Sei sulla pagina 1di 39

UC-RAFE

Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

MANUAL DE FORMAO

Praia, Junho 2000

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

ndice
CAPTULO 1 - GERENCIANDO FICHEIROS E PASTAS DE TRABALHO CRIANDO OU ABRINDO PASTAS DE TRABALHO Criando uma nova pasta de trabalho Abrindo uma pasta de trabalho existente GUARDANDO E FECHANDO UMA PASTA DE TRABALHO Guardando uma pasta de trabalho Guardando informaes de resumo Guardando alteraes automaticamente Fechando uma pasta de trabalho PESQUISANDO PASTAS DE TRABALHO CAPTULO 2 - TRABALHANDO COM PASTAS DE TRABALHO COMO FUNCIONA UMA PASTA DE TRABALHO MOVENDO-SE NA FOLHA DE CLCULO Movendo-se para um local especfico em uma folha de clculo Localizando texto e nmeros em uma folha de clculo MOVENDO-SE EM UMA PASTA DE TRABALHO INSERINDO E ELIMINANDO FOLHA DE CLCULOS Inserindo folha de clculos Eliminando folha de clculos Renomeando folha de clculos MOVENDO E COPIANDO FOLHA DE CLCULOS Movendo folha de clculos para outras pastas de trabalho Copiando folha de clculos dentro de uma pasta de trabalho ABRINDO, ORDENANDO E FECHANDO JANELAS DE PASTAS DE TRABALHO Ordenando, minimizando e ocultando janelas CAPTULO 3 - SELECIONANDO CLULAS E ESCOLHENDO COMANDOS SELECIONANDO CLULAS E MOVENDO-SE EM UMA SELEO Selecionando clulas Movendo-se em uma seleo 6 6 6 6 6 6 6 7 7 7 8 8 8 8 9 9 9 9 9 9 10 10 10 10 11 11 11 11 11

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado


SELECIONANDO FOLHA DE CLCULOS EM UMA PASTA DE TRABALHO ESCOLHENDO COMANDOS DESFAZENDO OU REPETINDO COMANDOS CAPTULO 4 - DIGITANDO DADOS TCNICAS PARA INSERIR DADOS Digitando dados nas clulas Digitando dados em intervalos de clulas COMO O MICROSOFT EXCEL INTERPRETA OS DADOS DIGITADOS DIGITANDO TEXTO PREECHENDO CLULAS ADJACENTES E CRIANDO SEQNCIAS PERSONALIZANDO O AUTOPREENCHIMENTO CRIANDO UMA LISTA DE AUTOPREENCHIMENTO PERSONALIZADA CAPTULO 5 - CRIANDO FRMULAS E VNCULOS A barra de frmulas REFERNCIAS TORNAM AS FRMULAS MAIS EFICAZES Compreendendo as referncias Fazendo referncias a outras folha de clculos em uma pasta de trabalho Compreendendo referncias 3D Compreendendo o estilo de referncia L1C1 NOMES FACILITAM O USO DE REFERNCIAS A caixa nome Nomes de frmulas e constantes USANDO O BOTO AUTOSOMA Incluindo uma frmula de soma com o boto AutoSoma USANDO O ASSISTENTE DE FUNO Incluindo funes aninhadas SOLUCIONANDO FRMULAS COM REFERNCIAS CIRCULARES ATRAVS DA ITERAO TRABALHANDO COM MATRIZES CAPTULO 6 - EDITANDO UMA FOLHA DE CLCULO MOVENDO E SELECIONANDO DENTRO DE UMA CLULA Editando o contedo de uma clula Movendo e copiando atravs da ala de seleo COPIANDO E COLANDO CLULAS PARA OBTER RESULTADOS ESPECIAIS INSERINDO, ELIMINANDO E LIMPANDO CLULAS, LINHAS E COLUNAS LOCALIZANDO E SUBSTITUINDO TEXTOS, NMEROS OU CLULAS CAPTULO 7 - FORMATANDO UMA FOLHA DE CLCULO 12 12 12 13 13 13 13 13 13 14 14 14 15 15 15 15 16 16 17 17 17 17 17 18 18 18 18 19 20 20 20 21 21 21 22 23

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado


FORMATANDO SEUS DADOS DA MANEIRA DESEJADA 23 Aplicando formatos 23 Copiando formatos 24 MUDANDO A LARGURA DAS COLUNAS E A ALTURA DAS LINHAS 24 USANDO ESTILOS PARA GUARDAR E APLICAR COMBINAES DE FORMATOS 25 Criando e eliminando um estilo 25 Aplicando um estilo 25 Copiando estilos de uma pasta para outra 25 APLICANDO FORMATOS AUTOMATICAMENTE 25 CAPTULO 8 - CRIANDOS OBJETOS GRFICOS EM FOLHA DE CLCULOS E GRFICOS OBJETOS GRFICOS EM FOLHA DE CLCULOS E GRFICOS LINHAS, SETAS, RETNGULOS, ELIPSES, ARCOS, FORMA LIVRE E MO LIVRE CAIXAS DE TEXTO SELECIONANDO, AGRUPANDO E SOBREPONDO OBJETOS GRFICOS Selecionando objetos grficos Agrupando e desagrupando objetos grficos Sobrepondo objetos grficos DIMENSIONANDO, MOVENDO E COPIANDO OBJETOS GRFICOS Redimensionando um objeto Movendo um objeto FORMATANDO UM OBJETO GRFICO CAPTULO 9 - IMPRIMINDO CONFIGURANDO A IMPRESSORA ESCOLHENDO O QUE SER IMPRESSO IMPRIMINDO SEU TRABALHO CAPTULO 10 - CRIANDO UM GRFICO GRFICOS INCORPORADOS E FOLHAS DE GRFICO Como um intervalo de folha de clculo traduzido em um grfico O AUXILIAR GRFICO CRIANDO UM GRFICO INCORPORADO EM UMA FOLHA DE CLCULO CRIANDO UMA FOLHA DE GRFICO EM UMA PASTA DE TRABALHO ATIVANDO UM GRFICO PARA MODIFIC-LO SELECIONANDO ITENS DE UM GRFICO As partes de um grfico CAPTULO 11 - ALTERANDO DADOS EM UM GRFICO

26 26 26 27 27 27 27 27 28 28 28 28 29 29 29 30 31 31 31 32 32 33 33 34 34 35

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado


INCLUINDO E ELIMINANDO DADOS DE GRFICOS INCLUINDO SEQNCIAS DE DADOS E PONTOS DE DADOS ELIMINANDO UMA SEQNCIA DE DADOS DE UM GRFICO ALTERANDO O INTERVALO DE DADOS PLOTADOS EM UM GRFICO ALTERANDO VALORES DE GRFICOS FORMATANDO UM GRFICO ALTERANDO A APRESENTAO DE UM GRFICO ORGANIZANDO E DIMENSIONANDO ITENS DO GRFICO FORMATANDO ITENS DE GRFICOS: CORES, PADRES, TEXTO E NMEROS FORMATANDO EIXOS, LINHAS DE GRADE E MARCAS DE ESCALA OCULTANDO E EXIBINDO EIXOS FORMATANDO UM EIXO FORMATANDO LINHAS DE GRADE 35 35 35 35 36 37 37 37 37 38 38 38 38

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

CAPTULO 1 - GERENCIANDO FICHEIROS E PASTAS DE TRABALHO

CRIANDO OU ABRINDO PASTAS DE TRABALHO


Uma pasta de trabalho um Ficheiro do Microsoft Excel onde utilizador vai trabalhar. As pastas de trabalho contm folha de clculos e folhas de grfico.

Criando uma nova pasta de trabalho


Quando se inicia o Microsoft Excel, uma nova pasta de trabalho aberta. Para comear a trabalhar basta comear a digitar. Porm utilizador tambm pode escolher o comando Novo do menu Ficheiro.

Abrindo uma pasta de trabalho existente


Poder abrir uma pasta de trabalho na qual utilizador trabalhou recentemente escolhendoa na lista na parte inferior do menu Ficheiro. Poder abrir qualquer pasta de trabalho escolhendo o comando Abrir no menu Ficheiro. Quando a caixa de dilogo aparecer, seleccione um nome de Ficheiro ou pasta de trabalho.

GUARDANDO E FECHANDO UMA PASTA DE TRABALHO


Guardando uma pasta de trabalho
Para guardar uma pasta de trabalho ativa, escolha o comando Guardar no menu Ficheiro ou clique sobre o boto Guardar. Se utilizador no tiver salvo a pasta de trabalho antes, ou se utilizador tiver aberto somente para leitura, a caixa de dilogo Guardar como aparecer na tela para que utilizador possa digitar um nome para a pasta de trabalho.

Guardando informaes de resumo


Poder digitar Informaes de resumo sobre uma pasta escolhendo o comando Resumo Informativo no menu Ficheiro. 6

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

Guardando alteraes automaticamente


Para configurar o Microsoft Excel a fim de que ele guarde automaticamente o seu trabalho, escolha o comando Guardar Automaticamente no menu Ferramentas. Caso no encontrar este comando, no menu Ferramentas faa um clique onde diz Suplementos. Ter acesso a uma nova janela e a poder fazer um clique onde diz Guardar Automaticamente especificando assim o intervalo de tempo desejado.

Fechando uma pasta de trabalho


Para Fechar a pasta de trabalho ativa. Fechar todas as pastas de trabalho ativas. Faa isto A partir do menu Ficheiro, escolha Fechar. Com a tecla SHIFT pressionada, escolha Fechar.

Fechar todas as pastas de trabalho e A partir do menu Ficheiro, escolha Sair. encerrar o Microsoft Excel .

PESQUISANDO PASTAS DE TRABALHO


Para procurar uma pasta de trabalho, escolha o comando Localizar Ficheiro no menu Editar. Quando concluir a pesquisa, o Microsoft Excel exibir uma lista de Ficheiros que atendem aos critrios de pesquisa na caixa de dilogo Localizar Ficheiro.

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

CAPTULO 2 - TRABALHANDO COM PASTAS DE TRABALHO

COMO FUNCIONA UMA PASTA DE TRABALHO


No Microsoft Excel 7.0, o Ficheiro em que utilizador trabalha e armazena seus dados chama-se Pasta de Trabalho. Cada Pasta de trabalho pode conter vrias folha de clculos.

MOVENDO-SE NA FOLHA DE CLCULO


Poder se mover utilizando: as barras de rolagem para ir de tela em tela; as caixas de rolagem para ir para qualquer ponto da folha de clculo; as setas de rolagem para se mover de linha em linha ou de coluna em coluna. Para mover usando o teclado Windows

Para cima, para baixo, para a esquerda, para Teclas de direco. a direita. Para a ltima clula que contm dados numa CTRL+END. folha de clculo. Para o incio da linha. Para o incio da folha de clculo. Uma janela para cima ou para baixo. HOME. CTRL+HOME. PAGE UP ou PAGE DOWN

Movendo-se para um local especfico em uma folha de clculo


Utilize a caixa Nome para mover-se seleccione um local especfico em uma folha de clculo. Digite um endereo de clula ou intervalo, como B23 ou A20:B25, na caixa de nome. Se uma clula possuir um nome basta clicar sobre o nome da mesma.

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado Dica: Use o comando Definir do submenu Nome do menu Inserir para definir nomes para clulas ou intervalos.

Localizando texto e nmeros em uma folha de clculo


Escolha o comando Localizar no menu Editar, digite o caractere procurado e escolha OK.

MOVENDO-SE EM UMA PASTA DE TRABALHO


Poder visualizar e mover-se rapidamente entre diferentes folha de clculos em uma pasta de trabalho. Os botes de rolagem apenas fazem com que as diferentes guias fiquem visveis, mas utilizador deve clicar sobre o guia para tornar a folha de clculo ativa.

INSERINDO CLCULOS

ELIMINANDO

FOLHA

DE

Uma nova pasta de trabalho podem ser inseridas 16 folha de clculos, denominadas Folha1 at Folha16. Poder inserir ou eliminar folha de clculos facilmente. O nmero mximo de folha de clculos 255.

Inserindo folha de clculos


Poder inserir vrias folha de clculos seleccionado folha de clculo do menu Inserir.

Eliminando folha de clculos


Poder eliminar vrias folha de clculos de uma s vez seleccionando as folha de clculos que deseja eliminar e, em seguida, escolhendo o comando Eliminar folha de clculo do menu Editar.

Renomeando folha de clculos


Utilizador modificar o nome de qualquer folha de clculo para um nome de at 31 caracteres, incluindo espaos. Para modificar o nome da folha de clculo: Clique duas vezes sobre o guia da folha de clculo que deseja renomear e em seguida digite um novo nome na caixa de dilogo.

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado Ou pode-se escolher o comando folha no menu Formatar e, em seguida, escolher o subcomando Mudar o nome.

MOVENDO E COPIANDO FOLHA DE CLCULOS


Poder reordenar folha de clculos em uma pasta de trabalho movendo-as. Observao: Utilizador no pode usar os comandos Mudar nome, Copiar, e Colar para mover ou copiar folha de clculos.

Movendo folha de clculos para outras pastas de trabalho


Escolha o comando Mover ou Copiar folha de clculo do menu Editar. Seleccione a pasta de trabalho de destino e o local em que deseja posicionar as folha de clculos. As folha de clculos sero deslocadas para a pasta de trabalho seleccionada. Observao: Se houver uma folha de clculo com o mesmo nome de pasta de trabalho destino, a folha de clculo ser renomeada. Dica: Seleccionando a caixa Criar cpia a folha de clculo ser copiada para outra pasta de trabalho.

Copiando folha de clculos dentro de uma pasta de trabalho


Seleccione uma folha de clculo, pressione CTRL e arraste a folha de clculo pela linha de guias. Um tringulo preto indica onde a cpia ser inserida.

ABRINDO, ORDENANDO E FECHANDO JANELAS DE PASTAS DE TRABALHO


Vrias janelas facilitam a entrada, comparao, formatao e edio de dados em: Diferentes partes de uma folha de clculo; Diferentes folha de clculos na mesma pasta de trabalho; Duas ou mais pastas de trabalho. Crie uma nova janela em uma pasta de trabalho escolhendo o comando Nova janela no menu Janela. Depois poder ordenar as janelas para visualizar todas ao mesmo tempo.

10

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

Ordenando, minimizando e ocultando janelas


Ordene vrias janelas utilizando o comando Dispor no menu Janela e em seguida na caixa de dilogo apresentada, escolha a opo desejada e clique OK. Pode-se tambm ocultar janelas atravs do comando Ocultar no menu Janela. Para visualiz-la de novo, escolha o comando Mostrar no menu Janela e escolha na lista de janelas a que deseja visualizar.

CAPTULO 3 - SELECIONANDO CLULAS E ESCOLHENDO COMANDOS

SELECIONANDO CLULAS E MOVENDO-SE EM UMA SELEO


Antes de digitar ou usar a maioria dos comandos do Microsoft Excel, utilizador deve seleccionar as clulas ou objectos com os quais deseja trabalhar.

Seleccionando clulas
Para seleccionar uma clula basta clicar sobre a mesma; Para seleccionar um intervalo de clulas, arraste diagonalmente da primeira ltima clula; Para seleccionar clulas ou intervalos no adjacentes, mantenha pressionada a tecla CTRL quando clicar sobre as clulas adicionais ou arrast-las. Para seleccionar uma linha inteira, clique sobre o cabealho de linha (o mesmo para colunas). Para seleccionar todas as clulas clique sobre o boto seleccionar tudo no canto superior esquerdo da folha de clculo.

Movendo-se em uma seleco


Pressione ENTER ou TAB para mover-se para baixo ou para direita em uma seleco, SHIFT+ENTER ou SHIFT+TAB para inverter o sentido.

11

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

SELECIONANDO FOLHA DE CLCULOS EM UMA PASTA DE TRABALHO


Seleccionando vrias folha de clculos pode-se trabalhar com todas simultaneamente. Algumas das coisas que poder fazer com uma seleco de grupo so: Digitar cabealhos e frmulas iguais em vrias folha de clculos. Formatar clulas e intervalos em vrias folha de clculos. Ocultar ou eliminar vrias folha de clculos ao mesmo tempo. Para seleccionar uma nica folha de clculo basta clicar sobre o guia da mesma. Para seleccionar vrias folha de clculos existem dois mtodos: Com a tecla SHIFT+clique para seleccionar folha de clculos adjacentes. Com as teclas SHIFT+CTRL+clique para seleccionar folha de clculos no adjacentes.

ESCOLHENDO COMANDOS
Escolha comandos para dizer ao Microsoft Excel o que fazer em seguida. Normalmente existem vrios mtodos para alcanar o mesmo resultado no Microsoft Excel. Os quatro mtodos disponveis esto relacionados a seguir: Comandos de menu na Barra de Menu. Menu de atalho, fazendo um clique com o boto direito do rato (mouse) sobre a folha de clculo ou sobre a barra de ferramentas. Boto da barra de ferramentas. Teclado.

DESFAZENDO OU REPETINDO COMANDOS


Quando mudar de ideia ou cometer um erro, poder inverter o seu ltimo comando ou outra aco escolhendo o comando Anular Introduo do menu Editar, ou clicando sobre o boto Anular. Para repetir o ltimo comando, escolha o comando Repetir no menu Editar, ou clique sobre o boto Repetir.

12

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado Importante Alguns dos comandos do Microsoft Excel no suportam esta opo, como exemplo o comando Anular na excluso de uma folha de clculo.

CAPTULO 4 - DIGITANDO DADOS

TCNICAS PARA INSERIR DADOS


Digitando dados nas clulas
Digite os dados e pressione ENTER.

Digitando dados em intervalos de clulas


Aps seleccionar um intervalo de clulas, possvel digitar dados nas clulas do intervalo sucessivamente nas clulas seleccionadas.

COMO O MICROSOFT EXCEL INTERPRETA OS DADOS DIGITADOS


Poder digitar dois tipos de dados nas folha de clculos: Valor constante o tipo de dado que utilizador digita directamente na clula; ele pode ter formato numrico, incluindo datas, horas, moedas, percentagens, fraces, notao cientfica, ou pode ser um texto. Frmula uma sequncia de valores, referncias de clulas, nomes, funes ou operadores que produzem um novo valor a partir de existentes. As frmulas sempre comeam com um sinal de igual (=).

DIGITANDO TEXTO
Para digitar texto, seleccione a clula desejada e digite o texto. Uma clula aceita at 255 caracteres. Poder formatar os caracteres dentro de uma clula individualmente. Observao: O texto transborda para as clulas vazias direita, mas fica truncado quando a clula a direita possui dados. 13

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

PREECHENDO CLULAS CRIANDO SEQNCIAS

ADJACENTES

Poder copiar o contedo das clulas para outras clulas, arrastando a ala de preenchimento ou utilizando o comando Preencher no menu Editar. Exerccio: Escreva 10 na clula A1 e seleccione de A1 at A5. No submenu Preencher escolha a sequncia e configure para Tipo linear e incremento igual a 15 e clique OK.

PERSONALIZANDO O AUTOPREENCHIMENTO
Se utilizador utiliza sequncias especiais de dados com frequncia, como listas de produtos ou nomes, poder utilizar o autopreenchimento para inserir dados nas suas folha de clculos automaticamente.

Criando uma lista de autopreenchimento personalizada


Poder criar uma lista de autopreenchimento personalizada usando o comando Opes do menu Utilitrios, seleccionando uma lista que utilizador j inseriu numa folha de clculo ou digitando-a directamente no guia Listas na caixa de dilogo. Existem duas maneiras para criar as listas. digitar uma lista na caixa Entradas da lista e escolher o boto Adicionar para guardar a lista. importar vrias listas personalizadas seleccionando-as em uma folha de clculo e escolhendo o boto Importar.

14

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

CAPTULO 5 - CRIANDO FRMULAS E VNCULOS


Use frmulas para ajud-lo a analisar os dados em uma folha de clculo. Atravs de frmulas, poder executar operaes, tais como adio, multiplicao e comparao com os valores da folha de clculo. Use uma frmula quando desejar incluir valores calculados em uma folha de clculo.

A barra de frmulas
Quando a barra de frmulas (barra acima da folha de clculo) est ativa ou ao editar directamente em clulas, poder digitar uma frmula, inserir funes e nomes de folha de clculo e referncias em uma frmula; para isto, basta seleccionar as clulas. As cinco funes desta caixa so (da esquerda para direita): A caixa Nome exibe o nome ou a referncia da clula ativa no momento. Exibe uma lista de nomes definidos para a pasta de trabalho atual. A caixa Cancelar cancela a entrada na barra de frmulas. A caixa Entrada aceita a entrada na barra de frmulas. Exibe tambm o Assistente de Funo. Ex.: Digite na clula B3 o seguinte =SOMA(B2:B6;MEDIA(B1:E1)) e digite outro valores nas clulas B2 a B6 e B1 a E1. Note que a Soma ser actualizada automaticamente.

REFERNCIAS TORNAM AS FRMULAS MAIS EFICAZES


Atravs de referncias, poder usar dados localizados em reas diferentes na mesma e o valor de uma clula em vrias frmulas.

Compreendendo as referncias
Existem trs tipos de referncias: referncias relativas, referncias absolutas e referncias mistas.

15

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado Referncias relativas: Uma referncia do tipo A1 informa ao Microsoft Excel como encontrar uma outra clula, a partir da clula que contm a frmula. Referncias absolutas: Uma referncia do tipo $A$1 informa ao Microsoft Excel como encontrar uma clula com base na localizao precisa desta clula na folha de clculo. Referncias mistas: Uma referncia do tipo A$1 ou $A1 informa ao Microsoft Excel como encontrar uma clula, combinando a referncia precisa de uma coluna ou linha com a referncia relativa de uma linha ou coluna. Dica: Esta diferenciao fica clara quando se movimentam frmulas. Uma frmula com referncia relativa se modifica de acordo com a sua posio enquanto a de referncia absoluta no. Exerccio: De acordo com a dica anterior faa o seguinte exerccio: escreva 10 nas clulas A1 e B1; escreva =A1 e =$B$1 respectivamente nas clulas C1 e D1; arraste a ala de preenchimento copiando ento (no movendo) as frmulas para C2 e D2 respectivamente.

Fazendo referncias a outras folha de clculos em uma pasta de trabalho


Assim como poder usar referncias a clulas localizadas em qualquer lugar de uma folha de clculo, tambm pode usar referncias a clulas localizadas em outras folha de clculos da mesma pasta de trabalho. A seguir a sintaxe usada para referenciar a posio A1 na folha de clculo 2 de uma mesma pasta de trabalho. =Plan2!A1

Compreendendo referncias 3D
Uma referncia 3D um intervalo que inclui duas ou mais folha de clculos de uma mesma pasta de trabalho A seguir a sintaxe usada para referenciar um intervalo de clulas dentro de um intervalo de folha de clculos. =SOMA(Plan2:Plan5!A1:C4)

16

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

Compreendendo o estilo de referncia L1C1


O estilo L1C1, no qual tanto as linhas quanto as colunas so numeradas, uma alternativa para o estilo de referncia A1. Este estilo til para mostrar referncias relativas.

NOMES FACILITAM O USO DE REFERNCIAS


Um nome um identificador de clula fcil de ser lembrado, criado para servir de referncia a uma clula, grupo de clulas, valor ou frmula.

A caixa nome
Poder usar a caixa Nome na barra de frmulas para: Definir um nome; Seleccionar uma clula ou intervalo nomeado; Inserir um nome em uma frmula. Exerccio: Para nomear uma clula ou intervalo basta seleccionar o que se deseja nomear e clicar sobre a caixa "Nome" e digitar o nome. Quando utilizador define um nome, ele aparece na caixa Nome. Para abrir essa caixa, clique sobre a seta. Por exemplo, os nomes definidos para a ilustrao anterior aparecem na caixa Nome.

Nomes de frmulas e constantes


Poder atribuir nomes a uma frmula sem coloc-la em uma clula; basta usar o comando Nome do menu Inserir e, em seguida, seleccionar Definir. Defina um nome para a frmula quando ela aparecer em vrios lugares na pasta de trabalho. Exemplo: Faa uma frmula, defina um nome para a mesma e copie esta frmula atravs do nome para outras clulas.

USANDO O BOTO SOMA AUTOMTICA


A funo SOMA a funo mais usada de todas as funes da folha de clculo. Ainda mais conveniente do que a funo SOMA o boto Soma Automtica na barra de ferramentas Padro. Quando utilizador usa o boto Soma Automtica, o Microsoft Excel digita a funo para utilizador e at sugere o intervalo de clulas para utilizador somar. 17

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

Incluindo uma frmula de soma com o boto Soma Automtica


Para incluir uma frmula de soma, seleccione uma clula adjacente linha ou coluna de nmeros que deseja somar e clique sobre o boto Soma Automtica.

Exerccio: Coloque os valores 10, 20, e 30 nas clulas A1 at A3; seleccione de A1 at A4 e clique sobre o boto Soma Automtica. Utilizador tambm pode fazer o mesmo para as linhas.

USANDO O ASSISTENTE DE FUNO


Sempre que quiser usar uma funo predefinida do Microsoft Excel ou uma funo personalizada, poder usar o Assistente de Funo para ajud-lo a seleccionar uma funo, montar os argumentos correctamente e inserir a funo na frmula. A barra de frmulas exibe as alteraes feitas conforme se constri a frmula. Para inserir uma frmula, clique sobre o boto Assistente" na barra de ferramentas Padro. Aps escolher a frmula desejada siga os passos correspondentes para a frmula seleccionada.

Incluindo funes aninhadas


Talvez utilizador queira incluir funes como argumentos de outras funes, como na frmula =ABS(MDIA(B4;SOMA(D4:D12))). Esta frmula possui dois nveis de funes aninhadas. Exerccio: Clique sobre o Assistente de funo e escolha a funo SOMA. Na Etapa 2 de 2 da ABS escolha novamente o Assistente" e escolha a funo SOMA. Na Etapa 2 de 2 da funo SOMA coloque valores negativos para os nmeros e clique em Finalizar. So permitidos at sete nveis aninhados pelo mtodo anteriormente descrito.

SOLUCIONANDO FRMULAS COM REFERNCIAS CIRCULARES ATRAVS DA ITERAO


Uma frmula que faz referncia sua prpria clula, directa ou indirectamente, chamada referencia circular. s vezes, isso um erro, mas tambm possvel usar referncias circulares para solucionar certos tipos de problemas. Para permitir o uso de referncias circulares, o Microsoft Excel necessita usar iterao, ou seja, repetir o clculo da folha de clculo at que uma condio seja satisfeita. 18

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado Abaixo as frmulas nas clulas B2 e B3 criam uma referncia circular, pois uma faz referncia a outra. A 1 2 3 Lucro bruto Lucro lquido Bnus 1000 =Lucro_bruto-Bnus =Lucro_Lquido*10% B

Quando utilizador usa a iterao para calcular frmulas, o Microsoft Excel calcula uma vez de cada clula contida na referncia circular, usando os resultados da iterao anterior. Exerccio: Faa a o exemplo anterior seguindo os seguintes passos. Nomeie as clulas B1, B2, B3 respectivamente de Lucro bruto, Lucro lquido e Bnus. Copie a tabela como est acima. No submenu Opes do menu Utilitrios escolha Clculo e marque a caixa iterao com um X. A sua tabela dever estar como seguir.

A 1 2 3 Lucro bruto Lucro lquido Bnus

B 1000 909,091 90,9091

TRABALHANDO COM MATRIZES


As frmulas matriciais podem ser descritas como frmulas que contm valores mltiplos. Elas diferem das frmulas de valores nicos porque podem gerar mais de um resultado. Por exemplo , a formula =A1+B1 gera um valor nico. J a frmula matricial =A1:A3+B1:B3 gera trs resultados.

19

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado Exerccio: Escreva =A1:A3+B1:B3 na clula C1 e copie atravs da ala de arrasto para C2 e C3. Coloque valores quaisquer nas clulas A1 at A3 e B1 at B3. Note que se escreveu apenas uma frmula para trs contas.

CAPTULO 6 - EDITANDO UMA FOLHA DE CLCULO


Poder editar uma clula na sua folha de clculo digitando uma nova entrada sobre uma j existente ou editando parte das informaes da clula. Para editar dentro de uma clula, clique duas vezes sobre a mesma. Ao editar uma clula que contm uma frmula, esta exibida e o valor fica oculto. Utilizador tambm pode editar o contedo de uma clula na barra de frmulas. Para isto, utilize o mesmo procedimento.

MOVENDO E SELECIONANDO DENTRO DE UMA CLULA


Aco Posicionar o ponto de insero na clula Seleccionar caracteres na clula Seleccionar uma palavra na clula Procedimento Com o mouse, clicar duas vezes sobre a clula. Arrastar o mouse sobre os caracteres desejados at seleccionai-los. Clicar duas vezes sobre a palavra desejada.

Editando o contedo de uma clula


Para editar o contedo de uma clula, escolha os comandos do menu Editar, do menu de atalho ou utilize os botes Cortar, Copiar e Colar. Cortar: remove o contedo da clula e coloca na rea de transferncia. Copiar: Faz uma cpia do contedo da clula e coloca na rea de transferncia. Colar: coloca o contedo da rea de transferncia em uma clula no ponto de insero.

20

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado Exerccio: escreva um contedo qualquer em uma clula e utilize os comandos acima descritos.

Movendo e copiando atravs da ala de seleco


Quando se selecciona uma clula a ala de seleco. Com esta seleco pode-se mover e copiar contedo de uma clula. Para mover uma seleco, clique sobre a ala de seleco e arraste at o ponto desejado. Para copiar uma seleco, clique no canto direito em baixo da seleco (onde aparece um sinal +) e arraste para outro ponto.

COPIANDO E COLANDO CLULAS PARA OBTER RESULTADOS ESPECIAIS


Aps copiar clulas usando o boto da barra de ferramentas nas teclas de atalho ou o comando Copiar, poder escolher o comando Colar Especial do menu Editar para seleccionar vrias opes de colagem para as clulas copiadas. Poder efectuar as seguintes operaes usando a caixa de dilogo Colar especial: Colar somente a frmula, o valor, o formato ou a nota (informativo da clula) de uma clula seleccionando um boto de opo sob Colar. Na caixa de dilogo Colar Especial podem-se fazer operaes da clula que se copia para clula para onde ser colada. A caixa Transpor serve para trocar as linhas pelas colunas. Exerccio: Escreva 10 na clula A1 e 3 na clula A2. Seleccione a clula A1 e clique no boto Copiar. Clique sobre a clula A2 (seleccionando-a) e escolha o comando Colar Especial no menu Editar. Dentro da caixa de dilogo Colar Especial configure Colar Tudo e Operao-Multiplicao e clique OK. O valor em A2 deve ser 30.

INSERINDO, ELIMINANDO E CLULAS, LINHAS E COLUNAS

LIMPANDO

Poder inserir, eliminar ou limpar clulas, linhas ou colunas para mudar a estrutura dos dados de uma folha de clculo.

21

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado Observao: No momento de uma incluso ou excluso aparece uma caixa de dilogo perguntando qual o deslocamento para as clulas j existentes. Escolha a forma que for mais conveniente. Para inserir algo, escolha Coluna ou Linha no menu inserir. Para eliminar algo, seleccione este antes e escolha Limpar ou Eliminar no menu Editar. Nota: Os comandos Eliminar e Limpar so diferentes. Ao limpar clulas, utilizador limpa o contedo, os formatos ou as notas, mas deixa as clulas na folha de clculo.

LOCALIZANDO E SUBSTITUINDO NMEROS OU CLULAS

TEXTOS,

Poder localizar clulas que contenham caracteres especficos em uma folha de clculo seleccionando o comando Localizar no menu Editar. Para localizar e substituir sequncias de caracteres nas clulas, seleccione o comando Substituir no menu Editar. Exerccio: Escreva uma palavra na clula A1. Em seguida escolha o comando Localizar no menu Editar, clique o boto Substituir... e escreva outra palavra na caixa Substituir por: e clique o boto Substituir.

22

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

CAPTULO 7 - FORMATANDO UMA FOLHA DE CLCULO

FORMATANDO DESEJADA

SEUS

DADOS

DA

MANEIRA

Use as diversas opes de formatao do Microsoft Excel para enfatizar seus dados ou facilitar a leitura das folha de clculos e torn-las visualmente mais atraentes. Poder formatar as clulas da folha de clculo antes ou depois da insero dos dados. Por exemplo, poder digitar dados em um intervalo de clulas e, em seguida, colocar o intervalo em negrito. Ou, se aplicar o negrito ao intervalo de clulas, todos os dados inseridos nessas clulas ficaro automaticamente em negrito. Abaixo um exemplo de formatao de tabela.

jan fev mar total


leste oeste sul total 7 4 6 17 5 8 5 18 8 6 6 20 20 18 17 55

Aplicando formatos
Os formatos mais usados podem ser encontrados na barra de ferramentas Formatao. Exerccio: Escreva um conjunto de nmeros e treine os botes Alinhar esquerda, Centralizar, Alinhar direita, Formato de moeda, Formato de porcentagem, Separador de milhares, Aumentar casas decimais, Diminuir casas decimais, Tipo de borda, Cores, Cor da fonte. Para aplicar formatos s clulas, escolha o comando Clulas no menu Formatar ou use o comando Formatar Clulas no menu de atalho.

23

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado O que se pode formatar em Clulas no menu Formatar so do tipo Nmero, Alinhamento, Fonte, Borda, Padres e Proteo. Exerccio: Faa uma tabela de nmeros e mude toda a formatao com as opes acima mostradas. Como o exemplo mostrado anteriormente.

Copiando formatos
Poder usar o boto Pincel de formatao para copiar rapidamente os formatos de uma clula ou seleco para outra clula ou seleco. Para tal clique sobre a clula contendo os formatos que deseja copiar e, em seguida, clique sobre o boto Pincel de formatao e arraste o ponteiro do mouse at o intervalo de clulas onde deseja aplicar os formatos.

MUDANDO A LARGURA DAS COLUNAS E A ALTURA DAS LINHAS


Poder ajustar a largura das colunas e a altura das linhas conforme necessrio. As linhas se ajustam automaticamente para acomodar um texto com retorno automtico ou a maior fonte inserida na linha. Existem duas maneiras de modificar a largura e altura das clulas: Com o mouse sobre os cabealhos de linha e coluna pode-se arrastar as linhas de diviso. No menu Formatar os comandos Linha e Coluna possuem as seguintes opes Linha Altura Ajustar automatic. Ocultar Mostrar modifica a altura Coluna Largura da linha ajuste de acordo com fonte oculta a linha exibe a linha Ajustar automatic. Ocultar Mostrar modifica largura da coluna ajuste de acordo coma fonte oculta a coluna exibe a coluna

Largura Padro ajusta para largura padro

24

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

USANDO ESTILOS PARA GUARDAR E APLICAR COMBINAES DE FORMATOS


Poder definir e guardar uma combinao de formatos e depois aplicar todos os formatos ao mesmo tempo. Esta combinao de formatos denominada Estilo Se utilizador redefinir o estilo modificando os formatos includos, todas as clulas que tiverem este estilo se modificaro para reflectir a nova definio. Em uma nova pasta de trabalho, inicialmente s estaro disponveis os estilos predefinidos. Poder criar novos estilos ou copiar os estilos criados em outras pastas de trabalho. Os estilos de uma pasta de trabalho esto disponveis em todas as folha de clculos desta pasta.

Criando e eliminando um estilo


Para criar um estilo, seleccione uma clula ou seleco com os formatos que deseja usar, escolha o comando Estilo no menu Formatar e digite o nome que deseja usar para o estilo na caixa Nome do estilo e clique na caixa da opo pretendida, depois adicioneo. Para eliminar um estilo escolha o comando Estilo no menu Formatar, escolha o estilo que deseja eliminar na caixa Nome do estilo e, em seguida, escolha o boto Eliminar.

Aplicando um estilo
Para aplicar um estilo seleco atual., escolha o comando Estilo no menu Formatar e seleccione o estilo que deseja aplicar na caixa Nome do estilo e clique no boto OK.

Copiando estilos de uma pasta para outra


Para copiar estilos de uma pasta de trabalho para outra, abra as duas pastas de trabalho, passe para a pasta a qual deseja copiar os estilos e escolha o comando Estilo no menu Formatar. Escolha o boto Intercalar e seleccione a pasta de trabalho que contm os estilos que deseja copiar. Ao escolher o boto OK, os estilos na pasta de trabalho seleccionada sero copiadas para a pasta de trabalho atida.

APLICANDO FORMATOS AUTOMATICAMENTE


Usando o comando Formatao automtica no menu Formatar, poder aplicar rapidamente vrias combinaes de formatos pr-definidos como padres, formatao de fontes e bordas um intervalo de clulas. Ao aplicar uma Formatao automtica, o Microsoft Excel selecciona o intervalo atual., determina os nveis de resumo e detalhe verifica o texto, os valores e as frmulas e aplica os formatos conforme apropriado.

25

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

CAPTULO 8 - CRIANDOS OBJETOS GRFICOS EM FOLHA DE CLCULOS E GRFICOS

OBJETOS GRFICOS EM FOLHA DE CLCULOS E GRFICOS


Poder inserir objectos grficos em folha de clculos, grficos e folhas de caixa de dilogo. Os objectos grficos, na verdade, no fazem parte da folha de clculo ou grfico. Eles so inseridos em uma camada transparente sobre a folha de clculo ou grfico e podem ser movidos, dimensionados, e formatados independentemente dos dados ou grficos que se encontram sob eles. Poder criar objectos grficos usando os botes da barra de ferramentas Desenho. Para usar esta barra de ferramentas, necessrio um mouse. Para exibir a barra de ferramentas Desenho, clique sobre o boto Desenho.

LINHAS, SETAS, RETNGULOS, ELIPSES, ARCOS, FORMA LIVRE E MO LIVRE


Para desenhar uma forma simples, clique sobre um dos botes da barra de ferramentas Desenho e arraste o mouse de um dos cantos da rea onde deseja inserir o objeto at o canto diagonalmente oposto. Sendo este procedimento vlido para os botes Linha, Seta, Rectngulo, Elipse, Arco, Rectngulo preenchido, Elipse preenchido, Arco preenchido. O boto Forma Livre para fazer um polgono fechado sendo que cada canto corresponde a um clique. Observao: A funo do boto Forma Livre no desactivada enquanto no se fechar o polgono. O boto mo livre faz um linha a mo livre sendo a forma e feita pelo caminho no qual se arrastou o mouse. Dica: Pode-se alterar o tamanho de qualquer figura pelas alas de seleco e usar o boto Alterar forma para alterar a forma das figuras feitas com os comandos Forma Livre e mo livre.

26

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

CAIXAS DE TEXTO
Uma caixa de texto um rectngulo que contm texto. As caixas de texto so teis para realar dados especficos em folha de clculos ou grficos, principalmente quando so usadas com linhas ou setas. Dentro delas, poder girar o texto, format-lo e alterar os padres de borda e de preenchimento da caixa. Poder tambm colar textos copiados da barra de frmulas em uma caixa de texto e pode atribuir uma macro a uma caixa de texto, para que ela seja executada toda vez que utilizador clicar na caixa de texto. Para adicionar uma caixa de texto, clique sobre o boto Caixa de texto, arraste o boto para o canto diagonalmente oposto, e digite o texto.

SELECIONANDO, AGRUPANDO E SOBREPONDO OBJETOS GRFICOS


Seleccionando objectos grficos
Para seleccionar um objecto, basta clicar sobre o mesmo. Entretanto as vezes pode ser necessrio seleccionar mais de um objecto ao mesmo tempo, para tal existem duas maneiras de seleccionar mais de um desenho: clicar sobre o desenho com o boto esquerdo do mouse e fazer uma janela que envolva os objectos desejados. pressionar SHIFT enquanto clica sobre os objectos.

Agrupando e desagrupando objectos grficos


Para agrupar objectos, basta seleccionar dois ou mais objectos e clicar sobre o boto Agrupar objectos. O boto Desagrupar objectos separa o grupo em objectos individuais novamente.

Sobrepondo objectos grficos


Poder posicionar um objecto na frente ou atrs de outro objecto, seleccionando o objecto e, em seguida, faa clique com o lado direito do rato e seleccione a opo ordem, e de seguida escolha as opes desejadas, clicando sobre o boto Trazer para frente ou Enviar para trs.

27

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

DIMENSIONANDO, MOVENDO OBJETOS GRFICOS


Redimensionando um objecto

COPIANDO

Seleccione o objecto e posicione o ponteiro do mouse sobre uma das alas de seleco. Arraste o mouse at obter o tamanho desejado. Solte o boto do mouse.

Movendo um objecto
Posicione o ponteiro do mouse sobre o objeto at que ele se transforme em uma seta. Arraste o mouse para a nova posio. Solte o boto do mouse.

FORMATANDO UM OBJETO GRFICO


Pode-se ainda usar os botes Sombreamento, Cores e Tipos de padro para formatar os desenhos. Exerccio: Faa dois desenhos quaisquer e: a) seleccione os dois, b) Agrupe e desagrupe os dois, c) sobreponha os dois desenhos movimentado-os e treine os comandos Trazer para frente e Enviar para trs. d) aplique sombreamento, cor e padro para as figuras

28

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

CAPTULO 9 - IMPRIMINDO

Configurando a impressora
Poder controlar a aparncia das folha de clculos impressas mudando as opes na caixa de dilogo Configurar Pgina. Aqui esto algumas das opes que poder mudar Para Adicionar ou editar cabealhos ou rodaps Definir a orientao da pgina Definir as margens Escolha Configurar Pgina no menu Ficheiro e, em seguida: Seleccione o guia Cabealho/Rodap. Nas caixas Cabealho e Rodap, seleccione os cabealhos e rodaps desejados. Seleccione o guia Pgina. Em Orientao, seleccione a opo desejada. Seleccione o guia Margens. Nas caixas Superior, Inferior, Esquerda e Direita, digite as medidas das margens desejadas. Seleccione o guia Margens. Seleccione a opo desejada em Centralizar na pgina.

Definir o alinhamento vertical e horizontal na pgina

ESCOLHENDO O QUE SER IMPRESSO


Poder controlar que parte da folha de clculo ser impressa a definir se as linhas de grade, as notas de clulas ou os cabealhos de linhas e colunas sero impressos. Tambm poder especificar as linhas e colunas que aparecero como ttulos em cada pgina. Para Especificar um intervalo da folha de clculo a ser impresso Imprimir ttulos de linhas ou colunas em vrias pginas Escolha Configurar Pgina no menu Ficheiro e, em seguida: Seleccione o guia folha de clculo. Na caixa rea de impresso, digite o intervalo a ser impresso ( ex. A1:G6) . Seleccione o guia folha de clculo. Em Imprimir ttulos, digite os intervalos de linhas ou colunas que deseja imprimir como ttulos (ex. para Linha 1 - $1$1 e para coluna A - $A$A ). Seleccione o guia folha de clculo. Em Imprimir, seleccione as caixas de verificao referentes aos 29

Controlar se linhas de grade, notas de clulas ou cabealhos

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado de linhas impressos e colunas sero itens que deseja imprimir.

IMPRIMINDO SEU TRABALHO


Ao visualizar uma folha de clculo, poder ver cada pgina exactamente como ser impressa, com as margens e quebras de pgina correctas e os cabealhos e rodaps no lugar, alm de poupar tempo e idas a impressora. Para visualizar sua folha de clculo, clique sobre o boto Visualizar impresso na barra de ferramentas. Quando estiver trabalhando na caixa de dilogo Configurar Pgina, utilizador tambm pode escolher o boto Visualizar na caixa de dilogo. O boto... Prx. Anterior ZOOM Imprimir... Configurar Margens Fechar Faz... Exibe a pgina seguinte. Exibe a pgina anterior. Amplia ou reduz a exibio da pgina. Imprime as pginas. Exibe a caixa de dilogo Configurar Pgina. Exibe ou oculta as alas de largura das margens e das colunas. Retorna folha de clculo ativa.

Exerccio: Faa uma tabela de duas pginas com cabealhos de linha e seleccione as seguintes configuraes para impresso: Adicione cabealho com data ( direita ) e ttulo ( centralizado )e rodap com nmero de pgina ( centralizado ) - Dica: Utilizar Personalizar Cabealho e Personalizar Rodap; Mude a orientao para Retracto e qualidade para 360 dpi; Centralize a pgina horizontalmente e coloque todas as margens para 2cm; Faa repetir a linha principal do seu texto aparecer no incio da cada pgina a ser impressa. - Dica: Utilizar a caixa Linhas a repetir na parte superior no comando folha de clculo; Utilize o comando Visualizar impresso no menu Ficheiro e clique sobre os botes Prx. e Anterior para ver as modificaes feitas para a impresso.

30

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

CAPTULO 10 - CRIANDO UM GRFICO

GRFICOS GRFICO

INCORPORADOS

FOLHAS

DE

Quando quiser exibir juntamente com os seus dados, poder criar um grfico incorporado como um objecto em sua folha de clculo. Quando quiser exibir um grfico separado dos dados a ele associados, poder criar uma folha de grfico como uma folha separada em uma pasta de trabalho.

Como um intervalo de folha de clculo traduzido em um grfico


As ilustraes a seguir mostram duas das formas atravs das quais os dados de uma folha de clculo podem ser exibidos em um grfico - com as sequncias de dados nas linhas da folha de clculo. 1991 1992 1993 Japo R$3,70 R$4,30 R$4,90 Coreia R$2,40 R$2,70 R$4,20 China R$3,20 R$3,90 R$4,60

R$ 5,00 R$ 4,00 R$ 3,00 R$ 2,00 R$ 1,00 R$ 1991 1992 1993

Japo Coria China

31

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

R$ 6,00 R$ 4,00 R$ 2,00 R$ 1991 1992 1993 China Coria Japo

O auxiliar grfico
O Auxiliar Grfico consiste em uma seqncia de caixa de dilogo que simplificam a criao de um grfico. Ele o guiar passo a passo pelo processo: o utilizador verifica a sua seleo de dados, seleciona um tipo de grfico e opta por adicionar ou itens como ttulos e legendas.

CRIANDO UM GRFICO INCORPORADO EM UMA FOLHA DE CLCULO


Quando utilizador cria um grfico incorporado, ao guardar a pasta de trabalho, o grfico salvo como um objeto na folha de clculo. A seguir os passos para criar um grfico: Selecione os dados da folha de clculo que deseja exibir. Clique sobre o boto Assistente do grfico. Clique em qualquer lugar para posicionar o grfico ( ou arraste o mouse ). Siga as instrues do Auxiliar grfico; o grfico ser includo na folha de clculo.

32

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

CRIANDO UMA FOLHA DE PASTA DE TRABALHO

GRFICO EM UMA

Para criar uma folha de grfico, selecione os dados da folha de clculo que deseja exibir , em seguida escolha Como Nova folha de clculo no grfico, escolha Grfico no menu Inserir, clique no separador tipos-padro, Selecciona o tipo do grfico, Escolha o subtipo de grfico, clique no boto seguinte, identifica o ttulo do grfico, Eixo dos XX (Categorias) e Eixo de YY ( Valores), pressione o boto concluir Exerccio: Faa um grfico incorporado ( 2D ) e uma folha de grfico ( 3D ) com a tabela exemplo anteriormente mostrada com o auxlio do Auxiliar Grfico.

ATIVANDO UM GRFICO PARA MODIFIC-LO


Para fazer modificaes em um grfico o utilizador deve activa-lo antes. Para tal faa um clique duplo sobre o grfico. Note que os menus Inserir e Formatar modificaram os seus comandos para inserir e formatar o grfico.

Estes comandos e suas funes esto relacionadas a seguir:

Menu
Inserir Ttulos Rtulos de dados Insere ttulos ao grfico Insere rtulos aos dados Formatar Tipo de Muda o tipo de grfico grfico Formata- Muda o tipo de grfico o automtic.

Legenda Eixos

Insere grfico

legenda

no Apresenta- Muda o ngulo de vista para o 3D grficos 3D. Posiciona- Envia para frente, trs ou mento agrupa. 33

Insere eixos ao grfico

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado Linhas de grade Insere linhas de grade ao grfico

Exerccio: Utilize o Grfico 3D anteriormente feito para inserir ttulo, rtulos de dados, legenda, Eixos, linhas de grade e formatar, mudando o ngulo de vista e mudando o grfico para 2D ( tipo de grfico ).

SELECIONANDO ITENS DE UM GRFICO


Para mudar um item de um grfico, selecione o item primeiro. Por, exemplo, poder desejar selecionar as fatias de um grfico de torta e depois mudar seu formato. Todas as partes do grfico so selecionadas atravs de cliques duplos.

As partes de um grfico
As partes de um grfico 2D so: Ttulo do eixo Y, Ttulo do eixo X, Eixo X, Eixo Y, Linha de grade, Ttulo do grfico, Rtulos dos dados, Marcador de dados ( barra por exemplo ) e legenda. Dica: Para adicionar barras de erro, o utilizador deve seleccionar ( clique simples ) o marcador de dados antes de escolher Barras de Erro no menu Inserir. As partes que um grfico 3D tem a mais que um 2D so: Eixo Z, Parede, Cantos e Base as quais tambm podem ser formatadas atravs de cliques duplos.

34

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

CAPTULO 11 - ALTERANDO DADOS EM UM GRFICO

INCLUINDO GRFICOS

ELIMINANDO

DADOS

DE

s vezes, aps criar um grfico, utilizador precisa atualiz-lo, incluindo ou eliminando seqncias de dados ou pontos de dados. Em alguns casos, talvez utilizador queira alterar o intervalo de dados da folha de clculo usando como base para o grfico.

Incluindo seqncias de dados e pontos de dados


H duas formas de incluir dados em um grfico incorporado a uma folha de clculo: Selecione os dados na folha de clculo e arraste-o at o grfico. Esta a forma mais rpida, equivalente ao uso dos comandos Copiar e Colar. Use o comando Novos Dados no menu Inserir para grficos.

Eliminando uma seqncia de dados de um grfico


Para eliminar uma seqncia de dados, selecione-a e pressione a tecla DEL. Como alternativa selecione o comando Limpar no menu Editar e, em seguida, selecione Seqncia. Se utilizador incluiu pontos de dados ou seqncias de dados incorretas, pode remov-las escolhendo Voltar Limpar no menu Editar antes de executar qualquer outra operao.

Alterando o intervalo de dados plotados em um grfico


Se utilizador deseja que um grfico exiba dados diferentes dos plotados originalmente, pode alterar o intervalo da folha de clculo usado como base para o grfico. Para alterar o intervalo, selecione o grfico incorporado sua folha de clculo ou ascese a folha de grfico em sua pasta de trabalho. Em seguida, clique sobre o boto assistente de Grficos. Na etapa 1, especifique o novo intervalo a ser plotado no grfico.

35

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

ALTERANDO VALORES DE GRFICOS


Uma vez criado o grfico, os pontos de dados ficam automaticamente vinculados aos valores da folha de clculo que representam. Se utilizador precisar alterar um valor em uma grfico existente, mais fcil alterar diretamente o contedo da folha de clculo. O grfico atualizado de acordo com os novos dados. Em vrios tipos de grficos, tambm possvel alterar um valor tanto no grfico quanto na folha de clculo, arrastando o marcador de dados no grfico.

36

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado

FORMATANDO UM GRFICO

ALTERANDO GRFICO

APRESENTAO

DE

UM

Poder alterar a apresentao de um grfico de vrias formas a fim de obter o efeito final desejado. Essas alteraes podem incluir um ajuste no esquema geral de tamanho e cores, dimensionamento, organizao e formatao de itens dentro do grfico. Por exemplo, poder atribuir cores e padres diferentes s colunas, linhas ou fatias da torta e apresentar o texto como fontes e estilos diferentes. Finalmente, poder definir a forma como deseja imprimir o grfico e visualiz-lo antes da impresso.

Organizando e dimensionando itens do grfico


Aps ativar o grfico, poder mover itens do grfico, como ttulos, rtulos de dados e fatias dos grficos de torta e rosca, selecionando e arrastando esses itens. Poder mover e redimensionar a rea de plotagem, a legenda e qualquer objeto grficos, como por exemplo, caixas de texto e setas, criados anteriormente.

FORMATANDO ITENS DE GRFICOS: CORES, PADRES, TEXTO E NMEROS


Para mudar a apresentao de itens do grfico e torn-lo eficaz e atraente, poder: Aplicar cores e padres a marcadores de dados como colunas, linhas e fatias do grfico de torta. Alterar o formato dos marcadores em grficos de linhas, radar e disperso (XY). Criar bordas em volta dos ttulos, legendas e caixas de texto e aplicar uma cor rea interna das bordas. 37

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado Alterar a fonte, tamanho, estilo e alinhamento do texto em ttulos, rtulos de dados e rtulos de categorias. Formatar nmeros em rtulos de dados, rtulos de marcas de escala e rtulos de categoria. Alterar o estilo de linha e a cor das linhas de grade. Exibir linhas com marcadores nos grficos de linhas e radar e incluir linhas de conexo nos grficos de disperso (XY). Obs.: Poder usar figuras como marcadores de grfico, basta copiar a figura para a rea de transferncia e depois colar no marcador que est selecionado.

FORMATANDO EIXOS, LINHAS DE GRADE E MARCAS DE ESCALA


Quando utilizador cria um grfico, os eixos aparecem automaticamente. Poder ocultar os eixos primrio ou secundrio, alterar os padres e cores dos eixos e formatar as marcas de escala e rtulos de marcas de escala.

Ocultando e Exibindo Eixos


Poder ativar ou desativar a exibio de eixos atravs do comando Eixos no menu Inserir. As seqncias de dados atribudas aos eixos secundrios, tambm podem ser ocultadas ou exibidas.

Formatando um Eixo
Para formatar um eixo, clique duas vezes sobre ele ou selecione o eixo e o comando Eixo Selecionado no menu Formatar. Altere a cor, espessura e estilo da linha no guia padres, a formatao dos nmeros no guia Nmero e o texto nas guias Fonte e Alinhamento.

Formatando linhas de Grade


Para formatar as linhas de grade, clique duas vezes sobre ela e faa as alteraes desejadas no guia Padres.

38

RAFE Unidade de Coordenao da Reforma Administrativa e Financeira do Estado Para formatar todos os outros itens do Excel, basta dar um clique duplo sobre o item desejado.

O Microsoft Excel muito mais completo. No mdulo avanado poder ver: Usando Grficos para analisar dados Usando listas para organizar dados Classificando e filtrando dados em uma lista Resumindo dados em uma lista Recuperando dados com o Microsoft Query Criando uma tabela dinmica Personalizando tabelas dinmicas Consolidando dados Solucionando Problemas Hipotticos Gerenciando cenrios hipotticos Usando o Solver para analisar problemas de mltiplas variveis Exemplos de como usar o solver Anlise estatstica de dados.

39

Potrebbero piacerti anche