Sei sulla pagina 1di 4

Agravo de Instrumento n. 2009.048929-6, da Capital Relator: Des.

Victor Ferreira

AGRAVO DE INSTRUMENTO. AO COMINATRIA C/C INDENIZAO POR DANOS MORAIS. NULIDADE DA CITAO RECEBIDA POR PREPOSTO DE INSTITUIO BANCRIA QUE COMERCIALIZA PLANOS DE PREVIDNCIA PRIVADA. INOCORRNCIA. EMPRESAS PERTENCENTES AO MESMO CONGLOMERADO ECONMICO. APLICAO DA TEORIA DA APARNCIA. EXTEMPORANEIDADE DA CONTESTAO. AUSNCIA DE PREVISO LEGAL QUE AUTORIZE O SEU DESENTRANHAMENTO. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO. Aplicvel a teoria da aparncia para reconhecer a validade da citao realizada em agncia bancria que comercializa planos de previdncia privada de empresa do mesmo conglomerado econmico, apresentando-se ao pblico como se fossem a mesma pessoa jurdica.

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento n. 2009.048929-6, da Comarca da Capital (6 Vara Cvel), em que so Agravantes Joel Dias Figueira Jnior e Beatriz Magrim Figueira, e Agravada Brasilprev Seguros e Previdncia S/A:

ACORDAM, em Quarta Cmara de Direito Civil, por votao unnime, conhecer do recurso e dar-lhe parcial provimento. Custas legais. RELATRIO Joel Dias Figueira Jnior e Beatriz Magrim Figueira interpuseram agravo de instrumento contra deciso proferida pela MM. Juza de Direito da 6 Vara Cvel da Comarca da Capital que, na Ao Cominatria c/c Indenizao por Danos Morais que movem contra Brasilprev Seguros e Previdncia S/A, DECLAROU NULA A CITAO REALIZADA NOS AUTOS E RECONHECEU A TEMPESTIVIDADE DA CONTESTAO. Alegaram que o mandado citatrio foi recebido, sem qualquer ressalva, pelo gerente de relacionamentos do Banco do Brasil S/A, Carlos Sotto Mayor; a

Agravo de Instrumento n. 2009.048929-6

Agravada apresentou resposta de forma extempornea, postulando a nulidade do ato, ao argumento de que no poderia ter ocorrido em uma das agncia daquele, o que foi acolhido pelo Juzo a quo. Em razo disso, pleitearam fosse reconhecida a validade da citao e o consequente desentranhamento da contestao, eis que as instituies financeiras se apresentam aos consumidores como se fossem uma s empresa. Pugnaram, dessarte, pela concesso de efeito suspensivo e, no mrito, o provimento do reclamo. O pedido liminar foi parcialmente deferido para sobrestar a deciso agravada at o julgamento definitivo do recurso (fls. 216 a 219). Apesar de intimada, a Agravada deixou de apresentar contrarrazes (fl. 224). Em pedido de reconsiderao, a Agravada argumentou que ser desnecessria a suspenso do processo e sustentou a manuteno da deciso recorrida. A douta Procuradoria Geral de Justia, em parecer da lavra do Procurador Paulo Roberto de Carvalho Roberge, manifestou-se pelo conhecimento e provimento do recurso (fls. 192 a 194). VOTO A regularidade do ato citatrio no pode ser analisada sem levar em considerao a natureza da relao jurdica instaurada entre as partes que, conforme pacfica jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia, regida pelo Direito Consumerista (Smula 335). Os documentos acostados ao feito indicam que a comercializao dos planos de previdncia ocorrem nas agncias do Banco do Brasil S/A (fls. 209 a 213), sendo notrio que ambas as empresas fazem parte do mesmo conglomerado econmico. Acrescente-se que os planos so oferecidos no stio da mencionada Instituio, bem assim pelos seus funcionrios, de modo que se apresentam ao consumidor como se fossem a mesma pessoa jurdica. Anote-se, tambm, que a citao foi recebida, sem qualquer ressalva (fl. 95), por preposto do Banco que detm poderes para representar e firmar contratos em nome da Brasilprev Seguros e Previdncia S/A. luz de tais fatos, no razovel concluir que os Agravantes, partes vulnerveis na relao, deveriam ter promovido a citao da seguradora em sua sede, na cidade de So Paulo/SP. Impe-se, ento, seja reconhecida a validade do ato citatrio com fundamento na teoria da aparncia e em homenagem ao princpio da celeridade processual. Nesse sentido:
PROCESSUAL CIVIL. CITAO EPISTOLAR. AGNCIA BANCRIA PERTENCENTE AO MESMO GRUPO ECONMICO. VALIDADE. DOENA PREEXISTENTE. M-F NO COMPROVADA. eficaz a citao epistolar entregue em agncia bancria integrante do grupo econmico a que pertence o citando, tanto mais quando a correspondncia recebida pelo preposto que firma contratos em nome da demandada (STJ, REsp n.
Gabinete Des. Victor Ferreira

Agravo de Instrumento n. 2009.048929-6

533404, de Rondnia, rel. Min. Humberto Gomes de Barros, j. 1-5-06). APELAO CVEL AO DE OBRIGAO DE FAZER NULIDADE DA CITAO EMPRESAS DO MESMO CONGLOMERADO ECONMICO APLICAO DA TEORIA DA APARNCIA PREFACIAL AFASTADA SEGURO DE VIDA EM GRUPO PARCIALIDADE DA INVALIDEZ INCIDNCIA DO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR CANCELAMENTO INJUSTIFICADO DA APLICE E SEM PRVIO CONHECIMENTO DO SEGURADO ABUSIVIDADE PRINCPIO DA BOA-F OBJETIVA INDENIZAO DEVIDA SENTENA MANTIDA RECURSO DESPROVIDO. Justifica-se a citao de uma empresa pela outra, aplicando-se a teoria da aparncia, quando ambas pertencerem ao mesmo conglomerado e apresentarem-se ao pblico como uma nica empresa, ainda que do ponto de vista tcnico-jurdico sejam pessoas jurdicas distintas (TJSC, Agravo de Instrumento n. 2000.016692-8, de Blumenau, rel. Des. Joo Martins, j. em 3-5-2001) (TJSC, Apelao Cvel n. 2006.044630-7, de Balnerio Cambori, rel. Des. Fernando Carioni, j. 13-3-07). AGRAVO DE INSTRUMENTO. CITAO REALIZADA VIA POSTAL EM INSTITUIO FINANCEIRA ONDE FOI CONTRATADO O SEGURO DE VIDA. LEGALIDADE. APLICAO DA TEORIA DA APARNCIA. NULIDADE PROCESSUAL REJEITADA. MANUTENO DA DECISO. IMPROVIDO. vlida a citao de pessoa jurdica, mesmo no tendo sido efetivada na pessoa de seu representante legal, se o ato atinge o seu objetivo. Pela teoria da aparncia, sem se infringir o art. 215 do CPC, reputa-se vlida a citao de seguradora, na pessoa de empregado da instituio financeira onde foi realizada a contratao do seguro de vida, uma vez que: 1) utilizou-se das instalaes daquela empresa para tal; 2) havia o desconto automtico das parcelas em conta do segurado mantida perante aquele banco; e 3) so empresas que pertencem ao mesmo conglomerado econmico, inclusive com a mesma logomarca. Sendo o ru pessoa jurdica, vlida a citao postal se recebida a carta por simples funcionrio da empresa, no sendo necessrio que o seja exclusivamente por pessoas que representam a sociedade (TJMS, Agravo de Instrumento n. 2008.011228-2, de Coxim, rel. Des. Fernando Mauro Moreira Marinho, DJ n. 31-10-08).

Por outro lado, embora se reconhea a extemporaneidade da resposta da Agravada, o Cdigo de Processo Civil no prev como efeito da revelia o desentranhamento da pea contestatria, de forma que deve ser mantida nos autos. Nessa esteira:
PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. RESPONSABILIDADE CIVIL. DEMANDA INDENIZATRIA POR DANOS MORAIS E MATERIAIS. VCIOS DE CONSTRUO. QUESTO PROCESSUAL. CONTESTAO INTEMPESTIVA. DEVOLUO DOS AUTOS ALM DO PRAZO LEGAL PEDIDO DE DESENTRANHAMENTO. INVIABILIDADE. PRINCPIO DA DOCUMENTAO DOS ATOS PROCESSUAIS. I - A previso legal (CPC, artigo 195) de desentranhamento de peas e documentos apresentados juntamente com os autos - devolvidos em cartrio alm do prazo legal no impede permaneam nos autos, conquanto sem efeito jurdico, em observncia ao princpio da documentao dos atos processuais. II - O desentranhamento da contestao intempestiva no constitui um dos
Gabinete Des. Victor Ferreira

Agravo de Instrumento n. 2009.048929-6

efeitos da revelia. O ru revel pode intervir no processo a qualquer tempo, de modo que a pea intempestiva pode permanecer nos autos, eventualmente, alertando o Juzo sobre matria de ordem pblica, a qual pode ser alegada a qualquer tempo e grau de jurisdio. Agravo regimental improvido (STJ, Agravo Regimental em Agravo de Instrumento n. 1.074.506, do Rio Grande do Sul, rel. Min. Sidnei Beneti, j. 17-02-09). A presuno de veracidade decorrente da revelia se limita ao plano dos fatos, no implicando, no plano do direito, a imediata procedncia do pedido. Os efeitos da revelia, nesse cenrio, no impedem: a) sejam levantadas matrias de ordem pblica, ainda que em contestao intempestiva; b) seja oferecida ampla resistncia sobre questes de direito; e c) sejam argidas questes de fato no afligidas pela presuno de veracidade em contrrio (art. 320, II-III, CPC), presuno essa, alis, sempre relativa e que no preexclui a virtualidade de as alegaes de defesa virem a ser teis causa. Por isso, e porque ausente determinao legal em contrrio, a contestao intempestiva e os documentos que a acompanham devem permanecer nos autos, recebendo a considerao que merecem em cada caso, no sendo adequada a determinao no sentido do desentranhamento (TJSC, Agravo de Instrumento n. 2007.036125-3, de Trombudo Central, rel. Des. Maria do Rocio Luz Santa Ritta, j. 21-11-07). AGRAVO DE INSTRUMENTO. AO DE DESPEJO. REVELIA DECRETADA. DESENTRANHAMENTO DA CONTESTAO. DESNECESSIDADE. AUSNCIA DE PREJUZO AO AUTOR. RECURSO DESPROVIDO. 1. Reconhecida a intempestividade da contestao, observadas as prescries legais, a declarao da revelia medida que se impe. Todavia, a permanncia da pea contestatria nos autos da ao de principal no tem a capacidade de, por si s, tornar sem efeito a decretao da revelia [...] (TJSC, Agravo de Instrumento n. 2008.065563-4, da Capital, rel. Des. Eldio Torret Rocha, j. 21-5-09).

Em decorrncia, voto pelo conhecimento e parcial provimento do presente reclamo, para reconhecer a validade da citao e a extemporaneidade da contestao apresentada, mantendo-se nos autos a contestao e documentos ofertados. DECISO Nos termos do voto do Relator, esta Quarta Cmara de Direito Civil, unanimidade de votos, resolveu conhecer do recurso e dar-lhe parcial provimento. O julgamento, realizado no dia 11 de maro de 2010, foi presidido pelo Exmo. Sr. Des. Eldio Torret Rocha, com voto, e dele participou o Exmo. Sr. Des. Subst. Carlos Adilson Silva. Funcionou como representante do Ministrio Pblico o Exmo. Sr. Procurador Aurino Alves de Souza. Florianpolis, 16 de maro de 2010. Victor Ferreira RELATOR

Gabinete Des. Victor Ferreira

Potrebbero piacerti anche