Sei sulla pagina 1di 11

1

Titulo: Autoridade dos Apstolos Fundamentos dos Apstolos


1 - Autoridade dado aos Apstolos antes da Crucificao de Jesus. Os primeiros pregadores do evangelho, instaurados por Cristo, foram os seus apstolos e discpulos. Primeiramente Jesus os ensinou por palavras e exemplos (Mateus 11: 29), depois abriu os seus olhos para compreenderem as escrituras, ou seja para que fossem revelada a Palavra (Lucas 24: 45). Uma coisa compreendermos o que est escrito e outra sermos revelados por Deus a respeito desta Palavra, pois a Palavra de Deus viva pelo Esprito Santo de Deus.
"Tomai sobre vs o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de corao; e encontrareis descanso para as vossas almas." (Mateus 11 : 29) Ento abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. (Lucas 24: 45) Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Esprito Santo, e disse: Graas te dou, Pai, Senhor do cu e da terra, que escondeste estas coisas aos sbios e inteligentes, e as revelaste s criancinhas; assim , Pai, porque assim te aprouve. (Lucas 10: 21)

O que vemos que Jesus atribua poder aos que lhe eram fiis, aos quais advertiu para que no se alegrassem com isto, porque o mais importante no era curar, expulsar demnios, pegar em serpentes, beber veneno e no morrer; o mais importante era ter o nome escrito no livro da vida (Lucas 10: 20). O poder dado era apenas sinal, marcao, uma evidncia de que realmente aqueles homens tinham f (Marcos 16: 16 a 19). E hoje, como a Palavra viva, isto tambm continuam verdadeiro e real.
Lucas 10 1 E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. 2 E dizia-lhes: Grande , em verdade, a seara, mas os obreiros so poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.3 Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.4 No leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ningum saudeis pelo caminho.5 E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa.6 E, se ali houver algum filho de paz, repousar sobre ele a vossa paz; e, se no, voltar para vs.7 E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno o obreiro de seu salrio. No andeis de casa em casa.8 E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido.9 E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: chegado a vs o reino de Deus.10 Mas em qualquer cidade, em que entrardes e vos no receberem, saindo por suas ruas, dizei:11 At o p, que da vossa cidade se nos pegou, sacudimos sobre vs. Sabei, contudo, isto, que j o reino de Deus chegado a vs.12 E digo-vos que mais tolerncia haver naquele dia para Sodoma do que para aquela cidade.13 Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vs foram feitas, j h muito, assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido.14 Portanto, para Tiro e Sidom haver menos rigor, no juzo, do que para vs.15 E tu, Cafarnaum, que te levantaste at ao cu, at ao inferno sers abatida.16 Quem vos ouve a vs, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vs, a mim me

Durante o ministrio de Jesus, Ele concedeu a seus discpulos autoridade concernentes as coisas espirituais e as realizaes espirituais sobre o material (Lucas 10: 19). Os discpulos expulsavam demnios (Lucas 10: 17 - coisa espiritual), curavam (Lucas 10: 9 - realizao espiritual sobre o material), etc. O poder era dado aos que criam e estavam com Jesus, pois isto necessrio para que a obra seja feita (Lucas 10.1-2). O envio dos discpulos significava enfrentar um mundo hostil com relao as coisas espirituais e tambm as materiais (Lucas 10. 3) por isso Jesus delegava poder a eles.

2
rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou.17 E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, at os demnios se nos sujeitam.18 E disse-lhes: Eu via Satans, como raio, cair do cu.19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpies, e toda a fora do inimigo, e nada vos far dano algum.20 Mas, no vos alegreis porque se vos sujeitem os espritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos cus.21 Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Esprito Santo, e disse: Graas te dou, Pai, Senhor do cu e da terra, que escondeste estas coisas aos sbios e inteligentes, e as revelaste s criancinhas; assim , Pai, porque assim te aprouve.

que fizeram atravs do nome de Jesus, Jesus disse que viu Satans cair como um raio do cu. E disse-lhes: Eu via Satans, como raio, cair do cu. (Lucas 10: 18). Satans age imediatamente, na rapidez de um raio, contra aqueles que anunciam as verdades do Reino de Deus e as Verdades sobre Jesus. Por isto dado poder aos que crem e anunciam a Jesus (Lucas 10: 16 a 19), Mas, repetindo, a alegria do crente deve ser unicamente a certeza que o seu nome est escrito no livro da vida Mas, no vos alegreis porque se vos sujeitem os
espritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos cus (Lucas 10: 20)

O poder dado ao seguidores fiis de Jesus, tambm era para falar da Verdade, falar do Reino de Deus, falar de Jesus, sendo enviados como os portadores da Palavra inspirada e dada por Jesus. No versculo 16 do capitulo 10 de Lucas Jesus diz:
Quem vos ouve a vs, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vs, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou.

Um servo de Jesus que tem condies de tomar posse do poder que h no nome de Jesus, que tem a alegria de anunciar a Jesus por obedecer a Palavra, faz com que o corao de Jesus se alegre. Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Esprito Santo, e disse: Graas te dou, Pai, Senhor do cu e da terra, que escondeste estas coisas aos sbios e inteligentes, e as revelaste s criancinhas; assim , Pai, porque assim te aprouve. ( Lucas 10: 21 ) O cu faz festa quando uma alma se rende ao ps do Senhor.
Digo-vos que assim haver alegria no cu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que no necessitam de arrependimento. (Lucas 15: 7) Assim vos digo que h alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. (Lucas 15: 10)

Vemos que rejeitar o ensinamento daqueles homens significava ser rejeitados por Cristo e tornar-se participantes do castigo sentenciado aqueles que chegarem no juzo final sem ter o nome no livro da vida. Vemos em Lucas 10: 9 a 17 que isto juzo proferido por Jesus, portanto h de se cumprir:
"Em verdade vos digo que no passar esta gerao sem que todas estas coisas aconteam. O cu e a terra passaro, mas as minhas palavras no ho de passar." (Mateus 24 : 34, 35)

Tambm era necessrio, e hoje continua sendo necessrio, que aqueles que anunciam a Jesus sejam revestidos que poder. Quando Jesus anunciado Satans se enfurece de tal maneira que parte para cima dos seguidores de Jesus para os destrurem. Quando os discpulos chegaram at a Jesus maravilhados pelo

1.1 - Cuidado com os falsos doutores Somos advertidos com relao aos falsos doutores, ou seja, aqueles que se dizem servos, conhecedores, do Senhor Jesus,

3 mas so lobos vestidos de cordeiros (ou ovelhas). Lobos vestidos de cordeiros quer dizer que so pessoas a servio de satans (lobo) disfarados de seguidores de Jesus (Cordeiro) que tem o objetivo de enganar as pessoas com relao as coisas de Deus.
"Acautelai-vos, porm, dos falsos profetas, que vm at vs vestidos como ovelhas, mas, interiormente, so lobos devoradores." (Mateus 7 : 15) "Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entraro no meio de vs lobos cruis, que no pouparo ao rebanho;" (Atos 20 : 29) "De sorte que a f pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10 : 17)

Seremos verdadeiramente discpulos do Senhor, livres do engano e do pecado se conhecermos a verdade:


Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vs permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discpulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar. (Joo 8: 31 a 32) H muitos falsificadores da Palavra de Deus: "Porque ns no somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presena de Deus." (II Corntios 2 : 17)

Por isto a Palavra nos exorta (o que significa que Jesus nos exorta) a conhecermos mais e mais a Bblia e buscarmos a revelao desta palavra.
Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Esprito Santo, e disse: Graas te dou, Pai, Senhor do cu e da terra, que escondeste estas coisas aos sbios e inteligentes, e as revelaste s criancinhas; assim , Pai, porque assim te aprouve. (Lucas 10: 21) - s criancinhas Os humildes, simples, servos tementes do Senhor, no soberbos de corao, que se entregam aos cuidados de Jesus: os escolhidos. Aqueles que escondem a palavra no corao para no pecar contra o Senhor

H aqueles que falsificam a Palavra para adequ-la aos seus pensamentos e as suas verdades
"Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, no andando com astcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos conscincia de todo o homem, na presena de Deus, pela manifestao da verdade." (II Corntios 4 : 2) O qual no outro, mas h alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. (Glatas 1: 7)

"Escondi a tua palavra no meu corao, para eu no pecar contra ti." (Salmos 119 : 11) Se no conhecemos a Palavra de Deus nos erramos e somos induzidos ao erro. "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura no errais vs em razo de no saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?" (Marcos 12 : 24) Nossa f vacila e sem fundamentos por no escutar a palavra de Deus

Quando buscamos de Deus a revelao da sua Palavra, o entendimento e a cincia do querer de Deus para nossas vidas, somos mudados, nos tornando novas criaturas, e conseguimos discernir os pensamentos e intenes do corao. Isto nos permite realmente conhecermos a Jesus e separarmos os falsos doutores, falsos mestres, falsos seguidores de Jesus dos que so verdadeiramente de Jesus.
"Porque a palavra de Deus viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra at diviso da alma e do esprito, e das juntas e medulas, e apta para discernir os

4
pensamentos e intenes do corao." (Hebreus 4 : 12) A Palavra de Deus nos da vida. "E Jesus lhe respondeu, dizendo: Est escrito que nem s de po viver o homem, mas de toda a palavra de Deus." (Lucas 4 : 4) E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: chegado a vs o reino de Deus. (Lucas 10: 9)

2 - Autoridade dado aos Apstolos aps a Crucificao de Jesus. O que vimos em Lucas 10 foi Jesus, antes da sua crucificao, outorgando autoridade aos seus discpulos. Depois que ressuscitou tambm outorgou autoridade aos seus discpulos.
9 E Jesus, tendo ressuscitado na manh do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demnios. 10 E, partindo ela, anunciou-o queles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando.11 E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, no o creram.12 E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo.13 E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram.14 Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados mesa, e lanou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de corao, por no haverem crido nos que o tinham visto j ressuscitado.15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.16 Quem crer e for batizado ser salvo; mas quem no crer ser condenado.17 E estes sinais seguiro aos que crerem: Em meu nome expulsaro os demnios; falaro novas lnguas;18 Pegaro nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortfera, no lhes far dano algum; e poro as mos sobre os enfermos, e os curaro.19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no cu, e assentou-se direita de Deus.20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amm. (Marcos 16:9 a 20)

Aps a ressurreio alm de anunciar o evangelho e anunciar a ressurreio de Jesus, dava a ordem do batismo e instrua a dizer que aqueles que no cressem no seriam salvos.
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado ser salvo; mas quem no crer ser condenado. (Marcos 16: 15 a 16) " E os onze discpulos partiram para a Galilia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. (Escrito em Mateus 26:32). E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. E, chegando-se Jesus, faloulhes, dizendo: -me dado todo o poder no cu e na terra.Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos. Amm." (Mateus 28 : 16, 20)

Os sinais que seguem os que crem so os mesmo antes e depois da crucificao, exceto o falar novas lnguas, sendo este o anncio do batismo no Esprito Santo. Este sinal dado aps a ressurreio de Cristo, pois assim era a promessa de que quando Jesus voltasse para o Cu, de onde desceu, o Esprito Santo ficaria para acompanhar a igreja e estar no meio da igreja Revelando, batizando, curando, convertendo, corrigindo e salvando.
E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: chegado a vs o reino de Deus. (Lucas 10: 9) Quem vos ouve a vs, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vs, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou. E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, at os demnios se nos sujeitam. E disselhes: Eu via Satans, como raio, cair do cu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpies, e toda a fora do inimigo, e nada vos far dano algum (Lucas 10: 16 a 19).

Em Lucas 10, Jesus mandou os discpulos anunciarem que o Reino de Deus tinha chegado.

5
E estes sinais seguiro aos que crerem: Em meu nome expulsaro os demnios; falaro novas lnguas; Pegaro nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortfera, no lhes far dano algum; e poro as mos sobre os enfermos, e os curaro.(Marcos 16: 17 a 18) E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna. E a palavra do Senhor se divulgava por toda aquela provncia. Mas os judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas, e os principais da cidade, e levantaram perseguio contra Paulo e Barnab, e os lanaram fora dos seus termos. Sacudindo, porm, contra eles o p dos seus ps, partiram para Icnio. E os discpulos estavam cheios de alegria e do Esprito Santo. (Atos 13: 48 a 52)

Aqui os seguidores de Jesus passaram a entender a redeno do povo de Deus, da qual era falada no Antigo testamento (na lei de Moiss, e nos profetas e nos Salmos). Esta redeno compreendia a vinda de Jesus, sua crucificao e morte, sua ressurreio, retorno ao cu e a permanncia do Esprito Santo na Terra at que Jesus volte para buscar a igreja. O entendimento e compreenso das Escrituras do ao homem (pessoa) a condio de testemunha conforme escrito no versculo 48. No captulo 1 de Atos Pedro fala de Judas mencionando o que dele esta escrito no livro de salmos.
15 E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discpulos (ora a multido junta era de quase cento e vinte pessoas) disse: 16 Homens irmos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Esprito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; 17 Porque foi contado conosco e alcanou sorte neste ministrio. 18 Ora, este adquiriu um campo com o galardo da iniqidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. 19 E foi notrio a todos os que habitam em Jerusalm; de maneira que na sua prpria lngua esse campo se chama Aceldama, isto , Campo de Sangue. 20 Porque no livro dos Salmos est escrito: Fique deserta a sua habitao, E no haja quem nela habite, Tome outro o seu bispado. (Atos 1: 15 a 20)

Aps a ressurreio de Jesus, alm dos sinais e poder dado atravs de nossa f e pelo nome de Jesus, tambm foi dado o entendimento da Palavra os seguidores de Jesus.
44 E disse-lhes: So estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moiss, e nos profetas e nos Salmos. 45 Ento abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.46 E disse-lhes: Assim est escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, 47 E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remisso dos pecados, em todas as naes, comeando por Jerusalm.48 E destas coisas sois vs testemunhas.49 E eis que sobre vs envio a promessa de meu Pai; ficai, porm, na cidade de Jerusalm, at que do alto sejais revestidos de poder.50 E levou-os fora, at Betnia; e, levantando as suas mos, os abenoou.51 E aconteceu que, abenoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao cu.52 E, adorando-o eles, tornaram com grande jbilo para Jerusalm.53 E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amm. (Lucas 24: 44 a 49)

O entendimento de Pedro estava aberto para entender as escrituras. Com este entendimento procurava outro para estar no lugar de Judas, para que fosse testemunho da ressurreio de Cristo pois esta escrito Tome outro o seus bispado. Passou a entender que quem tomaria o lugar de Judas deveria ter vivido com Jesus para ser testemunho daquilo que viu e testemunha pela virtude do Esprito

6 Santo. Pedro procurava um que fosse de Jesus.


21 necessrio, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre ns, 22 Comeando desde o batismo de Joo at ao dia em que de entre ns foi recebido em cima, um deles se faa conosco testemunha da sua ressurreio.23 E apresentaram dois: Jos, chamado Barsabs, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.4 E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos coraes de todos, mostra qual destes dois tens escolhido,25 Para que tome parte neste ministrio e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu prprio lugar.26 E, lanando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apstolos. (Atos 1: 21 a 26) noutras lnguas, conforme o Esprito Santo lhes concedia que falassem. (Atos2: 1 a 4)

Ento foi iniciado a pregao dos apstolos naquele mesmo dia. Pedro pregou naquele dia, citando as escritas e falando de Jesus, falando do que o povo tinha feito com Jesus e consentindo na sua crucificao. E muitos crerem em Jesus e foram batizadas quase trs mil almas
37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu corao, e perguntaram a Pedro e aos demais apstolos: Que faremos, homens irmos? 38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdo dos pecados; e recebereis o dom do Esprito Santo; 39 Porque a promessa vos diz respeito a vs, a vossos filhos, e a todos os que esto longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. 40 E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta gerao perversa. 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase trs mil almas, 42 E perseveravam na doutrina dos apstolos, e na comunho, e no partir do po, e nas oraes. 43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apstolos. (Atos 2: 37 a 43)

O testemunho dado por um cristo a respeito de Jesus verdadeiro se ele conhece a Jesus e se nele habita a virtude do Esprito Santo, ou seja, aquele que tem o Esprito Santo uma testemunha verdadeira de Deus, pois Deus age nele. Esta virtude do Esprito Santo o Batismo no Esprito Santo:
5 Porque, na verdade, Joo batizou com gua, mas vs sereis batizados com o Esprito Santo, no muito depois destes dias.6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurars tu neste tempo o reino a Israel?7 E disse-lhes: No vos pertence saber os tempos ou as estaes que o Pai estabeleceu pelo seu prprio poder.8 Mas recebereis a virtude do Esprito Santo, que h de vir sobre vs; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalm como em toda a Judia e Samaria, e at aos confins da terra. (Atos 1: 5 a 8)

Quem recebeu de bom grado a palavra foram batizados e permaneciam na doutrina dos apstolos. 3 A doutrina dos Apstolos O que podemos ver que os apstolos eram verdadeiros seguidores de Jesus. Tinha a autoridade dada pelo nome de Jesus pois os sinais dos que crem estavam com eles e receberam a virtude do Esprito Santo por isso eram testemunhas de Jesus..
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apstolos. (Atos 2: 43) "De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para

No dia de Pentecoste, estando todos reunidos, foram cheios do Esprito Santo.


1E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; 2 E de repente veio do cu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 E foram vistas por eles lnguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4 E todos foram cheios do Esprito Santo, e comearam a falar

7
que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. E at das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalm, conduzindo enfermos e atormentados de espritos imundos; os quais eram todos curados." (Atos 5 : 15 e 16) E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides, e pondo-as no fogo, uma vbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mo. E os brbaros, vendolhe a vbora pendurada na mo, diziam uns aos outros: Certamente este homem homicida, visto como, escapando do mar, a justia no o deixa viver. Mas, sacudindo ele a vbora no fogo, no sofreu nenhum mal. E eles esperavam que viesse a inchar ou a cair morto de repente; mas tendo esperado j muito, e vendo que nenhum incmodo lhe sobrevinha, mudando de parecer, diziam que era um deus. (Atos 28: 3 a 6) "O qual, vendo a Pedro e a Joo que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. "E Pedro, com Joo, fitando os olhos nele, disse: Olha para ns." (Atos 3 : 3 e 4) "E, apegando-se o coxo, que fora curado, a Pedro e Joo, todo o povo correu atnito para junto deles, ao alpendre chamado de Salomo." (Atos 3 : 11) "Ento eles, vendo a ousadia de Pedro e Joo, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus." (Atos 4 : 13) "E eles disseram: Cornlio, o centurio, homem justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nao dos judeus, foi avisado por um santo anjo para que te chamasse a sua casa, e ouvisse as tuas palavras." (Atos 10 : 22) derrubando a parede de separao que estava no meio, 15 Na sua carne desfez a inimizade, isto , a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanas, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, 16 E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. 17 E, vindo, ele evangelizou a paz, a vs que estveis longe, e aos que estavam perto; 18 Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Esprito. 19 Assim que j no sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidados dos santos, e da famlia de Deus; 20 Edificados sobre o fundamento dos apstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo a principal pedra da esquina; 21 No qual todo o edifcio, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. 22 No qual tambm vs juntamente sois edificados para morada de Deus em Esprito. (Efsios 2: 12 a 22)

No versculo 20 fala sobre o fundamento dos apstolos e dos profetas, ou seja naquilo que os apstolos tinham aprendido de Cristo e aprendido pela abertura do entendimento com relao o que esta escrito nos profetas e tambm por aquilo que o Esprito Santo os instruam a fazer.
"E disse o Esprito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro." (Atos 8 : 29)

O fundamento dos apstolos tinha com sustentao a Jesus Cristo que a coluna principal, a pedra de esquina. Edificados sobre o fundamento dos apstolos e
dos profetas, de que Jesus Cristo a principal pedra da esquina; (Atos 2: 20)

A igreja somente poder ser genuna se for alicerada na revelao infalvel, inspirada por Cristo aos primeiros apstolos.
12 Que naquele tempo estveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos s alianas da promessa, no tendo esperana, e sem Deus no mundo. 13 Mas agora em Cristo Jesus, vs, que antes estveis longe, j pelo sangue de Cristo chegastes perto. 14 Porque ele a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e,

O versculo 21 nos fala do edifcio bem ajustado; Este edifcio e o homem. Bem ajustado uma pessoa que segundo a Palavra de Deus. E o cresce para templo santo do Senhor que fundamentados nos ensinamentos passados pelos apstolos (que foi dado por Cristo) crescemos em santidade no Senhor.

8
No qual todo o edifcio, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.. (Efsios 2: 21) tem sido revelado pelo Esprito aos seus santos apstolos e profetas; 6 A saber, que os gentios so co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho; 7 Do qual fui feito ministro, pelo dom da graa de Deus, que me foi dado segundo a operao do seu poder. 8 A mim, o mnimo de todos os santos, me foi dada esta graa de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensveis de Cristo, (Efsios 3 1 a 8)

O versculo 22 nos fala que fundamentados nesta doutrina nos fortalecemos e crescemos na f e na pureza espiritual de forma a sermos templo santo do Senhor: Templo do Esprito Santo No qual tambm vs juntamente sois edificados para morada de Deus em Esprito. (Efsios 2: 22)

3.1 - Aps a ressurreio de Jesus, os apstolos no Novo Testamento formam os mensageiros originais, testemunhas e representantes do Senhor Jesus.
Edificados sobre o fundamento dos apstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo a principal pedra da esquina; (Efsios 2: 20) Mas recebereis a virtude do Esprito Santo, que h de vir sobre vs; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalm como em toda a Judia e Samaria, e at aos confins da terra. (Atos 1: 8) necessrio, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre ns, comeando desde o batismo de Joo at ao dia em que de entre ns foi recebido em cima, um deles se faa conosco testemunha da sua ressurreio. (Atos 1 21 a 22) Mas, ainda que ns mesmos ou um anjo do cu vos anuncie outro evangelho alm do que j vos tenho anunciado, seja antema. Assim, como j vo-lo dissemos, agora de novo tambm vo-lo digo. Se algum vos anunciar outro evangelho alm do que j recebestes, seja antema. (Glatas 1: 8 e 9) 1 POR esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vs, os gentios; 2 Se que tendes ouvido a dispensao da graa de Deus, que para convosco me foi dada; 3 Como me foi este mistrio manifestado pela revelao, como antes um pouco vos escrevi; 4 Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreenso do mistrio de Cristo, 5 O qual noutros sculos no foi manifestado aos filhos dos homens, como agora

Os apstolos foram pedras fundamentais da Igreja, e sua mensagem encontra-se nos escritos do Novo Testamento, como testemunho original e fundamental do evangelho, vlido para todas as pocas.
13 E, chegando Jesus s partes de Cesaria de Filipe, interrogou os seus discpulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? 14 E eles disseram: Uns, Joo o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. 15 Disse-lhes ele: E vs, quem dizeis que eu sou? 16 E Simo Pedro, respondendo, disse: Tu s o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado s tu, Simo Barjonas, porque to no revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que est nos cus. 18 Pois tambm eu te digo que tu s Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra ela; (Mateus 16: 13 a 18)

Quando Jesus que sobre esta pedra edificarei a minha igreja, Jesus estava falando a resposta de Pedro. Tu s o Cristo, O Filho do Deus vivo. Est a verdade que fundamenta a verdadeira igreja, cujo fundamento Jesus que se fez carne e veio ao mundo para nos d a graa de sermos salvos. esta verdade que os apstolos e discpulos de Jesus passaram a compreender quando tiveram o entendimento a berto e foram cheios do Esprito Santo. 3.2 - Todos os fiis e igrejas da poca dependiam da mensagem e da f dos primeiros apstolos, conforme est

9 registrado em atos e nas cartas escritas as igrejas. As geraes posteriores da igreja tem que obedecer revelao apostlica e dar testemunho da sua verdade. O Evangelho concedido pelos apstolos do NT, mediante o Esprito Santo, a fonte permanente de vida, verdade e orientao da Igreja. 3.3 - Todos os Crentes e Igrejas sero verdadeiros se: a Aceitarem o ensino e revelao originais dos apstolos a respeito do Evangelho conforme o NT registra, e procurar manter-se fiis a eles.
E perseveravam na doutrina dos apstolos, e na comunho, e no partir do po, e nas oraes. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apstolos. (Atos 2: 42) vo-lo dissemos, agora de novo tambm vo-lo digo. Se algum vos anunciar outro evangelho alm do que j recebestes, seja antema. 10 Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, no seria servo de Cristo. 11 Mas fao-vos saber, irmos, que o evangelho que por mim foi anunciado no segundo os homens. 12 Porque no o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelao de Jesus Cristo. (Glatas 1: 8 a 12)

Rejeitar o ensino rejeitar o prprio Jesus:

apostlico

Vemos nos versculos de Joo 3 que Jesus no disse tudo aos discpulos por no poder suportar (v. 12), mas quando o Esprito da verdade (Esprito Santo) fosse derramando sobre eles, eles seriam guiados pelo Esprito Santo e este, atravs dos apstolos, falaria dele mesmo anunciando que estaria por vir. O Esprito Santo Glorifica o Senhor porque anuncia o que de Jesus. Como os apstolos foram feitos testemunhas de Cristo por terem o Esprito Santo, ento o que deles est escrito a verdade de Deus. Os versculos de 1 Corntios Paulo ressalta o que dele a Igreja ouvia fora dado por Jesus e em Glatas 1 de 8 a 12 Paulo diz que ningum tem outro Evangelho para anunciar e o evangelho que anunciava era o dado por Deus e que agrada a Deus. b Continuar a misso e ministrio apostlico, comunicando continuamente sua mensagem ao mundo e igreja, atravs da proclamao e ensino fiis no poder do Esprito Santo.
Mas recebereis a virtude do Esprito Santo, que h de vir sobre vs; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalm como em toda a Judia e Samaria, e at aos confins da terra. (Atos 1: 8) 8 Portanto, no te envergonhes do testemunho de nosso SENHOR, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflies do evangelho segundo o poder de Deus, 9 Que nos salvou, e

12 Ainda tenho muito que vos dizer, mas vs no o podeis suportar agora. 13 Mas, quando vier aquele, o Esprito de verdade, ele vos guiar em toda a verdade; porque no falar de si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido, e vos anunciar o que h de vir. 14 Ele me glorificar, porque h de receber do que meu, e vo-lo h de anunciar. 15 Tudo quanto o Pai tem meu; por isso vos disse que h de receber do que meu e vo-lo h de anunciar. (Joo 16: 12 a 15) 36 Porventura saiu dentre vs a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vs? 37 Se algum cuida ser profeta, ou espiritual, reconhea que as coisas que vos escrevo so mandamentos do Senhor. 38 Mas, se algum ignora isto, que ignore. (I Corntios 14: 36 a 38) 8 Mas, ainda que ns mesmos ou um anjo do cu vos anuncie outro evangelho alm do que j vos tenho anunciado, seja antema. 9 Assim, como j

10
chamou com uma santa vocao; no segundo as nossas obras, mas segundo o seu prprio propsito e graa que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos sculos; 10 E que manifesta agora pela apario de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe luz a vida e a incorrupo pelo evangelho; 11 Para o que fui constitudo pregador, e apstolo, e doutor dos gentios. 12 Por cuja causa padeo tambm isto, mas no me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que poderoso para guardar o meu depsito at quele dia. 13 Conserva o modelo das ss palavras que de mim tens ouvido, na f e no amor que h em Cristo Jesus. 14 Guarda o bom depsito pelo Esprito Santo que habita em ns. (II Timteo 1: 8 a 14) pouparo ao rebanho; 30 E que de entre vs mesmos se levantaro homens que falaro coisas perversas, para atrarem os discpulos aps si. 31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante trs anos, no cessei, noite e dia, de admoestar com lgrimas a cada um de vs. 32 Agora, pois, irmos, encomendo-vos a Deus e palavra da sua graa; a ele que poderoso para vos edificar e dar herana entre todos os santificados. (Atos 20: 27 a 32) 20 Timteo, guarda o depsito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vos e profanos e s oposies da falsamente chamada cincia, 21 A qual, professando-a alguns, se desviaram da f. A graa seja contigo. Amm. (I Timteo 6: 20)

Nos versculos de Timteo 1 mostra que Paulo foi constitudo pregado e apstolo e ele exorta a igreja a no se envergonhar do Testemunho de Jesus. Testemunho o que era dado aquela igreja por Paulo. Tambm pede que a igreja conserve o modelo das so palavras que dela tinha ouvido. Em Atos 1: 8 nos mostra que temos que buscar ser cheios do Esprito de Deus para que tambm possamos anunciar o evangelho como testemunhas fiis de Cristo.

4 - Consideraes finais. Vimos conforme a palavra de Deus que Deus d poder aos Crentes fiis para serem suas testemunhas, bastando para isto crem e ser cheios das virtudes do Esprito Santo. Mediante a isto, ter o Esprito Santo e conhecer a Palavra de Deus nos d a condio de discernir aquilo que vem de Deus e aquilo que obra do engano. Segundo a Bblia h no meio da Igreja os falsos profetas e a cada dia que passa aumentaro mais o nmero daqueles que esto a servio do engano. Assim temos a convico de que os apstolos ensinaram aquilo que veio de Deus e hoje aprendemos com a Palavra aquilo que de Deus.

c No somente devemos crer na mensagem apostlica, mas tambm defende-la e guard-la contra todos as distores ou alteraes. A revelao dos apstolos, conforme temos no novo Testamento, nunca poder ser substituda ou anulada por revelao, testemunho ou profecia posterior:
27 Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. 28 Olhai, pois, por vs, e por todo o rebanho sobre que o Esprito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu prprio sangue. 29 Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entraro no meio de vs lobos cruis, que no

Baseado nas nossas reflexes, deixo um questionamento a respeito de uma ordem de Jesus e seu cumprimento pelos apstolos, antes vejamos os versculos: Jesus ordenou;

11
Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; (Mateus 28: 19) Quem crer e for batizado ser salvo; mas quem no crer ser condenado. (Marcos 16: 16)

S h uma forma de conhecer a verdade: Conhecer a Palavra de Deus Lembre-se que na palavra de Deus h respostas e respostas conforme a vontade de Deus.

Os apstolos fizeram:
E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu corao, e perguntaram a Pedro e aos demais apstolos: Que faremos, homens irmos? E disselhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdo dos pecados; e recebereis o dom do Esprito Santo; (Atos 2; 37 a 38) Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus. (Atos 8: 16) E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. (Atos 19:5) "E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Ento rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias." (Atos 10 : 48)

E em Atos dos Apstolos (O livro que registra os feitos do apstolos, o que fizeram no incio da igreja) no se v batismo em nome do pai, do filho e do Esprito Santo. Ser que os apstolos descumpriram uma ordem de Jesus, uma vez que a Bblia nos fala que os apstolos eram sinnimos de obedincia a ordem dada por Jesus?

Por que os apstolos batizavam em nome de Jesus e por imerso?

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar (Joo 8: 32)

Potrebbero piacerti anche