Sei sulla pagina 1di 4

Apostila sobre Elasticidade

Prof. Germano
Se existe algo que possa ser entendido como ferramenta em economia, chama-se elasticidade. uma teoria comparada a uma ferramenta que pode ser utilizada tanto na demanda como na oferta e, tambm na produo. Assim: A elasticidade mede a proporcionalidade existente entre as variaes que ocorrem nas quantidades e as variaes provocadas em um fator qualquer, permanecendo todos os demais fatores constantes (ceteris paribus).
E= Variao % na quantidade demandada Variao % em qualquer det er min ante da demanda

ELASTICIDADE-PREO DA DEMANDA1
a descrio do grau de sensibilidade da demanda de um produto, face s mudanas no seu preo. Medio Numrica da elasticidade-Preo da Demanda:
Epd = Variao % na quantidade demandada Variao % no preo

q1 q 0 q0 Epd = p1 p 0 p0

Onde: Epd = Elasticidade preo da demanda; q0 = Quantidade no perodo inicial;


1

A elasticidade preo da demanda deve ser calculada com seu valor em mdulo.

q1 = Quantidade no perodo final p0 = Preo inicial p1 = Preo final

SITUAES DISTINTAS DE ELASTICIDADE


DEMANDA ELSTICA: Uma variao % no preo provoca uma variao % maior na quantidade demandada, ou seja, a expanso relativa das quantidades procuradas mais do que proporcional reduo relativa dos preos.
q1 q 0 q0 >1 Epd = p1 p 0 p0

DEMANDA COM ELSTICIDADE UNITRIA: uma variao % no preo resulta em uma variao % igual na quantidade demandada, ou seja, a expanso relativa das quantidades procuradas rigorosamente proporcional reduo relativa dos preos.
q1 q 0 q0 Epd = =1 p1 p 0 p0

DEMANDA INELSTICA: Uma variao % no preo resulta numa variao % menor na quantidade demandada, ou seja, a expanso relativa das quantidades procuradas menos do que proporcional reduo relativa dos preos.
q1 q 0 q0 Epd = <1 p1 p 0 p0

ELASTICIDADE-RENDA DA DEMANDA
O estudo da influncia da elasticidade sobre um produto, quando se varia a renda real do consumidor, chama-se elasticidade-renda. Mede a sensibilidade da demanda, em face de mudanas na renda. A frmula definida do seguinte modo:
q1 q 0 q0 Erd = r1 r0 r0

Onde: Erd = Elasticidade renda da demanda; q0 = Quantidade no perodo inicial; q1 = Quantidade no perodo final p0 = Renda inicial p1 = Renda final BENS NORMAIS: os aumentos da renda estimulam as compras de todos os bens normais. Erd menor que 1 e positiva, o bem inelstico em relao renda. Ex: a maioria dos alimentos, roupas, aparelhos de som, aparelhos domsticos etc. BENS SUPERIORES, ou bens de luxo so altamente elsticos em relao renda, porque cada 1% de aumento na renda, aumenta as quantidades compradas em mais de 1%. Erd positiva e maior que 1. Ex: bens suprfluos e de luxo como: jias, casacos de peles, limusines, aulas de mergulho; possuem alta elasticidade-renda. BENS INFERIORES: uma elevao na renda, traz como conseqncia, uma queda na quantidade demandada. Assim, a elasticidade-renda negativa. Erd negativa e menor que 0. Ex. Carne de segunda, carros populares.

BENS DE CONSUMO SACIADO: o consumo no se altera quando a renda aumenta. A quantidade adquirida do bem se mantm constante, independentemente de variaes no nvel de renda. Erd iqual a zero

ELASTICIDADE-PREO CRUZADA DA DEMANDA A elasticidade-preo cruzada da demanda mede a variao percentual na quantidade demandada de um bem X, resultante da variao percentual no preo do bem Y.
qx1 qx0 qx0 Exy = py1 py 0 py 0

CLASSIFICAO DOS BENS Se Exy > 0 (positiva), a quantidade demandada de X se move na mesma direo que uma variao no preo de Y. Ento X e Y so bens substitutos. Se Exy < 0 (negativa), o aumento no preo de um produto diminui a demanda pelo outro, ou seja, X e Y se movem juntos. Os bens so complementares. Se Exy = 0 (prximo de zero), os dois produtos so no-relacionados. Os bens so independentes.

Potrebbero piacerti anche