Sei sulla pagina 1di 2

Escrevendo Ensaios

(Iniciao Cientfica) (texto extrado e adaptado de: http://filosofia.esmtg.pt/escrever_ensaios.html

1. O que um ensaio e o que se espera que os alunos mostrem ao produzir um ensaio? " uma exposio metodolgica dos assuntos realizados e das concluses originais a que se chegou aps apurado o exame de um assunto. O ensaio problematizador, antidogmtico e nele deve se sobressair o esprito crtico do autor e a originalidade" (Medeiros, 2000, p. 112). Um ensaio um texto argumentativo em que se defende uma posio sobre um determinado problema filosfico. Os ensaios feitos por alunos do Ensino Secundrio no devem ter mais de 10 pginas (com uma fonte Times New Roman, tamanho 12 e 1,5 de espao entre linhas), com a obrigao de concentrar-se no essencial e de deixar de lado as meras associaes de ideias. O ensaio deve mostrar que o seu autor sabe relacionar clara e corretamente os problemas, teorias e argumentos em causa. Por isso deve ter a forma de resposta a uma pergunta. Pergunta essa qual se deve poder responder com um "sim" ou com um "no", procurando o aluno avaliar criticamente os principais argumentos em confronto, de modo a tomar uma posio pessoal na disputa. Num ensaio, o aluno no se pode limitar a dar a sua opinio. Tem tambm de avanar com argumentos e de responder aos argumentos contrrios. Caso no lhe parea possvel defender uma das partes, dever dizer, de forma argumentada, a razo.

2. Como preparar um ensaio? Lendo criticamente o conjunto de leituras indicadas pelo professor (1 ou 2 pequenos artigos, livros ou captulos de livros) acerca do tema proposto. Nessas leituras devem procurar-se as teses em confronto e os argumentos que as sustentam, bem como a correta compreenso do que est em causa. O aluno dever guiar as suas leituras tendo em conta a pergunta a responder, pois o objetivo no fazer um relatrio de todos os argumentos e posies apresentadas nas leituras, mas que seja capaz de isolar aqueles que acha mais pertinentes de modo a responder questo.

3. Como escolher o ttulo do ensaio? A melhor maneira apresentar o mais claramente possvel o problema do qual se vai tratar. E a melhor maneira fazer isso colocar uma pergunta. Exemplos de ttulos de ensaios podem ser: Ser que quando fazemos juzos morais estamos apenas exprimindo as nossas emoes? A pena de morte moralmente aceitvel? Ser que todas as obras de arte expressam sentimentos? a existncia do mal compatvel com a existncia de Deus?

Ttulos como: A moral e as emoes/A pena de morte/A arte e a expresso de sentimentos/ Deus e o mal embora possam ser adequados em ensaios mais longos e abrangentes, devem aqui ser evitados pois no parecem obrigar os seus autores a tomar posio nem a ser crticos e argumentativos. Alm de que, a

tentao de fazer um relatrio de tudo o que aprendeu sobre o tema em causa ser mais forte perante tais temas. 4. Como estruturar o ensaio? O ensaio deve ser estruturado de acordo com as seguintes fases: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Formular o problema e esclarecer de forma rigorosa o que est em causa. Mostrar a importncia do problema. Apresentar o mais claramente possvel a tese que se quer defender. Apresentar os argumentos a favor dessa proposio. Apresentar as principais objees ao que acabou de ser defendido. Responder s objees e tirar as suas concluses.

5. O que se avalia em um ensaio? O professor no procura saber se o aluno concorda ou no com ele. O que procura saber , em termos gerais, o seguinte: Qual o grau de compreenso dos assuntos por parte do aluno? Que qualidade tm os argumentos que oferece? A redao clara e bem organizada? Mais detalhadamente, o professor verifica se os seguintes critrios so satisfeitos: o problema em causa clara e corretamente formulado a importncia do problema claramente mostrada a tese defendida bvia para o leitor os argumentos utilizados so bons e no h equvocos evidentes apresenta os principais argumentos contrrios tese defendida de forma caridosa responde aos argumentos contrrios apresenta as ideias de forma pessoal (utilizando palavras suas e os seus prprios exemplos) a estrutura do ensaio e as ideias nele apresentadas so claras para o leitor 6. Como fazer a Referncia Bibliogrfica? SOBRENOME DO AUTOR (LTIMO), Nome e Demais Sobrenomes do Autor. Nome do Livro ou Artigo. Cidade de Publicao: Nome da Editora, Ano de Publicao. Exemplo: GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. So Paulo: Editora 34, 2006. RIEDEL, Dirce Crtes. O Tempo no Romance Machadiano. Rio de Janeiro: Livraria So Jos, 1959. VALVERDE, Jos Maria. Breve Historia de la Literatura Espaola. Madrid: Guadarrama, 1969.

Potrebbero piacerti anche