Sei sulla pagina 1di 2

A TICA DA CONVICO VERSUS A TICA DA RESPONSABILIDADE

06/02/2007 Por Egidio Vaz O ingresso na carreira poltica gera um dilema fundamental para polticos: seguir a sua convico pessoal ou tomar decises impostas pelas circunstncias. Em muitos casos, os eleitores acusam os governantes e legisladores de serem traidores ou oportunistas, figuras que, uma vez eleitas, se esquecem das suas promessas ou, nalguns casos, o que escreveram. Isso ocorre do ponto de vista poltico, porque as decises desses polticos no so tomadas livremente. Muito pelo contrrio, o poltico precisa ter em conta uma srie de condicionamentos que tornam impraticveis certas aces que correspondam a um juzo de valor pessoal. Para entendermos o que tica de convico e tica de

responsabilidade, precisamos de alguns esclarecimentos preliminares.

A NOO DE TICA

A discusso sobre tica remonta a Antiguidade grega. Naquele perodo, filsofos como Scrates, Plato e Aristteles buscavam produzir um conhecimento capaz de fornecer respostas absolutas para todos os tipos de questionamento humano. Na sua obra clssica intitulada tica a Nocmaco, Aristteles sistematizou padres de comportamento tico no relacionamento entre os cidados. Para ele, a principal forma de exercitar o comportamento tico era atravs do dilogo. Nos dilogos, os cidados exercem a arte do contraditrio, na qual as frases emitidas possuem um padro de verdade e mentira.

MAX WEBER ESTABELECEU, EM PRINCPIOS DO SCULO XIX, A DISTINO ENTRE A TICA DA CONVICO E TICA DA

RESPONSABILIDADE.

Para Weber, quanto maior o grau de insero de determinado poltico na arena poltica, maior o afastamento das suas convices pessoais e adopo de comportamentos orientados pelas circunstncias. Este afastamento de crenas e suposies pessoais e a adopo de medidas, muitas vezes contraditrias, determinado pela tica da convico e pela tica da responsabilidade. A tica da convico , para Weber, o conjunto de normas e valores que orientam o comportamento do poltico na sua esfera privada. J a tica de responsabilidade representa o conjunto de normas e valores que orientam a deciso do poltico a partir da sua posio como governante ou legislador. Tomemos como exemplo, o caso de um governante que tenha a convico pessoal de que necessria a reduo de impostos. Esse governante pode ter realizado uma campanha eleitoral focalizando esse tema e essa necessidade: reduo da carga tributria, conforme suas crenas particulares. Porm, uma vez governo, depara-se com a escassez de recursos financeiros para atender servios bsicos como a segurana social, educao, sade, etc. Perante esse dilema, o governante precisa tomar uma deciso: ou seguir uma norma particular (tica de convico), e reduz os impostos sabendo que vai faltar dinheiro para o Estado cumprir com as suas responsabilidades; ou toma outra medida, como governante (tica de responsabilidade), mantendo ou elevando os impostos para da viabilizar recursos necessrios para o normal funcionamento do Estado. A distino proposta por Weber entre convico e responsabilidade traduz um dilema que certamente aparecer nalgum estgio da carreira de qualquer poltico. Tal distino permite aos eleitores e analistas, uma compreenso mais elevada dos meandros do mundo poltico. Porm, muito importante ter em mente que a distino no significa uma carta em branco para que os polticos traiam as suas promessas; ela apenas reconhece a necessidade de adaptao s circunstncias.
FONTE: http://egidiovaz.wordpress.com/2007/02/06/a-etica-da-conviccao-versus-aetica-da-responsabilidade/

Potrebbero piacerti anche