Sei sulla pagina 1di 10

O ESTUDO DA ADMINISTRAO DA PRODUO E OPERAES

Administrao da Produo e Operaes I

ADMINISTRAO DA PRODUO E OPERAES. 8 Edio Norman Gaither e Greg Frazier Editora Thomson Pioneira. 2004

Ao longo dos anos surgiram muitas maneiras de abordar o estudo da APO. Entre as abordagens predominar: tradicionais, trs tendem a

1. A produo como um sistema; 2. A produo como uma funo organizacional; e 3. A tomada de decises na APO.

1. A PRODUO COMO UM SISTEMA

"Um sistema um todo que no pode ser separado sem que ocorra a perda de suas caractersticas essenciais e, por isso, deve ser estudado como um todo. Agora, em vez, de explicarmos um todo em termos de suas partes, as partes comearam a ser estudadas em termos do todo" (Russell Ackoff).

Um sistema de produo recebe insumos na forma de materiais, pessoal, capital, servios pblicos e informao. Esses insumos so modificados num subsistema de transformao para os produtos e servios desejados, denominados produtos. Uma parcela do produto monitorada no subsistema de controle para determinar se ele aceitvel em termos de quantidade, custo e qualidade. Se o produto for aceitvel, nenhuma mudana ser necessria no sistema; caso contrrio, ser necessria uma ao corretiva por parte da administrao. O subsistema de controle assegura o desempenho do sistema ao fornecer feedback aos gerentes para que possam tomar aes corretivas.

Um Modelo de Sistema de Produo


Entradas Subsistema de transformao Sadas

Externas - Legais/Polticas - Sociais - Econmicas - Tecnolgicas

Fsico
(Manufatura, Minerao)

Servios de Locao
(Transportes)

Servios de troca
(Venda a Varejo/ venda por Atacado)

Sadas Diretas - Produtos - Servios Sadas Indiretas - Impostos - Remuneraes e salrios - Desenvolvimentos
Tecnolgicos - Impacto Ambiental - Impacto sobre o empregado - Impacto sobre a sociedade

Mercado - Concorrncia - Informao sobre o


Produto - Desejos do Cliente

Servios de Armazenamento
(Armazns)

Outros Servios Privados


(Seguros, Finanas, Imobilirios, de Pessoal, etc.)

Servios Governamentais
(Municipal, Estadual, Federal)

Recursos Primrios - Materiais e Suprimentos - Pessoal - Capital e Bens de Capital - Servios Pblicos

Subsistema de Controle

ALGUNS SISTEMAS DE PRODUO TPICOS

Sistema de Produo Fbrica de alimentos para animais de estimao Lanchonete

Insumos Primrios Gros, gua, carnes, pessoal, ferramentas, mquinas, sacos de papel, latas, prdios, servios pblicos Carne, po, verduras, temperos, suprimentos, pessoal, servios pblicos, mquinas, caixas de papelo, guardanapos, prdios, clientes famintos Peas compradas, matriaprima, suprimentos, pinturas, ferramentas, equipamentos, pessoal, prdios, servios pblicos

Subsistemas de Transformao Transforma matria-prima em bens (fsicos) acabados Transforma matrias-primas em produtos e pacotes (fsicos) de fast-food Transforma matria- prima em automveis acabados atravs de operaes (fsicas) de fabricao e montagem

Sadas (Produtos) Produtos para animais de estimao

Clientes satisfeitos e produtos de fast-food

Fbrica de automveis

Automveis

Sistema de Produo Firma de transporte em caminhes

Insumos Primrios Caminhes, pessoal, prdios, combustvel, bens a serem embarcados, suprimentos de embalagem, peas de caminho, servios pblicos Prdios, vitrinas, cartes de compra, mquinas, produtos em estoque, pessoal, suprimentos, servios pblicos, clientes Suprimentos, pessoal, informao, computadores, prdios, mobilirio de escritrio, mquinas, servios pblicos

Subsistemas de Transformao Empacota e transporta produtos da origem at o destino

Sadas (Produtos) Produtos entregues

Loja de departamentos

Atrai clientes, armazena bens, vende produtos

Bens comercializados

Escritrio de contabilidade

Atrai clientes, compila dados, fornece informaes administrativas, computa impostos

Informao administrativa, servios tributrios e declaraes financeiras auditadas

Sistema de Produo Funilaria

Insumos Primrios Carros danificados, pinturas. suprimentos, mquinas. ferramentas, prdios, pessoal, servios pblicos Estudantes, livros, suprimentos, pessoal, prdios, servios pblicos Suprimentos, pessoal, equipamentos, automveis, mobilirio de escritrio, prdios, servios pblicos Suprimentos, pessoal, navios, computadores, aeronaves, servios pblicos, mobilirio de escritrio, equipamentos

Subsistemas de Transformao Transforma latarias de automveis em cpias fiis dos originais

Sadas (Produtos) Latarias de automveis consertadas

Colgio ou universidade

Transmite informaes e desenvolve habilidades e conhecimento Detecta crimes, leva criminosos Justia, mantm a ordem

Pessoas instrudas

Departamento de polcia

Nveis de violncia aceitveis e comunidades pacficas

Servio Nacional de Controle da Pesca

Detecta infratores da lei federal de pesca, leva-os Justia, preserva os recursos de pesca

Estoque de peixes

2. A PRODUO COMO UMA FUNO ORGANIZACIONAL

O corao de um sistema de produo seu subsistema de transformao, onde trabalhadores, matrias-primas e mquinas so utilizados para transformar insumos em produtor e servios.
O lugar onde esse processo de transformao executado e aquilo a que chamamos departamento ou funo onde ele est localizado variam muito entre as organizaes.

Os servios como a venda a varejo e o transporte em caminhes tendem a usar a palavra operaes em vez de produo para o nome do departamento da funo de produo. Os tipos de empregos considerados funes da linha de produo tendem a depender do propsito da organizao.

3. TOMADA DE DECISES NA APO

Os gerentes de operaes administram todas as atividades dos sistemas de produo, que transformam insumos em produtos e servios da organizao. Em geral, os gerentes de operaes administram tomando decises a respeito de todas as atividades dos sistemas de produo.

Decises Estratgicas, Operacionais e de Controle

Decises estratgicas:
Decises sobre produtos, processos e instalaes. Essas decises so de fundamental importncia e tm impacto de longo prazo sobre a organizao.

Decises operacionais:
Decises a respeito de como planejar a produo para atender a demanda. Essas decises so necessrias se a produo contnua de bens e servios pretende satisfazer as exigncias do mercado e garantir lucros para a companhia.

Decises de controle:
Decises a respeito de como planejar e controlar as operaes. Essas decises privilegiam as atividades dirias dos trabalhadores, a qualidade dos produtos e servios, os custos de produo e gastos gerais e a manuteno de mquinas.

As decises estratgicas dizem respeito s estratgias de operaes e ao plano de ao de longo prazo para a firma. Essas decises so to importantes que em geral o pessoal da produo, do departamento de pessoal, engenharia e finanas se rene para estudar cuidadosamente as oportunidades comerciais e chegar a uma deciso que coloque a organizao na melhor posio para alcanar suas metas de longo prazo.

Exemplos desse planejamento so:

tipo

de

deciso

estratgica

de

Decidir se convm lanar um projeto de desenvolvimento de novo produto. Decidir sobre o desenho de um processo de produo para um novo produto. Decidir como alocar matrias-primas escassas, servios pblicos, capacidade de produo e pessoal entre oportunidades comerciais novas e existentes. Decidir quais novas fbricas so necessrias e onde localiz-las.

As decises operacionais devem resolver todas as questes referentes ao planejamento da produo para atender as exigncias de produtos e servios dos clientes. A principal responsabilidade das operaes pegar os pedidos de produtos e servios dos clientes, gerados pela funo de marketing, e entreg-los de maneira que haja clientes satisfeitos a custos razoveis.

Exemplos desse tipo de deciso operacional so: Decidir quanto estoque de produtos acabados manter para cada produto. Decidir quais produtos e quanto de cada um incluir no programa de produo do ms seguinte. Decidir se convm aumentar a capacidade de produo no prximo ms fazendo com que o departamento de fundio trabalhe horas extras ou subcontratar parte da produo com os fornecedores. Decidir os detalhes de um plano para comprar matriaprima para sustentar o programa de produo do prximo ms. Essas decises so fundamentais para o sucesso da funo de produo e para a organizao inteira.

As decises de controle concentram-se em uma variedade de problemas nas operaes. Os gerentes de operaes sabem que, no dia-a-dia, seus trabalhadores nem sempre tm o desempenho esperado, a qualidade do produto pode variar, e a maquinaria de produo pode apresentar defeitos, e isso normalmente acontece quando menos se espera. Os gerentes de operaes se envolvem em planejar, analisar e controlar atividades a fim de que um mau desempenho dos trabalhadores, qualidade inferior do produto e excessivas quebras de mquinas no interfiram na operao rentvel do sistema de produo.

Exemplos desse tipo de deciso de controle so: Decidir o que fazer se um departamento falhar em atingir sua meta de custo de mo-de-obra. Desenvolver padres de custo de mo-de-obra para um design de produto revisado que est prestes a entrar em produo. Decidir quais devem ser os novos critrios de controle da qualidade para aceitao de um produto que sofreu uma mudana de design. Decidir com que freqncia deve ser feita a manuteno preventiva numa pea-chave da maquinada de produo.

10

Potrebbero piacerti anche