Sei sulla pagina 1di 3

UFRJ - FACULDADE NACIONAL DE DIREITO NCLEO DE PRTICA JURDICA Joo Peixoto Garani - 106075258

Os Alimentos Avoengos.

De acordo com o cdigo civil de 2002 a obrigao de prestar alimentos entre pai e filho extensvel aos ascendentes recaindo aos mais prximos em grau, uns em falta de outros (art. 1696). Pelo exposto acima percebe-se que perfeitamente possvel pleitear alimentos dos avs. Entretanto obrigao sofre algumas restries. O art. 1698 acrescenta que se o parente que tiver obrigao de alimentar em primeiro lugar no puder suportar integralmente o encargo, sero chamados os parentes de grau imediato para concorrer na obrigao. Nesse sentido deve-se asseverar que o obrigao alimentar do avs tem carter complementar e subsidiria. O avs, portanto s respondem pelos alimentos dos netos no caso de impossibilidade integral ou parcial dos pais prestarem os mesmos. Consonante a lio do professor Caio Mrio da Silva Pereira: "Demonstrada a insuficincia de recursos dos genitores, caber aos avs a responsabilidade de prestar alimentos aos netos, de forma complementar e sucessiva1. Da anlise da jurisprudncia do STJ se observa tal entendimento: "frustrada a obrigao alimentar principal, de responsabilidade dos pais, a obrigao subsidiria deve ser diluda entre os avs paternos ou maternos na medida de seus recursos, diante de sua divisibilidade e possibilidade de fracionamento. A necessidade alimentar no deve ser pautada por quem paga mas sim por quem recebe, representando para o alimentando o maior provisionamento tatos quantos coobrigados houverem no plo passivo da demanda"2. Note que a obrigao dos avs no solidria em relao a dos pais. Nas palavras do Min. Humberto Gomes de Barros: Eles s podem ser chamados a complementar os alimentos dos netos, na ausncia ou impossibilidade de o pai faz-lo3. Igualmente na jurisprudncia do Tribunal de Justia do Rio de Janeiro possvel encontrar julgados aplicando a responsabilidade subsidiria dos avs em relao ao alimentos dos netos. o que se v nas seguintes ementas:

PEREIRA, Caio Mrio da Silva, Instituies de Direito Civil, vol. V,18 Ed, Rio de Janeiro, Editora Forense, 2010. 2 STJ - Resp. n 658139/RS, 4 Turma, Rel. Min. Fernando Gonalves, DJU de 11.10.2005. 3 STJ - 3 Turma - AgRg no Resp. n 514356/SP, DJ de 29.11.2006.

"DES. BERNARDO MOREIRA GARCEZ NETO - Julgamento: 20/08/2010 DECIMA CAMARA CIVEL Famlia. Alimentos. Dvida alimentar do pai com o filho de seis anos. Genitor que no paga, nem encontrado para receber citao na execuo das penses vencidas. Possibilidade de o neto cobrar alimentos diretamente av. Responsabilidade subsidiria que exurge da impossibilidade de pagamento pelo pai. Provisrios arbitrados em dez por cento sobre os proventos de aposentadoria. Percentual que se ajusta ao caso concreto. Razovel interpretao dos fatos e do direito. Incidncia da Smula 58 deste Tribunal. Seguimento negado ao agravo de instrumento. (004058376.2010.8.19.0000 - AGRAVO DE INSTRUMENTO)" "DES. OTAVIO RODRIGUES - Julgamento: 21/07/2010 DECIMA PRIMEIRA CAMARA CIVEL Agravo de Instrumento contra deciso que fixou alimentos provisrios no valor equivalente a 01 salrio mnimo para neta menor. Pugna pelo no pagamento. R E F O R M A, pois preciso que primeiro, se execute o responsvel pela obrigao alimentar, no caso, o pai, e, em caso de insucesso, a sim, de forma supletiva ou complementar (Cdigo Civil, arts. 1.697 e 1.698), a obrigao seja transferida para a av. Parecer do MP nessa direo. PROVIMENTO DO RECURSO. (0024679-16.2010.8.19.0000 - AGRAVO DE INSTRUMENTO - 1 Ementa)" "DES. SUIMEI MEIRA CAVALIERI - Julgamento: 17/06/2009 SEXTA CAMARA CIVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO. ALIMENTOS AVOENGOS. ALIMENTOS PROVISRIOS FIXADOS EM 20% DOS GANHOS LQUIDOS DA AV. O caso dos autos revela situao delicada, pois ambas as partes, em extremos opostos da vida, sofrem os revezes decorrentes da hipossuficincia econmica. No obstante, ponderados os interesses em conflito, melhor soluo no poderia dar o juzo a quo - ao menos inicialmente em cognio sumria - pois vinte por cento do pouco que a av recebe j o muito de que as netas necessitam, justamente porque o pai em nada colabora. Presentes, portanto, o carter subsidirio dos alimentos avoengos, bem como o binmio possibilidade-necessidade, a autorizar a fixao dos alimentos provisrios conforme a deciso recorrida. Desprovimento do recurso. (005172111.2008.8.19.0000 (2008.002.35075) - AGRAVO DE INSTRUMENTO)"

Ainda de acordo com as decises supra mencionadas, possvel notar que a responsabilidade alimentar dos avs est respaldada na prpria Constituio federal, que em seu art. 3, I aponta o Princpio da Solidariedade, na sociedade brasileira, como uns dos objetivos da Repblica. no mesmo sentido a seguinte ementa: "DES. CLAUDIO BRANDAO - Julgamento: 26/05/2009 DECIMA NONA CAMARA CIVEL Direito Civil. Famlia. Alimentos avoengos. Subsidiariedade e complementaridade da obrigao alimentar dos avs. Impossibilidade de a me arcar com o encargo; pai falecido. Princpio da solidariedade.1. Nos termos dos artigos 1.696 e 1.698 do Cdigo Civil, o dever de prestar alimentos alcana todos os ascendentes, observado o carter subsidirio e complementar relativamente aos de maior grau.2. Na impossibilidade de a me arcar com o encargo e sendo falecido o pai, pode-se exigir o integral cumprimento do dever ao av que possua condies scio-econmicas para tanto.3. O princpio constitucional da solidariedade - CR, art. 3, I incide com especial vigor no regramento do Direito de Famlia, a legitimar o cumprimento da obrigao alimentar pelo av.3. Penso fixada no acrdo que observa o binmio possibilidade/necessidade.4. Desprovimento dos embargos infringentes, com a conseqente manuteno do acrdo proferido em sede de apelao. (0050771-33.2007.8.19.0001 (2009.005.00017) - EMBARGOS INFRINGENTES)" Por todo o exposto, evidencia-se que a responsabilidade alimentcia dos avs prevista no cdigo civil de maneira complementar e subsidiria responsabilidade principal - que dos pais - est em plena conformidade com os princpios ordenadores da Constituio Federal, sendo amplamente aceita e aplicada pelos tribunais. .

Potrebbero piacerti anche