Sei sulla pagina 1di 3

Tipologia textual

Narrao Conceito: Narrao o relato de acontecimentos em determinada sequncia. Uma narrao estrutura-se da seguinte forma: - Situao: a apresentao do assunto que determinou o relato. - Complicao: o estabelecimento de um conflito gerado pela ao das personagens. - Soluo: a resoluo (positiva ou negativa) do conflito. A ttulo de ilustrao, observe o texto a seguir:
1.F. e P. nasceram do mesmo pai e da mesma me. 2. A fortuna, porm, no os assistiu com a mesma equidade: F. foi adotado e criado por famlia ilustre; P. deixou-se ficar com os pobres pais. 3.F. tirou ttulo de doutor; P. morreu aos 18 anos num tiroteio com a polcia.

Como se v, o pequeno texto acima uma narrao j que: a) relata mudanas de estado que foram ocorrendo com duas pessoas (F. e P.); b) h relao de anterioridade e posterioridade entre os episdios relatados. Veja outro exemplo de um texto narrativo:
Eram sete horas da noite em So Paulo e a cidade toda se agitava naquele clima de quase tumulto tpico dessa hora. De repente, uma escurido total caiu sobre todos como uma espessa lona opaca de um grande circo. Os veculos acenderam os faris altos, insuficientes para substituir a iluminao anterior.

Esse texto narrativo, pois: - relata fatos concretos, num espao concreto e num tempo definido; - os fatos narrados no so simultneos como na descrio: h mudana de um estado para outro, e, por isso, entre os enunciados existe uma relao de anterioridade e posterioridade. Descrio Conceito: Descrio a representao das caractersticas de uma pessoa, de uma cena, de um objeto ou de um processo. Pode ser comparada a um retrato verbal. A descrio pode ser tcnica ou literria, de acordo com sua finalidade. Leia o texto que segue:
Luzes de tons plidos incidem sobre o cinza dos prdios. Nos bares, bocas cansadas conversam, mastigam e bebem em volta das mesas. Nas ruas, pedestres apressados se atropelam. O trnsito caminha lento e nervoso. Eis So Paulo s sete da noite.

Como se pode notar, esse texto relata variados aspectos de um certo momento da cidade de So Paulo. um texto descritivo. Note que: a) todos os enunciados relatam ocorrncias simultneas; b) por isso no existe um enunciado que possa ser considerado cronologicamente anterior a outro; c) ainda que se fale de aes (conversam, atropelam, caminha), todas elas esto no presente, no indicando, portanto, nenhuma transformao de estado; d) podemos inverter a seqncia dos enunciados sem o perigo de alterar nada.

Veja outro exemplo de Descrio ( invertida):


Eis So Paulo s sete da noite. O trnsito caminha lento e nervoso. Nas ruas, pedestres apressados se atropelam. Nos bares, bocas cansadas conversam, mastigam e bebem em volta das mesas. Luzes de tons plidos incidem sobre o cinza dos prdios.

J vimos que se trata de uma descrio, pois: - so relatados vrios aspectos concretos de um lugar concreto (So Paulo) num ponto esttico do tempo (s sete da noite); tudo simultneo e no h progresso temporal entre os enunciados, por isso pudemos inverter a ordem das caractersticas descritas e o texto continuou coerente. Dissertao Conceito: Dissertao uma explanao lgica de idias. um texto que analisa e interpreta dados da realidade por meio de conceitos abstratos. Uma dissertao composta de trs partes: - Introduo - Desenvolvimento - Concluso Leia o texto que segue:
O brasileiro, nos ltimos anos, tem revelado uma profunda descrena na instituies polticas do pas. Vrios fatores tm ocorrido para isso. Entre eles, podem se citar a incapacidade do governo de controlar o processo inflacionrio, a impunidade dos que fazem mau uso do dinheiro pblico e o mau funcionamento dos legislativos.

Esse texto dissertativo. Dissertao o tipo de texto que analisa e interpreta dados da realidade por meio de conceitos abstratos, isto , a referncia ao mundo real se faz atravs de conceitos amplos, de modelos genricos. Na descrio e na narrao, predominam termos concretos, que se referem a pessoas ou coisas do mundo real ou presumivelmente real. Veja outro exemplo de texto dissertativo:
As condies de bem-estar e de comodidade nos grandes centros urbanos como So Paulo so reconhecidamente precrias por causa, sobretudo, da densa concentrao de habitantes num espao que no foi planejado para aloj-los. Com isso, praticamente todos os plos da estrutura urbana ficam afetados: o trnsito lento; os transportes coletivos, insuficientes; os estabelecimentos de prestao de servio, ineficazes.

Como se pode notar, esse texto nitidamente dissertativo, pois: interpreta e analisa, atravs de conceitos abstratos, os dados concretos da realidade.

O Relato O ato de relatar caracteriza-se pela apresentao ou enumerao de informaes bsicas sobre um acontecimento. Ao narrar, algum preocupa-se com o fato e suas consequncias. No Relato diferente: a preocupao apenas o registro desses fatos. Uma ata de reunio apenas o registro dos fatos, ou seja, ela um relato.

EXERCCIOS (narrao e descrio) 1) Que tipo de texto predomina na poesia abaixo? Explique.
ANEDOTA BLGARA Era uma vez um czar naturalista que caava homens. Quando lhe disseram que tambm se caam borboletas e andorinhas, ficou muito espantado e achou uma barbaridade. (ANDRADE, Carlos Drummnond de. Reunio. 6 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1974, p. 21)

2) Leia a crnica abaixo e, em seguida, responda s questes.


PISCINA Era uma esplndida residncia, na Lagoa Rodrigo de Freitas, cercada de jardins e tendo ao lado uma bela piscina. Pena que a favela, com seus barracos grotescos se alastrando pela encosta do morro, comprometesse tanto a paisagem. Diariamente desfilavam diante do porto aquelas mulheres silenciosas e magras, latas d'gua na cabea. De vez em quando surgia sobre a grade a carinha de uma criana, olhos grandes e atentos, espiando o jardim. Outras vezes eram as prprias mulheres que se detinham e ficavam olhando. Naquela manh de sbado ele tomava seu gim-tnica no terrao, e a mulher um banho de sol, estirada de mai beira da piscina, quando perceberam que algum os observava pelo porto entreaberto. Era um ser encardido, cujos molambos em forma de saia no bastavam para defini-la como mulher. Segurava uma lata na mo, e estava parada, espreita, silenciosa como um bicho. Por um instante as duas mulheres se olharam, separadas pela piscina. De sbito, pareceu dona da casa que a estranha criatura se esgueirava, porto a dentro, sem tirar dela os olhos. Ergueu-se um pouco, apoiando-se no cotovelo, e viu com terror que ela se aproximava lentamente: j transpusera o gramado, atingia a piscina, agachava-se junto borda de azulejos, sempre a olh-la, em desafio, e agora colhia gua com a lata. Depois, sem uma palavra, iniciou uma cautelosa retirada, meio de lado, equilibrando a lata na cabea e em pouco tempo sumia-se pelo porto. L no terrao, o marido, fascinado, assistiu a toda a cena. No durou mais de um ou dois minutos, mas lhe pareceu sinistra como os instantes tensos de silncio e de paz que antecedem um combate. No teve dvida: na semana seguinte vendeu a casa. (SABINO, Fernando. A mulher do vizinho. Rio de Janeiro: Autor, 1962. P. 83) a)

O texto menciona vrias palavras que pertencem ao campo semntico de ver, olhar. Assinale a alternativa com verbos que contenham esse significado: 1. desfilavam/surgia 2. segurava/observava 3. espiando/assistiu 4. perceberam/esgueirava

b) Aponte a alternativa que melhor explica o sentido da gua no texto: 1. um meio de subsistncia para a favela. 2. Constitui-se numa fonte de lazer para a mulher rica. 3. Separa as duas mulheres em classes sociais distintas. 4. um elemento figurativo do cenrio. c) Na narrao, pode haver inseres descritivas. Retire trs dessas descries. d) Aponte no texto os elementos que o caracterizam como narrativo. Profa Rosa de Oliveira

Potrebbero piacerti anche