Sei sulla pagina 1di 12

Escolhas

Osho

Os seres humanos podem ser intensamente felizes e intensamente infelizes, e tm a liberdade de escolher. Esta liberdade um risco, ela muito perigosa, porque significa que voc se torna responsvel.

por as pessoas serem infelizes que existem tantas religies. Uma pessoa feliz no precisa de religio, no precisa de templos nem de igrejas, porque para uma pessoa feliz, o Universo inteiro um templo e a existncia em si uma igreja. Uma pessoa feliz no praticante de religio alguma, porque toda a sua vida religiosa. Tudo aquilo que voc faz com felicidade uma orao, o seu trabalho transforma-se em adorao e a sua respirao enche-se de graa e de um esplendor intenso.

A felicidade acontece quando voc se integra na vida de uma forma to harmoniosa que tudo o que faz lhe traz alegria. Voc toma conscincia, subitamente de que a meditao j faz parte da sua vida. Se voc gosta muito do trabalho que faz, se gosta muito da maneira como vive, ento est num estado meditativo. Nada o distrai. Se voc se distrair facilmente, isso significa que voc no est verdadeiramente interessado naquilo que faz.

Imagine uma mulher que tenha sido uma belssima bailarina e que agora est sentada num escritrio a arquivar pastas, sem hiptese de danar. Ou algum que adore danar sob um cu estrelado, mas que agora tem que fazer contabilidade. Se estas pessoas me disserem: preciso de meditao!, eu posso ensin-la, mas de que servir? Que resultados ter? Vo continuar a ser as mesmas pessoas, a ganhar dinheiro e a competir no mercado. A meditao pode ajud-las a relaxar, de forma que possam fazer estes disparates ainda melhor.

Voc pode recitar mantras e fazer meditaes, isso pode ajud-lo um pouco em alguns aspectos, mas s o ajuda a continuar a ser aquilo que j . No o transforma. A minha abordagem destina-se queles que so verdadeiramente ousados, aos aventureiros que esto dispostos a mudar os padres das suas vidas e a arriscar tudo, porque na verdade, no h nada a arriscar seno a infelicidade e a angstia. Mas as pessoas agarram-se at a isso.

Se voc compreender que infeliz devido a um determinado padro na sua vida, embora todas as antigas tradies digam que o problema, nesse caso, est em si, eu gostaria de lhe dizer que o problema reside no padro. Tente compreender a diferena. No voc que est errado o padro, a maneira como voc aprendeu a viver. As motivaes que voc aprendeu e aceitou como sendo suas no so suas, elas no cumprem o seu destino. Elas so incompatveis consigo.

Lembre-se: mais ningum pode decidir por si. Todos os mandamentos, todas as ordens e todas as moralidades servem apenas para o limitar. Tem de ser voc a decidir, tem de ser voc a tomar a vida nas suas mos. Seno sempre que a vida lhe bater porta, voc nunca estar presente, estar sempre em outro lugar.

Se voc estivesse destinado a ser um bailarino, seria por essa porta que a vida entraria porque a vida pensaria que, nesse momento, voc seria um bailarino. A vida bate porta e voc no est l, voc um banqueiro. Como que a vida ia advinhar que voc se ia tornar banqueiro? A vida vem ter consigo atravs daquilo que a sua natureza quer que voc seja; ela s conhece essa morada.

Mas voc nunca est l, est em outro lugar, escondido sob a mscara de outra pessoa, disfarado de outra pessoa, com o nome de outra pessoa. A existncia continua sua procura. Ela sabe o seu nome, mas voc j se esqueceu dele. Ela sabe a sua morada. Mas voc nunca viveu l. Voc deixou o mundo o distrair.

Ser feliz implica mudar drasticamente o seu modo de vida; uma mudana abrupta, porque no h tempo a perder. Trata-se de uma mudana sbita, de uma quebra com o passado. como se um relmpago faiscasse e o seu velho eu morresse, e voc comeasse tudo do zero.

Voc recomea a sua vida tal como a teria vivido se no tivesse tido de seguir um padro imposto pelos seus pais, pela sociedade ou pelo Estado. Como voc teria certamente vivido se ningum o tivesse distraido. Voc tem de se libertar de todos esses padres que lhe foram impostos e encontrar a sua chama interna.

Trecho do livro: Alegria A felicidade interior Autor: Osho

Potrebbero piacerti anche