Sei sulla pagina 1di 15

TERRORISMO E SEGURANA INTERNACIONAL

Radiografia do Terrorismo No h uma clula-me, reprodutora de seus tentculos, apontada de forma unnime pelos analistas. Existem desconfianas, conjecturas, dados nem sempre confiveis. Revelou-se, de incio, o terrorismo, com uma face polticocomunista, mas depois vestido de negro ou cinza, como os rabesmululmanos, para mostrar-se em outro momento como cristo, e mais adiante detentor do capital. O vocbulo terror vem do latim com igual grafia, designado na sua origem medo ou ansiedade extrema, imprevisvel. O derivado terrorismo apareceu no final do sculo XIX, com os anarquistas, que visavam aterrorizar o Estado e na mesma poca surgiu o terrorismo dos niilistas, na Rssia. Francisco Paulo de Melo Neto ensina: A palavra terrorismo remonta Revoluo Francesa, ao terror dos jacobinos e de suas guilhotinas. Na acepo atual, um fenmeno que comeou no final do sculo XIX, quando os anarquistas comearam a jogar bombas, segundo a cartilha de Peter Kroporkin. Tornou-se um instrumento corriqueiro depois da Segunda Guerra Mundial, visando obter resultados polticos pela criao das situaes de pnico coletivo. A doutrina buscou definir o que seja terrorismo, dada a impossibilidade de se chegar a um consenso no Direito Internacional. Antonine Sottile v o terrorismo como o ato criminal perpetrado mediante terror, violncia ou grande intimao, tendo em vista alcanar um objetivo determinado. Eric David: Todo ato de violncia armada que, cometido com um objetivo poltico, social, filosfico, ideolgico ou religiosos, viole, dentre as prescries do direito humanitrio, aquelas que probam o emprego de meios cruis e brbaros, o ataque de alvos inocentes, ou o ataque de alvos sem interesse militar.

Antonio Cassese: qualquer ato violento contra pessoas inocentes com a inteno de forar um Estado, ou qualquer outro sujeito internacional, para seguir uma linha de conduta que, de outro modo, no seguiria, um ato de terrorismo. Leis e Princpios do Terrorismo O princpio da certeza O princpio do alvo certo O princpio das externalidades O princpio da tragdia

O princpio do efeito moral O princpio das novas possibilidades O princpio da ameaa latente O princpio da eficincia destruidora O princpio da redeno O princpio do exrcito da reserva O princpio da onipresena O princpio do simbolismo destrutivo O princpio da martirizao O princpio da espetacularizao O princpio da catastrofismo O princpio da inverso O princpio do estmulo guerra total O princpio da demonizao O princpio da invisibilidade O princpio do anonimato O princpio da reflexo induzida O princpio da bola da vez O princpio do silncio Aes Terroristas nos ltimos Anos Gr-Bretanha, 1974, ao do IRA, matando 28 pessoas Gr-Bretanha, 1984, ao do IRA, no Grand Hotel, em Brigton, matam 5 pessoas

Gr-Bretanha, ao do IRA, avio da Pan Am cai na Esccia, em Lockerbie, matando 270 pessoas Inglaterra, carro bomba do IRA explode no centro financeiro de Londres, com 3 mortos Inglaterra, ao do IRA, com a destruio de docas em Londres, em 1996, matando 2 pessoas Frana, bomba no metr de Paris, em 1995, grupo desconhecido, matando 8 pessoas Espanha, xiitas muulmanos, 18 mortos Espanha, ao que tudo indica, tambm xiitas muulmanos, em Madri, 1994, 199 mortos Espanha, perpetrado pelo grupo Al-Qaeda ou pelo ETA, no se sabe, que matou 192 pessoas e deixou mais de 1400 feridos, em maro de 2004 com ataques de bombas, simultneos, em trs estaes de trem em Madri. A esto alguns exemplos de atos terroristas e suas consequncias, envolvendo como agentes ativos pessoas ou grupos de pessoas, sem contar o terrorismo patrocinado pelo prprio Estado, que assim se marginaliza na comunidade de Estados, embora, como sempre, justifique tal terrorismo, com razes de Estado. Entendemos que Israel o pratica, bem como o prprio Estados Unidos, a Rssia j o praticou por diversas vezes e tambm o fez a China. Enfim, a ao terrorista do Estado tem outra natureza e conformao, mas resulta em contrariedade ao sistema, uma vez que absolutamente nada pode coonestar aes que desrespeitem os princpios e regras internacionais.

Histria do Terrorismo A primeira manifestao do terrorismo ,considerada por vrios estudiosos do assunto , aconteceu no Sculo I no Oriente mdio.

A formao do grupo Judaico Zelota por Judas, o Galileu, utilizava tticas de terrorismo para amedrontar os Romanos com o objetivo de liberar o povo Judeu. Tambm eram conhecidos como Siicari. Alm de assassinar os Romanos os Siicari tambm assassinavam Judeus dissidentes, como forma de coagir o povo judaico a entrar em guerra direta contra os Romanos. Por volta do ano 1080 surgiu o grupo Hassassin no Oriente Mdio. O grupo Hassassin o precursor dos grupos terroristas modernos. Faziam parte de uma faco sunita, os Ismaelitas, e tinham como estratgia assassinar importantes figuras polticas rivais em pblico para aumentar o fator de intimidao Uma semelhana com os grupos terroristas modernos era o fato que a maioria dos ataques dos Hassassins eram ataques suicidas. Depois temos o exemplo de um ataque terrorista frustrado. O Gunpowder plot, na Inglaterra em 1605, foi uma tentativa de exploso do parlamento e conseqentemente do assassinato do Rei James I, que estaria presente na seo. O objetivo do grupo liderado por Robert Catesby era instaurar um governo Catlico. O prximo evento histrico notvel foi o qual originou o termo terrorismo. O reino de terror de Robespierre, nos anos de 1793-94, foi marcado pela execuo em massa dos inimigos da Revoluo Francesa, especialmente os girondinos Esse tipo de terrorismo de Estado influenciou diretamente o terrorismo do Estado Sovitico , implementado primeiramente por Lenin e depois por Stalin.

O objetivo era silenciar a oposio pelo medo da morte ou de confinamento nos Gulags. Terrorismo de estado tambm foi notoriamente presente no Estado Nazista, no Khmer Rouge da Camboja e das ditaduras militares na Amrica Latina Outra forma de terrorismo foi a utilizada por movimentos separatistas e nacionalistas ,como: A FLN da Algria, que matou milhares de civis franceses para atingir o objetivo da Independncia; O IRA, que tentou unificar as duas Irlandas atravs de ataques terroristas contra civis Ingleses nos anos 80-90 O ETA, que lutava pela independncia do Pas Basco atravs de tticas terroristas. A Mo Negras, na srvia, que assassinou o Arque-duque Ferdinando, e tinham como objetivo o separatismo Srvio, mas acabaram desencadeado a primeira guerra mundial. O brao armado do Fatah, setembro negro, que durante a guerra palestinaisraelense assassinou atletas de Israel durante a Olimpada de Munique. O terrorismo religioso islmico moderno foi influenciado primeira pela Irmandade dos Muulmanos. Organizao fundada no Egito em 1928, tinha como objetivo instaurar o Coro como nica referencia de como os muulmanos deveriam viver. Apesar de inicialmente ser contrria a violncia para atingir seus objetivos , a Irmandade Muulmana esteve diretamente envolvida em bombardeios e assassinatos de figuras polticas. Em 1970 a Irmandade Muulmana anunciou oficialmente o abandono de aes violentas.

Dois eventos em 1979 influenciaram diretamente nos grupos mais modernos do terrorismo Islmico. A revoluo Iraniana e a tomada de poder pelo Aiatol Ruhollah Komeini levou ao surgimento de grupos como o Hezbollah no Libano e do Hamas na Palestina. J a invaso sovitica do Afeganisto levou ao surgimento dos movimentos Jihadistas, como o Al Qaeda, o Taliban e o IJO

Diplomas internacionais que tratam sobre o terrorismo Conveno para a Represso ao Apoderamento Ilcito de Aeronaves (16.12.1970)

Conveno para Prevenir e Punir os Atos deTerrorismo Configurados em Delitos contra as Pessoas e a Extorso Conexa quando Tiverem Eles Transcendncia Internacional (02.02.1971) Conveno para a Represso aos Atos Ilcitos contra a Segurana da Aviao Civil (23.09.1971)

Conveno Internacional para a Supresso de Atentados Terroristas a Bomba (15.12.1997) Resoluo 1.333 (2000) do Conselho de Segurana das Naes Unidas que estabelece Sanes contra o Talib e contra Usama-Bin-Laden (19.12.2000) Resoluo 1.368 (2001) do Conselho de Segurana das Naes Unidas que Condena os Atentados Terroristas aos EUA (12.09.2001) Resoluo 1.373 (2001) do Conselho de Segurana das Naes Unidas contra o Terrorismo (28.09.2001)

Conveno Interamericana Contra o Terrorismo (03.06.2002)

Protocolo Facultativo Conveno contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruis, Desumanos ou Degradantes (18.12.2002) Viso crtica

Reconhecemos um esforo internacional para combater o terrorismo, porm, tal medida vem servindo de justificativa para atos unilaterais com finalidade diversa; Os tratados internacionais enfrentam a matria com louvor, mas sua aplicabilidade ainda encontra restries; Questes polticas e sociais e interesses econmicos impedem a uniformizao das medidas de combate; O Conselho de segurana criticado pelos seus atos Causas do Terrorismo Multiplicidade de causas: o individual-psicolgica o o o o o social poltica religiosa econmica psicossocial, etc.

Grupos terroristas: vivem s margens das regras concebidas pelo sistema de Estados.

Pas Irlanda do Norte

Grupos IRA Exrcita Republicano Irlands; Voluntria Legalista e o IRA autntico. Fora

Frana

Armata Corsa e Frente Nacional de Liberao da Crsega.

Espanha Itlia Grcia

ETA Ptria Basca e Liberdade. Brigadas Vermelhas. Organizao Revolucionaria 17 de Novembro e Luta do Povo Revolucionrio. ELN Exrcito de Liberao Nacional, AUC AutoDefesas Unidas da Colmbia e Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia.

Colmbia

Peru

Sendero Luminoso e Movimento Revolucionrio Tupac Amarau. Al-Gam e Al Islamyya e Grupo Juhad. Grupo Pagad contra o Gangsterismo e drogas. Kach e Kahane Chai. Partido dos Trabalhadores do Curdisto e Partido de Liberao do Povo revolucionrio. Hezbollah. Harakat ul-Mujahedin; Hizb ul-Mujahedin, Jamaat ul-Fugra e Lashkar-e-Toiba. Al-Qaeda. Ensino da Verdade Suprema e Exrcito Vermelho Japons. Khmer Vermelho.

Egito Africa do Sul Israel Turquia

Libano Paquistao

Afeganistao Japao

Camboja

Filipinas Sri Lanka Ira Palestinos

Abu Sayyaf e Frente Moro de Liberaao Nacional. Tigres da libertao do Eelam Tamil. Mujahedin Khaelq. FDLP - Frente Democrtica para a Liberao da Palestina, Hamas, JihadIslmica e FPLP- Frente Popular para Liberao da Palestina.

Atuao dos grupos terroristas: mais radicais, atuao interna e atuao em diversos pases. Cinco continentes esto representados por grupos terroristas A grande maioria deles vive na clandestinidade.

FONTES DO TERRORISMO: mbito domstico: os movimentos separatistas ou autonomistas, como os corsos, os bascos, os curdos, etc. os movimentos revolucionrios, de inspirao marxista, em sua maioria, como as brigadas vermelhas na Itlia. os movimentos fundamentalistas de origem religiosas. os movimentos de extrema direita, com cunho nitidamente xenfobo.

mbito internacional (maneira como torna-se internacional) grupo terrorista interno que passa a executar aes fora de suas fronteiras. o conflito nacional levado alm de suas fronteiras. o objeto do ato terrorista uma pessoa ou bem que se encontre sob proteo internacional.

o terrorista que se refugia em outro Estado, levantando a questo da possibilidade de sua extradio. (Definio de Denise de Souza Soares, com base em George Lavasseur). no caracteriza somente a manifestao de grupos e pessoas, pois h o terrorismo de Estado, que surge quando o prprio sistema gera um certo terrorismo, considerando que suas diretrizes atingem as populaes indefesas. Um sistema que coloca dois homens a cada trs, fora do acesso ao mnimo vital (econmico, social, cultural) intrinsecamente condenvel. Arthur J. Almeida Diniz partem de objetivos obscuros e no declarados no postos prova do debate e afirmao social.

Os traficantes de armas, isto , os governos, matam mais que todos os terroristas juntos e deixa entender que em decorrncia do mundo capitalista amparado pelo sistema, o ser humano vale menos do que imagina. (...) existem mais de 80.000 espcies de vegetais comestveis. Conhecemos apenas 50 espcies, por desinteresse estratgico. O alimento deve ser caro para dar lucro, segundo a lgica derrotista do neoliberalismo. (Definio de Almeida de Diniz, citando Ren Dumont).

Idia central: O atual estado das coisas criou dentro do sistema regras que privilegiam uns em detrimento de outros. Qualquer tipo de extremismo poltico causador do desequilbrio entre as camadas sociais e em conseqncia, entre os pases considerados prsperos e os que se encontram atrs, ou ao lado das regras econmicas vigentes. Pe-se a culpa no capitalismo ou no chamado neoliberalismo: impe a todos igual regra que desiguala, ainda mais, os que j se encontravam impossibilitados de competir.

Liberalismo, neoliberalismo, realismo e neo-realismo.

Liberalismo: posicionamento de centro capaz de mediar conservadorismo e progressismo, ou um radicalismo defensor agressivo de velhas e novas

liberdades civis, ou ainda a marca daqueles que buscam manter a livre iniciativa econmica e a propriedade. Neoliberalismo: Estado liberal coordenando suas aes com as necessidades bsicas da sociedade. Liberdade do mercado, porm com interveno estatal sobre setores imprescindveis da economia. necessria a transparncia nas relaes internacionais, por esta razo importante o papel das instituies internacionais Realismo: oposto ao idealismo. O sistema internacional visto como um espao de disputa pelo poder, tendo a tica um espao reduzido, vez que o estado procura a qualquer preo sua sobrevivncia, soberania e segurana. Neo-realismo: destacam-se as relaes de poder entre os estados, sem que haja soberania entre eles. Prevalecem os princpios da autodeterminao dos povos, da soberania nacional e da no-interveno nos assuntos domsticos. Os estados se previnem por meio do desenvolvimento de estruturas militares e acumulao de outros recursos de poder (e.g. celebrao de alianas). Neo-realismo X Neoliberalismo: o cenrio em que se costuram as relaes internacionais, razo pela qual o terrorismo internacional relaciona-se intrinsecamente a eles. De acordo com Susan George, so as seguintes as ameaas ao sistema de mercado: o Potencial catastrfico do desequilbrio ecolgico; o o o o o Crescimento pernicioso; Extremos sociais; Capitalismo de Quadrilhas; Colapso Financeiro; Relevncia das Contradies.

Concluses: o terrorismo internacional est intimamente ligado ao sistema internacional atual, devido, principalmente, s desigualdades entre as economias mais fortes e as mais frgeis, que compem uma espcie de sociedade internacional marginalizada.

O ltimo Acontecimento Terrorista no Territrio Americano e seu Significado

I Ataque

Terrorista s Torres Gmeas do World Trade Center em 11 de Setembro de 2001

O terrorismo tem razes histricas antigas, mas se intensificou a partir do ataque terrorista s torres gmeas do World Trade Center em 11 de Setembro de 2001. Os Efeitos deste acontecimento so os seguintes: (i) (ii) (iii) Nova configurao nas relaes internacionais; Fragilidade do sistema e insegurana das fronteiras dos Estados; Mudana radical nas perspectivas de segurana internacional;

(iv) Confronto entre EUA e Taleban. O Taleban um movimento fundamentalista islmico nacionalista que se difundiu no Paquisto e, sobretudo, no Afeganisto. considerado como organizao terrorista pela Rssia, pela Unio Europia e pelos Estados Unidos. Em decorrncia deste conflito e da responsabilizao da Al Qaeda como responsvel pelos ataques, ocorreram as seguintes consequncias: a) Osama Bin Laden foi assassinado no Paquisto por soldados estadunidenses, apenas aps dez anos aps o ataque de 11 de setembro; b) Supresso da Al Qaeda, que uma organizao fundamentalista islmica internacional fundada por Osama Bin Laden e que se aliou ao Taleban em 1996, quando Osama Bin Laden mudou-se para o Afeganisto a convite da Aliana do Norte; e c) Celebrao do Acordo de Bonn acordo sobre arranjos provisrios no Afeganisto. O Acordo de Bonn, patrocinado pela ONU, une as faces afegs em um governo interino liderado por Hamid Karzai. (v) Confronto entre Eua e Iraque a) Derrubada do ditador, Sadam Hussein; b) Administrao do pas de forma provisria por tropas americanas e de outros pases; e c) Estabelecimento de devoluo da soberania limitada ao Iraque, com designao de um administrador da regio, de consenso e especificao dos seguintes pontos: Assistncia da ONU da fase de transio at a posse do governo constitucional; Controle do governo iraquiano dos recursos do pas; Fora multinacional, com todos os meios para garantir a estabilidade e a segurana , sem que o Iraque tivesse poder de vetar operaes militares nesse perodo de transio (vi) O Oriente Mdio intensificou sua atuao como palco de conflitos religiosos, econmicos, polticos e diplomticos, sendo que os EUA passaram a figurar como principal autor e vtima ao mesmo tempo.

II Mecanismos para combater o Terrorismo

Com o objetivo de Combater o terrorismo, os Estados adotam um policiamento das portas de entrada que seguem mtodos modernos, mas no se mostraram suficientes para combater tal ameaa.

III Dificuldades no Combate ao Terrorismo

O Sistema internacional, ao criar mecanismos para soluo de litgios entre os Estados, tomou como base as regras previamente conhecidas, porm, o terrorismo no adota as mesmas regras, vez que se posiciona contra as normas convencionais. O terrorismo considerado um sistema a parte do sistema adotado pelos Estados, o que inviabiliza a criao de meios slidos para combat-lo. As Convenes e resolues internacionais da ONU sobre o terrorismo no tm instrumentos concretos para combater o terrorismo, apenas impedem a investida de atos terroristas, bem como a propagao de idias terroristas, medidas estas que tambm se mostraram apenas paliativas e no resolutivas. Diante disto, identifica-se um despreparo dos Estados para combater aes individuais ou de grupos religiosos e/ ou poltico, pois o movimento no respeita a demarcao territorial ou jurdica convencionais.

A Regio rabe O Oriente Mdio

Oriente Mdio

Faixa de Terra que abrange os continentes Asitico, Africano e Europeu rea de abrangncia do Isl Histrico de fortes interesses e interferncias das potncias europias na regio Predominncia de sentimento nacionalista ocidentalizao do mundo islmico rabe averso

Histrico de dificuldades internacional para um dilogo diplomtico

Surgimento e concentrao de grupos terroristas

Surgem a partir dos descontentamentos de grupos derivados de fatos histricos ocorridos durante o domnio Europeu na regio (criao de Israel), assim como o imperialismo dos EUA, motivado por interesses econmicos (petrleo). Interveno americana no Iraque: potencializao do discurso antiocidental Preocupao para a segurana internacional Relatrios da ONU: Alianas inter-culturais Combate desigualdades econmicas e sociais Combate de grupos radicais Capacitao de Pases de 3 Mundo Polticas de internet Diretrizes para legislao

Grupos terroristas:

Al-Qaeda Rede internacional terrorista Criao: 1979 - Osama Bin Laden e Abdullah Azzam Objetivo: libertao do mundo rabe da influncia dos valores do Ocidente

Hamas Grupo fundamentalista muulmano da Palestina Criao: dcada de 1960 Sheikh Ahmed Yassin Objetivo: destruio de Israel e substituio da autoridade palestina por um Estado Islmico em Gaza e na Cisjordnia

Jihad Islmica Palestina Grupo derivado do Hamas posio ainda mais radical

Criao: dcada de 1970 Fathi Shaqaqi Objetivo: libertao da Palestina e unidade islmica

Hezbollah Organizao libanesa de grupos radicais xiitas Criao: 1982 Sheikh Mohammed Hussein Fadlallah, Imad Fayes Mugniyah e Hassan Nasrallah Objetivo: total oposio ao modo de vida do Ocidente com forte participao poltica no Lbano

Potrebbero piacerti anche