Sei sulla pagina 1di 6

1

1. MANIFESTAES DE UMIDADE NA EDIFICAO


Segundo QUERUZ (2007), a gua um dos maiores causadores de patologias, seja de forma direta ou indireta, podendo causar prejuzos a edificaes tanto no estado lquido quanto no estado solido e gasoso e pode ser vista como um agente de degradao ou um meio de instalao de outros agentes.

1.1 Causas da umidade nas edificaes, 1.1.1 Umidade de obra Esta causada na fase de construo da edificao, causada pela umidade que ficou nos materiais de construo e manifestando-se aps ocorrer um equilbrio entre o material e o ambiente. Segundo VENTURINI (2009), um exemplo disto seria a umidade contida na argamassa de reboco, que transfere parte de sua umidade para a alvenaria que esta est fixada, necessitando de um maior prazo do que a cura do prprio reboco para entrar em equilbrio com o ambiente interno . Parte da gua absorvida se evapora rapidamente, mas outra parte toma mais tempo que o normal para faz-lo. Esta gua evapora primeiramente na superfcie, em seguida nos poros de maiores dimenses e por final nos poros de menores dimenses, este ultimo pode levar anos para acontecer. A umidade que resta nestes materiais pode causar a perda de resistncia trmica dos mesmos o que contribui para a condensao da gua, causando danos a pea e contribuindo para o surgimento de bolor.

1.1.2 Umidade acidental

Decorrente de falhas nas instalaes hidrulicas, vazamento, rompimento da tubulao. Esta pode ser causada por materiais que j tenham passado do tempo de vida til, sendo necessrio uma analise detalhada de todo o sistema de tubulao da edificao.

2 1.1.3 Umidade por condensao

Este ocorre pela alta taxa de umidade do ar junto de superfcies que estejam com temperatura abaixo do ponto de orvalho, fazendo o ar mido condensar-se e atacando estas superfcies, os materiais mais densos sofrem maiores danos do que aqueles de menor densidade, VENTURINI (2009, apud Klppel e Santana (2006 apud QUERUZ, 2007)) conclui que esse tipo de agente costuma apresentar-se de forma superficial, sem penetrar a grandes profundidades nos elementos.

Segundo HATTGE(2004)Esta manifestao causa alguns dos seguintes efeitos em uma edificao: Aumento da condutibilidade trmica do isolamento trmico; Degradao dos materiais sensveis a gua; Dilatao dos materiais; Formao de bolhas na alvenaria que tendem a causar danos nas pinturas

1.1.4 Umidade Ascensional do Solo ou terreno

Em setores como subsolo, muro de conteno a umidade do solo assim como o nvel do lenol freatico pode causar problemas, a intensidade deste fenmeno diretamente proporcional a taxa de capilaridade destes materiais, tempo de construo da estrutura. Esta umidade ira condensar-se e ascender at o nvel que a quantidade de gua evaporada e a quantidade de gua absorvida pelo solo por capilaridade sejam iguais. Este fenmeno pode gerar transporte dos sais presentes na gua ou no prprio material de construo at o nvel em que ocorre a evaporao, com isso os sais acumulam-se e diminuem o tamanho dos poros, sendo necessrio um maior nvel para a gua evaporar-se. A identificao deste fenmeno ocorre com o surgimento de manchas na parte superior da parede dos sais acompanhados na algumas da vezes de

eflorescncias(cristalizao

superfcie

parede),

criptoeflorescncias(cristalizao ocorrendo na parte interna da parede,esta mais difcil de ser encontrada), vegetao parasitaria nos locais de pouca ventilao. Segundo THOMAS apud HATTGE(2004), elementos cermicos, principalmente tijolos

3 insuficientemente queimados e excessivamente porosos, podem apresentar expanso pela incorporao de umidade aps o assentamento, causando fissuras horizontais nas fiadas inferiores das paredes conforme a Figura 1.

Figura 1:Trinca Horizontal na base da Alvenaria por efeito de umidade(THOMAZ,2000 apud HATTGE 2004).

1.1.5 Umidade de Precipitao

Esta aparece tanto em construes novas como em construes antiga. o fenmeno mais comum de umidade pois as construes esto sujeiras a chuva, e junto da chuva ocorre a ao do vento, fazendo a precipitao tomar um sentido horizontal e levando mais gua contra a parede, fazendo esta infiltrar-se nos poros e fissuras ,se esta possuir. A gua infiltra-se e manifesta-se com aparecimento de manchas na parte interior das paredes externas da edificao, sumindo aps o cessar do perodo de chuva, nas zonas que ocorre umedecimento comum o surgimento de bolores e eflorescncias.

1.2 Danos Causados pela Umidade


Segundo VEROZA(1983), a umidade pode causar os seguintes problemas: goteiras, manchas, mofo, apodrecimento, ferrugem, eflorescncias, criptoflorescncias, gelividade e deteriorao. 1.2.1 Goteiras e manchas se a gua atravessa uma pea, ela pode, no outro lado, ficar aderente e ocasionar uma mancha; ou, em caso de quantidades maiores pode ocorrer goteiras ou at fluxo continuo. A umidade gera a deteriorao de qualquer pea estrutural e material de construo, acarretando em uma perda de valor do imovel. Estes dois problemas so os danos mais comuns causados por infiltrao. 1.2.2 Mofo e apodrecimento o apodrecimento da madeira devido ao mofo e bolor. O mofo e o bolor so fungos vegetais cujas razes, penetrando na madeira, destilam enzimas cidas que a corroem. At mesmo nas alvenarias eles causam danos, porque eles tambm ali aderem, escurecendo as superfcies e, com o tempo, desagregando-as. Sendo vegetais, esses fungos precisam de ar e gua. No proliferam em ambientes absolutamente secos. Logo, o mofo e o apodrecimento tambm so decorrentes da umidade. A eliminao do mofo no fcil. Para evitar que aparea preciso eliminar a umidade, o que se consegue com impermeabilizaes e com ventilao, que secam as superfcies e removem os esporos (sementes). Mas depois que as razes atingem maior profundidade difcil elimina-las. . 1.2.3 Ferrugem/Oxidao/Corroso Pode-se definir corroso como a interao destrutiva de um material com o ambiente, seja por reao qumica, ou eletroqumica. Basicamente, so dois os processos principais de corroso que podem sofrer as armaduras de ao para concreto armado: a oxidao e a corroso propriamente dita. Por oxidao entende-se o ataque provocado por uma reao gs-metal, com formao de uma pelcula de xido. Este tipo de corroso extremamente lento

5 temperatura ambiente e no provoca deteriorao substancial das superfcies metlicas, salvo se existirem gases extremamente agressivos na atmosfera. Corroso conduz formao de xidos/hidrxidos de ferro, produtos de corroso avermelhados, pulverulentos e porosos, denominados ferrugem, e s ocorre nas seguintes condies: deve existir um eletrlito; deve existir uma diferena de potencial; deve existir oxignio; podem existir agentes agressivos.

1.2.4 Eflorescncias

Segundo FREITAS(2009) eflorescncias so depsitos cristalinos de cor branca que surgem na superfcie do revestimento, como piso (cermicos ou no), paredes e tetos, resultantes da migrao e posterior evaporao de solues aquosas salinizadas. Estes depsitos acontecem quando ocorre o transporte dos sais solveis nos componentes das alvenarias, nas argamassas de emboo, de fixao, de rejuntamento ou nas placas cermicas pela gua na construo. Esses sais em contato com o ar se solidificam, causando depsitos. Em situaes com ambientes constantemente molhados e com algum tipo de sais de difcil secagem, estes depsitos apresentam-se com uma exsudao na superfcie, aparentando ento a cor branca nas reas revestida, comprometendo os aspectos relacionados esttica. 1.2.5 Criptoflorescncias tambm so formaes salinas, de mesma causa e mecanismo que as eflorescncias, mas agora os sais formam grandes cristais que se fixam no interior da prpria parede ou estrutura. Ao crescerem, eles podem pressionar a massa, formando rachaduras e at a queda da parede. O maior causador de eflorescncia o sulfato. Os sulfatos, ao receberem gua, aumentam muito de volume. Mesmo que a presso seja pequena, as criptoflorescncias fazem desagregar os materiais, principalmente na camada superficial.

6 Gelividade o fenmeno causado pelo congelamento da umidade existente nos poros dos materiais, na presena de temperaturas entre 0 a 6 C, aumentando de volume e desagregando continuadamente a face do material. Assim sendo, a gua depositada nos poros e canais capilares dos tijolos e do concreto congela em dias frios. Ao congelar aumenta de volume. No miolo, este aumento de volume contido pela massa do tijolo, e se traduz por calor, que ento impede o congelamento. Mas na superfcie a resistncia menor, formando-se gelo que desloca as camadas mais extensas, desagregando paulatinamente o material. Ento a superfcie dos tijolos comea a se desgastar, parecendo lixada. Geralmente toma a forma convexa. No havendo a penetrao da gua, no haver gelividade.

Potrebbero piacerti anche