Sei sulla pagina 1di 7

Imagens

Partilhar Denunciar abuso

Blogue seguinte

Criar blogue

Iniciar sesso

Prlogo
"No esqueamos (...) que a palavra liceu pertence tradio aristotlica, porque est associada ao culto de Apolo, prncipe das nove musas e vitria da humanidade sobre a animalidade. No a tcnica nem a cincia o que humaniza o homem, e se (...) o liceu no deve ser mais do que um colgio das artes, temos de concluir (...) pela afirmao de que o liceu nada ser se no cultivar a mais alta e difcil das artes, que a de filosofar". lvaro Ribeiro
sbado, 2 de julho de 2011

A Maonaria em Portugal (ii)


Escrito por Miguel Bruno Duarte

Na imagem: D. Manuel II

Tpicos de aco do Liceu Aristotlico


Leia mais...

Autores
Afonso Botelho (2) Agostinho da Silva (5) Alan Watts (1) Antnio Correia de Oliveira (5) Antnio Nobre (1) Antnio Quadros (14) Antnio Telmo (4) Aristteles (4) Bruce Lee (1) Camilo Castelo Branco (3) D. Nunlvares Pereira (3) Dante Alighieri (2) Deirdre Manifold (1) Delfim Santos (2) Ernesto Palma (7) Eudoro de Sousa (3) Fernando Pessoa (9) Francisco da Cunha Leo (4) Franco Nogueira (12) Frederico Hayek (8) Garcia Domingues (5) Henri Massis (2) Henrique Veiga de Macedo (1) Ian Fleming (1) J. Lcio de Azevedo (3) Jiddu Krishnamurti (2) Jorge Pereira Jardim (13) Jos de Almada Negreiros (1) Jos Marinho (7) Jos Rgio (1) Karol Wojtyla (Joo Paulo II) (4) Lao Tse (1) Leonardo Coimbra (6) Louis Pauwels e Jacques Bergier (6) Manuel Gonalves Cerejeira (1) Manuel Maria Mrias (1) Martin Heidegger (1) Miguel Bruno Duarte (35) Miyamoto Musashi (1) Mrio Ferreira dos Santos (5)

Porm, quanto ao papel prepondera Maonaria na I Repblica, bvio qu embora a aco desagregadora de m seus membros no seio de sucessivos constitudos em torno de faces, c partidos e reagrupamentos os mais d outros factores exgenos tivessem i contribudo para a desordem pblica institucional de to peculiar perodo poltica portuguesa. Entre eles esto entre moderados e nacionalistas sob conservadora; ou at mesmo a divis catlicos a favor ou contra a legitim instituies republicanas tidas por ja manicas; ou ainda entre monrqui tendncias opostas, como os que, de estavam a favor do regresso de D. M o restabelecimento da monarquia constitucional e liberal, ao passo que outro, quedavam os tradicionalistas, legitimistas e integralistas (20) que s ramo dinstico de D. Miguel e, como tal, declaravam o seu apoio ao Prncipe Duarte Nuno com vista a antiparlamentar, antiliberal e anti-manico.

Ainda assim, a Maonaria representou, de facto, uma tentativa de descristianizao em Portugal. Sobre manico escreveu, muito a propsito, o padre Manuel Fernandes de Santana no livro Inquietao da A

A Maonaria descristianizou o povo, desprestigiou o clero, organizou as massas, apoderou-se do sufrg universal e do poder da runa religiosa de Portugal a Maonaria [uma das principais causas], com a s organizao, com o poder que tem em grande parte nas mos, com as associaes populares que prom dirige, com o jornalismo republicano que est organizando, com a secularizao do ensino que j cons grande parte levar a cabo em toda a sua extenso. A Maonaria pretende implantar na nao um regi republicano desptico e anti-religioso; hoje h de facto, dentro de cada pas, um partido anticatlic entre ns, o Partido Republicano com um estado maior que o dirige a Maonaria; Para a Maonari Repblica no um fim, apenas um meio para descristianizar a nao e o primeiro passo para isso descatolizao, isto , a separao da Igreja e do Estado (21).

Alis, na base de uma tal descristianizao, sempre esteve, de uma forma ou doutra, o socialismo (22) modus operandi de grande parte dos filhos da Viva (23), entre os quais Antnio Jos de Almeida, o partido evolucionista: Quero uma repblica ampla, nacional, humana, onde todas as aspiraes sociali caibam, e onde possa at reflectir-se o fulgor estranho da esperana anarquista (24). Um outro irmo Magalhes Lima, dissera por sua vez: Fui socialista antes de ser republicano. Ou ainda: Foi na escola proudhoniana que eduquei o meu esprito e fixei a minha orientao democrtica. O sentimentalismo primeiros tempos cedeu lugar razo, que me tornou republicano-socialista e livre-pensador (25).
Na imagem: Leonardo Coimbra

Mrio Ferreira dos Santos (5) Nuno Russo (2) O'Sensei Morihei Ueshiba (1) Olavo de Carvalho (18) Orlando Vitorino (41) Pinharanda Gomes (3) Plato (9) S. Toms de Aquino (1) Santo Agostinho (1) Teixeira de Pascoaes (8) lvaro Pais (2) lvaro Ribeiro (18)

Na imagem: Leonardo Coimbra

Correspondentes
Estados Unidos - Olavo de Carvalho; Alessandro Cota Casablanca - Micky de Mendona

Depois, temos o caso singular de Leonardo Coimbra, que pertencera, com o nome simblico de Kant, a uma loja manica (26). S mais tarde, em 1923, abandonaria a Maonaria para se tornar, consoante a expresso de Pinharanda Gomes, um arauto do direito da escola catlica (27). Curiosa, entretanto, se afigura a cerimnia inicitica de que participara um dos discpulos de Mestre Leonardo, como, alis, refere o nosso palegrafo: Em 1927, na Faculdade de Letras do Porto, houvera uma iniciao macia na Maonaria, sem efeito. lvaro foi um dos iniciados, sem continuidade (28).

Conexes
Associao Karate-Do Portugal Combustes Do Conhecimento Sabedoria (por Nicholas Maxwell) Esgrima Lusitana Instituto Inter-Americano Instituto Olavo de Carvalho Mdia sem Mscara Nova Cultura de Montargil Sapientiam Autem Non Vincit Malitia

certo que Leonardo chegou a perfilhar o socialismo, muito embora se tratasse de um socialismo sui generis. Seno vejamos: Pertence ao socialismo renovar a sua ideologia; coando-se dos excessos marxistas que deixam o homem na altura dos celenterados; vindo at uma humanidade menos abstracta onde as ptrias no apaguem as fisionomias para se poderem concertar; libertando-se de doutrinas, como o darwinismo, que lhe andam ligadas pelo simples acidente de terem sido auxiliares contra dogmas inimigos; tomando conscincia de que so conceitos como o da Beleza e Justia que podem dar mars espirituais de fora comoverem todo o organismo das sociedades (29).

The Inter-American Institute


Winston Churchill and Oliveira Salazar Portugal's Oriental Odyssey The British and Portuguese Philosophies From Knowledge to Wisdom Philosophy of Freedom

O ideal de liberdade , pois, para Leonardo, a pedra angular sobre a qual o regime da liberdade poltic identifica com o republicanismo. Nesse sentido, acusa a liberdade econmica como sendo fundamen licena de tudo fazer, sem olhar, portanto, ao mximo acordo da produo, distribuio e consumo se bem que tambm defenda um sistema de contribuies que incida sobre as riquezas e as heranas ( Leonardo recusa, todavia, o colectivismo (32) a favor de um reformismo e at mesmo de um individ transcendente afirmao personalista e crist.

Arquivo do blog
2011 (93)
Setembro (6) Agosto (7) Julho (9) Ele h-de vir Meditao A Arte da Paz A oportunidade dos liberais Maonarias e catlicos na poltica Grau de Aprendiz "Associaes secretas" (ii) "Associaes secretas" (i) A Maonaria em Portugal (ii) Junho (12) Maio (13) Abril (11) Maro (12) Fevereiro (12) Janeiro (11)

Posto isto, ser possvel que transparea de algum modo uma identidade entre o socialismo cristo e monadolgico de Leonardo e o socialismo veiculado por via manica? No nos parece. A Maonaria, maneira geral, j ento se entregava a uma crena formal e vazia bastante manifesta nos seus discurso propaganda jacobina e pseudo-liberal, ao passo que Leonardo, para quem h sempre uma invencvel d entre a obra e o pensamento da obra, ou para quem do pensamento palavra, que j um desenho prximo da aco, vai uma distncia sem fim, a liberdade s concreta e realizvel quando concebid filosofia nacional-humana.

Ou seja: para o filsofo criacionista a revoluo poltica era indissocivel da revoluo educativa, pois filosofia podia garantir o sistema arquitectnico e sumamente monrquico das escolas universitrias, primrias. Mas, infelizmente, Leonardo no s perdera a questo universitria, como tambm perdera do ensino religioso nas escolas particulares. Em todo o caso, o seu procedimento decorrera em obedi doutrina do Partido Republicano Portugus, mas ao pensamento filosfico ampla e livremente escolhid da fisionomia espiritual da Ptria Lusitana (33).

2010 (201) 2009 (4)

Por outro lado, tambm verdade como reconhecera Orlando Vitorin Leonardo acabou por conceder realidade e ao poder dominante traos do seu pensamento, nomea no que toca ao complexo anti-je Ora, sobre este ponto, escrevera O jesuitismo e a inquisio macu deformam a lealdade e a audcia da alma portuguesa (35). Quer dizer: o filsofo portugus no susten Universidade fosse jesutica, mas, sim, de que os bens espirituais da Ptria dormitavam sob os malefc esprito que lhe era bastante prximo ou similar (36).

Sob este ngulo, eis como Leonardo perfilhou da propaganda manica a respeito do pombalismo e, po concomitncia, do respectivo anti-jesuitismo:

Comea a luta tremenda, com alternativas de sono e viglia, onde a aco pombalina atira os mais for golpes. A reforma dos estudos introduz de novo na atmosfera estagnada do pas uma forte rajada de realidade A liberdade acorda e em 1820 volta a dizer alto as palavras da sua justia.

Mas a luta continua e, como a liberdade criao continuada, se ela dorme ou repousa, de novo se pe afunda (37).

afunda (37).

Leonardo refere ainda o incidente do assassinato de Sidnio Pais, na sequncia do qual o Gro-Mestre Lima pela Reaco apontado como responsvel do mesmo. De modo que, para o nosso filsofo, tra uma guerra aberta Maonaria segundo um plano reaccionrio de que o Sidnio Pais teria sido, infelizm vtima ou instrumento afim. Porm, uma outra leitura do incidente feita no livro Sidnio Pais e o seu Consulado (1941), de Tefilo Duarte:

A indignao enorme, principalmente nos meios militares. Por isso elementos vrios da guarnio as Grande Oriente Lusitano, destroem quanto encontram e levam, como trofus, caveiras, punhais e msc Presidente, conhecendo bem a mentalidade da seita a que pertencera, e que agora o considerava com fica preocupado; mas quando os ntimos lhe recomendam novas cautelas, ele responde, num rompante eles ou eu!. Oito dias depois caa varado por dois tiros disparados por um segundo assassino. Quem te organizado os atentados? O Gro-Mestre da Maonaria portuguesa, Magalhes Lima, foi preso e no se l suspeita de conivncia no crime, visto ter confessado que o assassino o procurara dias antes. A prova, tal solidariedade no se fez, como sempre sucede, visto que tais actos so mais produto de sugestes mandatos imperativos das baicas em que eles se geram. H sempre espritos desvairados que tomam resolues suas, independentes de quaisquer ordens, sugestes concebidas em termos vagos, mas tanta repetidas que elas chegam a domin-los. E, por isso, a aspirao ideolgica de libertar um pas daquilo classificam de tirania, conjugando-se com o desejo de vingar as perseguies dos seus irmos de seita, leva-os a executar tais crimes. V l algum convencer esses desgraados de que o seu acto representa o termo de uma longa srie de manobras subtis de agentes secretos da seita tenebrosa a que pertencem, e que eles foram o simples brao que outras cabeas armaram! (38).
Na imagem: Sidnio Pais, o Presidente-Rei

Sugesto de Leitura

Rocha Martins, por seu turno, diz de sua lavra em Memrias sobre Sidnio Pais: Instalara-se a Loja manica Portugal e dali saam as maquinaes que de Paris corriam mundo. Oficiais da expedio militar estavam filiados e l se maquinaram coisas to singulares que oscilam entre a difamao e a nsia do assassinato () no Ministrio dos Estrangeiros existe uma carta demonstrativa das falsida seus inimigos, dos demagogos aniquilados, que na Loja Portugal, da Rue Cadet, andavam preparando, a tempo, o seu descrdito, enquanto no enviavam, ao que corre, algum para o assassinar, um oficial, coragem, mas que no seu delrio se prontificara aco. Vieira; mas um telegrama cifrado de um mon dedicado prevenira o golpe que s outra mo, nanja a do aliciado de Paris, deveria executar () sou num coro de espanto, da nota mandada pelo capito Vasco de Carvalho, de Paris, relativa a ter sido vo morte de Sidnio na Loja portuguesa da Rue Cadet (39).

Enfim, h toda uma srie de circunstncias histricas e polticas em que a Maonaria portuguesa se enc directa ou indirectamente implicada. Nos dias que correm, uma tal Ordem comporta vrias Obedincia quais permanece a do Grande Oriente Lusitano (40) fundado em 1802 e reconhecido, dois anos depois, Grande Oriente de Frana. O GOL apresenta-se, pois, como uma Ordem universal, ritualista, progressis filosfica com vista construo de uma sociedade justa e igualitria.

Atente-se, porm, que a pretenso universal e filosfica apenas fumaa para encobrir, estender e as aspiraes socialistas que a informam (41). Uma tal Ordem faz, inclusive, finca-p de um esprito an dogmtico (42) logo desmentido pela proibio manifesta de no se puderem discutir entre irmos p convices ntimas que no sejam a ttulo meramente genrico, e, portanto, susceptveis de congre dissipar todas as opinies e ideologias que no tenham a Verdade por princpio transcendental e filosf que a mesma Ordem no s reduza o simbolismo do Grande Arquitecto do Universo (G.A.D.U.) esfera puramente abstracta e subjectiva (43), como tambm se preste a desvirtuar esse mesmo simbolismo ao que seja interpretado numa escala periclitante que vai do Deus pessoal ao Sol (44), natureza ou a lei stricto sensu (45).

Ocorre ainda notar, por consequncia, o a-fundamento atesta que caracteriza o Grande Oriente Lusita bem que, de permeio, se adorne de ocas e vazias declaraes a favor da religiosidade e at da eventu de crentes, bispos e cardeais no redil manico. Desse modo, dizendo-se nominalmente laico ou liber distingue-se, por motu prprio, de toda a Maonaria Regular, Tradicional ou de Via Sagrada, como a an saxnica crente em Deus e na imortalidade da alma (46).

Na imagem: Wolfgang Amadeus Mozart

Na imagem: Wolfgang Amadeus Mozart

Prova disto foi o aparecimento da Grande Loja Regular de Portu Junho de 1991 - o ano, diga-se de passagem, do bicentenrio de qual tambm fora Mestre maon da Loja de Viena de ustria. E d prova porque esta nova Obedincia tentou representar, sob os a Grande Loja Nacional Francesa, o regresso ou o retorno aos prin Maonaria consignados nos Landmarks e Antigos deveres aband pelo Grande Oriente Lusitano. No obstante, uma outra ciso se 1996 por ocasio do escndalo da Universidade Moderna (47), cu resultado foi a criao de mais uma Obedincia: a Grande Loja L Portugal.

Para alm destes dois ramos manicos em Portugal, existe aind Loja Feminina de Portugal, fundada em 1997 e constituda exclus por mulheres. Segue-se O Direito Humano, uma Ordem Manic Internacional cujo incio, em Portugal, remonta a 1923, e que, c nome indica, constituda por homens e mulheres. Por fim, tem Ordem Manica Internacional do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim, inspirada em Ritos do A Egipto e em comunidades hermticas pr-crists (48).

Ainda assim, uma coisa convm esclarecer: por um lado, o Grande Oriente Lusitano, porventura a Obed manica mais directa ou indirectamente presente na sociedade portuguesa em geral e nos partidos po particular, reclama para si um estatuto liberal em nome da liberdade de conscincia poltica, filos religiosa, mas, por outro lado, actua, em termos prticos e concretos, segundo directrizes ideolgicas ostensivamente socialistas, como muitas figuras afins - Joo Soares, Antnio Vitorino, Almeida Santos Reis, Antnio Arnaut e tutti quanti j deram testemunho passvel de rigorosa medio a compasso e Ou seja: a liberdade, para tais iluminados, s boa e aceitvel quando eles prprios usam e abusam socialismo em prol de ambies partidrias e pessoais; porm, j no vale quando algum procura den desmascarar o domnio do Estado por tais agentes socialistas ao servio de organizaes e instituies internacionais de que a Maonaria francesa (49) constitui, por si mesma e a ttulo de exemplo, uma exp incontornvel. E no caminho, a culpa morre sempre solteira quando no recai por inteiro nessa entidad abstracta que d pelo nome de neoliberalismo.

Entretanto, no deixa de ser um facto lamentvel de que o liberalismo histrico foi em muitos aspecto liberalismo. Dele pouco sabiam D. Pedro IV ou o Duque de Palmela, ou at o prprio Mouzinho da Silve infelizmente, se limitara a traduzir as instituies jurdicas do liberalismo francs. No sabiam, portant continuam a no saber os falsos liberais de hoje, que o liberalismo, enquanto sistema de liberdade lu princpios filosficos, no se confunde nem se identifica seja com a histria do domnio do Estado pelo seja com a histria do anti-clericalismo, seja ainda com a histria da Maonaria.

Notas:
Na imagem: Antnio Sardinha

(20) Convm notar que, no contexto da Grande Guerra, Antnio Sardinha desejara a derrota da Frana por ver nela o esmagamento do republicanismo, da maonaria e do jacobinismo. Na verdade, fora inclusive na Frana que a admisso de sindicalistas e operrios na Maonaria tivera por fim travar o influxo da doutrina social catlica nos meios revolucionrios. Assim, j em 1893 haviam baixado as taxas de quotizao para ingresso nas lojas, a ponto de, em 1911, a influncia socialista e anti-capitalista estar praticamente garantida no Grande Oriente de Frana. (21) Cf. A. C. Carvalho, ob. cit., pp. 163-164). (22) At no que toca revoluo bolchevista de 1917, o GroMestre adjunto, Antnio Maria da Silva, rejubila que a autocracia foi derrubada pela vontade popular com a contribuio de liberais russos, muitos deles maons (cf. ob. cit., p. 86). (23) A expresso da autoria do abade Barruel (in Mmoires pour Servir lHistoire du Jacobinisme, 1797). (24) Id., ob. cit., p. 165.

(25) Id., ob. cit., pp. 165 e 148. Aquando da morte de Magalhes Lima, o Conselho da Ordem no perd

oportunidade para mais uma vez cantar loas ao socialismo mediante a idoltrica projeco do Gro-Me

oportunidade para mais uma vez cantar loas ao socialismo mediante a idoltrica projeco do Gro-Me Magalhes Lima, pode dizer-se, caiu o ltimo romntico da Repblica, que perdeu nele o seu apstolo convicto e o seu mais ardente defensor () que Magalhes Lima no era apenas um grande portugus intemerato republicano. Era um desses visionrios que fazem da Humanidade um culto e da perfectibil povos uma religio. Pertencia luminosa falange dos Rousseau, dos Fourier, dos Proudhon, dos Marx, d de todos esses generosos idealistas que abrasam as almas no amor da Humanidade () (in ob. cit.,

(26) No h dvida de que diversas foram as personalidades ilustres da cultura portuguesa que pertence Maonaria. Uma delas fora Teixeira de Pascoaes, iniciado em 1905. (27) Cf. ob. cit., p. 65. (28) Cf. Pinharanda Gomes, lvaro Ribeiro: da Renascena Portuguesa Filosofia Portuguesa, Renascena, Porto, 1993, vol. XIII, p. 30. (29) Leonardo Coimbra, A Questo Universitria, Lisboa, 1919, p. 18. (30) Idem, ob. cit., p. 23. (31) Cf. A Crise Social (o Bolchevismo) II, in A Tribuna, Porto, Ano I, n. 57, de 23.6.1920, p. 1).

(32) Mostrando-se avesso Revoluo bolchevique de 1919, diz-nos Leonardo: No acreditamos muito triunfo mais que aparente (como o 19 de Outubro) de simples revolues polticas; acreditamos mais f no possvel triunfo nacional, claro, duma revoluo social (in As revolues e a disciplina social, i Primeiro de Janeiro, Porto, 56 ano, n. 219, de 18.9.1924, p. 1).

(33) No discurso parlamentar em defesa das suas realizaes como ministro da Instruo Publica, Leona bastante explcito: Povo de Portugal: amei-te, quis dar-te a melhor e mais bondosa ateno, saram-m caminho homens que dizem te no soube amar; eu creio firmemente, e pela bno do meu sacrifcio firme propsito do meu amor, que um dia a obra ser fecunda e, em troca e excesso, eu receberei a a ver multiplicado o meu carinho nos braos da tua fraternidade!... (A Questo Universitria, p. 50). (34) Orlando Vitorino, Leonardo e a Poltica, in Leonardo Coimbra, Filsofo do Real e do Ideal Colectnea de Estudos, 1985, p. 236. (35) Cf. A Questo Universitria, p. 31.

(36) Contra um tal esprito, escrevera Leonardo: Eu quis hospedar na Universidade portuguesa, casa c e pesada, a prpria alegria, para que uma manh os velhos claustros ressoassem ressurreio e vida, re canto, como se a primavera tivesse metido pelas janelas partidas, ramos de flores, frescura, cor, alacr (in A Questo Universitria, p. 43). De resto, a posio leonardina, a propsito da Universidade, era m justificada se atendermos ao facto de, enquanto instituio herdeira do ensino e da censura eclesistic continuar a projectar novas formas de limitao intelectual, cultural e cientfica. (37) Ob. cit., p. 32. (38) Cf. A. C. Carvalho, ob. cit., p. 160. (39) Idem, ob. cit., pp. 161-162.

(40) Em 1869 foi fundado o Grande Oriente Lusitano Unido (GOLU), volta do qual se agrupou a maiori Obedincias manicas portuguesas.

(41) Um tal socialismo vem muitas vezes expresso na alegada construo de um Homem novo e de um Sociedade Nova mormente apostada no fim da desigualdade e da injustia social.

Na imagem: Manuel Gonalves Cerejeira e Oliveira Salazar

Na imagem: Manuel Gonalves Cerejeira e Oliveira Salazar

(42) Este esprito anti-dogmtico decorre de um esprito crtico em muitos aspectos avesso aos princpios de f da Igreja Catlica. Curiosamente, Manuel Gonalves Cerejeira atesta, no que respeita questo da autoridade na educao, que no se pode aprender, no sendo dcil, isto , como a prpria etimologia bem ensina, seno por um acto de f (docilis, docere e dogma so palavras da mesma famlia). E mais adiante esclarece ainda: O que repugna ao esprito crtico no o culto, quando penetrado de esprito, como o catlico; mas um formalismo insincero, que mente igualmente a Deus e ao homem (como o ritualismo manico), ou quaisquer formas de superstio, em que se pretende encadear a aco divina e o curso das coisas, mediante frmulas mgicas, (desconhecendo ao mesmo tempo a transcendncia de Deus e o determinismo das leis naturais), como na feitiaria e na magia (in Pensamento Contemporneo, Coimbra Editora, 1944, pp. 118 e 142).

(43) Na base, por assim dizer, deste estado de coisas, leia-se, relativamente a Deus e Religio, o pri preceito manico tirado das Constituies introduzidas pelos reverendos Anderson e Desaguliers: Um obrigado, pela sua condio, a obedecer lei moral. E se, compreender correctamente a Arte, nunca ateu estpido nem um libertino irreligioso. Mas, embora, nos tempos antigos, os maons fossem obriga cada pas, a ser da religio desse pas ou nao, qualquer que ela fosse, julga-se agora mais adequado apenas quela religio na qual todos os homens concordam, deixando a cada um as suas convices pr , a serem homens bons e leais ou homens honrados e honestos, quaisquer que sejam as denominaes que os possam distinguir. Por consequncia, a Maonaria converte-se no Centro de Unio e no meio de uma amizade verdadeira entre pessoas que poderiam permanecer sempre distanciadas.

(44) Leia-se a ttulo simultaneamente histrico e simblico o seguinte: Em 1918, o emblema do Grand Lusitano Unido sofre uma modificao significativa: desaparece o olho de Deus, substitudo por um t com um sol nascente no interior (cf. A. C. Carvalho, ob. cit., p. 88). (45) , alis, neste sentido enganoso que o GOL se apresenta como uma Ordem assente na tolerncia e pensamento.

(46) Saliente-se, no referido contexto, o Rito de York, que o rito predominante da Maonaria NorteTrata-se, pois, de uma Maonaria testa, pese embora a sua origem paradoxalmente iluminista.

(47) O escndalo levou ao julgamento de 13 arguidos acusados de associao criminosa, gesto danosa, falsificao de documentos, corrupo e apropriao ilcita. As investigaes em torno do caso centrar actividades de colombianos e russos ligadas ao crime organizado, a redes de prostituio e trfico de Portugal. Outras ligaes foram igualmente estabelecidas entre a Universidade Moderna, a Maonaria R que era Gro-Mestre Nandim de Carvalho e a Cmara Municipal de Lisboa. Veio ainda a pblico a exist contas na Sua de dirigentes da Dinensino (a cooperativa ou a empresa proprietria da instituio), be existncia de pagamentos mensais e a entrega de um Jaguar e de um Mercedes a polticos ligados ao c sondagens da instituio, como Paulo Portas e Santana Lopes. (48) Em 21 de Maio de 2011, foi instalada e consagrada a Grande Loja Simblica de Portugal, do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim, no Palcio Manico do Grande Oriente Lusitano (Lisboa). Do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim resultou ainda uma estrutura manica composta exclusivamente por mulheres.

(49) Sobre as relaes histricas entre a Maonaria portuguesa e a Maonaria francesa, leia-se: a Maonaria portuguesa, tal como todo o Portugal do sculo XIX e at do sculo XX, sofreu directamente a influncia francesa. Entre as duas principais potncias manicas europeias, a Inglaterra e a Frana, os Maons portugueses optaram por seguir o exemplo francs praticamente a par e passo. Afinal de contas Frana que tinha vindo o estmulo da Revoluo de 1789, assim como o modelo liberal, arvorado como das tropas francesas (recebidas pelos Maons no como invasoras mas como libertadoras, no o esque (in A. C. Carvalho, ob. cit., p. 69).
M arcadores: M iguel Bruno Duarte

1 comentrios:

1 comentrios: Rui Teodsio disse... excelente texto, os meus parabens


17 de setembro de 2011 00:11

Postar um comentrio

Comentar como: Selecionar perfil... Postar comentrio Visualizar

Links para esta postagem


Criar um link

Postagem mais recente Assinar: Postar comentrios (Atom)

Incio

Postagem

Potrebbero piacerti anche