Sei sulla pagina 1di 16

2008 / 2o Semestre Direito Civil V-B 10o Semestre A persistncia realiza o impossvel. Unid. I Noes Iniciais I. II. III.

I. IV. V. VI. Compreenso do vocbulo sucesses. Direito das sucesses no direito romano. Essncia do direito das sucesses. Noo de herana. Sucesso legtima e testamentria. Legislao aplicvel. Herana e legado. Distino.

1. Compreenso do vocbulo sucesses. Sucesso, em sentido amplo, significa o ato pelo qual uma pessoa assume o lugar de outra, substituindo-a na titularidade de determinados bens. Numa compra e venda, por exemplo, o comprador sucede ao vendedor adquirindo todos os direitos que a este pertenciam. De forma idntica, o cedente sucede o cessionrio, o mesmo acontecendo em todos os modos derivados de adquirir o domnio ou o direito. No direito das sucesses, entretanto, o vocbulo empregado em sentido estrito, para designar tosomente a decorrente da morte de algum, ou seja, a sucesso causa mortis O referido ramo do direito disciplina a transmisso do patrimnio, ou seja, do ativo e do passivo do de cujus ou autor da herana a seus sucessores. Com a morte do autor da herana o sucessor passa a ter a posio jurdica do finado, sem que haja qualquer alterao na relao de direito, que permanece a mesma, apesar da mudana de sujeito. A expresso latina de cujus uma abreviao da frase de cujus sucessione (ou hereditatis) agitur, que significa aquele de cuja sucesso (ou herana) se trata. 2. Direito das sucesses no direito romano. O direito sucessrio remonta mais alta antiguidade, sempre ligado idia da religio e da famlia. Em Roma, na Grcia e na ndia, a religio desempenha grande importncia para a agregao familiar (culto domstico). O conhecimento da evoluo histrica do direito das sucesses torna-se mais ntido a partir do direito romano. A Lei das XII Tbuas concedia absoluta liberdade ao pater familias de dispor de seus bens para depois da morte. Mas, se falecesse sem testamento (ab intestato verdadeiro horror, a maior das desgraas), a sucesso se devolvia, seguidamente a trs classes de herdeiros: sui (sob o poder do pater: filhos, netos e a esposa), agnati (parente mais prximo de origem paterna, irmo consangneo, tio, sobrinho) e gentiles (membros das gens, grupo familiar em sentido lato). Com o Cdigo de Justiniano a sucesso passa a fundar-se unicamente no parentesco natural: os descendentes, os ascendentes em concurso com irmos e irms bilaterais, os consangneos ou uterinos e outros parentes bilaterais. 3. Essncia do direito das sucesses. A essncia do direito sucessrio, devido sua importante funo social a propriedade, conjugada ou no com o direito de famlia. 4. Noo de herana. Tambm chamada de esplio ou monte, constitui uma universalidade de bens sem personalidade jurdica. Sem embargo da aparncia de personalidade, que se percebe no esplio, capaz de demandar e ser demandado, no se pode considerar pessoa jurdica, pois de existncia transitria, tem proprietrios conhecidos e no dispe de patrimnio prprio, uma vez que seus bens, provisoriamente reunidos e subordinados a um conjunto, continuam a pertencer individualmente aos herdeiros.

5. Sucesso legtima e testamentria. Legislao aplicvel. A sucesso legtima, ou ab intestato, decorre da lei (1.829 a 1.856, CC). Morrendo a pessoa sem testamento, transmite-se a herana aos herdeiros legtimos indicados pela lei. Tambm ser legtima se o testamento caducar ou for declarado nulo. A testamentria (1.857 a 1.990, do CC) ocorre por disposio de ltima vontade (testamento). Havendo herdeiros necessrios (cnjuge sobrevivente, descendentes ou ascendentes), o testador s poder dispor de metade da herana (1.789, CC). A outra metade constitui a legtima, assegurada aos herdeiros necessrios. No os havendo ter plena liberdade de testar. Mas se for casado sob o regime de comunho universal de bens (1.667, CC) o patrimnio do casal ser dividido em duas meaes e a pessoa s poder dispor da sua meao. 6. Herana e legado. Distino. O herdeiro chamado para suceder na totalidade da herana, frao ou parte dela, assumindo a responsabilidade relativamente ao passivo. Ocorre tanto na legtima quanto na testamentria. Quando o testador deixa ao beneficirio um bem certo e determinado, trata-se do legado. No responde pelas dvidas da herana. O herdeiro sucede a ttulo universal e o legatrio a ttulo singular. E bem melhor arriscar coisas grandiosas, alcanar triunfo e glria, mesmo expondo-se derrota, do que formar fila com pobres de esprito, que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que no conhece vitria nem derrota... Theodore Roosevelt Unid. II Abertura da Sucesso e Transmisso da Herana I. II. III. IV. V. VI. VII. Fato determinante da sucesso. Momento da abertura da sucesso. Comorincia. Transmisso da herana. Aceitao da herana (teor, forma e renncia). Direito de deliberar. Aceitao da herana sob benefcio do inventrio. Cesso dos direitos hereditrios.

1. Fato determinante da sucesso. 2. Momento da abertura da sucesso. Comorincia. 3. Transmisso da herana. Artigo 1.784, do CC. No h transmisso de direitos hereditrios entre comorientes. Se morrerem num mesmo desastre pai e filho, ante a impossibilidade de se saber quem morreu primeiro, sero chamados sucesso os respectivos herdeiros, como se os comorientes no fossem parentes. Se morre em acidente casal sem descendentes e ascendentes, os colaterais da mulher ficaro com a meao dela e os do marido, com a dele. Lembrando que, para que se configure a comorincia no necessrio que os dois tenham falecido no mesmo lugar. Segundo o princpio da saisine, no mesmo instante em que se d a morte de um indivduo, abre-se a respectiva sucesso, ocorrendo a transmisso automtica da herana aos herdeiros legtimos e testamentrios, ainda que estes ignorem tal falecimento. 4. Aceitao da herana (teor, forma e renncia). 5. Direito de deliberar. 6. Aceitao da herana sob benefcio do inventrio. 7. Cesso dos direitos hereditrios.

Artigos 1.804 a 1.813, do CC. Estou sempre alegre. Essa a maneira de resolver os problemas da vida. Charles Chaplin Unid. III O Inventrio I. Noo. II. Posse dos herdeiros e posse do inventariante. III. Indivisibilidade da herana. IV. Capacidade para suceder. V. Os pactos sucessrios. VI. Foro competente. VII. Inventariana. VIII.Nomeao e remoo do inventariante. 1. Noo. vocbulo derivado de inventar (do latim, invenire), que significa encontrar, descobrir, achar. Com o falecimento do de cujus ocorre a abertura da sucesso e estabelece-se entre os herdeiros um estado de comunho que cessar com a partilha, expedindo-se o respectivo formal. Embora os herdeiros adqurirm o domnio desde a abertura da sucesso (princpio da saisine), somente aps o registro do formal de partilha que seus nomes passaro a figurar no Registro de Imveis. No inventrio, apura-se o patrimnio do de cujus, cobram-se e pagam-se as dvidas, avaliam-se os bens e pagam-se os legados e impostos. Aps, procede-se partilha. O arrolamento um processo de inventrio simplificado. Se os herdeiros forem maiores e capazes pode se realizar uma partilha amigvel que ser homologada judicialmente mediante a comprovao da quitao dos tributos. Se for nico herdeiro, no haver partilha, mas adjudicao de bens. Embora no tenha sido previsto em nossa legislao, o inventrio negativo usado quando o cnjuge sobrevivente pretende casar-se novamente e deseja provar que o de cujus no deixou bens a partilhar. Evita-se a incidncia de impedimento matrimonial. 2. Posse dos herdeiros e posse do inventariante. Incumbe, prioritariamente, a quem estiver na posse e administrao do esplio requerer o inventrio e a partilha, no prazo de sessenta dias (982, CPC). Se transcorrido in albis esse prazo, podem requerer as pessoas constantes no artigo 988, do CPC. A inrcia de quem est na posse do imvel poder ensejar at uma providncia judicial ex officio, mesmo que isso contrarie princpio de Direito. A obrigao imposta pela lei ao magistrado, em carter excepcional, demonstra que h um interesse pblico em que as situaes de direito hereditrio, sendo transitrias, perdurem o menor espao de tempo possvel. 3. Indivisibilidade da herana. Para os efeitos legais, a sucesso aberta tida como imvel (80, II, CC). Imobilizada a massa hereditria, exige-se, para a sua cesso, escritura pblica (1.793, CC), e, para a demanda judicial, outorga conjugal para que o respectivo titular possa estar em juzo. E a herana, conforme o art. 91, do CC, uma universalidade juris indivisvel at a partilha, de modo que, se houver mais de um herdeiro, o direito de cada um, relativo posse e ao domnio do acervo hereditrio, permanecer indivisvel ate que se ultime a partilha (1.791, Pargrafo nico, CC). A herana defere-se como um todo unitrio, ainda que vrios sejam os herdeiros. Cessa o estado de indiviso da herana, formando-se o quinho hereditrio de cada herdeiro (2.023, CC) com os bens que passam a se incorporar ao seu patrimnio retroativamente, como se fossem seus desde

a data do falecimento do de cujus, havendo, pois, uma individualizao ou materializao do que lhe coube por morte do autor da herana. Todavia, nada obsta a que, na partilha, se estipule que algum bem componente da herana continue em estado de comunho, ficando em condomnio entre os herdeiros (1.117, I, do CPC e 2.019, do CC). 4. Capacidade para suceder. Capacidade (ou legitimao) sucessria a capacidade da pessoa para receber os bens deixados pelo de cujus no tempo da abertura da sucesso (1.787, do CC). So seus pressupostos: morte do autor da herana, sobrevivncia do sucessor (observada a capacidade sucessria do nascituro) e herdeiro humano (a pessoa jurdica de direito privado no herda ab intestato, mas tem capacidade para suceder por testamento). O nascituro, apesar de no ser pessoa tem direito herana. Ele tem expectativa de vida, portanto expectativa de direitos, que esto em estado potencial, sob condio suspensiva: s tero eficcia se nascer com vida. nomeado curador para zelar por seus interesses (curador ao ventre normalmente a me). Os herdeiros podem ser classificados em legtimos, necessrios e testamentrios. Os legtimos so os contemplados pela lei, segundo uma ordem de preferncia. Os necessrios so os descendentes, os ascendentes e o cnjuge. Tambm chamados legitimrios ou reservatrios. Recebero, necessariamente pelo menos a metade dos bens com preferncia excludente para os primeiros. Essa metade necessria chamada de legtima. A lei assegura aos herdeiros necessrios o direito legtima. Os testamentrios so os que foram contemplados por testamento. 5. Os pactos sucessrios. 6. Foro competente. CPC: 89 e 90. CC: 1.785. Predominante a tese de que a competncia prevista na lei relativa. 7. Inventariana. 8. Nomeao e remoo do inventariante. Artigos 990 a 995, do CPC Criamos a poca da velocidade mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos nos fizeram cticos. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Charles Chaplin Unid. IV Da Capacidade para Suceder e da Indignidade I. II. III. IV. V. VI. VII. Capacidade para suceder. Indignidade para suceder. Caractersticas da indignidade. Efeitos da indignidade. Reabilitao do indigno. Casos de indignidade. Aparncia e herdeiro aparente. O artigo 1.817 do CC.

Artigos 1.814 a 1.818, do CC (espcie de incapacidade sucessria). O homem no morre quando deixa de viver, mas sim, quando deixa de amar Charles Chaplin Unid.V Da Herana Jacente e da Herana Vacante I. II. III. IV. V. VI. Noes iniciais. Herana sem herdeiros. Jacncia. Arrecadao de bens da herana jacente. Herana vacante. Sucesso do Estado. Sucesso do ausente. Sucesso provisria e definitiva.

1. Noes iniciais. 2. Herana sem herdeiros. Jacncia. 3. Arrecadao de bens da herana jacente. 4. Herana vacante. 5. Sucesso do Estado. Artigos 1.819 a 1823, do CC. 6. Sucesso do ausente. Sucesso provisria e definitiva. Desaparecendo uma pessoa do seu domiclio sem dela haver notcia, se no houver deixado representante ou procurador a quem caiba administrar-lhe os bens, o juiz, a requerimento de qualquer interessado ou do Ministrio Pblico, declarar sua ausncia e nomear-lhe- curador. O mesmo ocorrer quando o ausente deixar mandatrio que no queira, no possa exercer o mandato ou no tenha suficientes poderes. A matria tratada nos artigos 6o, 22 e ss, a ausncia e seus efeitos patrimoniais recebem disciplina no Livro I Parte Geral. Quanto ao procedimento de arrecadao dos bens do ausente est presente nos artigos 1.159 e ss, do CPC. Desenrola-se, a declarao de ausncia, em trs fases distintas no plano sucessrio: a) declarao por sentena e nomeao de curador para administrao provisria dos bens do ausente; b) sucesso provisria pelos herdeiros do ausente; c) sucesso definitiva pela morte presumida do ausente. A declarao judicial de ausncia, regulada nos arts. 1.159 e ss, do CPC, exige comprovao hbil, atravs de documentos documentais e orais, em justificao prvia, para verificao do efeito do desaparecimento de algum do seu domiclio sem deixar representante a quem caiba administrar-lhe os bens, ou deixando mandatrio que no queira ou no possa exercer o encargo. A deciso judicial conquanto sujeita a registro (arts. 29, VI e 94, da Lei n. 6.015/73), de cunho provisrio. Constitui-se em juzo de admissibilidade da ao, para que essa possa se desenvolver nos subseqentes trmites, com a arrecadao dos bens e o chamamento do ausente por editais, visando a abertura da sucesso provisria. A jurisprudncia vem admitindo se declare ausncia mesmo sem bens para arrecadao, desde que subsistam interesses de ordem previdenciria (RJTJSP 35/63 e 90/350), ou de outra natureza tida como relevante sob o rito ordinrio. No que tange arrecadao dos bens quando no apaream sucessores, o CC manda aguardar um prazo de at 30 dias depois do trnsito em julgado da sentena de sucesso provisria, para que compaream herdeiros ou interessados; ningum comparecendo, nesse prazo, os bens do ausente sero arrecadados ( 2o., do art. 28).

Passado um ano da publicao do primeiro edital, os interessados podero requerer a abertura da sucesso provisria (1.163, do CPC e 26, do CC). No caso de o ausente ter deixado representante ou procurador, o prazo ser de 03 anos. No requerimento de abertura da sucesso provisria deve ser requerida a citao pessoal dos herdeiros presentes e do curador, e, por editais, a dos ausentes, para oferecerem artigos de habilitao (arts. 1.164, do CPC e 27, do CC), obedecendo ao rito do artigo 1.057, do CPC. Vencidos esses trmites, o juiz, por sentena, confirmar a declarao de ausncia , julgar as habilitaes e determinar a abertura da sucesso provisria. A sentena s produzir efeito seis meses depois de publicada pela imprensa ou 180 dias na dico do artigo 28, do CC. No entanto, logo que passe em julgado a deciso, proceder-se- abertura do testamento se houver, e ao inventrio e partilha dos bens, como se o ausente fosse falecido. Em garantia aos direitos de terceiros, cumpre aos herdeiros, imitidos na posse dos bens do ausente, prestar cauo de os restituir. Essa garantia visa preservar os direitos do ausente para a hiptese de seu regresso. O novo CC, suavizou essa regra, dispensando da garantia para posse nos bens do ausente por seus ascendentes, descendentes ou cnjuge, uma vez provada a sua qualidade de herdeiro (art. 30, 2o.). Converter-se- em definitiva a sucesso provisria quando houver sentena da morte do ausente, ou 10 anos depois de passada em julgado a sentena de abertura da sucesso provisria, ou quando o ausente contar com 80 anos de idade e houverem decorridos 05 anos das ltimas notcias suas (1.167, do CPC). O CC repete os mesmos prazos, inclusive para o pagamento das caues prestadas (37 e 38). A converso da sucesso definitiva d-se por sentena, a requerimento dos interessados. No havendo esse requerimento, uma vez persistindo a ausncia, os bens sero arrecadados como herana vacante, passando ao domnio do Municpio, do Distrito Federal onde se localizem, ou da Unio se situados em territrio federal (39, 1.819 e 1.844, do CC). Embora definitiva a sucesso do ausente, caso ele regresse nos dez anos seguintes abertura da sucesso definitiva, ter direito aos bens existentes no estado em que se acharem,aos sub-rogados no lugar deles, ou ao preo dos bens alienados. O procedimento de restituio dos bens ser em vias prprias, autuando-se em apenso aos autos da sucesso, devendo ser citados para contestarem o pedido os sucessores provisrios ou definitivos, o rgo do Ministrio Pblico e o representante da Fazenda Pblica. Havendo contestao, seguir-se- o procedimento ordinrio (1.169, do CPC). Note-se que a devoluo dos bens ao interessado est limitada ao decurso de prazo no superior a dez anos desde a sentena de sucesso definitiva. Depois disso no mais caber o referido direito em face da prescrio aquisitiva por parte de eventual possuidor dos bens. Os efeitos da declarao de ausncia projetam-se alm dos direitos de sucesso. Cuidando-se de sucesso definitiva, tambm ocorrer a dissoluo da sociedade conjugal do ausente (CC 1.1517, 1o.) e ainda, no caso de morte presumida do segurado, declarada pela autoridade judiciria, concedida penso provisria aos seus descendentes (art. 78, da Lei 8.213/91). Se os fatos no combinarem com a teoria, mude os fatos. Albert Einstein Unid. VI Da Vocao Hereditria e da Sucesso Legtima e Testamentria Parte I I. II. III. IV. Sucesso legtima e testamentria. Sucesso em linha reta: sucesso dos descendentes. Igualdade de direito sucessrio dos descendentes Direito de representao. Representao na classe dos descendentes (fundamento, requisitos e efeitos).

V. Sucesso dos ascendentes. VI. Sucesso do cnjuge sobrevivente. VII. Direito sucessrio na unio estvel. Direito dos companheiros. Plante seu jardim e decore sua alma ao invs de esperar que algum lhe traga flores. Willian Shakespeare Unid. VII Da Vocao Hereditria e da Sucesso Legtima e Testamentria Parte II VIII.Sucesso dos colaterais. IX. Sucesso do Estado. Sucesso Legtima Sucesso legtima aquela em que o de cujus faleceu sem testamento (ab intestato), ou o testamento deixado caducou, ou ineficaz. H uma relao preferencial das pessoas que so chamadas a suceder o finado. Ordem de sucesso O chamamento dos sucessores feito de acordo com uma seqncia denominada ordem de vocao hereditria, que uma relao preferencial, estabelecida pela lei, das pessoas que so chamadas para suceder o de cujus. Estabelece o art. 1.829, do CC: 1. Descendentes (filhos, netos, bisnetos, etc.), em concorrncia com o cnjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime da comunho universal, ou no da separao obrigatria de bens; ou se, no regime da comunho parcial, o autor da herana no houver deixado bens particulares. 2. Ascendentes (pai, av, bisav, etc.) em concorrncia com o cnjuge. 3. Cnjuge ou companheira(o) sobrevivente (suprstite). 4. Colaterais at o 4o grau (ordem preferencial de colaterais: irmo 2o grau, sobrinho 3o grau, tio 3o grau sobrinho-neto 4o grau, tio-av 4o grau e primo-irmo 4o grau). Observaes: 1. Uma classe s ser chamada quando faltarem herdeiros da classe precedente (os ascendentes s sero chamados se no houver descendentes). 2. Dentro de uma classe, o grau mais prximo, em princpio, exclui o mais remoto (ex.: filho exclui neto). 3. Os descendentes, os ascendentes e o cnjuge sobrevivente so considerados herdeiros necessrios; neste caso o testador s poder dispor por testamento da metade da herana. 4. Todos os filhos herdam em igualdade de condies (CF, art. 227, 6o). 5. Se houver testamento essa ordem no pode prevalecer. Sucesso dos descendentes Com a abertura da sucesso os descendentes do de cujus so chamados em primeiro lugar, adquirindo os bens por direito prprio. Os filhos so chamados sucesso do pai, recebendo cada um (sucesso por cabea in capita) quota igual da herana (1.834), excluindo-se os demais descendentes (embora possa haver direito de representao). Se todos os descendentes esto no mesmo grau, a sucesso ser por direito prprio e por cabea; a herana dividida em tantas partes iguais quanto so os herdeiros (ex.: se o de cujus deixou 02 filhos, a herana ser dividida em duas partes iguais; se o de cujus deixou 03 netos, os filhos j eram falecidos, o acervo ser dividido por 03 partes iguais, no importando se eram filhos do mesmo pai ou pais diferentes). Se herana concorrem descendentes de graus diferentes a sucesso se d por cabea e por representao (ex.: de cujus tinha 02 filhos vivos e 03 netos, filhos de 01 terceiro filho pr-morto a herana

se divide em 03 partes: as 02 primeiras aos filhos vivos e a terceira pertence aos 03 netos que dividiro o quinho entre si neste caso chamamos de sucesso por representao ou por estirpe). Sucesso dos ascendentes No havendo descendentes, sero chamados os seus ascendentes, em concorrncia com o cnjuge sobrevivente. Novamente o grau mais prximo exclui o mais remoto. Se deixou pai e me a herana a eles ser entregue em partes iguais. Se apenas 01 dos genitores for vivo a ele ser transmitida toda a herana, ainda que sobrevivam os ascendentes do outro. Na falta de ambos os pais do autor da herana, herdaro os avs (ex.: de cujus deixou 03 avs 02 maternos e 01 paterno a herana ser dividida em 02 partes, metade para os avs maternos e a outra metade para o av paterno). No h direito de representao na linha ascendente. Se o de cujus deixou pais e cnjuge, este ter direito a 1/3 da herana. Se deixou apenas 01 descendente, ou avs, o cnjuge ter direito metade do acervo hereditrio. Sucesso do cnjuge sobrevivente (suprstite) Se o regime de bens for o da comunho universal ou comunho parcial, o cnjuge ter metade dos bens comuns do casal. a meao, que no se confunde com a herana. Na meao os bens comuns so divididos; a poro ideal dos bens j lhe pertencia mesmo antes da morte do de cujus. J a herana a parte de seu cnjuge falecido. Alm da meao ainda ter direito herana, que pode se dar: 1. Sucesso testamentria (ou legitimria): por ser herdeiro necessrio, tem direito metade da herana, se no houver descendentes ou ascendentes; o testador s poder dispor de metade dos bens da herana. 2. Sucesso legal ou legtima: a) Em concorrncia com descendentes se o falecido no possua bens particulares, o consorte sobrevivente no ser herdeiro, mas tem assegurada a sua meao, sendo o regime de comunho universal ou parcial. Havendo patrimnio particular, o cnjuge sobrevivente receber sua meao, se casado sob o regime de comunho parcial mais uma parcela sobre todo o acervo hereditrio. O cnjuge sobrevivente ter direito a um quinho igual aos dos que sucederem por cabea, no podendo sua quota ser inferior quarta parte da herana se for ascendente dos herdeiros com que concorre (1.832). Ex.: A faleceu deixando esposa e 05 filhos que no so do cnjuge sobrevivente; neste caso a herana ser dividida em 06 partes iguais, cada um dos filhos e a esposa recebero 1/6. Se estes filhos forem tambm do cnjuge sobrevivo, a participao deles ficar reduzida diante do limite da quota mnima estabelecida pela lei: o cnjuge ficar com e os demais sero partilhados entre os seus 05 filhos. b) Em concorrncia com os ascendentes reserva-se 1/3 da herana se concorrer com pai e me do finado, ficando estes com 2/3. Se concorrer com apenas 01 dos genitores, receber metade da herana. Se concorrer com ascendentes de 2o grau (avs) ou graus superiores, tambm lhe tocar a metade da herana. c) Pura e simples na falta de ascendentes e descendentes, ser chamado, por inteiro, o cnjuge sobrevivente, desde que ao tempo da morte no estivesse separado judicialmente nem de fato h mais de 02 anos. 3. Sucesso no direito real de habitao: do imvel destinado residncia, se este for o nico do gnero a inventariar, qualquer que seja o regime de bens e sem prejuzo das participao que lhe caiba na herana. No cessar o benefcio em caso de novas npcias. 4. Sucesso no usufruto: se o casamento foi com cnjuge estrangeiro em regime que exclua a comunho universal, quarta parte dos bens em usufruto se houver filhos brasileiros do casal ou do outro consorte; metade dos bens em usufruto se no houver filhos (art. 17, do DL 3.200/41) Observaes: 1. O regime da separao de bens e a existncia de clusula de incomunicabilidade no pacto antenupcial no interferem na ordem de vocao hereditria do cnjuge sobrevivente. Trata-se, na realidade, de direito sucessrio e no propriamente em comunicao de patrimnio. 2. No h mais o direito do usufruto vidual (concesso ao cnjuge vivo, enquanto durasse a viuvez, se o regime de bens do casamento no era o da comunho universal, o usufruto da quarta parte dos

bens do cnjuge falecido, se houvesse filhos, deste ou do casal, e metade, se no houvessem filhos, embora sobrevivessem ascendentes), em razo da concorrncia da herana com os descendentes e ascendentes. Direitos da(o) convivente ou companheira(o) Tratando-se de unio estvel (ou concubinato puro) o convivente, alm de eventual meao, participa da sucesso do de cujus quanto aos bens adquiridos na vigncia do estado convivencial, nas seguintes condies:

Se concorrer com filhos comuns, fara jus a uma quota equivalente que legalmente couber a eles. Ex.: A tinha um patrimnio individual de 100; uniu-se com B e durante a convivncia os dois tiveram 02 filhos e formaram um patrimnio de 600. A morreu. B tem direito meao (300). A herana de B ser de 400 (100 individual e 300 em comum). O patrimnio individual ser partilhado apenas entre seus dois filhos. J a sua meao ser dividida em 03 partes iguais: 1/3 para a convivente e 1/3 para cada filho. Se concorrer com descendentes s do de cujus, ter direito metade do que couber a cada um deles. Ex.: no exemplo acima, suponha-se que os filhos so apenas de A. O patrimnio particular ser partilhado entre seus dois filhos. J a sua meao ser dividida de forma que B receber a metade do valor dos filhos de A. Se concorrer com outros parentes sucessveis (ascendentes ou colaterais) ter direito a 1/3 da herana. No havendo parentes sucessveis, ter direito totalidade da herana. Ter direito real de habitao, relativamente ao imvel destinado residncia da famlia, enquanto viver ou no constituir nova unio ou casamento.

Sucesso dos colaterais Na falta de descendentes, ascendentes, cnjuge e de sobrevivente, so chamados a suceder os colaterais at o quarto grau, atendendo-se ao princpio de que os mais prximos excluem os mais remotos (ex.: se o de cujus deixou apenas irmos e sobrinhos, herdam os irmos). Ressalva-se o direito de representao (por estirpe) apenas no caso de filhos de irmos (ex.: de cujus deixa dois irmos e dois sobrinhos, filhos de um terceiro irmo pr-morto: a herana ser dividida em 03 partes iguais, cabendo as 02 primeiras aos irmos sobreviventes e a terceira aos sobrinhos, que a dividiro entre si). Concorrendo herana do falecido irmos bilaterais (germanos) com irmos unilaterais (mesmo pai consangneos ou mesma me uterinos), cada um deles herdar metade do que cada um deles herdar. Na falta de irmos (colaterais em segundo grau), os sobrinhos (terceiro grau) so chamados sucesso. Os tios tambm so colaterais em terceiro grau, mas a lei d preferncia aos sobrinhos. Aps chamados, pela ordem: sobrinho-netos, tios-avs e primos-irmos do autor da herana (colaterais em quarto grau). Sucesso do Municpio, Distrito Federal e Unio Na verdade a administrao pblica no herdeira, no lhe dado o direito de saisine, isto , no se torna proprietria dos bens da herana no momento da morte, como acontece com os herdeiros. Quando o falecido no deixar testamento nem herdeiros conhecidos ou quando estes repudiarem a herana, os bens iro para o Municpio ou Distrito Federal (se localizados nas respectivas circunscries) ou Unio (se situados em territrio federal). Mas no de imediato: h um procedimento legal. Herana jacente: falecendo uma pessoa na situao acima, seus bens so arrecadados. Nomeia-se uma pessoa (curador) para conserv-los e administr-los. A caracterstica principal da herana jacente a transitoriedade da situao dos bens. No goza de personalidade jurdica; uma universalidade. So expedidos editais convocando eventuais sucessores. Aps a realizao de todas as diligncias, no aparecendo herdeiro e decorrido um ano aps o primeiro edital, haver a declarao de vacncia. Herana vacante: os bens, ento, passam para a propriedade do Estado. Mas ainda no de forma plena, mas apenas resolvel. Somente aps 05 anos da abertura da sucesso a propriedade passa ao

domnio pblico. Comparecendo herdeiro, converte-se a arrecadao em inventrio regular. Direito de Representao D-se o direito de representao quando a lei chama certos parentes do falecido a suceder em todos os direitos, em que ele sucederia, se vivesse (1.851). 100% A+ 20% B+ 20% G 20% C 10% H 20% D+ 10% I 20% E 20% F

No exemplo acima, A faleceu deixando 05 filhos. Dois deles (B e D) faleceram anteriormente. Um desses (B) tinha um filho (G) e o outro (D) tinha dois filhos (H e I). Cada um dos filhos de A ir receber 20% do patrimnio do pai. G representar seu pai na herana de seu av e receber a totalidade que seu pai receberia. No entanto H e I representam D e iro herdar apenas 10% cada um da totalidade da herana. Os filhos herdam por cabea ou por direito prprio. J os netos herdam por estirpe ou por representao. Mas nesse exemplo se todos os filhos j fossem pr-mortos, concorrendo apenas os netos, todos do mesmo grau, a sucesso no ser mais deferida por representao (ou estirpe), mas por cabea. Assim, como s h trs netos, cada um herdar um tero da totalidade da herana. Essas cotas chamam-se avoengas, por serem transmitidas diretamente do av para os netos. O direito de representao se aplica ao herdeiro pr-falecido, ao excludo por indignidade ou deserdao. Somente se verifica o direito de representao na linha reta descendente (operando-se ad infinitum), nunca na ascendente (1.852). Na linha colateral, s ocorrer em favor dos filhos de irmos do falecido (sobrinhos), quando com irmo deste concorrerem. Mas no h representao na renncia nem na herana testamentria, no se aplicando, tambm aos legados. Regime de Bens Regime da comunho parcial ou limitada (1.658 a 1.666): o regime legal da comunho de aqestos o que vigora no silncio das partes ou nulidade do pacto antenupcial. Compreende, em princpio, trs patrimnios distintos: um s do marido, outro s da mulher e um terceiro de ambos. Aps o casamento, todos os bens adquiridos se comunicam. Ficam excludos da comunho de bens o que cada cnjuge possua antes de casar, bem como os que vierem depois, por doao ou sucesso ( e os sub-rogados em seu lugar). Se os bens possudos antes do casamento pertencem a um dos cnjuges, bvio que no se comunicam os adquiridos com o produto da venda deles. Tambm no se comunicam os bens de uso pessoal e os instrumentos de profisso e os proventos do trabalho pessoal de cada cnjuge. Por outro lado, cada consorte responde pelos prprios dbitos anteriores ao casamento. Regime da comunho universal (1.667 a 1.671): neste regime os nubentes podem estipular a comunicao no s de todos os seus bens presentes ou futuros, adquiridos antes ou depois do casamento, ainda que adquiridos em nome de um s deles, bem como dvidas posteriores ao casamento. Em princpio s h um patrimnio. Instaura-se o estado de indiviso, passando a ter cada cnjuge o direito metade ideal do patrimnio comum, constituindo uma s massa. Antes da partilha no se fala em meao, mas em parte ideal. O art. 1.668 arrola os bens que ficam excludos da comunho.

Regime de participao final nos aqestos (1.672 a 1.686): trata-se de um novo regime de bens. prprio para cnjuges que exercem atividades empresariais distintas, para que possam ter maior liberdade de alienao de seus pertences dando maior agilidade a seus negcios. Nesse regime h formao de massa de bens particulares incomunicveis durante o casamento, mas que se tornam comuns quando da dissoluo do matrimnio. H dois patrimnios: a) Inicial conjunto de bens que cada cnjuge possua antes de se casar e os que foram por ele adquiridos, a qualquer ttulo, durante o casamento. A administrao dos bens exclusiva de cada cnjuge, podendo alien-los livremente se forem mveis. Em se tratando de bens imveis um no poder sem a autorizao do outro realizar os atos previstos no art. 1.647, CC (alienar, hipotecar, prestar fiana, etc.). No entanto, no pacto antenupcial pode-se convencionar a livre disposio dos bens imveis, desde que particulares. b) Final com a dissoluo da sociedade conjugal apura-se o montante dos aqestos, excluindo-se da soma o patrimnio prprio (ex.: bens anteriores ao casamento e os sub-rogados em seu lugar, obtidos por herana, legado ou doao, etc.), efetuando-se a partilha e conferindo a cada consorte, metade dos bens amealhados pelo casal. Se os bens forem adquiridos pelo trabalho conjunto, cada um dos cnjuges ter direito a uma quota igual no condomnio. Regime da separao de bens (1.687 a 1.688): por esse regime cada consorte conserva, com exclusividade, o domnio, posse e a administrao de seus bens, pertences e futuros, havendo incomunicabilidade dos mesmos, no s dos que cada um possua ao se casar, mas tambm dos que vierem a adquirir na constncia do casamento. No se comunicam, outrossim, os dbitos anteriores ou posteriores ao casamento. Existem dois patrimnios distintos: o do marido e o da mulher. Qualquer dos consortes poder, sem autorizao do outro, pleitear como autor ou ru acerca de bens e direitos imobilirios, prestar fiana ou aval e fazer doao.

Nada sempre , mas est sempre se tornando. Plato

Unid. VIII Dos Herdeiros Necessrios I. Limites liberdade de testar. II. Restries legtima. III. Clusula de inalienabilidade. IV. Clusula de incomunicabilidade. V. Clusula de impenhorabilidade. VI. Clusula de converso de bens da legtima. VII. Clusula de administrao de bens mulher herdeira. VIII.Clusulas restritivas. 1. Limites liberdade de testar. Se depreende da leitura do art. 1.846, do CC que, ao lado da expresso herdeiro necessrio, os conceitos de legtima e de poro disponvel, que esto intimamente ligados. Aos herdeiros necessrios a lei assegura o direito legtima, que corresponde metade dos bens do testador, ou metade de sua meao, nos casos em que o regime de casamento a instituir. A outra, denominada poro ou quota disponvel, pode ser deixada livremente. A meao do falecido, havendo herdeiros necessrios, dividida em legtima e metade disponvel. A primeira, nesse caso, corresponde a um quarto do patrimnio do casal, ou metade da meao do testador (clculo: 1.847). Delas o herdeiro necessrio no pode ser privado, pois herdeiro forado, imposto pela lei. A legtima, ou reserva, vem a ser, pois, a poro de bens que a lei assegura a ele. Por outro lado, poro ou quota disponvel, constitui a parte dos bens de que o testador pode dispor livremente, ainda que tenha herdeiros necessrios.

2. Restries legtima. 3. Clusula de inalienabilidade. No exceder, em durao, vida do herdeiro. Nos casos em que admitida, no obstar a livre disposio dos bens por testamento e, em falta deste, a sua transmisso, desembaraados de qualquer nus, aos herdeiros legtimo, pois, quando vitalcia, extingue-se com a morte do herdeiro necessrio, no podendo ultrapassar uma gerao. Como o testamento s produz efeitos com a morte do testador, quando os bens j estaro livres da restrio, a deixa vlida. A inalienabilidade pode ser, ainda, absoluta, quando prevalecer em qualquer caso e com relao a qualquer pessoa, e relativa, se facultada a alienao em determinadas circunstncias ou a determinada pessoa, indicada pelo testador. Segundo Slvio Rodrigues (para ele o legislador agiu como pai de filha malcasada), esta clusula de manifesta inconvenincia, uma vez que a experincia tem mostrado que a insero dessas clusulas, ao invs de ajudar o herdeiro, o prejudica; ademais, sempre m, por retirar bens do comrcio, ainda que transitoriamente. 4. Clusula de incomunicabilidade. a disposio pela qual o testador determina que a legtima do herdeiro necessrio, qualquer que seja o regime de bens convencionado, no entrar na comunho, em virtude de casamento. Contudo, no acarreta a inalienabilidade do bem. 5. Clusula de impenhorabilidade. Visa impedir a sua constrio judicial em execuo, por dvidas contradas pelo herdeiro, restringindo a atuao dos credores. Os frutos e rendimentos caracterizam-se pela sua inalienabilidade, pois, destinam-se satisfao das necessidades do titular da coisa. Desse modo, a clusula de inalienabilidade imposta e esta no os atinge. 6. Clusula de converso de bens da legtima. 7. Clusula de administrao de bens mulher herdeira. O art. 1.723, do CC/16, permitia ao testador, no interesse do herdeiro ou de sua famlia, contrariando boa parte da doutrina: a) determinar a converso dos bens que a compem em outras espcies; b) prescrever-lhes a incomunicabilidade; c) confi-los livre administrao da mulher herdeira, excluindo da gesto o marido; d) estabelecer-lhes condies de inalienabilidade temporria ou vitalcia, se destinada a viger durante a existncia da pessoa beneficiada. O CC/02, no entanto, probe expressamente a converso dos bens da legtima em outros de espcie diversa. Veda, ainda, a imposio de clusula de inalienabilidade, impenhorabilidade e incomunicabilidade sobre os bens da legtima, salvo se houver justa causa, declarada no testamento. Ver: 2o do art. 1.848, do CC e 1.112, II e 1.109, do CPC. 8. Clusulas restritivas. Arts. 2.014 e 2.018. No havendo ofensa legtima, pode o autor da herana realizar a partilha dos bens em vida, ou estipul-la por disposio de ltima vontade. Se, no entanto, for casado pelo regime da comunho parcial de bens e o cnjuge lhe sobreviver, a indicao dos bens constitutivos da legtima ser reputada simples conselho, que o juiz atender ou no, porque o cnjuge sobrevivente tem preferncia na escolha dos bens a serem partilhados, cuja metade j lhe pertence como meao.

Coragem no ausncia de medo, coragem agir apesar do medo. Assim, coragem a capacidade de sentir medo. Andrew Matthews

Sucesso Testamentria Sucesso testamentria aquela em que a transmisso hereditria se opera por ato de ltima vontade, revestido da solenidade requerida por lei. Em outras palavras, a sucesso que se faz por meio de um testamento. Permite a instituio de herdeiro (sucessor a ttulo universal) ou legatrio (sucessor a ttulo singular). Testamento: ato personalssimo, unilateral, solene e revogvel pelo qual algum dispe no todo ou em parte de seu patrimnio para depois da sua morte. O testamento serve tambm para a nomeao de tutores, reconhecimento de filhos, deserdao de herdeiros, revogao de testamentos anteriores e outras declaraes de ltima vontade. O testamento ato unilateral e individual, no podendo ser feito em conjunto com outra pessoa (testamento conjuntivo). Probe-se, os pactos sucessrios, ou seja, estipulaes bilaterais, de feio contratual, em favor dos estipulantes ou de terceiros, afastando-se a possibilidade de contratos que tenham por objeto herana de pessoa viva (art. 426, CC). Capacidade ativa testamentria A capacidade testamentria ativa a capacidade para fazer testamento. O CC estabelece apenas como incapazes de testar (art. 1.860, CC): os menores de dezesseis anos, os desprovidos de discernimento (ex.: os que no estiverem em perfeito juzo, surdos-mudos, os que no puderem manifestar a sua vontade, etc.) e a pessoa jurdica. Assim, pode testar o cego, o analfabeto, o prdigo, o falido, etc. Os maiores de 16 anos, mas menores de 18 anos, apesar de relativamente incapazes, podem testar, mesmo sem a assistncia de seu representante legal. A incapacidade posterior elaborao do testamento no o invalida. Capacidade testamentria passiva A capacidade testamentria passiva a capacidade para adquirir por testamento. Rege-se pela regra genrica de que so capazes todas as pessoas, fsicas ou jurdicas, nacionais ou estrangeiras, maiores ou menores, existentes ao tempo da morte do testador. No podem ser contemplados por testamento as coisas inanimadas, os animais e as entidades msticas. Se o beneficirio morreu a clusula considerada caduca. So absolutamente incapazes para adquirir por testamento: os indivduos no concebidos (o nascituro possui capacidade pois j foi concebido) at a morte do testador, salvo se a disposio deste se referir prole eventual de pessoas por ele designadas e existentes ao abrir-se a sucesso; as pessoas jurdicas de direito pblico externo relativamente a imveis situados no Brasil.

So relativamente incapazes para adquirir por testamento, proibindo que se nomeiem herdeiros ou legatrios: a pessoa que, a rogo, escreveu o testamento, seu cnjuge, seus ascendentes, descendentes e irmos; as testemunhas do testamento;

o concubinrio (amante) do testador casado, salvo se este, sem culpa sua, estiver separado de fato do cnjuge h mais de 5 anos o tabelio, civil ou militar, o comandante, ou escrivo, perante o qual se fizer, assim como o que fizer, ou aprovar o testamento.

Restries No se pode dispor de mais da metade dos bens havendo herdeiros necessrios (descendentes, ascendentes e cnjuge sobrevivente), salvo se forem deserdados. As disposies que excederem metade disponvel ser reduzida ao limite dela. Reduzem-se tambm as doaes feitas em vida, que atingiram a legtima dos herdeiros necessrios (doaes inoficiosas). Um testamento pode ser revogado (por outro de qualquer espcie), total ou parcialmente. Deserdao (arts. 1.961 e ss) Deserdao o ato unilateral pelo qual o de cujus exclui da sucesso, mediante testamento com expressa declarao de causa, herdeiro necessrio, privando-o de sua legtima, por ter praticado ato previsto na lei. Requisitos da eficcia Existncia de herdeiros necessrios. Testamento vlido (s pode haver deserdao por testamento, sendo proibido por escritura pblica, instrumento particular, termo judicial ou codicilo). Expressa declarao da causa prevista em lei. Propositura de ao ordinria.

Causas de deserdao Alm das causas que autorizam a indignidade (1.814, CC), acrescenta-se: deserdao dos descendentes por seus ascendentes (1.962): ofensa fsica, injria grave, relaes ilcitas com a madrasta ou padrasto, desamparo do ascendente em alienao mental ou grave enfermidade; deserdao dos ascendentes pelos descendentes (1.963): ofensa fsica, injria grave, relaes ilcitas com a mulher ou companheira do filho ou a do neto com o marido ou companheiro da filha ou o da neta, desamparo do filho ou do neto com deficincia mental ou grave enfermidade.

Efeitos da deserdao Os efeitos da deserdao so pessoais. Atingem o herdeiro excludo, como se ele morto fosse. Mas os seus descendentes herdam por representao, ante o carter personalssimo da pena civil. No basta que o testador deserde o herdeiro. Cumpre aos outros herdeiros promover, no prazo de 4 anos (contados da abertura do testamento) ao de deserdao para confirmar a vontade do morto. O deserdado ter direito de defesa. No se provando o motivo da deserdao, o testamento produzir efeitos em tudo o que no prejudicar a legtima do herdeiro necessrio. Mera reconciliao do testador com o deserdado no gera ineficcia da deserdao. Deve ser realizada a revogao por testamento (trata-se do perdo). A gente se acostuma para no se alar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta e que, de tanto acostumar, se perde em si mesma... Maria Colasanti Formas de Testamento

Ordinrio: pblico, particular e cerrado. Especial: militar e martimo.

Testamento pblico o lavrado por tabelio em livro de notas, de acordo com a declarao de vontade do testador, exarada verbalmente (o mudo no pode) em lngua nacional, perante o oficial. o testamento mais seguro. Porm tem o inconveniente de permitir a qualquer pessoal conhecer o seu teor. Podem testar de forma pblica: os cegos, os analfabetos, os surdos (desde que no sejam mudos). S no podem assim testar os mudos e os surdos-mudos. Requisitos

Ser exarado verbalmente (admite-se a entrega de minuta previamente elaborada, mas mesmo assim exige-se a declarao verbal). Escrito por oficial pblico. Presenciado por duas testemunhas idneas. Novamente lido (voz alta e inteligvel). Ser assinado. Meno de observncia das formalidades.

Com a abertura da sucesso, o traslado apresentado em juzo. Depois de lido e no tendo vcios o juiz ordena o registro e cumprimento. Testamento cerrado Escrito em carter sigiloso, feito e assinado pelo testador ou por algum a seu rogo, completado por instrumento de aprovao lavrado por oficial pblico em presena de duas testemunhas idneas. Tambm chamado de secreto ou mstico. O analfabeto e o cego no podem testar desta forma. O surdo-mudo s poder fazer esse testamento se souber ler e escrever. Ao entreg-lo ao oficial deve escrever na face externa que seu testamento cuja aprovao lhe pede. Requisitos Escrito e assinado pelo testador. Entregue ao oficial na presena de duas testemunhas. Oficial pergunta se este o testamento e exara o auto de aprovao, tendo-o por bom, firme e valioso. Leitura do auto de aprovao. cerrado (fechado e lacrado) e costurado.

Morto o testador, deve o testamento cerrado ser apresentado ao juiz para as formalidades da abertura e, para que o juiz mande registrar, arquivar e cumprir (1.125 e 1.126, do CPC). Obs.: esto proibidos de usar este testamento as pessoas que no saibam ler (analfabetos e cegos). As testemunhas, ao contrrio do testamento pblico, no sabem quais so as disposies testamentrias. Desvantagens: possui muitas formalidades, pode ser ocultado, qualquer vcio o invalida (ex.: lacre rompido). Testamento particular O testamento particular (tambm chamado de aberto, olgrafo ou privado) o escrito por testador e lido em voz alta perante trs testemunhas idneas, que tambm assinam. a forma menos segura de se testar, porque depende de confirmao em juzo pelas testemunhas. permitido aos que sabem ler e escrever. No pode ser utilizado pelo cego, analfabeto e os incapacitados de escrever. Requisitos

Prprio punho do testador.

Trs testemunhas. Leitura do testamento pelo testador. Publicao, em juzo aps a morte do testador. Homologao do testamento pelo juiz. Sobrevivncia de pelo menos uma das testemunhas. Em caso excepcionais o testamento sem testemunhas poder ser confirmado pelo juiz.

Morto o testador, ser publicado em juzo, com citao dos herdeiros legtimos. Pelo menos trs das testemunhas devem reconhecer sua autenticidade. Aps isso e ouvido o Ministrio Pblico o juiz confirmar o testamento.

Material bsico de apoio para a apostila (complementar com a Bibliografia do Plano de Ensino). Constituio Federal Cdigo Civil Cdigo de Processo Civil DINIZ, M. H.Curso de Direito Civil Brasileiro, 22 ed.So Paulo: Saraiva, 2008. GONALVES, C.R. Direito Civil Brasileiro, So Paulo: Saraiva, 2008. OLIVEIRA, E. B; AMORIM, S. L. Inventrios e Partilhas Direito das Sucesses. 20 ed. So Paulo: Leud.

Potrebbero piacerti anche