Sei sulla pagina 1di 5

Florestas tropicais do mundo esto ameaadas por curto prazo, a explorao econmica dos seus recursos e as presses das

zonas rurais pobres. Estes curto prazo exige incorrer custos de longo prazo, que so ainda largamente desconhecidos. Porque mais fcil e parece ser mais econmico apurar a floresta, porm a nossa futura qualidade de vida fica comprometida. As consequncias das nossas aes so o foco do prximo captulo.

2.2.1 - Agricultura Em termos agrcolas, Angola potencialmente um dos pases mais ricos da frica subsariana. Antes da guerra, Angola era auto-suficiente em termos da maioria das colheitas alimentares e era um dos maiores produtores de colheitas comerciais como: caf, sisal, leo de palma, bananas e acar de cana. Do seu solo cultivvel algumas terras so to frteis que podem suportar at duas colheitas por ano. No entanto, apenas 3% dos seus 8 milhes de hectares de terra arvel esto a ser utilizados com esse fim2 logo, o potencial de Angola em termos de agricultura ainda muito vasto. Com um clima diversificado, Angola fornece inmeras oportunidades para a agricultura comercial de uma grande variedade de colheitas tropicais e semitropicais, incluindo:
Mandioca Milho Soja Bananas Cana-de-acar Algodo lnhame Feijes Arroz leo de palma Caf Girassis Sisal Madeira Tabaco Citrinos e outros frutos tropicais

Quando se fala de potencial agrcola de Angola essencial destacar: 2.2.1.1 - O Caf Angola dispe de um clima diversificado, o que possibilita a plantao de vrias espcies de caf, como o caf Arbica (planta das zonas subtropicais) e o caf Robusta (planta de um clima mais quente que o caf Arbica). At 1975, Angola foi o 4 produtor mundial de caf, com produes na ordem das 220 000 t2, nos anos anteriores independncia. O caf constituiu a principal exportao de Angola at 1973, ano em foi substitudo pelo petrleo. A cultura concentrava-se nas provncias do Noroeste e nos bordos ocidentais do planalto. Com o incio da guerra, em 1975/76, a produo diminuiu, levando ao desaparecimento da estrutura comercial.

2.2.1.2 - Os Cereais Aps a independncia, os nveis de produo de cereais decaram muito, tendo sido entre 1992 e 1995 apenas 30% da colheita registada em 1973. De acordo com a FAO, a produo de cereais, em 1995, foi de 321 000t.1 2.2.1.3 - O Acar Ao longo dos anos, o crescimento das produes de acar foi regular apesar da estagnao da Aucareira de Bom Jesus e do encerramento Aucareira do Quissol em 1968, mas no permitiram no entanto conservao das exportaes nem aps 1973 a cobertura do consumo nacional, devido ao consumo de acar pelas indstrias alimentares (fbricas de refrigerantes, cervejeiras, de biscoitos, etc.). No entanto, dadas as condies conjunturais pelas quais a Repblica de Angola foi passando, e semelhana do que aconteceu em todos ramos da indstria transformadora, o pas pouco fez em termos investimento, o que provocou a deficincia dos equipamentos consequentemente, a reduo contnua das produes, at sua paralisao total, como aconteceu em todos os sub-ramos da indstria alimentar. Analisando o desempenho da indstria aucareira nas dcadas de 60 e 70, constata-se que as produes mximas foram obtidas nos anos de 71/72 e 72/73. A partir da colheita de 74/75, as produes de acar por diversas vezes foram decrescendo, tendo-se atingido em 1990 as menores de sempre at ao encerramento da ltima aucareira (Dombe-Grande), verificada 1991. Actualmente, o MIND decidiu reconverter as aucareiras (com excepo da do Dombe Grande) em Plos de Desenvolvimento Agro-Industriais, com o envolvimento do Ministrio da Agricultura, para permitir excedentes agrcolas industrializveis a mdio e longo prazos. Iniciaram tambm estudos para conduzirem implementao de novas aucarei noutras provncias do pas, como Malanje (Norte), Cunene (Sul). 2.2.2 - Pecuria Angola dispe de diversas coberturas herbceas, que, de acordo com respectiva composio florstica, valor forrageiro e grau de palatabilidade correspondem a trs tipos de pasto (doce, misto ou acre). Esta diversidade uma condio natural, favorvel ao exerccio da pecuria. 2.2.3- Sivicultura Existem grandes recursos florestais em Maiombe (Cabinda) e Dembos (Cuanza Norte). Nestas florestas existem espcies tropicais variadas, mais vulgarmente chamadas madeiras nobres ou exticas, como bano, o sndalo e o pau-rosa. Para alm destas madeiras nobres, existem ainda plantaes d madeiras mais comerciais, como o eucalipto e o pinheiro, desenvolvidas perodo colonial, nomeadamente no Alto Catumbela, e na provncia Benguela. Em 1993, a rea florestal

angolana era de 51,9 milhes hectares, segundo estimativas da FAO (Organizao para a Agricultura Alimentao)3. 2.2.4 - Pesca Angola dispe de 1600 km de costa rica em cavala, atum, marisco e sardinhas. Dispe ainda de inmeros portos, o que tambm uma condio favorvel prtica da pesca. 2.2.5 - Minerais Angola dispe de vastos depsitos de minerais, como:
Diamantes Ferro Ouro Fosfatos Mangans Cobre Chumbo Zinco Estanho Volfrmio Vandio Titnio Crmio Berilo Caolino Quartzo Gipsita Mrmore Granito

S uma pequena parte destes recursos se encontra completamente avaliada. Desde a independncia que a actividade mineira angolana se resume extraco de diamantes, nas provncias das Lundas, a nordeste, e em escalas mais reduzidas s extraces de mrmore e granito no Sudoeste. Quando se fala do potencial de Angola em recursos minerais, essencial destacar a indstria dos diamantes, que ser alvo de uma anlise posterior. 2.2.6 - Energia Em termos energticos, Angola possui diversidade e quantidade. Alm de possuir inmeros jazigos de petrleo, detm um potencial hidroelctrico notvel e reservas de gs natural. Dada a sua importncia na economia angolana, o petrleo merece uma anlise posterior mais detalhada. Electricidade: Angola um pas atravessado por rios com um poderoso caudal, isto , com um enorme potencial em termos de produo de energia hidroelctrica.

De acordo com estimativas governamentais, em 1994 a produo de electricidade era de 1028 milhes de quilovates-hora 3. Os seus nveis de produo so suficientes para que Angola possa planear vir a ser um exportador regional de energia hidroelctrica. Angola faz tambm parte de uma associao internacional que visa a implementao de centrais hidroelctricas ao longo da fronteira com a Nambia.

Em circunstncias normais, a fonte hidroelctrica a principal origem de energia elctrica em Angola. No entanto, progressivamente as centrais foram ficando indisponveis, passando-se a recorrer s fontes de energia termoelctrica a partir da segunda metade da dcada de 80. Assim, cerca de 80% da produo provm da energia hidroelctrica e os restantes 20% provm de instalaes trmicas. Com a situao da guerra, o consumo de energia estagnou, especialmente na indstria, e o sector residencial tornou-se o principal consumidor de energia. A participao da energia trmica aumentou durante a guerra, pois as estaes hidroelctricas foram sondo danificadas. Foram efectuados investimentos para aumentar a capacidade trmica relativamente a Luanda. de destacar que a capital consumiu cerca de 65% da electricidade produzida.

Potrebbero piacerti anche