Sei sulla pagina 1di 2

Exercicio sobre Plano de Negcios MDULO: IDENTIFICAO DAS CAPACIDADES PRPRIAS DE EMPREENDEDOR

Complete os espaos nas frases seguintes com uma letra do grupo apresentado, de forma a ficarem compreensveis e verdadeiras: As ferramentas de auto-avaliao para identificao das capacidades prprias do Empreendedor so aplicadas a domnios como as capacidades, interesses, ......B..... , conhecimentos tcnicos, organizacionais, sciorelacionais, etc.

O Balano de Competncias um processo dinmico, activo, centrado na mudana pessoal e profissional, na progresso da qualificao, na mobilidade de raciocnio e no funcionamento quotidiano do indivduo que procura organizar num dossier pessoal os saberes ou ........A........ , utilizados no dia a dia. Os resultados obtidos pelo sujeito atravs das vrias abordagens s suas Competncias prprias, devem ser objeto de ........C....... pelo prprio. O Orientador / formador, dispor de um .......D...... sobre os sujeitos que poder confrontar com a realidade e condicionalismos do ambiente numa base realista.

A = Competncias chave B = Traos de personalidade C = Anlise D = Referencial de informao

MDULO: MARKETING Preencha os espaos nas seguintes frases com uma letra do grupo abaixo, de maneira a que as frases se tornem compreensveis e verdadeiras: 1. O plano de marketing deve descrever as___D___ que sero utilizadas para atrair potenciais clientes. 2. A estratgia empresarial consiste em executar uma ____B___ profunda da organizao e do ambiente, de maneira a poder-se definir um plano de ao. 3. O objetivo a ser alcanado com a estratgia empresarial e com o plano estratgico o seguinte: o ___A___ da organizao num perodo de 3 a 5 anos. 4. O plano de marketing a ferramenta _____C____ mais importante para se alcanar a presena desejada no mercado. A = desenvolvimento B = anlise C = estratgica D = frmulas

MDULO: ELABORAO DE UM PLANO DE NEGCIOS 1. O que um plano de negcios? R . um instrumento que percorre todas as etapas de planeamento de um negcio ou de um projeto, contendo todos os detalhes de cada etapa.

2. Para que serve um plano de negcios? R: Serve para implantar um empreendimento, aproveitar uma oportunidade, fazer uma ampliao, criar um novo produto ou servio, gerir a empresa, obter scios, emprstimos, incubadora, etc.

3. Por que razo um plano de negcios deve ser elaborado com informaes precisas e reais? R: O plano de negcios nortear as aes e os planos futuros e, se ele for baseado em informaes imprecisas, todo o projeto ou a empresa poder comprometer-se ao seguir esse plano de negcios. 4. O plano de negcios mutvel? Justifique. R: Sim, pois um plano de negcios leva algum tempo para ser elaborado. Assim, se surgir alguma informao nova ou a descoberta de informaes imprecisas, o plano dever ser corrigido.

Potrebbero piacerti anche