Sei sulla pagina 1di 5

A descoberta do Caminho Martimo para a ndia e Brasil Em 1497, reinado de D.

. Manuel I, saiu de Lisboa uma poderosa armada comandada por Vasco da Gama;
Aps dez meses de viagem, a aramada chegou a Calecute cidade comercial indiana; Rota do Cabo rota martima que liga a Europa a sia; Em 1500, uma armada comandada por Pedro lvares Cabral descobre o Brasil. Rumava ndia, porm um pequeno desvio fez com que esta atingisse as terras de Vera Cruz.

Portugueses na frica Negra


No inicio do sculo XV, frica era povoada por povos recoletores, organizados em estados ou imprios; Durante esse sculo e o sculo seguinte, Portugal no procurou conquistar essas terras, apenas fixar-se na costa para comrcio martimo; Comrcio principal: escravos, marfim e especiarias; Principais feitorias: S. Jorge da Mina troca principalmente de ouro -, Moambique e Sofala; Arquiplagos de Cabo Verde e So Tom e Prncipe desabitados. Colonizao de Cabo Verde lenta devido s temperaturas e aridez do solo. Cabo Verde: criao de gado e agricultura. Clima de So Tom quente e hmido frtil. Activa produo de acar. Morte de colonos europeus devido s doenas tropicais. Arquiplagos atlnticos entreposto de escravos reenviados para Europa e Amrica. Nos arquiplagos atlnticos, a populao foi cedo cristianizada, tendo sido criados bispados. No continente africano, foram feitas vrias tentativas de cristianizao.

O imprio portugus no Oriente


A sia era no sculo XVI um mundo desenvolvido, urbano e poderoso. Tinha uma agricultura diversificada, incluindo a produo de especiarias. Tinha tambm um grande desenvolvimento tcnico, que proporcionava o desenvolvimento da indstria: sedas, porcelanas, tecidos de algodo, objetos lacados e papel A sia estava dividida em estados rivais. As principais religies eram o budismo e o hindusmo. Havia ainda populaes com a religio muulmana. Os portugueses, tal como em frica, no pretendiam um imprio territorial, mas sim comercial. A principal oposio era os Muulmanos, devido ao seu controlo do Oceano ndico, Mar Vermelho e Golfo Prsico. Afonso de Albuquerque foi, talvez, a figura que mais se notabilizou na conquista da ndia e do Oceano ndico. Tentou garantir o domnio de cidades como Goa, Ormuz e Malaca; estas cidades permitiam controlar centros de comrcio importantes do Oceano ndico; nestas zonas eram colocadas feitorias. Os portugueses tentaram construir assim um monoplio comercial. Goa era a capital portuguesa no mundo asitico uma cidade europeizada na sia; moravam aqui os principais governadores; Todas as mercadorias negociadas eram enviadas para Goa onde chegavam e saiam todos os anos as armadas portuguesas. Foi criada a casa da ndia, que organizava armadas, controlava o comrcio entre Portugal e o Oriente e procedia a venda de especiarias para a toda a Europa; A relao dos portugueses com os asiticos variou bastante: por vezes era colaborante e amigvel; outras vezes era conflituosa (devido a questes comerciais ou religiosas); Apoiados pelas autoridades portuguesas, eram feitos frequentemente casamentos mistos, com um fim: criar uma cultura prpria miscigenao. Desde que os portugueses marcavam presena no Oriente que eram enviados missionrios com o intuito de converter as populaes ao cristianismo. Foram os Jesutas que se destacaram como os mais persistentes evangelizadores. Apesar da existncia de outras religies, foi conseguida a criao de comunidades crists.

A colonizao portuguesa do Brasil


Quando os portugueses chegaram ao Brasil, este era constitudo na sua maior parte por floresta. Era habitado por amerndios semi-nmadas. Os portugueses s conseguiram explorar um nico produto: o pau-brasil. Manifestaram pouco interesse pelo territrio. A partir de 1530, espanhis e franceses comearam a instalar-se na costa. Assim, os portugueses comearam a tentar defender-se e colonizar o seu territrio. Tal como nas ilhas atlnticas, tambm o Brasil foi dividido em capitanias. Os capites donatrios deviam povoar o territrio e desenvolver a sua agricultura. Sofrendo rivalidade por parte de outras capitanias e frequentes ataques dos ndios, o Brasil teve o seu primeiro governador geral em 1549, Tom de Sousa. Com Tom de Sousa seguiram mais de mil colonos e missionrios. No fim do sculo XVI, contavam-se em territrio brasileiro cerca de 25 000 pessoas, constitudo por portugueses e mestios. Ao mesmo tempo, eram importados escravos africanos para mo-de-obra nas plantaes de cana-de-acar. A produo de acar tornou-se a mais importante actividade econmica brasileira.

O imprio espanhol da Amrica


No sculo XIV havia contrastes na Amrica: a maioria das populaes era nmada; porm, havia trs grandes civilizaes: Incas, Maias e Astecas; Estas grandes civilizaes eram bastante desenvolvidas: agricultura bem explorada, com recursos a tcnicas de irrigao. Tinham tambm um grande nvel cultural herana de arquitetura, escultura, cermica e ourivesaria de grande qualidade; Os espanhis iniciaram a colonizao das Antilhas em 1519, colonizando mais tarde a Amrica Central e a Amrica do Sul; Conquista rpida: uso de armas de fogo, efeito surpresa e aliana com tribos ndios; Grande extenso da Amrica ocupada pelos espanhis. Aproveitamento das riquezas saque dos tesouros dos ndios; explorao das minas de ouro e de prata. Grandes consequncias demogrficas diminuio da populao devido violncia da conquista , dureza dos trabalhos obrigatrios e doenas desconhecidas. Ao missionria converso das populaes locais ao cristianismo.

O comrcio mundial
Expanso ibrica: novas rotas comerciais; comrcio intercontinental; A Europa exportava produtos manufaturados, cereais e vinho Amrica - , tecidos, cereais e quinquilharias frica -, e ouro, prata, cobre e chumbo para a sia. Recebia prata, ouro, acar e madeiras da Amrica, ouro , escravos, marfim e malagueta de frica e da sia especiarias, sedas, porcelanas, tapetes, perfumes, pedras preciosas e madeiras. Produtos raros passaram a uso corrente alterao dos hbitos do quotidiano. Portugal e Espanha eram dois grandes eixos do comrcio mundial. Lisboa era cabea do imprio portugus Amrica do Sul, frica e sia. Sevilha era a capital do imprio espanhol Amrica Central e do Sul. Porm, a Anturpia era a principal distribuidora e vendedora de mercadorias devido sua localizao. As mercadorias eram bastante lucrativas, pois eram vendidas a preos bastante altos. Quem mais enriqueceu com as mercadorias foram os mercadores e banqueiros alemes e italianos. Investiram em novos negcios, obtendo grandes lucros. Financiaram reis portugueses e espanhis, atravs de emprstimos a elevados juros.

Origens do renascimento
Enquanto se descobria um mundo novo, o homem queria descobrir-se a si prprio. As ideias do teocentrismo medieval substituram-se pela nova viso antropocntrica. Os artistas e pensadores da Grcia e Roma Antigas j tinham centrado o seu interesse na descoberta do homem. Este interesse ressurgiu nos finais da Idade Mdia na Europa.

A cultura clssica era de novo admirada. o renascer da cultura greco-romana que se d o nome de Renascimento. O Renascimento foi um movimento de renovao intelectual, artstica e transformao da mentalidade. As suas origens so italianas. Itlia tinha prsperos centros de comrcio. Os seus mercadores praticavam o mecenato cultural. Por outro lado, a Itlia era constituda por estados rivais. Abundavam em Itlia os vestgios da arte greco-romana. A partir de Itlia, o movimento renascentista estendeu-se ao resto da Europa. As condies econmicas resultantes da expanso permitiam acompanhar estas inovaes.

Humanismo e criao literria


Os intelectuais dos sculos XV e XVI eram grandes admiradores da cultura clssica e dos valores humanos. So chamados humanistas. Eram bons conhecedores do grego e do latim, e estudaram grandes autores antigos. Os humanistas tinham uma nova viso do mundo, e faziam crticas ao saber tradicional, e aos problemas sociais e polticos. Foi assim desenvolvido o individualismo cada indivduo tinha uma opinio pessoal, e as suas realizaes devem ser valorizadas. Havia vrios humanistas importantes, estrangeiros e portugueses. Entre os estrangeiros, destacam-se Maquiavel, Thomas More e Erasmo de Roterdo que faziam crticas sociedade, considerando os seus valores adequados s elites sociais. Houve ainda grandes dramaturgos, como William Shakespeare, Molire e Dante. Entre os portugueses destacam-se Antnio de Gouveia, Andr de Resende, Andr de Gouveia e Damio de Gis. No sculo XV, foi inventada a imprensa por Gutenberg. Esta inveno teve uma grande importncia, pois eram divulgadas com mais facilidade grandes obras da literatura mundial, devido sua fcil tiragem. Foi um grande avano no conhecimento mundial.

O alargamento da compreenso da Natureza


No sculo XV, a base dos conhecimentos relativos ao Universo, Natureza e ao Homem eram ainda obras da Antiguidade greco-romana. No entanto, a admirao pelos grandes sbios antigos no impediu o aparecimento de crticas em relao ao saber herdado. Os conhecimentos eram analisados, no rejeitados. A partir de 1400 desenvolveu-se a ideia de que todo o saber teria de ser confirmado pela razo e pela experincia. Os portugueses tambm tiveram um papel importante, atravs dos conhecimetos adquiridos nas suas viagens de descoberta. Os maiores avanos da poca deram-se na astronomia e na anatomia. At 1543, era aceite o sistema geocntrico. A partir desse ano foi aceite o modelo de Coprnico sistema heliocntrico Os conhecimentos relativos ao corpo humano durante a idade mdia eram bastante rudimentares. Durante o Renascimento foram aplicadas tcnicas como a dissecao de cadveres que permitia a sua anlise. Os conhecimentos da anatomia evoluram bastante. A nova mentalidade renascentista era aberta ao estudo de todos os ramos do saber.

A arte renascentista
A arquitetura do Renascimento nasceu em Itlia, e espalhou-se pela Europa no sculo seguinte. Os arquitetos puseram de parte a arquitetura medieval gtica, e inspiraram-se nos modelos da arquitetura greco-romana. A escultura e a pintura foram tambm buscar inspirao aos modelos antigos. A principal caraterstica da arte renascentista o classicismo. Na arquitetura so utilizados elementos inspirados na arquitetura greco-romana: as ordens, o arco de volta perfeita, o fronto, a abbada de bero, a cpula. H uma grande preocupao com o equilbrio geomtrico e simetria na distribuio dos volumes. Foi abandonada a verticalidade, passando a predominar a horizontalidade cornijas e balaustradas. A decorao feita com elementos inspirados na natureza, medalhes de baixo-relevo estatuas de personagens da mitologia antiga. Foram construdos palcios e igrejas com a arte renascentista, onde se destacou o artista Miguel ngelo. Os escultores renascentistas representam as figuras com grande naturalismo e harmonia, baseando no estudo da anatomia.

Miguel ngelo produziu obras como David e Piet Itlia e Flandres foram os dois grandes pontos de desenvolvimento da pintura, com grandes inovaes tcnicas: pintura a leo e utilizao da perpetiva. As principais carateristicas da pintura so o equilbrio da composio, onde para se o obter se usa a tcnica da pirmide, e o naturalismo. So introduzidos novos temas na pintura: para alm dos religiosos, surgem emas como mitologia greco-romana, quotidiano e retrato. Os principais pintores do renascimento foram Leonardo da Vinci, Miguel ngelo, Bottecelli e Van Eyck.

A arte em Portugal
Apesar de na Itlia se afirmar as tendncias renascentistas, alguns pases europeus continuaram a atilizar o gtico. Em Portugal, o gtico teve a sua fase final no reinado de D. Manuel I e D. Joo III gtico-manuelino. Os elementos utilizados so de carcter naturalista, inspirados nas atividades nuticas, e com emblemas nacionais. Os monumentos manuelinos mais significativos so o Mosteiro dos Jernimos, a Torre de Belm e o Convento de Cristo. No reinado de D. Manuel, o renascentismo comea a ser introduzido, verificando a sua existncia em vrios monumentos nacionais. No reinado de D. Joo III notam-se influncias do maneirismo, que alteram os modelos clssicos. A pintura renascentista nasce em Portugal no sculo XV. Tem influncias flamengas, devido s relaes econmicas com a Flandres. Os painis de S. Vicente de Fora so a obra mxima da pintura em Portugal no sculo XV.

A crise religiosa: a reforma protestante


At ao sculo XVI, a Igreja exercia um forte poder na sociedade europeia. Os membros do alto clero viviam do luxo e da opulncia, ao contrrio das ideias de pobreza de algumas ordens religiosas. A corrupo e imoralidade eram frequentes entre clrigos. Alguns humanistas cristos apelaram para que fosse feita uma reforma na Igreja moralizao dos clrigos e conduo do cristianismo sua pureza original. Os papas no aceitavam as crticas. O papa Leo X enviou, em 1513, pregadores a muitos lugares com o intuito de estes, ao contriburem com dinheiro, lhe ser concedida uma bula de indulgncias, um documento onde os crentes eram perdoados dos seus pecados. Martinho Lutero, monge alemo, criticava publicamente as doutrinas de indulgncia. Publicou as Noventa e Cinco Teses. Acabou excomungado pelo papa e s se livrou da condenao morte na fogueira devido proteco dos prncipes alemes. Lutero estendeu as suas crticas igreja catlica. Ensinava que o crente no podia alcanar a eterna salvao sem recorrer s boas prticas e mediao do clero. O homem devia ter f para se salvar tinha de acreditar em Cristo e na sua palavra. Foi traduzida a bblia para a sua lngua, o alemo, para que os crentes pudessem conhecer a palavra de Cristo sem intermdio do clero. O culto devia limitar-se leitura da Bblia e cntico dos hinos. Os sacramentos foram reduzidos, e abolido o culto dos santos e da Virgem Maria. As ordens religiosas deviam ser extintas, bem como o celibato eclesistico e a obteno de propriedades pela igreja. Os prncipes alemes apoiaram o luteranismo, para que as propriedades das igrejas lhe passassem a pertencer. A estas ideias d-se o nome de reforma protestante.

A reao da Igreja Catlica


Em meados do sc. XVI, o luteranismo tinha triunfado quase toda a Alemanha e continuava a espalhar-se pelo Norte da Europa. Calvino, da Sua, adoptou uma doutrina mais rgida que a luterana, onde predominava a ideia que cada pessoa estava destinada a salvar a sua alma, ou a perd-la. O calvinismo difundiu-se na Holanda, Esccia e Frana. Por outro lado, na Inglaterra, Henrique VIII fundou a Igreja Anglicana, onde ele era o chefe supremo, e onde pretendia conciliar os princpios luteranos com os catlicos.

Havia duas realidades na Europa: a Europa do Norte era protestante, ao contrrio da Europa do Sul que era catlica. Havia violentos confrontos dentro dos pases, bem como entre outros pases. Ao avano do reformismo, foi fundado outro movimento de combate s ideias protestantes contra-reforma e de renovao interna reforma catlica. Os bispos reunidos no Conclio de Trento analisavam as ideias protestantes. A Igreja Catlica no aceitava as mudanas. Os dogmas da f foram reafirmados, mantidos os sete sacramentos e reforado o culto dos santos e da Virgem Maria. O seu objetivo era reformar os costumes da Igreja para uma criar uma mais severa, que conservava o celibato eclesistico. Em 1539 foi criada a Companhia de Jesus, para defender o Catolicismo e promover a sua difuso. Os Jesutas dedicavam-se a missionao, faziam barreira contra as ideias protestantes, pregavam e ensinavam. Foram ainda usados dois outros instrumentos de combate: o Index e a Inquisio. O Index era lista de livros cuja leitura era proibida aos Catlicos. A Inquisio era um tribunal eclesistico destinado a defender os bons costumes, e julgava quem no os praticava. Procedia tambm censura da produo da cultura.

O caso peninsular
As ideias do reformismo protestante permaneceram quase impenetrveis na Pennsula Ibrica. Isto devia-se distncia dos focos de origem e ao das autoridades religiosas e polticas contra o reformismo. Entre estes dois pases havia ainda um problema: a comunidade judaica que aqui permanecia. Os Reis Catlicos espanhis reactivaram a Inquisio e expulsaram os judeus do seu territrio. A Inquisio espanhola era bastante violenta. O mesmo aconteceu em Portugal, onde D. Manuel I publicou uma lei de expulso dos Judeus, ordenando o baptismo a menores de 14 anos e aos que no partissem para o estrangeiro. Os que ficaram eram os cristosnovos. Apesar de convertidos, continuavam a ser considerados suspeitos pela Inquisio, e milhares foram torturados e condenados em cerimnias pblicas: autos-de-f. A cultura era bastante vigiada, atravs do Index e da censura inquisitorial. Alguns humanistas foram perseguidos e torturados, e obras foram alteradas. A Companhia de Jesus constituiu na P. Ibrica um verdadeiro Exrcito de Deus, na defesa do Catolicismo. Foram fundados colgios e universidades. O ensino jesuta opunha-se ao esprito renascentista. Conseguiram travar o reformismo protestante na Pennsula Ibrica e uma acentuada estagnao cultural.

Potrebbero piacerti anche