Sei sulla pagina 1di 31

AGRICULTURA BIODINMICA: ORIGEM, GNOSIOLOGIA, EPISTEMOLOGIA, TICA, ORGANISMO AGRCOLA, ADUBAO, PREPARADOS BIODINMICOS E NUTRIO HUMANA.

PARTE 1: APORTE, COMPLEMENTAO E COMPILAO. Manfred Klett(1) & Andreas Attila de Wolinsk Mikls(2). (1)Goetheanum, Escola Superior Livre de Cincia Espiritual, Seo de Cincias Naturais, Departamento de Agricultura. Dornach, Suia. (2)USP, FFLCH, PROCAM, Departamento de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 05508-900, Cidade Universitria, So Paulo. Outrora, estrelas falavam aos homens, O seu calar destino csmico; A percepo do seu calar Pode ser sofrimento do homem terrestre, No calado silncio, porm amadurece O que os homens falavam s estrelas; A percepo do deu falar Poder tornar-se fora do Homem- Esprito. Rudolf Steiner (1861 - 1925) I. ORIGEM DA AGRICULTURA BIODINMICA. A agricultura biodinmica tem sua origem na antroposofia (VEIGA GREUL, 1994), sob impulso do filsofo austraco Rudolf Steiner. A fonte antroposfica da agricultura biodinmica1 materializou-se no curso agrcola Bases da Cincia Espiritual23 para a
1

De acordo com DEFFUNE (2000), esse termo foi originado da contrao de agricultura biolgico - dinmica, criado por Rudolf Steiner no referido curso agrcola. Tal termo engloba conceitos de aplicao de processos, de um lado, processos sobretudo biolgicos, e de outro lado, processos dinmicos (i.e., pela dinamizao de energias contidas nas substncias ao estilo hermtico ou homeoptico). Digno de nota, haja vista, o que se desenvolveu e desenvolve na UFSM e na FERTIBIO 2000, so as preocupaes e esclarecimentos do Dr. Deffune (com. or.) em relao s diferenas conceituais que o termo biodinmico empregado como adjetivo, possa ter. Aqui acrescento, portanto, a definio de dinmico, qual seja, adjetivo respeitante ao movimento e s foras, ou ao organismo em atividade. Abre-se assim um leque considervel para a sua utilizao, por exemplo: (a) agricultura biodinmica no estilo original e indito steineriano; (b) biodinmica do solo, no contexto empregado pelos Professores Arthur e Ana Maria Primavesi, e por MIKLS (1992a,b, 1993), e, certamente, muitos outros; (c) preparados biodinmicos (estilo steineriano): que dentre outras coisas que sero vistas mais adiante, devem passar por um processo de dinamizao e, diferentemente do anterior, (d) preparados biodinmicos: como suplementos organo-minerais que passaram, to somente, por um processo biolgico e que utilizam, at mesmo, como matria prima, sais minerais sintticos de alta solubilidade. Importante seria frisar, ento, que os preparados biodinmicos que aqui se apresentaro mais adiante nada tm haver com os referidos suplementos organo-minerais supracitados.
2

O ideal cientfico da antroposofia (trecho extrado da palestra GA 257 proferida por Steiner em 1923): Se ascendermos ao pensamento de tal maneira que no haja nada de egosmo, nada de egocentrismo, nenhum partidarismo para um ou outro julgamento; se conseguirmos nos elevar como seres humanos ao ponto de podermos vivenciar o pensamento em ns na forma em que ele mesmo quer expressar-se; a, ento, no nos sentiremos mais como os produtores do pensamento; ao contrrio, nos sentiremos como palco interno atravs do qual o pensamento se manifesta em ns. [...] Da, ento, nos surpreenderemos: as idias que assim formamos so dignas para representar o divino. A seguir, descobriremos como os pensamentos que formamos em nosso peito so dignos para representar o divino. Primeiramente, descobriremos o pensamento e a seguir, descobriremos: Mas o pensamento o logos, o verbo! [...] Aquilo que os orientais vivenciaram como a revelao do pensamento e os gregos como testemunho atravs do pensamento, isso tudo ns vivenciamos como uma descoberta plena de vida; temos o pensamento e a seguir ele se nos anuncia como apto para a expresso do divino. Esse o nosso ideal cientfico.
3

Digno de nota, ao procurar evitar equvocos: Contra a opresso da generalidade (STEINER, 1999): O erro fundamental

Prosperidade da Agricultura4 ministrado em Koberwitz, em 1924, sob a forma de oito conferncias (STEINER, 1984b, 1993). Tal curso surgiu em decorrncia do questionamento de um grupo de agricultores da Europa Central, preocupados com os problemas ambientais e sociais da agricultura que surgiram aps a 1a Guerra Mundial; suscitando, ento, junto Steiner, novas perspectivas para a agricultura no futuro (KLETT, 1999). Segundo o autor, as perguntas que surgiram, por conseguinte, foram, no geral, as seguintes: 1.Como podemos agir contra a perda de durabilidade/persistncia das diferentes espcies de plantas cultivadas (reduo de espcies5)? Era a questo relativa manuteno da qualidade das sementes e uma nova forma de cultivar as plantas. 2. Como podemos agir frente ao aumento de doenas nos animais? Essa questo referia-se a novos caminhos de alimentao, manejo e criao. 3. Quais as consequncias da adubao mineral, especialmente do nitrognio sinttico, para a fertilidade do solo e a sade das plantas? Era a questo de uma nova adubao da terra. 4. Podemos comprovar de alguma forma processos e ritmos de vida? Era a questo relativa essncia do ser vivo. 5. De que maneira a forma de vida do produtor rural (considerando seus aspectos sociais e tradicionais) pode transformar-se no futuro? Era a questo de uma ordem social nova na agricultura na poca industrial.
que est na base disto (por ocasio da fundao de uma Sociedade para a Cultura tica, em Berlim, em 1892) a crena de uma moralidade humana geral. Da mesma forma que o homem em geral no possvel, mas apenas uma fico conceitual, da mesma forma impossvel falar-se de uma tica em geral. Todo povo, toda poca, sim, no fundo, todo indivduo, tem sua prpria moralidade. O pensador pode procurar pelo comum de todas essas concepes morais, pode pesquisar as foras impulsionadoras que se encontram em todas elas. Mas o resultado conseguido dessa forma s tem um valor terico. Ele infinitamente importante para o conhecimento da natureza tica do homem, da sua entidade moral; mas jamais pode ser colocado como o fundamento da conduta na vida. E nada mais satisfatrio do que isto no ser possvel. Porque no lugar das expresses individuais das naturezas dos povos e dos seres humanos, das pocas e dos indivduos, surgiria o agir padronizado de fantoches morais que seriam puxados sempre de novo pelos fios de uma doutrina humana geral. Em nenhuma outra esfera da vida, alm da esfera moral, deve imperar o axioma viver e deixar viver. A moralidade especial de uma pessoa ou de uma poca o resultado inconsciente da sua viso do mundo e da vida. O agir obtm uma caracterstica individual, de acordo com uma certa forma do pensar e do sentir; e nunca deve se pensar em um cultivo separado dele. Uma elite de pessoas trabalha hoje numa reformulao da nossa viso de mundo, tanto em relao com a cincia como com a religio e a arte. Cada uma d sua contribuio. O que da surja ser determinante para o nosso agir. O cultivo do saber, da verdade, das concepes artsticas, pode ser o contedo dos nossos impulsos comuns. Esse cultivo ter por si prprio, como conseqncia, uma tica comum para muitas coisas. Que cada um exponha abertamente o que sabe, que coloque publicamente o que consegue realizar; em suma, que se expresse a si prprio em todas as direes: ento ele ser para a comunidade muito mais do que seria se aparecesse perante ela com a pretenso de dizer como ela deveria se comportar. Muito dos nossos contemporneos esto fartos do discurso sobre o que devemos fazer e no fazer. Eles querem um conhecimento do funcionamento do mundo. Quando eles o tem, sabem tambm como tem de se comportar no mundo que eles conhecem.
4

Digno de nota, quanto ao pioneirismo no mbito cientfico: Soil quality and financial performance of biodynamic and conventional farms in New Zealand. Science, vol. 260, REGANOLD et al. (1993).
5

Cumpre relembrar, neste momento, o editorial de Washington Novaes, do jornal o Estado de S. Paulo de 18/12/98, dando conta do seguinte: No incio da agricultura, conheciam-se umas 80 mil plantas comestveis. Depois, passou-se a cultivar umas 150. Hoje, dependemos de apenas 8 para prover 75% dos alimentos do mundo. E, o que mais grave, segundo a Comisso de Recursos Genticos da FAO, mais de 50% das variedades dos 20 alimentos mais importantes que existiam no incio deste sculo j desapareceram - a includos arroz, milho, trigo, aveia, cevada, feijo, ervilha. Cada uma delas adaptada a um clima, a um tipo de solo, nvel de umidade, com textura, paladar e aromas diferenciados.

II. DESCRIO SUMRIA DA AGRICULTURA BIODINMICA. Descrio sumria com base em KOEPF (1983) e LINDEN et al. (1988): As fazendas biodinmicas devem ser diversificadas de acordo com as condies locais 6. A relao entre as culturas que melhoram o solo e as que o esgotam deve ser equilibrada. Para recuperao do solo, empregam-se em larga escala as leguminosas. Rotaes e culturas consorciadas permitem a ao de delicadas interaes ecolgicas. Os sistemas de cultivo visam a fertilidade duradoura. Adubar deve consistir em vitalizar o solo7. Os adubos so, na maior parte, de produo prpria. O programa de adubao se baseia no retorno ao solo do estrume animal e de outros detritos orgnicos devidamente processados atravs da compostagem. O efeito dos adubos sobre os solos e plantas aperfeioado atravs dos preparados biodinmicos. Estes consistem em substncias vegetais e animais selecionadas, submetidas durante o ano, ou parte de um ano, a um processo fermentativo. Destinam-se a favorecer a vida do solo e estimular o aproveitamento da luz pelas plantas. importante a criao de gado em escala adequada. Atribui-se maior valor a uma boa produo e sade do gado, do que atingir produes recordes. As empresas biodinmicas so organizadas como unidades biolgicas equilibradas. As medidas adotadas eliminam por si ss, um bom nmero de pragas, doenas e outros fatores de enfraquecimento. As fazendas dirigidas conforme este mtodo elevam a qualidade do sistema ecolgico do qual fazem parte. A qualidade nutritiva dos produtos boa, no s devido eliminao dos produtos sintticos, cujos resduos podem causar problema; a qualidade resulta da tima relao entre fatores de crescimento (solo, biosfera, atmosfera, cosmos). Para tanto, contribuem os preparados biodinmicos e a observncia de influncias rtmicas (atmosfricas e csmicas) - ritmos biocronolgicos. Existem fazendas biodinmicas em muitos pases de todos os continentes. crescente a demanda dos produtos biodinmicos que levam o selo de garantia Demeter. Destacam-se por seu grande valor nutritivo, excelente sabor e boa durabilidade. A agricultura biodinmica pode ser empregada por qualquer pessoa interessada. Os princpios da agricultura biodinmica so suficientemente abrangentes para proporcionar sua adequao s mais diferentes situaes naturais, econmicas e sociais. E o que mais me chama a ateno na agricultura biodinmica: No seu sentido mais amplo, este trabalho descortina ao esprito humano (Eu) novas possibilidades de relao clara e consciente com o mundo dinmicos dos fenmenos vitais. O trabalho adquire, assim, um sentido e uma finalidade. Contribui-se, deste modo, de forma positiva, para soluo de problemas sociais e humanos de nossa poca (KOEPF et al., 1983). Antes de adentrar nos prximos tpicos referentes agricultura biodinmica e nutrio humana torna-se importante, caracterizar a gnosiologia8, o sujeito e o objeto de estudo
6

Mais adiante, inserir-se- as noes de individualidade agrcola e organismo agrcola, originais da agricultura biodinmica.

Conceito de fertilidade do solo na agricultura biodinmica (1924), conforme Schaumann in LINDEN et al (1988): No solo vivo, a planta intervm atravs de exudatos (acares, aminocidos, cidos frmico, oxlico, actico, tartrico, ctrico, mlico, ltico, etc) sobre o reino mineral, dissolvendo-o ativamente. O excesso destas excrees absorvido por uma microbiota e fauna riqussimas, existentes no solo, e reintegrado ao conjunto biolgico. a partir desta inter-relao entre vegetal, mineral e vida do solo (fauna e microbiota) que resulta sua fertilidade.
8

Parte da filosofia que trata dos fundamentos do conhecimento; teoria do conhecimento. Gnose = 1. conhecimento, sabedoria; 2. Hist. Filos. conhecimento esotrico e perfeito da divindade, e que se transmite por tradio e mediante processos de iniciao (do autor: que pressupe autoconhecimento, autosuperao e autodesenvolvimento).

associados. III. GNOSIOLOGIA NA ORIGEM DA AGRICULTURA BIODINMICA E DA ANTROPOSOFIA. Este item resulta de uma compilao sinttica e complementada de parte do trabalho apresentado em MIKLS, (2000b). A gnosiologia na origem da antroposofia e, por decorrncia, da agricultura biodinmica, pode ser encontrada, no seu detalhe, nos trabalhos de LANZ, (1985), STEINER, (1984a, 1985a,b, 1986, 1994, 2000) e VEIGA GREUEL, (1998). Ela aponta, sobretudo, para as interdependncias entre o sensorial - fsico e o supra-sensvel 9 - espiritual (multidisciplinaridade a ser requerida em prol do avano da cincia e do desenvolvimento humano). O dualismo homem - natureza ou esprito - matria que perdura nos vastos domnios da cincia irradia-se em vrios outros campos, da filosofia e at mesmo da religio 10. Ele coincide com a forma atual e dominante de compreender o mundo e pode ser explicado a partir do estudo da evoluo da conscincia humana (KLETT, 1999). Parece no ser a toa, no atual momento histrico da evoluo do homem e da cincia, com destaque para a expanso do materialismo excludente, que a psicologia, cincia que estuda os fenmenos psquicos11 e do comportamento do homem, insira o materialismo, como fenmeno psquico do medo, como um captulo da sua rea12.
9

Essncias supra-sensveis: realidades no captadas pelos rgos de percepo sensorial. Rudolf Steiner apresentou teoria que procura explicar a forma do vivo como algo que envolveria, alm da matria, a ao dessas essncias supra-sensveis, no perceptveis aos rgos fsicos do sentido; o que dista da viso clssica da cincia comum onde se compreende a forma orgnica viva como expresso do genoma e ambiente adjacente. Goethe manifestava sua percepo da seguinte maneira (STEINER, 1984): no h na experincia, nada de fixo que permita ser considerado como definitivo; s o o princpio subjacente a tudo. Ruppert Sheldrake (Neovitalista), Brian Godwin (Especialista na fenomenologia de Goethe), Fritshoff Kapra (Fsico Quntico), dentre outros, apresentaram trabalhos que apontam em tal direo: dos campos morfogenticos supra-sensveis. Rudolf Steiner, a partir de vrias obras, parece ser o que mais se aprofundou na descrio da essncia de tais fenmenos. Pertence a ele, por exemplo, a noo e descrio dos quatro teres (KALICS, 1995; BOTT et al., 1981), componentes das foras etricas ou formativas; esta, sim, conhecida desde a antigidade. Na medicao homeoptica (dinamizao de diluies em potncia centesimal) ou antroposfica (dinamizao de diluies em potncia decimal) surgem situaes onde o princpio ativo fsico - material foi de tal modo diludo que no pode mais ser detectado e, portanto, os efeitos da substncia original - princpio ativo continuam a surtirem efeito. Benveniste (pesquisador CNRS, Frana) publicou tais efeitos referindo-se memria da gua (o efeito do princpio ativo da substncia original, passava para o diluente - veculo, aps as sucessivas diluies, mesmo esta no contendo mais a substncia original).
10

A exemplo da atitude platnica, de at ento, da igreja catlica: durante os dias teis e aos sbados, o praticante vive imbudo to somente numa realidade material; aos domingos, inverte seu papel, voltando-se, ao que pertence ao mbito do esprito. O que parece, tambm, estar evoluindo, haja vista a ltima encclica catlica Fides et Ratio (F e Razo) promulgada, em 1998, pelo papa Joo Paulo 2, propondo um dilogo entre filosofia e catolicismo.
11

Ou da alma, segundo a psicologia. Na mitologia grega, psique era a personificao da alma.

12

Steiner descreveu o fenmeno da seguinte maneira: Quando a alma procura provas e argumentos que refutem o mundo espiritual, no o faz por serem tais argumentos concludentes por seu prprio mrito, mas por uma espcie de anestesia contra o referido sentimento. Ningum nega o mundo espiritual ou a possibilidade de conhec-lo com base em provas da sua no-existncia, mas porque quer preencher sua alma com pensamentos que lhe escondam o receio diante do mundo espiritual (STEINER, 1994). Para o autor, para se estar ciente do mundo espiritual, o homem precisa primeiro aparelhar-se,

Segundo PEREIRA, (1998), tal dissociao homem/esprito - natureza/matria parece ter incio na antigidade clssica, no mbito filosfico13, antes mesmo de se introduzir na cincia moderna. Por volta dos sculos XV e XVI, aps o esquecimento da epistemologia clssica e o surgimento da poca das cincias naturais, a conscincia humana passa definitivamente a se limitar ao mundo sensorial visvel, provocando amplas transformaes no desenvolvimento da cincia. Os pensamentos passam a se relacionar, ento, seja diretamente com a percepo sensorial e com o fenmeno, tal como utilizado no mtodo de Goethe (unio em idia com o objeto de estudo) ou, ento, eles se separam (dissociam) dos fenmenos (conscincia objetiva e espectadora) para interpretar uma realidade objetiva, material, pensada como exterior ao ser humano (dissociao da idia em relao ao objeto de estudo) (KLETT, 1999). Em decorrncia de tais formas distintas de pensamento (gerao de conhecimento; gnosiologia) surgem formas correspondentes de agricultura, medicina, pedagogia, etc. A antroposofia e a agricultura biodinmica tm sua base epistemolgica relacionada gnosiologia presente na cosmoviso de Goethe (HEMBELEN, 1989; VEIGA GREUL, 1994). Da a discrepncia terico - metodolgica em relao agricultura convencional, bem como, em relao s suas conseqncias (MAFRA & MIKLS, 1999a,b). A gnosiologia presente em Goethe, foi originalmente sistematizada metodologicamente por Steiner na virada do sculo (STEINER, 1984a, 1985a, b, 1986c, 1994). Segundo HEMLEBEN (1989), Karl J. Schrer recomendara Rudolf Steiner a Joseph Krschner que naquela poca estava editando as obras de Goethe na Literatura Nacional Alem. Steiner, com vinte e um anos (1882), foi encarregado, ento, da edio dos escritos cientfico-naturais de Goethe. Em 1886, Steiner publica seus prprios pensamentos sobre a nova orgnica de Goethe contida na obra Metamorfose das Plantas, com a autoria do livro Fundamentos de uma gnosiologia da cosmoviso goethiana (STEINER, 1986). Em 1891,
adquirindo uma fora anmica interior que se conquista somente mediante preparao (da confiana no pensar; da essncia da alma pensante; da meditao). Segundo ele, ainda, enquanto no resolver apropriar-se dessa fora anmica interior, o homem tem um compreensvel receio diante do reconhecimento de seu mundo espiritual ambiente e se apega iluso de que este mundo espiritual seja inexistente ou incognoscvel. Essa iluso ajuda-o a vencer o receio instintivo de uma diluio ou de uma fuso de seu prprio ser (eu) com um mundo espiritual essencialmente exterior. Pessoalmente, compreendo, em imaginao, o que precede da seguinte maneira: no mundo espiritual, o homem no possui sua vestimenta exterior aparente (corpo fsico) que engana aquilo que em essncia realmente somos, da nossa fisionomia moral (alma esprito); da verdadeira essncia do ser humano. Posso imaginar, ainda, a dor e o sofrimento que no causaria um tal espelhamento, na sua exata medida. Remeto o leitor s obras de Michel Serres (filsofo francs) que abordam a relao entre as cincias duras e as humanas e critica, por sua vez, certos dualismos bsicos na cultura moderna, que separa as cincias humanas, a tradio dos estudos clssicos e as chamadas cincias duras; ou ainda, principalmente, quando prognostica, que grandes mudanas culturais ocorrero, com destaque para a educao e dos modos de pensar, com outras funes da memria, da imaginao, da prpria razo. Remeto o leitor, ainda, Franz Brentano, Edmund Husserl e, sobretudo, fenomenologia de Goethe.
13

Trago memria, a pintura de Rafael (1510) A Escola de Atenas, afresco do Vaticano, que mostra no detalhe a polaridade Plato Aristteles. Plato, apontando o dedo para cima queria dizer, dissociao entre esprito e matria. J Aristteles, com a mo direita voltada para a terra queria dizer, esprito e matria juntos, associados.

defende sua tese de doutorado (PhD) intitulada A questo fundamental da gnosiologia, com especial considerao doutrina cientfica de Fichte e que mais tarde (1892) se transforma no livro Cincia e Verdade (STEINER, 1985b). No mtodo fenomenolgico presente em Goethe14, sistematizado por Steiner, o saber passa a procurar saber de si mesmo, no se trata de inventar uma teoria sobre o conhecimento, e sim de descrever um caminho pelo qual ele pode ser conscientizado. Tal mtodo torna-se uma ferramenta indispensvel a todas as cincias que se dirigem natureza, ao vivo, ao ser animado. Para Steiner, o pensar o elo entre o homem e a realidade metafsica, bero da liberdade15. Pode-se dizer que se trata, na realidade, de uma anlise estrutural da cognio, onde, aps, observar isoladamente todas as partes constituintes (experincia pura do objeto e da percepo, do pensamento ou da idia), muito importante, seria a observao e a descrio do que ocorre na transio entre elas. Este, me parece ser um desafio ainda bastante indito que merece nossa ateno, na medida que, em tal mtodo (goetheanstico, fenomenolgico) o homem aparece em posio de objeto e de sujeito cognoscente (unio em idia com o objeto de estudo). Tal atitude cientfica, contemplativa, poderia desvelar uma possibilidade de desenvolver um conhecer ampliado dos fenmenos da natureza e do homem. Poderia desvelar um reencontro, sob total domnio da conscincia, do que foi at ento encarado como dois plos isolados, dissociados e at mesmo opostos, o domnio natural (fsico material) e o humano (do esprito). Dessa forma que devemos tentar compreender o ideal cientfico da antroposofia.
14

Epistme pouco conhecida no meio cientfico, que seguiu, na linha evolutiva da conscincia humana, um caminho diverso quele proposto por Francis Bacon, Descartes, Kant, etc. Diga-se de passagem, segundo Veiga Greuel (1994) diferente tambm do mtodo fenomenolgico de Edmund Husserl (filsofo e lgico alemo; 1859 - 1938). Rudolf Steiner (1861 1925) e Edmund Husserl foram alunos de Franz Brentano (padre, filsofo e psiclogo alemo; 1838 - 1917). Husserl, filsofo contemporneo sem formao filosfica, entra no terreno da filosofia por influncia direta de Franz Brentano, seu mestre; acabou to envolvido que, embora matemtico, construiu sua carreira como filsofo. Franz Brentano tem origem na famlia de Clemens Brentano (1778 - 1842), poeta romntico alemo, seu tio e narrador de contos. Clemens Brentano teve como me, Maximiliene Brentano (1757 - 1793), filha da escritora Sophie La Roche (1731 - 1807), ambas amigas de Goethe (1749 - 1832). Franz Brentano, inspirado pelo romantismo catlico familiar, pela teologia, pelo sistema de pensamento de Aristteles e pelo rigoroso mtodo de conceitualizao da escolstica medieval, engrandece-se impregnando-se da concepo cientfica rigorosa, que dominou na vida intelectual da segunda metade do sculo XIX; lana, a partir de 1874, as bases de uma psicologia fundada na fenomenologia. Nele se desenvolveu a possibilidade de considerar como uma evidncia a existncia do mundo espiritual. Fenomenologia o estudo descritivo da sucesso dos fenmenos e/ou de um conjunto de fenmenos. Para filosofia, trata-se de um sistema filosfico em que se estudam os fenmenos interiores considerados como ontolgicos [Ontologia, do grego: ontos = ser, ente; logos = tratado; parte da filosofia que se ocupa do ser; surge entre os filsofos pr-socrticos que se propunham a elucidar o problema da natureza ntima, do elemento primordial do universo. Segundo eles, a essncia (o ser) aquilo que permite a inteligibilidade de algo (o ente); um dos ncleos da filosofia, ao lado da gnosiologia, da tica, esttica; em muitos autores sinnimo de metafsica]. A fenomenologia de Husserl geralmente conhecida como um mtodo de investigao. Husserl tratou de forma mais extensa, to somente, da constituio do mundo de nossa vida perceptiva. De Franz Brentano, Husserl retoma a noo de intencionalidade que ensina que toda conscincia conscincia de algo, no de uma imagem ou de um signo que lhe seria exterior; que nossa conscincia nos apresenta objetos, e no os re-presenta para ns (ABRO, 1999).
15

Em 1894, Steiner publica A Filosofia da Liberdade (STEINER, 2000).

IV. SUJEITO E OBJETO DE ESTUDO NA ANTROPOSOFIA. Este item e os prximos correspondem a uma compilao do texto de KLETT (1999), revisado e complementado. 1. Antroposofia e agricultura biodinmica: uma nova cultura agrcola. O que Antroposofia e qual o seu objeto de pesquisa? A Antroposofia se entende como uma cincia espiritual, como uma cincia do esprito assim como a cincia natural se entende como uma cincia da natureza. Da mesma forma como esta dirige sua viso ao mundo sensorial e aplica um mtodo definido de pesquisa experimental, a cincia espiritual dirige sua viso ao mundo de fatos supra-sensveis, aquilo que se expressa como essncia espiritual no sensorial visvel e utiliza para isso um mtodo correspondente de pesquisa. A cincia espiritual antroposfica uma complementao adequada para a cincia natural. Assim sendo, o seu ponto de partida no a natureza visvel, mas sim o ser humano, que busca explicaes sobre a sua relao consigo mesmo e com o mundo no mbito da cincia, arte e religio (multidisciplinaridade). O homem faz perguntas e procura respostas, porque ele tem uma alma espiritual, que tem conscincia de si mesma. Os instrumentos de conhecimento dessa alma espiritual so o pensar, sentir e querer. Eles so a projeo do esprito humano, do EU, na alma. A cincia natural usa esses instrumentos; a pesquisa espiritual antroposfica dirige seu olhar origem essencial desses instrumentos no esprito. Por isso, a Antroposofia significa um caminho de auto-conhecimento do homem. Significa tambm, ao mesmo tempo, que os conhecimentos, que o pesquisador espiritual ganha nesse caminho, sero frutferos ao longo da vida, pelo fato de lhe darem uma conscincia de sua humanidade e sua origem no esprito. Alm do mais, o avano do conhecimento do ser humano para as fontes do esprito permite encontrar (l tambm) uma compreenso para as foras e seres atuantes no cosmos e nos reinos da natureza. A Antroposofia pode ser uma grande ajuda para fundamentar uma nova cultura agrcola complementando as bases da cincia natural da agricultura atual. 2. mbitos da pesquisa antroposfica: conceitos. Ao se delimitar, logo abaixo, o mbito da pesquisa antroposfica e, mais adiante, a cincia natural no sentido estrito, delimitar-se- da mesma forma um tipo de natureza inferior, a qual se estuda, por exemplo, na fsica atmica, na qumica estrutural e na biologia molecular. No mbito do reino mineral A existncia de um cristal depende de leis baseadas na qumica e na fsica. Mas o fato de ele aparecer visvel em cores no est determinado por essas mesmas leis. A causa disso externa, est baseada na luz, que ilumina a matria e que pode ser descrita como corpsculo ou onda. A luz em si supra-sensvel e toca de fora o cristal ou a poeira existente no ar, etc. Por isso surgem cores, ou seja, a polaridade entre a claridade e a escurido. Na antroposofia, tal fato desvela perante o mundo corpreo fsico um ambiente supra-sensvel (natureza superior), que surge na matria. No mbito do reino vegetal A planta cresce contra a fora da gravidade, em direo luz incidente. Ela no somente tocada por fora pela luz como o cristal, mas a luz desaparece na planta verde, e surgem processos de vida. Pode se dizer que a luz manifesta sua essncia supra-sensvel no mundo

das plantas como uma ao viva, como vida16 Mas a planta no cresce interminavelmente. O crescimento encontra sua finalizao numa determinada forma e nas flores coloridas e cheirosas. Forma e flor revelam uma regularidade que no faz parte da vida 17 e nem essncia vivificadora da luz. A planta que cresce tocada por fora por tal essncia, que se manifesta na forma e flor da planta conforme a espcie, e que pelo seu tipo de essncia, supra-sensvel. Desvela-se, ento, um segundo ambiente supra-sensvel. Reino animal No animal, observa-se um espao interior, que se separa do ambiente exterior por uma pele. Dentro do animal achamos principalmente rgos de metabolismo e fora, rgos sensoriais. Esses rgos sensoriais formam a base fsica viva para que os animais tenham emoes e sentimentos anmicos. A mesma essncia supra-sensvel que toca as foras da planta s por fora, revela sua essncia no animal como alma, como fora de sentimento. Mas tambm o animal tocado exteriormente por outra essncia ainda mais complexa e superior 18. Essa essncia, unida numa totalidade superior sobreposta, d origem alma - grupo dos animais individuais, a exemplo, do rebanho dos ruminantes, do bando de pssaros ou da colmeia. Na antroposofia, o que ocorre nos animais individualmente em relao totalidade sobreposta desvela um terceiro ambiente supra-sensvel. O ser humano O ser humano reconhece a si prprio e reconhece o mundo. Os trs reinos naturais esto representados no humano. As leis que regem o reino mineral, formam no homem sua organizao fsica, por exemplo, o esqueleto. Da mesma forma que na planta, o homem possui uma organizao vital, que atua a partir do sistema glandular. O nvel do reino animal est representado no homem a partir da sua organizao anmica, cuja base o sistema nervoso. A organizao do ser humano em corpos-essncias , por sua vez, dominada e permeada pelo ser espiritual prprio do homem, pelo seu Eu (indivdualidade), que engendra no sangue e no sistema imunolgico sua organizao e que se impe sobre todos os demais corposessncias. Com o Eu (individualidade humana), a espiritualidade em mais alto grau do ambiente supra-sensvel penetra no homem como Ser Espiritual Individual. A alma grupal de uma espcie animal toca cada animal como que s por fora. O Eu do homem o transforma num cidado de dois mundos, um sensorial e um supra-sensvel. Isso o eleva de uma mera existncia natural e permite que anseie por algo superior na cincia, arte e religio 19. Tal anseio, na cincia natural, dirigido ao mundo sensorial, definido como natureza. Na Antroposofia, esse anseio dirigido ao mundo supra-sensvel, trimembrado, espiritual, de fatos e seres, e que denominado de natureza superior. 3. Relao entre gnosiologia e a evoluo da conscincia do homem, das cincias
16

Das foras formativas; das foras de desenvolvimento; conexo de vida em decorrncia da ao vivificadora da luz. Do processo anterior (das foras formativas). Hierarquia das organizaes supra-sensveis. Filosofia da Liberdade (STEINER, 2000).

17

18

19

naturais e da cultura agrcola sob o ponto de vista da antroposofia. A conscincia do homem para com esses mundos supra-sensveis s desapareceu completamente com o comeo da poca das cincias naturais por volta dos sculos XV e XVI. Desde ento a conscincia humana limita-se ao mundo sensorial visvel. No se fala mais de limites de conhecimento, porque no mais se questiona sobre uma natureza superior, ou porque tal domnio foi banido da cincia e relegado filosofia, arte e religio. Antes do sculo XVI a humanidade tinha uma relao com a sua origem espiritual muito mais prxima, e num passado ainda mais longnquo, muito mais direta. Nesses tempos remotos, apregoados em reminiscncias dos antigos vedas hindus, existia uma conscincia celestial, que abarcava os trs ambientes supra-sensveis como uma realidade espiritual, que era sentida20 como a verdadeira ptria espiritual, cuja qual se ansiava em voltar. O mundo sensorial fsico significava uma mera aparncia, uma reproduo, maia. Numa segunda etapa, a conscincia celestial foi alvorecendo para uma conscincia mitolgica. Restos dessa conscincia ainda foram guardadas nos mitos dos povos. As pessoas sentiam-se inspiradas em suas aes por inmeros deuses, por exemplo, a luta conjunta de deuses e homens na Guerra de Tria. Nesse pano de fundo histrico da conscincia humana deve ser vista tambm a evoluo da agricultura. O surgimento das plantas cultivadas e animais domsticos aparece na passagem da primeira segunda etapa. Os seres humanos ainda apresentavam, neste perodo, a aptido instintiva do supra-sensvel em agir de forma transformadora sobre a vida das plantas21 e a alma dos animais. Numa terceira etapa, o mitolgico empalideceu para transformar-se numa conscincia pictrica. As lendas e contos de fadas so as reminiscncias. A agricultura tradicional e a forma social de vida partiram dessa conscincia pictrica. Evidncia disso seria o princpio de desenvolvimento de organismo agrcola, com integrao da agricultura22, pecuria, fruticultura, horticultura e silvicultura, praticado na Europa desde o comeo da Idade Mdia. A partir do Sculo XV desaparecem os ltimos vestgios de uma vida cognitiva impregnada pelo supra-sensvel. A poca das Cincias Naturais comea e com isso tambm a conscincia objetiva e espectadora. Os pensamentos passam a no mais abranger a realidade supra-sensvel. Ou eles passam, ento, a se relacionar diretamente com aquilo que pode ser captado pelos sentidos, o fenmeno (unio em idia com o objeto de estudo) esse o caminho de pesquisa da verdadeira23 cincia natural, como desenvolvido por
20

Percepo com o pensar do peito; unio do pensar e sentir. Conscincia imaginativa e contemplativa.

21

Charles Clement, pesquisador do INPA, declarou que o desaparecimento de 95% das aldeias indgenas em 200 anos tambm causou perda da diversidade gnica nas plantas. Paulo Sodero Martins, professor pstumo da ESALQ, afirmava que os ndios tm uma notvel capacidade de domesticar plantas - um processo de co-evoluo.
22

Integrao instintiva; nada se conhecia intelectualmente a respeito das interaes ecolgicas, dos processos alelopticos, do papel da biodiversidade na regulao do equilbrio dos ecossistemas e renovao de elementos essenciais vida, etc.
23

Do que Klett considera como cincia e verdade. No se trata apenas do conhecimento daquilo que jaz no prprio pensamento (do seu valor cognitivo), mas da vivncia (STEINER, 1994a,b). Segundo o autor, a contemplao supra-

Goethe de forma exemplar - ou eles se separam dos fenmenos e se transformam em letras abstratas e mortas usadas para decifrar uma realidade objetiva, material, pensada como exterior ao ser humano. Consequentemente, esse pensamento que chega no mbito dos fenmenos naturais perceptveis aos sentidos, tambm fez surgir uma forma correspondente de agricultura. Foram descobertas, atravs de pesquisas, uma aps a outra, trs formas de energia: eletricidade, magnetismo e energia atmica e o limite da natureza foi transposto chegando-se natureza inferior24. Essas trs formas de energia aparecem na natureza, to somente, atravs de seus efeitos, assim como a luz, mas de forma ainda mais oculta, sutil 25. Elas so porm, em relao sua essncia, to pouco tateveis quanto a luz. Essa essncia, para a antroposofia, pertence a um reino subsensvel (natureza inferior), em que somente a matemtica pode se orientar. E que, na realidade, no faz parte de uma cincia natural, mas sim de uma cincia espiritual. Hierarquicamente26 ter-se-ia: a natureza, com a qual lidamos na agricultura, est estendida entre um mundo supra-sensvel, espiritual (natureza superior) e um mundo subsensvel, subfsico (natureza inferior). A natureza o efeito sensvel que aparece a partir da interrelao dos dois mundos27. A natureza superior se revela no crescimento, no ritmo, nas foras curativas e nas foras do desenvolvimento. Os efeitos da natureza inferior aparecem como uma polaridade. prprio dos tipos de foras que emanam da natureza inferior, serem isolveis pelo intelecto humano, calculveis e assim manuseveis tecnologicamente. No seu manuseio (efeitos) elas se mostram como contrrias vida. Elas se mostram como foras de decomposio, arritmia, doenas28 e morte. V. ANTROPOSOFIA, AGRICULTURA BIODINMICA, TICA E DESENVOLVIMENTO HUMANO. nesse campo de tenso que o ser humano conhecedor e ativo se encontra, e a desiluso grande. O homem afetado pelas conseqncias desse tipo de conhecimento cientfico e das tecnologias resultantes. Mas o que se pode agradecer conscincia objetiva, sobre a qual se baseia o caminho da pesquisa cientfica natural?. Pode-se agradecer o despertar da conscincia do Eu ou do Ego; sem o qual o homem no conseguiria se postar frente da
sensvel no pressupe apenas a capacidade de perceber dentro de si um mundo de imagens, mas ainda, outra que prove ser comparada, no mundo sensorial com a leitura. Da a necessidade de realizao de um trabalho interior intensivo pelo pesquisador.
24

Subjacente ao mundo fsico-sensorial, natureza.

25

Radiaes eletromagnticas, radioatividade. Efeito sutil sobre as pessoas que moram prximas a antenas de retransmisso e usinas atmicas.
26

Hierarquia conceitual; hierarquia das organizaes.

27

Trago a imagem da lemniscata (): natureza, como ponto de encontro entre os dois plos opostos: natureza superior x natureza inferior; associativo x dissociativo.
28

Vide efeito das ondas eletro-magnticas emitidas pelos mais diversos aparatos tecnolgicos - computadores, celulares, televiso, luz eltrica, antenas de transmisso - e das radiaes nucleares.

natureza como pesquisador, e nem ter a possibilidade da liberdade. Como os pensamentos no tem mais vida intuitiva prpria como em tempos anteriores, mas representam um mundo material abstrato, o homem ficou livre, para deixar que os seus pensamentos o guiem. Ele pode escolher livremente. Mas como esse pensamento avaliado de forma que ele escolha livremente o bem e evite o mau? Todos os parmetros ticos morais do passado deixaram de ter valor, e isso nos trouxe a insegurana da liberdade de escolha. A conseqncia dessa impotncia / fraqueza o relativismo nivelador 29 to difundido hoje em dia. Sabemos que estamos livres de compromissos antigos, tradies, tabus, etc., mas no sabemos para que estamos livres. O que que d ao meu pensamento o peso moral, para que eu por exemplo me decida a praticar a agricultura biodinmica? O que me d a segurana na escolha entre a arbitrariedade cega e o individualismo tico verdadeiro?. Nesse ponto da questo surge a Antroposofia. Ela no diz o que bom, o que ruim, mas ela relata fatos da pesquisa espiritual em formas de idias, da mesma forma como o pesquisador da natureza a descreve no seu campo de pesquisa. Ela permite que o esprito pensante do homem decida por si mesmo. A Antroposofia faz com que os trs ambientes supra-sensveis, dos quais o ser humano desceu para alcanar sua autoconscincia e sua liberdade, fiquem novamente acessveis conscincia pensante. Ela um indicador para o homem, do caminho dos pensamentos, que tendo uma conscincia da liberdade individual quer empenhar-se por um desenvolvimento no futuro. A Antroposofia pode ser frutfera de trs formas: 1. Ela apresenta fatos da pesquisa do mundo espiritual numa lgica compreensvel pelo pensamento treinado. Estudando estes fatos, assim como se estuda os fatos de uma rea da cincia natural, os pensamentos do mbito da conscincia humana podem iluminar os fatos fsicos-sensoriais, da mesma forma como a luz do sol faz com que as pedras brilhem coloridas. Pode-se perceber, ento, que os resultados da pesquisa espiritual considerandose todos os mbitos da vida, da cincia, da arte e da religio formam uma unidade lgica. A fora comprovativa desses pensamentos livres de sensaes reside por um lado na sua fora lgica30, parecida com a matemtica, e por outro lado, no fato de que se pode vivencilos e rever a sua continuao. 2. Ao compreender pelo pensamento as relaes interiores dos resultados da pesquisa espiritual antroposfica e levar prpria vivncia, por exemplo, o parentesco dos reinos naturais e o ser humano em relao sua origem, ento essa compreenso impulsiona o querer. Sabe-se de repente com convico interior, o que fazer e o que considerar como eticamente desejvel para si mesmo. Vive-se, ento, na liberdade no de alguma coisa, mas para alguma coisa. 3. A Antroposofia mostra o caminho e indica meios, de como chegar ao conhecimento dos mundos superiores. um caminho de auto-treinamento gradual, de exerccio anmico
29

Massificao de costumes; imperialismo globalizante. Seria o manifesto de STEINER (1999), Contra a Opresso da Generalidade, publicado originalmente em 1892, ainda vlido nos dias atuais, frente realidade planetria que se dissemina sob a forma de um imperialismo cultural e financeiro globalizante imagem das mais diversas facetas de totalitarismos j conhecidos pelo homem terreno?
30

Coerncia de raciocnio, de idias.

individual, um caminho de conhecimento, que liga de forma consciente o espiritual que existe no ser humano com o espiritual dos mundos superiores. Ela leva a uma vivificao do pensamento, atravs do qual se abre ao homem a primeira regio do supra-sensvel no conhecimento imaginativo. A Antroposofia leva adiante para a conquista do sentir inspirativo31, com o qual se revela o segundo ambiente supra-sensvel. A terceira regio supra-sensvel, o mundo espiritual dos seres, revela-se ao conhecimento intuitivo32, se esse conhecimento se reconhece na vontade viva33 do ser humano. Para a antroposofia, a ascenso ao conhecimento da natureza superior, imaginao, inspirao e intuio, est reservada para um desenvolvimento futuro da humanidade, assim como um longo desenvolvimento no passado precedeu a descida para dentro da conscincia objetiva. A trimembrao em natureza superior, natureza e natureza inferior poderia levar concluso de que frente do mundo espiritual supra-sensvel da natureza inferior, estivesse um mundo do mal. A pesquisa espiritual antroposfica mostra porm, que no existe o absolutamente mau. A natureza inferior tambm est a servio da evoluo da Terra e do Ser Humano. Essa natureza tem que ser reconhecida nesse significado especialmente em relao liberdade humana. O ser humano aspirante liberdade cria dentro de sua alma primeiro a condio para que surjam o mal, moralmente rejeitvel, ou o bem, moralmente fomentvel. Ele precisa saber sempre mediante um autoconhecimento, sua posio em relao a isso, como ser humano atuante. O agricultor ao longo do dia um ser atuante na sua propriedade. Cada atividade leva a atitude moral do ser humano, a sua mentalidade nobre ou egosta para o mundo. Frente a decadncia dos valores que determinam a formao do juzo/critrio moral, a Antroposofia pode ser uma grande ajuda para se trabalhar na agricultura novamente de uma forma que possamos dizer com certeza: estamos a servio de um desenvolvimento frutfero para o futuro. VI. EPISTEMOLOGIA E TICA SOB O PONTO DE VISTA DA ANTROPOSOFIA. Fsica atmica, qumica estrutural, biologia molecular e a agricultura convencional: cincia natural da natureza inferior. Esses trs mbitos da cincia natural - a fsica atmica, a qumica estrutural e a biologia molecular - relacionam-se hoje mais expressamente natureza inferior, ao subsensvel. O intelecto humano, na procura da compreenso dos segredos da matria, orientou-se pelas leis que se revelam sensorialmente nas foras subsensveis da eletricidade, do magnetismo e da energia atmica. No caminho do reducionismo chegou-se regies, que se pode compreender atravs de teorias e modelos matemticos, mas no h percepo sensorial direta. Nesse caminho foi possvel isolar as foras do conjunto da natureza e torn-las teis. No se conhece sua essncia, mas sim o seu efeito, que se demonstra em processos de destruio e morte. A alta tecnologia produz com essas foras um mundo virtual, uma natureza inferior natureza. Um produto dessa tecnologia , dentre outros, o elemento plutnio, uma criao material nova, cujos efeitos se mostram antagnicos vida.
31

Unio do pensar e sentir. Unio do pensar e querer. Livre, liberta.

32

33

A cincia e tcnica do isolamento34 tornou-se tambm a base de uma agricultura de imput35 presente na poca moderna. A agricultura moderna atravs da monocultura e do manejo intensivo se separa do conjunto da natureza, de forma comparvel a uma usina atmica/nuclear. Tcnicas genticas, transferncia de embries, uso de mais de 300 substncias letais em doses mnimas, adubao com nitrognio sinttico, etc. mostram conseqncias ao longo do tempo, que suscitam a conscincia humana e levantam questes ticas. A perplexidade36 perante as conseqncias destrutivas, decorre porque a cincia do subsensvel, baseada somente nos mtodos correspondentes, no apresentam conceitos que possam fundamentar uma conscincia tica. Alm disso, a fora aliciante da cincia do subsensvel enfraquece a conscincia do ser humano da sua verdadeira essncia. Ficar inconsciente em relao ao papel da prpria intelectualidade e de sua ao reducionista traz as foras da destruio, o que significa o mesmo que o mal no mundo37. Cincia natural ecolgica, agricultura ecolgica: cincia da natureza. Um segundo domnio cientfico a da natureza em que vivemos e que percebemos em toda a sua extenso com os nossos sentidos. a rea da cincia natural no verdadeiro sentido, cujo objeto o fenmeno, o quadro da percepo. Essa cincia no exclui o homem. Ela lhe d ainda oportunidades de admirao, de admirar o mundo. Ela lhe ajuda a ter uma autoconscincia, que inflama o seu sentimento de responsabilidade com a natureza. Goethe aplicou de maneira exemplar essa cincia. As cincias clssicas desceram regio do subsensvel atravs de um alheamento matemtico. Elas recebem, porm, uma certa renovao direcionando-se ecologia. Em oposio ao reducionismo intelectual, a ecologia dirige o seu olhar para as conexes da vida, descobre sua transcendncia para a funo de uma totalidade sobreposta, mas ainda falta-lhe a compreenso do conceito do todo do organismo38 e prefere substitui-lo pelo conceito do sistema entrelaado39. A partir da conscincia ecolgica desperta, apoiada pela cincia da ecologia, surgiu uma segunda forma de agricultura, a agricultura ecolgica. Ela procura trabalhar semelhantemente natureza, seguindo o sistema de persistncia / durao, minimizando os agregados / inputs. O importante no tanto o sucesso do momento, como na indstria agrria, mas sim o resultado e ao mesmo tempo o cuidado e o estmulo das condies regionais. Pode-se dizer que a agricultura ecolgica o fruto da verdadeira cincia natural. O que tem sido realizado nessa rea nos ltimos tempos na teoria e na prtica merece muita ateno e reconhecimento. Sob todos os pontos de vista, a agricultura ecolgica fundamental para a lida consciente e responsvel com a natureza vivificada e intensificada.
34

Analtica, que separa e isola. Mede, pesa e quantifica, sobretudo. Sistema agrcola convencional. Indeciso, dvida hesitante, irresoluo; que imobiliza; que anestesia. Perde-se progressivamente o discernimento do Bom, Belo e Vero.

35

36

37

38

Mais adiante, ao se abordar a noo de organismo agrcola, ressaltar-se- a diferena conceitual entre organismo agrcola e sistema entrelaado.
39

A exemplo do conceito Gaia de James Lovelock.

Cincia do supra-sensvel: natureza superior. Uma terceira rea cientfica a da pesquisa do supra-sensvel, da natureza superior. a rea da cincia espiritual antroposfica, que no somente inclui o homem que pensa, questiona, sente e quer, mas tambm investiga a sua origem e investiga o mundo. Uma enorme quantidade de resultados de pesquisa, relacionados a muitas reas da vida e do trabalho, so o contedo da Antroposofia (a obra completa de Rudolf Steiner engloba 351 volumes). A Agricultura Biodinmica um fruto da Antroposofia. O que que ela oferece para a expanso e o futuro da Agricultura? Rudolf Steiner recomendou aos agricultores que estudassem alm do Curso agrcola, os livros Teosofia e Cincia Oculta. A Teosofia descreve o ser do homem, seus corpos inferiores, e os superiores que desenvolver futuramente. Ela descreve ainda o caminho do Eu individual humano atravs de reencarnaes e a lei do destino, a partir da qual no se poderia atribuir ao acaso essa ou aquela situao de vida em que o homem se encontra. Por fim mostrado o caminho pelo qual se pode chegar a tais conhecimentos supra-sensveis. Na Cincia Oculta descrito, entre outras coisas, o desenvolvimento do homem e da Terra a partir de condies planetrias anteriores. Aquilo que a teoria da evoluo de Darwin ensina, a evoluo do ser vivo mais simples para um mais complexo, a imagem fsica sensorial de um desenvolvimento descendente de mundos espirituais supra-sensveis. Os dois aspectos se complementam. Os reinos mineral, vegetal e animal, dentro da concepo antroposfica, so descritos como uma separao anterior ao desenvolvimento fsico e espiritual da humanidade. A idia de desenvolvimento contida na Cincia Oculta pode ser libertador e enriquecedor para o agricultor, cujo trabalho se direciona aos reinos naturais. Na pesquisa espiritual antroposfica, o desenvolvimento da humanidade diferencia-se de tal forma, que ao se associar quele acontecimento historicamente descrito nos evangelhos, como o acontecimento do Cristo, ele se mostra como o ponto central do desenvolvimento da Terra e da Humanidade. Para a antroposofia, nesse ponto central, pode ser encontrado o germe para um desenvolvimento presente e futuro. No estudo da Cincia Oculta e da Teosofia aprendemos com pensamento livre de sensaes a reconhecer conexes de idias, que ativam fortemente a sensao tica moral e impulsionam o querer para a ao. Tais idias no so s para se tomar conhecimento, mas sabe-se de repente o que se quer. Tais so os fundamentos bsicos da agricultura biodinmica; aprende-se a trabalhar com a agricultura a partir de um motivo espiritual consciente. Dessa forma, relativiza-se a dominante motivao primria para o sucesso financeiro40. VII. AGRICULTURA BIODINMICA, ADUBAO E PREPARADOS BIODINMICOS. No sentido mais estrito, o Curso Agrcola de Rudolf Steiner a fonte antroposfica da agricultura biodinmica. Nele esboado a imagem-guia, de que o importante a transformao de uma empresa agrcola num organismo agrcola o mais fechado possvel, em si mesmo, desenvolvendo um tipo de individualidade agrcola41. Isso tem grandes conseqncias positivas na reintegrao de produtores agrcolas, no manejo de culturas e
40

A performance financeira consequente (REGANOLD, 1993).

41

Tais conceitos sero retomados mais adiante, com maiores detalhes, ao se inserir a questo da nutrio e desenvolvimento humano.

animais e, principalmente, no tipo de adubao. No exemplo da adubao, mostrar-se- alguns pontos de vista importantes, de como a Antroposofia pode promover a agricultura. A adubao biodinmica. Na agricultura biodinmica so diferenciados trs tipos ou graus de adubao. A adubao mineral com nitrognio fica fora de cogitao. Suas conseqncias danosas42 tm o carter de uma tecnologia que valoriza as leis da natureza inferior. A substituio de fsforo e potssio em regies pobres nesses elementos julgada com critrios diferentes. O primeiro tipo ou grau de adubao resulta da transformao de resduos vegetais em hmus. Hmus o adubo da vida para a vida 43. Produzi-lo em qualidade e quantidade timas possvel atravs de uma compostagem com perdas reduzidas44 e rotao de culturas num trabalho cuidadoso que valorize o solo. No hmus, como na protena, a composio material e a estrutura carregam, principalmente, aquelas foras que criam a vida a partir da primeira regio do mundo supra-sensvel45. O segundo tipo ou grau de adubao resulta das eliminaes do metabolismo animal. O esterco bovino imprescindvel e sem equivalentes no seu efeito. O esterco de animais domsticos provem da natureza animada (que tem alma) e por isso age mais intensivamente e por mais tempo que o adubo vegetal. A sua composio material e a sua estrutura carregam foras de alta organizao, que pertencem ao animal e que provm da segunda regio supra-sensvel46. O terceiro tipo ou grau da adubao resulta da pesquisa espiritual antroposfica. a adubao com os preparados biodinmicos. So diferenciados dois preparados para asperso e seis preparados para composto ou adubo. Atravs de seu preparo percebemos que so substncias novas, que ainda no entraram no ciclo da natureza, carregadoras de foras que agem diretamente a partir das trs regies supra-sensveis.

42

Maiores detalhes sobre as inconvenincias ambientais dos fertilizantes sintticos de alta solubilidade podem ser observados em coletnea bibliogrfica apresentada por MAFRA & MIKLS (1999a).
43

Vida alimenta vida. Os trabalhos de SCHELLER (1994) e, sobretudo, SCHELLER (2000), retomam as bases para a compreenso da adubao e da vivificao do solo no mtodo biodinmico. Retomando conceitos como adubar significa vivificar o solo de Rudolf Steiner, Scheller questiona as noes de Liebig, a saber, adubar significa repor as substncias retiradas do solo, as plantas absorvem apenas os nutrientes solveis e a retirada pelas colheitas necessariamente empobrece o solo; ao mesmo tempo que desenvolve novos paradigmas no mbito da adubao e nutrio vegetal, como por exemplo: (a) as bases cientficas da adubao na prtica da agricultura ecolgica; (b) mobilizao ativa de nutrientes atravs das plantas e dos microorganismos; (c) disponibilizao de nitrognio para a planta a partir do metabolismo de nitrognio no solo; (d) aminocidos no solo, nos adubos e nas plantas e (e) o significado do metabolismo das protenas no solo para o crescimento vegetal.
44

Maiores detalhes sobre tal tema podem ser observados em CARPENTER-BOGGS et al. (2000), CARPENTER-BOGGS & REGANOLD (1999) e MIKLS et al. (2000c).
45

Das foras formativas; foras vitais. Das foras de sentimento; da alma.

46

Preparados biodinmicos47: reguladores de processos biolgicos (biotecnologia gratuita). Esse fato pode ser ilustrado atravs do que acontece com o uso dos dois preparados de asperso: esterco em chifre (PB500) e slica moda em chifre (PB501). Para o preparo e maiores detalhes de utilizao, pode-se consultar a literatura correspondente (Associao Brasileira de Agricultura Biodinmica48). O preparado de esterco em chifre usado na quantidade de 300 g/ha; o preparado de slica, 5 g/ha. Ambos os preparados so misturados previamente com gua (40 - 60 litros por hectare), dinamizados e pulverizados. A quantidade de substncia ativa ento mnima e corresponde a uma dosagem homeoptica. Com tal adubao lida-se, sobretudo, com uma mediao de foras diretamente relacionadas com os processos biolgicos. Surge ento, em primeiro plano, a questo inicial da agricultura biodinmica: ser que as foras construtivas e sanantes (supra-sensveis) da natureza superior, atravs de um preparo material, no poderiam ser trabalhadas de forma objetiva na natureza, assim como aprendemos a usar as foras desintegradoras da natureza inferior por isolamento e ligao a um condutor metlico? Para responder essa pergunta deve-se esclarecer outros mbitos da pesquisa antroposfica. Na natureza fsica, mineral, diferenciamos 4 estados, o slido, lquido, gasoso e a condio de calor. Esses estados correspodem aos quatro elementos: terra, gua, ar e fogo. A partir de Francis Bacon o calor no mais reconhecido como estado prprio. Ele forma j a transio/passagem para o mundo imaterial e aparece na matria como estado calrico fsico. A esses quatro estados perceptveis sensorialmente ligam-se quatro foras do lado supra-sensvel, que pela terminologia antroposfica foram denominadas de os quatro tipos de ter ou foras formativas etricas49. Elas fazem parte da primeira regio supra-sensvel e tem na ligao com os quatro estados (terra, gua, ar e calor) o efeito da vida. Com essas foras vitais constre-se a forma visvel da planta. O ter vital relaciona-se com o slido na terra e para a planta uma fora formativa, que age principalmente nas razes e que cria os tecidos firmes de apoio e sustentao at a formao de madeira. O ter qumico ou tonal age atravs da gua e domina o metabolismo da planta em relao formao de protena e os processos de crescimento, principalmente nas folhas. O ter de luz relacionado com o elemento areo e influencia o metabolismo de carbono na folhas em desenvolvimento. O efeito do ter calrico, parecido com o elemento calrico, aparece na formao de gorduras e leos principalmente na regio onde aparecem as flores. As trs foras formativas etricas, o ter de luz, o ter qumico e o ter vital mostram um parentesco com as trs foras subsensveis, sendo contrrias a essas, como numa polaridade. As foras etricas, vitais, so de origem csmica, as foras subsensveis so ligadas a matria. As foras formativas etricas criam relaes, conexes de vida, enquanto
47

Bibliografia complementar: SCHULZ et al. (1992a); SCHULZ et al. (1992b); RAUPP & KNIG (1996); CARPENTERBOGGS & REGANOLD (1999); DEFFUNE (1999); MIKLS & KARALL (1999); CARPENTER-BOGGS et al. (2000), MIKLS et al. (2000).
48

ABD. CP 321, 18603-970, Botucatu - SP. Bibliografia complementar: KALICS (1995); BOTT et al. (1981).

49

que as foras subsensveis desintegram, desmontam. A eletricidade , na descrio de Rudolf Steiner, luz coagulada - somente vibrao definida, no ritmo no sentido de repetio de algo parecido. No mesmo sentido, compreende-se o magnetismo como o ter qumico coagulado e a energia atmica como o ter vital atado/amarrado. As quatro foras formativas etricas constrem a organizao da planta. Para alcanar essa meta elas precisam reprimir as foras do subsensvel. Isso lhes dificultado, quando por exemplo, adubamos com sais levemente dissociados, que aumentam o potencial eletromagntico na soluo do solo, na regio das razes. Trata-se ento da questo de como a organizao das foras formativas da planta pode ser fortalecida, partindo da raiz em relao ao solo que a circunda, assim como partindo do broto em relao ao ar aquecido e iluminado? A efetividade dos dois preparados de asperso vista exatamente dessa forma: Preparado de esterco em chifre (PB500) O preparado de esterco em chifre (PB500), que aplicado no solo junto com as sementes, fortalece a funo do ter vital principalmente da raiz. A organizao vital da planta se expande para o solo circundante, as razes finas aumentam e simbioses endgenas e exgenas se formam50. A partir da funo dos teres vital e qumico que criam essas interrelaes de vida, os sais fisiologicamente relevantes so liberados e absorvidos no momento certo. Dessa forma, oferece-se planta a condio de poder explorar os sais minerais do solo51. A utilizao do preparado de esterco de chifre (PB500) tem essa finalidade; ele fortalece a organizao da planta em sua orientao geotrpica. Preparado de slica em chifre (PB501). O preparado de slica no chifre (PB501) aplicado na parte area da planta, nas folhas. Ele regula a organizao vital heliotrpica do vegetal 52 e fortalece, principalmente, a funo do ter de luz, mas tambm a do ter calrico na regio dos brotos. A planta pode, dessa forma, abrir-se mais para o lado supra-sensvel da luz do sol e das regies planetrias, ao mesmo tempo que para o lado fsico-sensorial dos elementos ar e calor.
50

O PB500 ao estimular tais processos (pedobiolgicos e vitais), poderia influenciar alguns atributos fitotcnicos desejveis: nodulao bacteriana, micorrizao, germinao, desenvolvimento radicular, perfilhamento.
51

Naturalmente, na condio de que o solo seja suficientemente frtil (hmus vegetal e animal).

52

O papel da slica na agricultura ressurge no meio cientfico convencional recentemente (Silicon in Agriculture, Fort Lauderdale, Florida, 26-30 de setembro de 1999). A slica foi recomendada na agricultura biodinmica desde 1924 (MIKLS & KARALL, 1999). A aplicao do PB501 pode favorecer o crescimento longitudinal e a estruturao mais fina dos tecidos; aumentar a elasticidade, flexibilidade e resistncia dos colmos de cereais, evitando o acamamento; intensificar a formao da clorofila e a absoro da luz; formar maiores teores de acares e protena; intensificar os depsitos de slica na raiz, caule, folhas ou frutos; melhorar a capacidade de conservao dos produtos; intensificar a cor e o brilho das plantas; intensificar o rendimento quantitativo das culturas em determinadas situaes; melhorar a maturao e o sabor e aumentar a durao do aroma dos produtos. Na realidade, a qualidade do alimento produzido sempre foi um dos objetivos maiores da agricultura biodinmica. No Brasil, as pesquisas esto apenas iniciando: o efeito potencial do PB501 e seu baixo custo poder em breve despertar o interesse de importantes setores agrcolas, com destaque para os setores sucro-alcooleiro, citrcola, soja e leos essenciais.

O efeito na planta de ambos os preparados de asperso (PB500 e PB501) pode ser notado porque a sua imagem original ou tipo, se mostra mais claramente e mais forte na organizao vital (primeira regio supra-sensvel). As foras supra-sensveis da segunda regio, que tocam a planta s por fora, organizam-se mais fortemente para dentro da formao das substncias. Essa vida organizada faz diferena no sentido verdadeiro da qualidade alimentar-fisiolgica do orgo comestvel. No a substncia que alimenta primariamente, mas sim as foras que criam relaes, que compem as substncias para uma certa combinao orgnica. Preparados biodinmicos de composto. Com algumas poucas indicaes entrar-se-, ainda, no princpio do preparo53 e o significado dos seis preparados biodinmicos de composto (PB502, PB503, PB504, PB505, PB506, PB507). Trata-se, respectivamente, dos preparados de Mil-folhas (Achillea millefolium), de camomila (Chamomilla officinalis), de urtiga (Urtica dioica), casca de carvalho (Quercus robur),de dente-de-leo (Taraxacum officinalis) e de valeriana (Valeriana officinalis). Cada um desses preparados baseia-se, ento, numa planta medicinal; sendo que, atravs de sua organizao vital tem a funo de vivificar uma ou vrias substncias minerais, tais como, potssio, clcio, ferro, slica, nitrognio e fsforo. Os preparados so aplicados em doses semelhantes s homeopticas no composto e em adubos lquidos, e atravs deles chegam a ter seu efeito no solo e na planta. No seu preparo, torna-se evidente o princpio de como os resultados da pesquisa espiritual se transformam numa tecnologia do vivo (biotecnologia gratuita54). O ponto de partida so, com exceo da urtiga e da casca de carvalho, as flores das plantas medicinais supracitadas. Elas so conservadas em determinados invlucros de rgos animais, principalmente bovinos55. A escolha dos rgos animais se d a partir do efeito curativo, atravs do qual as plantas dos preparados exercem sua funo. O princpio
53

Detalhes sobre elaborao e uso: CORREIA-RICKLI (1986); WISTINGHAUSEN et al. (2000a); WISTINGHAUSEN et al. (2000b).
54

Estudos preliminares (indicao de tendncias) sobre os efeitos dos preparados biodinmicos na perda de nutrientes em composto sob condies tropicais podem ser observados em MIKLS et al. (1999). Protocolos experimentais com delineamentos estatsticos mais rigorosos, mostraram que pilhas de composto inoculado com preparados bodinmicos apresentaram fortes redues em perdas de nutrientes em relao pilhas de controle; os ganhos relativos apresentados em CARPENTER-BOGGS (2000) foram de 65% para o NO3. MIKLS & KARALL (2000), por sua vez, do conta, em condies tropicais, utilizando resduos da indstria sucro-alcooleira, de 34% a mais de K2O, 38% de Ca e 33% de Mg nas pilhas dinamizadas com os preparados biodinmicos. Esses resultados se mostram, portanto, bastante promissores quando se vislumbra no horizonte prximo, o desenvolvimento de organismos agrcolas e agroindustriais ecolgicos biodinmicos (cana, ctrus, soja e outras oleaginosas, caf, etc) que ultrapassaro, certamente, em rea, a dezena de milhares de hectares. Tal o caso de usinas sucro-alcooleiras, em franco processo de manejo orgnico-biodinmico, que j a partir de 2001 atingiro a casa dos 10.000; pioneiro na soja orgnica - biodinmica, dos atuais 1.500 ha, em breve chegar nos 3.000. As pesquisas supracitadas dirigem-se, sobretudo, ao estudo dos efeitos dos preparados biodinmicos e, certamente, devem estar ainda muito aqum de um levantamento abrangente de efeitos associados. Alm de tais lacunas, inserem-se, tambm, aquelas relacionadas elucidao dos processos biolgicos e bioqumicos envolvidos na compostagem dinamizada. Nesse sentido, esforos complementares esto sendo desenvolvidos, ao se tentar estudar alguns parmetros fsicoqumicos e radiomtricos das substncias hmicas envolvidas (Projeto Biovalorizao de resduos, Programa ALFA, Comisso Europia).
55

Intestino delgado-camomila; crnio-casca de carvalho; mesentrio-taraxacum. As flores de Achillea millefolium, por sua vez, so envolvidas com bexiga de cervo macho.

do preparado biodinmico de composto consiste, ento, num primeiro passo, na associao da substncia vegetal, formada a partir da primeira regio supra-sensvel (foras formativas de desenvolvimento, vitais, etricas), com foras formativas conservadoras, que se originam na segunda regio supra-sensvel (foras de organizao, forma, ritmo). Os rgos, invlucros animais, que envolvem a substncia vegetal das ervas medicinais, so expostos, em seguida, aos elementos fsico-sensoriais (terra, gua, ar, calor) nos ritmos das estaes do ano. Esse princpio geral subjacente ao modo de elaborao dos preparados biodinmicos de composto, num contexto geral. Entretanto, cada preparado tem na sua elaborao determinada especificidade. O preparado de mil-folhas, por exemplo, no vero, exposto acima da terra ao ar e ao calor, enquanto que, no inverno, exposto gua e terra, sendo enterrado no solo. O princpio do preparo consiste em que os trs reinos naturais (mineral, vegetal e animal) entrem em contato no ritmo de tempo de um ano solar. A base cientfica deste preparo reside na pesquisa das trs regies supra-sensveis - espirituais. Surgem, dessa forma, novas substncias no vivo, cujas criaes a partir de uma sntese dos trs reinos naturais so um produto do esprito humano. So, portanto, substncias novas; seus efeitos de adubao consistem no seguinte conceito: os preparados biodinmicos abrem56 o solo s foras da natureza superior supra-sensvel. Epistemologia57 comparada: cincia do esprito (natureza superior) x cincia da matria inorgnica (natureza inferior). Tornou-se trivial, desde o descobrimento da tecnologia atmica, de que a formao de substncias ou elementos novos que ainda no existiam na natureza, como por exemplo, o j mencionado plutnio radioativo, resultam da transformao de uma substncia ou elemento pr-existente. Tornou-se trivial, tambm, que a apario dessa matria radioativa na natureza um produto do esprito humano e que tem, em doses mnimas, um efeito mortal sobre toda a vida. O homem vive com o fato de que dispe de um grande potencial destrutivo sobre Humanidade e a Terra. Esse um lado do livre arbtrio do ser humano. Os preparados biodinmicos compem substncias cujos efeitos, relacionados natureza superior supra-sensvel, so diametralmente opostos queles em relao natureza inferior. Assim: (a) o preparado de mil-folhas irradia foras supra-sensveis vivificadoras58, e no foras subsensveis eletromagnticas destrutivas, (b) os preparados de camomila e de
56

Os preparados biodinmicos a partir do composto dinamizado vivificam o solo; dinamizam o solo, tornando-o mais suscetvel ao organizadora das essncias supra-sensveis das trs regies da natureza superior e, em decorrncia, a planta. Tal vida organizada no alimento que corresponde ao seu diferencial qualitativo no mbito da nutrio e desenvolvimento humano (vveres, portanto, seria o conceito de alimento que mais se adequaria realidade dos fenmenos envolvidos). Retomando a questo da ao do composto biodinmico no solo deve-se ressaltar os resultados encontrados por REGANOLD et al. (1993). No Brasil, pesquisas sobre o comportamento de atributos qualitativos do solo, decorrentes da utilizao dos preparados biodinmicos esto, apenas, em fase inicial (Projeto Biovalorizao de resduos, Programa ALFA, Comisso Europia). Nessa perspectiva, biodinmica ou, num sentido mais restrito, agroecolgica, urgem, ainda, cooperaes pedaggico-cientficas nacionais fomentadas pelas agncias tradicionais.
57

Epistemologia: Filos., estudo crtico dos princpios, hipteses e resultados das cincias j constitudas, e que visa a determinar os fundamentos lgicos, o valor e o alcance objetivo delas.
58

O preparado de Mil-folhas (PB502) tem relao com o elemento K.

casca de carvalho irradiam foras supra-sensveis curativas 59, e no foras subsensveis eletromagnticas que faam adoecer, (c) o preparado de urtiga irradia foras suprasensveis que criam relaes teis60 (sensatas), e no foras subsensveis eletromagnticas que tm um efeito dissociativo, de decomposio, (d) o preparado de dente-de-leo irradia foras supra-sensveis que sensibilizam as plantas em relao ao seu ambiente61, e no foras subsensveis eletromagnticas que embotam (adubao com nitrognio sinttico de alta solubilidade)62 e (e) o preparado de valeriana irradia foras suprasensveis que do planta um invlucro de calor 63 e no foras subsensveis eletromagnticas que isolam.
59

Foras de estruturao. Os preparados de camomila (PB503) e de casca de carvalho (PB505) tm relao, respectivamente, com os elementos Ca e Ca e Si.
60

Foras de ligao, foras construtivas, pontes. O preparado de urtiga (PB504) tem relao com o elemento Fe. A ver: indicaes e funes prescritas na homeopatia e/ou medicina antroposfica a respeito de medicamentos base de urtiga regada com solues ricas em Fe (Urtiga Ferrum Culta). Pesquisas futuras devero ser direcionadas no que diz respeito eventual relao entre tais preparados, a formao de complexos coloidais argilo-hmicos estabelecidos atravs de ligantes frricos. REGANOLD et al. (1993) ao estudar a qualidade do solo em fazendas biodinmicas e convencionais analisou os seguintes parmetros: textura, estrutura, consistncia, densidade aparente, resistncia penetrao, %C, respirao, N mineralizvel, C/N, espessura do horizonte superficial, CTC, e dosagens elementares de nutrientes.
61

Foras de sensibilizao. O preparado de dente-de-leo tem relao com elemento N.

62

Embotar = 2.Fig. Tirar a energia a; enfraquecer. 3. Fig. Fazer perder a sensibilidade, insensibilizar. Subliminarmente a estes conceitos francamente em polaridade - oposio, poderia residir uma nova teoria em complementao teoria da trofobiose (CHABOUSSOU, 1966, 1969 e 1980; MIKLS, 2000a). A teoria da trofobiose explica a predisponibilizao das plantas ataques de pragas e doenas, em decorrncia da utilizao de certos fertilizantes sintticos de alta solubilidade e pesticidas, que induzem a protelise (processo dissociativo) e inibem a proteosntese (processo associativo), aumentando, ento, os aminocidos livres na seiva (a maioria das pragas e patgenos so desprovidos de poder proteoltico...). A nova teoria, ainda em gestao (MIKLS, indito), envolveria os conceitos das naturezas e funes das foras supra-sensveis (foras vitais, de desenvolvimento, da primeira regio e foras organizadoras da segunda regio) descritas no texto e um novo conceito; da economia da natureza, do savoir-faire da natureza (MIKLS, 1993a,b,c, 1995, 1999): os vegetais enfraquecidos em relao ao balano da foras supra-sensveis (de desenvolvimento e de organizao) seriam preferencialmente levados, com o auxlio de pragas e doenas (que aceleram o processo morte), a se reintroduzirem na dinmica da economia da natureza (associao - dissociao), antes mesmo, de completarem seu ciclo biolgico (germinao, crescimento, florescimento, frutificao e formao de semente). No mbito da vegetao natural tem-se o seguinte (economia da natureza, savoir-faire): a biosfera vegetal empacota luz solar (energia), a partir da sntese de carbohidratos, juntando gua e gs carbnico, num processo associativo catalizado por elementos minerais (nutrientes). Os saprfitas decompositores (fauna e microbiota) da serapilheira liberam a energia empacotada - solar, no princpio - a partir da decomposio da biomassa (processo dissociativo parcial), para nutrio de todos os ciclos de vida e mecanismos de autocontrole da natureza subsequentes. Aqui deve ser inserido, ainda, o conceito de Edwin Scheller, a respeito do significado do metabolismo das protenas no solo para o crescimento vegetal (SCHELLER, 2000). Os saprfitas decompositores a desenvolvem um papel regulador insubstituvel: dissociam a matria orgnica em hmus (reassociao), gs carbnico, gua, nutrientes e liberam energia (a luz do sol, no princpio) para os ciclos seguintes. O hmus formado, sobre o qual, se incidem as principais propriedades edficas benficas ao desenvolvimento da vida vegetal (fertilidade no sentido nico, fsica, qumica e biolgica), seria a fonte, ento, para o ressurgimento de novos ciclos de vida. THAER (1752 - 1828, in EHLERS, 1996), defensor do poder fertilizante do hmus, afirmava que este possuia uma fora vital essencial ao desenvolvimento das plantas; conceito este abandonado aps aquilo que veio e que foi reputado - no tenho certeza se fielmente - a Justus von Liebig (1803 - 1873). Alguns adubos sintticos de alta solubilidade, a exemplo dos nitrogenados, induziriam, a partir do seu princpio de atuao (irradiao de foras subsensveis eletromagnticas da natureza inferior que embotam, etc): uma exacerbao das foras vitais (supereterificao do vegetal: exacerbao de foras de desenvolvimento vegetativo) em detrimento das foras organizadoras da segunda regio supra-sensvel (foras de organizao: forma, ritmo). As consequncias dessa situao resultariam numa formao excessiva de aminocidos simples (falta de organizao mais complexa: protena), como resultado da exacerbao da atuao dos teres (talvez em especial,

Pode-se entender os preparados biodinmicos como mediadores biocatalisadores entre a origem espiritual da planta na natureza superior e sua representao fsico-sensorial na natureza. Eles adubam de forma que ajudam a planta alimentcia a ter uma organizao vital consistente em si mesma. Isso cunhado para dentro da formao das sementes tambm. Consequentemente, todos os preparados de composto so efetivos de forma evolutiva; correspondem ao mtodo de cultivo de plantas na agricultura biodinmica. Essa ao efetiva nas geraes sucessivas de plantas podem ser vislumbradas atravs de melhorias em atributos fitotcnicos. Por isso, a meta de cada empresa biodinmica sempre deve ser a produo e manuteno de sementes prprias. Na Europa Central, o cultivo biodinmico de cereais e verduras e sementes crescente. Essa, pode ser considerada uma resposta para a manipulao de genes, que ao contrrio do que at agora se exps, corresponde a uma tecnologia da cincia da natureza inferior forando o correspondente fsico da imagem original da planta (arqutipo), o genoma, e que direciona as metas dos homens principalmente para o lucro inconseqente. A tecnologia da manipulao de genes est para a natureza viva (natureza), como a tecnologia nuclear est para a natureza inorgnica (natureza inferior). O impulso da agricultura biodinmica. A pesquisa espiritual antroposfica indica novos caminhos para o cultivo das plantas e a criao de animais. A moldura formada pelo organismo agrcola que tem de ser analisado com respeito s diversas situaes geogrficas e climticas. Dentro desse todo, no organismo agrcola realiza-se o cultivo das plantas (plantio, adubao e considerao dos ritmos biocronolgicos) e a criao de animais (produo de alimento na prpria empresa,
do ter qumico) que atuariam sem uma contraposio necessria das foras organizadoras da segunda regio suprasensvel, decorrente de insensibilizao ou embotamento do vegetal a partir do N sinttico. Na Teoria da Trofobiose de Chaboussou insere-se o conceito de casualidade: vegetal, desequilibrado fisiologicamente, torna-se dieta especfica que possibilita o amplo desenvolvimento de pragas e doenas. Na teoria subjacente s minhas idias, ter-se-ia: o princpio do desenvolvimento exacerbado de pragas e doenas - orgos componentes, tambm, da economia da natureza, de Gaia estaria em relao quilo que de imperfeito ou unilateral se imporia frente me-natureza (vegetais que irradiam foras supra-sensveis de desenvolvimento em expanso anormal, em detrimento, falta, de foras supra-sensveis de organizao). Talvez, a modalidade perceptiva das pragas insetos tambm aqui se inseriria. Nesta teoria, a destruio do vegetal enfermo no seria casual, mas pertencente a uma ordenao real da economia da natureza (savoir-faire). Em outro momento, trarei a imagem do comportamento da sava, em relao ao funcionamento biodinmico da paisagem (MIKLS, op.cit.). Assim, em tudo aquilo em que se introduz, em princpio, o processo morte, levaria, na sua insero, em ciclos subsequentes, tambm a um processo morte. O sistema agrcola biocida - convencional - talvez tambm componha uma imagem relacionada com o que se descreve. Alimentos assim produzidos, faltar-lhe-iam a vida organizada que faz a diferena no sentido verdadeiro da qualidade alimentar. Os princpios que se inserem na qualidade dos alimentos podem ser observados com maiores detalhes em LINDEN et al. (1988), KLETT (2000), WOLFF (2000) e sero retomados mais adiante.
63

O preparado de valeriana (PB507) tem relao com o elemento fsforo. Pode-se tentar procurar, igualmente, uma maior compreenso da relao da planta com o elemento P, na homeopatia e/ou medicina antroposfica. Por outro lado, CARPENTER-BOGGS et al. (2000), verificando, nas pilhas biodinmicas, durante oito semanas de compostagem, temperaturas de 3 a 4C acima da testemunha, sugerem que o tratamento com os preparados biodinmicos leva a uma maior atividade microbiana termoflica e compostagem mais rpida. Em concluso, esses autores ressaltam que os preparados biodinmicos apresentam efeitos notveis em parmetros qumicos e microbianos: alm da temperatura; 10% a menos de respirao CO2; maior relao CO2 produzido / atividade enzimtica dehidrogenase e 65% a mais de NO3 no final da compostagem.

formao de rebanhos, comportamento adequado de homens e animais e o desenvolvimento de raas adaptadas ao local). Os impulsos que recebemos da antroposofia para o desenvolvimento da agricultura biodinmica, respondem as perguntas feitas no incio. Se formos praticantes dessa agricultura seremos os portadores do desenvolvimento de uma situao natural para uma situao cultural. Nos transformaremos novamente, mas dessa vez plenamente conscientes, em cultivadores de plantas e criadores de animais, responsveis pelo surgimento de uma fertilidade construtiva, permanente do solo. Entraremos com compreenso no mistrio da vida. Em relao questo referente aos impulsos de renovao social, na prtica biodinmica conseqente que isto se verifica: quanto mais nos conscientizamos da nossa razo em trabalhar biodinamicamente, quanto mais nos tornamos pesquisadores em relao quilo que fazemos e o que se mostra frutfero na nossa ao, quanto mais conversamos com outras pessoas sobre isso, tanto mais cresce a coragem de praticar formas sociais novas de trabalho em conjunto dentro da empresa. Por exemplo, as comunidades empresariais mais fundamentadas em interesse espiritual regional so comunidades que tm a capacidade de se comprometerem socialmente. Os impulsos que recebemos da Antroposofia para o prprio desenvolvimento humano e para o trabalho agrcola, so de trs tipos (KLETT): 1. Aprendemos a trabalhar cada vez mais intensivamente em ns mesmos 64. Dizemos, quanto mais aprendo a entender que o meu ser humano est baseado no esprito, tanto mais chego s fontes esprituais-morais, que no posso encontrar pela simples observao da natureza. 2. Pelas idias espirituais verdadeiras da pesquisa espiritual foi-me indicada uma direo para o meu trabalho agrcola. Vejo perspectivas de desenvolvimento que vo para o futuro, encontro nessas perspectivas a minha motivao e desenvolvo um impulso de pesquisa, para tentar compreender mais a fundo essas idias atravs da realizao prtica. 3. Meu trabalho permeado pela conscincia, de que tenho que fazer algo contra a destruio da natureza e contra a mentalidade materialista associada. Isso consiste no somente em eliminar situaes erradas e fazer o ecologicamente correto. Depende de muito mais, de que eu desenvolva no ambiente natural de uma empresa agrcola, princpios ligados s minhas metas de ser cada vez mais humano. O princpio da perseverana na agricultura biodinmica est fundamentado nas idias espirituais que mostram um caminho. Onde a agricultura biodinmica for realizada seriamente, a agricultura prosperar e com ela a cultura humana. VIII. ORGANISMO AGRCOLA, INDIVIDUALIDADE AGRCOLA E NUTRIO HUMANA. O HOMEM VEM A SER O QUE COME? (KLETT, 2000) Protena no igual a protena? A partir da mentalidade materialista conclui-se que matria igual a matria. Isto , o nitrognio do alface igual ao nitrognio do leite ou, ainda, o nitrognio da uria sinttica igual ao nitrognio do hmus. O quanto este teorema irrompe do pensar reducionista, fica
64

Autoconhecimento, autodesenvolvimento, autosuperao. Desenvolvimento interior.

evidente no exemplo, dentre vrios outros, da vaca louca (BSE). Na cincia antroposfica, matria no igual a matria. A doena da vaca louca surgiu por causa do arraoamento com farinha de origem animal aos bovinos - uma alimentao que contraria totalmente a natureza do herbvoro e ruminante. Pois, de certo, protena animal no igual a protena vegetal. A BSE uma doena de disposio, isto , a constituio corprea fica to enfraquecida pela forma errada do arraoamento que a fora organizadora (da segunda regio supra-sensvel), prpria da natureza intrnseca do bovino, no consegue mais dominar os processos metablicos dentro do sistema neuro-sensitivo. Seria diferente do animal o caso do ser humano? Atualmente pode-se observar um aumento vertiginoso das doenas crnicas e das alergias. Com a irrupo da manipulao transgnica de se esperar, provavelmente, por um avano do enfraquecimento constitucional do homem e, consequentemente, uma generalizada epidemia de enfermidades de difcil diagnose. Buscar a esmo a satisfao do paladar nos desfiladeiros de supermercados, significa, exatamente, tornar a experincia humana dependente do que se come. Como poderia, todavia, a alimentao do complexo corpreo promover a evoluo espiritual-anmica do homem 65? Para tanto, necessrio partir da efetiva necessidade nutricional do homem. A trplice necessidade nutritiva do homem sob o ponto de vista da antroposofia. O homem possui complexo corpreo (corpo fsico + corpo vital), alma e esprito. No sentido restrito, a base fsica do complexo corpreo so os orgos metablicos e os membros; a base fsica da alma so o homem torcico com a respirao rtmica do pulmo e os ritmos da pulsao cardaca; a base fsica do esprito o homem enceflico no qual se concentram o sistema nervoso e os orgos dos sentidos. Esses trs membros do complexo corpreo precisam ser alimentados de maneira diferente, segundo sua natureza e atividade diferenciadas. Na antroposofia se distingue trs formas de nutrio: a nutrio atravs da digesto; a nutrio atravs da respirao e a nutrio atravs dos sentidos. O que nutre o homem mmbrico - metablico so os alimentos slidos e lquidos ingeridos nas refeies. Mas, nessa nutrio do homem membro-metablico no se trata de meios materiais, porm de meios alimentares. Os meios materiais tm um significado, principalmente, para a regenerao do sistema neuro-sensitivo.; tais materiais se depositam no homem enceflico, o qual naturalmente permeia todo o corpo pelas vias nervosas. O que nutre o homem membro-metablico so, sobretudo, as foras supra-sensveis que
65

Ehrenfried Pfeiffer perguntou a Steiner o seguinte: Como possvel que, apesar das amplas e numerosas indicaes feitas , os impulsos espirituais, em especial a senda do aprendizado interior, se tornem to pouco eficientes em cada um de ns e que, apesar dos nossos esforos, exibemos to pouca manifestao de vivncia espiritual. Principalmente, como possvel que, apesar da compreenso terica, a fora de vontade para a ao, para a execuo bem sucedida dos impulsos espirituais seja to fraca? Importava a Pfeiffer saber como levar ao, colaborao e execuo ativa de intenes espirituais, sem ser desviado do rumo certo por ambies pessoais, iluses e invejas. Esses trs aspectos da natureza humana haviam sido descritos por Steiner como sendo os principais obstculos interiores colocados no caminho dos homens (em oposio a tais aspectos, ter-se-ia, respectivamente: fraternidade/solidariedade - liberdade - justia). A resposta de Steiner: Esse um problema nutricional! O modo como o alimento constitudo hoje em dia no fornece mais aos homens a fora para manifestar o espiritual dentro do fsico. A ponte do querer para o pensar no consegue mais ser estabelecida. As plantas alimentcias no contm mais a fora que elas devem conter aos homens. A fora a que se refere Steiner, corresponde s foras supra-sensveis que permeam a matria, descritas anteriormente.

compem os materiais pertinentes a cada alimento especfico. Na cenoura, por exemplo, que um fruto radicular, agem foras que configuram os materiais para se tornarem diferentes das do gro cerealfero, que um fruto seminal. Tais foras supra-sensveis, contidas nos alimentos, que ativam a vontade humana. Para atrelar a vontade mais ao pensar, na cabea, ento a alimentao a partir de razes particularmente apropriada para isso. Nas razes, o carater salino da materialidade ainda mais preservado. Para o trabalho com os membros, ao contrrio, colaboram os frutos seminais. O homem rtmico alimenta-se atravs da respirao. Na inspirao admite-se de fora, ar rico em oxignio. Ele refresca o sangue nos pulmes. De l, o sangue flui pelo corao pulsante para os vasos perfricos, ali absorve, a partir das configuraes orgnicas, o dixido de carbono liberado, que, a caminho do fluxo sanguneo venoso, eliminado no pulmo pela expirao. O sentir anmico do homem est intimamente ligado a esse processo rtmico, no pulmo e corao. A terceira forma de nutrio se d atravs dos sentidos, tambm denominada de nutrio csmica. Com os sentidos o homem percebe o mundo. Atravs da pele, na qual agem o sentido do tato e do calor, por exemplo, penetra calor, a luz flui para dentro do olho, o som para dentro do ouvido, etc. Uma materialidade impondervel configurada pela fora do calor, da luz, do som, etc., para o contedo da imagem da percepo. Tal materialidade mediadora da impresso dos sentidos desemboca no complexo corpreo atravs de todos os portais dos sentidos e condensada como substncia do sistema mmbrico-metablico, como musculatura, pele, assim por diante, enquanto que as foras configutativas so espelhadas no esprito pensante como contedo da imagem dos pensamentos. Dessa forma, a nutrio atravs dos sentidos polarmente oposta quela da admisso dos materiais fsicos e das foras supra-sensveis do alimento66. A nutrio atravs da respirao medeia essas foras complementares de nutrio. Como constituir um gnero alimentcio para nutrir realmente o homem. A decrescente qualidade alimentar dos gneros alimentcios tornaram verdade a inverdade das expresses de Karl Marx: A existncia determina a conscincia ou de Feuerbach: o homem aquilo que ele come. Se o homem tem o poder de desfigurar arbitrariamente o mundo que o alimenta desta forma trplice, ento tambm deveria haver um caminho no qual, mesmo que inversamente crescente em nossa direo, em liberdade, a possibilidade de aperfeioar a terra e suas criaturas. Esse caminho est inseparavelmente ligado produo de alimentos e evoluo do homem. O ponto de partida de todas as trs formas de nutrio a produo dos gneros alimentcios, da nutrio propriamente terrena. Como deve ser constituda tal produo da
66

A digesto sob o ponto de vista da antroposofia difere da viso cientfica comum. Nesta, o alimento subdividido em unidades menores que so ento absorvidas, tornando-se disponveis para uma reconstruo (novamente, a polaridade dissociao x associao, aqui se insere; metabolismo x anabolismo). Na antroposofia a imagem da digesto a seguinte: como um relojoeiro; primeiro ele desmonta o relgio para apreender a sua reconstruo. A reconstruo apreendida pelo organismo humano ocorreria levando em conta tudo aquilo que se insere no princpio da construo do alimento.

terra, a fim de poder nutrir o homem? O que a vida no alimento? As foras do vivo no so apreensveis pelos sentidos, apresentam-se, todavia, ao sentidos nas formas e feitios das plantas e animais. A vida torna-se apario quando acolhe em si os materiais fsico-minerais da terra. Ela no se torna visvel em sua atuao, porm no que essa atuao fez dos materiais terrestres. A vida emprega, para sua atuao e revelao, a natureza fsicomineral, mas ela emprega tambm outra essncia a mais, a saber, as foras supra-sensveis que se revelam como algo essencialmente anmico. Pode a alma humana ser abordada por algo que no proceda do anmico? O gnero alimentcio emprega, para seu surgimento, o atuante vivo (foras supra-sensveis de desenvolvimento, foras vitais ou foras etricas: primeira regio supra-sensvel), que forma os materiais terrenos como imagem do feitio vegetal, segundo imagens primordiais (arquetpicas) que procedem do mundo anmico (foras supra-sensveis de organizao, forma, ritmo: segunda regio supra-sensvel). Para a produo de alimentos apropriados ao homem, dever-se-ia relacionar entre si, num grau superior ao que confere ao alimento sua mera condio natural, o fsico-mineral, o vivo e o anmico. O agricultor, na verdade, todos os homens, conferem feitio natureza. Mas com que espcie de pensamentos e sentimentos, segundo que imagem? O princpio para o surgimento de um gnero alimentcio verdadeiramente nutritivo, deve ser basicamente igual (fsica, vital e aimicamente) ao surgir e prosperar de um organismo. Pois este, tambm, deve ser mantido e promovido em suas funces pela alimentao. Noo de organismo. A cincia ecolgica utiliza o conceito de sistema entrelaado, quando tenta caracterizar o aparente arcabouo de interaes de uma comunidade viva de muitos seres isolados. Um sistema aberto, uma pluralidade. O sistema pode ser pensado como aditivamente causal. Um organismo amplamente fechado, uma totalidade. Como isto pode ser pensamentalmente entendido? O agricultor coloca-se diante desta tarefa se quiser dar um feitio terreno e humano justificados, ao seu stio ou fazenda. Steiner definiu organismo da seguinte maneira: Um organismo algo anmico, que exteriormente limitado por um feitio e interiormente articulado por orgos. Dessa maneira, o que confere totalidade a um organismo no a sua organizao fsica, nem sua organizao vital (mbito da primeira regio supra-sensvel), porm o seu anmico (mbito da segunda regio supra-sensvel), o qual se situa alm do espao e do tempo. Deste conceito que deriva a configurao empresarial da agricultura biodinmica (organismo agrcola). Cada estabelecimento agrcola deveria evoluir rumo a um organismo o mais fechado possvel em si; rumo a uma espcie de individualidade agrcola67. Os princpios de configurao do estabelecimento so derivados do conhecimento do ser humano. O ser humano convertido em fundamento(R. Steiner). O ser humano possui o organismo mais altamente desenvolvido. Esse organismo humano (fsico, vital, anmico) vivenciado como uma individualidade (Eu, Ser Espiritual do Homem) em funo de sua natureza intrnseca. Totalidade do organismo agrcola. Individualidade agrcola. O organismo agrcola ou a individualidade agrcola pode ser configurado a partir do ponto vista da trplice organizao do complexo corpreo do ser humano. Verticalmente, de baixo para cima, ter-se-ia:
67

No se deve confundir individualidade com individualismo egico.

Camada inferior da terra x plo cabea (pensar) Solo frtil (camada superficial) x processos rtmicos (corao, pulmo) - (sentir) Camada acima do solo x plo membro-metablico (querer) Subsequentemente, o organismo agrcola pode ser considerado sob o ponto de vista da tetramembrao da natureza intrnseca do homem; qual seja: organizao fsica x esqueleto (base funcional fsica) organizao vital x sistema glandular (base funcional orgnica) organizao anmica x sistema nervoso (base funcional orgnica: nervos, sentidos) organizao do Eu (individualidade) x (base funcional orgnica: sangue e sistema imunolgico) No organismo agrcola, ter-se-ia: Comunidade humana x organizao do Eu do organismo agrcola Reino animal x organizao anmica do organismo agrcola Reino vegetal x organizao vital do organismo agrcola Reino mineral x organizao fsica do organismo agrcola (terra, gua, ar, calor) Organizao fsica do organismo agrcola. Os componenetes da organizao fsica do organismo agrcola so os seguintes: substrato geolgico; solo; lenol fretico; precipitao; correntes de ar; variaes trmicas. aptido agrcola natural das terras baseada na sua organizao fsica x complexo corpreo humano como expresso e instrumento individual da aptido do homem. A predisposio natural da organizao fsica do organismo agrcola pode ser modificada, at um certo ponto, mediante a mo humana (arte do amanho, terraceamento, irrigao e drenagem, etc). Organizao vital do organismo agrcola. Revela-se na natureza vegetal: prados, pastos, lavouras ricamente articuladas (hortas, pomares; beiradas de lavouras e caminhos, cercas vivas, capes de mato, parcelas de florestas. tarefa do agricultor desenvolver um sentido artstico para a totalidade da organizao vital da propriedade. exigido do artista plstico contido no homem que leve mtua interao, a maior diversidade possivelmente imaginvel da natureza vegetal e a acrescente organizao vital do stio ou fazenda. Organizao anmica do organismo agrcola. Revela-se na abundncia da fauna. Cada espcie animal incorpora na especializao ligada ao corpo, uma centelha anmica da alma humana. A diversidade animal (forma e modo de atuao) contribui para a inteireza interior, para a atmosfera anmica de um estabelecimento agrcola. O que fazem vermes do solo, insetos, aves, etc.? Com base na sua especificidade anmica, que foi totalmente absorvida em funes corporais altamente desenvolvidas, a fauna, os animais, estabelecem relaes68 (fauna do solo, microbiota, no geral: humificao, formao de solo; insetos: polinizao, controle biolgico...). A natureza ser entretecida com tal atividade criadora de relaes, dos animais, tanto mais, quanto
68

Interaes ecolgicas. A biodiversidade desempenha um papel regulador insubstituvel para manuteno do equilbrio dos ecossistemas (MIKLS, 1999).

maior for a diversidade da fauna. Nesse sentido, uma posio importante deve ser ocupada pelos animais domsticos, em especial o rebanho de vacas, corao pulsante da propriedade, centro de sua organizao anmica. Que faz o rebanho de vacas? Para fora, ele est a servio do homem (leite, etc). O que ele faz para dentro, do ponto de vista da capacidade funcional do organismo agrcola? Os ritmos vitais do rebanho fazem dele o rgo doador de ritmo, nos eventos vitais da fazenda. Ele come, cada ano, sob forma de forragem, a organizao fsica e a organizao vital da propriedade que ali se configurou nas flores, folhas e caules do crescimento vegetal. Na digesto ele eleva ambas ao nvel da sua organizao anmica, sua percepo anmica ligada ao corpreo. Ele acolhe com os sentidos aquilo que come na ruminao e, depois, na subsequente digesto, une o percebido sua natureza anmica. Na ruminao a vaca leva o material vital do mundo vegetal a uma anlise csmico-qualitativa (R. Steiner). Nessa atividade a vaca se fortalece animicamente. Mas ela no consegue fixar os resultados dessa anlise material por meio de sua atividade interior. Ela seria capaz de faz-lo se tivesse, como o homem, um Eu, um esprito pensante. Como a vaca permanece no estdio anmico animal (animicamante atada ao corpreo), ela expele o produto de sua elaborao interna. Esse produto uma excreo do estgio anmico deste animal domstico altamente desenvolvido. O produto da excreo contm, dessa forma, como resultado da anlise csmico-qualitativa, um forte potencial de foras organizadoras. Essas foras organizadoras (segunda regio supra-sensvel) conferem ao esterco de vaca a peculiar fora de adubao. Trata-se muito menos de um material (quilogramas de nutrientes69), do que, acima de tudo, de um adubo de foras (forma, ritmo, organizao). A vaca , em alto grau, uma natureza renunciadora. Ela doa, por meio de seu adubo, foras anmicas e vitais ao interior do organismo agrcola e cuida, mais do que qualquer outra espcie animal, da sua inteireza funcional. Organizao do Eu do organismo agrcola. O quarto membro da natureza do organismo agrcola, a organizao do Eu do mesmo, formada pela comunidade humana. A imagem pensamental que ela forma para si, do estabelecimento, da sua necessria inteireza e do alvo de uma individualidade agrcola em formao, convertida pelo seu trabalho, e transforma dessa maneira a diversidade em inteireza. Somente o esprito humano implanta na natureza, por seu trabalho orientado pelas idias, o pensamento do organismo e da individualidade. O valor nutritivo do gneros alimentcios. A partir dessa inteireza articulada de forma qudrupla, de uma fazenda ou stio, em ntima relao com a inteireza quadrimembrada do homem, brota a verdadeira capacidade de nutrir de um gnero alimentcio; a capacidade de nutrir o homem com base no desenvolvimento do seu complexo corpreo quadrimembrado. Em primeira instncia, importam as foras supra-sensveis que renem a matria, cada qual em uma relao especfica, isto , numa composio material. Aspectos quantitativos (protena, carbohidratos, lipdeos, vitaminas, sais minerais, etc) vm em decorrncia. A composio material dos alimentos, para ser ideal, deve ser a expresso das quatro qualidades de foras (da matria e supra-sensveis da 1a, 2a e 3 a regio, respectivamente, vital, anmico, espiritual) impregnadas no gnero alimentcio a partir dos quatro membros do
69

Isso no quer dizer que no devamos estar atentos ao balano de elementos nutrientes da propriedade (entradas e sadas).

organismo agrcola, do plantio colheita. A totalidade nutre, no a singularidade dos componentes materiais. Da o conceito antigo que se utilizava para alimento. VVERES 70 = MEIO, MEDIADOR DE VIDA. Angelus Silesius (1624 - 1677): O po no nos alimenta (a mera materialidade); O que no po nos sustenta; a palavra eterna de Deus; a vida e o esprito. Poderia se dizer, disto, ento: O que nutre so foras da matria, do vital ou do vivo, do anmico e do espiritual que se individualizam, na inteireza de um organismo agrcola, na formao de uma determinada qualidade de gnero alimentcio. A qualidade de um alimento e a sua composio deve ser reconhecida como sendo algo nico. Considerando, ento, o significado de organismo e individualidade agrcola na formao do estabelecimento agrcola e para o valor nutricional dos gneros alimentares, a agricultura biodinmica fomenta o desenvolvimento de mercados regionalizados. A globalizao do mercado agrrio leva, a longo prazo, degradao da Terra e degenerao do complexo corpreo do ser humano. Vida, luz transformada (WOLFF, 2000)71. Luz do sol! Luz, que aquece Os pobres coraes de pastores; Luz, que ilumina As sbias cabeas reais. Luz divina, Cristo - Sol Aquece nossos coraes, Ilumina nossas cabeas; Para que se torne bom O que queremos fundar A partir das coraes, E a partir das cabeas A uma meta conduzir. Rudolf Steiner
70

Somente, podem ser vveres, substncias que contm vida empacotada.

71

No modo de pensar inculcado nas pessoas hoje em dia, a maior parte acredita que o vegetal vive de potssio, fsforo e nitrognio, do mesmo modo que os animais vivem dos vegetais. Essa convico, porm, est baseada num erro de raciocnio: o animal recebe sua vida do vegetal. Vida uma fora, e ela est ligada substncia apenas temporariamente; por isso a planta no pode retirar vida dos elementos potssio, fsforo e nitrognio, j que estes elementos so totalmente mortos. Para o vegetal, o mais importante a luz. A luz tambm uma fora, tal como a vida. Enquanto est verde, a planta consegue assimilar diretamente a luz. O vegetal assimila a luz com a ajuda do pigmento verde clorofila, produzindo sua substncia corporal (estrutural) - carboidratos - a partir do gs carbnico inspirado e da gua; nesses carboidratos atua agora a vida. A vida origina-se da luz do sol! Vida luz transformada. A vida, que o que h de mais universal, e por isso necessita de diferentes portadores, aos quais pode ligar-se. Assim, a gua um dos principais portadores de vida. Nos hidratos de carbono que a planta produz, a gua foi vivificada. No entanto, para poder lidar com essas substncias a planta necessita, alm de potssio, tambm de fsforo. Algo corresondente vale para o nitrognio e as protenas. Os elementos minerais oferecem planta instrumentos, com cuja ajuda ela pode formar vida a partir da luz.

IX. BIBLIOGRAFIA. BOTT, V.; COROZE, P. & MARTI, E. Les forces de vie.I. Introduction a ltude des forces formatrices. II. Les quatre thers. Paris, Triades (Ed.), 1981. 110p. CARPENTER-BOGGS, L.; REGANOLD, J. P. & KENNEDY, A. C. Effects of biodynamic preparations on compost development. Biological Agriculture and Horticulture, vol. 17, 2000. p.313-328. CARPENTER-BOGGS, L. & REGANOLD, J. P. The biodynamic agriculture system and BD preparations in soil biodiversity conservation. In: A agroecologia em perspectiva. 3a Conferncia Brasileira de Agricultura Biodinmica. Secretaria do Meio Ambiente. Governo do Estado de So Paulo. Documentos Ambientais. SMA/CED. So Paulo, 1999. p.74-76. CHABOUSSOU, F. Nouveaux aspects de la phyatrie et de la phytopharmacie. Le phnomne de la trofobiose. Proc. FAO Symposium of integrated control. I, 32-62, 1966. CHABOUSSOU, F. Recherche sur les facteurs de pullulation des acariens phytophages de la vigne la suite des traitements pesticides du feuillage. Thse Fac. Sciences. Paris, 1969. 238p. CHABOUSSOU, F. Les plantes malades des pesticides. Bases nouvelles dune prevention contre maladies et parasites. Paris, Ed. Debard, 1980. 271p. CORREIA-RICKLI, R. Os preparados biodinmicos: introduo preparao e uso. Botucatu: Associao Brasileira de Agricultura Biodinmica, 1986. 63p. DEFFUNE, G. Allelopatic influences of organic and biodynamic treatments on yield and quality of wheat and potates. PhD Thesis. Wye College, Univesity of London, Inglaterra. 2000. 540 p. EHLERS, E. Agricultura sustentvel. Origens e perspectivas de um novo paradigma. Livros da Terra. So Paulo, 1996. 178p. KALICS, B. Os quatro teres. Associao Brasileira de Quirofontica. So Paulo, 1997. Apostila, 33p. KLETT, M. O impulso da agricultura biodinmica a partir da Antroposofia. Parte I e II. In: MIKLS, A.A.W. (Org.). A agroecologia em perspectiva. 3a Conferncia Brasileira de Agricultura Biodinmica. Secretaria do Meio Ambiente. Governo do Estado de So Paulo. Documentos Ambientais. SMA/CED. So Paulo, 1999. p.28-40. KLETT, M. O homem vem a ser o que come? O significado da agricultura biodinmica para a alimentao do ser humano. Botucatu: Associao Brasileira de Agricultura Biodinmica, 2000. 16p. KOEPF, H.; PETTERSON, B.D. & SCHAUMANN, W. Agricultura biodinmica. So Paulo, Nobel, 1983. 333p. LANZ, R. Do Goethianismo filosofia da liberdade. So Paulo: Antroposfica, 1985. 60p. LINDEN, W. Z.; WOLFF,O. & SCHAUMANN, W. Alimentao sadia. Alimentao e agricultura. Folheto 103, Higiene Social. So Paulo: Associao Beneficiente Tobias, 1988. 30p. MAFRA, A.L. & MIKLS, A.A.W. Fertilizantes minerais solveis e suas inconvenincias ambientais: coletnea bibliogrfica. In: MIKLS, A.A.W. (Org.). A agroecologia em perspectiva. 3a Conferncia Brasileira de Agricultura Biodinmica. Secretaria do Meio Ambiente. Governo do Estado de So Paulo. SMA/CED, So Paulo, 1999a, p.203-230. MAFRA, A.L. & MIKLS, A.A.W. Pesticidas agrcolas e suas inconvenincias ambientais: coletnea bibliogrfica. In: MIKLS, A.A.W. (Org.). A agroecologia em perspectiva. 3a Conferncia Brasileira de Agricultura Biodinmica. Secretaria do Meio Ambiente. Governo

do Estado de So Paulo. SMA/CED, So Paulo, 1999b, p.231-275. MIKLOS, A.A.W. Biodynamics of the landscape: biopedological organisation and fonctioning. Part I: Role and contribution of the soil fauna to the organization and dynamics of pedological cover. In: Proceedings of 9th International Scientific Conference IFOAM. Ed. KPKE, U.& SCHULZ, D.G. November 16 to 21, 1992, So Paulo, Brazil. 1992a. p.74-86. MIKLOS, A.A.W. Biodynamique d'une couverture pdologique dans la rgion de Botucatu (SP), Brsil. Thse de Doctorat. Universit Paris VI, Paris, Frana. 1992b. 438p. v. I e II. MIKLOS, A.A.W. Funcionamento biodinmico da paisagem. In: A Ecologia e o Processo de Produo na Agricultura. Cincia & Ambiente, Ano IV, n.6, p.75-84, 1993. MIKLOS, A.A.W. O assassinato do solo. Folha de S. Paulo. Quarta-feira, 21 de abril. 1993a. MIKLOS, A.A.W. Funcionamento biodinmico da paisagem. In: A Ecologia e o Processo de Produo na Agricultura. Cincia & Ambiente, Ano IV, n.6, p.75-84, 1993b. MIKLOS, A.A.W. A biodiversidade e a renovao das terras. Folha de S. Paulo. Tera-feira, 30 de novembro. 1993c. MIKLS, A.A.W. Conceito ecolgico do solo. In: Curso de Agricultura Ecolgica. Anais. FEITOSA, C.T. & NOGUEIRA, S.S.S. (Eds.) So Paulo, Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Governo do Estado de So Paulo. 1995. p.41-54. MIKLS, A.A.W. Hino Demter. In: MIKLS, A.A.W. (Org.). A agroecologia em perspectiva. 3a Conferncia Brasileira de Agricultura Biodinmica. Secretaria do Meio Ambiente. Governo do Estado de So Paulo. So Paulo, SMA/CED, 1999a. p.13-15. MIKLS, A.A. DE W. & KARALL, J. M. Silica in biodynamic agriculture since 1924. In: Silicon in Agriculture Conference. University of Florida e USDA. Fort Lauderdale, 1999. MIKLS, A.A.W.; PIEDADE, S. M. S.; KARAL, J. M. & BOCCHI JUNIOR, U. Avaliao dos efeitos dos preparados biodinmicos sobre a perda de nutrientes na compostagem. 3 Encontro Brasileiro sobre Substncias Hmicas. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 1999. MIKLS, A.A.W. Trofobiose, agricultura biodinmica e desenvolvimento humano. In: AMBROSANO, E. (Coord.). Agricultura Ecolgica. II Simpsio de Agricultura Ecolgica. I Encontro de agricultura orgnica. Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Governo do Estado de So Paulo. So Paulo, Agropecuria. 2000a. p.17-46. MIKLS, A.A.W. A Terra e o Homem. In: Fertibio 2000. Biodinmica do Solo. XXIV Reunio Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrio de Plantas. VIII Reunio Brasileira sobre Micorrizas. VI Simpsio Brasileiro de Microbiologia do Solo. III Reunio Brasileira de Biologia do Solo. Sociedade Brasileira de Cincia do Solo. Sociedade Brasileira de Microbiologia. Santa Maria, 2000b. MIKLS, A.A.W.; PIEDADE, S. M. S.; MAFRA, A. L.; KARAL, J. M.; TRENTO FILHO, E. & OLIVEIRA, O. Biodynamic preparations and nutrient loss in composting residues of the sugar cane industry. 10th International Meeting of the International Humic Substances Society. Toulouse, 2000. RAUPP, J. & KNIG, U. J. Biodynamic preparations caise opposite yield effects depending upon yield levels. Biological agriculture and horticulture. AB Acad. Publs., UK, 13: 1996. p.175-188. REGANOLD, J. P.; PALMER, A. S.; LOCKHART, J. C. & MACGREGOR, A. N. Soil quality and financial performance of biodynamic and conventional farms in New Zealand. Science, vol. 260, 1993. p.344-349. PEREIRA, R.M. Perspectivas da Geografia Brasileira do sculo XXI. Geosul, Florianpolis, v.13, n.25, p.70-78, 1998.

SCHELLER, E. Die tickstoff-ersorgung der pflanzen aus dem stickstoff-stoffwechsel des bodens: ein beitrag zu einer pflanzenernhrugslehre des organischen landbaus. Tese de doutorado. kologie & Landwirtschaft (4). Weikersheim: Margraf, 1994. 290p. SCHELLER, E. Fundamentos cientficos da nutrio vegetal na agricultura ecolgica. Botucatu: Associao Brasileira de Agricultura Biodinmica, 2000. 94p. SCHULZ, D. G.; KLEDTKE, A.; BECKER, D.; ZEDOW, D & KPKE, U. Ligth, manure and biodynamic preparations: influence on soil and plants. In: Proceedings of 9th International Scientific Conference IFOAM. Ed. KPKE, U.& SCHULZ, D.G. November 16 to 21, 1992, So Paulo, Brazil. 1992a. p.432. SCHULZ, D. G & KPKE, U. Determining the quality of organic produce: extended quality parameters and quality index. In: Proceedings of 9th International Scientific Conference IFOAM. Ed. KPKE, U.& SCHULZ, D.G. November 16 to 21, 1992, So Paulo, Brazil. 1992b. p.338-348. STEINER, R. A questo fundamental da gnosiologia, com especial considerao doutrina cientfica de Fichte. Tese de Doutorado em Filosofia (PhD). Rostok, 1891. STEINER, R. A obra cientfica de Goethe. So Paulo, Antroposfica. 1984a. 204p. STEINER, R. Agriculture. Fondements spirituels de la mthode biodynamique. Genve, Romandes, 1984b. 317p. STEINER, R. Goethe et sa conception du monde. Genve, Romandes. 1985a. 199p. STEINER, R. Verdade e cincia72. Ed. Antroposfica. 53p. So Paulo, 1985b. STEINER, R. Linhas bsicas para uma teoria do conhecimento na cosmoviso de Goethe. So Paulo, Antroposfica, 1986. 92p. STEINER, R. Fundamentos da agricultura biodinmica. So Paulo, Antroposfica, 1993. 235p. STEINER, R. Matria, forma e essncia. O caminho cognitivo da filosofia antroposofia. So Paulo, Antroposfica. 1994a. 48p. STEINER, R. Do limiar do mundo espiritual. Consideraes aforsticas. So Paulo: Antroposfica, 1994b. 78p. STEINER, R. Contra a opresso da generalidade. Das Goetheanum, N 24, Ano 78. Dornach, 1999. STEINER, R. Filosofia da liberdade. Fundamentos para uma filosofia moderna. So Paulo, Antroposfica. 2000. 198p. VEIGA GREUEL, M. A obra de Rudolf Steiner. So Paulo, Antroposfica. 1994. 30p. VEIGA GREUEL, M. Experincia, pensar e intuio. Introduo fenomenologia estrutural. So Paulo, Cone Sul, UNIUBE. 1998. 96p. WINTINGHAUSEN, C.; SCHEIBE, W.; WINTINGHAUSEN, E. & KNIG, U. Manual para elaboao dos preparados biodinmicos. Botucatu: Associao Brasileira de Agricultura Biodinmica, 2000a. 37p. WINTINGHAUSEN, C.; SCHEIBE, W.; HEILMANN, H.; WINTINGHAUSEN, E. & KNIG, U. Manual para uso dos preparados biodinmicos. Botucatu: Associao Brasileira de Agricultura Biodinmica, 2000b. 40p. WOLFF, O. O que comemos afinal? Indicaes prticas para uma nova conscincia em alimentao. So Paulo: Antroposfica, 2000. 112p.

72

Esta obra corresponde, na realidade, sua tese de doutorado (STEINER, 1891).

Potrebbero piacerti anche