Sei sulla pagina 1di 4

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAO PBLICA

CONCEITO: A responsabilidade civil, tambm denominada responsabilidade extracontratual, tem sua origem no Direito Civil. Consubstancia-se na obrigao de indenizar um dano patrimonial ou moral decorrente de um fato humano.

PRINCIPIO DA CAUSUALIDADE ADEQUADA( p. do dano direto e imediato): deu causa, causa o evento que produziu direta e concretamente o resultado.

EVOLUO DO DIREITO ADMINISTRATIVO( FASES) * Irresponsabilidade do Estado: the king can not do wrong, Le roi ne peut mal fere. O rei ( Estado) e seus representantes no podem fazer o mal.

* Responsabilidade com culpa civil do Estado: Lgica liberal, o Estado est equiparado ao cidado comum, ou seja, o Estado s indeniza se tiver culpa, sendo nus da prova imputado a quem a alega.

* Teoria da Culpa administrativa: Falta de servio. No necessrio comprovar a culpa subjetiva do Estado, mas demonstrar que o Estado procedeu de forma irregular. No se trata de culpa que se aplica a qualquer um, mas uma culpa especial(annima) que reside na no prestao do servio, no mau funcionamento ou retardamento do servio. O particular deve provar as citadas ocorrncias para ser indenizado. a transio para responsabilidade objetiva.

* Teoria do Risco Administrativo: No necessrio culpa do agente do pblico ou falta do servio, basta que exista o dano, sem que para ele tem concorrido o particular. A Administrao poder, para se eximir, alegar a culpa exclusiva do lesado ou para atenuar a responsabilidade culpa concorrente do lesado. Deve haver o fato de servio, o nexo de causalidade entre o fato e dano ocorrido. A culpa presumida, restando a Administrao a prova do contrrio( inverso do nus). ADOTADO POR NOSSA CONSTITUIO. ART 37, 6 da CF: As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servio pblico respondero pelo dano que seus agentes, nessa qualidade, causarem( veja que se trata de conduta comissiva, estando excludo a omisso) a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo de culpa. Obs: Nesta teoria, h excluso da responsabilidade do Estado na ocorrncia de caso fortuito e fora maior e quando h culpa exclusiva da vtima ou de terceiro.

*Teoria do Risco Integral: Na teoria do risco administrativo, a administrao pode prova a ausncia de culpa e no indenizar. Na teoria do risco integral, h uma exacerbao da responsabilidade civil da Administrao. Basta a existncia do evento danoso e do nexo causal, MESMO QUE O DANO DECORRA EXCLUSIVAMENTE DO PARTICULAR. Alguns doutrinadores entendem que a teoria do risco integral se equipara a do risco administrativo, pois admitem a possibilidade a causa de excluso de responsabilidade.

Art 37, pargrafo 6 , a) a responsabilidade objetiva s fixada para AO b) a expresso agente alcana tambm os empregados de empregados de empresas privas prestadoras de servio pblico obs: No inclui as empresas pblica e as sociedades de economia mista exploradora de atividade econmica. Obs1: a responsabilidade objetiva abrange os danos causados ao usurios do servio pblicos e tambm aos no usurios, segundo jurisprudncia pacificada do STF. Obs2: o artigo 37, pargrafo 6, no incide em situaes em que o agente perpetrador no nenhum vnculo com Administrao( nem mesmo vinculo viciado- posse ilegal, vg), a atuao do agente no esteja relacionado a sua condio de agente.

A RESPONSABILIDADE SUBJETIVA DO ESTADO: H, segundo doutrina e jurisprudncia consolidadas, entendimento que em algumas situaes o Estado no est sujeito a incidncia do artigo 37, pargrafo 6. SO OS CASO DE DANOS ENSEJADOS POR OMISSO DO PODER PBLICO. Obs: A CULPA ADMINISTRATIVA no precisa ser individualizada, isto , no precisa ser provada negligncia, imprudncia ou impercia de um agente pblico determinado( por isso,s vezes, utilizada a expresso CULPA ANNIMA em referncia a essa modalidade de responsabilidade subjetiva. - CASO FORTUITO OU DE FORA MAIOR

Em suma, no caso decorrentes de caso fortuito ou fora maior( a doutrina no distingue) sem que exista alguma conduta comissiva da Administrao pblica ( sem que haja atuao administrativa), esta somente poder ser responsabilizada se tiver concorrido diretamente, com sua omisso, para o surgimento do dano, por haver deixado de prestar adequadamente um servio de que estivesse incumbida, isto , caso se comprove que a adequada prestao do servio estatal obrigatrio teria evitado ou reduzido o resultado danoso. Nesse casos, a

responsabilidade do Estado, se houver, subjetiva, baseada na TEORIA DA CULPA ADMINISTRATIVA. Alguns autores afirmam , ainda, que a responsabilidade do Estado ser proporcional contribuio da sua omisso para o surgimento do resultado danoso, orientao com a qual concordamos. DANOS DE OBRA PBLICA

H dois pontos que devem ser verificados: a) se foi causado por fato da obra ( decorre da prpria natureza da obra ou foi causado por fato fortuito ou fora maior na execuo da obra sem que haja culpa de ningum) ou se foi causado por m execuo da obra b) se execuo direta da Adm ou se executa por particular que tenha celebrado CONTRATO ADMINISTRATIVO.

CONSEQUNCIAS -FATO DA OBRA: A Adm deve responde objetivamente independente de ocorrncia de culpa de sua parte. Se obra beneficia a todo, o nus no pode ser suportado por apenas um ou por um grupo restrito. -M EXECUO: Se for executada diretamente pela ADM ser responsabilidade objetiva. Se for executada por empresa delegatria ser responsabilidade subjetiva diante do prejudicado.

ATOS LEGISLATIVOS

Os atos legislativos, em regra, no acarretam responsabilidade extracontratual para o Estado. Excees: lei inconstitucional e lei de efeitos concretos.

ATOS JURISDICIONAIS Em regra, vige a IRRESPONSABILIDADE do Estado. Excees: O ato no jurisdicionais, mesmo praticado por juzes. O outro caso o erro na seara CRIMINAL( s nessa rea) ( artigo LXXV da CF). Trata-se de responsabilidade objetiva. Obs: no caso de priso preventiva no h questo pacificada, h entretanto entendimento recente de que seria indenizvel( ver pgina 992 do livro de exerccio). Obs2: O STF entende que no se pode acionar diretamente o agente pblico( RE 327904, informativo 436).

AO DE REPARAO DE DANO PARTICULAR X ADMINISTRAO

-Pode-se afirmar que a posio mais recente manifestada pela Corte Suprema pela impossibilidade de a pessoa que sofreu o dano ingressar com a ao de indenizao contra o agente pblico, porque este s responde, se for o caso, pessoa jurdica a cujos quadros pertena, em ao regressiva.

RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA CIVIL E CRIMINAL DO AGENTE PBLICO

- RESPONSABILIDADES INDEPENDENTES -HAVENDO, ENTRETANTO NEGAO DE AUTORIA OU DE FATO, DESCONSTITUI AS OUTRAS RESPONSABILIDADES DESCONSTITUI AS OUTRAS -HAVENDO ABSOLVIO POR FALTA DE PROVAS, NO H DESCONSTITUIO DAS OUTRAS RESPONSABILIDADES -HAVENDO AFIRMAO DE AUTORIA E DO FATO, AFETA A RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA( AINDA QUE O PERPETRADOR TENHA SIDO ABSOLVIDO NESTA ESFERA).

Potrebbero piacerti anche