Sei sulla pagina 1di 7

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran

Engenharia De Computao

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN

PR

RELATRIO EXPERIMENTAL DE FSICA I.

FORA DE ATRITO.

Equipe: Anderson Marcos Witkovski Andr Lucas Silva Luis Felipe Benedito

Professor: Gerson Feldmann

Pato Branco - PR 2009

RESUMO
O experimento tem como objetivo mostrar a existncia de uma fora entre dois corpos que interagem entre si, essa fora chamada fora de atrito.

INTRODUO
A muito tempo os pr-histricos quando descobriram o fogo tambm descobriram a fora de atrito j que o choque entre duas pedras produzia fascas, com isso os nossos primitivos deixavam folhas e galhos secos prximos as fascas produzidas para que o fogo fosse produzido. Podemos ainda observar o atrito em muitas outras coisas que fazemos como por exemplo: quando acendemos um fsforo, quando caminhamos, quando escrevemos, quando um motor de carro funciona e at mesmo quando soltamos um corpo no ar.[1] A fora de atrito existe somente quando acontece uma interao mecnica entre as superfcies de dois corpos ou a tendncia de movimento entre elas causada por outras foras externas, a energia produzida do movimento entre as superfcies so totalmente convertidas em forma de calor. Para o clculo da fora de atrito existem, alm da fora normal, dois tipos de coeficiente de atrito: coeficiente de atrito esttico e coeficiente de atrito cintico, esses coeficientes dependem do material que compem o corpo estudado. Todos os corpos que estudamos por mais liso que seja sua superfcie possui uma rugosidade, essas rugosidades podem ser microscpicas ou macroscpicas. Contudo, elaboramos dois experimentos, no primeiro deixamos um bloco de madeira inicialmente parado sobre um plano inclinado, medimos o ngulo formado pela superfcie do plano inclinado com a base quando o bloco comea a desenvolver um movimento. J no segundo tnhamos sobre uma bancada um bloco preso por uma corda que passa por uma roldana e se conectava ao outro bloco que encontrava-se suspenso, nesse segundo experimento calculamos a distncia do bloco suspenso at o cho e o deslocamento do bloco sobre a bancada quando solto.

FUNDAMENTAO TERICA
Quando um corpo encontra-se em repouso temos que a soma das foras atuantes nele zero, assim temos que o modulo da fora normal(N) igual ao mdulo da fora peso(P) que age sobre o corpo:
N

Agora, quando exercemos uma fora nesse mesmo bloco temos que surge uma fora paralela a superfcie e com sentido oposto a fora que exercemos, o atrito, por essa caracterstica temos que a fora de atrito ser sempre contraria ao movimento ou a tendncia de movimento. A fora de atrito (Fat) diretamente proporcional a fora normal que a superfcie exerce sobre o bloco, desta forma quanto maior a fora normal maior ser a fora de atrito. A fora de atrito ainda depende do material constituinte do corpo, pois cada material possui um coeficiente de atrito() diferente e ainda temos que para uma interao entre duas superfcies que no desenvolvem movimento uma em relao a outra usamos o coeficiente de atrito esttico(e), j quando ocorre movimentos entre as superfcies utilizamos o coeficiente de atrito cintico(c), em geral o coeficiente de atrito esttico sempre ser maior que o coeficiente de atrito cintico. Podemos calcular a fora de atrito a partir da seguinte equao:

Fat=.N
A partir dela podemos calcular a fora de atrito em duas diferentes situaes, quando ocorre movimento entre as superfcies de contato onde utilizamos o coeficiente de atrito cintico ou quando as duas superfcies encontram-se em repouso um em relao a outra usando o coeficiente de atrito esttico para o clculo:

Fe=e.N

Fc=c.N

Ao aplicarmos uma fora a um corpo e ele no apresentar nenhum movimento temos que a fora aplicada ainda esta sendo equilibrada pela fora de atrito, essa fora de atrito denominada como atrito esttico. Agora, quando o bloco comear a exercer um movimento temos que a fora que aplicamos se torna maior que a fora de atrito fazendo dessa fora com que seja possvel o movimento, j nesse caso o atrito chamado de cintico.[2] Contudo, ao aplicarmos uma fora a um corpo em repouso observamos que a fora de atrito esttico tambm aumenta, porm at atingir um valor mximo, a partir da o corpo se desprende da superfcie movimentando-se na mesma direo da fora aplicada:[3]
Valor mximo da forca de atrito esttico
F o r a d e a t r i t o

Incio do movimento

Fora cintica aproximadamente constante

Tempo

O coeficiente de atrito muda seu valor dependendo dos materiais em interao um com o outro, na tabela a seguir podemos observar alguns valores de coeficientes de atrito em diferentes interaes:[4]
Materiais esttico cintico Ao / Ao 0,74 0,57 Aluminio / Ao 0,61 0,47 Cobre / Ao 0,53 0,36 Lato / Ao 0,51 0,44 Zinco / Ferro doce 0,85 0,21 Cobre / Ferro doce 1,05 0,29 Vidro / Vidro 0,94 0,40 Cobre / Vidro 0,68 0,53 Teflon / Teflon 0,04 0,04 Teflon / Ao 0,04 0,04 Bronze / Madeira 0,19 0,67 Madeira / Madeira 0,32 0,73

DESENVOLVIMENTO PRTICO
Elaboramos o primeiro experimento com a ajuda de um plano inclinado e um bloco de madeira. Primeiramente colocamos sobre o lado 1 do plano inclinado um bloco de madeira com a superfcie lisa em contato, a partir disso aumentamos o ngulo que o plano inclinado formava em relao a base at o exato momento que o bloco comeava a deslizar, elaboramos o mesmo experimento usando o lado 2 do plano inclinado e a superfcie spera do bloco. No exato momento que o bloco comeava a deslizar medimos a altura do plano inclinado em relao a base e a distncia do inicio do plano inclinado at o ponto onde medimos a altura:

Altura Distncia

Coletado os dados do experimento calculamos a tangente entre a altura e a distncia, com esse clculo encontramos o coeficiente de atrito presente no experimento e fazendo a tangente inversa do coeficiente de atrito chegamos ao ngulo que o plano inclinado faz com a base horizontal. Nas tabelas a seguir podemos observar os resultados obtidos:

Plano 1 Altura(cm) Distncia( cm) ngulo cieficiente

Bloco s/lixa 2,80 5,90 25 0,47 Bloco s/lixa 2,80 6,90 22 0,41

Bloco c/lixa 2,80 2,80 45 1,00 Bloco c/lixa 2,80 2,90 44 0,97

Plano 2 Altura(cm) Distncia( cm) ngulo cieficiente

No segundo experimento esquematizamos os matrias de modo que um bloco A ficasse sobre uma bancada e preso por uma corda que passava por uma roldana e se conectava a um outro bloco B suspenso da seguinte forma:
A h d
B

Inicialmente medimos a massa do bloco A e obtivemos 217g, j no bloco B a massa medida 503g. Posteriormente, com a superfcie do bloco A sem a lixa em contato com a bancada medimos a altura h que o bloco B estava do solo e obtivemos 13.5 cm. A partir disso soltamos o bloco A, dessa forma o bloco B exercia uma fora fazendo com que o bloco A desenvolvesse uma acelerao, depois de todo esse processo medimos tambm o deslocamento d do bloco A sobre a bancada e o valor encontrado foi 29.2cm. Utilizamos o mesmo processo com o lado do bloco A com lixa, porm o deslocamento d foi de 21.5cm. Aps coletarmos todos esses dados, calculamos com ajuda das regras do movimento uniformemente variado a acelerao e a velocidade desenvolvida pelo bloco A ao longo da altura h. Calculamos tambm a desacelerao e o atrito no trecho d e o coeficiente de atrito entre a bancada e o bloco A. Os resultados calculados segue na tabela a seguir:
Com lixa Sem lixa

Acelerao (m/s) velocidade (m/s) Desacelerao (m/s) Fora de atrito (N) Coeficiente de atrito

6,85 1,36 -3,16 -0,68 0,32

6,85 1,36 -2,33 -0,51 0,24

CONCLUSO
Medimos no primeiro experimento a altura e a distncia do inicio do plano inclinado at o ponto onde medimos a altura, com isso temos o cateto oposto e o cateto adjacente de um tringulo retngulo formado, calculamos ento a tangente com o cateto oposto e o cateto adjacente, esse procedimento nos d como resultado o coeficiente de atrito entre os materiais estudados. Observamos ainda que quando usamos a superfcie com lixa o coeficiente de atrito maior se comparado com o coeficiente de atrito usando a superfcie lisa do bloco, isso ocorre pois a superfcie da lixa apresenta macroscopicamente falando muitos picos e vales em sua superfcie o que faz com que o atrito seja maior com a superfcie da bancada. No segundo experimento mudamos somente a superfcie de contato com a bancada, desta forma a distncia do bloco B at o cho ser sempre a mesma, a partir disso obtivemos que a acelerao e a velocidade no trecho h sero as mesmas tanto quando usamos a superfcie lisa do bloco A ou quando usamos a superfcie mais rugosa, pois a massa do bloco sempre a mesma nos experimento com as duas superfcies. Alm de medir a velocidade e a acelerao medimos tambm a desacelerao no trecho d, o coeficiente de atrito entre o bloco e a bancada e a fora de atrito atuante no bloco no trecho d. Observamos ainda que usando o bloco com a superfcie com lixa em contato com a superfcie da banca este desacelera mais rapidamente do que quando apoiamos a superfcie lisa sobre a bancada, isso ocorre pelo mesmo fato que ocorre no primeiro experimento de que o coeficiente de atrito maior quando usamos a superfcie com lixa do que quando usamos a superfcie lisa.

REFERNCIAS
[1] http://www.portalimpacto.com.br/docs/2008VestRennanF1Aula11.pdf

[2] Halliday, Resnick, walker-Fundamentos de fsica, vol.1: mecnica, 8 edio, 2008. Pgina 127-128. [3] http://www.cepa.if.usp.br/e-fisica/mecanica/basico/cap19/cap19_01.php [4] http://www2.unicid.br/telecom/fintel/VII-Fintel/feira/atrito_texto.htm

Potrebbero piacerti anche