Sei sulla pagina 1di 13

Aprenda a Fazer o Seu Prprio Script para IRC

Os Scripts so comandos digitados dentro do prprio mIRC que so lidos por ele e executado quando invocados por voc, por outra pessoa ou automaticamente. So editados dentro de janelas de texto nos menus Aliases, Popups e Remote. Cada um tem uma funo diferente do outro, mas funcionam em harmonia pois um necessita do outro.

Para fazer seu script, voc precisa conhecer muito bem os comandos do mIRC, e saber sem dvidas todos os comandos da seo de comandos de IRC desta pgina. Por isso, antes de tentar faz-lo, aconselho a ler a ajuda do prprio mIRC.

Um excelente local para se fazer download de scripts o ftp.mircscripts.org, onde podem ser encontrados o melhores em veres 16 e 32 bits, tanto para mIRC quanto para Pirch.

[Estrutura][Aliases][Popups][Remote]

Estrutura dos Scripts

Veja abaixo algumas palavras que sero trabalhadas nessa seo da minha pgina. Elas sero citadas ao longo desta e devem ser conhecidas para facilitar a compreenso dos comandos.

LEVEL - o nmero que o nick de uma pessoa ser trabalhado para verificar suas aes, comandos etc. Seria, em outras palavras, um nmero que voc escolhe para as pessoas para formar grupos aos quais o script vai reagir de uma forma diferente de outro grupo que esteja em outro level.

DEFAULT LEVEL - nvel comum. o level que quando indicado, significa que todas as pessoas de todos os grupos estaro includas naquele comando.

PARMETROS - o texto ou o comando que vem depois de algum comando ou texto interpretado como comando pelo script. Os parmetros exeistentes so:

Parmetro

Descrio

$parms $parm1...$parmN $nick $address $site $host $date $time $ip $me $banmask $opnick $port $server $knick $chan

Tudo que vier na linha de comando Parmetros na ordem que se apresentam Nickname da pessoa que esta realizando o comando Endereo da pessoa (WHiTeNuTs@200.248.238.46) tudo que vem depois da arroba do $address Retorna o seu Local Host Data atual do seu sistema Hora atual do seu sistema Retorna o seu IP Seu nickname atual Mscara de ban utilizada Nickname da pessoa que recebeu ou perdeu arroba Porta do servidor que voc est utilizando Servidor atualmente conectado Nickname que foi chutado Canal atualmente aberto

VARIVEIS - Como o prprio nome diz, so caracteres aos quais so atribudos valores. No caso do mIRC, um texto definido como variveis quando vier precedido do sinal % (exemplo %nome Tazmania).

Aliases

O Aliases um arquivo que contm atalhos para outros comandos, isto , um local onde voc cria comandos que sero executados com a "/" na frente e executaro outros comandos, utilizado para facilitar e agilizar a utilizao durante a conexo. O exemplo abaixo servir para facilitar a entrada a um canal. Ao invs de digitar /join #canal, voc precisar digitar apenas /j canal, observe:

/j /join #$$1

onde /j o comando criado por voc, /join o comando a ser executado, # o smbolo utilizado normalmente pelo comando join e $$1 primeiro o parmetro a ser especificado na linha de comando. Podemos utilizar quantos $$x quisermos, sendo que o x representar a posio do parmetro aps o comando.

Veja aqui outro simples exemplo da utilizao do aliases. Este servir para dar status de operador para o(s) nick(s) especificado(s) quando vc digitar /op nick1 nick2 nick3. Isso facilita muito quando queremos dar uma arroba para uma ou mais pessoas. A diferena desse comando para o acima que ao invs de utilizar o parmetro com um duplo sifro ($$), utilizaremos os parmetros 2 e 3 apenas com um. A explicao para isso que com dois, a especificao do parmetro obrigatria, no funcionando se for deixado em branco. J o parmetro com apenas um sifro utilizado quando no h a necessidade de se especific-lo, como acontece abaixo.

/op /mode # +ooo $$1 $2 $3

No caso acima, se voc no especificar nenhum parmetro o comando no ser executado. Se especificar um e voc estiver de operador no canal, uma arroba ser dada por voc para o nick especificado no parmetro $$1. Se especificar dois ou trs, ser fornecida arroba para os trs nicks digitados. Observe que no necessrio especificar o nome do canal no qual est se trabalhando, o smbolo # se encarrega disso. possvel ainda executar vrios comandos seguidos, apenas numa linha. Isso pode ser realizado com o smbolo "|" (no um L minsculo) da seguinte forma.

/nk /say Merece ser chutado! | /kick # $$1

Nesse caso, quando voc digitar /nk nick, voc digitar automaticamente a frase "Merece ser chutado!" e chutar o nick logo em seguida. Tantas | podem ser usadas quanto voc quiser, s necessrio prestar ateno na correta aplicao dela. Esta no pode ser utilizada direto na linha de comando do mIRC.

Outra forma de executar comandos mltiplos (mirc 4.52 para cima) utilizando { }, para delimitar o incio de um comando e seu trmino. Funcionam como lgicas de programao antigas, se que voc j teve que trabalhar com isso! Veja abaixo um exemplo.

/tchau {

/say Tchau galera, to saindo!

/say Se quiserem falar comigo, amm@plug-in.com.br, ok?

/part #

No caso acima, quando voc digitar /tchau no canal, sero enviadas duas mensagens para o canal onde voc estiver no momento e sair do canal. Essa forma de utilizar comandos mltiplos vlida quando precisamos executar muito comandos, assim organizando o script e facilitando a edio e a mudana de algo no mesmo.

Popups

Os popups so menus como os de todos os programas para Windows, mas que criado e configurado por voc, isto , voc escolhe os comandos que devem ser colocados, como devero ser chamados, o que devero fazer, a ordem em que aparecero etc. So muito teis para poupar digitao, alm de ser muito organizado, pois ficar como o usurio quiser. Ele editado na seo Popups do mIRC, no menu Tools.

Existem quatro tipos de popups: Main Window (janela dos canais e status), Query/Chat Window (janela de mensagens privadas e chats), Channel Names List (lista de nomes dos usurios do canal) e Menu bar (barra de menu).

A estrutura dos menus se baseia numa escada: quanto mais degraus se sobe, mais distante do cho voc est. Esses degraus so representados por "." no incio de cada linha do popups e significa onde e quando deve parecer. Veja abaixo um exemplo clssico de Channel List Names.

.Mensagens

..Mensagens Boas

...Laka:/me trouxe um laka para $$1

...Linda:/me pergunta com est a linda $$1

...Chandele:/me no pode, est comendo seu chandele

..--

..Mensagens Ruins

...Voltagem:/me indica fios de alta tenso para $$1

...Drogas:/me pergunta se $$1 usa drogas

Essa a base de qualquer menu. No caso, utilizei o popup da lista de nomes, pois as mensagens precisam de algum nick para ficarem completas. Se pressionarmos sobre um nick

no canal, por exemplo "CyberGirl" e selecionarmos no menu "Laka", ser exibida uma mensagem no canal, assim:

* Meunick trouxe um Laka para CyberGirl

Outra coisa que pode ser observada nesse menu a insero de um "..--". Isso nada mais que o trao horizontal que fica entre as linhas do menu, utilizada apenas para que haja uma maior organizao e para que seja mais fcil achar o comando que se procura.

Remote

O remote a seo mais complexa e difcil do mIRC, por isso aconselhvel que voc conhea todos os comandos com clareza. Se voc j conhece, ento passemos adiante! O Remote responde a comandos, textos, palavras, dentre outros, e executa algum comando. Uma das funes dos Scripts prevenir floods. Como j fui perguntado muitas vezes sobre isso, vou explicar exatamente como fazer, alm de propiciar uma melhor compreenso do que vem a seguir.

O Remote se divide em cinco partes distintas: Users (contm a lista de usurios e um respectivo nmero para eles), Variables (variveis que adquirem um certo valor conforme desejado), Commands (monitora a requisio de comandos) e Events (verifica textos, palavras, aes).

Users

Como j foi dito, o Users serve para identificar o level de cada pessoa. Cada uma delas leva um nmero (level) que ser utilizado para que as outras sees do Remote saibam como proceder com os comandos requisitados por essa. Veja abaixo uma lista de users:

1:CyberGirl

1:KirK

5:Fies

10:Gaucho

10:GTomaS

10:Esquilo

312:Montanha

400:Einstein

400:Tazmania

Para adicionar um nick a essa lista automaticamente, utilize o comando /auser . Para remover o mesmo, digite /ruser . Mas tambm possvel colocar os nomes nessa lista manualmente, o que no nada vantajoso!

Variables

Essa seo fcil de ser entendida. Possui palavras, sempre precedidas do smbolo % s quais voc atribui valores como em qualquer programa em qualquer linguagem. Veja abaixo uma lista de variveis:

%hora 13:56

%mensagem_de_away Por favor, deixe seu recado aps o beep!

%lastmail amm@plug-in.com.br

%friends Andr Marquardt, Wagner Silva, Eduardo Linn, Tiago

%lasthp http://www.plug-in.com.br

%lasthp_name Tazmania

%numero 54

Esta lista possui diversas variveis, de vrios contedos. Elas so criadas com o comando /set %var e removidas com o comando /unset. Tanto variveis numricas quanto alfanumricas podem ser criadas, identificadas pelo seu contedo. Veja abaixo como trocar o valor da varivel %lasthp:

/set %lasthp http://www.plug-in.com.br/~quality

Esse comando trocar o valor dessa varivel que era "http://www.plug-in.com.br" para "http://www.plug-in.com.br/~quality". Para variveis numricas, muitas outras funes podem ser realizadas, assim como operaes matemticas. Veja a abaixo como realiz-las:

%var = %numero + 6 'soma 6 a 54 para %var

%var = %numero - 34 'subtrai 34 de 54 para %var

%var = %numero * 6 'multiplica 6 por 54 para %var

%var = %numero / 6 'divide 54 por 6 para %var

/inc %numero 'soma 1 %numero

/dec %numero 'subtrai 1 %numero

Sobre essas operaes cabe uma observao: s pode ser realizada uma operao matemtica de cada vez. Caso seja realizada mais de uma, uma mensagem de erro ser retornada.

Commands

Os commands, monitoram a requisio de comandos, muito utilizados para saber sua verso do mIRC (version), seu atraso na conexo (ping), informaes sobre o usurio (userinfo e clientinfo), hora local (time) e tambm para fazer voc cair por flood.

Estes comandos so identificados por uma palavra que o designa, por exemplo VERSION para a verso do mIRC. A estrutura tanto do Commands quanto do Events simples, como no exemplo abaixo:

1:COMMAND:/comandos

No exemplo acima, o nmero 1 o level do usurio colocado no Users e que executou o comando, Command, o comando executado pela pessoa e comandos so os comandos que voc executar quando o script detectar esse comando. No caso especfico de flood, a linha ficaria a seguinte:

1:VERSION:/ignore -tinu60 *!*@ $+ $site

O que a linha acima quer dizer o seguinte: quando receber o comando VERSION, ignorar invite, ctcp e notice daquele IP, retornando ao normal depois de u60, isto , 60 segundos. Isso deve ser feito para todos os tipos de flood existentes, como os que ja foram mostrados.

EVENTS REMOTE

Voc deve ter reparado que coloquei no incio desse captulo a palavra events em negrito, pois a parte que mais recursos e funes possui, possibilitando uma infinidade de comandos diferentes, criados pelo usurio. Sua estrutura semelhante a do Commands, alterada apenas por alguns comandos que precisam de mais parmetros. Calma, se voc no entendeu nada ainda, no se preocupe, essa parte realmente difcil e precisa de todos os conhecimentos ditos at agora com clareza na sua cabea.

1:ON TEXT:Ol:#:/msg $chan Oi $nick

Essa linha far com que voc responda a todos os "ols" automaticamente, isto , quando algum que esteja no seu level 1 digitar "Ol" no canal, voc responder "Ol nick", sendo que no lugar de nick, aparecer o nick da pessoa que te cumprimentou.

1:ON TEXT:parmetro:#:/command

Esse comando ON TEXT aceita muitas outras formas de ser utilizado. Veja abaixo suas variaes e uma breve explicao de cada uma delas. Parmetro Definio * Qualquer texto que seja digitado

*texto texto* *texto* texto

Fim da linha com "texto" Incio da linha com "texto" Linha que contenha "texto" nela Apenas "texto" na linha

Agora, baseado na linha abaixo, vo as definies sobre onde o texto foi digitado, isto , se foi escrito no canal, query, etc.

1:ON TEXT:*:parmetro:/command

Veja abaixo todos os possveis parmetros que podem ser utilizados nessa linha de comando, colocadas no lugar de "parmetro". Parmetro Definio # Texto digitado em qualquer canal #mIRC Texto digitado no canal mIRC ? Digitado em janela de private * Qualquer janelas

Outro comando que funciona com o ON TEXT o ON ACTION, que funciona para monitorar as letras em rosa, realizadas com o comando /ME. O ON NOTICE tambm funciona dessa forma funcionando, logicamente, para mensagens de notice. Veja na tabela abaixo os comandos aceitos no events com um respectivo exemplo. Comando Utilizao Descrio

on text

1:ON TEXT:tchau*:#:/say No v $nick

Textos digitados

on notice executado

1:ON NOTICE:hey*:#:/Fiz algo errado $nick?

Notice

on action

1:ON ACTION:*canal*:#:/say No convide, please!

Action realizado

on chat em Chat

1:ON CHAT:lamer:#:/say No perguntei nada!

Texto digitado

on kick

1:ON KICK:#:/say HEHEHE, $knick merecia!

Kick executado

on ban

1:ON BAN:#:/mode $chan -b $banmask

Ban executado

on op fornecida

1:ON OP:#:/say No fornea muitas @'s

Arroba

on deop

1:ON DEOP:#:/mode $chan +o $opnick

Arroba retirada

on invite 1:ON INVITE:#:/say Obrigado pelo convite para um canal

Convidado

on mode alterado

1:ON MODE:+m:#:/mode $chan -m

Modo de canal

on nick nickname

1:ON NICK:/say No aguentava o outro nick!

Troca de

on join canal

1:ON JOIN:#:/say Fala a $nick

Entrada no

on part

1:ON PART:#:/say Agora podemos falar mal de $nick

Sair do canal

on quit

1 :ON QUIT:#:/say $nick nos deixou!

Sair do IRC

on topic tpico

1:ON TOPIC:texto:#:/say Deixe o topico antigo!

Troca de

Potrebbero piacerti anche