porosidade causada pelo aprisionamento de gases. Entretanto, como o trabalho a quente uma etapa essencial na fabricao destas ligas, j nesta etapa o fabricante deve minimizar a presena desses elementos residuais para evitar o trincamento a quente durante a laminao a quente. Por esse motivo, raramente ocorrem casos de trincamento no metal de solda devido presena significativa desses elementos residuais nocivos. Entretanto, ainda essencial o cuidado para evitar contaminaes externas, como as que so causadas por descuido na manipulao e na limpeza das peas a serem soldadas. Sem esses cuidado poderia ocorrer contaminao por enxofre e chumbo proveniente de leos e camadas de tinta aderidos superfcie das peas. Os cupronqueis so particularmente susceptveis absoro de oxignio, hidrognio e nitrognio na poa de solda fundida. A porosidade surge como conseqncia do aprisionamento do gs no metal em solidificao, e a oxidao pode ser evitada pelo uso de desoxidantes no metal de adio. Por esse motivo, a soldagem autgena de cupronquel quase sempre resultar em juntas soldadas porosas. At o momento o titnio o elemento desoxidante mais poderoso encontrado nos metais de adio usados para soldagem de cupronquel, juntamente com o mangans. Esto disponveis comercialmente dois tipos de metal de adio com teores de nquel de 10 e de 30 %, respectivamente. Metais de adio esto disponveis para a soldagem MIG e TIG dos cupronqueis, e embora seja comum selecionar um metal de adio com composio qumica prxima do metal base, a soldagem de ligas com baixo teor de nquel usando metais de adio com 30 % de nquel pode apresentar vantagens, principalmente no que se refere melhoria de propriedades mecnicas. Entretanto, esse procedimento deve ser adotado com certo cuidado, uma vez que h uma significativa diferena de intervalo de solidificao entre essas ligas e isso pode levar, em caso de restries fsicas solidificao, ao trincamento nos contornos de gro parcialmente fundidos na zona afetada pelo calor aps a solidificao do cordo de solda depositado. Embora freqentemente o argnio seja usado como proteo gasosa, o hlio pode oferecer algumas vantagens, particularmente quando a pea muito espessa. No caso de soldagem TIG usa-se corrente contnua com polaridade negativa, tanto com argnio quanto com hlio. O processo TIG o mais adequado para a soldagem de chapas, placas e tubos com at 6 mm de espessura. No caso da soldagem de tubos o processo TIG aplicado para produzir um passe de raiz controlado, completando-se a solda nos passes subseqentes com o processo de soldagem MIG manual. Tanto no processo TIG quanto no processo MIG, devem ser evitadas velocidades de soldagem excessivas que possam causar falhas na proteo gasosa. A soldagem de peas como tubulaes necessita do uso de uma proteo traseira de argnio, para evitar a contaminao atmosfrica do p do cordo de solda e assim produzir uma solda de boa qualidade. Soldagem do Lato (Cu-Zn) e da Alpaca (Cu-Zn-Ni) Do ponto de vista de soldagem os comportamentos do lato e da alpaca so muito semelhantes. As alpacas podem ser consideradas lates com substanciais adies de nquel. Ambos os grupos de ligas podem conter chumbo com o objetivo de melhorar a usinabilidade, e assim, como ocorre com os bronzes de estanho, a soldagem dessas ligas pode ser complicada. Do ponto de vista de soldabilidade os lates podem ser considerados em trs grupos principais: 1) Lato com alumnio (Cu-22Zn-2Al); 2) Lato do almirantado (Cu-29Zn1Sn); 3) Lato Naval (Cu-36,75 Zn 1,25 Sn). Sob ponto de vista semelhante, as alpacas

podem ser consideradas em trs grupos principais: 1) Alpacas monofsicas (alfa) contendo at 65 % de cobre e 20 % de nquel (zinco remanescente); 2) Alpacas bifsicas (alfa + beta) contendo at 47 % de cobre, 25 % de nquel (zinco remanescente geralmente com at 2, 5 % de chumbo para melhorar a usinabilidade); 3) Alpacas de fundio contendo at 65 % de cobre, 25 % de nquel (zinco remanescente com at 9 % de chumbo). Os comentrios sobre a soldagem do lato aplicam-se igualmente soldagem dos cupronqueis. Por causa da evoluo de vapores de zinco a soldagem de qualquer liga contendo zinco complicada. Entretanto, a soldagem com proteo gasosa pode minimizar a volatilizao do zinco, devendo tambm ser considerada a possibilidade de soldar com metal de adio com composio qumica diferente da do metal base, pois isso reduziria o risco de formar uma camada de xido refratrio sobre a superfcie da poa de fuso. Sob esse ponto de vista metais de adio com composio ideal seriam os bronzes de silcio e de alumnio. Contudo, ao se soldar com esse tipo de metal de adio deve se trabalhar com corrente alternada no caso de processo TIG com proteo d argnio, de modo a garantir o necessrio efeito de limpeza do arco. Tambm h certo risco de trincamento na zona afetada pelo calor se o metal de adio com composio diferente se solidificar antes do metal base. Isso pode ser evitado por meio de um resfriamento lento e sem perturbaes desde as temperaturas de soldagem, para assegurar solidificao completa de ambos os metais de solda e metal base. A soldagem TIG com bronze de alumnio e proteo gasosa com argnio requer o uso de corrente alternada devido formao de xido de alumnio na poa de fuso durante a soldagem. Lates com teor de zinco muito baixo (at cerca de 3 % de zinco) podem ser teis em certas aplicaes como substitutos do cobre desoxidado com fsforo. A volatilizao de zinco pequena nessas ligas e excelentes resultados so obtidos com o processo TIG tanto com o uso de argnio quanto hlio como proteo gasosa. O nitrognio no deve ser usado com essa finalidade. A maior vantagem sobre o cobre desoxidado com fsforo no caso de soldagem de chapas com pequenas espessuras a possibilidade de soldagem autgena, por causa das caractersticas desoxidantes da adio de zinco. Soldagem dos Cobres Ligados e das Ligas de Cobre Endurecveis por Precipitao Cobre-Cdmio O trabalho a frio do cobre-cdmio pode resultar em propriedades mecnicas muito boas, estando o cdmio presente inteiramente em soluo slida e conferindo resistncia ao amolecimento em temperaturas moderadamente elevadas. Como o aumento de dureza obtido por encruamento (deformao plstica a frio), evidentemente a soldagem elimina esse ganho de dureza e assim tanto o metal de solda quanto a zona afetada pelo calor apresentaro menor resistncia mecnica do que o metal base. Por esse motivo raramente o cobre cdmio soldado por fuso. A caracterstica do cdmio como elemento muito txico tambm dificulta a operao de soldagem, pois os vapores de cdmio so muito nocivos sade do operador. As soldas feitas com esse tipo de material apresentam elevada porosidade e grande diminuio de dutilidade e de resistncia mecnica simultaneamente. Como metal de adio o cobre desoxidado com boro tem sido usado com sucesso na soldagem de ligas cobre-cdmio. Cobre-Zircnio As ligas de cobre-zircnio em geral contm at 0,15 % de zircnio e at certo ponto podem ser endurecidas por precipitao. A dureza mxima obtida aps deformao a frio seguida de envelhecimento, e assim no pode ser mantida com a soldagem. Assim, o metal de solda e a zona afetada pelo calor apresentaro propriedades mecnicas inferiores s do metal base e estas no podem ser recuperadas por tratamento trmico ps-soldagem. Estas ligas so soldadas com metal de adio com composio qumica bem prxima do metal base e o zircnio presente tambm age como um eficiente agente desoxidante. Entretanto, a possibilidade de ocorrer trincamento a quente no deve ser descartada, uma vez que em

condies de resfriamento fora do equilbrio termodinmico pode se formar um euttico Cu-Zn de baixo ponto de fuso. Cobre-Berlio Cu-Be com alto teor de berlio As ligas cobre-berlio de alto teor contm normalmente de 1,7 a 1,9 % de berlio com pequenas adies (da ordem de 0,25 %) de cobalto ou nquel para possibilitar um envelhecimento controlado. Estas ligas so endurecveis por precipitao e caracterizadas por elevada dureza, resistncia mecnica, fadiga e ao desgaste, alm de apresentarem considervel resistncia corroso. Os avanos tecnolgicos nos processos de soldagem podem tornar estas ligas adequadas a aplicaes estruturais na indstria qumica, porm a evoluo dos vapores txicos de berlio durante a soldagem por fuso convencional requer precaues adicionais. Como no caso de todas as ligas termicamente tratadas surgem dificuldades durante a soldagem por fuso, de modo que deve ser aplicado um tratamento trmico ps-soldagem para possibilitar recuperao das propriedades do material e a homogeneizao da microestrutura da zona afetada pelo calor e do metal de solda. Estas ligas Cu-Be apresentam condutividade trmica equivalente a cerca de 25 % da condutividade trmica do cobre comercialmente puro, o que favorece a operao de soldagem sob esse ponto de vista. Entretanto, pode ser necessrio certo pr-aquecimento no caso de peas com grande espessura. Quando a pea a ser soldada apresenta pequena espessura a zona afetada pelo calor tende a ser estreita e o material apresenta elasticidade suficiente para acomodar as tenses de origem trmica que surgem durante o ciclo de soldagem. Sendo assim, o material fino pode ser soldado sem dificuldade tanto na condio de trabalhado a frio quanto na condio de envelhecido. Em materiais mais espessos as tenses trmicas no so acomodadas to facilmente e pode ocorrer trincamento tanto no metal de solda quanto na zona afetada pelo calor. Nesse caso recomendvel soldar o material na condio de superenvelhecimento, pois assim o material estar mais macio devido ao coalescimento dos precipitados e no endurecer sem tratamento de solubilizao posterior. Por outro lado, a soldagem do material solubilizado complicada devido precipitao diferenciada na zona afetada pelo calor durante a operao de soldagem. Em todos os casos o tratamento trmico ps-soldagem deve ser realizado como uma operao em duas etapas, envolvendo uma nova solubilizao e novo envelhecimento de modo a se obter propriedades razoavelmente uniformes ao longo de toda a rea de solda. Evidentemente o metal de solda manter uma microestrutura bruta de fuso, porm as propriedades mecnicas sero apenas um pouco inferiores s do metal base. Devido formao de camadas de xidos refratrios os processos de soldagem com proteo gasosa so os nicos que permitem resultados favorveis. Tanto o processo TIG quanto o processo MIG so adequados com o uso de metal de adio com composio qumica semelhante do metal base. A proteo com argnio a ideal no caso de soldagem TIG de materiais com espessura de at 6 mm com corrente alternada para garantir a limpeza da poa de fuso, ao passo que o mesmo tipo de liga soldada pelo processo MIG com espessuras maiores, de at 50 mm. O pr-aquecimento deve ser evitado sempre que possvel, mas pode ser necessrio para peas mais espessas. As temperaturas de pr-aquecimento devem ficar entre 100 e 200 C. O uso de gs inerte na parte posterior da solda protege a penetrao do cordo, reduzindo a formao de camadas de xidos refratrios e promovendo fuso adequada. Cu-Be com baixo teor de berlio Estas ligas com baixo teor contm tipicamente 0,4 a 0,6 % de berlio e 2,5 % de cobalto ou nquel. Tambm so ligas endurecveis por precipitao, porm, ao contrrio das ligas Cu-Be de alto teor, nas ligas de baixo teor os precipitados endurecedores so compostos intermetlicos de cobalto e berlio ou de nquel e berlio. Estas ligas apresentam propriedades

mecnicas inferiores s encontradas nas ligas de alto teor, porm condutividade eltrica mais elevada, podendo ser usadas na fabricao de molas, diafragmas e eletrodos e garras para soldagem por resistncia eltrica. Como no caso das ligas de alto teor, as de baixo teor tambm so usadas nas condies de fundidas e de trabalhadas. As ligas de baixo teor apresentam vrias caractersticas em comum com as de alto teor, no que diz respeito soldabilidade, necessitando tambm de tratamentos trmicos ps-soldagem. Como apresentam condutividade trmica superior das ligas de alto teor, a soldagem das ligas de baixo teor geralmente mais difcil. Em geral as ligas de baixo teor so soldadas com metais de adio com composio qumica significativamente diferente, com o objetivo de evitar trincamento a quente, sendo usado como metal de adio geralmente ligas Cu-Be de alto teor. Como as condies de tratamento trmico ideais para otimizao de dureza variam de um tipo de liga (baixo teor) para as de outro tipo (alto teor), o tratamento trmico de envelhecimento deve ser balanceado para obter propriedades mecnicas razoveis tanto no metal base (baixo teor) como no metal de solda e na zona termicamente afetada que resultam do uso de um metal de adio diferente (alto teor). Do mesmo modo, para as ligas de baixo teor a soldagem de peas espessas tambm mais fcil quando a liga se encontra na condio superenvelhecida, mas o tratamento trmico pssoldagem subseqente na faixa de temperaturas de 850 a 900 C pode resultar na fuso de fases metaestveis presentes no metal de adio com alto teor de berlio atravs do resfriamento rpido durante a soldagem. Esse risco pode ser minimizado por meio de um tratamento de homogeneizao entre 800 e 850 C antes da solubilizao. Com um bom ajuste do tratamento trmico ps-soldagem possvel obter boas propriedades mecnicas tanto no metal base quanto no metal de solda. Os processos de soldagem a arco eltrico com proteo gasosa podem ser aplicados de modo similar aos que so aplicados para ligas de alto teor de berlio, mas deve se dar maior ateno ao pr-aquecimento por causa da alta condutividade trmica. Cobre-Cromo Essas ligas Cu-Cr contm de 0,5 a 1,0 % de cromo e so endurecveis por precipitao, atingindo boas propriedades mecnicas e mantendo boa condutividade eltrica. Produtos fundidos e trabalhados destas ligas so usados numa ampla variedade de aplicaes que exijam resistncia mecnica moderada e alta condutividade eltrica. Estas ligas apresentam tendncia de fragilidade a quente num amplo intervalo de temperaturas. A presena de impurezas, mesmo em pequenos teores, favorece a formao de camadas frgeis nos contornos de gros. Isso provavelmente causa trincamento durante a soldagem e, do mesmo modo que ocorre com as ligas cobre-berlio, recomendvel que a pea seja soldada na condio superenvelhecida quando a regio de solda submetida a restries fsicas. Estas ligas possuem elevada condutividade trmica na condio envelhecida, necessitando de pr-aquecimento no caso de peas mais espessas. Aps a soldagem deve ser realizado um tratamento trmico completo de solubilizao e envelhecimento. Devido formao de xidos refratrios, a soldagem sempre deve ser feita por arco eltrico com proteo gasosa para se obter bons resultados, e no caso da soldagem TIG geralmente usada corrente alternada e argnio como gs protetor para evitar dificuldades decorrentes da formao de camadas de xidos. Geralmente se utiliza metal de adio com composio qumica bem prxima do metal base. O processo MIG tambm usado quando se necessita de maiores velocidades de soldagem e maior deposio de metal de solda, principalmente em sees mais espessas. A soldagem TIG com hlio como gs protetor tambm pode ser usada com corrente contnua e polaridade negativa para melhorar as condies de soldagem [7]. b) Corroso

O cobre comercialmente puro e as ligas de cobre so muito usados em diversos ambientes e aplicaes por causa de sua excelente resistncia corroso, combinada com outras propriedades desejveis como alta condutividade trmica e eltrica, facilidade de fabricao por diferentes processos, uma grande amplitude de valores de propriedades mecnicas que podem ser obtidos e a resistncia degradao por agentes biolgicos. O cobre sofre corroso, porm em taxas muito reduzidas, no ar no poludo, na gua e na presena de cidos no oxidantes em ambientes no areados. Artefatos de cobre enterrados por milnios apresentam-se em condies bem razoveis como materiais pouco usados, e telhados de cobre em atmosfera rural sofreram corroso em taxas inferiores a 0,4 mm em 200 anos. As ligas de cobre resistem a muitas solues salinas, alcalinas e substncias qumicas orgnicas. Entretanto, o cobre suscetvel a um ataque muito mais rpido por cidos oxidantes, sais oxidantes de metais pesados, enxofre, amnia (NH3) e alguns compostos de enxofre e de amnia. A resistncia a solues cidas depende principalmente do grau de severidade das condies oxidantes na soluo. A relativa facilidade de reao do cobre com o enxofre e sulfetos para formar sulfetos de cobre (CuS e Cu2S) impede a utilizao do cobre e das ligas de cobre em ambientes contendo enxofre ou seus compostos. O cobre e suas ligas apresentam excelente comportamento em servio nas seguintes aplicaes: - Aplicaes que exigem resistncia exposio atmosfera, como o uso em telhados na construo civil e outros usos arquitetnicos como maanetas de portas, por exemplo. - Encanamentos e tubulaes de gua que necessitem de elevada resistncia corroso causada por vrios tipos de guas e solos. - Aplicaes navais, como por exemplo tubulaes de gua fresca e de gua salgada, trocadores de calor, condensadores, vlvulas, nas quais o material deve resistir ao ataque da gua salgada, de depsitos de sais hidratados e de agentes biolgicos. - Trocadores de calor e condensadores em servio martimo, usinas de energia a vapor e componentes usados na indstria qumica em contato com produtos orgnicos e inorgnicos. - Fiao eltrica, hardware, conectores, circuitos impressos e dispositivos eletrnicos em geral, que necessitam de uma boa combinao de condutividade trmica e eltrica com boas propriedades mecnicas. A oxidao do cobre leva formao do xido cuproso (Cu2O), que se forma de acordo com a 2Cu2O. seguinte reao: 4Cu + O2 Efeito dos Elementos de Liga na Resistncia Corroso do Cobre O cobre comercialmente puro e os chamados cobres ligados apresentam excelente resistncia corroso causada por guas salgadas e por agentes biolgicos, mas so suscetveis corroso-eroso causada por guas em movimento com altas velocidades. O processamento mecnico com o objetivo de melhorar a resistncia mecnica de cobres ligados tambm aumenta sua resistncia corroso-eroso, sem prejudicar sensivelmente sua condutividade trmica e eltrica e sua resistncia corroso atmosfrica. Os lates com teores de zinco de at 15 % apresentam satisfatria resistncia corroso causada por solues aquosas, mas acima desse teor podem sofrer dezincificao, que um ataque corrosivo preferencial que leva oxidao e eliminao do zinco presente no lato, que assim assume colorao mais avermelhada em determinados locais. Solues salinas mesmo com velocidade moderada, gua salobra e solues suavemente cidas j so suficientes para levar dezincificao do lato. Do mesmo modo, a susceptibilidade corroso sob tenso tambm dependente do teor de zinco do lato, sendo mais acentuada nos lates com mais alto teor de zinco (15 % ou mais). A corroso sob tenso praticamente no ocorre no cobre comercialmente puro.

Elementos de liga adicionados com o objetivo de aumentar a usinabilidade, como o chumbo, ou a resistncia mecnica, como berlio, telrio, cromo, fsforo e mangans, praticamente no tm efeito, ou tm um efeito muito limitado sobre a resistncia sobre a resistncia corroso do cobre comercialmente puro e dos lates. Os lates com estanho possuem resistncia corroso significativamente maior do a dos lates binrios (Cu-Zn), principalmente melhor resistncia dezincificao, devido presena do estanho como elemento de liga em teores significativos. o caso do lato do almirantado (C443), modificao do lato para cartuchos (C280) ao qual 1 % de estanho adicionado, e do lato naval (C464), modificao do metal de Muntz (C280) ao qual 0,75 % de estanho adicionado. Outros elementos em menor escala podem ser adicionados ao lato para aplicaes navais, como o nquel e o chumbo. Os lates (Cu-Zn-Al) e bronzes de alumnio (Cu-Al) se beneficiam, no que se refere resistncia corroso, pela formao da camada passivada protetora de alumina (Al2O3) que impede o prosseguimento da corroso. O uso de inibidores, como arsnico, fsforo e antimnio evita a dezincificao nos lates. Os bronzes fosforosos apresentam boa resistncia corroso causada por guas salgadas em movimento e pela maioria dos cidos no oxidantes, exceto o cido clordrico (HCl). Ligas contendo 8 a 10 % de estanho apresentam alta resistncia corroso associada ao impacto de partculas e gotas. Os bronzes fosforosos so muito menos suscetveis corroso sob tenso do que os lates so to resistentes ao ataque pelo cido sulfrico quanto o cobre comercialmente puro. De um modo geral os bronzes tambm resistem bem corroso causada por agentes biolgicos. Os cupronqueis se constituem no grupo de ligas de alumnio com maior resistncia corroso, principalmente o cupronquel C715 (70% de cobre e 30 % de nquel), que apresenta a maior resistncia corroso aquosa, embora muitas vezes o cupronquel C706 (10 de nquel) seja preferido por apresentar resistncia corroso ainda muito boa, porm com menor custo do que o C715. So ligas que apresentam resistncia corroso causada por solues cidas em nvel superior do cobre comercialmente puro e das outras ligas de cobre, alm de uma elevada resistncia corroso sob tenso e corroso associada ao impacto de partculas e gotas. As alpacas apresentam boa resistncia corroso causada por gua fresca e por gua salgada. O elevado teor de nquel inibe a dezincificao. Alpacas como a C752 e C770 so muito mais resistentes corroso em solues salinas do que lates com teores de zinco semelhantes. Os bronzes de silcio (Cu-Si) em geral apresentam resistncia corroso semelhante do cobre comercialmente puro, mas possuem melhores propriedades mecnicas e soldabilidade superior. As ligas Cu-Si so muito mais resistentes corroso sob tenso que os lates comuns. Os bronzes de silcio so suscetveis fragilizao por vapor em alta presso e devem ser testados para comprovar adequao ao servio em ambiente agressivo antes de serem especificados para a fabricao de componentes usados em altas temperaturas. Os bronzes de alumnio (Cu-Al) contendo de 5 a 12 % de alumnio possuem excelente resistncia corroso pelo impacto de partculas e gotas e oxidao em alta temperatura. Resistem bem abraso mecnica e ao ataque qumico de solues de sulfetos. Quando o teor de alumnio inferior a 8 % a liga monofsica e resiste bem maioria dos tipos de ataques corrosivos, porm acima de 8 % de alumnio a liga bifsica (fases alfa e beta) em alta temperatura (565 C ou acima) e o resfriamento rpido mantm estas fases temperatura ambiente. Entretanto, o aquecimento posterior a temperaturas intermedirias (entre 320 e 565 C) leva decomposio da fase beta numa mistura eutetide de fases alfa e gama 2 de aspecto lamelar ou nodular. A fase beta j menos resistente corroso do que a fase alfa e a microestrutura eutetide (alfa + gama 2) ainda menos resistente corroso. Em alguns ambientes particularmente agressivos a fase beta e o eutetide podem ser atacados de modo seletivo semelhante dezincificao dos lates. Um tratamento trmico adequado

envolvendo aquecimento em alta temperatura, resfriamento rpido e revenimento em temperaturas intermedirias aplicado a ligas bifsicas como C624 e C954, por exemplo, resulta numa microestrutura de fase beta revenida com cristais novamente precipitados de fase alfa, uma combinao que apresenta resistncia corroso superior das ligas normalmente recozidas. Pequenas partculas de formato arredondado ou rosetado, e ricas em ferro, aparecem na microestrutura de bronzes de alumnio quando o teor de ferro superior a 0,5 %. Estas partculas s vezes conferem um aspecto de corroso, mas no apresentam efeito comprovado nas taxas de corroso. Os bronzes de alumnio contendo nquel apresentam uma microestrutura mais complicada, incluindo a fase K. O nquel parece alterar as caractersticas de corroso da fase beta, conferindo maior resistncia perda de elementos de ligas e corroso por cavitao causada pela maioria dos lquidos. Para as ligas C632 e talvez C958 tratamentos trmicos de solubilizao, resfriamento rpido e revenido em temperaturas intermedirias podem aumentar a resistncia perda de elementos de liga. A liga C957, contendo alto teor de mangans, apresenta resistncia corroso inferior das ligas C955 e C958, que possuem menores teores de mangans e maiores teores de alumnio. Os bronzes de alumnio em geral so adequados para servio em ambientes contendo cidos minerais no oxidantes, como os cidos fosfrico (H3PO4), sulfrico (H2SO4) e clordrico (HCl), cidos orgnicos, como o lctico e o actico (CH3COOH) e oxlico, solues salinas neutras como as de cloreto de sdio (NaCl), hidrxido de potssio (KOH) e hidrxido de amnia anidro (NH4OH), vrios tipos de guas naturais, incluindo gua do mar, gua salobra e guas potveis. Entretanto, o uso dessas ligas deve ser evitado em alguns ambientes, como os que contm cido ntrico (HNO3), alguns sais metlicos como cloreto frrico (FeCl3) e cido crmico (H2Cr2O4), hidrocarbonetos cloretados e midos e HN3 mido. A aerao pode resultar em corroso acelerada em muitos meios aparentemente compatveis. A exposio a elevadas tenses trativas em ambientes contendo NH3 pode resultar em corroso sob tenso. Em alguns ambientes a corroso pode reduzir o limite de resistncia fadiga em at 25 a 50 % do valor obtido em condies ambientais normais [8].

Referncias bibliogrficas
[1] - Gomes, M.R. & Bresciani Filho, E. - "Propriedades e Usos de Metais No-ferrosos", ed. ABM, So Paulo, 1987, captulo 3. [2] - Brooks, C.R. - "Heat Treatment, Structure and Properties of Nonferrous Alloys", ed. ASM, Metals Park, 1988, captulo 8. [3] - Butts, A. - "Copper, the Science and Technology of the Metal, its Alloys and Compounds", ed. Reinhold Publishing Corporation, New York, 1954, 3 th printing 1960. [4] - Philips, A. - "Metais e Ligas No Ferrosas", Instituto Militar de Engenharia (IME), Rio de Janeiro, 1971. [5] - Metalurgia do P, Vicente Chiaverini, ABM, 4 edio, So Paulo, 2001, pginas 294 a 296. [6] - Burke, J.E.; Kenyon, R.L., Burghoff, H.; Hobbs, J.T.; "Grain Control in Industrial Metallurgy", American Society for Metals (ASM), Cleveland, Ohio, USA, 1949, p.158 - 208. [7] Dawson, R.J.C. Fusion Welding and Brazing of Copper and Copper Alloys, NewnesButterworths, London, 1973, captulos 2 e 3, p.14-42. [8] Metals Handbook, 9 th edition, Volume 13 Corrosion, ASM, Metals Park, Ohio, USA, 1987, Corrosion of Copper and Copper Alloys, p.610-611. Este material encontra-se publicado na seo de Metais e Ligas de www.infomet.com.br

Potrebbero piacerti anche