Sei sulla pagina 1di 20

1

Direito de Autor - Algumas Limitaes Legais Luiz A. A. Pierre *

Sumrio: Direito de Autor; A Propriedade Intelectual e a Difuso da Cultura; Conceito de Autor; Direitos Morais do Autor; Direitos Patrimoniais do Autor; Transferncia dos Direitos Patrimoniais; Obras Protegidas; No gozam de proteo; As Normas Internacionais e Locais; Limitaes ao Direito do Autor; Citao; Citao e o Direito Comparado; Pequeno Trecho; Anotaes e Comentrios com Reproduo de Obra; Parfrase e Pardia. Resumo: O artigo analisa os incisos III e VIII do artigo 46 da Lei de Direitos Autorais (itens 9, 10, 11 e 12), mas apresenta tambm, a ttulo de contextualizao, uma breve panormica histrica, legislativa e conceitual do Direito de Autor. Procura aprofundar as limitaes legais do direito autoral quanto citao e ao pequeno trecho, luz da Conveno de Berna e atual legislao ptria, relacionando o direito de autor ao direito da difuso cultural. Palavras-chave: Direito de autor, direitos autorais, limitaes legais, citao e pequeno trecho.

1. Direito de Autor No Brasil, os direitos de autor e os conexos, so regidos pela lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que revogou a Lei 5.988, de 1973 (com as excees previstas no artigo 115). A proteo autoral prevista na Constituio Brasileira, no Cdigo Penal em leis esparsas especficas. No mbito internacional, existem vrias fontes, podendo ser citadas especialmente a Declarao Universal dos Direitos do Homem; a Conveno de Berna para a Proteo das Obras Literrias e Artsticas, de 9 de setembro de 1886, revista em Paris na Conveno Universal Sobre o Direito de Autor - em 24 de julho de 1971, e promulgada no Brasil atravs do decreto 75.699/75; a Conveno de Genebra, de 29 de outubro de 1971 (Decreto n 76.906 de 24.12.1975); o Tratado sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual (TRIPS), promulgado pelo Decreto 1.355, de 31.12.94. A Lei 9.610 emprega o termo Direitos Autorais e o define:
*

Luiz A. A. Pierre advogado; professor da Faculdade So Lus.

2
Artigo 1: Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominao os direitos de autor e os que lhe so conexos. Assim sendo, o termo Direitos Autorais usado no Brasil define o direito dos autores e aqueles conexos. Em Portugal, emprega-se a expresso no singular: autor, mas no plural para direitos conexos. Em vrios idiomas emprega-se a denominao no singular: droit d autuer; diritto di autore; autorrecht e derecho de autor, com exceo do sistema anglo-norteamericano que utiliza o sistema de Copyright. 2. A Propriedade Intelectual e a Difuso da Cultura

indispensvel ter a viso do direito de autor em consonncia com o direito cultura. O que deseja o autor, em ltima instncia, com a sua criao do esprito, como a lei define a obra protegida, contribuir com a difuso da cultura e fazer conhecida a sua obra, tendo como conseqncia a merecida retribuio econmica.

O respeito ao direito de autor se completa com o respeito ao direito da difuso da sua obra. O direito cultura, assim como o direito autoral, est inscrito na Constituio Brasileira e merece proteo e incentivo.

A Constituio Brasileira confere a todos os cidados o direito educao e cultura: Art. 205. A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Art. 215. O Estado garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais. Art. 216. Constituem patrimnio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em

3
conjunto, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I - as formas de expresso; II - os modos de criar, fazer e viver; III - as criaes cientficas, artsticas e tecnolgicas; IV - as obras, objetos, documentos, edificaes e demais espaos destinados s manifestaes artstico-culturais;

A jurisprudncia j adotou essa viso de compromisso com a expanso cultural antes mesmo da atual Constituio: significativo, para um autor, que suas obras sejam utilizadas para o ensino e que deve ser valorizada a publicidade que da lhe advm". No tanto para C. R., que os contemporneos j haviam consagrado, mas para os jovens escritores, a insero de trechos ou de parte de obras suas, em obras didticas, serve como meio de difuso de seu nome a provocar inevitvel repercusso de carter econmico. E em relao aos autores de nome consagrado, h como que uma obrigao bilateral entre eles e a comunidade que os aceitou, no sentido de que permitam a divulgao resumida de suas obras visando o aperfeioamento intelectual, ou, como prefere admitir o pranteado Min. Rodrigues de Alckmin, "ao interesse na instruo popular, ao interesse social na formao cultural da juventude, que determinariam a licena constante de nossa legislao" (RT, 531/247). Como o afirmou o Min. Cunha Peixoto, em voto vencedor, o que o levou a acompanhar a concluso final do Min. relator, foi mera situao de fato, ou seja, a de que necessrio "que a obra continue, na verdade, a ser uma obra, se expurgados os trechos transcritos" (idem pg. 255). Ora, essa foi a concluso do ilustre Professor Antnio Chaves em seu parecer. Finalmente apreciao feita pelo Dr. Hermano Duval se assenta questo em debate: "Assim, no h como atribuir sentido pejorativo funo social do Direito Autoral quanto ao Ensino, divulgao da Informao e da Cultura,

4
uma vez que ditas RESTRIES resultam transparentes da prpria Lei" (fls. 422). (Acrdo do TJSP - 3 - Cm. Civ.; Ap. Cv. n 78.808-1-SP; rel. Dos. Toledo Csar; j.11.11.1986; v.u.). BAASP, 1476/76, de 01.04.1987.).

Um outro aspecto a ser considerado o lado econmico do direito autoral, como bem define a Lei Maior do pas no artigo 5o: XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; XXVIII - so assegurados, nos termos da lei: a) a proteo s participaes individuais em obras coletivas e reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; b) o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intrpretes e s respectivas representaes sindicais e associativas; (grifo colocado).

magistral o professor Ascenso quando conclui: Se a finalidade da lei no atribuir o exclusivo, mas o exclusivo como via de atribuio de vantagens patrimoniais, devem ser consideradas livres aquelas atividades que no tiverem nenhuma incidncia negativa na explorao econmica da obra. Um ato que no possa prejudicar em nada a explorao econmica da obra , por fora da teleologia legal, um ato livre. (ASCENSO, 1997, p.161) Por fim, temos que o direito autoral considerado um bem mvel, conforme a LDA Art. 3: Os direitos autorais reputam-se, para os efeitos legais, bens mveis.

5
E a Constituio Federal no Art 5o inciso XXIII: - a propriedade atender a sua funo social;

A defesa da preservao, estmulo e divulgao da cultura fundamentam a existncia dessa proteo s obras de criao do esprito humano e, justamente para evitar que essa proteo seja um obstculo cultura, impem-se limites.

3. Conceito de Autor

Autor aquele que cria, adapta, traduz, arranja ou orquestra. Co-autor aquele que cria em conjunto, no sendo considerado co-autor quem apenas auxilia o autor. As obras publicadas no Brasil para tratar do tema autoral usam como ttulo de seus trabalhos a designao: Direito de Autor e Direitos Autorais. Lei de Direitos Autorais (LDA) - Art.11: Autor a pessoa fsica criadora de obra literria, artstica ou cientfica. Pargrafo nico. A proteo concedida ao autor poder aplicarse s pessoas jurdicas nos casos previstos nesta Lei. A legislao brasileira segue os princpios da Conveno de Berna, cujo objetivo o de proteo: LDA Art. 7 So obras intelectuais protegidas as criaes do esprito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangvel ou intangvel, conhecido ou que se invente no futuro... 4. Direitos Morais do Autor

A LDA confere ao autor direitos morais definidos no artigo 24: I. o de reivindicar a autoria da obra

6
II. o de ter seu nome, pseudnimo ou sinal convencional indicado ou anunciado III. o de conservar a obra indita IV. o de assegurar a integridade da obra IV. o de modificar a obra antes ou depois de utilizada VI. o de retirar de circulao a obra ou de suspender qualquer forma de utilizao j autorizada, quando a circulao ou utilizao implicarem afronta sua reputao e imagem VII. o de ter acesso a exemplar nico e raro da obra...

Em respeito ao direito moral do autor, sempre necessrio citar o criador, ainda que em reprodues permitidas ou autorizadas. Os direitos morais podem ser reivindicados judicialmente at 10 anos aps o ilcito. Aps a morte do autor, os direitos elencados nos itens de I a IV antes mencionados, so transmitidos aos seus sucessores.

5. Direitos Patrimoniais do Autor

Alm dos direitos morais, a LDA define ao autor direitos patrimoniais, que so devidos na utilizao ou reproduo da obra e que dependem de autorizao expressa do autor, salvo nos casos previstos das limitaes.

Enquanto os direitos morais so personalssimos, intransferveis e irrenunciveis, os direitos patrimoniais podem ser transferidos total ou parcialmente, atravs de licenciamento, concesso, cesso, autorizao. Presume-se onerosa a cesso quando o contrato no dispuser de forma contrria.

6. Transferncia dos Direitos Patrimoniais

A transferncia dos direitos patrimoniais ser por escrito e vlida para o pas onde se firmou o contrato. Servir para as modalidades de utilizao existentes poca e restrita quela, indispensvel ao cumprimento do contrato e considerando-se o prazo mximo de 5 anos, salvo se houver estipulao contratual contrria.

7
7. Obras Protegidas

So obras protegidas pelo direito brasileiro: os textos de obras literrias, artsticas ou cientficas; as conferncias, alocues, sermes; as obras dramticas e dramtico-musicais; as coreogrficas; as composies musicais; as audiovisuais; as fotogrficas; as de desenho, pintura, gravura, escultura, litografia e arte cintica; as ilustraes, cartas geogrficas; os projetos, esboos e obras plsticas concernentes geografia (conforme artigo 7 da LDA, incisos de I a IX).

Tambm so protegidas as adaptaes, tradues e outras transformaes de obras originais, apresentadas como criao intelectual nova; os programas de computador; as coletneas ou compilaes, antologias, enciclopdias, dicionrios, bases de dados e outras obras, que, por sua seleo, organizao ou disposio de seu contedo, constituam uma criao intelectual (conforme artigo 7 da LDA, incisos de X a XIII).

No domnio das cincias, a proteo recair sobre a forma literria ou artstica, no abrangendo o seu contedo cientfico ou tcnico, sem prejuzo dos direitos que protegem os demais campos da propriedade imaterial (artigo 7 da LDA, 3).

8. No gozam de proteo

O legislador preocupou-se com o aspecto cultural e com as dificuldades que poderiam gerar o impedimento irrestrito das obras intelectuais e definiu os limites desta proteo para possibilitar a divulgao das obras, enumerando as criaes que no gozam de proteo.

Dentre outras, temos as seguintes isenes: as idias, procedimentos normativos, sistemas, mtodos, projetos ou conceitos matemticos como tais; os esquemas, planos ou regras para realizar atos mentais, jogos ou negcios; os formulrios em branco para serem preenchidos por qualquer tipo de informao, cientfica ou no, e suas instrues; os textos de tratados ou convenes, leis, decretos, regulamentos, decises judiciais e demais atos oficiais; as informaes de uso comum tais como calendrios, agendas, cadastros ou legendas.

9. As Normas Internacionais e Locais

I Conveno de Berna

No que concerne s limitaes do direito de autor, os princpios da Conveno de Berna que visam permitir a reproduo de obras protegidas so (sem grifos no original): Artigo 9 1) Os autores de obras literrias e artsticas protegidas pela presente Conveno gozam do direito exclusivo de autorizar a reproduo destas obras, de qualquer modo ou sob qualquer forma que seja. 2) s legislaes dos pases da Unio reserva-se a faculdade de permitir a reproduo das referidas obras em certos casos especiais, contanto que tal reproduo no afete a explorao normal da obra nem cause prejuzo injustificado aos interesses legtimos do autor. Artigo 10 1) So lcitas as citaes tiradas de uma obra j licitamente tornada acessvel ao pblico, com a condio de que sejam conformes aos bons usos e na medida justificada pela finalidade a ser atingida, inclusive as citaes de artigos de jornais e colees peridicas sob forma de resumos de imprensa. 2) Os pases da Unio reservam-se a faculdade de regular, nas suas leis nacionais e nos acordos particulares j celebrados ou a celebrar entre si, as condies em que podem ser utilizadas licitamente, na medida justificada pelo fim a atingir, obras literrias ou artsticas a ttulo de ilustrao do ensino em publicaes, emisses radiofnicas ou gravaes sonoras ou visuais, sob a condio de que tal utilizao seja conforme aos bons usos.

9
3) As citaes e utilizaes mencionadas nos pargrafos antecedentes sero acompanhadas pela meno da fonte e do nome do autor, se esse nome figurar na fonte. Em sntese, na Conveno de Berna, a reproduo de pequeno trecho livre: a) quando no afeta a explorao normal da obra b) nem causa prejuzo injustificado aos interesses legtimos do autor. So lcitas as citaes que: a) sejam conforme aos bons usos

b) na medida justificada pela finalidade a ser atingida.

Artigo 13: Limitaes e Excees Os Membros restringiro as limitaes ou excees aos direitos exclusivos a determinados casos especiais, que no conflitem com a explorao normal da obra e no prejudiquem injustificavelmente os interesses legtimos do titular do direito. Na legislao brasileira, diz o artigo 46 da lei 9.610 (sem grifos no original): Art. 46. No constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citao em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicao, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crtica ou polmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; VIII - a reproduo, em quaisquer obras, de pequenos trechos de obras preexistentes, de qualquer natureza, ou de obra integral, quando de artes plsticas, sempre que a reproduo em si no seja o objetivo principal da obra nova e que no prejudique a explorao normal da obra

10
reproduzida nem cause um prejuzo injustificado aos legtimos interesses dos autores. Assim podemos deduzir os princpios da legislao brasileira quanto aos limites dos direitos autorais e as exigncias para que seja permitida a citao de passagem de qualquer obra: 1) de passagem para fins de estudo, crtica ou polmica 2) na medida justificada para o fim a atingir 3) com indicao do nome do autor e a origem da obra reproduzida Considerando as exigncias internacionais devemos acrescentar: 4) que seja conforme aos bons usos Interpretando o preceito constitucional de direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem, pode-se ainda relevar como necessrio: 5) que no prejudique a explorao da obra reproduzida 6) que no cause prejuzo injustificado ao autor reproduzido permitida a reproduo de pequeno trecho, ainda que no seja para fins de estudo, crtica ou polmica, desde que: a) no se torne o objetivo principal da obra nova b) no prejudique a explorao da obra reproduzida c) no cause prejuzo injustificado ao autor reproduzido

11

Em resumo: Pequeno Trecho Conveno de Berna Q 1) no afete a explorao normal da obra 2) nem cause prejuzo injustificado interesses legtimos do autor. Citao

1) que seja conforme aos bons usos aos 2) na medida justificada pela finalidade a ser atingida

Lei 5.988/73 1) de trechos, ainda que integral de 1) passagem para fins de estudo, crtica ou pequenas composies polmica 2) em obra maior de carter cientfico, didtico ou religioso Acordo sobre aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual relacionados ao Comrcio - Artigo 13 (Decreto 1.355/94) Os Membros restringiro as limitaes ou excees aos direitos exclusivos a determinados casos especiais, que no conflitem com a explorao normal da obra e no prejudiquem injustificavelmente os interesses legtimos do titular do direito. 2. Ser lcito realizar, sem a autorizao do autor e sem o pagamento de qualquer remunerao, os seguintes atos: a) citar obras publicadas em outra obra, contanto que se indique a fonte e o nome do autor e sob a condio de que tais citaes se faam conforme as prticas leais e na medida justificada pelo fim pretendido; Lei 9.6190/98 1) de pequeno trecho 2) que no se torne o objetivo principal da obra nova 3) no prejudique a explorao da obra reproduzida 4) no cause prejuzo injustificado ao autor reproduzido 1) de passagem de qualquer obra para fins de estudo, crtica ou polmica 2) na medida justificada para o fim a atingir

12

10. Limitaes ao Direito do Autor Na lei anterior revogada em 1998, a reproduo de trechos no era limitada na dimenso e era permitida a reproduo de texto integral de pequenas composies em livro didtico, desde que no contexto de obra maior. A citao para fins de estudo, crtica ou polmica no era regida pela medida justificada. Na Lei de 1973, eram livres o uso de reproduo de texto para livro didtico e a citao para estudo, sem restries. Por este motivo, entende-se que no houve, por parte dos doutrinadores, maior preocupao em distinguir pequeno trecho de citao, bem como aprofundar o uso da parfrase. Assim considerando, este o debate doutrinrio que ora pretendemos iniciar. A reproduo de pequeno trecho tem limitao quanto ao tamanho e pela necessidade de no se tornar o objetivo principal da obra nova, porm livre ainda que no esteja inserido em obra para fins de estudo, polmica ou crtica, como o caso da citao. O artigo 46 da LDA prev ainda outras limitaes aos Direitos Autorais, sendo permitida a reproduo, tais como: I - a reproduo: a) na imprensa diria ou peridica, de notcia ou de artigo informativo, publicado em dirios ou peridicos, com a meno do nome do autor, se assinados, e da publicao de onde foram transcritos; b) c) em dirios ou peridicos, de discursos pronunciados em de retratos, ou de outra forma de representao da feitos sob encomenda, quando realizada pelo reunies pblicas de qualquer natureza; imagem,

proprietrio do objeto encomendado, no havendo a oposio da pessoa neles representada ou de seus herdeiros; d) de obras literrias, artsticas ou cientficas, para uso exclusivo de deficientes visuais, sempre que a reproduo, sem fins comerciais, seja feita mediante o sistema Braille ou outro procedimento em qualquer suporte para esses destinatrios;

13
II - a reproduo, em um s exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro; III - ... IV - o apanhado de lies em estabelecimentos de ensino por aqueles a quem elas se dirigem, vedada sua publicao, integral ou parcial, sem autorizao prvia e expressa de quem as ministrou; V - a utilizao de obras literrias, artsticas ou cientficas, fonogramas e transmisso de rdio e televiso em para estabelecimentos comerciais, exclusivamente

demonstrao clientela, desde que esses estabelecimentos comercializem os suportes ou equipamentos que permitam a sua utilizao; VI - a representao teatral e a execuo musical, quando realizadas no recesso familiar ou, para fins exclusivamente didticos, nos estabelecimentos de ensino, no havendo em qualquer caso intuito de lucro; VII - a utilizao de obras literrias, artsticas ou cientficas para produzir prova judiciria ou administrativa; VIII - ... 11. Citao

Citao a meno, no corpo do texto, de uma informao extrada de outra fonte, segundo a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) - NBR10520 -. Citar , conforme as Normas Brasileiras de Redao (NBR) Transcrio literal de parte de um trecho. Para a lei brasileira, conforme o artigo 46 inciso III, citar reproduzir ...passagens de qualquer obra...

O termo pode ser entendido tambm como Mencionar ou transcrever como autoridade ou exemplo e transcrever ou referir ou mencionar como autoridade ou exemplo ou em apoio do que se afirma, como define o dicionrio Houaiss.

Conforme Umberto Eco (ECO, 2003, p.128), a citao pode ser pelo menos de dois tipos: a citao apoiando a interpretao do autor e a citao de um texto para ser

14
posteriormente interpretado. Justamente este segundo tipo de citao a que se refere Eco, qual seja, o da citao de um texto para posterior estudo ou interpretao, se enquadra perfeitamente dentro do conceito legal e das possibilidades de uso livre de texto alheio que a lei brasileira concede. Para Vieira Manso (MANSO, 1980, pp. 160 e 163), a citao pode ser uma transcrio literal, ou resumida, conforme os usos do lugar em que se der e nos limites do fim visado com elas. Observa ainda que a Conveno de Berna no artigo 10 amplia o conceito desta exceo ao direito do autor nas reprodues na imprensa, considerando que, nesses casos, ficou postergado o carter acessrio da citao e que a utilizao da obra alheia deve fundar-se em boas razes, sempre que disto no resultar um srio prejuzo para os interesses do autor... Resume, por fim, alguns critrios objetivos que podem ajudar a definir se o uso da citao livre. Ressalta que por bom uso se entende que a reproduo ou citao esta baseada em boas razes que no resultem em prejuzo ao autor do trecho reproduzido. Indica como poderia ocorrer tal prejuzo: a) Queda das vendas da obra citada b) Quando a citao substitui a obra de referncia c) Quando faz concorrncia direta com a obra citada Esta aplicao de critrios econmicos para a citao (que no conflitem com a explorao da obra e que no prejudiquem de modo injustificvel os interesses legtimos do titular do direito) pode ter como base a Conveno de Berna (Artigo 9, 2) e o Acordo sobre aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual relacionados ao Comrcio ou at mesmo a proteo constitucional da fiscalizao do aspecto econmico. Todavia esta tese no aceita por outros autores que afirmam ser livre a citao usada para fins de estudo, crtica ou polmica e na medida justificada para o fim a atingir. Entendendo ainda que o Acordo da OMC no possa modificar os princpios da Conveno de Berna. A citao no precisa ser curta, conforme nos ensina o professor Ascenso, lembrando que a Conveno de Berna admitia as citaes curtas, o que desrespeitava o

15
Direito Natural. Esta tese foi defendida em sua obra O Direito. Introduo e Teoria Geral. Posteriormente, na Conferncia de Estocolmo de 1967, o adjetivo curta foi suprimido. Para estar dentro dos critrios de bons costumes e medida justificada, a obra deve ser constituda do estudo, crtica ou polmica da citao e no da citao em si e, quantitativamente, no pode ser de dimenso, por exemplo, inferior ao da citao. O conceito para fins de estudo contido na LDA considerado pelo autoralista Jos de Oliveira Ascenso (ASCENSO, 1997, p.263) como um enunciado muito amplo... e, de fato o . Esta amplitude conceitual libera a citao, curta ou longa, desde que seja conforme aos bons usos e na medida justificada para a finalidade a ser atingida, quando usada para fins de estudo, crtica ou polmica. Como se viu, seja pelos critrios internacionais, seja pelo que prescreve a legislao ptria, a citao, quando usada para fins de estudo, crtica ou polmica, no necessita possuir o carter meramente acessrio. A citao, dentro dos critrios legais, pode ser o centro de comentrios de uma obra nova, desde que no a substitua. No se pode aqui confundir com o que est prescrito no artigo 33 da LDA, que probe a reproduo da obra a fim de coment-la, porm o uso de citao para este fim permitido. Considerando que a inteno da lei autoral de proteo ao autor e, ao mesmo tempo, de incentivo cultura, coerente que a lei brasileira permita a citao para estudo, crtica ou polmica, seguindo a orientao internacional e tendncia de outros pases, como vimos. 12. Citao e o Direito Comparado A) Portugal: A legislao de Portugal sobre Direito do Autor, em seu artigo 75, prescreve: so lcitas sem o consentimento [...] a insero de citaes ou resumos de obras alheias, em apoio de suas doutrinas ou com fins de crtica, discusso ou ensino.

16
Saliente-se que, tambm na lei portuguesa, o carter estritamente acessrio s exigido quando o uso for inserido em obra que no tiver a finalidade de estudo. Permite, ainda, a incluso de peas curtas ou fragmentos de obras alheias em obras prprias destinados ao ensino. O artigo 76 da lei portuguesa esclarece que estas: obras reproduzidas ou citadas [...] do artigo anterior, no se devem confundir com a obra de quem as utilize, nem a reproduo ou citao podem ser to extensas que prejudiquem o interesse por aquelas obras. B) Itlia: A legislao italiana na Lei 633, de 22 de abril de 1941, de Protezione del diritto d'autore e di altri diritti connessi al suo esercizio, com as modificaes introduzidas pelo Decreto Legislativo n. 68 de 9 de Abril de 2003, em seu artigo 70 diz: 1. Il riassunto, la citazione o la riproduzione di brani o di parti di opera e la loro comunicazione al pubblico sono liberi se effettuati per uso di critica o di discussione, nei limiti giustificati da tali fini e purch non costituiscano concorrenza all'utilizzazione economica dell'opera; se effettuati a fini di insegnamento o di ricerca scientifica l'utilizzo deve inoltre avvenire per finalit illustrative e per fini non commerciali. 2. Nelle antologie ad uso scolastico la riproduzione non pu superare la misura determinata dal regolamento, il quale fissa la modalit per la determinazione dell'equo compenso. 3. Il riassunto, la citazione o la riproduzione debbono essere sempre accompagnati dalla menzione del titolo dell'opera, dei nomi dell'autore, dell'editore e, se si tratti di traduzione, del traduttore, qualora tali indicazioni figurino sull'opera riprodotta.

17
Em sntese, vemos que o item 1 do artigo 70 permite o resumo, a citao ou a reproduo de trechos ou partes da obra para fins de critica ou de discusso com as ressalvas da legislao internacional. Quando esta reproduo for efetuada para fins de ensino ou de pesquisa cientfica, o uso deve ter finalidade ilustrativa e para fins no comerciais. importante salientar a finalidade ilustrativa prevista na lei italiana, pois se coaduna com o uso de citao em livros didticos que reproduzem trechos para ilustrar o trabalho da obra nova numa lio de gramtica, matemtica, literatura, etc. O item 2. prev que, para uso em antologias ou escolares, a reproduo no deve superar um determinado tamanho fixado em regulamento. No Brasil a legislao privilegia o qualitativo mais do que o quantitativo. Por fim, vemos confirmada a regra internacional da exigncia da meno do autor, ttulo da obra, editores etc., ainda em se tratando de traduo. 13. Pequeno Trecho permitida a reproduo de pequenos trechos, desde que a reproduo em si no seja o objetivo principal da obra nova; no prejudique a explorao normal da obra reproduzida e nem cause prejuzo injustificado aos legtimos interesses dos autores. No caso da reproduo de pequeno trecho, clara a inteno do legislador quanto dimenso do texto a ser reproduzido: pequeno em termos quantitativos, todavia o fundamental o aspecto qualitativo, uma vez que s livre quando no se tornar o objeto central da obra na qual ser inserido (para esta verificao, usa se o seguinte teste: se retirado o pequeno trecho reproduzido, a obra deve permanecer inteligvel). Obedecendo a estes critrios, a reproduo de pequeno trecho livre, independente da finalidade da obra nova, sendo que o legislador exigiu o seu carter acessrio para evitar abusos. Como critrio para a reproduo permitida de pequeno trecho, devemos confirmar os seguintes requisitos: a. No se tornar a reproduo o centro da obra nova. Retirado o trecho reproduzido, a obra no fica prejudicada, pois o pequeno trecho reproduzido no havia se tornado o centro da mesma;

18
b. Levar o leitor a interessar-se pela obra cujo pequeno trecho foi retirado e no o inverso. Quando o autor cita ou reproduz uma passagem de outra obra, esta atitude deve levar o leitor a interessar-se pela leitura da obra citada e no fazer com que se perca o interesse pela leitura da mesma; c. No causar prejuzo injustificado aos autores dos textos reproduzidos. 14. Anotaes e Comentrios com Reproduo de Obra De acordo com o artigo 33, uma obra no pode ser reproduzida a pretexto de anotla, coment-la ou melhor-la sem permisso do autor, e os comentrios ou anotaes podero ser publicados separadamente. O artigo 33 est inserido no captulo que trata dos direitos patrimoniais do autor e, portanto, tem a redao diversa do artigo 46, sendo que este est contido no Captulo que se ocupa das limitaes. O artigo 33 se refere reproduo de obra na sua totalidade e no de pequeno trecho ou citao. 15. Parfrase e Pardia Lei de direito autoral: Art. 47. So livres as parfrases e pardias que no forem verdadeiras reprodues da obra originria nem lhe implicarem descrdito. Relevante limitao ao direito de autor so as parfrases e as pardias que, se no forem verdadeiras reprodues da obra originria nem lhe implicarem descrdito, so livres de reproduo. Parafrasear transcrever as idias centrais de um texto, com outras palavras, para confirmar, esclarecer, acrescentar, colocar em relevo, opinar, criticar, condensando-o ou no, desde que no se constitua reproduo da obra parafraseada e no lhe implique em descrdito. Do grego para-phrasis (repetio de uma sentena), a parfrase imita o original, inclusive em extenso. Assim, parafrasear um texto repeti-lo com outras palavras,

19
mas sem alterar suas idias. Para produzir uma parfrase, portanto, preciso seguir as idias do texto original, reproduzindo-as de outra maneira, mesmo que de forma resumida.
1

Parfrase uma citao indireta sendo escrita pelo autor com base na idia do outro autor, sempre sendo fiel ao texto e explicitando a fonte, sob pena de se caracterizar um plgio. A parfrase pode ser feita, mesclando ao texto livre do autor pequenos trechos do original, que sero colocados entre aspas. Como ter certeza de que uma parfrase no um plgio? Antes de tudo, se for muito mais curta do que o original, claro. Mas h casos em que o autor diz coisas de grande contedo numa frase ou perodo curtssimo, de sorte que a parfrase deve ser muito mais longa do que o trecho original. Neste caso, no se deve preocupar doentiamente em nunca colocar as mesmas palavras, pois s vezes inevitvel ou mesmo til que certos termos permaneam imutveis. A prova mais cabal dada quando conseguimos parafrasear o texto sem t-lo diante dos olhos, significando que no s no o copiamos como o entendemos. (ECO, 2003, p128) A pardia uma recriao de carter contestador: ela mantm algo da significao do texto primeiro, mas constri todo um percurso de desvio em relao a ele, numa certa insubordinao crtica que incomoda. 16. Concluindo As Convenes Internacionais, a Constituio Federal Brasileira, a Lei de Direitos Autorais, a Doutrina e a Jurisprudncia caminham dentro do equilbrio necessrio para
1

In: http://www.portrasdasletras.com.br/parodiaparafrase.html. do livro: Redao - Palavra e Arte de Marina Ferreira e Tnia Pellegrini, So Paulo, Atual Editora, 1999.

20
conceder ao autor o fundamental direito de autoria como incentivo sua criao do esprito, sua arte, ao seu dom e, ao mesmo tempo, para manter o direito, igualmente fundamental, da difuso da cultura. O patrimnio cultural formado pelas formas de expresso; pelos modos de criar, fazer e viver; pelas criaes cientficas, artsticas e tecnolgicas; pelas obras; pela arte do povo. Este patrimnio motivado pela vivncia social e no pode ficar recluso, devendo retornar ao mbito social. Para isto indispensvel o respeito ao autor, criador deste patrimnio e o incentivo e difuso destas manifestaes culturais. Bibliografia ABRO, Eliane Y.(2002). Direitos de Autor e Direitos Conexos. So Paulo: Ed. do Brasil. ASCENSO, Jos de Oliveira (1997). Direito Autoral. 2a Ed. So Paulo: Renovar. BITTAR, Carlos Alberto (2001). Direito de Autor. 3a Ed. So Paulo:Forense. CABRAL, Plnio (2003). A Nova Lei de Direitos Autorais-Comentrios. 4a Edio. So Paulo:Ed. Harbra. DRUMMOND, Victor. (2005). Manuel de Direito Autoral. Rio de Janeiro. : Lmen Jris Editora. ECO, Umberto (2003). Como se faz uma tese. 18 ed. So Paulo: Perspectiva. GAUDENZI, Andra Sirotti (2003). Il nuovo Diritto DAutore. Itlia: Maggioli Editore. MANSO, Eduardo Vieira (1980). Direito Autoral. Editora Jos Bushatsky. PIMENTA, Eduardo (2004). Princpios de Direitos Autorais. Rio de Janeiro: Lmen Jris Editora. UBERTASSI, Luigi Carlo (2003). I diritti dautore e connessi. 2a Ed. Itlia: Giuffr Editore.

Potrebbero piacerti anche