Sei sulla pagina 1di 9

O INATISMO DE LEIBNIZ E O FUNDAMENTO DA MORAL

Rodrigo ANDIA

RESUMO Devido importncia do inatismo para a histria da filosofia moderna em geral e para a metafsica em particular, os Novos ensaios sobre o entendimento humano de Leibniz so uma das obras mais relevantes acerca do tema. Representaes que se encontram na alma antes de qualquer impresso sensvel, para Leibniz elas l esto virtualmente e somente os sentidos so capazes de atualiz-las, com o que o autor confere um novo papel para a experincia. De uma forma geral, o prprio conhecimento se d unicamente pela passagem do virtual para o atual. Por outro lado, ao invs de pressuporem uma polmica concordncia universal, como pensava Locke, as idias inatas permitem o conhecimento da moral e da subjetividade humana. Tal como se ver a seguir, no sistema leibniziano elas representam as razes eternas de Deus como fundamento necessrio de toda a metafsica. Palavras-chave: inatismo, idias, empirismo, virtualidade, leis eternas

Os Novos ensaios sobre o entendimento humano apresentam a teoria do conhecimento de Leibniz e, principalmente, sua crtica ao empirismo clssico de Locke. nesta mesma obra ainda que encontramos a revalidao do inatismo para o conhecimento da moral e da metafsica. Nesse sentido, procuraremos mostrar, no presente artigo, a relao da produo do conhecimento com a subjetividade humana. A crtica que Leibniz enderea a Locke diz respeito diretamente aquisio do conhecimento e sobretudo existncia das idias inatas. Tal crtica tem inteiro fundamento, pois, para Locke, o conhecimento s pode ser adquirido por meio da experincia, uma idia s existindo de fato se ela antes for percebida pelos sentidos. Neste caso, os sentidos so para o homem as janelas da alma, e, segundo as palavras de Locke: Afirmar que uma noo est impressa na mente e, ao mesmo tempo, afirmar que a mente a ignora e jamais teve dela qualquer conhecimento, implica reduzir estas impresses a nada (LOCKE, 1983, p. 146). Segundo o filsofo ingls, a maneira pela qual adquirimos o conhecimento prova suficiente de no haver uma nica noo inata na alma humana, e, conforme sua

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 4, n. 3, 2004.

205

alegao, o inatismo tenta justificar-se por meio do apelo ao assentimento universal, o mais importante argumento em favor da existncia de idias inatas. No entanto, Locke deixar comprovado que o acordo universal entre os homens adquirido por outras vias, isto , pela experincia, e principalmente pelo princpio de no contradio. Este princpio afirma ser impossvel uma coisa ser e no ser ao mesmo tempo. Sendo assim:

Esta falha suficiente para destruir o assentimento universal que deve ser necessariamente concomitante com todas as verdades inatas, parecendome quase uma contradio afirmar que h verdades impressas na alma que no so percebidas ou entendidas, j que imprimir, se isto significa algo, implica apenas fazer com que certas verdades sejam percebidas. Supor algo impresso na mente sem que ela o perceba parece-me pouco inteligvel. (LOCKE, 1983, p. 146).

A crtica feita por Leibniz a de que o filsofo ingls no investigou a fundo o significado das idias inatas e dos sentidos. O que ele afirmar que a experincia realmente contm a sua importncia, mas, no entanto, esta no para produzir as idias na alma. A experincia somente dar ocasio s representaes (inatas) de serem descobertas. Para Leibniz, as idias inatas se encontram virtualmente na alma, na qual somente os sentidos podero coloc-las em movimento ou em ato. desse modo que a produo do conhecimento se d, ou seja, na passagem da potncia para o atual por meio da experincia; como refere o prprio autor: Ora, a reflexo no constitui outra coisa seno uma ateno quilo que est em ns, j que os sentidos no nos do aquilo que j trazemos dentro de ns (LEIBNIZ, 1988, p. 6). Em outras palavras, so justamente os sentidos que tiram da razo o vu que cobre todas as idias inatas. com tal afirmao que Leibniz desfaz-se da objeo de Locke, de que certas representaes no se encontram na alma somente porque no as percebemos. justamente deste modo, que, para o nosso autor, a alma em si no pode ser assemelhada a uma lousa vazia, como Locke afirmava. Antes disso, como se a alma se assemelhasse a uma pedra de mrmore que possusse veios nos quais j estivesse virtualmente inscrita a figura de Hrcules2. Desse modo, a experincia , para a razo, uma confirmao daquilo que j est presente na alma, virtualmente.
1

Graduando do 4 ano de Filosofia com orientao do Dr. Ubirajara Rancan de Azevedo Marques. Faculdade de Filosofia e Cincias Unesp. CEP: 17525-900, Marlia SP, Brasil. 2 Leibniz, Novos ensaios sobre o entendimento humano, Prefcio, 1988, p. 06.

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 4, n. 3, 2004.

206

O sistema leibniziano acerca das idias inatas parece, a bem dizer, partilhar a concepo platnica das reminiscncias, pois desse modo que as idias so percebidas na alma. Isso confirma, ao mesmo tempo, o ecletismo de Leibniz, pelo qual ele procura aliar vrios sistemas filosficos a favor do seu prprio sistema. De um modo geral, este sistema:

[...] parece aliar Plato com Demcrito, Aristteles com Descartes, os Escolsticos com os modernos, a teologia e a moral com a razo. Parece que ele toma o que h de melhor de todos os lados, e que depois vai mais longe de que se tem ido at hoje. Neste sistema encontro uma explicao inteligvel da unio da alma e do corpo, coisa de que havia desesperado. Encontro os verdadeiros princpios das coisas nas unidades de substncia que este sistema introduz, e na sua harmonia preestabelecida pela substncia primitiva. (LEIBNIZ, 1988, p. 24).

Diante do prprio sistema referido por Leibniz, afirmamos que tudo aquilo que pode ser adquirido pela experincia no passa de noes provindas do exterior. Neste caso, todas as informaes recebidas pelos sentidos so apenas noes que se concebem a partir do que vem de fora. Por outro lado, as representaes que j se encontram na alma o que Leibniz refere como sendo idias, pois so aquelas que j esto concebidas l. Isso significa, portanto, que todas as idias esto presentes na alma antes de qualquer experincia: Assim, podem denominar -se idias essas expresses concebidas ou no, existentes na nossa alma, mas aquelas que se concebem ou formam podem denominar-se noes, conceptus (LEIBNI Z, 1983, p. 143). Podemos perceber, ento, que Leibniz faz uma clara distino entre as representaes virtuais da alma e aquilo que adquirido pela experincia. Se todas as idias se encontram no interior da alma, porque elas contm uma razo maior de ser e oferecem algo que divino. So elas que possibilitam o conhecimento da moral e da subjetividade humana, e, em outras palavras, esta relao que se tem entre o plano divino de Deus e as representaes virtuais da alma. Com relao posio assumida por Leibniz acerca das idias, podemos entender a razo pela qual ele prprio distingue as verdades necessrias das verdades de fato. As primeiras podem ser classificadas como tudo aquilo que h de inato na alma. No obstante, as verdades necessrias podem ser caracterizadas por todas as proposies da matemtica, assim como da geometria, da aritmtica, da lgica, e, no sentido metafsico, pelas leis eternas de Deus. Elas so as marcas de Deus impressas na alma de sua criatura, pois so elas que possibilitam o conhecimento do Ser divino pelo homem. Mas vale
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 4, n. 3, 2004.

207

lembrar que embora esses princpios sejam interiores ao prprio homem, eles nunca poderiam ser conhecidos se no houvesse os sentidos.

[...] como a querer dizer fogos vivos, traos luminosos, ocultos dentro de ns, que os sentidos fazem aparecer como centelhas que o choque faz sair do fuzil. No sem razo que se acredita que tais raios de luz assinalam alguma coisa de divino e de eterno que aparece sobretudo nas verdades necessrias. (LEIBNIZ, 1988, p. 4).

Como foi colocada acima, a aquisio do conhecimento se d pelo fato de o homem contribuir com algo que est em si prprio, a saber, todas as representaes inatas que somente os sentidos podem despertar. Contudo, antes de elas fornecerem uma necessidade universal, elas garantem por si s o fundamento da moral e das razes eternas impressas por Deus na alma humana. Foi exatamente o argumento da moralidade que Locke desconsiderou ao criticar a existncia das idias inatas, e que, segundo Leibniz, foi mal entendido pelo autor ingls. E, assim, fica dito agora tudo o que se refere s verdades necessrias nas palavras de Leibniz:

Tambm a lgica, a metafsica e a moral, uma das quais forma a teologia e a outra a jurisprudncia, todas as duas naturais, esto repletas de tais verdades necessrias, e por conseguinte a sua demonstrao no pode provir seno de princpios internos que se denominam inatos. verdade que no se deve imaginar que possamos ler na alma estas leis eternas da razo a livro aberto, como se l o edito do pretor no seu livro sem trabalho e sem pesquisa; basta, porm, que possamos descobri-los em ns em virtude da ateno, sendo que a ocasio fornecida pelos sentidos, e a seqncia das experincias serve ainda como confirmao razo, mais ou menos como as provas servem na aritmtica para melhor evitar o erro do clculo quando o raciocnio longo. (LEIBNIZ, 1988, p. 5).

Por outro lado, com respeito s verdades de fato, elas podem ser caracterizadas por tudo aquilo que provm da experincia, tendo em vista somente o que parcial na natureza. Em outras palavras, os sentidos no nos do seno aquilo que est na ordem natural das coisas, e, como j foi dito, so apenas noes que se concebem na alma a partir do exterior e que no representam uma necessidade e uma universalidade. Como o nosso autor refere, os sentidos, se bem que necessrios para todos os nossos conhecimentos atuais, no so suficientes para dar-no-los todos, visto que eles s nos fornecem exemplos, ou seja, verdades particulares ou individuais. (LEIBNIZ, 1988, p.4). Com relao a esta

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 4, n. 3, 2004.

208

passagem, podemos compreender, ento, que as verdades de fato, assim como Leibniz as entende, no podem nos oferecer seno aquilo que confuso e que no pode ser demonstrado na natureza. por essa maneira que o conhecimento somente encontra o seu fundamento por meio das razes eternas e das verdades necessrias. Sendo esta a distino das duas ordens de verdades, isto , no que diz respeito s verdades necessrias e s verdades de fato, pode-se ver claramente que a prpria metafsica ou a prpria moral s podem provir do interior do homem. Elas, por sua vez, se fundamentam como conhecimento necessrio ao prprio homem, pois elas se objetivam na luz natural da razo. Somente as verdades necessrias podem se apresentar de forma clara e distinta na alma, pois suas demonstraes so independentes dos exemplos fornecidos pela sensao. A prpria razo pode descobrir verdades que os prprios sentidos so incapazes de nos fornecer, pois ela possui em si mesma uma luz natural dada por Deus e que ilumina todas as representaes inatas da alma. E, segundo a distino do autor:

Existe tal tipo de verdades desta natureza, e teremos ocasio de falar delas. Entretanto, o que se denomina a luz natural supe um conhecimento distinto, e muitas vezes a considerao da natureza das coisas no seno o conhecimento da natureza do nosso esprito e dessas idias inatas, que no temos necessidade de buscar fora. (LEIBNIZ, 1988, p. 35, grifo do autor).

Com respeito luz natural dita por Leibniz acima, ser necessrio distinguir, ento, a verdadeira moral que conhecida puramente pela razo daquela que despertada por sentimentos confusos na alma. Nesse sentido, afirmamos que Leibniz, tambm considera a existncia de princpios da moral que no podem ser demonstrados. Esses ltimos so o que ele considera uma espcie de instinto, e, em uma palavra, um princpio inato, mas no faz parte da luz natural, pois no o conhecemos de maneira clara. (LEIBNIZ, 1988, p. 39). Esses sentimentos, por sua vez, normalmente fazem parte das convenincias humanas, pelo costume entre as sociedades e pelos atos de humanidade, mas, no entanto, a razo no capaz de demonstr-los. Um exemplo que comumente usado por Leibniz o da justia, pois bvio que existem princpios desta ordem que no podem carregar consigo as suas demonstraes. Por outro lado, a justia tambm pode conter a sua extenso e perfeio na razo, quando consideramos a existncia de Deus e a imortalidade
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 4, n. 3, 2004.

209

da alma. De um modo geral, embora Leibniz tenha destacado a importncia que as verdades necessrias tm para o entendimento e para a moral, ele tambm no deixa de afirmar que a alma produz, muitas vezes, sentimentos obscuros e incertos, pois o costume, a educao, a tradio, a razo contribuem muito para isto, mas a prpria natureza humana no deixa de exercer a sua parte. (LEIBNIZ, 1988, p. 43). Essa distino leibniziana acerca dos princpios morais tende mais uma vez a mostrar que Locke no realizou uma investigao satisfatria sobre o assunto. Afirma Leibniz que o filsofo ingls apenas se preocupou com os princpios que fazem parte dos instintos e no deu a devida importncia queles que fazem parte da luz natural. Foi por essa razo tambm que ele nem mesmo os considerou como sendo princpios inatos:

[...] j respondi que todo sentimento a percepo de uma verdade, que o sentimento natural a percepo de uma verdade inata (ainda que muitas vezes confusa, como o so as experincias dos sentidos externos; assim, podemos distinguir as verdades inatas da luz natural, que no contm nada que no seja distintamente reconhecvel), como o gnero deve ser distinguido da sua espcie, visto que as verdades inatas compreendem tanto os instintos como a luz natural. (LEIBNIZ, 1988, p. 43, grifo do autor).

Fica dito, ento, que todas as idias inatas carregam consigo tudo o que claramente distinto. Elas devem necessariamente ser conhecidas por todos e, nesse sentido, como o exemplo utilizado por Leibniz, de que o crculo j contm em si todas as suas devidas propriedades. Atravs desses princpios considerados inatos por Leibniz, mostram-se claramente que, para ele, o homem inato por natureza. A prpria idia do ser inata, pois ela no pode ser concebida a partir do exterior a no ser por um conhecimento interior que advm do prprio homem. Para Leibniz, essa idia no possui outra forma de ser concebida a no ser pelo prprio esprito ou pelo entendimento, e, de um modo geral, o mesmo vlido para todas as idias de Deus, no qual elas unicamente encontram o seu inteiro fundamento. Desse modo, no sistema leibniziano, a idia de um Ser infinito, onisciente e de uma grandssima bondade s pode advir do esprito humano por meio das idias inatas. assim que se mostram tambm as idias de virtude, do bem e da bondade, pois so elas que guiam o esprito humano ao caminho da verdade, que Deus. Segundo Leibniz, dessa

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 4, n. 3, 2004.

210

maneira que o esprito humano pode carregar consigo tantas outras verdades desta ordem, ou seja, uma ordem que no se encerra nos limites do mundo natural, pois ela mesma possui uma razo maior para a explicao das coisas. Nesse sentido, no h uma simplicidade e uma grandiosidade to excelentes quanto a idia de Deus, pois ela j carrega consigo o fundamento de toda a sua verdade e de toda a sua existncia. De uma maneira geral, por tal fundamento que adorar a Deus um dos atos por excelncia que o homem pode realizar, pois, segundo as palavras de Leibniz: Acredito que o dever de adorar a Deus implica que nas ocasies devidas cumpre assinalar que o honramos mais do que qualquer outro objeto, e que uma conseqncia necessria da sua idia e da sua existncia. (LEIBNIZ, 1988, p. 51). Com todos esses argumentos que dizem respeito s verdades necessrias, encontramos, desse modo, em Leibniz, a sua prpria defesa da religio natural. A razo desta, por sua vez, a crtica aos materialistas que oferecem uma explicao mecnica para o mundo. Esses, segundo Leibniz, so aqueles que sustentam a impiedade e no admitem nem ao menos a existncia de substncias imateriais. De um modo geral, no souberam compreender as razes ltimas que fundamentam e constituem o mundo. Sendo assim, no seria de outro modo, portanto, que Leibniz encontraria nas verdades necessrias o prprio fortalecimento da religio natural, pois so justamente elas que comprovam a existncia da providncia divina e de todo o seu governo. Foi possvel perceber, ento, que por meio da produo do conhecimento e das idias virtuais da alma fundamentam-se as regras da moralidade e a prpria metafsica. Nesse sentido, tal relao mostrou claramente que o conhecimento s pode provir do interior do homem e que somente pela experincia que as idias inatas so atualizadas. Este foi, portanto, o modo pelo qual Leibniz ajustou o seu sistema no qual as verdades necessrias so as representaes que j esto claras e distintas na alma e que representam as razes eternas de Deus. Somente elas podem fornecer as causas finais e as razes ltimas para a explicao do mundo natural, pois a natureza em si representa somente o que parcial e individualizado. Segundo Leibniz, no possvel encontrar a totalidade das coisas no mundo ordinrio, e, desse modo, a prpria metafsica se torna necessria ao homem. Ela , ao mesmo tempo, a razo suficiente de todas as coisas finitas, ou seja, um princpio extramundano que ultrapassa toda a ordem natural. Como diz o prprio Leibniz (1979, p. 155): Com efeito, no se pode encontrar a razo suficiente de exist ir, nem em cada um

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 4, n. 3, 2004.

211

dos indivduos, nem tampouco em todo o agregado e srie das coisas. E para finalizar tal afirmao, ele diz: Disso tudo se conclui que nem na hiptese da eternidade do mundo se pode escapar razo ltima extramundana das coisas, que Deus. por tais motivos que, para Leibniz, no avanar alm do mundo material seria negar ao mesmo tempo todo o governo e a oniscincia de Deus. Como um princpio extramundano, Deus aquele quem rege e fabrica o mundo, sendo o nico que age exteriormente ao homem. Ele que ordena o mundo natural das coisas finitas, assim como as partes se ajustam perfeitamente com o todo. E, sendo assim, somente pelas verdades necessrias que se pode perceber essa relao, ou melhor, essa harmonia na qual a ordem sobrenatural se relaciona com a ordem natural, como um todo agregado. E como foi possvel perceber, o homem somente passa a conhecer essa harmonia quando o seu conhecimento potencial se torna atualizado por meio da experincia. Em outras palavras, essa harmonia garantida porque o prprio mundo natural o reflexo vivo do Universo, e, de um certo modo [...] preciso que estas obras tragam em si o carter de Deus. (LEIBNIZ, 1983, p. 120). Ficou claro que, para Leibniz, a verdadeira moral aquela que descoberta pela luz natural da razo. somente ela que identifica as verdadeiras obras de Deus e todas as idias que esto situadas no entendimento, sendo por meio dela tambm que se tem o conhecimento de que Deus criou o melhor dos mundos possveis na mais perfeita ordem. Uma ordem na qual a natureza e todas as suas substncias se assemelham ao criador divino. Sendo assim, Leibniz (1983, p. 125).nos diz:
Ademais, toda substncia como um mundo completo e como um espelho de Deus, ou melhor, de todo o universo, expresso por cada uma sua maneira, pouco mais ou menos como uma mesma cidade representada diversamente conforme as diferentes situaes daquele que a olha. Assim, de certo modo, o universo multiplicado tantas vezes quantas substncias houver, e a glria de Deus igualmente multiplicada por todas essas representaes de sua obra completamente diferentes.

Todavia, Leibniz deixa evidente que o homem no pode se limitar s questes referentes ao conhecimento e quilo que este pode nos revelar. Em outras palavras, o homem no pode se limitar prpria experincia, pois isto seria o mesmo que permitir a vitria da preguia sem examinar a fundo as razes e as origens do conhecimento. De um outro modo, com relao prpria religio natural, seria negar ao mesmo tempo a grandeza e a magnitude de Deus.

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 4, n. 3, 2004.

212

Fica dito, ento, que para Leibniz o fundamento da moral e da subjetividade humana se d de acordo com a aquisio do conhecimento ou das verdades necessrias interiores ao homem. E este sistema tende a mostrar, portanto, que a causa primeira de todas as coisas encontra a sua necessidade em uma onipotncia divina, extramundana e criadora do universo.

REFERNCIAS LEIBNIZ, Gottfried Wilhelm. Correspondncia com clarke. Traduo: Carlos Lopes de Mattos. So Paulo: Nova Cultural, 1988. vol. 2, 298 p. (Os pensadores). ____. Discurso de metafsica. Traduo: Marilena de Souza Chau. So Paulo: Nova Cultural, 1979, 298 p. (Os pensadores). ____. A monadologia. Traduo: Marilena de Souza Chau. So Paulo: Nova Cultural, 1979, 298 p. (Os pensadores). ______. Novos ensaios sobre o entendimento humano. Traduo: Luiz Joo Barana. So Paulo: Nova Cultural, 1988. vol. 1, 203 p. (Os pensadores). ____. Da origem primeira das coisas. Traduo: Carlos Lopes de Mattos. So Paulo: Nova Cultural, 1979, 298 p. (Os pensadores). ____. O que a idia? Traduo: Carlos Lopes de Mattos. So Paulo: Nova Cultural, 1979, 298 p. (Os pensadores).

ARTIGO RECEBIDO EM 2003.

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 4, n. 3, 2004.

213

Potrebbero piacerti anche