Sei sulla pagina 1di 7

Jainismo

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Jainismo

Este artigo parte da srie sobre Jainismo

Portal Jainismo

O jainismo ou jinismo uma das religies mais antigas da ndia, juntamente com o hindusmo e o budismo, compartilhando com este ltimo a ausncia da necessidade de Deus como criador ou figura central. Considera-se que a sua origem antecede o Bramanismo, embora seja mais provvel que tenha surgido na sua forma actual no sculo V a.C., em resultado da aco religiosa do Mahavira. Vista durante algum tempo pelos investigadores ocidentais como uma seita do hindusmo ou uma heresia do budismo, devido partilha de elementos comuns com estas religies, o jainismo contudo um fenmeno original. Ao contrrio do budismo, o jainismo nunca teve um esprito missionrio, tendo permanecido na ndia, onde os jainas constituem hoje cerca de quatro milhes de crentes. Pequenas comunidades jainas existem tambm na Amrica do Norte e na Europa, em resultado de movimentos migratrios. A palavra jainismo tem as suas origens no verbo snscrito jin que significa "conquistador". Os seus adeptos devem combater, atravs de uma srie de estgios, as paixes de modo a alcanar a libertao do mundo. Sua viso bsica dualista. A matria e a mnada vital ou jiva so de natureza distinta, e durante sua vida o ser vivente (seja humano ou animal) tinge sua mnada como resultado de suas aes. Para se purificar, esta religio prope um extremo ascetismo e o colocar em prtica da doutrina da no-violncia ou ahimsa.
ndice 1 Origens 2 Divises internas 3 Doutrinas o 3.1 O tempo o 3.2 O universo e os cinco mundos o 3.3 Karma 4 Formas de vida o 4.1 Monges e freiras

o 4.2 Leigos 5 Formas de culto 6 Festivais 7 A sustica 8 Referncias o 8.1 Bibliogrficas o 8.2 Ligaes externas

Origens
Segundos os historiadores da religio, o jainismo estabeleceu-se na ndia em meados do primeiro milnio a.C.. O seu fundador foi o Mahavira, existindo duas propostas para o perodo em que viveu: 599 a.C. - 527 a.C (data tradicional apontada pelo jainismo) ou 540 a.C - 470 a.C. (segundo os acadmicos). Nasceu perto de Patna, naquilo que hoje o estado do Bihar. Foi um contemporneo do Buda, tendo pregado na mesma regio geogrfica, embora no conste que os dois mestres se tenham alguma vez encontrado. Pertencia casta dos guerreiros (xtrias), casou, viveu no luxo at que por volta dos trinta anos tornou-se um mendigo errante. Entregou-se a longos processos ascticos at obter a iluminao, tendo consagrado os restantes trinta ou quarenta anos da sua vida a pregar a sua doutrina. Faleceu em Pavapuri, no Bihar, que desde ento um dos principais locais de peregrinao jaina. De acordo com os jainas, a sua religio eterna, tendo sido a doutrina revelada ao longo de vrias eras pelos Tirthankaras, palavra que significa "fazedores de vau", ou seja, algum que ensinou o caminho. Os Tirthankaras foram almas nascidas como seres humanos que alcanaram a libertao (moksha) do ciclo dos renascimentos atravs da renncia e que transmitiram os seus ensinamentos aos homens. Na presente era existiram 24 Tirthankaras. O ltimo desses Tirthankaras foi o Mahavira, que os jainas no consideram como o fundador do jainismo, mas antes aquele que lhe deu a sua forma actual. O 23. Tirthankara foi Parshva, que os historiadores consideram ter sido provavelmente uma figura histrica que viveu cerca de trs sculos antes do Mahavira. Os jainas acreditam que Parshva pregou os 4 grandes princpios do jainismo, a saber: noviolncia (ahimsa), evitar a mentira, no se apropriar do que no foi dado e no se apegar s posses materiais; o Mahavira acrescentou o princpio da castidade.

Divises internas

Templo jaina na cidade de Ahmedabad no Gujarate

Os jainas encontram-se divididos em dois grupos principais: os Digambara ("Vestidos de espao") e os Svetambara (ou Shvetambara, "Vestidos de branco"). Cada um destes grupos encontra-se por sua vez dividido em vrios subgrupos. A maioria dos jainas pertencem ao grupo Svetambara. A origem destes dois grupos situa-se no sculo I d.C (ou talvez no sculo III d.C, segundo alguns autores) e deve-se a disputas em torno dos textos que devem constituir as escrituras do jainismo. Os Svetambara consideram que as suas escrituras esto mais prximas dos ensinamentos originais do Mahavira, enquanto que os Digambara rejeitam uma parte considervel dessas escrituras. Os Digambara consideram igualmente que a renncia pregada pelo Mahavira implica para os monges a nudez total e que as mulheres devem primeiro renascer como homens para poderem atingir a libertao. Ao nvel da geografia, os Digambara concentram-se no sudoeste da ndia e os Svetambara no noroeste (estados do Gujarate, Rajasto e Madhya Pradesh). As esttuas dos dois grupos so tambm diferentes: os Tirthankaras dos Svetambara possuem roupas e uma decorao mais rica, enquanto que as dos Digambara esto nuas; estas diferenas fazem com que um adepto dos Digambara no possa praticar o culto num templo Svetambara.

Doutrinas
O tempo
Os jainas consideram que o tempo infinito e cclico. Ele visto como uma grande roda dividida em duas partes idnticas: uma realiza um movimento ascendente (Utsarpini), enquanto que a outra um movimento descendente (Avasarpini). Cada uma destas partes divide-se em seis eras (ara). Durante o perodo ascendente os seres humanos progridem ao nvel do saber, estatura e felicidade, enquanto que o perodo descendente caracteriza-se pela degradao do mundo, pelo esquecimento da religio e pela perda de qualidade de vida pelos humanos. Segundo os jainas, vivemos actualmente num perodo de movimento descendente, numa era de infelicidade (Dukham Kal), que comeou h 2500 anos e que durar 21 mil anos.

O universo e os cinco mundos


Segundo o jainismo, o universo divide-se em cinco mundos, sendo cada um deles habitado por determinado tipo de seres. O universo eterno, no tendo sido criado por nenhum ser superior. No topo do universo est a morada suprema (siddhashila), que o local onde habitam as almas que alcanaram a libertao (estas almas so denominadas Siddhas). Abaixo encontram-se trinta cus, habitados por seres celestiais, alguns dos quais caminham para a morada suprema. O mundo mdio (madhyaloka) inclui vrios continentes separados por mares. No centro deste mundo encontra-se o continente Jambudvipa, considerado o nico continente no

qual as almas podem alcanar a libertao. Os seres humanos habitam este continente, bem como um segundo continente ao lado deste e parte do terceiro continente. O mundo inferior (adholoka) consiste em sete infernos, onde os seres so atormentados por demnios e onde se atormentam uns aos outros. Abaixo do stimo inferno encontra-se a base do universo (nigoda), habitada por inmeras formas inferiores de vida.

Karma
semelhana do hindusmo e do budismo, o jainismo partilha da crena no karma, embora de uma forma diferente. O karma no jainismo no apenas um processo em que determinadas aces produzem reaces, mas tambm uma substncia fsica que se agrega a uma alma. As partculas de karma existem no universo e associam-se a uma alma devido s aces dessa alma (por exemplo, quando uma alma mente, rouba ou mata esta provoca a agregao de karma na sua alma). A quantidade e qualidade destas partculas determinam a existncia que a alma ter, a sua felicidade ou infelicidade. S possvel a uma alma alcanar a libertao quando desta se retirarem todas as partculas de karma. O processo que permite a libertao das partculas de karma de uma alma denomina-se nirjara e inclui prticas como o jejum, o retiro para locais isolados, a mortificao do corpo e a meditao.

Formas de vida
Monges e freiras

Homem jaina no interior do templo de Ranakpur. A parte inferior de seu rosto encontra-se coberta com uma mscara de modo a no inalar insectos

O jainismo considera a vida monstica como o ideal de vida dos seres humanos. Entre os Svemtambara a entrada na vida monstica autorizada aos dois sexos a partir dos sete anos, mas realiza-se em geral numa idade mais avanada. O novio deve abandonar todos os seus bens; por altura da sua ordenao (diksa) a sua cabea rapada e ele toma os cincos votos, que segue numa verso mais rigorosa do que a dos leigos (mahavrata).

Os monges jainas levam uma vida itinerante, com excepo da poca das mones, altura em que se recolhem numa determinada localidade. Dependem para a sua alimentao da caridade fornecida pelos leigos jainas, a quem oferecem em troca assistncia espiritual. Os monges do ramo Svetambara podem ser donos de pequenas coisas, como uma fina veste branca, uma tigela onde recebem os alimentos dos leigos e uma mscara de tecido usada sobre a boca (mukhavastrika), cujo objectivo evitar a ingesto involuntria de pequenos insectos. Os monges Digambara interpretam o preceito do desapego de uma forma bastante rigorosa e por esta razo no usam roupas; as freiras deste ramo usam uma veste branca. Os monges Digambara no possuem uma tigela e usam a mos como recipiente dos alimentos. Os monges "Svetambara" costumam se deslocar em pequenos grupos de cinco ou seis monges, enquanto que os Digambara geralmente viajam sozinhos. Todos os monges devem seguir as trs regras que evitam a conduta incorrecta (guptis: ter cuidado com os pensamentos, as palavras e as aces). Entre os Svetambara o nmero de freiras ultrapassa o de monges. As freiras Digambara aceitam a doutrina que afirma que para se avanar no caminho espiritual necessrio nascer com um corpo masculino.

Leigos
Os jainas que no so monges devem observar oito regras de comportamento e devem tomar doze votos. As oitos regras de comportamento variam, mas em geral incluem a prtica absoluta e irrestrita de Ahimsa (no-violncia) que tem seu ponto forte na alimentao: no comer carne de nenhum tipo nem protena animal, no comer certos vegetais (cebola e alho) os quais se acredita serem de origem inferior e no usar nenhum produto cuja matria-prima ou qualquer componente tenha origem animal. Outras regras incluem no se alimentar noite, no ingerir bebidas alcolicas nem substncias consideradas alteradoras da conscincia (cafena, teobromina) e praticar a caridade a todos os seres vivos (homens e animais). Ler sobre as qualidades transcendentais dos Tirthankaras e recitar o Navkar Mantra tambm fazem parte das principais prticas dirias. Quanto aos doze votos, eles podem ser divididos em trs classes:

Anuvratas - so os cinco votos principais: abster-se de atos violentos, no mentir, no roubar, no cobiar o parceiro de outra pessoa e limitar as possesses pessoais; Gunavratas - so trs votos que reforam os cincos votos principais: restringir as actividades pessoais a uma rea concreta (digvrata), restringir prticas que proporcionam prazer (bhogopabhogavrata), evitar actos que causam sofrimento (anarthadandavrata); Siksavratas - so quatro votos de disciplina espiritual: meditar, limitar determinadas actividades a certos momentos, adotar a vida de um monge por um dia, fazer donativos aos monges ou aos pobres.

Formas de culto

Esttua de Tirthankara

Uma das principais formas de culto dos jainas leigos prestar homenagem s esttuas dos Tirthankaras. Os jainas lavam as esttuas e dedicam-lhes oferendas, como mel, flores, arroz, etc. Alguns grupos jainas, como os Sthanakavasis e os Terapanthis, so contra o culto de imagens. O crente no adora a esttua em si, mas antes as qualidades associadas a ela, de modo a receber inspirao para seguir o mesmo caminho. As esttuas podem ser adoradas nos templos ou ento em pequenos santurios existentes nas casas. So representadas em posio de meditao, sentadas ou em p. No possvel estabelecer qualquer forma de contacto com os Tirthankaras atravs desta forma de culto, uma vez que estes, tendo alcanado a libertao, ficam fora do contacto humano. Contudo, durante a Idade Mdia cada Tirthankara foi associado a uma deusa protectora, em relao s quais se desenvolveram formas particulares de devoo. As deusas mais importantes so Ambika (associada ao 22 Tirthankara, Arishtanemi), Padmavati (associada a Parshva), Lakshmi e Sarasvati. As oraes jainas fazem referncia aos grandes actos dos Tirthankaras e aos ensinamentos do Mahavira, sendo ditas num antigo dialecto do Bihar, o Ardha Magadhi. A principal orao o Namaskara Sutra, atravs do qual o jaina presta homenagem s qualidades dos cinco grandes seres do jainismo. O ato de fazer doaes para a construo de templos tambm considerado uma forma de culto, assim como a prtica de peregrinaes.

Festivais
Os principais festivais do jainismo so:

Mahavira Jayanti - decorre em maro ou abril e celebra a data do nascimento do Mahavira. Neste dia esttuas do Mahavira so levadas em procisses pelas ruas e os jainas renem-se nos templos para ouvir a leitura dos seus ensinamentos. Paryushana: durante o ms de Bhadrapada (agosto-setembro) os membros do ramo Svetambara do jainismo celebram um dos seus festivais mais importantes,

Paryushana. Este festival est dedicado ao perdo e consiste na prtica do jejum durante oito dias. No ltimo dia do festival (Samvatsari) os jainas pedem perdo uns aos outros por ofensas que possam ter causado; aqueles que conseguiram jejuar durante os oito dias seguidos so levados para os templos em procisso. O festival equivalente na tradio Digambara denomina-se Dashalakshanaparvan, e para alm da prtica do jejum, lido nos templos um importante texto, o Tattvartha-sutra. Divali (festa da luzes) - celebrao comum a toda a ndia, para os jainas a comemorao da altura em que o Mahavira deu os seus ltimos ensinamentos e alcanou a libertao. Ocorre no ms de Kaartika, que corresponde no calendrio gregoriano a outubro-novembro. Kartik Purnima - ocorre no dia de lua cheia do ms de Kaartika. Aps terem permanecido numa determinada localidade durante os meses da mono, os monges e freiras jainas regressam vida errante, sendo por vezes acompanhados por leigos no percurso que fazem para outro local. Neste dia muitos jainas realizam a peregrinao aos templos de Palitana, no estado indiano do Gujarate. Mastakabhisheka - Cada doze anos os jainas (principalmente os do ramo Digambara) renem-se no santurio de Shravana Belgola no estado de Karnataka, onde se encontra uma esttua de dezessete metros de Bahubali, que alvo de libaes com gua, mel, leite, flores, preparados de ervas e especiarias.

A sustica
O Jainismo d mais nfase sustica que o Hindusmo. Representa o stimo jina (santo), o Tirthankara Suparsva. considerada uma das 24 marcas auspiciosas, emblema do stimo arhat dos tempos atuais. Todos os templos jainistas, assim como os livros santos jainistas, contm a sustica. As cerimnias jainistas comeam e terminam com o desenho da sustica feito vrias vezes em volta do altar. Os adeptos tambm usam o arroz para desenhar a sustica (tambm conhecida por "Sathiyo" no estado indiano de Gujarat) diante dos dolos nos templos. Os jainistas colocam uma oferenda sobre esta sustica - geralmente uma fruta, um doce (mithai), uma fruta em passa ou ainda uma moeda ou cdula de dinheiro.
Bibliogrficas Merriam-Webster's Encyclopedia of World Religions.

Ligaes externas

Encarta:Jainism (Ingls) BBC Religion & Ethics:Jainism (Ingls)

Potrebbero piacerti anche