Sei sulla pagina 1di 9

www.ResumosConcursos.hpg.com.

br
Resumo: Dicas & Macetes Direito Constitucional por Desconhecido

Resumo de Direito Processual Penal

Assunto:

INTRODUO AO PROCESSO PENAL

Autor:

DESCONHECIDO

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Dicas & Macetes Direito Constitucional por Desconhecido

INTRODUO AO PROCESSO PENAL


Introduo Noes Gerais Jus Puniendi: Quando ocorre uma infrao penal, surge o jus puniendi, ou seja, o direito de punir exercido pelo Estado. Processo: O processo o meio que possibilita o exerccio do direito de punir do Estado. Funciona ele como um complexo de atos coordenados visando ao julgamento da pretenso punitiva. Direito Processual Penal: Direito Processual Penal o ramo do direito pblico que regula a atividade tutelar do Direito Penal. Outros Ramos do Direito Relacionados com o Direito Processual Penal: a) Direito Constitucional; b) Direito Penal; c) Direito Civil; d) Direito Administrativo; e) Direito Processual Civil; f) Direito Comercial (falncias); g) Direito Internacional. Caractersticas do Direito Processual Penal Autonomia: a cincia autnoma no campo da dogmtica jurdica, uma vez que tem objeto e princpios que lhe so prprios. Instrumentalidade: O Processo Penal tem como caracterstica ser ele um instrumento para a realizao do Direito Material. Finalidade:

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Dicas & Macetes Direito Constitucional por Desconhecido

H duas finalidades presentes: a) mediata: se confunde com a prpria finalidade do Direito Penal, que a manuteno da paz social; b) imediata: realizabilidade da pretenso punitiva derivada de um delito, atravs da utilizao da garantia jurisdicional. Leis Processuais Brasileiras a b c d e f Ordenaes Filipinas; Cdigo de Processo Criminal (1832); Cdigos Processuais dos Estados (Constituio de 1891); Retorno unidade processual nacional (Constituio de 1934); Cdigo de Processo Penal (1941) - atualmente em vigor. Lei de Execuo Penal (1984) - passou a regular a matria.

Sistemas Processuais Penais (Histrico) 1. Acusatrio (1. fase): Forma conhecida na antiguidade, o processo acusatrio dependia da acusao de algum para se iniciar e deixava a produo das provas exclusivamente a cargo das partes. 2. Inquisitrio: No processo inquisitrio, todas as funes (acusao, defesa e julgamento) passaram a ser exercidas por uma s pessoa. Muito comum na Idade Mdia, a Igreja praticou inmeras atrocidades usando-se deste sistema. 3. Acusatrio (2. fase): Como reao ao sistema inquisitrio, ressurgiu o sistema acusatrio, mas agora de forma diferente. As funes passaram a ser desempenhadas por pessoas diferentes. 4. Sistema Misto: Adota tanto a fase inquisitria, para a apurao dos fatos, como posteriormente a acusatria, que garante maiores garantias ao acusado. Princpios do Processo Penal O processo penal orienta-se pelos seguintes princpios: 1. Princpio do Devido Processo Legal: Ningum ser privado da liberdade e de seus bens, sem a garantia que supe a tramitao de um processo desenvolvido conforme o direito processual.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Dicas & Macetes Direito Constitucional por Desconhecido

2. Garantia de Contraditrio: Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. 3. Proibio de Provas Obtidas por Meios Ilcitos: No admitida no processo, qualquer prova obtida atravs de transgresses a normas de direito material. 4. Inocncia Presumida: At o trnsito em julgado de sentena penal condenatria, ningum ser considerado culpado. 5. Publicidade dos Atos Processuais: Os atos processuais so pblicos (art. 5, XXXIII e LX; e art. 93, IX da CF). 6. Juiz Natural: A ao penal deve ser proposta perante o rgo competente, indicado pela Constituio (art. 5, LIII, da CF). 7. Iniciativa das Partes: A ao penal deve ser provocada pelas partes. A promoo da ao penal pblica cabe privativamente ao Ministrio Pblico (art. 129, I, da CF); no existe mais ao penal com incio por portaria do juiz ou da autoridade policial; a promoo da ao penal privada cabe ao ofendido ou seu representante legal. 8. Impulso Oficial: Uma vez iniciada, porm, a ao penal, compete ao juiz do crime manter a ordem dos atos e o seguimento do processo (art. 251 do CPP). 9. Verdade Real: A funo punitiva do Estado s pode fazer-se valer em frente quele que, realmente, tenha cometido uma infrao; portanto o Processo Penal deve tender averiguao e descobrimento da verdade real ou verdade material, como fundamento da sentena. Verdade formal ou convencional: acordo surgido das manifestaes formuladas pelas partes, o qual exclui no todo ou em parte a verdade real (usada no Processo Civil).

10. Legalidade ou Obrigatoriedade: Sendo o processo obrigatrio para a segurana e reintegrao da ordem jurdica, devem os rgos persecutrios atuar necessariamente, ou seja, no podem possuir poderes discricionrios para apreciar a convenincia ou oportunidade da instaurao do processo ou inqurito.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Dicas & Macetes Direito Constitucional por Desconhecido

Aplicao da Lei Processual Penal Interpretao da Lei Processual Penal Interpretar a lei conseguir depreender do seu texto a sua real vocao, ou seja, saber exatamente qual a vontade nela contida. H vrias formas de se interpretar a lei processual penal: a) interpretao doutrinal e judicial; b) interpretao gramatical; c) interpretao teleolgica; d) interpretao extensiva; e) interpretao analgica. O processo penal admite a interpretao extensiva, o uso da analogia e os princpios gerais do direito. Lei Processual no Espao Territrio: O territrio compreende: a material: solo e subsolo sem soluo de continuidade, gua interiores, mar territorial, plataforma continental e espao areo correspondente. b ficto: embarcaes e aeronaves. Princpio da lex fori: A lei do local aplicada no pas. Trs excees: a territrio nullius; b territrio ocupado em caso de guerra; c territrio estrangeiro com autorizao.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Dicas & Macetes Direito Constitucional por Desconhecido

Lei Processual no Tempo Tempus regit actum: A lei processual penal tem aplicao imediata (art. 2.). * Quando a norma for de carter misto (Dir. Penal e Dir. Processual Penal) ocorrer a ultratividade e a retroao desta. Os Prazos Processuais Penais e a sua Contagem Prazos Comuns e Particulares: a comuns so os prazos que fluem ao mesmo tempo para todas as partes, como o prazo de 5 dias para apelao; b particulares so os que fluem s para uma das partes, como o prazo de 3 dias para defesa prvia. Prazos Prprios e Imprprios: a prprios so os que produzem conseqncias processuais, como a perda do prazo para recurso. b imprprios so os que no tem conseqncias processuais, mas apenas disciplinares, como os prazos assinalados para o juiz ou o promotor de justia. Prazos Legais e Judiciais: a legais so os prazos fixados em lei. b judiciais: prazos fixados pelo juiz, como na suspenso da ao penal. Prazos Especiais: Os prazos para a Defensoria Pblica so contados em dobro. Incio da Contagem: Em geral os prazos correm a partir da tomada de cincia pela parte, da intimao ou da juntada da precatria (no caso de sentena). Se a intimao for realizada em dia sem expediente, considera-se feita no primeiro dia til seguinte.

Continuidade do Prazo: A contagem do prazo no se interrompe por frias, domingo ou dia feriado. O prazo pode ser suspenso se acontecer algum obstculo judicial oposto pela parte contrrio, fato de fora maior ou impedimento do juiz.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Dicas & Macetes Direito Constitucional por Desconhecido

O prazo em horas contado de minuto a minuto, ou seja, um prazo de 48 horas, iniciado s 7:00 h. do dia 3, terminar s 7:00 do dia 5. Nas intimaes pessoais, o incio pode ser imediato ou com a excluso da primeira hora. Pela imprensa, as intimaes por hora excluem o dia do comeo. O prazo em dias contado dia-a-dia, excluindo-se porm o dia do comeo e incluindose o dia do vencimento. Um prazo de 5 dias feito no dia 3, inicia-se a contagem no dia 4 e ir vencer no dia 8. Se o dia do incio for feriado, sbado ou domingo, a contagem passar a ter incio no primeiro dia til seguinte. O prazo em meses ou anos contado de acordo com o calendrio. O prazo de 1 ano termina na mesma data do ano subseqente, e o prazo de 1 ms, no mesmo dia do prximo ms. Se o ms seguinte no tiver o dia correspondente, o prazo terminar no dia posterior.

Trmino do Prazo: O prazo se encerra no ltimo minuto do expediente oficial do dia do vencimento. Porm se o dia do vencimento no houver expediente ou este for encerrado antes da hora legal, prorroga-se at o dia til seguinte. Precluso: A precluso consiste no impedimento de se voltar a fases ou oportunidades j superadas no processo. Podem ser: a) temporal: perda do direito de praticar um ato, aps o trmino do prazo; b) lgica: prtica de ato incompatvel com outro que se queira praticar, como desistir de um recurso, requerendo depois o seu seguimento; c) consumativa: os atos que j foram realizados, numa das formas admitidas, no se podendo pratic-los de novo; d) pro-judicato: em princpio, a precluso s alcana as partes e no o juiz, mas a doutrina refere a precluso pro-judicato, pela qual o juiz no pode voltar a decidir incidente processual j decidido e irrecorrido.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Dicas & Macetes Direito Constitucional por Desconhecido

Principais Prazos Processuais Penais

Inqurito Policial Procedimento Comum (ru solto) 30 dias 10 dias Procedimento Comum (ru preso) Entorpecentes (ru solto) Entorpecentes 30 dias 5 dias (ru preso) Priso Temporria Crimes em Geral 5 dias + 5 dias Crimes Hediondos, 30 dias + 30 dias Trfico, Tortura e Terrorismo Instruo Criminal Crimes em Geral (ru preso) 81 dias Entorpecentes (ru preso) Entorpecentes 38 dias 76 dias (ru preso - arts. 12,13 e 14) Crime Organizado (ru preso) Crime 81 dias 120 dias Organizado (ru solto) Representao Crimes em Geral 6 meses

Denncia Procedimento Comum (ru solto) 15 dias 5 dias Procedimento Comum (ru preso) Entorpecentes (ru solto) Entorpecentes 15 dias 3 dias (ru preso) Queixa Crime Crimes em Geral Crimes de Imprensa Adultrio Procedimento Comum Defesa Prvia Alegaes Finais Sentena Procedimento Sumrio Defesa Prvia Debates Orais Sentena 6 meses 3 meses 1 ms 3 dias 3 dias 10 dias + 10 dias 3 dias 20 min + 10 min Audincia ou 5 dias

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Dicas & Macetes Direito Constitucional por Desconhecido

Tribunal do Jri Defesa Prvia Alegaes Finais Sentena Libelo Contrariedade do Libelo Protesto por Novo Jri Debates (mais de um ru) Rplica (mais de um ru) Trplica (mais de um ru) Recursos Apelao (interposio) Apelao (razes) Apelao (contra razes) Apelao (lei 9.099/95) Recurso em Sentido Estrito (interposio) Recurso em Sentido Estrito (razes) Recurso em Sentido Estrito (contra razes) Mandado de Segurana Habeas Corpus Carta Testemunhvel Correio Parcial Embargos de Declarao Embargos Infringentes ou Nulidade Reviso Criminal Recurso Extraordinrio ou Especial ROC

3 dias 5 dias 5 dias 5 dias 5 dias 2 horas 3 horas 30 min. 1 hora 30 min. 1 hora 5 dias 8 dias 8 dias 10 dias 5 dias 2 dias 2 dias

120 dias No tem 48 horas 5 dias 2 dias 10 dias No tem 15 dias 5 dias

======================= F I M =========================

Potrebbero piacerti anche