Sei sulla pagina 1di 2

1

1. INTRODUO forte o interesse de muitas pessoas, inclusive de jovens, em querer entrar no mercado e galgar posies gerenciais ou adotar uma postura empreendedora, abrindo seu prprio negcio. Neste mesmo cenrio, o surgimento de novas pequenas e mdias empresas tm aumentado muito, ocupando mais mo de obra. Porm, o caminho para alcanar tanto posies gerenciais quanto abrir o prprio negcio exige algo mais que interesse, exige uma srie de competncias (SEBRAE, 2009). A funo gerencial envolve a apreenso de conhecimentos sobre administrao, capacidade de realizao de diagnsticos de problemas administrativos e sua relao com os fatores organizacionais, estabelecendo as interaes humanas para o trabalho e a habilidade para a ao (DAMELIO, 2007). A partir disso, percebe-se a necessidade de pesquisar sobre os papis pessoais e comportamentais do gerente, a fim de que ele possa aprender e aplicar competncias que lhe permita a otimizao de pontos fortes, minimizao dos pontos vulnerveis, aprimoramento dos estilos de trabalho produtivos e posturas positivas (CHEETHAM; CHIVERS, 1998 apud DAMELIO, 2007). importante que o efetivo aprendizado da funo gerencial ocorra de forma a promover o sucesso, pois as unidades produtivas das pequenas e mdias empresas representam 98% das 5.1 milhes de empresas brasileiras e empregam cerca de 60% dos empregados com carteira assinada no Brasil. Todavia, uma pesquisa realizada pelo SEBRAE (2004) revelou que cerca de 60% das empresas pequenas desaparecem antes dos cinco anos de vida, devido deficincia de gesto, problemas de competitividade e alta carga tributria (SEBRAE-SP, 2004). Sobre essa tica, constata-se que o desenvolvimento das pequenas e mdias empresas pode estar condicionado, na maioria das vezes, aprendizagem da funo gerencial, ou seja, ao desenvolvimento de competncias gerenciais. Ao longo deste estudo ser identificado o perfil da funo gerencial e o processo para a aprendizagem desta funo, nas pequenas e mdias empresas.

1.1 Problema de Pesquisa Neste contexto, o problema desta pesquisa : como ocorre a aprendizagem da funo gerencial em pequenas e mdias empresas?

1.2 Objetivos O objetivo geral desta pesquisa identificar como ocorre a aprendizagem da funo gerencial em pequenas e mdias empresas. Os objetivos especficos so: a) identificar as competncias gerenciais; b) identificar o conceito e as atribuies da funo gerencial; c) identificar os processos de aprendizagem individual dos gerentes.

1.3 Justificativa A principal justificativa apresentao deste trabalho est relacionada importncia do desempenho das pequenas e mdias empresas atravs do desempenho da funo gerencial. De acordo com Sarsur e Cruz (2003 apud DAMELIO, 2007, p. 25), "o desempenho dos gestores uma questo imbricada no desempenho organizacional, pois so eles os responsveis pela efetivao das estratgias, utilizao adequada de recursos e concluso das equipes. Desta forma, evidencia-se a relao entre o aprendizado da funo gerencial e o desenvolvimento das pequenas e mdias empresas. No que diz respeito ao futuro do mercado de trabalho, seguindo as tendncias, as atividades organizacionais se concentraro, potencialmente, nas pequenas e mdias empresas (SEBRAE, 2006). H cada vez menos empregos nas grandes empresas e a estabilidade algo praticamente inexistente. Neste cenrio, principalmente para os mais jovens, conseguir emprego em empresas menores ou empreender mais vivel. Percebe-se ainda que as pequenas e mdias empresas morrem durante fases expansionistas, devido falta de planejamento do negcio. necessrio estudar formas para diminuir o alto ndice de mortalidade, para garantir os empregos e o desenvolvimento nos prximos anos (SEBRAE, 2006).

Potrebbero piacerti anche