Sei sulla pagina 1di 72

Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

Curso Profissional (Nvel 3)

Fsica e Qumica
(Componente Cientifica UFCD_F7)

Paulo Massa
(n 381)

Matria, Estado da Matria, Materiais (qualidades de matria) O que a Matria? tudo que tem massa e ocupa espao. Em que estado fsico se pode encontrar a Matria?
-Estado slido; -Estado liquido; -Estado gasoso; -Estado de plasma. Figura - plasma um material muito ionizado, rodeado por um mar de electres (o plasma o estado da matria mais frequente no Universo, e s existe em locais onde as temperaturas so elevadssimas, como sejam as estrelas)
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 2

Tipos de Materiais (naturais, sintticos e artificiais, e os processados)


- A matria inclui todos os materiais que formam o Universo: as rochas, a gua, o ar, a matria viva, etc. Materiais Substncias Elementares Compostos Misturas (disperses)

Ex. He; Ar;

H2; O2;

H2O

16-03-2011 Paulo Massa

EIPDA -Curso EFA_UFCD: Sociedade, Tecnologia e Cincia Fundamentos (STC 7)

Sal de cozinha (NaCl) dissolvido em gua

Tipos de Materiais
Substncia Elementar ou simples, constituda por tomos ou molculas de um nico tipo de elemento.
Naturais: existem na natureza Exemplo (1): ferro, contendo somente tomo de ferro Fe; Exemplo (2): oxignio, contendo apenas molculas de O2. Artificiais: obtidos em laboratrio por bombardeamento de electres Exemplo (3): francio, contendo somente tomos de francio Fr.

ATENO: Elementos (H; O; C; Cl; Ar;) e Substncias Elementares (H2; O2; Fe;) no
so a mesma coisa:

Propriedades dos elementos nmero atmico, Propriedades das substncias elementares massa atmica, distribuio electrnica, estado fsico, ponto de fuso, ponto de raio atmico, electronegatividade e a ebulio, densidade, cor, energia de ionizao; condutividade elctrica e trmica,

Composta

formada por molculas, constitudas por tomos de vrios tipos de elementos.


Exemplo (1): o sal, contendo somente NaCl. Exemplo (2): a gua pura contendo somente H2O (no existe na natureza).
EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 4

27-02-2011 - Paulo Massa

Tipos de Materiais Misturas ou disperses so constitudas por duas ou mais substncias, sejam elas substancias simples ou compostas.
Embora exista uma grande variedade de Misturas na Natureza, as misturas aquosas so das mais abundantes e mais importantes para a vida. - so misturas

1. ..homogneas ou solues

- com aspecto homogneo a olho nu; - cujas substncias constituintes no so possveis de se distinguirem umas das outras (as partculas que as constituem tm < 1 nanmetro); - possuem as mesmas propriedades em todos os pontos da soluo. - uma soluo constituda por dois tipos de constituintes: -o solvente (substncia maioritria, onde os solutos esto dispersos). - um ou mais solutos (substncias presentes em menor quantidade);
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 5

Tipos de Materiais: ..misturas homogneas ou solues


os solventes e solutos podem ser constitudos por unidades estruturais variadas: -molculas polares; -molculas apolares; -ies.

Como se podem ligar os tomos entre si, para formar molculas e ies?
os electres passam a ter uma rbita comum aos dois tomos cada um dos tomos passa a possuir carga elctrica, de sinal oposto,

o que um origina uma atraco mutua.

27-02-2011 - Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

Tipos de Materiais: ..misturas homogneas ou solues


As molculas constitudas por tomos ligados atravs de ligaes covalentes, podem ser: Molcula apolar aquela que em que a nuvem electrnica est distribuda uniformemente em torno dos ncleos. Ex. molcula de O2 Molcula polar aquela que em que a nuvem electrnica no uniforme, originando a existncia de pelo menos um plo positivo e um plo negativo Ex. molcula de H2O O / \ H H + +

+
27-02-2011 - Paulo Massa

+
7

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

Tipos de Materiais: ..misturas homogneas ou solues Processo de Dissoluo do Soluto no Solvente o fenmeno resultante da interaco soluto-solvente, que conduz formao de uma soluo (mistura homognea).
No existem solventes universais ..

Regra de ouro da dissoluo: semelhante dissolve semelhante.


Exemplo 1: uma substncia cujas molculas sejam polares (ex. gua), um bom solvente
de solutos que sejam constitudos por molculas polares ou ies;

Exemplo 2: uma substncia cujas molculas sejam apolares (ex. tetracloroeto de


carbono (Cl2C), usado nas lavagens a seco), um bom solvente de compostos constitudos por molculas apolares (ex. C6H14 gordura).

No caso particular da gua (molculas polares), temos que .. - substncias inicas e covalentes polares dissolvem-se bem em gua quer elas sejam: - slidas, como os sais (ex. sal cozinha NaCl);
- lquidas, como o etanol e outros lquidos polares; - gasosas como o amonaco, o oxignio (O2), ou o dixido de carbono (CO2)

- substncias covalentes apolares dissolvem-se mal em gua.


27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 8

Tipos de Materiais: ..misturas homogneas ou solues


Exemplo: dissoluo em gua do composto inico, cloreto de sdio (sal da cozinha) (figura 1). -O NaCl um sal, e como todos os sais, na presena de gua separa-se nos seus ies (dissoluo)
H 2O Na + ( aq ) + Cl ( aq ) NaCl ( s )

Figura 1.

-A dissoluo consiste numa interaco io-dipolo, entre ao ies do sal e as molculas da gua (solvente) (figura 2) que vai .. .. desfazer a malha tridimensional do composto inico, FILME: Dissociao de Sal em gua Figura 2

Hidratao: o processo pelo qual as molculas de gua (solvente polar), rodeiam um composto polar ou inico, dissolvendo-o sem formar uma nova substncia. Solvatao: a dissoluo em que o solvente no a gua.
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 9

Tipos de Materiais: ..misturas homogneas ou solues

As solues podem ser slidas, lquidas ou gasosas, de acordo com o estado fsicos iniciais dos componentes da soluo (solvente determina o estado fsico da soluo) Soluto Solvente Gs Lquido Slido
Ex. ar

Gs Soluo gasosa Soluo lquida


Ex. oxignio no sangue

Lquido Soluo gasosa


Ex. vapor gua no ar

Slido Soluo gasosa


Ex. ar c/ iodo sublimado

Soluo lquida
Ex. etanol na gua

Soluo lquida
Ex. gua salgada

Soluo slida
Ex. hidrognio em paldio

Soluo slida
Ex. amalgama de mercrio

Soluo slida
Ex. ligas metlicas

SEPARAO: No se separam nem por sedimentao, nem por filtragem.


27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 10

Tipos de Materiais: ..misturas heterogneas disperses coloidais


2. ..heterogneas..

so constitudas por um dispersante e por um ou mais dispersos;

-Nas misturas heterogneas os dispersos so insolveis no dispersante (contrariamente ao que se passa nas solues): os componentes da mistura so perceptveis (apresentam um aspecto heterogneo);
(a visualizao dos componentes no , necessariamente feita, a olho nu, podendo ser detectados no microscpio ou separados numa centrifugadora)
Exemplos misturas observveis vista desarmada: Exemplos misturas no observveis vista desarmada: ar (mistura de gases); sangue.

gua e azeite
(imiscveis);

granito (observamse gros de quartzo branco, mica preta e feldspato rosa e outros minrios).
27-02-2011 - Paulo Massa

Leite.
11

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

Tipos de Materiais: ..misturas heterogneas disperses coloidais (continuao)


2.1 ..Disperses Coloidais - so misturas nas quais um ou mais dos seus constituintes, apresenta pelo menos uma dimenses entre 1 a 1000 nanmetros (partculas pequenas). -Tem aspecto uniforme a olho nu, mas ao microscpio ou por centrifugao, possveis de se distinguirem as partculas dispersas, -As partculas do disperso podem ser bolhas de gs, gotas lquidas ou partculas slidas. Meio disperso dispersante Gs Gs Nenhum (todos os gases so solveis) Espuma Ex. claras em castelo Lquido Aerossol lquido Ex. Emulso Ex. leite, maionese, cremes, sangue Slido Aerosol com partculas slidas Ex. fumo, p Soluo lquida Ex. tintas Slido Ex. pedras preciosas(rubi e safira)
12

Lquido

Slido

Espuma slida Gel Ex. espumas isolantes Ex. gelatina, geleia, queijo

27-02-2011 - Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

Tipos de Materiais: ..misturas heterogneas disperses coloidais (continuao)


SEPARAO: - os componentes da mistura ..no se separam por aco da gravidade; - possvel separ-las por ultrafiltragem (filtros extremamente finos) ou por ultracentrifugao (centrifugadoras extremamente potentes).

Efeito de Tyndall: -Os colides dispersam fortemente a luz, pois as partculas dispersas tm tamanhos semelhantes ao comprimento de onda da luz visvel. -Este fenmeno permite distinguir as solues dos colides, pois as solues no dispersam a luz.
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 13

Tipos de Materiais : ..misturas heterogneas suspenses


2.2 ..Suspenses um tipo de mistura heterognea formada por partculas slidas com dimenso >1m. Exemplos: gua com areia fina; farinha com gua; sumo de laranja.

O sumo de laranja recm espremido uma mistura aparentemente homognea. Porm, se esperarmos um pouco, a polpa da laranja deposita-se no fundo do copo sob a aco da gravidade.

SEPARAO: os componentes da mistura .. -colocada a suspenso em repouso, as partculas dispersas precipitam no fundo do recipiente; -podem ser separadas por filtragem
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 14

Tipos de Materiais
Processos fsicos de separao dos componentes de uma mistura: Cada um dos Processos de Separao a apresentar, no de aplicao universal -Cromatografia (baseia-se nas diferentes capacidades -Filtrao das substncias em aderir s superfcies de -Separao magntica
diferentes slidos, como papel e o amido)

Figura - Separao cromatogrfica de tinta de caneta

-Destilao

-Decantao -Centrifugao

27-02-2011 - Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

15

FILME: Decantao, Filtragem e Destilao

Tipos de Materiais (naturais, sintticos e artificiais, e os processados)

Materiais

Substncias

Misturas (disperses)

Elementares Naturais Artificiais

Compostos

Homogneas

Heterogneas

Solues

Disperses Coloidais
Sangue: mistura de vrias substncias insolveis, e em que pelo menos uma delas tem dimenses entre 1nm e 1m

Suspenses
Farinha e gua (substncias insolveis, e em que algumas partculas tm dimenses > 1m)
16

Ex. Ar; H2; O2

CO; CO2; NH4

Sal de cozinha (NaCl) dissolvido em gua

Exerccios 1; 2; 3; 4 da 1 Serie 27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

Mineralizao das guas

TIPOS de GUAS
Consideram-se 2 grandes grupos de guas naturais:

-guas doces; -guas salgadas.

CICLO DA GUA
http://www.cricketdesign. com.br/abril/ciclodaagua/

a continua circulao da gua no nosso planeta

27-02-2011 - Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

17

Mineralizao das guas

CICLO DA GUA

http://www.cricketdesign.com.br/abril/ciclodaagua/

a continua circulao da gua no nosso planeta Envolve as seguintes fases 1) Transferncia da gua da superfcie terrestre para a atmosfera - Evaporao: tem origem na radiao solar que incide sobre a Terra, e que provoca a evaporao da gua dos oceanos, dos rios, dos lagos, e da gua existente no solo. - Transpirao: a transferncia da gua da superfcie terrestre para a atmosfera tambm ocorre por meio da transpirao das plantas e dos animais - Sublimao: passagem directa da gua no estado slido (neves eternas das altas montanhas e dos glaciares dos Polos Norte e Sul), para o estado gasoso. 2) Formao de Nuvens (condensao na mdia atmosfera da gua evaporada): -a gua em forma de vapor, transportada pelas massas de ar para regies mais altas da atmosfera. - L em cima, ao ser submetida a baixas temperaturas, o vapor condensa e liquefaz-se, surgindo as nuvens.
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 18

Mineralizao das guas

CICLO DA GUA

http://www.cricketdesign.com.br/abril/ciclodaagua/

3)Precipitao da gua na forma de chuva: - Quando as nuvens ficam carregadas de pequenas gotas, estas renem-se formando gotas maiores que se tornam pesadas e caem sobre a superfcie terrestre - Dependendo das condies do clima (mais ou menos frio), a gua pode chegar ao solo em forma de Chuva, Granizo ou Neve. 4)Escoamento da gua da chuva: a gua da chuva que precipita sobre o planeta tem diferentes destinos. 1.Uma cai directamente nos reservatrios de gua, como os rios, lagos e oceanos. 2.Outra parte ca sobre a superfcie terrestre. Nesse caso, a gua segue dois percursos diferentes: 2.a. Uma parte escoa sobre a superfcie do solo, alimentando lagos, rios, que por sua vez desaguam no mar 2.B Outra parte infiltra-se no solo e nas rochas, atravs dos seus poros e fissuras, alimentando as reservas subterrneas de gua, chamadas de lenis freticos.
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 19

Mineralizao das guas

MINERALIZAO DA GUA DOCE NATURAL


o processo pelo qual a gua da chuva, escoando-se superfcie do solo ou ao infiltrar-se no solo, entra em contacto com esse solo, dissolvendo alguns dos sais minerais presentes no solo. sais minerais so substancias inorgnicas formados por ies.

Escoamento superfcie

Na presena da gua geralmente os sais minerais dissolvem-se; Os sais minerais com maior presena nas guas naturais so o clcio, o fsforo, o magnsio, o potssio, o sdio, o ferro, o fluor e a slica (SiO2). originando solues (misturas homogneas).
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 20

Mineralizao das guas A gua atravessa as diversas camadas de rocha at atingir o chamado lenol fretico, onde esta ficar armazenada, alimentando os rios, mares e fontes com surgncia natural e ou mecnicas (poos artesianos).

Escoamento superfcie

Durante o processo de infiltrao a gua sofre um processo de aquecimento (a cada 30 metros que descemos a partir da superfcie terrestre temos o aumento de 1C) e mineralizao, incorporando os elementos qumicos presentes pelas camadas por que passa. Ao brotar numa nascente, a gua mineralizada naturalmente passa por um processo de arrefecimento, chegando superfcie com uma temperatura mais baixa.
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 21

Equilbrio de Solubilidade: Importncia na Mineralizao das guas Reforo da Mineralizao das guas: Influncia da Dissoluo do CO2 em gua Ainda que a presso do CO2 na atmosfera no seja significativa, o seu efeito na mineralizao das guas importante: (1) H2O(l) + CO2 (g) H2CO3 (aq)
A gua ao dissolver o CO2 da atmosfera, produz solues de gua c/ elevado teor em cido carbnico (H2CO3), composto que favorece a mineralizao da gua.

De que forma que o cido carbnico (H2CO3), favorece a mineralizao da gua?


O cido carbnico (H2CO3) reage com o carbonato de clcio (CaCO3) (principal componente de rochas como os calcrios), dissolvendo as rochas segundo a reaco:

(2) H2CO3 (g) + CaCO3 Ca2+ (aq) + HCO3O+ (aq) Concluso:

-maior quantidade de CO2 dissolvido na gua, produz mais cido carbnico (H2CO3), favorece o sentido directo da reaco (2), dissolvendo mais CaCO3 (dissolve as rochas), e favorecendo assim a mineralizao da gua. - menores presses de CO2 dissolvido na gua, favorecem o sentido indirecto da reaco (2), provocando a formao do carbonato de clcio (CaCO3), i.e rocha.

27-02-2011 - Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

22

Equilbrio de Solubilidade: Importncia na Mineralizao das guas


Reforo da Mineralizao das guas: Influncia do pH de uma Soluo

O pH da soluo afecta a solubilidade dos solutos. Exemplo: consideremos o processo de dissoluo do hidrxido de alumnio Ca(OH) 2 (s) na gua: Ca(OH)2(s) Ca2+(aq) + 2 OH- (aq)

Pelo princpio de Le Chatelier, verifica-se que: - se tivermos uma soluo com pH mais elevado (i.e com maior concentrao de ies OH- em soluo), => o equilbrio desloca-se no sentido da formao de Ca(OH)2 slido, reduzindo a solubilidade do sal;

- se tivermos uma soluo com pH mais baixo (i.e com menor concentrao de ies OH- em soluo) => o equilbrio desloca-se no sentido da dissoluo de Ca(OH)2, aumentando a solubilidade do sal.
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 23

Mineralizao das guas

PROPRIEDADES das GUAS DOCES NATURAIS


O processo de mineralizao da gua no igual em todo o planeta. Ele depende das caractersticas geolgicas de cada regio, nomeadamente: -da composio do solo; -do tempo de circulao no subsolo. Nestas circunstancias, as caractersticas de uma gua natural dependem do tipo de solos que atravessa, antes de ser recolhida Exemplo: em solos cidos a gua ser mais cida, em solos alcalinos,ser alcalina, e assim por diante.

27-02-2011 - Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

24

Mineralizao das guas


Quantificao da Mineralizao das guas A mineralizao pode ser expressa de vrias maneiras, por exemplo atravs: -do quociente da massa de material inorgnico existente por litro de gua, [mg/ l de gua], ou [g/kg de gua], ou [ppm]. -da sua condutividade (uma vez que existe uma relao entre a concentrao de ies dissolvidos na gua e a resistncia que oferece passagem de corrente elctrica). Ex. Uma condutividade anormalmente elevada pode ser sinnimo de poluio de origem inorgnica. Composio das guas Doces Naturais As espcies qumicas inicas mais comuns em guas doces naturais para consumo humano esto indicadas no quadro.
27-02-2011 - Paulo Massa Concentrao ( mol dm-3 ) 9,5X10-4 4,0X10-4 1,5X10-4 3,0X10-4 2,5X10-4 1,0X10-4 25

Espcies inicas HCO3- (bicaburnatos) Ca2+ (clcio) Mg2+ (magnsio) Na+ (sdio) Cl- (cloro) SO4 2- (sulfatos)

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

GUA: Importncia do Estudo das Solues e das Reaces Aquosas

TIPOS DE GUAS DOCES NATURAIS PARA CONSUMO HUMANO


As guas disponveis para consumo do Homem, podem ser agrupadas em trs tipos diferentes: -guas Minerais Naturais; -guas de Nascente; -Outros tipos de guas consumveis. 1. As guas minerais naturais encontram-se no subsolo a grandes profundidades e tm um tempo de armazenamento no subsolo muito grande. so guas sem elementos de poluio e a sua composio qumica totalmente natural, sendo provocada pela interaco gua/rocha, possuindo oligo-elementos benficos vida humana. tm por isso uma composio qumica especfica, mantendo as suas caractersticas ao longo do tempo. 2.As guas de nascente tm um tempo de circulao subterrnea curto relativamente s guas minerais naturais. =>decorrente do curto perodo de circulao, a presena de sais minerais nas guas de nascente no constante ao longo do ano.
16-03-2011 Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD6 - Reaces de cido-base e de oxidao-reduo 26

GUA: Importncia do Estudo das Solues e das Reaces Aquosas Composio da gua engarrafada:
Os minerais mais comuns nas guas naturais so o clcio, o fsforo, o magnsio, o potssio, o sdio, o ferro, o fluoreto e a slica.

Exerccio 5 da 1 serie X

16-03-2011 Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD6 - Reaces de cido-base e de oxidao-reduo

27

Mineralizao das guas

MINERALIZAO DAS AGUAS DO MAR

27-02-2011 - Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

28

Mineralizao das guas Quantificao da Dissoluo de Sais nas guas


A dissoluo de sais na gua expressa pela Salinidade da gua, que definida como:

Salinidade [ g/kg]= massa sais dissolvidos [g] / massa gua [kg]

Composio das guas do Mar


Tem cerca de 86 minerais, sendo as espcies qumicas inicas mais comuns, as indicadas no quadro.
Nota 1: % expressa a concentrao em massa. Nota 2: mais de 99% das substncias dissolvidas na gua do mar so sais, que provm : - arrastamento de sais para os oceanos atravs dos rios; -emisses feitas por vulces submarinos.
Espcies inicas ClNa+ SO4 2- (sulfatos) Mg2+ Ca2+ K+ HCO3 -(bicaburnatos) Br Outros % (m/msais) 55,0 30,6 7,7 3,7 1,2 1,1 0,4 0,2 0,1 g/kg de gua) 19,00 10,00 2,50 1,30 0,40 0,04 0,10 0,07 0,04

a concentrao de espcies inicas presentes na gua do mar maior (maior condutividade) do que a presente na gua doce.
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 29

Mineralizao das guas


em termos percentuais, a salinidade mdia do mar de 3,5%, a salinidade nos diferentes mares, varia entre 7 a 43 g/kg, como se mostra na figura.
Oceano Atlntico: 3,54 % Oceano ndico: 3,48 % Oceano Pacfico: 3,45 % Mar Bltico: 0,8 % Mar Mediterrneo: 3,74 % Mar Negro: 1,7 - 1,8 % Golfo Prsico: 4 % Mar Vermelho: 4 % Mar Cspio: 1,3 % Mar Morto: 27 %

27-02-2011 - Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

30

Desmineralizao das guas: Dessalinizao e escassez de gua potvel A gua doce utilizada pelos humanos no consumo dirio, extremamente rara em relao gua salgada: s 2,5% da gua do Planeta Terra doce. Quais so as formas alternativas (no natural) de obteno de gua doce? -Reaproveitamento da gua doce poluida (quando tal for possivel); -Reciclagem da gua doce poluida, realizada nas estaes de tratamento de gua e esgoto; -Dessalinizao da gua salgada, realizada em grandes instalaes por processos fsico-qumicos.

Dessalinizao: consiste em retirar o excesso de sal e outros minerais


da gua, por um de vrios processos fsico-qumicos. Obtm-se: - gua doce; - sal de cozinha(subproduto)
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 31

Desmineralizao das guas: Dessalinizao e escassez de gua potvel

Instalaes de Dessalinizao no Mundo


No mundo inteiro, h 13.800 instalaes de dessalinizao que produzem no total mais de 45,5 bilhes de litros de gua por dia.

Em que situaes que a dessalinizao da gua muito utilizada? -em regies onde a gua doce escassa como no Mdio Oriente, na Austrlia, no Caribe, -Quando de difcil acesso,como em navios transatlnticos e submarinos. O Mdio Oriente, em 2007, produzia trs quartos de toda a gua dessalinizada do Planeta Terra. FILMES: Instalaes de Dessalinizao no Mundo ..
1_DESSALINIZACAO_EscassezAguaPotvel_BaiaTampa_Florida_OsmoseInv_Discovery Channel; 2_DESSALINIZAO_EscassezAguaPotvel_Riade_OsmoseInv
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 32

Desmineralizao das guas: Dessalinizao e escassez de gua potvel

Quais so os Processos Usados na Dessalinizao?


So vrios mtodos disponveis para realizar a dessalinizao, mas apenas dois deles representam 88% do volume global da dessalinizao (osmose inversa e a destilao multiestgios) : 1. Osmose inversa: o processo mais rentvel

a) processo espontaneo, no qual as moleculas da gua passam atravs de uma membrana semipermevel (c/ poros microscpicos que retm os sais), da soluo de menor para a de maior concentrao.
27-02-2011 - Paulo Massa

b) aplica presso do lado da soluol onde maior a concentrao, obrigando a gua a passar pela membrana, da soluo de maior para a de menor concentrao.
33

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

Desmineralizao das guas: Dessalinizao e escassez de gua potvel

2. Destilao Multiestgios
- o processo mais antigo, e tambm o mais utilizado; -Consiste na vaporizao da gua (aquecimento da gua salgada a 110C), seguida de condensao do vapor de gua pura (arrefecimento); - um processo eficaz mas de elevado custo energtico, e consequentemente muito caro (mudana de estado fsico de uma mole de gua necessita de 40,8 kJ).

3. Destilao Trmica
-recorre energia solar para levar a cabo a destilao da gua do mar; -consiste na evapora a gua salgada, separando o lquidos dos sais; -tem custos muito inferiores ao da destilao multiestgios cujo aquecimento forado; - um processo muito lento e necessita de muito espao para a colocao das unidades de produo.
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 34

Desmineralizao das guas: Dessalinizao e escassez de gua potvel

4. Congelamento:
-Consiste em congelar a gua do mar produzindo gelo sem sal; -No descongelamento do gelo sem sal obtm-se a gua doce.

27-02-2011 - Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

35

Desmineralizao das guas: Dessalinizao e escassez de gua potvel

Sero as guas Pouco Mineralizadas Saudveis para Consumo Humano? Ateno!


perigoso consumir guas muito pouco mineralizadas

-A gua pouco mineralizada (destilada/dessalinizada), sendo essencialmente gua livre de sais minerais, muito agressiva para os organismos vivos, pois tende a dissolver as substncias com as quais entra em contacto: - No organismo, ela causa a rpida perda de electrlitos (sdio, potssio, cloreto) e minerais como o magnsio, .. irregularidades no batimento do corao e eleva a presso arterial, o que aumenta o risco doena arterial coronria; aumenta o risco de osteoporose, osteoartrite, hipotireoidismo, potencia uma longa lista de doenas degenerativas, geralmente associado com o envelhecimento prematuro. -Aos alimentos cozinhados com estas guas, retira-lhes os minerais, reduzindo-lhes deste modo o seu valor nutricional;

gua dessalinizada para utilizaes humanas deve ser corrigida, adicionando alguns sais, tais como hidrogenocarbonato de sdio e o sulfato de magnsio.
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 36

Equilbrio de Solubilidade: Importncia do Equilbrio de Solubilidade nos


Ambientes Naturais e Industriais

um fenmeno fsico presente em muitas situaes do quotidiano, quer na natureza quer na industria ...
Dissoluo dos mrmores e dos calcrios dos edifcios, produzido pelas chuvas cidas;

Formao de estalactites e estalagmites nas grutas, por dissociao de materiais calcrios (CaCO3);

Lenta dissociao das conchas e ossos, cujas partculas se depositam no fundo do mar devido baixa solubilidade do CO2 na gua (mar contm 10000 vezes mais C do que o existente em todos os organismos vivos).
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 37

Equilbrio de Solubilidade: Importncia do Equilbrio de Solubilidade nos


Ambientes Naturais e Industriais

Lixiviao das guas (dissoluo dos poluentes na gua da chuva):

- nitratos (provenientes de fertilizantes agrcolas, das fezes animais, lixeiras, ..);

- metais pesados (provenientes das industrias qumicas, metalrgicas, mineiras, ..); -hidrocarbonetos (provenientes de fugas de combustveis); -leos, gorduras e matria orgnica (resultantes das industrias de curtumes, papel, lixeiras,..). Dificuldade em despoluir as guas, devido elevada solubilidade de muitos dos poluentes, o que dificulta a sua precipitao.
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 38

Equilbrio de Solubilidade: Processo de Dissoluo e o


Processo de Precipitao

Solubilidade a quantidade mxima de soluto que possvel dissolver num


determinado volume de solvente, a uma dada temperatura T.

Equilbrio de Solubilidade: resulta de 2 processos base


Cristalizao (def): o processo que ocorre quando as condies a que a soluo est submetida se alteram (ex. temperatura), resultando um excesso de soluto dissolvido, que acaba por precipitar sob a forma de cristais.

Processo de dissoluo de solutos


27-02-2011 - Paulo Massa

Processo de precipitao de solutos dissolvidos


39

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

Equilbrio de Solubilidade: Solubilidade


Formao de uma Soluo
A - Adiciona-se um slido a um determinado volume de gua. B - Passados alguns minutos, a soluo toma uma colorao devida dissoluo do soluto, e existe j menos soluto slido do que em A C - Passado mais algum tempo, a cor da soluo intensifica-se, e a quantidade de soluto no dissolvido menor do que em B. D - Passado mais algum tempo, a cor da soluo e a quantidade de soluto no dissolvido parecem as mesmas que em C.
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 40

Equilbriode Solubilidade:Equilbrio de Solubilidade Equilbrio Heterogneo: Grau de Solubilidade


Diz-se que:

A e B Solues Insaturadas ou No Saturadas: acontece quando a proporo entre soluto e solvente inferior ao valor da solubilidade.

C e D - Solues Saturadas: acontece quando a proporo entre soluto e solvente na soluo igual ao valor da solubilidade.

nas solues saturadas existe equilbrio qumico dinmico heterogneo (duas fases) entre os ies dissolvidos e os ies presentes no slido depositado no fundo do frasco.
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 41

Equilbrio de Solubilidade: Grau de Solubilidade


No equilbrio qumico dinmico heterogneo, a partir de um instante t, temos que: - a velocidade de dissoluo iguala velocidade de precipitao. - a concentrao dos ies em soluo permanece constante - a condutividade tende a permanecer constante

27-02-2011 - Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

42

Equilbrio de Solubilidade: Grau de Solubilidade


Quando uma soluo saturada, sofre uma variao controlada de temperatura (aquecimento/arrefecimento), em que a solubilidade na nova condio menor, o soluto permanece dissolvido. E

E Solues Sobressaturadas: so solues que contm maior quantidade de soluto do que o valor da sua solubilidade.
Soluo Saturada temperatura T1

Controlada Temperatura

Soluo Sobressaturada temperatura T2

Estas solues so extremamente instvel. Qualquer vibrao faz precipitar a quantidade de soluto dissolvido em excesso.
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 43

Equilbrio de Solubilidade: Grau de Solubilidade


Quantificao da Solubilidade

Para as solues slido-lquida (solutos-solvente), a solubilidade pode exprimir-se em qualquer das seguintes quantificadores:
- Quantidade de soluto [mol] por volume de soluo [dm3] - Massa de soluto [g] por volume de soluo [dm3 ou l]; - Massa de soluto [g] por 100 g de gua. [mol/dm3] [g/dm3] ou [g/l] [mol/100 g gua]

Assume-se como referencia para a classificao da maior ou menor solubilidade de um composto temperatura ambiente, os seguintes valores de concentrao molar:
Solveis: Medianamente solveis: Pouco solveis:
27-02-2011 - Paulo Massa

s > 0,1 mol/dm3 1X10-4 < s < 0,1 mol/dm3 s < 10-4 mol/dm3
(ex. 0,0001 mole de soluto dissolvido num dm3 de soluo)
44

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

Equilbrio de Solubilidade: Aspectos Quantitativos


Aspectos Quantitativos: Constante do Produto de Solubilidade (Ks) Como j vimos .. -quando a uma soluo lquido-slido saturada se adiciona mais slido, este excedente vai depositar-se no fundo do copo (precipitado); -nesta altura existe um equilbrio qumico heterogneo (duas fases) dinmico entre os ies dissolvidos e os ies presentes no slido depositado.

Como em todos os equilbrios qumicos, tambm aqui existe uma constante de equilbrio que depende unicamente da temperatura (constante do produto de solubilidade ou simplesmente constante de solubilidade (Ks)).

27-02-2011 - Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

45

Equilbrio de Solubilidade: Aspectos Quantitativos


Aspectos Quantitativos: Constante do Produto de Solubilidade (Ks) Para cada soluo, Ks definida por uma expresso obtida a partir da equao qumica de dissoluo/precipitao do composto.

Exemplo: para o sal pouco solvel PbI2 ..

PbI2 (s)

Pb2+ (aq) + 2I- (aq)

a constante de solubilidade Ks , a constante da reaco


PbI2 pouco solvel => [PbI2] ~ 1

Ks = ( [Pb2+] x [I-]2 ) / [PbI2] ~ [Pb2+] x [I-]2


que depende unicamente da temperatura.
27-02-2011 - Paulo Massa Exerccios 1; 2 da 2 Serie 46 EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

Equilbrio de Solubilidade: Aspectos Quantitativos


Tabela da constante Ks, para alguns compostos inorgnicos em solues aquosas, temperatura padro de 25C

Tabela da constante Ks, de Sais e Hidrxidos em solues aquosas, temperatura padro de 18C (g soluto/100g gua)

27-02-2011 - Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

47

Equilbrio de Solubilidade: Aspectos Quantitativos


Aspectos Quantitativos: Calculo da Solubilidade de um Composto Solubilidade do Composto:

s [mol/dm3]

Solubilidade do composto (s) est relacionada com a concentrao dos ies em soluo, pelos coeficientes estequiomtricos da equao qumica:

PbI2 (s)

Pb2+ (aq) + 2I- (aq) =>

s = [Pb2+]; 2s = [I-].

Aspectos Quantitativos: Relao de Ks com s


Seja a constante de solubilidade:

Ks = [Pb2+] x [I-]2 Ks = s x (2s)2 = 4s3


48

A relao entre Ks e s :
27-02-2011 - Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

Equilbrio de Solubilidade: Aspectos Quantitativos


CONCLUSES - Aspectos Quantitativos: A solubilidade de um composto (S) pode ser determinada de uma de duas formas:
1 a partir das concentraes das espcies qumicas resultantes da dissociao do composto; exemplo: s = [PbI2 ] = [Pb2+];

ou

2s = [I-] => s = [I-] /2

2 a partir da expresso da constante de solubilidade da reaco qumica de dissociao do composto; exemplo: K = s x (2s)2 = 4s3 s = ( K / 4 )1/3
s s

A comparao da solubilidade molar entre diferentes compostos efectuada por comparao das suas solubilidades (si), a uma mesma temperatura T.
Aplicao: a comparao por exemplo importante para estabelecer o processo de separao
por evaporao do solvente, dos sais de uma soluo : sais cristalizam por ordem crescente de solubilidade (cristalizam primeiro os menos solveis e s depois os mais solveis).
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 49
Exerccios Aspectos Quantitativos: 1; 2; 3

Equilbrio de Solubilidade: Alterao do Estado de Equilbrio de Solubilidade Principio de Le Chtelier Se for imposto a um sistema qumico em equilbrio, uma alterao da concentrao de algum dos seus constituinte, da temperatura ou da presso, a composio do sistema deslocar-se- no sentido de contrariar a alterao a que foi sujeito.

Factores que Afectam a Solubilidade de um Soluto


- Tipo de solvente; - Temperatura soluo; - Presso a que se encontre a soluo (em gases). Nota: a solubilidade no afectada pelo estado de diviso do soluto ou pela agitao da soluo, que s fazem com que o soluto se dissolva mais depressa no solvente.
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 50

Equilbrio de Solubilidade: Alterao do Estado de Equilbrio de Solubilidade Solubilidade de Sais em gua dependncia da Temperatura
-A solubilidade dos sais (slidos) em gua: -varia com a temperatura: geralmente aumenta com o aumento da temperatura, -varie de sal para sal, como mostra a figura. -quando a reaco de dissoluo um fenmeno exotrmico, a soluo liberta calor e a solubilidade diminui com o aumento da temperatura (ex. xido de clcio). -quando a reaco de dissoluo um fenmeno endotrmico, a soluo absorve calor e a solubilidade aumenta com o aumento da temperatura;

NaCl (s) + energia


27-02-2011 - Paulo Massa

H2O

Na+ (aq) + Cl- (aq)

(reaco endotrmica)
51

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

Equilbrio de Solubilidade: Alterao do Estado de Equilbrio de Solubilidade

Como que se interpreta a curva de Solubilidade S=f(Temperatura)?


- A T=20, se se adicionar a 100 g de gua .. (1) .. 20,0 g de KNO3, obtm-se uma soluo insaturada; (2) .. 31,6 g de KNO3, obtm-se uma soluo saturada sem excesso de slido
40

(3) .. 40,0 g de KNO3, obtm-se uma de duas situaes: - Na maioria dos casos, uma soluo saturada com precipitao do excesso de soluto (deposito de slido no fundo do recipiente);

32 20

- Em casos excepcionais, uma soluo sobressaturada, (sem presena de slido depositado no fundo do recipiente); Exerccio 1 e 2 da 3 serie
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 52

Equilbrio de Solubilidade: Alterao do Estado de Equilbrio de Solubilidade


Solubilidade de Sais e Hidrxidos em gua
Solveis em gua Excepes mais importantes (muito pouco solveis)

Todos os sais de Na+, K+ e NH4+ Todos os nitratos e percloratos Todos os acetatos Todos os sulfatos Todos os cloretos, brometos e iodetos Solubilidade moderada em gua CaSO4 , Ag2SO4 e Ca(OH)2 Pouco solveis em gua Todos os carbonatos e fosfatos Todos os hidrxidos Todos os sulfuretos
27-02-2011 - Paulo Massa

AgCH3COO BaSO4 , SrSO4 , HgSO4 e PbSO4 AgX , Hg2 X2 e PbX 2 (X = Cl-, Br-, I-) Excepes S precipitam em solues muito concentradas. Excepes mais importantes (solveis) Do grupo 1 e de NH4 + Do grupo 1 e Ba 2+ e Sr 2+ Dos grupos 1 e 2
53

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

Equilbrio de Solubilidade: Alterao do Estado de Equilbrio de Solubilidade Solubilidade de Sais em gua dependncia da concentrao das espcies inicas (efeito do io comum)
EFEITO DO IO COMUM: a solubilidade de um composto diminui, quando soluo em equilbrio de que ele faa parte, se adiciona um outro composto que tenha um io comum (igual) ao j existente na soluo.

Exemplo: seja a equao de dissociao do sulfato de alumnio (Al2(SO4)3),

Al2(SO4)3 (s)

2 Al3+ (aq) + 3 SO42- (aq)

Se a uma soluo saturada de sulfato de alumnio (Al2(SO4)3), se adicionar outros sais solveis que contenham o catio alumnio Al3+, ou o anio sulfato SO42 (ies comuns), o equilbrio evolui no sentido de contrariar essa alterao ( Princpio de Le Chatelier), ou seja, no sentido inverso (da direita para a esquerda); portanto, vai haver uma diminuio da solubilidade do composto Al2(SO4)3.
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 54

Equilbrio de Solubilidade: Alterao do Estado de Equilbrio de Solubilidade Solubilidade de Gases em gua Exemplos de Solues Aquosas com gs: (1) oxignio (O2) e dixido de carbono (CO2) dissolvido na gua dos rios/mar, de onde os peixes retiram o oxignio para o seu processo de respirao (produto natural). (2) o oxignio (O2) e dixido de carbono transportado pelo sangue (produto natural); (3) dixido de carbono (CO2) contido nas bebidas gaseificadas (produto industrial);

27-02-2011 - Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

55

Equilbrio de Solubilidade: Alterao do Estado de Equilbrio de Solubilidade


Variao da Solubilidade dos Gases com a Temperatura da Soluo

Quando se aquece gua, h libertao de bolhas de gs que esto dissolvidas na gua.

=>

A solubilidade dos gases em gua tende a diminuir com o aumento da temperatura da soluo.
Solubilidade do CO2 em gua

27-02-2011 - Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

56

Equilbrio de Solubilidade: Alterao do Estado de Equilbrio de Solubilidade


Variao da Solubilidade dos Gases com a Presso da Mistura

No momento em que se abre uma bebida gaseificada, ouve-se um estampido, que corresponde libertao de gs contido no liquido; => o que significa que quando uma bebida est fechada, se encontra a uma presso superior a quando est aberta.

quanto maior for a presso a que um gs esteja sujeito, mais gs se vai dissolver no lquido (Lei de Henry).

i.e.
a solubilidade dos gases em gua tende a aumentar com o aumento da presso da soluo (Lei de Henry).
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 57

Equilbrio de Solubilidade: Alterao do Estado de Equilbrio de Solubilidade


Variao da Solubilidade dos Gases com a Temperatura e a Presso Mistura

P Solubilidade Solubilidade do O2 (atm) do CO2


(g/100 g H2O) (g/100 g H2O)

q (C) 0 10 20 30 40 50

Solubilidade do CO2 (g/100 g H2O)

Solubilidade do O2 (g/100 g H2O)

0 10 20 30 40 50

0,0 1,6 3,2 4,8 6,4 8,0

0,00 0,15 0,30 0,45 0,60 0,75

0,338 0,235 0,173 0,131 0,105 0,086

0,0070 0,0055 0,0045 0,0038 0,0034 0,0030

27-02-2011 - Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

58

Equilbrio de Solubilidade: Dureza da gua


O que a Dureza de uma gua? um parmetro qumico caracterstico da qualidade das guas de abastecimento domstico e industrial; a propriedade relacionada com a concentrao de caties metlicos bivalentes dissolvidos na gua, .. - especialmente de clcio (Ca2+) e de magnsio (Mg2+); - tm papel secundrio os ies de zinco (Zn2+) e de estrncio (Sr2+); - por vezes considerada a contribuio dos ies alumnio (Al2+) e ferro (Fe2+). quase toda a dureza provocada pela presena de Ca2+ e Mg2+, associados a sulfatos (SO42-), cloretos (Cl-), nitratos (NO3-), carbonatos (CO3- 2) e bicarbonatos (HCO3-). Ca+2 HCO3- e CO3-2 Principais caties Mg+2 HCO3-; CO3-2 e SO4-2 causadores de dureza,
e os anies mais importantes a que esto associados:
Sr+2 Fe+2 Mn+2 ClNO-3 SiO3-2

Estes caties surgem na gua pelo contacto da gua com certos materiais como o calcrio (CaCO3) ou a dolomite (CaMg(CO3)2), em depsitos subterrneos.
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 59

Equilbrio de Solubilidade: Dureza da gua


TIPOS DE DUREZA

Dureza Total = Dureza Temporria + Dureza Permanente


com: Dureza Total: mede a concentrao da totalidade dos ies bivalentes. Dureza Temporria ou Carbonada: eliminada por fervura da gua. Mecanismo de eliminao da dureza: calor elimina os caties de clcio e magnsio (causadores da dureza), ao promover a sua combinao com o io bicarbonato (HCO3-) e o io carbonato (CO3- 2) presentes na soluo, formando compostos insolveis em gua (ex. carbonato de clcio e de magnsio). Dureza Permanente ou No Carbonada: no eliminada por fervura da gua. devida principalmente ao contedo em sulfato de clcio (CaSO4) e sais de magnsio.
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 60

Equilbrio de Solubilidade: Dureza da gua


QUANTIFICAO A dureza da gua expressa geralmente em: mg de carbonato de clcio por litro (mgCaCO3/l) ou em - ppms

Nota: quanto maior for a concentrao de ies bivalentes, mais "dura" ser a gua. CLASSIFICAO das GUAS De acordo com o Decreto-Lei n 306/2007, de 27 de Agosto (regula a qualidade da gua para consumo humano), as guas so vulgarmente classificadas de acordo com o seu grau de dureza, da seguinte forma:
guas macias 0-75 mg de CaCO3 / l guas moderadamente duras 75-150 mg de CaCO3 / l guas duras 150-300 mg de CaCO3 / l guas muito duras > 300 mg de CaCO3 / l
27-02-2011 - Paulo Massa

-guas macias (solos de rocha de silcio e argilosas). -guas com durezas mdias

-guas duras (solos calcrios)


61

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

Equilbrio de Solubilidade: Dureza da gua


A gua potvel dura tem um .. EFEITO no CONSUMO HUMANO - tm sabor desagradvel (salobra); - dificulta a absoro da gua nos intestinos, quando tm dureza superior a 500 mgCaCO3/l. EFEITO nas UTILIZAES DOMSTICAS e INDUSTRIAIS 1.Indiferente: para a maioria dos usos a gua teria de ser muito dura antes de causar problemas. Exemplos: combate a incndio, rega do jardim, lavagem das ruas. 2.Benefico: quando alguns compostos qumicos presentes na gua dura, tais como os silicatos e o carbonato de clcio, inibem a corroso .. => previnem danos nas canalizaes; => evitam o uso de produtos anti-corroso (muitos deles txicos) na proteco das tubagens metlicas.
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 62

Equilbrio de Solubilidade: Dureza da gua


3.Desvantagens: As desvantagens surgem quando estamos perante guas com dureza superiores a 100 ppm : a) provocam prejuzos sensveis em trabalhos que envolvam o uso da gua com sabo; => so menos eficiente nas lavagens pois no dissolvem bem o sabo.
-os ies de Ca2+ e Mg2+ reagem com o sabo e formam um precipitado; -10 mg/l de CaCO3 provoca o desperdcio de 190 gramas de sabo puro, por metro cbico de gua)

Figura - Dureza da gua responsvel pela precipitao do sabo

27-02-2011 - Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

63

Equilbrio de Solubilidade: Dureza da gua


b)originam precipitaes com depsito de calcite.
=> podem entupir as canalizaes, sendo especialmente perigosas em caldeiras, mquinas de lavar e canos); Figura - Tubo de 6 polegadas de dimetro
fortemente incrustada, onde a passagem de gua foi reduzida em aproximadamente 60%.

c)originam precipitaes com incrustaes de ies de hidrogenocarbonato e de carbonato,


=> anti-estticas; em superfcies sujeitas a aquecimentos as incrustaes podem destacar-se (arrastando material do tubo), o que reduz a espessura do material, tornando-se potencialmente perigosas (acontece nos permutadores de calor de mquinas de lavar, caldeiras aquecimento, etc.).
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 64

Equilbrio de Solubilidade: Dureza da gua


APLICAES QUE EXIGEM A LIMITAO DA DUREZA DA GUA Uma de duas estratgias pode ser adoptada: 1 instalar os processos que exigem a limitao na dureza da gua, em locais onde isso acontece naturalmente Exemplo: Fabricao de txteis, onde o consumo de gua elevado. -os valores mximos admissveis para a dureza de uma gua na indstria txtil so de 70 mg/l), -Em Portugal estas industrias estabeleceram-se principalmente no Vale do Ave (Braga, Guimares e Famalico), onde a gua macia. 2 correco/reduo da dureza da gua - para concentraes inferiores a 100ppm, normalmente s economicamente vivel para fins industriais Exemplo: situaes onde a qualidade do produto final ou a eficincia dos equipamentos dependam de dureza da gua.
EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

27-02-2011 - Paulo Massa

65

Equilbrio de Solubilidade: Dureza da gua


PROCESSOS DE REDUO/ABRANDAMENTO DA DUREZA DA GUA

1 Fervura da gua
- Este processo aconselhado para pequenas quantidades de gua dura. Nota: o calor promove a combinao dos caties de clcio e magnsio, com anies carbonato e bicarbonato dispersos na gua dura, que precipitam sob a forma de compostos insolveis (ex. carbonato de clcio e de magnsio). - Para maiores quantidades de gua aconselha-se, antes de se ferver a gua, a adicionar: -uma suspenso de clcio (aumenta na gua a proporo dos anies, que aps aquecimento fazem precipitar os caties que a tornam dura); ou ento -pequenas quantidades de cido sulfrico (H2SO4) ou clordrico (HC) (aps aquecimento, fazem precipitar os caties que a fazem dura, na forma de sulfato de clcio (CaSO4) ou de cloreto de clcio (CaCl2)).
EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 66

27-02-2011 - Paulo Massa

Equilbrio de Solubilidade: Dureza da gua 2 Precipitao dos Caties por Reaco Qumica com Substancias Adicionadas
As substncias mais usadas so: -Hidrxido de Clcio (Ca(OH)2) (cal hidratada/apagada/extinta) mtodo mais barato - Hidrxido de Sdio (NaOH), - Carbonato de Sdio (Na2CO3), - Fosfato de Sdio (Na3PO4); - Sulfato de Alumnio (Al2(SO4)3).
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 67

Equilbrio de Solubilidade: Dureza da gua 3 Adio aos Detergentes de aditivos anti-calcrio


Consiste em adicionar aos detergentes agentes, que reagem com o catio Ca2+ e Mg2+, formando complexos solveis. Deste modo esses caties deixam de estar disponveis para precipitar sob a forma de carbonatos. Exemplo: Um produto muito usado com esta finalidade o Calgon, constituindo essencialmente por EDTA (acido etilenodiaminatetracetico), um cido tetraprtico, que se pode representar de uma forma simplificada por H4Y. A forma desprotonada deste cido, Y4, reage com o catio clcio ou com o catio magnsio, com a formao de complexos solveis:
Ca2+ (aq) + Y4 (aq) [CaY]2 (aq) Mg2+ (aq) + Y4 (aq) [MgYl2 (aq)

Os caties clcio e magnsio ficam "imobilizados" nestes complexos, deixando de ser possvel a precipitao dos respectivos carbonatos.
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 68

Equilbrio de Solubilidade: Dureza da gua 4 Abrandamento da gua por Permutao Inica


Consiste em fazer a gua dura, atravessar um permutador inico, que contem uma resina que captura os ies responsveis pela dureza (Ca2+ e Mg2+), substituindo-os por outros ies que no contribuem para a dureza da gua.
vulgar o uso de resinas designadas zelito (mineral constitudo por alumnio-silicato de sdio - NaAlZ) que captura os ons Ca2+ e Mg2+, substituindo-os por ies de Na+ e H+.

Nota: Com a continuao do tratamento, o zelito acaba por saturar, e tem de ser substitudo ou recuperado para a funo (atravs de um processo utilizando sal de cozinha).
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 69

Equilbrio de Solubilidade: Dureza da gua


-Estas resinas so constitudas por um anio

ligado a caties sdio. -Quando as resinas so atravessadas por uma gua dura, os caties clcio e magnsio vo ocupar o lugar dos caties sdio e estes so arrastados pela gua. -Obtm-se, assim, uma gua macia, uma vez que os caties clcio e magnsio foram substitudos pelo catio sdio, o qual no forma sais insolveis.

27-02-2011 - Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

70

Equilbrio de Solubilidade: Dureza da gua


5 Osmose Inversa (Filtragem)
As suas principais vantagens so: - a reduo da necessidade de regenerao do permutador inico; - a reduo do consumo de resina; - a significativa reduo da despesas na operao e manuteno do permutador. EXPERIENCIA: Depois de tudo o que estudou sobre Dureza de uma gua, imagine uma forma simples de comparar a dureza de duas guas
27-02-2011 - Paulo Massa EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo 71

BIBLIOGRAFIA
Fsica e Qumica - Ensino Profissional * Nvel 3; Qumica - Mdulos Q1/Q2/Q6, Extenses E.Q1/E.Q2; Teresa Sobrinho Simes, Maria Alexandra Queirs e Maria Otilde Simes; Porto Editora; 2009. Fsica e Qumica - Ensino Profissional * Nvel 3; Qumica - Mdulos Q3/Q4/Q5, Extenses E.Q3/E.Q4/E.Q5; Teresa Sobrinho Simes, Maria Alexandra Queirs e Maria Otilde Simes; Porto Editora; 2008. http://fisica10f.wordpress.com/2008/06/08/solucoes-dispersoes-coloidais-e-suspensoes/ Misturas. http://educar.sc.usp.br/quimapoio/misturas.html Morte precoce vem de beber gua destilada by Zoltan P. Rona MD MSc por Zoltan P. Rona MD MSc
http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&langpair=en%7Cpt&u=http://www.snyderhealth.com/water_ionizers/distilled_and_reverse_osmosis_water.html

gua destilada e gua filtrada RO by Sang Whang por Sang Whang


http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&langpair=en%7Cpt&u=http://www.snyderhealth.com/water_ionizers/distilled_and_reverse_osmosis_water.html

TIPOS DE GUAS; PORTAL DE ESTUDOS EM QUMICA; PROFESSOR PAULO CESAR


http://www.profpc.com.br/%C3%81gua/Tipos%20de%20%C3%A1gua/Tipos_de_%C3%A1gua.htm

27-02-2011 - Paulo Massa

EIPDA -Sistema Aprendizagem_UFCD7 - Reaces de Precipitao e Equilbrio Heterogneo

72

Potrebbero piacerti anche