Sei sulla pagina 1di 6

Informaes diversas

Agradecimentos Obrigado a todos os instrutores flashover por suas sugestes. Obrigado a Claude Charpentier e Frdric Duthoo pelas fotos que serviram para a realizao dos esquemas. Direitos autorais A utilizao e a distribuio deste documento durante um curso por um instrutor no certificado proibida, bem como a cpia parcial ou total, a utilizao das imagens, a venda ou locao deste documento. A lista dos instrutores certificados pode ser consultada em http://www.tantad.com. Para solicitaes de usos especiais, personalizaes, tradues e divulgao, agradecemos escrever a contact@tantad.com.

COMPORTAMENTOS EXTREMOS DO FOGO


Lembretes da teoria Tcnicas de uso de esguicho

Livreto do Participante V. 1.30

Page 12/12 Tantad & CBMDF - 2009

Prefcio Qualquer que seja o pas ou a regio atendida, os bombeiros so confrontados aos incndios confinados, face aos quais a calma e a tcnica so essenciais. A dificuldade de gesto desses incndios aumenta dia-a-dia: reciclagem de ar, isolamento termo-acstico, condicionamento de ar, aumento dos materiais sintticos. A isso se soma o fato de que a populao no aceita mais, com razo, que milhares de litros de gua provoquem o mesmo ou at mais prejuzo que o fogo.

Apagar rapidamente, em toda segurana, sem provocar desgastes inteis, tal o objetivo dos mtodos que lhe foram ensinados. Este livreto foi criado para ajudar-lhe a lembrar as informaes adquiridas durante a formao Flashover. A qualidade do seu trabalho, sua vida, de seus colegas e de vtimas dependem da sua capacidade de compreender os comportamentos extremos do fogo (tambm chamados fenmenos de progresso rpida do fogo) e de utilizar estas tcnicas de esguicho de forma eficaz. Utilize este documento para lembrar-se das tcnicas, e treine!

5 - Pulsar uma vez sobre o ajudante para proteg-lo.

6 - Pulsar 1 segundo no interior, fechar a porta rapidamente. Esperar aproximadamente 5 segundos.

Refazer as operaes 4-5-6 em funo da situao do interior. No momento de entrar, sinalizar com um gesto claro. Ao final do ltimo ciclo, feche o esguicho, entre e pulse nos gases quentes. A porta mantida no seu estado inicial (ou seja, geralmente, fechada). Em caso de risco de backdraft, se no for possvel fazer uma sada de fumaa no alto, faa o ciclo 4-5-6 um grande nmero de vezes, para resfriar o local o mximo possvel. Na maioria das vezes (com a fumaa estratificada) 2 ou 3 ciclos so suficientes. Quando a porta d diretamente sobre o local do foco, esta tcnica feita a dois, o ajudante segura a porta enquanto o chefe faz a extino. Quando a porta distante do foco (porta de entrada da casa ou apartamento) um terceiro bombeiro deve se encarregar de manter a porta na sua posio inicial. Ele far a interface de comunicao entre o interior e o exterior, e ajudar a avanar a mangueira. No caso de uma porta que se abre para fora, o ajudante fica prximo s dobradias e os pulsos no ar so feitos comeando sobre o ajudante.

Advertncia Este livreto no destinado a dar aulas, nem deve ser fornecido independentemente da formao Flashover. Este livreto no pode de modo algum ser utilizado sem esta formao da qual ele somente um lembrete. Declinamos toda responsabilidade quanto utilizao deste documento fora do contexto da formao. A lista dos instrutores certificados, nicos autorizados a difundir este documento durante suas aulas, est disponvel no stio internet http://www.tantad.com.

Page 2/12 Tantad & CBMDF - 2009

Page 11/12 Tantad & CBMDF - 2009

Passagem de porta
Objetivo: tentar determinar a situao do outro lado de uma porta e em seguida passar por ela com a mxima segurana possvel. Onde: desde que se encontra uma porta fechada total ou parcialmente. Regulagens: vazo mnima (aproximadamente 150 LPM), ngulo de abertura suficientemente estreito (jato de ataque). Posio: de joelhos, direita e esquerda da porta. Princpio: observar, tocar e reforar a resistncia da porta. Em seguida, ciclo de suspenso de gotas no ar para uma recepo fria dos gases quentes, abertura e resfriamento rpido.

Os Comportamentos Extremos do Fogo


Um fogo num ambiente um fogo com dois combustveis: o slido (mveis) e o gasoso (a fumaa, presente em grande quantidade). Geralmente um fogo ventilado na parte inferior, tendo portanto neste nvel uma combusto boa que assegura sua progresso , enquanto que a parte superior das chamas (chamas de difuso) perturbada pelo teto, produzindo fumaa quente, opaca, mvel, inflamvel (presena de carbono) e txica (QOMIT). Inicialmente, o fogo controlado pelo combustvel, j que o comburente est disponvel de sobra. Como o consumo de comburente grande, ele se torna em seguida o elemento limitador. A menor abertura, a menor mudana no perfil de ventilao, podem fazer o fogo progredir, aumentar a temperatura da fumaa e provocar a inflamao desta. Flashover: passagem de um fogo localizado a um fogo generalizado. Se o perfil de ventilao favorvel, o flashover acontece antes da chegada do socorro (4 a 5 minutos aps o acendimento do foco). Flashover induzido pela ventilao: flashover provocado por uma modificao do perfil de ventilao, geralmente pelos bombeiros (quebra de vidro, entrada desordenada dentro da estrutura). Sinais: Teto de fumaa estratificado, calor vindo do alto, fumaa permitindo s vezes o aparecimento de chamas, combusto viva. A descida rpida do teto de fumaa um sinal de iminncia do fenmeno. Backdraft: Fenmento explosivo que acontece pela entrada de comburente num local em que ele faltava. Pode acontecer por auto-inflamao da fumaa ou por retorno da presena de chamas sobre as brasas. Sinais: Fumaa saindo por baixo da porta, fuligem na janela, fogo geralmente quase extinto. A aspirao violenta de ar no momento da abertura um sinal de iminncia do fenmeno. Ignio dos gases do incndio (Fire gas ignition): fenmeno disparado pelo fornecimento de energia (contato de chama, por exemplo) numa mistura fumaa-comburente. No explosiva chamada de flash-fire, explosiva chamada de smoke explosion. Sinais: presena de fumaa s vezes muito distante do foco. Fumaa branca durante o rescaldo (gases de pirlise).

1 - Posicionar-se para observar e para estar em segurana: Se a porta abre para Dentro, o chefe fica do lado da Dobradia, se abre para Fora, o chefe fica do lado da Fechadura.(DDFF)

2 - Observao Rotativa. Em seguida, Tocar a porta (sem retirar a luva) para sentir uma eventual degradao da pintura.

3 - Aguar a porta com jato mole para aumentar sua resistncia (painting).

4 - Pulsar rapidamente uma vez sobre si para produzir uma nuvem de gotas (braos estendidos).

Se um fenmeno puder acontecer pela simples configurao natural do local (janelas abertas, por exemplo), ele acontecer antes da sua chegada. Em outros casos, o fogo espera um fornecimento de comburente para retomar sua progresso violenta. Por isso, a entrada na estrutura deve ser feita com calma: os meios hidrulicos devem estar prontos e preciso cuidar para que ningum mude a ventilao (quebrando janela, por ex.) enquanto h bombeiros atuando no interior. Reflita antes de agir, porque depois tarde demais!
Page 3/12 Tantad & CBMDF - 2009

Page 10/12 Tantad & CBMDF - 2009

Os meios hidrulicos
Os incndios em ambientes evoluem muito rapidamente, voc pde perceber isso durante a demonstrao em mini-simulador. Uma simples janela que estoura pelo calor, uma porta que cede e, em poucos segundos, o fogo que era localizado se generaliza e se propaga a toda a casa, por meio da fumaa. Com as tcnicas de esguicho aprendidas na formao, voc poder ir mais longe do que antes dentro das estruturas e lutar eficazmente contra os incndios. Mas voc deve sempre prever que a situao possa se degradar. Uma degradao rpida e violenta. Somente meios hidrulicos potentes (esguicho oferecendo 500 LPM) permitiro enfrentar este aumento de temperatura e dominar o fogo. O esguicho seguro firmemente. A mangueira passa sob o brao da mo que segura o punho do esguicho. A outra mo fica sempre sobre a alavanca que serve para abrir ou fechar o esguicho. Os braos ficam esticados a fim de absorver o recuo e permitir a abertura total da alavanca. O pulsing (pulso) Abertura total e rpida do esguicho, seguida de fechamento rpido. Serve para a progresso, para o ataque pulsing penciling e para a passagem de porta. O painting (jato mole) Abertura parcial da alavanca. A fim de ganhar em distncia, pode-se segurar o esguicho pela mangueira. Serve para resfriar os mveis que pirolisam, aumentar a resistncia da porta antes de abrla e para extinguir as brasas ao fim do ataque.

Ataque pulsing penciling


Objetivo: extino do foco de forma progressiva, sem perturbar o balano trmico, no caso de um local com ventilao insuficiente. Onde: desde que o foco esteja visvel. Regulagens: vazo mnima (aproximadamente 150 LPM), jato de ngulo bastante aberto, como para a progresso, alternado com jato compacto. Posio: de joelhos, bem estvel, braos estendidos. Princpio: Alternar o resfriamento da zona gasosa (pulsing) e a aplicao de pacotes de gua sobre o foco slido (penciling) evitando a superproduo de vapor. Comece pulsando quase verticalmente para tornar mais confortvel a zona onde vocs esto. Pulse 1, 2 ou 3 vezes conforme a largura do local e a intensidade do calor. Nunca pulse 2 vezes no mesmo local.

Imediatamente aps o ltimo pulso, regule rapidamente o esguicho para jato compacto, dirija-o base do foco e abra progressivamente o esguicho. Logo que o pacote de gua chegar ao alvo, feche rapidamente. No aplique muita gua (risco de superproduo de vapor).

prefervel alternar vrias vezes o pulso (pulsing) e aplicao de pacotes de gua (penciling) do que aplicar muita pacotes de gua seguidos (no foco), pois isto arrisca produzir vapor em excesso. Em caso de excesso de vapor, pare aplicao de pacotes de gua e continue somente os pulsos na fumaa: voc recuperar a visibilidade. Quando a temperatura for suficientemente baixa, levante-se e termine com jato mole (painting).

O penciling (pacotes de gua) Abertura do esguicho em jato compacto de forma progressiva para enviar a gua a certa distncia, sobre o foco, mas sem efeito de choque. Desde que a gua atinge o alvo, fecha-se rapidamente. Utilizado durante o ataque pulsing penciling. Obs.: No caso de um esguicho automtico (regulagem de vazo feita na alavanca), pode-se tentar pulsar em baixa vazo.
Page 4/12 Tantad & CBMDF - 2009

Page 9/12 Tantad & CBMDF - 2009

Ataque combinado ZOT


Objetivo: Extino rpida de um fogo num local com aberturas. Onde? A partir da entrada do local implicado. Regulagem: Vazo mxima (cerca de 500 LPM), ngulo bastante estreito (na posio do chamado jato de ataque, que aproximadamente de 30 de abertura.) Posio: De joelhos, bem estvel, braos estendidos. Princpio: Fazer o jato rolar sobre as paredes, teto e cho, a fim de produzir uma grande quantidade de vapor para inertizar o fogo (substituir o comburente pelo vapor) ao mesmo tempo em que se resfria o centro do local e o foco. Abertura rpida e completa do esguicho, trao do gesto, depois fechamento. As trs letras comeam de cima e o esguicho se movimenta sempre na mesma velocidade. o comprimento da letra que determina a durao total da abertura. Um s gesto, uma s vez. Em seguida, observao e finalizao com jato mole (painting). Z. Para um local de 30 a 40 m2. Aproximadamente 25 litros de gua. O. Para um local de 20 a 30 m2. Aproximadamente 20 litros de gua. T. Para um local de 10 a 20 m2. Aproximadamente 15 litros de gua.

Abordagem geral
Pressurizao da mangueira do lado de fora, quando o fogo for numa casa. Pressurizao no andar (ou ! andar) abaixo daquele onde est o fogo, no caso de um edifcio. No estacionar pessoal ou veculos diante das aberturas. Delimitar as zonas de trabalho para afastar os curiosos (fita zebrada). Os meios hidrulicos devem imperativamente estar colocados antes de toda ao que modifica a estrutura (abertura de porta, abertura de sada para fumaa no alto...)

O responsvel pelo socorro deve cuidar para que a integridade da estrutura (e portanto, direta ou indiretamente, a ventilao do foco) no seja perturbada. Quebrar um vidro ou simplesmente abrir uma porta enquanto h bombeiros no interior da estrutura pode ter conseqncias dramticas. As vtimas visveis devem ser retiradas com prioridade, mas o ataque rpido do fogo que aumentar as chances de sobrevivncia das vtimas presas. fcil encontrar o fogo e extingui-lo, enquanto que mais difcil encontrar as pessoas confinadas. Quanto mais rpido se faz o ataque, mais as chances de sobrevivncia aumentam. Ao contrrio, fazer busca sem atacar trazer comburente para o fogo que no precisava de mais nada para progredir e transformar a estrutura num braseiro, colocando em risco os bombeiros e as vtimas potenciais. Passagem de porta (1). Ajudante e chefe progridem (2) enquanto um terceiro bombeiro conserva a porta na posio original (geralmente, fechada deixando passar a mangueira). Ao passar pelo mvel que pirolisa, molha-se ele com um jato mole (painting). Em face do foco (4), o modo de ataque determinado segundo a ventilao do local.

A presena de abertura atrs ou ao lado do fogo imperativa ou o vapor produzido vir para cima de voc e queimar voc. Este mtodo se aplica, portanto, aos incndios ventilados, que progridem rapidamente e deixam pouco tempo para reagir.

Um fogo num cmodo emite sempre uma grande quantidade de fumaa. Se na estrutura onde est o fogo, mesmo que pequeno, voc no v fumaa, pergunte-se imediatamente onde ela est. Forros, escadas ocultas e outros podem permitir a acumulao de fumaa em andares superiores... e se ela pegar fogo, surpreender voc. Procure a fumaa, encontre-a, resfrie-a!

Page 8/12 Tantad & CBMDF - 2009

Page 5/12 Tantad & CBMDF - 2009

A progresso
Objetivo : resfriar a fumaa e dilu-la sem criar vapor, a fim de progredir dentro de uma zona fresca, sem perturbar a fumaa e conservando uma boa visibilidade. Onde ?: Desde a entrada da casa ou desde que se est no mesmo nvel de um apartamento. Regulagens : Vazo mnima (cerca de 150 LPM), ngulo de abertura do jato de cerca de 60 (entre o jato de ataque e o jato de proteo), esguicho seguro a aproximadamente 40 a 45 em relao ao solo. Posio: De joelhos, um de cada lado da mangueira (melhor comunicao, vigilncia, gesto de vtima, posio de proteo...) Princpio: Abertura e fechamento rpido do esguicho. Observao do efeito, progresso de aproximadamente 1,50 m.

A posio de proteo
Objetivo: Criar uma espcie de sombrinha de gua para se proteger contra o fluxo trmico em caso de grande degradao da situao. Quando? Desde que a situao se degrade e que seja tarde demais para fugir. Regulagens: Vazo mxima (cerca de 500 LPM) esguicho mantido verticalmente com o ngulo de jato o mais aberto possvel. Posio: Deitados no solo, um contra o outro, rosto no cho. Princpio: A linha estando em progresso, abrir o esguicho ao mximo, deitar-se, e em seguida mudar rapidamente as regulagens girando o controle de vazo e a cabea do esguicho para a esquerda (tudo esquerda!)

Pulse e observe o resultado.

Avance. Mo sempre na alavanca. O ajudante auxilia sem empurrar.

Se o pulso parece no produzir efeito, observe o ngulo de abertura do jato para eventualmente corrigi-lo. Busque tambm corrigir o ngulo do esguicho em relao ao solo ( comum o jato no estar suficientemente vertical). Abrir o esguicho mais tempo s far produzir mais vapor, que queimar voc. ngulo de abertura de 60 Em caso de descoberta de vtima, ela ser gerida pelo ajudante, que deslocar alternadamente a vtima e a mangueira a fim de que a linha possa recuar com o esguicho. O esguicho garante a segurana da linha e da vtima, e no deve ser deixado no local. preciso resfriar a fumaa mesmo que ela parea fria. Se no houver fumaa, ainda assim necessrio manter-se atento (forro que esconde a fumaa?) Teto = Cuidado!

Durante a progresso, observe o tempo todo o resultado dos pulsos. Se o resultado pouco, pulse mais antes de avanar. Se a situao se degrada, recue pulsando. Se o teto de fumaa torna-se repentinamente alaranjado, ou se desce de uma vez, geralmente tarde para fugir. preciso ento tentar se proteger.

Page 6/12 Tantad & CBMDF - 2009

Page 7/12 Tantad & CBMDF - 2009

Potrebbero piacerti anche