Sei sulla pagina 1di 6

AUDITOR ENFERMEIRO

Domingo - Manh Durao da Prova: 4 horas


Leia atentamente as instrues abaixo. 01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) Este caderno, com 50 (cinqenta) questes da Prova Objetiva, sem repetio ou falha, assim distribudas: Portugus 01 a 10 SUS 11 a 20 Conhecimentos Especficos 21 a 50

b) Um carto de respostas destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no carto de respostas. Caso contrrio, notifique imediatamente o fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do carto de respostas, com caneta esferogrfica de tinta na cor azul ou preta. 04 - No carto de respostas, a marcao da alternativa correta deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao interno do quadrado, com caneta esferogrfica de tinta na cor azul ou preta, de forma contnua e densa. Exemplo: A B C D E

05 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 (cinco) alternativas classificadas com as letras (A, B, C, D e E),s uma responde adequadamente questo proposta. Voc s deve assinalar uma resposta. A marcao em mais de uma alternativa anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta. 06 - Ser eliminado do Concurso Pblico o candidato que: a) Utilizar, durante a realizao das provas, telefone celular, bip, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda telefnica, notebook, calculadora, palmtop, relgio digital com receptor ou qualquer outro meio de comunicao b) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o carto de respostas. Obs.: Por motivo de segurana, o candidato s poder retirar-se da sala aps 1 (uma) hora a partir do incio da prova. 07 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu carto de respostas. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Prova no sero levados em conta.

www.fesp.rj.gov.br concurso@fesp.rj.gov.br

Auditor Enfermeiro

Dia 27.04.2008 - Manh

LNGUA PORTUGUESA
BEBIDA EM ALTA
Ao contrrio do que acontece nos pases desenvolvidos, o consumo do lcool tem aumentado nos pases em desenvolvimento. o caso do Brasil, onde no h praticamente controle sobre a indstria de bebidas alcolicas. Segundo os especialistas, preciso uma poltica pblica para o lcool to ofensiva quanto a do cigarro. Um litro de pinga aqui custa menos do que 1 dlar, diz o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, da Universidade Federal de So Paulo (Unifesp). Nos pases desenvolvidos, uma garrafa de destilado no sai por menos de 10 dlares. Alm dos preos baixssimos, no Brasil o marketing da indstria do lcool muito agressivo e mira sobretudo os jovens. O levantamento do Ministrio da Sade confirma essa tendncia. Os brasileiros que bebem exageradamente tm, em sua maioria, entre 18 e 24 anos. Uma das principais preocupaes a tendncia de aumento do abuso do lcool pelas mulheres jovens. Um estudo conduzido recentemente pela Unifesp revela que o consumo exagerado de lcool aumenta principalmente entre as meninas adolescentes. Elas j se equiparam aos meninos e trs em cada dez bebem com freqncia. Quanto mais se bebe na juventude, maior ser a propenso ao alcoolismo na idade adulta. Quantidades moderadas de lcool, algo como dois copos de vinho por semana, trazem benefcios ao corao e ao sistema circulatrio. Mais do que isso pode resultar em danos irreversveis ao fgado. H indcios de que o abuso de lcool pode lesionar o crebro. Em excesso, a bebida est associada a danos nas regies cerebrais ligadas memria e ao aprendizado.
Veja, 05-03-2008

05. Uma pesquisa indica que 27,2% dos homens consomem lcool de maneira abusiva, enquanto, entre as mulheres, a quantidade de 9,3%. Essa estatstica mostra que: A) a quantidade de mulheres consumidoras de lcool vem aumentando; B) a quantidade de homens alcolatras vem diminuindo; C) o consumo de lcool ainda marca predominantemente masculina; D) os jovens so as maiores vtimas do marketing das bebidas alcolicas; E) o consumo de lcool vem crescendo nas grandes cidades. 06. Ao dizer que o consumo abusivo de lcool pode resultar em danos irreversveis ao fgado e de que pode lesionar o crebro, o artigo apela para uma estratgia argumentativa que se apia na: A) B) C) D) E) seduo; intimidao; competio; elitizao; constrangimento.

07. Uma das principais preocupaes a tendncia de aumento no abuso do lcool pelas mulheres jovens; essa maior preocupao se deve ao fato de as adolescentes: A) B) C) D) poderem transferir o alcoolismo a seus futuros filhos; serem naturalmente mais vulnerveis a vcios; terem maior poder de atrao sobre os rapazes; pertencerem a uma parte da populao ainda de pouco consumo; E) levarem o consumo abusivo de lcool para o interior dos lares. 08. Em excesso, a bebida est associada a danos nas regies cerebrais ligadas memria e ao aprendizado; o segmento em excesso traz a idia de: A) B) C) D) E) condio; tempo; comparao; conformidade; finalidade.

01. O artigo declara que o consumo de lcool tem aumentado nos pases em desenvolvimento e atribui o fato a um conjunto de fatores. Entre os fatores de aumento desse consumo NO est includo(a): A) a falta de controle sobre a indstria de bebidas alcolicas; B) o baixo preo dos destilados no Brasil; C) a agressividade do marketing da indstria do lcool; D) a falta de uma poltica pblica to ofensiva quanto a do cigarro; E) a chegada de mulheres jovens ao mercado de trabalho e ao consumo. 02. O ttulo dado ao artigo Bebida em alta; a melhor justificativa para o ttulo dado, em funo do que se l no texto, : A) o alto preo das bebidas alcolicas; B) o aumento de doenas causadas pelo lcool; C) o crescimento do consumo de lcool no Brasil; D) o aumento de consumo de lcool entre meninas; E) o desenvolvimento do marketing do lcool no Brasil. 03. Os especialistas dizem que preciso uma poltica pblica para o lcool to ofensiva quanto a do cigarro. Isso significa dizer que: A) a poltica para o cigarro menos ofensiva do que a empregada para o lcool; B) a poltica pblica empregada para o cigarro vem dando certo; C) a campanha publicitria do cigarro traz ofensas aos consumidores; D) no h poltica pblica de oposio ao consumo de lcool; E) o consumo de lcool traz mais renda ao Estado do que o cigarro. 04. Poltica pblica significa uma poltica: A) patrocinada pelo Estado; B) de grande divulgao; C) de amplo conhecimento pblico; D) de responsabilidade das empresas; E) organizada pela prpria populao.
CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ
DOS

09. Esse texto composto de muitas vozes; entre as vozes presentes no texto s NO est a voz: A) B) C) D) E) do de da do da autor do artigo; especialistas; indstria do lcool; Ministrio da Sade; Unifesp.

10. No artigo, predomina a linguagem formal; o segmento que emprega uma variao popular : A) Ao contrrio do que acontece nos pases desenvolvidos, o consumo do lcool tem aumentado nos pases em desenvolvimento; B) o caso do Brasil, onde no h praticamente controle sobre a indstria de bebidas alcolicas; C) Segundo os especialistas, preciso uma poltica pblica para o lcool to ofensiva quanto a do cigarro. Um litro de pinga aqui custa menos do que 1 dlar, diz o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, da Universidade Federal de So Paulo (Unifesp). Nos pases desenvolvidos, uma garrafa de destilado no sai por menos de 10 dlares.; D) Alm dos preos baixssimos, no Brasil o marketing da indstria do lcool muito agressivo e mira sobretudo os jovens; E) O levantamento do Ministrio da Sade confirma essa tendncia. Os brasileiros que bebem exageradamente tm, em sua maioria, entre 18 e 24 anos.

REIS

Dia 27.04.2008 - Manh

Auditor Enfermeiro
16. Ao implementar aes e servios de sade, o Estado deve atender aos direitos individuais e s demandas da coletividade. Os recursos e as polticas pblicas devem visar esse duplo objetivo. Essas aes devem respeitar o seguinte princpio da administrao pblica: A) B) C) D) E) da da do da da lucratividade; autonomia da vontade; sigilo; impessoalidade; reduo de custos.

SUS
11. Sobre os segmentos que integram obrigatoriamente o Conselho de Sade, avalie os itens a seguir: I - Prestadores de Servios. II Governo. III Profissionais. IV - Organizaes comunitrias, religiosas e no religiosas. V Usurios. VI - Movimentos e entidades de consumidores. Assinale apenas os corretos: A) III, IV e VI; B) I, II, III, IV, V e VI; C) I, II, III e V; D) II, IV e VI; E) V . 12. Um dos objetivos das comisses intersetoriais, criadas pela Lei n 8.080 de 19 de setembro de 1990, : A) articular polticas e programas de interesse para a sade; B) integrar recursos, tcnicas e prticas voltadas para a cobertura total das aes de sade; C) coordenar os sistemas de redes integradas de assistncia de alta complexidade; D) qualificar a ateno integral devida ao indivduo e coletividade; E) elaborar parmetros de custos da assistncia sade. 13. O repasse de recursos do Fundo Nacional de Sade para o Fundo Municipal de Sade, para pagamento de procedimentos e aes de Ateno Bsica Sade, para os municpios habilitados em qualquer modalidade de gesto estabelecida pela NOB SUS 01/96, feito com a seguinte base: A) anlise das necessidades de expanso do PSF do municpio; B) quantidade de procedimentos realizados por unidade de Ateno Bsica Municipal; C) parmetros de cobertura assistencial populao em geral do municpio; D) multiplicao de um valor per capta nacional pela populao do municpio; E) estudo de programao assistencial desenvolvido anualmente pelos municpios. 14. A regulamentao da Lei Orgnica da Sade tem sido efetuada atravs das chamadas normas operacionais do SUS, sendo que, desde 1991, j foram editadas cinco normas operacionais (NOB 91, NOB 92, NOB 93, NOB 96 e NOAS 01/02). Sobre a Norma Operacional de Assistncia Sade NOAS-SUS 01/02 - pode-se fazer a seguinte afirmao: A) estabelece o processo de regionalizao como estratgia de hierarquizao dos servios de sade; B) reduz as responsabilidades dos municpios na Ateno Bsica; C) instituiu o PAB - Piso da Ateno Bsica; D) cria os nveis de gesto Incipiente, Parcial e Semi-Plena; E) institui a PPI - Programao Pactuada e Integrada. 15. A legislao brasileira estabelece que a sade um direito fundamental do ser humano, cabendo ao poder pblico (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) garantir este direito, atravs de polticas sociais e econmicas que visem reduo dos riscos de se adoecer e morrer. A legislao obedece seguinte diretriz: A) aumentar a capacidade econmica dos municpios e muncipes; B) ofertar um conjunto articulado e contnuo de aes e servios de sade; C) organizar aes e servios de sade de forma centralizada; D) possuir direo descentralizada em cada esfera de governo; E) ser capaz de resolver 80% das necessidades de sade.

17. So vrios os problemas relacionados aos Recursos Humanos no SUS: formao, contrato de trabalho, condies de trabalho, salrio, compromisso social e humanizao do atendimento. Em relao poltica de recursos humanos na rea da sade podemos afirmar que: A) formalizada e executada apenas pela direo nacional do SUS; B) organiza um sistema de formao de recursos humanos em nvel universitrio; C) tem como objetivo valorizar a dedicao exclusiva aos servios do SUS; D) possui normas especficas que independem do sistema educacional; E) tem nos servios privados de sade campos de prtica para pesquisa. 18. Os estabelecimentos de sade que integram o Sistema nico de Sade e fazem parcerias com planos de sade tm o direito de: A) atender prioritariamente pacientes que possuam planos de sade privados; B) receber remunerao direta do usurio do SUS pelo servio de sade prestado; C) organizar o acesso em filas diferenciadas de pacientes SUS e particulares; D) internar os usurios dos planos em melhores acomodaes; E) oferecer os recursos de sade de acordo com as necessidades de cada um. 19. As aes de sade pblica no Brasil devem estar voltadas, ao mesmo tempo, para o indivduo e para a comunidade, para a preveno e para o tratamento, sempre respeitando a dignidade humana. Essas aes esto baseadas no princpio da: A) B) C) D) E) universalidade; integralidade; eqidade; racionalidade; descentralizao.

20. Uma das trs dimenses do Pacto pela Sade 2006, divulgado pela Portaria N 399/GM de 22 de fevereiro de 2006, o Pacto em Defesa do SUS que possui entre as suas prioridades: A) modificar a emenda constitucional n 29 pelo Congresso Nacional; B) reforar o SUS como poltica de Estado; C) trabalhar por um oramento adequado para a gesto do SUS; D) elaborar e divulgar a carta dos deveres dos usurios do SUS; E) estabelecer as responsabilidades de cada ente federado, diminuindo competncias concorrentes.

CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS R EIS FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ

Auditor Enfermeiro

Dia 27.04.2008 - Manh

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
21. Os relatrios de sada efetivos do Sistema de Informaes Hospitalares (SIH/SUS) so constitudos por documentos que: A) so de consulta obrigatria cujos resultados precisam do cruzamento com outros relatrios; B) so de consulta obrigatria e retratam o perfil da atividade, servio ou unidade auditada; C) envolvem relatrios de pagamento de servios de rtese, prtese e material especial; D) envolvem relatrios para consulta das autorizaes de internaes hospitalares apresentadas; E) envolvem relatrios demonstrativos dos descontos das ordens de recebimento. 22. Um enfermeiro auditor deve consultar a quantidade de leitos de UTI contratada pelo SUS com o objetivo de comparar com outros relatrios, a fim de obter a mdia de permanncia do hospital e a taxa de ocupao pblico. Ele deve consultar o relatrio: A) B) C) D) E) demonstrativo de AIH pagas no processamento; de procedimentos especiais; comparativo entre procedimento solicitado / realizado; de freqncia de procedimentos; de dados cadastrais do hospital.

27. Numa unidade de sade, com uma produtividade de 250 AIH, considera-se como representativo para amostragem de documentos a serem analisados em auditoria operativa, o recolhimento de: A) B) C) D) E) 100% das AIH; 75% das AIH; 50% das AIH; 30% das AIH; 20% das AIH.

28. Na verificao in loco da auditoria operativa hospitalar, a conduta da visita dos auditores : A) checar a existncia de Comisso de Controle de Infeco Hospitalar; B) analisar at 10% dos pronturios dos pacientes internados; C) formular crticas sobre a assistncia prestada junto ao paciente e seus familiares; D) visitar no mnimo 30% dos pacientes internados; E) realizar o exame fsico de no mnimo 10% dos pacientes internados. 29. O documento hbil para identificar o paciente e os servios prestados sob regime de internao hospitalar, que fornece informaes para o gerenciamento dos sistemas de informao, : A) B) C) D) E) o SIH; o SIA; a RNIS; a AIH; a RIPSA.

23. O relatrio que permite comparar, em relao a um mesmo procedimento, a diferena do tipo e da quantidade de rteses, prteses e materiais especiais utilizados pelos diversos hospitais o relatrio: A) comparativo entre procedimento solicitado/realizado e OPM utilizadas; B) de servios profissionais; C) demonstrativo de AIH pagas no processamento; D) de procedimentos especiais; E) de dados cadastrais do hospital. 24. A anlise dos relatrios de sada do Sistema de Informaes Ambulatoriais (SIA/SUS) permite avaliar as seguintes situaes, exceto: A) B) C) D) E) estrutura ambulatorial; quadro nosolgico; confronto entre patologias freqentes e prestadores; quantitativo de dirias pagas; capacidade instalada e quantitativo de servios prestados.

30. A anlise da produtividade ambulatorial na auditoria operativa de fundamental importncia. O documento que fornece informaes do quantitativo dos servios realizados por ms nos ambulatrios, denominado: A) B) C) D) E) ficha clnica de atendimento individual; relatrio demonstrativo de APAC; ficha de controle de administrao de medicamentos; relatrio de atendimentos clnicos; boletim de produo ambulatorial.

25. No SIA/SUS, a ferramenta que permite identificar cobranas indevidas e distores na programao assim como capacidade instalada e quantitativo de servios prestados, distoro na programao e desatualizao de cadastro o relatrio: A) B) C) D) E) sntese da produo ambulatorial; demonstrativo de APAC apresentadas; de freqncia de procedimentos; de acompanhamento da programao fsico-oramentria; de crditos bancrios efetuados.

31. Num hospital referncia do Programa de Humanizao do Parto, foi sugerido glosa total de uma cesariana. Neste hospital foram verificados, no demonstrativo de AIH pagas, os seguintes valores:
PROCEDIMENTO: Cesariana Servios Hospitalares (SH) Servios Profissionais (SP) Servios Auxiliares de Diagnstico e Terapia (SADT) Honorrios de assistncia ao RN (RN) Honorrios de assistncia do Anestesista (ANEST) Honorrios de assistncia do Pediatra (PED) Incentivo do Programa de Humanizao do Parto (PHP) VALOR RECEBIDO R$ 312,42 R$ 122,57 R$ 7,43 R$23,00 R$ 43,70 R$ 7,50 R$ 40,00

26. De acordo com o manual de auditoria ambulatorial e hospitalar do Ministrio da Sade, os relatrios de sada eventuais do SIA/SUS so caracterizados como documentos de consulta eventual, a depender da necessidade do auditor. O relatrio que no caracterizado como de sada eventual o: A) B) C) D) E) da unidade por servio; da situao da produo ambulatorial; discriminativo de pagamento de servios; de acompanhamento da programao fsico-oramentria; de diferena de pagamento.
DOS

Considerando o clculo de impugnao a ser realizado pelo auditor, o valor a ser recolhido, em reais, dever ser de: A) B) C) D) E) 516,62 556,62 509,12 549,12 352,42

CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ

REIS

Dia 27.04.2008 - Manh

Auditor Enfermeiro
35. O hospital, ao utilizar a conta hospitalar compactada, na qualidade de prestador jurdico, opta por enviar numa nica cobrana os procedimentos realizados e os gastos feitos durante o perodo de internao. Por outro lado, alguns itens so negociados em separado devido a seus altos custos, como o caso: A) B) C) D) E) dos das das dos dos materiais gerais; rteses e prteses; dirias hospitalares; honorrios mdicos; medicamentos gerais.

32. Em um hospital com servio de cirurgia, os auditores sugeriram mudana no procedimento de um paciente de laparotomia exploradora para apendicectomia. Os valores lanados em relao laparotomia exploradora foram:

A tabela de procedimentos para apendicectomia tem os seguintes valores:

36. Na elaborao da conta hospitalar, a composio correta das dirias tem papel importante para o processo de cobrana. Na composio da diria de um berrio normal de recm-nascido deve constar o seguinte item: A) B) C) D) E) o o o a o monitor cardaco; nebulizador; desfibrilador; bomba de infuso; controle de sinais vitais.

Considerando o clculo de impugnao, o valor a ser recolhido, em reais, dever ser de: A) B) C) D) E) 492,35 825,89 333,54 158,81 333,25

37. O conhecimento dos custos hospitalares importante na anlise de contas. Na categorizao de custos considerado como pertencente categoria de centro de custo produtivo: A) B) C) D) E) o servio de nutrio e diettica; a lavanderia; os servios de diagnstico; os servios gerais; os servios administrativos.

33. Na AIH de um paciente politraumatizado foram cobrados trs procedimentos e foi sugerido pela auditoria a glosa do procedimento da linha 3. A Tabela de Procedimentos do SUS fornece os seguintes valores para o pagamento integral deste procedimento:
VALOR PROCEDIMENTO: Dirias aoUTI Tipo I PROCEDIMENTO: Assistncia deExploradora PROCEDIMENTO: Apendicectomia Politraumatizado VALOR VALOR VALOR PROCEDIMENTO: Cesariana PROCEDIMENTO: Laparotomia RECEBIDO RECEBIDO Diria atHospitalares (SH) + SP + SADT) R$R$ 191,86 137,00 Servios 3 dias [1 valor] (SH R$ 107,06 Servios partir de 3 dias(SP) R$ 312,42 R$ 350,96 Diria a Hospitalares (SH) valor] (SH + SP + SADT) R$ 70,04 Servios Hospitalares (SH) Profissionais [2 R$ 89,94 R$ 133,08 Servios Profissionais (SP) R$ R$8,60 122,57 R$ 115,69 Servios Profissionais (SP) Auxiliares de Diagnstico e Terapia (SADT) Diagnstico e Terapia (SADT) R$ 4,02 Servios Auxiliares de Diagnstico e Terapia (SADT) Auxiliares de Diagnstico e Terapia (SADT) R$ R$ 7,43 25,70 Honorrios de assistncia ao RN (RN) Honorrios de assistncia do clculo de(ANEST) Considerando o Anestesista impugnao, Honorrios de assistncia do Pediatra (PED) do, em reais, dever ser de: Incentivo do Programa de Humanizao do Parto (PHP) R$23,00 R$ 43,70 o valor a ser recolhiR$ 7,50 R$ 40,00

38. Os valores das contas hospitalares devem ser analisados como reflexo de todo o processo de gerenciamento dos custos. Neste sentido, o valor do custo indireto calculado atravs de rateio, pois no possui relao direta com um determinado centro de custo. Neste tipo de custo, esto includos: A) B) C) D) E) eletricidade; material de expediente; medicamentos; salrios; alimentos.

A) B) C) D) E)

201,02 150,76 174,25 151,77 199,01

34. Durante a reviso da conta hospitalar de um paciente na qual foram cobrados 4 dirias de UTI Tipo I, a equipe de auditoria constatou que o paciente permaneceu nesta unidade apenas dois dias. Sendo assim, foi sugerida a glosa das duas ltimas dirias. A Tabela de Procedimentos do SUS fornece os seguintes valores para o pagamento de dirias de UTI Tipo I:

39. O acerto estabelecido entre hospitais e operadoras para uma determinada finalidade, diante da contraprestao de valores estabelecendo conduta a serem seguidas por ambas as partes, denominado: A) B) C) D) E) protocolo; tabela; resoluo; convnio; contrato.

NOTA: SH= Servios Hospitalares / SP= Servios Profissionais /SADT= Servios Auxiliares de Diagnstico e Terapia

Considerando o clculo de impugnao, o valor a ser recolhido, em reais, dever ser de: A) B) C) D) E) 207,04 274,00 340,96 481,04 344,04

40. Para o enfermeiro auditor, importante conhecer as ferramentas usadas na anlise de contas hospitalares. Dentre estas ferramentas, destacam-se as que determinam ndices mnimos para os procedimentos mdicos. A ferramenta que define os honorrios mdicos, mediante coeficientes para cada procedimento, est publicada na: A) B) C) D) E) revista Simpro; revista Brasndice; resoluo 1.638/2002 do CFM; tabela da AMB; resoluo 1.614/2002 do CFM.
CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS R EIS FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ

Auditor Enfermeiro
41. Na auditoria operativa hospitalar em unidades do servio pblico, a verificao in loco deve contemplar, entre outros itens, a verificao da existncia do registro da evoluo na ficha de consulta de Enfermagem. Com base na resoluo COFEN n. 159 de 19 de abril de 1993, esta obrigatoriedade devida: A) composio da consulta, que compreende o histrico, o exame fsico, a implementao da assistncia e a evoluo de enfermagem; B) utilizao pelo enfermeiro, durante a consulta, de componentes do mtodo cientfico para identificar situaes de sade-doena, prescrever e implementar medidas de enfermagem; C) ao carter disciplinador e fiscalizatrio do COFEN e dos conselhos regionais sobre o exerccio das atividades nos servios de enfermagem do pas; D) aos fundamentos da consulta de enfermagem, que incluem os princpios de universalidade, equidade, resolutividade e integralidade das aes de sade promovidas pelo enfermeiro; E) institucionalizao da consulta como um processo da prtica de enfermagem, na perspectiva de concretizar um modelo assistencial adequado s necessidades de sade da populao. 42. Com base na resoluo CFM n. 1.638, de 10 de julho de 2002, os itens que devero constar obrigatoriamente do pronturio so, exceto: A) B) C) D) E) descrio do tratamento efetuado; anamnese e exame fsico; relatrio de materiais; exames complementares; hipteses diagnsticas.

Dia 27.04.2008 - Manh

46. A portaria MS/GM N. 1.737/2004, de 19 de agosto de 2004 disciplina a utilizao de sangue e hemocomponentes obtidos pelo SUS. Segundo este dispositivo legal, os custos referentes coleta, ao processamento e realizao de exames de triagem incorridos pelo SUS na obteno dos hemocomponentes fornecidos a servios de hemoterapia para aplicao em pacientes privados, sero ressarcidos ao Fundo Estadual ou Municipal de Sade: A) diretamente Secretaria de Sade correspondente; B) mediante repasse fundo a fundo de cada nvel correspondente; C) atravs da emisso de AIH pela Secretaria de Sade correspondente; D) aps verificao e emisso de conta da prestadora de sade; E) diretamente ao servio de hemoterapia fornecedor, onde existam mecanismos de ressarcimento direto. 47. Por ser considerada contra-indicao litotripsia extracorprea, conforme a portaria 47, de 13 de agosto de 2001 do Ministrio da Sade, motivo para no autorizao deste procedimento: A) clculos menores de 400 mm2; B) existncia de via excretora compatvel para eliminao dos fragmentos; C) clculos em divertculos caliciais; D) clculos coraliformes em crianas em servios com anestesista habilitado e disponvel, alm de material endoscpico para solucionar possveis intercorrncias; E) evidncia de clculos opacos em urografia excretora. 48. O auditor deve conhecer os projetos governamentais que estabelecem remunerao diferenciada para situaes especiais. Dentre estes projetos, destaca-se a Iniciativa Hospital Amigo da Criana (IHAC). O prazo estipulado pela portaria 756, de 16 de dezembro de 2004, para um hospital reavaliar o credenciamento ou desabilit-lo deve se realizar a cada: A) B) C) D) E) 2 3 4 5 6 anos; anos; anos; anos; anos.

43. O hospital contrata o auditor-enfermeiro para orientar a equipe interdisciplinar que tem acesso ao pronturio a fim de conscientiz-la da importncia legal do seu preenchimento, esclarecer dvidas ou fornecer informaes. Este tipo de auditoria conhecido como: A) B) C) D) E) pr-ativa; interna em educao continuada; prospectiva; retrospectiva; interna em faturamento.

49. O pagamento do procedimento Adeso ao Componente I Incentivo Assistncia Pr-natal, conforme determina a portaria MS/GM n. 570, de 1 de junho de 2000, dever ser efetuado: A) pelo Fundo Nacional de Sade ao Fundo Municipal de Sade; B) diretamente ao Fundo Municipal de Sade; C) pelo Fundo Estadual de Sade ao Fundo Municipal de Sade; D) diretamente Secretaria Municipal de Sade; E) atravs do PAC (Programa de Acelerao do Crescimento) da Sade. 50. De acordo com a portaria MS/GM N. 2.048, de 5 de novembro de 2002, os municpios que tm capacidade de realizar atendimento de emergncia de pacientes com quadros agudos de menor complexidade, principalmente os j vinculados ao servio, so classificados como municpios: A) B) C) D) E) plo regional; plo microregional; plo intermunicipal; sede de mdulo assistencial; satlite.

44. Um paciente necessita de um procedimento que deve ter a avaliao prvia do auditor. Este tipo de auditoria denominado: A) B) C) D) E) retrospectivo; interno; externo; prospectivo; in loco.

45. A portaria MS/SAS n. 146, de 14 de outubro de 1993, estabelece as diretrizes para a concesso de prteses e rteses pela assistncia ambulatorial. O pagamento destas tecnologias somente ser feito mediante o preenchimento pela unidade de sade: A) B) C) D) E) da do do da do ficha clnica de atendimento individual; Boletim de Produtividade Ambulatorial; relatrio de atendimentos clnicos; ficha de controle de administrao de medicamentos; relatrio demonstrativo de Apac.
DOS

CONCURSO PBLICO PARA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA FUNDAO ESCOLA DE SERVIO PBLICO - FESP RJ

REIS

Potrebbero piacerti anche