Sei sulla pagina 1di 6

Construo identitaria do malandro e do trabalhador em A morte e a morte de Quincas Berro DAgua de Jorge Amado e nas msicas de Chico Buarque.

Mariana Goldman Jorge Amado escreve o romance A morte e a morte de Quincas Berro DAgua em 1961. Nesse romance, Jorge Amado conta a histria de Joaquim Soares da Cunha e de sua dupla, o talvez tripla, morte. Joaquim Soares da Cunha era um funcionrio exemplar, pai, esposo e cidado de bem. Depois de 25 anos na Mesa de Rendas, quando Joaquim se jubilar, decide largar tudo e mudar sua vida. Para desgosto da famlia, ele vai a zona de meretrcio de Salvador para se juntar malandragem da cidade e torna-se Quincas, o cachaceiro-mor, o rei dos vagabundos da Bahia. Para a famlia essa a primeira morte de Joaquim: a morte moral, a morte do verdadeiro Joaquim que morreu quando caiu na vida dissoluta da capital baiana. A segunda morte sua morte natural no leito pobre de um cortio da ladeira do Tabuo... o seria sua verdadeira morte aquela que ele escolheu, quando fora embarcado para o outro mundo algumas horas depois, no mar da Bahia, onde sempre desejara ser sepultado? No romance nos podemos ver duas representaes do homem brasileiro opostas e complementrias: o trabalhador e o malandro. Vamos analisar estas representaes no romance o nas msicas doutro artista que retrata a cultura popular: Chico Buarque. A construo da identidade nacional foi objeto de uma obra fundamental das cincias sociais no Brasil: Razes do Brasil de Srgio Buarque de Holanda, o pai de Chico. Nessa obra, o autor aborda aspectos centrais da histria da cultura brasileira. O livro consiste em uma macro-interpretao do processo de formao dessa sociedade e uma reflexo sobre sua plasticidade identitria. No captulo dois, Sergio Buarque analisa dois tipos de homens que fundaram a identidade brasileira: o aventureiro e o trabalhador.
O portugus vinha para a colnia buscar riqueza sem muito trabalho, alm disso, eles preferiam a vida aventureira ao trabalho agrcola. Nesse contexto, a mo-de-obra escrava apareceu como elemento fundamental em nossa economia. O Brasil no conhece outro tipo de trabalho que no seja o escravo. O trabalho mecnico era desprezado no Brasil. A moral da senzala era a preguia. (Sergio Buarque, Razes de Brasil) Video: Razes de Brasil. 8.19 a 10.05

Sergio Buarque define o trabalhador como


...aquele que enxerga primeiro a dificuldade a vencer, no o triunfo a alcanar. O esforo lento, pouco compensador e persistente, que, no entanto, mede todas as possibilidades de esperdcio e sabe tirar o mximo proveito do insignificante, tem sentido bem ntido para ele. Seu campo visual naturalmente restrito. A parte maior do que o todo (1984, p.13).

Nesta categoria de trabalhador podemos ver Joaquim Soares de Cunha que trabalha todos dias na Mesa de Rendas. Um cidado respeitvel :
Joaquim Soares da Cunha, de boa famlia, exemplar funcionrio da Mesa de Rendas Estadual, de passo medido, barba escanhoada, palet negro de alpaca, pasta sob o brao, ouvido com respeito pelos vizinhos, opinando sobre o tempo e a poltica, jamais visto num botequim, de cachaa caseira e comedida. (A morte, Captulo 2)

O santeiro informava em voz baixa: a filha. Tinha filha, genro, irmos. Gente distinta. O genro funcionrio, mora em Itapagipe. Casa de primeira... (A morte, Captulo 3)

Mais Joaquim Soares da Cunha, correto funcionrio da Mesa de Rendas Estadual, aposentado aps vinte e cinco anos de bons e leais servios, esposo modelar, a quem todos tiravam o chapu e apertavam a mo no desejava seguir nessa vida. Vanda recorda seu pai no captulo seis como algum que raramente sorria. Parece um homem diferente daquele que ser o patriarca do baixo meretrcio. A filha
Recordava tambm a homenagem que amigos e colegas lhe prestaram, ao ser Joaquim promovido na Mesa de Rendas. A casa cheia de gente. Vanda era mocinha, comeava a namorar. Nesse dia quem estourava de contentamento era Otaclia, no meio do grupo formado na sala, com discursos, cerveja e uma caneta-tinteiro oferecida ao funcionrio. Parecia ela a homenageada. Joaquim ouvia os discursos, apertava as mos, recebia a caneta sem demonstrar entusiasmo. Como se aquilo o enfastiasse e no lhe sobrasse coragem para diz-lo.

O filho do Sergio Buarque, Chico, explora tambm os processos de formao da sociedade brasileira com os distintos esteretipos que aparecem em suas msicas: malandros, trabalhadores, vagabundos, operrios, "macunamas", pcaros. Numa de suas msicas reflexiona sobre um personagem parecido ao Joaquim que ouvia os discursos: o protagonista da msica Cotidiano tambm no tem coragem para abandonar uma vida dura e desgastante.
Ao analisar a letra de Cotidiano, por exemplo, em que o marido trabalhador o narrador que descreve a sua rotina, repetitiva e desgastante, ao mesmo tempo em que pontua seu dia-a-dia com a presena de sua mulher; pode-se notar seu desejo de abandonar esta "vida dura de trabalho". Entretanto, ele resiste idia. "Todo dia eu s penso em poder parar/ meio-dia eu s penso em dizer no/ depois penso na vida pra levar/ e me calo com a boca de feijo".

Na msica Pedro Pedreiro o protagonista tambm espera que sua realidade mude, mais ele no faz outra cosa que esperar: Ele est "esperando o trem/ manh, parece, carece de esperar tambm/ para o bem de quem tem bem/ de quem no tem vintm" Por qu o trabalhador no abandona em geral sua vida onde ele visto como um indivduo e uma pea na engrenagem econmica do lucro e do capital? Para Srgio Buarque de Holanda (1984) o que mantm ao trabalhador numa vida de sacrifcio e sua tica.
Existe uma tica do trabalho, como existe uma tica da aventura. Assim, o indivduo do tipo trabalhador s atribuir valor moral, positivo s aes as que sente nimo de praticar e,

inversamente, ter por imorais e detestveis as qualidades prprias do aventureiro - audcia, imprevidncia, irresponsabilidade, instabilidade,vagabundagem -tudo, enfim, quanto se relacione com a concepo espaosa do mundo, caracterstica desse tipo (op. cit., p.13)

Numa outra msica de Chico Buarque, Construo, o operrio no v outra sada para sua vida de trabalho repetitivo, desgastante, alienante, que a morte:
Morreu na contramo atrapalhando o trfego Amou daquela vez como se fosse o ltimo Beijou sua mulher como se fosse a nica E cada filho seu como se fosse o prdigo E atravessou a rua com seu passo bbado

Mais o protagonista do romance de Jorge Amado junta coragem e um dia abandona sua casa e muda sua vida para construir a identidade que ele quer para si mesmo. Como diz Medeiros de Oliveras et al. em seu ensaio Construo identitria e discurso literrio em A morte e a morte de Quincas Berro DAgua:
Construir a prpria identidade um permanente desafio no sentido de encontrar o equilbrio entre aquilo que se e o que os outros esperam que se seja, fato este que comprova a importncia da alteridade na construo do sujeito. Os contatos estabelecidos, bem como as trocas provenientes desse contato sero exatamente a base para a edificao das identidades dos indivduos.

O rompimento ocorre quando sua filha, Vanda, anuncia o casamento com Leonardo Barreto, uma reproduo fiel do estilo de vida de Joaquim. Apresentado o rapaz, Joaquim qualifica-o como um coitado. Vanda pergunta a seu mesma por qu seu pai havia mudado sua vida assim a sua idade:
Como pode um homem, aos cinqenta anos, abandonar a famlia, a casa, os hbitos de toda uma vida, os conhecidos antigos, para vagabundear pelas ruas, beber nos botequins baratos, freqentar o meretrcio, viver sujo e barbado, morar em infame pocilga, dormir em um catre miservel?

A resposta pode ser o que o narrador diz nesse mesmo captulo:


A verdade que Joaquim s comeara a contar em suas vidas quando, naquele dia absurdo, depois de ter tachado Leonardo de bestalho, fitou a ela e a Otaclia e soltou-lhes na cara, inesperadamente: Jararacas! E, com a maior tranqilidade desse mundo, como se estivesse a realizar o menor e mais banal dos atos, foi-se embora e no voltou. (A morte, captulo 6)

Para Vanda e Otaclia, Joaquim s adquire visibilidade quando comea a exercer sua vontade: ... pois o indivduo tende a defender sua existncia e sua visibilidade social, sua integrao comunidade, ao mesmo tempo em que ele se valoriza e busca sua prpria coerncia (Lipianski in Ruano-Borbalan,1998, p.144).
3

Ao sair de casa, transforma-se no Quincas Berro Dgua. Decai socialmente, pelo menos aos olhos de uma sociedade moralista, mas encontra sua felicidade em meio gente da classe baixa, como marinheiros, prostitutas, capoeiristas. Vindo da classe alta e identificando-se com o baixo estrato, acaba-se tornando o pai da gente. Transforma-se em um malandro. Temos diversas definies do termo malandro:
A primeira associa o malandro ociosidade, falta de trabalho levando-o vagabundagem e criminalidade. o malandro visto como marginal, sem controle, ameaador da ordem social e perigoso para a esfera pblica que preza o trabalho como valor estruturante. A outra imagem relaciona o malandro ao indivduo bem humorado, ligado ao futebol e ao samba, o instaurador do "jeitinho" brasileiro. Gostaria de lembrar ainda como os prprios msicos- e os sambistas, em particular- estiveram muito associados a este modelo de malandragem, com sua vida bomia e desregrada. (Travancas, De Pedro Pedreiro ao Baro da Ralo trabalhador e o malandro na msica de Chico Buarque de Holanda, op.cit.)

Quincas um malandro bomio: no um criminal mais ele tem caractersticas do malandro que est mas perto da lgica do prazer e da busca da felicidade, que tem uma ojeriza ao trabalho
e uma intensa recusa a ser engolido pelo sistema que lhe oferece uma vida sacrificada e miservel, resqucios de uma sociedade escravista. (Travancas,op.cit.)

Em Malandro quando morre Chico Buarque descreve a cena de sua morte com o pai e sua namorada. Como em A morte... este malandro no annimo, sem laos afetivos ou sem espao fsico e social. Mas o malandro de Buarque chorado pela famlia "Velho chorando/ malandro do morro era seu filho/(...) Moa chorando/ que o verdadeiro amor sempre o que morre". Enquanto, em A morte a filha choraria si houvesse mais pessoas no velrio, por obrigao e s para guardar as formas sociais. Em Malandro quando morre Chico diz que "malandro quando morre/ vira samba". Assim com Quincas, cuja morte uma festa. O que morreu Joaquim
Viu o sorriso. Sorriso cnico, imoral, de quem se divertia. O sorriso no havia mudado, contra ele nada tinham obtido os especialistas da funerria. Tambm ela, Vanda, esquecera de recomendar-lhes, de pedir uma fisionomia mais a carter, mais de acordo com a solenidade da morte. Continuara aquele sorriso de Quincas Berro Dgua e, diante desse sorriso de mofa e gozo, de que adiantavam sapatos novos novos em folha, enquanto o pobre Leonardo tinha de mandar botar, pela segunda vez, meia-sola nos seus , de que adiantavam roupa negra, camisa alva, barba feita, cabelo engomado, mos postas em orao? Porque Quincas ria daquilo tudo, um riso que se ia ampliando, alargando, que aos poucos ressoava na pocilga imunda. Ria com os lbios e com os olhos, olhos a fitarem o monte de roupa suja e remendada, esquecida num canto pelos homens da funerria. O sorriso de Quincas Berro Dgua. possvel visualizar o andar do malandro de Chico Buarque, assim como possvel associ-lo ao submundo dos jogos e cabars. E ao afirmar que "o malandro o baro da ral" ele

rene aristocracia e marginalidade em um mesmo tipo social. Ral significando a camada mais baixa da sociedade, a escria. (Travancas, op. cit.)

Vindo da classe alta e identificando-se com o baixo estrato, Quincas acaba-se tornando o pai da gente. Quincas um verdadeiro baro de ral. No romance de Jorge Amado surgem alguns elementos destacados por Antonio Candido na Dialtica de Malandragem e no romance de Manuel Antonio de Almeida, Memria de um sargento de milcias, como a subverso da ordem e a ausncia de culpa que "criam um universo que parece liberto do peso do erro e do pecado. Um universo sem culpabilidade e mesmo sem represso, a no ser a represso exterior". O que sentem culpa e humilhao so os parentes que no podem entender a tica do malandro:
(Vanda) Sentia-se vingada de tudo quanto Quincas fizera a famlia sofrer, sobretudo a ela prpria e a Otaclia. Aquela humilhao de anos e anos. Dez anos levara Joaquim essa vida absurda. Rei dos vagabundos da Bahia, escreviam sobre ele nas colunas policiais das gazetas, tipo de rua citado em crnicas de literatos vidos de fcil pitoresco, dez anos envergonhando a famlia, salpicando-a com a lama daquela inconfessvel celebridade. O cachaceiro-mor de Salvador, o filsofo esfarrapado da rampa do Mercado, o senador das gafieiras, Quincas Berro Dgua, o vagabundo por excelncia, eis como o tratavam nos jornais, onde por vezes sua srdida fotografia era estampada. Meu Deus!, quanto pode uma filha sofrer no mundo quando o destino lhe reserva a cruz de um pai sem conscincia de seus deveres (A morte, Captulo 6)

Em 1972 Chico Buarque comps Partido alto, msica bastante irreverente, que utiliza uma linguagem extremamente coloquial, na qual alguns termos foram censurados e onde ironiza a identidade nacional, ridicularizando-a ao exagero. Esta letra pode apontar para as duas referncias mencionadas. De um lado, o personagem Leonardo de Memrias de um sargento de milcias e de outro para Macunama. O compositor d voz ao protagonista que diz:
Deus me deu mo de veludo Pr fazer carcia Deus me deu muita saudade E muita preguia Deus me deu perna cumprida E muita malcia Pr correr atrs de bola E fugir da polcia Um dia ainda sou notcia

A ltima msica que vamos analisar em relao com o romance de Jorge Amado Vai trabalhar vagabundo.
Prepara o teu documento Carimba o teu corao No perde nem um momento Perde a razo Pode esquecer a mulata

Pode esquecer o bilhar Pode apertar a gravata Vai te enforcar Vai te entregar Vai te estragar Vai trabalhar

Seu ttulo uma ordem imperativa como se mandasse o indivduo sair dessa vida vadia e ociosa e buscasse trabalho, ao mesmo tempo em que no desenrolar da narrativa ironiza com esta opo. Ridiculariza o trabalho e a rotina do trabalhador que tem necessidade de documentos, de economizar, de enfrentar a fila da previdncia, tudo o que ir sufoc-lo, assim como o trabalho e a rotina familiar sufocou a Joaquim Soares da Cunha ao ponto de deixar todas suas propriedades e as comodidades da classe media. Assim como o trabalhador repudia o malandro, este o despreza, valorizando a esperteza e astcia para garantir sua sobrevivncia.
Vale ressaltar que as letras e tambm as melodias acompanham as caractersticas dos tipos sociais. As letras que tm o trabalhador como tema so mais tristes, angustiadas e at agressivas, enfatizando a monotonia e repetio em seu ritmo. Ao contrrio do que acontece com as que tratam do malandro que possuem um ritmo mais rpido, uma melodia mais alegre, onde a ironia tem destaque.

Isabel Travancas acha que


a msica de Chico Buarque expressa o jogo dialtico presente na prpria sociedade brasileira que oscila entre esses dois modelos - que ora aparecem como idias, ora como indesejveis - mas que no so excludentes. Como destacou Ianni (2001) so muitos os tipos enraizados na formao sociocultural e poltico-econmica do Brasil. No h apenas o malandro e o trabalhador, mas "macunama" e o prprio "homem cordial" de Sergio Buarque de Holanda. Entretanto, mais do que se transformarem em mitos, eles devem ser vistos como metforas que ajudam a compreender a sociedade brasileira em suas mltiplas perspectivas.

O personagem de Quincas Berro DAgua tambm uma metfora da dialtica do trabalhador e do malandro que ajuda a imaginar a sociedade baiana e a sociedade brasileira das cidades dos anos trinta esse e um dos grandes mritos do autor Jorge Amado.

Potrebbero piacerti anche