Sei sulla pagina 1di 1

O santo teme a palavra de Deus Introduo: Como que a gente pode saber se algum sbio, esperto?

o? Bem, olhando com os

olhos das pessoas sem Deus, sbio e esperto aquela pessoa que leva vantagem em tudo, no importando se para isso tenha que prejudicar os outros. Mas para Deus, a pessoa esperta, sbia, se teme a Ele, se o respeita e o reconhece como o nico e verdadeiro Deus! Salomo foi um grande rei de Israel. Ele passou para a histria como o homem mais sbio do mundo e foi ele quem escreveu o Livro de Provrbios onde ele afirma...
Texto Bblico: O temor do Senhor o princpio da sabedoria, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. Pv 1:7 Comentrios: Temer no ter medo, respeitar. Aquele que teme a Deus no tem medo d'Ele, mas sabe que Ele Senhor sobre todas as coisas, que a Sua Palavra para ser obedecida. O texto diz que o temor ao Senhor traz sabedoria. Voc quer ser sbio? Voc sabe o que a sabedoria? Segundo o dicionrio, sabedoria o conhecimento da verdade, a prudncia, razo, retido, justia. O sbio prudente, reto e justo, pois vive segundo a verdade que a Palavra de Deus. A Bblia diz que Jesus, quando criana, crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria e a graa de Deus estava sobre Ele (Lc 3:40). Timteo (aquele para quem o apstolo Paulo escreveu duas cartas, lembra?), desde criana aprendeu as sagradas letras e isso o fez sbio. Atividade: Selecionamos alguns versculos de Provrbios 1 para que voc fazer uma histria em quadrinhos bem legal sobre o que eles querem dizer, pode criar ou ento desenhar algo que j aconteceu com voc, ok! D uma folha para cada criana com lpis de cor a vontade e fixe em local visvel um cartaz assim:

Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, no o consintas. Se disserem: vem conosco ... filho meu, no te ponhas no caminho com eles, desvia os teus ps das suas veredas, pois os ps deles correm para o mal". (Pv 1: 10-16)
Concluso: A sabedoria nos ajuda a no cair nas ciladas do diabo, pois andamos guiados pelo Esprito Santo de Deus, o que nos livrar de muitos problemas. Veja s o que diz esses textos de Provrbios 1: Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, no o consintas. Se disserem: vem conosco ... filho meu, no te ponhas no caminho com eles, desvia os teus ps das suas veredas, pois os ps deles correm para o mal". (Pv 1: 10-16) Aqueles que no conhecem a Deus sempre vo querer nos levar para os seus caminhos que nunca nos levaro a um final feliz. Os vendedores de drogas esto perto das Escolas, na vizinhana da nossa casa, prontos a envolver os adolescentes at que fiquem viciados. Os maus alunos esto sempre querendo mostrar que colar muito legal, que tirar nota vermelha no tem problema nenhum e que esse negcio de estudar tolice, ningum precisa disso, o melhor mesmo a gente se divertir. As paqueras, os namoros escondidos, a falta de obedincia aos pais, tudo isso est ao nosso redor, pronto para nos engolir. Mas aquele que sbio, que teme ao Senhor, que prudente, afasta-se desses caminhos, pois so caminhos maus. Veja s: as drogas levam morte, traz doenas como o cncer e a aids; se algum no estudar, jamais ter um bom emprego, viver o tempo todo em dificuldades, passando necessidade porque no consegue um trabalho digno, viver de favor pela casa dos outros; os namoros escondidos levam prostituio, gravidez antes do tempo, maus casamentos e tantas outras coisas ruins. Apelo: isso que voc quer para a sua vida? Ento seja sbio, tema ao Senhor e voc ter sempre o livramento de Deus em sua vida. Vamos agora mesmo confessar Jesus como nico e verdadeiro Senhor das nossas vidas e pedir a Ele que nos d a sabedoria para ser prudente, reto e justo, vivendo segundo a verdade que a Palavra de Deus.

Potrebbero piacerti anche